Revista Abigraf 290

Page 12

ENTREVISTA Texto e fotos: Tânia Galluzzi

Bernardo Gurbanov

A saúde das livrarias passa pela capacitação

U

ma frase de Bernardo Gurbanov, presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL) estampa o site da entidade. “Um país sem remédios não tem saúde. Um país sem livra rias não tem remédio.” E para que o segmento cresça com saúde, ele defende a profissiona lização do livreiro por meio da capacitação. Proprietário da Letraviva Editora, é membro do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), órgão do Ministério da Cultura. Nesta entrevista, Bernardo, que compôs a diretoria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) entre 1992 e 2014, discute o mercado editorial e principalmente o papel do livreiro como gestor do negócio e de conteúdo.

12 REVISTA ABIGR AF

julho /agosto 2017

Segundo dados do IBGE de 2015, entre 1999 e 2014 a proporção de cidades com livrarias no Brasil diminuiu. Em 1999, 35,5% dos municípios tinham ao menos uma livraria, contra 27,4% em 2014. Essa tendência se manteve? Quantas livrarias há hoje no País? Consideramos um número aproximado de três mil livrarias no Brasil, soma que tem oscilado seguindo o ritmo da economia. A particularidade que se acrescenta na última década é a venda de livros online. Temos livrarias com loja física e vir tual e livrarias só com venda pela internet, além de sites que vendem todo o tipo de produto, incluindo livros. Estamos trabalhando para que a nossa próxima pesquisa, que deve sair em 2018, tenha critérios mais amplos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.