Reparação Automotiva 134

Page 6

GESTÃO / LIDERANÇA TRANSFORMADORA

por Karin Fuchs | fotos Divulgação

PAULO LIRA, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University

LIDERANÇA TRANSFORMADORA É AQUELA QUE INSPIRA E MOTIVA OS COLABORADORES Hoje, não basta ser um bom líder. É preciso acima de tudo se reciclar e criar um ambiente bastante inspirador para os seus funcionários

O

mundo está em constante transformação e o que valia ontem, hoje já não vale mais. E isso cabe também aos líderes empreendedores da reparação automotiva que precisam se reciclar, com uma mudança de postura. É preciso somar as características de gestor, voltadas para questões estratégicas, processos e estruturas com as competências de líder, que têm como foco pessoas, liderança e cultura.

mantém longe deles e que tem dificuldades de comunicação”.

“O primeiro passo é distinguir líder e chefe, pois cada um tem características e modos de exercer essa habilidade de formas diferentes, sendo que o segundo já não é uma figura bem-vista nas organizações”, afirma Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

LÍDER TRANSFORMADOR – Um líder é aquele que sabe inspirar e motivar os seus colaboradores. “Ele está sempre próximo e, dessa maneira, conhece o potencial de cada um. Além disso, confia no trabalho da equipe, preza pela comunicação, sabe como dar e receber feedbacks e como ouvir diferentes pontos de vista, tem habilidade para fazer a gestão de conflito aliada à inteligência emocional. E, mais do que isso, sabe reconhecer o desempenho e as conquistas da equipe”.

Ele explica que o principal erro é manter uma postura de impor ordens e centralizar as atividades. “Tornando-se um profissional autoritário que, apesar de exigir muito dos colaboradores, se 06 | REPARAÇÃO AUTOMOTIVA

Além disso, apresentar um perfil coercitivo também é um empecilho. “Já que exige resultado sem se preocupar com a melhor maneira de delegar tarefas ou de conhecer o talento de cada um. Outro ponto, é não dar feedbacks aos seus colaboradores e igualmente não aceitar críticas, fazendo com que o clima organizacional fique mais tenso”.

NOVA VISÃO – O mercado corporativo tem sofrido mudanças bruscas e cada vez mais rápidas. “Para acompanhar esse momento, o primeiro passo é uma mudança de mindset (predisposição para certos tipos de pensamento e comportamento), trabalhando na capacidade de se reinventar e adaptar-se a diferentes cenários e situações, e priorizar habilidades como inteligência emocional e cognitiva, por exemplo, conhecidas como soft skills”. CAMINHOS - O primeiro passo, é reconhecer dentro da empresa as principais fraquezas, ameaças, oportunidades e as prioridades digitais. “Também é importante que os profissionais estejam preparados para essas mudanças e entender qual é o seu papel dentro das corporações. Hoje, não basta apenas ser um bom líder, mas um líder transformador”. De acordo com Lira, essa aptidão não está relacionada diretamente ao topo da hierarquia, mas à capacidade


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.