Revista Abigraf 285

Page 74

72

TONY GENÉRICO www.tonygenerico.com.br

e direção de luz usada nos splashes, agrupando pos­te­r ior­men­te as duas fotos. Para tal empreitada, foi necessário construir uma tenda para limitar e confinar o voo dos pássaros e dentro dela um sensor de movimento, que disparava o flash, sincronizado à câmera, pré-​­focada na trajetória do pássaro, pronta para captar a imagem em pleno voo. Mas o desafio maior não era tecnológico e sim logístico: como conseguir as aves? A maior parte dos pássaros domesticados tem as asas cortadas para não fugir. Ademais, no Brasil não é permitido fotografar animais silvestres fora de seu habitat natural. Para os primeiros testes, Tony acabou comprando um periquito australiano. Tudo funcionou a contento, porém a ideia era fotografar aves brasileiras. Passaram-​ s­ e seis meses até ele conseguir um casal de jandaias em um petshop es­pe­cia­li­za­do em aves exóticas. Depois uma coruja, uma arara canindé, e finalmente o acesso a um número maior de es­ pé­cies por meio do Complexo Am­bien­tal Cyro Ge­v aerd, o zoo do Bal­neá­r io Camboriú, em Santa Catarina, incluindo algumas amea­ça­d as de extinção como o araçari-poca. O resultado foi uma explosão de cores. “Cada tentativa era uma surpresa, uma nova imagem impossível de ser repetida. Tanto a formação dos splashes quanto a ae­ro­di­nâ­mi­ca do voo pro­por­cio­na­vam

REVISTA ABIGR AF  setembro /outubro 2016

resultados igualmente imprevisíveis. As duas si­tua­ções integravam-​­se perfeitamente.” Com a ex­pe­r iên­cia no Sul, Tony somou duas dezenas de imagens, rendendo o convite para a primeira exposição do Beleza Amea­ça­d a*. Entre 15 e 18 de setembro, as fotos, reproduzidas em metacrilato, foram apresentadas no Festival Aves de Paraty, no Museu do Forte, evento incorporado ao Paraty em Foco. “A repercussão foi muito boa. Ornitólogos e amantes das aves ficaram encantados, principalmente pela abordagem di­fe­ren­c ia­d a, que chama atenção para a necessidade da preservação das aves de uma nova maneira”, afirma o fotógrafo. “Os muitos contatos que fiz com es­pe­cia­l is­ tas de todo o Brasil devem facilitar o acesso a outras es­pé­cies. Esse é só o começo.” A exposição deve via­jar pelo País. Já há convites para a Semana de Fotografia de Minas Gerais, no segundo semestre de 2017, e para levá-​­la a Curitiba, assim como para apresentá-​­la em shoppings de São Paulo. Isso sem contar o trabalho com morcegos, por meio do Instituto Butantã. Mas essa já é uma outra história. *O projeto Beleza Ameaçada é representado pela ArtShot (www.artshot.com). A galeria doa uma porcentagem do lucro das vendas das imagens para instituições ou pessoas físicas protetoras das aves fotografadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.