
2 minute read
FIAT TORO

Vendidas No Brasil Unidades 400 Mil
Advertisement
Com sua carroceria monobloco, ela chegou em 2016 para sacudir o mercado de picapes. E foi um sucesso logo de cara: a picape caiu no gosto do brasileiro e é hoje um dos modelos mais desejados do mercado.
A picape Fiat Toro alcançou um feito histórico no mercado automobilístico brasileiro ao atingir a impressionante marca de 400 mil unidades vendidas. Desde o seu lançamento em 2016, a Toro tem se destacado como um veículo proeminente nas concessionárias da Fiat e se consolidou como líder no segmento de picapes intermediárias no país com uma participação de mercado de quase 80%.
A proposta inovadora da Toro foi introduzida no mercado após a antecipação do conceito FCC4, apresentado no Salão do Automóvel de 2014. O FCC4 é um design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam e, mais do que adotar uma tipologia específica para um carro, ele trilha caminhos híbridos, traz dimensões generosas e altura do solo elevada, posicionando-se imediata mente em um novo universo. Ao apostar neste conceito com porte intermediário, a Fiat revolucionou o segmento, combi nando a praticidade e a robustez das picapes com o conforto e a dirigibilidade dos SUVs. O sucesso foi imediato e, embora tenha enfrentado uma concorrência acirrada, a Toro conseguiu estabe lecer-se como uma referência neste nicho específico.
Até o segundo semestre de 2015, o mercado automotivo brasileiro contava basicamente com dois tipos de picapes: as pequenas, representadas pela Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, e as médias, como Toyota Hilux e Ford Ranger, entre outras. A Fiat foi além com a Toro, criando um nicho chamado pela montadora de SUP (Sport Utility Pick-up). A ideia foi esta belecer uma relação com os SUVs (Sport Utility Vehicle). E embora a sigla tenha sido deixada de lado com a reestilização da Toro, o conceito revolucionário e inovador continua sendo uma marca registrada do modelo. A Fiat praticamente criou esse nicho, combinando o melhor dos dois mundos, picapes e SUVs, e proporcionando uma experiência de condução e versatilidade excepcionais.
A Toro é produzida no Polo Automotivo Stellantis, sediado na cidade pernambucana de Goiana, região metropolitana de Recife, que em 2023 completa oito anos de plena ativi dade produzindo alguns dos veículos mais vendidos do país. O Polo é formado pela planta da Stellantis e mais 18 forne cedores instalados dentro do perímetro da Stellantis. Juntos, são responsáveis por mais de 14 mil empregos. Ao longo do período, já foram produzidos cerca de 1,4 milhão de carros. E, além de abastecer o mercado nacional, é de lá também que saem os carros exportados para países da América Latina como Argentina, Chile, Equador e México, entre outros. A operação é feita a partir do Porto de Suape e já alcançou a marca de 187 mil unidades exportadas para esses locais.
Uma das características que se destacam na Fiat Toro é a abertura dupla da tampa da caçamba, que possui uma impressionante capacidade de até 937 litros e pode carregar até 1 tonelada, considerando a carga total, incluindo passageiros. A linha de versões oferece opções como Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, atendendo às diferentes necessidades e preferências dos consumidores. Os motores disponíveis incluem o 1.3 turboflex, com potência de até 185 cv, e o 2.0 Multijet turbodiesel, com 170 cv. O câmbio automático, com 6 ou 9 marchas, varia de acordo com a versão, sendo a tração dianteira nas variantes flex e 4x4 nas versões a diesel. Ao longo dos anos, a Fiat Toro também foi equipada com motores 1.8 E.torQ Evo flex, de 139 cv, e 2.4 Tigershark, de 186 cv. Embora o câmbio manual tenha sido disponibilizado anteriormente, ele foi excluído na linha de 2019.
A Fiat celebra o sucesso da Toro no mercado brasileiro, destacando sua importância no reposicionamento da marca e a consolidação de sua liderança no país. A conquista da marca de 400 mil unidades vendidas pela Fiat Toro é um marco histórico para a montadora e para a Rede Fiat, evidenciando a qualidade e o











