Revista Reparação Automotiva 162

Page 14

TRANSMISSÃO / TROCA DO FLUIDO

SUBSTITUIÇÃO DO FLUIDO DA CAIXA DE TRANSFERÊNCIA, DIFERENCIAL DIANTEIRO E TRASEIRO

Texto técnico: Carlos Napoletano/ Fotos: Divulgação

S

ão várias as solicitações por parte dos reparadores quanto aos procedimentos de substituição dos fluidos da caixa de transferência, diferenciais dianteiro e traseiro. Sendo assim, para auxiliar os técnicos a executarem estes procedimentos de maneira correta e no menor espaço de tempo, vamos esclarecer alguns pontos no BMW X5 2001 em diante - 4X4. FLUIDOS ESPECIFICADOS: Diferencial dianteiro e traseiro: Óleo SHELL 75W90 API GL5 Quantidade: 1 litro cada diferencial. Período de troca: A cada 100 mil quilômetros máximo. Caixa de Transferência: Óleo RAVENOL TF 0870 TC ou equivalente. Quantidade: 1,5 litros Período de troca: a cada 100.000 quilômetros. O fluido dos diferenciais dianteiro e traseiro são considerados LIFETIME (ISENTOS DE MANUTENÇÃO) pela BMW. Isto não significa que eles não devam sofrer manutenção de tempos em tempos. Quando um fabricante se refere à um componente como LIFETIME, usualmente ele quer dizer que o período de tempo que ele pode funcionar sem necessitar de manutenção é de 100.000 quilômetros. Assim, o óleo tanto da transmissão quanto dos diferenciais deve ser trocado a cada 100.000 quilômetros. O que isto significa em termos de manutenção efetiva? O fluido do diferencial lubrifica os rolamentos e as engrenagens que acionam as rodas motrizes do veículo. Para que estes componentes tenham longa vida útil, e para isto é necessário que eles tenham manutenção preventiva. Sugerimos que a troca dos fluidos dos diferenciais e da caixa de transferência sejam substituídos a cada 4 anos, independente da quilometragem do veículo. 14 | REPARAÇÃO AUTOMOTIVA

Cada diferencial leva cerca de 1 litro de óleo conforme mostrado acima. A BMW recomenda a utilização de óleo sintético de engrenagens (SAF-XO). PROCEDIMENTO DE SUBSTITUIÇÃO: Dirija o veículo por pelo menos 2 ou 3 minutos para aquecer o óleo do diferencial. Levante o veículo em um elevador ou em suportes de maneira a que os componentes fiquem nivelados. Lembre-se de usar óculos de segurança nestes procedimentos.

Diferencial traseiro: esta foto mostra um diferencial traseiro com vazamento. O diferencial no BMW X5 E53 pode exibir vazamentos em poucos lugares como, os retentores dos eixos, o retentor do flange de entrada e da tampa traseira. Quando se procura por um vazamento, siga o fluido até a parte limpa (seta amarela). Isto usualmente indica o local do vazamento. No caso desta figura, o vazamento vem da tampa traseira. O diferencial dianteiro pode vazar nos mesmos lugares. Sempre siga o fluido até o ponto mais limpo para isolar o retentor defeituoso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.