
3 minute read
Rede inicia implantação do FIDC
Conselho Nacional aprova as regras do modelo que substituirá o antigo Fundão
Por unanimidade, o Conselho Nacional da Abracaf aprovou, em reunião realizada na sede da associação, a implantação do FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios), instrumento que será utilizado no financiamento e garantia das operações comerciais entre a Rede e a Fiat. O novo FIDC substituirá o Fundão, que era estruturado como uma SCP. O novo fundo continuará sendo composto por contribuições paritárias dos Concessionários e da montadora.
Advertisement
Durante a reunião, os Conselheiros analisaram detalhadamente a contextualização, os papéis, as responsabilidades e o planejamento para a implantação do novo fundo. Além disso, debateram sobre como se dará a transição do antigo Fundão para o FIDC e as normas de funcionamento e regulação do novo fundo.
Questões relacionadas a carências, prazos de cessão e transferência de recursos, retorno do crédito e dos juros das carências, taxas de remuneração, impostos, regras de saques, disponibilidade de crédito, bem como os riscos da aplicação, normas de regulação, qualificação e garantias dos investidores foram profundamente analisadas.
“Tivemos uma reunião muito técnica, muito profissional, e exploramos todos os pontos, que serão repassados para toda a Rede. Foi uma grande satisfação ver que conseguimos estruturar e tornar realidade o nosso tão sonhado FIDC, uma antiga reivindicação da Rede”, disse o presidente José Tajra Sobrinho. “Mais importante ainda foi a decisão unânime do Conselho Nacional, que aplaudiu a criação do FIDC. Sem dúvida, é uma grande conquista”.
O presidente também agradeceu o empenho da Comissão do FIDC e do relator Marco Nahas, assim como a participação da montadora nas discussões. “A criação do FIDC é mais uma prova de que o diálogo é a ferramenta mais eficaz nas relações entre a Abracaf e a Fiat”, completou o presidente.
O antigo anseio dos concessionários foi atendido e o FIDC da FIAT já é realidade! Estamos em fase de formalização dos contratos necessários e, em poucos dias, a rede FIAT contará com uma nova modalidade de fomento que possibilitará uma redução dos custos financeiros no carregamento dos estoques e, da mesma forma, permitirá, de uma maneira mais moderna e prática, relevantes investimentos na nossa marca. O FDIC representa avanço, modernização e eficiência financeira, características que tornam a Fiat e a nossa rede, cada vez mais fortes e saudáveis. Herlander Zola – Vice-presidente Sênior da Fiat para a América do Sul
O novo fundo, o FIDC da Fiat, resulta de um trabalho conjunto entre Banco Fidis, Fiat e ABRACAF que se iniciou em 27 de março de 2023, e está sendo implementado em tempo recorde, com a segurança e qualidade que esse modelo necessita. O FIDC conta ainda com uma parceria com o Conglomerado Bradesco, que está nos apoiando no desenvolvimento e implantação deste Fundo. Este novo Fundo trará benefícios como mais segurança e eficiência financeira na gestão dos estoques da rede Fiat, gerando maior competitividade ao negócio. Portanto, é essencial que a rede Fiat foque na formalização dos documentos para se beneficiar, o quanto antes, das vantagens do FIDC Fiat. Com o compromisso de transparência e de apoio à rede, que sempre tivemos, o Banco Fidis disponibilizará as informações da carteira do FIDC Fiat no Fidis HUB. Este momento tão sonhado é a concretização de um projeto que eleva os serviços financeiros de apoio à rede para um outro patamar!
Gunnar Alejo Ramos Murillo - Presidente do Banco Fidis
FIDC: Uma Nova Abordagem para o Mercado de Veículos no Brasil
Marco Nahas – Relator da Comissão do FIDC
A evolução do mercado brasileiro de veículos está exigindo que montadoras e redes de concessionárias se adaptem e se preparem para um cenário de maior competitividade, produtos mais aprimorados, várias formas de motorização, tecnologia e ampliação dos formatos de comercialização. Isso está trazendo um consequente aumento de volume e ticket médio, fazendo com que o fomento para aquisição dos estoques das concessionárias tenha que ser obrigatoriamente eficiente, mais econômico e que acompanhe a necessidade quase que permanente de ampliação dos limites de crédito.
O FIDC - Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios - é o instrumento que substituirá o Fundão atual, modelo que atenderá as demandas desse novo mercado, bem como está estruturado para prováveis e possíveis melhorias necessárias para acompanhar o novo ciclo de evolução da marca Fiat e sua rede de concessionárias no Brasil. Esse projeto foi desenvolvido pela Abracaf, FCA e Banco Fidis, o que garante uma visão sistêmica sobre o momento atual e o futuro.
O FIDC é regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o que permite a total e necessária transparência e controle na administração e operação do processo. O sistema também trará redução do custo financeiro para a gestão dos estoques, melhoria significativa da eficiência tributária, aumento da contribuição do aporte por parte da montadora, além de gerar fomento e caixa para os concessionários.
O processo de implantação encontra-se na fase de adesão individual dos concessionários, com as respectivas assinaturas dos contratos e abertura das contas correntes no Banco Bradesco. Após a finalização dessas etapas, será realizada a transição imediata do Fundão para o FIDC.
Com o processo implantado, cada concessionário terá acesso individual à plataforma de gestão do FIDC, onde poderá acompanhar não só a evolução do seu investimento, mas também as demais movimentações operacionais. Esse novo ciclo comercial da Fiat projeta um rápido e consistente avanço do FIDC nos próximos períodos, garantindo à rede de concessionários crescer com a marca e consolidar o fundo como investimento patrimonial da rede.