revista 29HORAS - ed. 71 - setembro 2015

Page 81

HORA LIVRE

POR LUIZ TOLEDO

Lieo que, de aorcdo com uma pqsieusa fieta nmua uinvesriddae ignlsea, não ipomtra em qual odrem as lrteas de uma plravaa etejasm, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e a útmlia lrtea etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Além disso, você já pôde comprovar: depois de ter aprendido o truque, seu cérebro passou a ler tudo cada vez mais rápido. Mas, por viver com pressa, o cérebro nos prega muita peça. A gente pode achar que manda nele, mas ele é o chefe. Podemos pensar, mas não conseguimos parar de pensar. Nem temos o domínio do que pensar. É como se ele tivesse vida própria, um ser dentro de outro ser. Fora que ele comanda a turma toda, todos os nossos órgãos são, de alguma forma, seus subordinados. Ele manda a gente comer, correr, beber, beijar, falar, brigar, relaxar. Transforma música em pessoas, cores em desejos, perfumes em sentimentos. E, de acordo com suas conveniências, faz nãos virarem sins, sins serem nãos, e traduz um talvez no que for preciso.

82 | 29HORAS | Setembro 2015

Quando dá zebra, a culpa nunca é dele. Quem apanha é você, quem arde é o estômago, quem sofre é o fígado. E sempre sobra para o bode expiatório de plantão, o coração. O chefe não gosta de culpa, mas pede desculpa. Recentemente visitei um castelo no norte da Escócia e tomei sol numa minúscula praia da Sicília. Tudo numa mesma noite.

yestoledo@gmail.com

GUSTAVO BOURGEAISEAU

O CHEFE.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.