revista 29HORAS - ed. 56 - junho 2014

Page 36

ESPECIAL TURISMO NA COPA

O Parque Barigui é o mais frequentado de Curitiba e ilustra bem a quantidade de verde que existe na cidade

CURITIBA: VERDE NÃO SÓ NO CAMPO O GRAMADO DA ARENA DA BAIXADA VAI RECEBER QUATRO JOGOS DA COPA. MAS CURITIBA TEM MUITO MAIS VERDE – O DOBRO DE METROS QUADRADOS POR HABITANTE QUE NOVA YORK! ENQUANTO ESTIVER NA CIDADE, APROVEITE PRA PASSEAR POR SEU PARQUES E, SE O FRIOZINHO APERTAR, AQUEÇA-SE COM AS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA LOCAL.

RESTAURANTES Original Beto Batata – Começou numa garagem e se transformou num mix de bar, restaurante e centro cultural. Experimente as batatas suíças recheadas de filé mignon com cheddar ou frango com catupiry. Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, Shopping Park Barigui, tel. 41 3317-6969.

Bar do Pudim – Aberto em 1968, o bar atrai clientes fiéis durante a happy hour por conta de suas empadas de camarão e palmito e dos bolinhos de siri e bacalhau. Não saia de lá sem provar o cremoso pudim de leite que dá o nome ao local. Praça do Redentor, 322, São Francisco, tel. 41 3022-1553.

Barolo Trattoria – Sofisticado e aconchegante, possui cardápio

fazem do local sua morada, como preás, socós, garças brancas, ticoticos e gambás. Rodovia BR 277, s/ nº, Santo Inácio, tel. 41 3350-9182.

Museu Oscar Niemeyer – Além de seu acervo com mais de três mil peças de artistas como Alfredo Andersen, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, impressiona por sua arquitetura – projeto de Oscar Niemeyer. Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, tel. 41 3350-4400.

SABOR LOCAL O barreado é um prato típico surgido no século 17, quando os imigrantes portugueses desembarcaram no litoral paranaense. É feito com carne bovina, muitas vezes o rabo do boi, e combina muito bem com um bom prato de arroz e feijão.

DICAZINHA BÁSICA Não se espante se alguém te oferecer um “pão com vina” para comer ou disser que “um piá é tigrado”. Ele apenas está se referindo à salsicha que vai no cachorro-quente ou dizendo que algum rapaz é para lá de brega!

italiano e mais de 350 rótulos de vinhos. Serve pratos enormes que, normalmente, são divididos. Destaque para o filé ao molho de mostarda com raviolonis e para o frango com nhoques. Avenida Silva Jardim, 2.487, Batel, tel. 41 3243-3430.

Bar do Victor – É a melhor opção para quem busca pratos de peixes e frutos do mar. Há 44 anos no mesmo endereço, tem como best sellers de seu cardápio os espetinhos de camarão, o bacalhau à Zanoni e o siri mole. Rua Lívio Moreira, 284, São Lourenço, tel. 41 3353-1920.

PASSEIOS Jardim Botânico – Inaugurado em 1991, tem como principal atrativo a estufa de ferro e vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que recebe visitas gratuitas de segunda a domingo. Ao redor, há ainda o belo jardim francês e canteiros geométricos. Rua Eng. Ostoja Roguski, s/ nº, Jardim Botânico, tel. 41 3264-6994.

Parque Barigui – É o parque mais frequentado da cidade e abriga o Museu do Automóvel e o Pavilhão de Exposições. Animais nativos

36 | 29HORAS | Junho 2014

O Bar do Pudim é famosos por seus bolinhos de siri e bacalhau


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.