
2 minute read
O Zebu na EducaçãoA Revista Turma do Zebuzinho


Advertisement

A primeira edição da Revista “Turma do Zebuzinho” foi lançada em 2014 por iniciativa do Museu do Zebu e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ. A cada ano, a revista inova em sua produção de conteúdo. São apresentadas perspectivas diferentes sobre as dinâmicas que envolvem a criação do Zebu. Desta forma, são abordados os mais diversos temas.




O Projeto “Zebu na Escola” ocorre em parceria com instituições de ensino. Busca o envolvimento de alunos das redes municipal, estadual ou particular de ensino e está articulado ao projeto Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes.
O “Café com Prosa” promove encontros que discutem a valorização da memória ao apresentar aqueles que têm sua trajetória de vida relacionada à história do Zebu. Nessa perspectiva, há ações integradas às parcerias que o Museu mantém com instituições de ensino superior de Uberaba e Região.
O Projeto “Zebu na Universidade”, visa promover a integração do Museu do Zebu e da ABCZ, com instituições de ensino superior que comumente agendam visitas para conhecer todo conteúdo do espaço cultural no Parque Fernando Costa.
Revistas do
Os personagens que exibem o desenrolar das temáticas das revistas são os mascotes (Zebuzinhos) das raças Brahman, Cangaian, Gir, Guzerá, Indubrasil,



O trabalho de seleção genética de zebuínos, conduzido há décadas por técnicos e pesquisadores, tem promovido significativo progresso na qualidade dos rebanhos do país, tornando-os cada vez mais eficientes e produtivos.
Associa O Brasileira Dos Criadores De Zebu


Os processos e tecnologias empregados asseguram serviços cada vez mais rápidos e seguros, permitindo uma administração profissional focada em resultados. Predominante na pecuária nacional com 80% de zebuínos puros ou mestiços e com nove raças registradas na ABCZ e suas variedades, o zebu contribui com a economia brasileira como maior fonte de proteína animal e com os produtos do boi como o couro, o leite e seus derivados.



A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) atua em toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor para assegurar a evolução da pecuária nacional.

A cadeia do Agronegócio da pecuária de corte de 2021 foi de R$ 913,14 bilhões. Este volume inclui uma vasta de todos os negócios que envolvem o setor, como por exemplo: os insumos utilizados na pecuária, passando por investimentos em genética, sanidade animal, nutrição, exportações e vendas no Mercado externo e interno.

A ABCZ registra em todo o Brasil cerca de 600 mil zebuínos por ano e detém o maior banco de dados do mundo sobre o zebu com mais de 14 milhões de animais com registros de nascimento. Através do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), acompanha o melhoramento genético de bovinos de mais de 2004 criadores em todo o país.
A ExpoZebu é realizada desde 1935. Recebe anualmente mais de 430 mil visitantes que participam de leilões, exposições, palestras, cursos e debates sobre diversos temas relacionados à atividade da pecuária. Na edição de 2022 movimentou serviços e atividades que fazem circular cerca de 350 milhões de reais. Durante a exposição acontecem avaliações do gado, concursos leiteiros, leilões, encontros técnicos, feiras gastronômicas, lançamentos de livros, homenagens, atividades culturais e shows que fazem da festa o principal atrativo da Microrregião de Uberaba.


