A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas e-book versão 1.02 apresenta:


A inexorável digitalização do varejista físico e de seus pontos de venda 06
Não se transformou somente a jornada de consumo, que agora é mais do que digital, mas também a mentalidade do varejista físico que compreende no atributo Local um diferencial ímpar para a otimização de resultados de operação de seu negócio. Em meio a tantas incertezas e “assumptions” nas narrativas e nas tratativas das prioridades, entendemos que nossa contribuição junto ao mercado deveria estender-se para além das dezenas de milhares de pequenos negócios beneficiados pelas ferramentas gratuitas que oferecemos no Brasil, junto ao Sebrae Nacional e ao Google Brasil por meio do movimento SeuNegocioNoMapa.com.
Claudio Roca Managing Director Marcos Lavorato Director of Operations 03
Agora, é hora de compartilhar boas práticas ao grande varejo também, roda motora crucial no giro de nossa economia. Esperamos que encontre o valor esperado nesta iniciativa sobre o fascinante momento do Local Commerce, entre muitas a serem publicadas, onde compartilhamos parte daquilo que temos aprendido em nossa jornada junto às maiores redes varejistas e líderes de seus setores no país e até no mundo. Ótimos negócios!
Local Commerce da plataforma business monster®: monstruosamente simples, poderosamente local 12 Mais do que local, a jornada digital é hiperlocal 13 “Content is still King”, mas precisa estar sempre atualizado 14 A reputação digital como um acelerador de vendas 15 Alcance pago lado a lado e onde o orgânico não pode atingir 16 Maior tráfego de consumidores e de retirada de produtos 17 Gestão baseada em dados e fatos reais de sua operação 18 Os 5 passos fundamentais para o Marketing Local de sucesso 19
na história do varejo global tivemos uma diversidade tão grande de novos formatos e canais de vendas em atividade. O pandêmico afastamento social provocou a criatividade e a sagacidade empreendedora do mercado e desengavetou projetos de transformação digital e adaptação às novas realidades em praticamente todo e qualquer “headquarters” varejista do país.
EXPEDIENTE: Zé Luiz Tavares MAIN COPYWRITING: DATA ANALYSIS: Ricardo Galhardo REVISÃO: Marcos Lavorato SUPERVISÃO TÉCNICA: Bento Mayusky & DESIGN: Claudio Roca COORDENAÇÃO GERAL: CARTA AO LEITOR 21 A plataforma de Marketing Local & Vendas líder na América Latina
Aumente seus resultados junto aos maiores varejistas e líderes em diferentes setores 20 Geração de Demanda online no Varejo de Serviços
Caro Nuncaleitor,antes
ARTE
ÍNDICE
Local Commerce: a nova variável na equação do varejo omnichannel 10




3Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Já não é novidade que a pandemia acelerou exponencialmente a digitalização das grandes redes varejistas, que passaram a ter nas vendas online uma importantíssima fonte de receita. Hoje, boa parte das redes varejistas de grande porte operando no Brasil está presente em diversos aplicativos de entrega, na esperança de gerar o máximo de vendas online. Entretanto, basta olhar com um pouco mais de atenção para a operação desses aplicativos para entender tratar-se, na grande maioria das vezes, não de uma oportunidade saudável de negócio incremental para o varejo, mas de uma insana disputa por visibilidade e preferência do consumidor em um “oceano cada vez mais vermelho”. Invariavelmente, a essência do negócio desses aplicativos está em expor lado a lado todos os varejistas de determinado segmento, a fim de que o consumidor compare suas ofertas, estimulando uma concorrência predatória, com reduções de preços que podem atingir até mesmo margens negativas em algumas transações. E para piorar o impacto nas margens de lucro, os apps ainda cobram taxas altíssimas pela geração de cada venda, sem que o varejista tenha sequer o direito de acesso aos dados do cliente, mantendo-se totalmente refém do sistema.
A seusdigitalizaçãoinexoráveldovarejistafísicoedepontosdevenda

Essa dualidade de percepção é o que tem feito crescer a modalidade SFS (Ship From Store), com a compra sendo realizada online e a mercadoria despachada da loja física mais próxima do cliente: empresas especializadas em entregas já apontam um crescimento de 47% na média diária de operações feitas no modelo SFS que, segundo especialistas, deve seguir crescendo. O sucesso da modalidade Ship from Store, tanto para os varejistas como para os consumidores, pode ser atribuído a diversos fatores: • Operação mais precisa: a venda online se torna mais assertiva, com o varejista disponibilizando apenas Na verdade, esses aplicativos nasceram a partir da habitual ineficiência digital do próprio varejo físico. E para se livrar deste “cativeiro digital”, a alternativa está em montar robustas estruturas de e-commerce, com pesados investimentos em mídia. Entretanto, como já é conhecido como panorama nacional — o e-commerce brasileiro ainda tem um longo caminho para atingir o nível de satisfação que as lojas físicas possuem no Brasil e em várias partes do mundo. Para a grande maioria dos consumidores brasileiros por exemplo, o varejo físico ainda garante uma experiência e atendimento melhores e mais satisfatórios do que das operações exclusivamente online.
O constante crescimento das vendas em lojas físicas de rua e em shopping centers atesta a relevância da experiência de consumo in store, vista como mais satisfatória pelo consumidor brasileiro. Dados: SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (Ago/22).
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
sentem mais seguros com a disponibilidade de produtos oferecida pelos e-commerces, uma vez que ir direto às compras em uma loja física não garante que o produto que buscam esteja de fato em seu estoque.
Novas modalidades de entregas locais impulsionando o varejo digital pós-pandemia
Pesquisa realizada pela consultoria de transformação digital CI&T, nos Estados Unidos, com mais de 400 consumidores de todas as gerações, raças e gêneros, mostrou que o principal motivo para se optar por compras em uma loja física é o fato de ser considerada “a maneira mais rápida de conseguir o que se precisa”. Por outro lado, os mesmos consumidores se 4

• Melhor controle do estoque e menor desperdício: cada unidade pode controlar muito melhor o que compra, com base no histórico de saída dos produtos. Além disso, no caso de redes, é sempre possível trocar produtos entre os estoques de diferentes unidades garantindo que um item nunca falte caso o consumidor faça a procura.
• Agilidade na entrega: atuando como um centro de distribuição local, cada unidade consegue atender de forma mais rápida os clientes mais próximos.
• Maior satisfação do cliente: entrega agilizada, frete mais adequado com a distância da localização do cliente e atendimento direto de quem vende o produto resultam em melhor experiência de compra para o consumidor. Mas a modalidade SFS não é a única que valoriza o varejo local. Também o BOPIS (Buy Online, Pick-up in Store) promete revolucionar a maneira de fazer com que as mercadorias compradas online cheguem até o consumidor. A previsão é a de que até 2025, 10% de todas as vendas online no mundo se realizem no modelo BOPIS, trazendo vantagens para consumidores (economia de frete, experiência de compra e possibilidade de ver os produtos antes de levá-los) e para varejistas (aumento de tráfego em loja, redução de despesas com logística e realização de vendas adicionais por impulso na hora da retirada).
o que de fato tem em estoque, sem contar com outros parceiros da cadeia de suprimentos que podem causar rupturas no sortimento oferecido.
5Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas

Local Commerce: a nova variável na equação do varejo omnichannel Em todo o mundo, o marketing a nível local tornou-se um imperativo de negócios para redes varejistas com várias unidades, que já reconhecem que são suas lojas, agentes ou revendedores locais os verdadeiros construtores e mantenedores do relacionamento de sua marca com o Apoiandoconsumidor.esse relacionamento, o chamado Local Commerce surge como uma nova modalidade de canal “phygital”, integrando vantagens do varejo físico com benefícios da venda digital.
Com a aparência de uma página de ofertas online, à primeira vista, o Local Commerce pode se assemelhar a um e-commerce comum. Entretanto, a grande diferença está na especificidade do público que é impactado por essas ofertas, seja de forma orgânica por suas próprias buscas ou estimulados por mídia local paga.
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas6
Até 2022, mais da metade dos consumidores brasileiros já consumiram ou pretendem consumir comprando online e retirando em uma loja física, demonstrando uma forte tendência de crescimento para a modalidade. Dados: NerdMonster Business School, Ago/22.
Enfim, modelos que priorizam o varejo local, seja como um mini centro de distribuição (SFS) ou como ponto de retirada de compras (BOPIS), tendem a ser a grande tendência para varejistas físicos nestes anos póspandêmicos e além. Prova disso é que a maior rede supermercadista do país, o Grupo Carrefour, anunciou recentemente a implantação de um novo sistema de entregas, o In Store Picking, em que a separação dos pedidos é feita diretamente nas gôndolas da loja mais próxima do cliente. Outra grande varejista do segmento de moda, a rede Renner, também anunciou a abertura de mais 40 lojas até o fim de 2022, porém com o objetivo de, não apenas ampliar sua rede de lojas físicas, mas principalmente utilizá-las como centros de distribuição capilarizados para vendas realizadas online. Com isso, gigantes do varejo em todo o mundo começam a evoluir suas estratégias para um novo modelo de relacionamento digital com seus consumidores: o Local Commerce .

Utiliza os estoques locais das próprias unidades/lojas físicas (BOPIS ou Ship from Store).
Dispensa a necessidade de contratos logísticos e cria um novo canal de vendas com entrega rápida local, sem pedidos mínimos.
Atende rapidamente a consumidores locais no raio de atuação e proximidade de cada unidade/loja física.
Comodidade, agilidade de atendimento e prazo de entrega são as principais motivações, seguidas pelo preço. deMargemLucro
Disponível para compras de acordo com os horários de funcionamento definidos pela unidade/loja física.
Perfil Consumode Utilizado em sua maior parte para compras de pontuaisdemandas Utilizado para compras em demandas diárias e recorrentes.
Compete pelas mesmas vendas das unidades/lojas físicas.
Viabiliza entregas no mesmo dia do pedido (Same Day Delivery), ou até na mesma hora (Same Hour Delivery). deMotivaçãoCompra A principal motivação está no preço oferecido, sendo habitual a comparação online de diferentes ofertas de um mesmo item.
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas 7
Disponível para compras 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano.
Não muda absolutamente nada no dia a dia da operação. Local Commerce Atende a consumidores online de qualquer parte do planeta.
Prazo de Entrega Normalmente, oferece prazos de entrega mais alongados.
Trabalha com margens mais altas, sendo as mesmas margens da operação física e praticando os mesmos preços das lojas
CanibalizaçãoentreCanais
OperaçãoLogística
Exige rotinas e equipes de dedicação específicas. É como se o varejista tivesse aberto um outro negócio.
Tabela comparativa — E-Commerce versus Local Commerce
Estoque de Produtos Geralmente mantido em Centros de Distribuição (Cross Docking) contratados pela operação.
AtingidoPúblico
Trabalha habitualmente com margens menores, tendo em vista a guerra de preços online.
Demanda por contratos com diferentes operadores logísticos, sujeito a seus respectivos pedidos mínimos.
Horário Funcionamentode
ComplexidadeOperacional
Funcionando como um “balcão de atendimento online”, gera novas demandas e vendas locais adicionais para cada unidade/loja física.

































Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Diferentemente do e-commerce que está disponível para qualquer pessoa em qualquer lugar do país ou até do planeta, o Local Commerce funciona como uma espécie de “balcão avançado” da unidade do bairro. Através dos critérios de relevância e proximidade praticados por buscadores online e demais canais digitais, enquanto um varejista físico mantiver seus dados organizados e sempre atualizados nestes canais, será sempre mais frequentemente envolvido entre os primeiros resultados, assim que um consumidor buscar por determinado produto ou serviço comercializado em seu ponto de Ouvenda.seja: a divulgação orgânica e/ou paga do Local Commerce da unidade do bairro aparece só para consumidores que estejam na região. Mesmo que esse raio de atendimento possa ser controlado pelo próprio varejista, a regra é sempre buscar destaque para quem está próximo da loja. Exatamente como ocorre na vida real! A partir daí, o consumidor procede quase como em um e-commerce tradicional — selecionando os produtos no carrinho de compras, determinando quantidades, escolhendo o meio de pagamento e o procedimento de entrega —, porém com recursos muito específicos como informações sobre horários de funcionamento, imagens da unidade, botão para realizar ligações para o varejista, mapa e gerador de rotas até a loja física, sistema de coleta de avaliações e exibições de cupons de oferta, entre outros conteúdos publicados pelo próprio estabelecimento. A proximidadedorelevânciaatributolocaleovarejode
8

O consumidor escolhe: receber em casa ou retirar Geralmente, o Local Commerce oferece duas diferentes opções para o consumidor ter acesso ao produto que comprou.
Na modalidade Ship From Store , a mercadoria é enviada pela unidade da rede no bairro diretamente para a casa do consumidor, que pode optar por diferentes serviços de entrega, ou até mesmo, se disponível, pelo serviço de entrega da própria loja, gratuito ou não.
Na versão Buy Online, Pick up in Store ou BOPIS, após realizar a compra online o consumidor passa pela loja e simplesmente retira a mercadoria que já deve estar separada e embalada, sem o custo da entrega.
Tanto em um quanto em outro modelo, tendo em vista a proximidade da loja com o local de entrega, o cliente recebe sua compra de forma muito mais ágil do que o e-commerce tradicional.
Já para o varejista, além de mais vendas e clientes mais satisfeitos, ainda tem a vantagem de ter sua loja online sem precisar ficar gerenciando estoques diferentes: o estoque do Local Commerce é o estoque da própria loja física. E já existem plataformas que automatizam e simplificam todo o processo. Cada unidade ganha autonomia para suas iniciativas de Marketing Local Diferentemente do e-commerce, que pode ser visto como um canal concorrente das próprias unidades físicas da rede varejista, o Local Commerce tem o poder de potencializar e impulsionar as vendas de cada unidade específica. Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
9

Mas a gestão de um Local Commerce pode ser infinitamente mais fácil, graças a plataformas digitais que reúnem todas as funcionalidades para o sucesso do negócio de forma simples e automatizada.
Todos os dados atualizados sobre as operações, reputação, campanhas, catálogos, vendas, estoques e métricas de cada unidade ficam disponíveis 24/7 em um “Data Lake” normalmente acessado por dashboards online em tempo real.
10 No modelo, cada unidade da rede passa a ter sua própria página de vendas online, com autonomia de gerenciar o estoque de produtos disponível localmente, receber diretamente os pedidos dos clientes, acompanhar as entregas ou retiradas dos produtos e, principalmente, manter os dados de seus consumidores para futuras abordagens promocionais.
Tudo isso, com recursos definidos, controlados e monitorados pela matriz — ou pelo franqueador, no caso de redes de franquias — que mantém a governança centralizada das campanhas de veiculação massiva da marca, mesmo que com anúncios geo-referenciados a cada unidade. O gestor da rede varejista acessa todos os dados estratégicos do negócio No modelo de Local Commerce para redes varejistas com várias unidades, o gestor da rede pode acompanhar os resultados das principais métricas da sua operação, de forma macro ou unidade por unidade.
Local Commerce da plataforma business monster®: monstruosamente simples, poderosamente local Alimentar e atualizar os dados das diversas unidades de uma rede varejista em centenas ou milhares de canais digitais, motores de busca e sites de avaliações, necessários para garantir visibilidade online às unidades da rede, é sempre uma atividade demorada, manual, imprecisa e custosa.
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Com isso, a rede varejista consegue planejar suas estratégias de investimento e expansão, com maior assertividade e melhor ROI.

A página de vendas, 100% metrificada, gerada pela super plataforma business monster® já é otimizada para Local SEO, possui design responsivo, carregamento e servimento rápidos, priorizando o acesso mobile. Além disso, as URLs e o “look and feel” da página são 100% personalizáveis, de acordo com os padrões adotados pela rede varejista. Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
A partir da super plataforma business monster® uma rede varejista constrói automaticamente um Localizador de Lojas/Unidades e uma Local Landing Page para cada uma de suas unidades, que é indexada individualmente em milhares de canais e buscadores, apresentando informações completas sobre o ponto de venda — como o NAPC (Name, Address, Phone, Category), horários de funcionamento, imagens e vídeos relevantes, contendo botão para discagem rápida à unidade, mapa e gerador de rotas integrados ao Waze, Google Maps e Uber, além de exibir cupons de desconto e estimular avaliações dos consumidores, através da ferramenta Opi.ne, recurso exclusivo e integrado a plataforma.
A business monster® é a principal plataforma de Local Commerce do mercado, beneficiando mais de 62.000 estabelecimentos comerciais no Brasil, América Latina e países Caribenhos. Atuando sob o modelo de “super plataforma”, conta com ferramentas automáticas para atualização, extração e análise de dados, garantindo ao varejista plena independência digital para atuar em todas as dimensões que importam ao seu negócio: localização, informação, reputação, divulgação e conversão.
11

12 Localização: cada uma de suas unidades facilmente encontrável nos meios digitais
As 5 etapas fundamentais do funil digital de conversão do varejo, atendidas pelos processos automatizados da super plataforma de Marketing Local & Vendas bm® enterprise
Mais do que local, a jornada digital é hiperlocal Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Com recursos simples e unificados, o próprio gestor ou franqueado de cada unidade pode manter as suas informações locais atualizadas na plataforma, e ela se encarrega de atualizar em todas as telas de consumo, buscadores, aplicativos, sites, diretórios, redes sociais, mapas, sistemas de navegação, assistentes por voz entre outros contextos de busca local por parte dos Assim,consumidores.osdadosda unidade estarão disponíveis em centenas de canais primários da internet (Google, Microsoft Bing, Facebook Places, Instagram, etc.) e milhares de canais secundários mais relevantes à nova jornada de consumo, garantindo multipresença digital para o estabelecimento.
E cada vez que algum dado necessite ser alterado — como endereços, números de telefone, preços, regras de entrega, fotos de produtos e até horários de funcionamento —, a atualização é centralizada e feita de forma automática em todos esses canais, a partir de uma simples edição dos dados na própria plataforma ou em sistemas integrados a ela.
A super plataforma business monster® permite que um estabelecimento do varejo físico se mantenha presente em milhares de canais digitais relevantes para o público de sua vizinhança, possibilitando que seja localizada facilmente de forma orgânica e gratuita pelos consumidores mais próximos a ela.


Informação: sempre atualizada em todos os canais digitais que os clientes acessam Segundo dados do Google para toda a América Latina, 96% das vendas do varejo físico são precedidas pelo acesso dos consumidores a um ou mais canais digitais, determinando que, de fato, a “guerra pelo consumo começa no digital”.
Toda a publicação e moderação de imagens, agendamento de posts, promoções e outros conteúdos sobre o seu negócio é feita a partir da plataforma e distribuída a todos os locais nobres e mais relevantes da web.
Com a super plataforma business monster®, a atualização das informações de operação e funcionamento do estabelecimento é centralizada e automática em todos os canais digitais que mais interessam: o varejista edita os dados direto na super plataforma e ela atualiza simultaneamente em milhares de canais digitais.
“Content is still King”, mas precisa estaratualizadosempre
13
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas

14 Reputação: “ouça” seus clientes e torne-se a escolha número 1 de seu ramo e região Segundo a Yellow Pages LLC, 92% dos consumidores consultam avaliações online de outros consumidores antes de visitar um estabelecimento comercial; e estas, ditam o seu posicionamento orgânico.
Além de permitir a análise individualizada de cada consumidor, a plataforma ainda disponibiliza recursos de automação por inteligência artificial que vão de respostas humanizadas de 60 a 80% das avaliações recebidas a até a análise automatizada de pontos fortes e fracos de cada unidade entre outros. E como se sabe, no marketing digital, quando avaliações e comentários mesmo que negativos são endereçados, ampliase enormemente a chance de serem revertidos e tornarem-se favoráveis.
Com a super plataforma business monster®, as avaliações e comentários dos consumidores nos principais canais de sua jornada digital são oficial e automaticamente sincronizados e analisados pela plataforma, permitindo a cada gestor, franqueado ou departamento de SAC o controle em tempo real do que andam falando sobre seus produtos, serviços e atendimento.
A umdigitalreputaçãocomoaceleradordevendas
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Com isso, além de valiosos feedbacks diretos dos consumidores para melhoria da operação, o gestor ou franqueado ainda tem a chance de aumentar a reputação digital de seu estabelecimento e assim obter posições orgânicas mais elevadas e relevantes na busca de seus potenciais clientes.

15 Divulgação: invista em Marketing Local, sem dispersão e sem desperdício de investimentos Com a super plataforma business monster®, a rede varejista consegue fazer, em questão de minutos, sua própria divulgação de campanhas de Marketing Local, desde a segmentação e raio adequados ao agendamento da publicação dos anúncios.
Além disso, a rede varejista ainda conta com recursos de governança digital, que compreendem desde a padronização e disponibilização de peças oficiais da rede a até uma carteira digital e individual para cada unidade ou franquia, permitindo investimentos em campanhas de Marketing Local focadas apenas nas unidades de um grupo econômico ou em uma região geográfica específica.
Entre diferentes recursos de automação, a super plataforma business monster® ainda conta com funcionalidades de personalização das peças criativas por meio de dados variáveis, o que viabiliza a veiculação simultânea de campanhas, contendo diferentes preços, produtos, telefones entre outras informações conforme o interesse e características particulares de cada unidade e/ou área de atuação.
Alcance pago lado a lado e onde nãoorgânicoopodeatingir
Publicando de forma extremamente simplificada seus anúncios em veículos como os da Meta Network (Facebook, Instagram e parceiros Meta) e somente para as regiões em que atua, a rede evita dispersão de público e desperdício de verba, maximizando os seus retornos financeiros.
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas

Todo o gerenciamento de estoque é unificado com o da unidade física, sendo que a informação dos produtos disponíveis no Local Commerce pode ser alimentada automaticamente via API, por integração direta com o ERP, por importação de planilhas ou até mesmo editando os dados manual e diretamente na plataforma por cada unidade.
Conversão: conquiste mais vendas com o Local Commerce A super plataforma de Marketing Local & Vendas business monster® oferece uma completa estrutura de vendas locais e online para que o varejo físico possa extrair o máximo de seu potencial nos meios digitais.
O gestor ou franqueado da unidade recebe todos os pedidos automaticamente na própria plataforma e é notificado sobre a atualização dos status de cada um deles, acompanhando suas vendas e entregas, tudo em um único lugar.
Ela integra, por exemplo, meios de pagamento e adquirência simplificados, sistema de análise antifraude em tempo real, além de disponibilizar acesso a parceiros logísticos para entrega dos pedidos em mais de 300 das principais cidades brasileiras.
Maior tráfego de consumidores e de retiradaprodutosde 16 Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas

Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas
Com a super plataforma business monster®, a rede varejista pode gerenciar o Marketing Local & Vendas de cada uma de suas unidades, registrando e acompanhando cada transação de forma simples e rápida, por meio de dashboards com gráficos dinâmicos e recursos intuitivos, que analisam e apresentam diferentes indicadores do negócio.
Decisões: use os dados gerados para definir suas estratégias de negócio Segundo dados do McKinsey Global Institute, varejistas que costumam coletar, analisar e aprender com informações sobre suas vendas, apresentam um aumento médio de 60% em suas margens de lucro, em relação aos que ainda não se utilizam dessa prática.
17
dadosbaseadaGestãoemefatosreaisdesuaoperação
Em uma interface responsiva, é possível acompanhar o aumento de tráfego em cada loja, o número de ligações recebidas, a quantidade de rotas geradas aos seus pontos de venda, os resultados de campanhas com foco em vendas locais, entre centenas de outros dados, para aprender cada vez mais e definir as melhores estratégias de marketing data driven para aprimorar o negócio.

Em uma única plataforma, tudo para a melhor gestão do Marketing Local & Vendas de sua rede Especialistas de varejo e marketing digital concordam que fornecer dados e informações precisos e atualizados aos consumidores sobre a sua operação, são passos fundamentais para o marketing local de sucesso. Assim, as redes varejistas devem, antes de mais nada, avaliar a integridade dos dados online de cada uma de suas unidades na fase de Demand Generation (Geração de Demanda) — que estão publicados em aplicativos, sites, diretórios, redes sociais, mapas, sistemas de navegação, assistentes por voz e outros contextos relevantes de busca local utilizados pelos consumidores em sua fase de pesquisa e de discovery Uma vez otimizada em seu alcance orgânico, mantendo-se cada unidade com uma página de destino mais eficaz e otimizada (Local Landing Pages) também impulsionada por alcance pago, a fase de Action & Transaction (Ação & Transação) é finalizada com consistente aumento de resultados. Os 5
LocalparafundamentaispassosoMarketingdesucesso

Testada e aprovada por grandes redes de varejo e dezenas de milhares de varejistas A NerdMonster Digital Retail — Madtech fundada em final de 2015 e focada no desenvolvimento de plataformas digitais como a “super plataforma” de Marketing Local & Vendas business monster® — é homologada e integrada a milhares de canais digitais, entre eles, big techs como Meta (Facebook e Instagram), Microsoft Bing, Apple, Foursquare, Here Maps, Hotfrog, OpenDI, ReclameAqui entre centenas de outras, além de ser o Local Official Partner do Google Meu Negócio no Brasil.
No segmento de varejo, a empresa conta com a colaboração de instituições como Sebrae Nacional, CNDL e Abrasel que, além de fomentar o mercado varejista com ferramentas digitais gratuitas e que democratizam a utilização das melhores práticas, colaboram na expansão de suas plataformas junto a estabelecimentos comerciais que, em breve, deverão somar mais de 200 mil pelo Brasil e outros países da América Latina e Caribenhos.
“
Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas Mais do que um alinhamento às questões ambientais e sociais de ESG, ser Local tornou-se um diferencial competitivo imperioso do mercado varejista.
O especialista em Inovação e Transformação Digital Walter Longo é empreendedor, palestrante internacional, sócio-diretor da Unimark Comunicação e membro do conselho da NerdMonster Digital Retail.
Dentre esses estabelecimentos, além de varejistas independentes ou em parceria com a Indústria (Coca-Cola, Ambev, Diageo, etc.), estão também importantes redes como Leroy Merlin, Americanas, Riachuelo, Movida, Raia Drogasil, Petrobras e Carrefour ou estruturas supercapilarizadas de franquias como Cacau Show, Chilli Beans, Subway Brasil, Subway Latam & países Caribenhos, Motorola, Michelin, Outback, Casa Bauducco, Rei do Mate, Cogna Educação, Uniasselvi, MoveEdu entre dezenas de outras grandes empresas. 19 Aumente seus resultados junto aos maiores varejistas e líderes em diferentessetores

O princípio é exatamente o mesmo: os diferentes tipos de serviços são oferecidos, considerando a disponibilidade de atendimento das unidades e, o pagamento, é feito online por meio da emissão de vouchers eletrônicos do serviço e/ou do “pacote” adquirido.
A super plataforma business monster® e suas funcionalidades de Local Commerce também são utilizadas com a mesma simplicidade e eficiência para varejistas de serviços como redes do mercado de food service, redes de locadoras de automóveis, redes de academias, redes hospitalares, redes variadas no segmento de wellness (beleza & saúde), redes de ensino, redes de lavanderias, redes de manutenção veicular entre centenas de outros tipos de prestação de serviços.
20 Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas Geração de Demanda online no VarejoServiçosde
Além de cada uma de suas unidades poder trabalhar campanhas e ofertas locais de forma individualizada, a rede ainda conta com o benefício de poder ofertar a venda de seus serviços aos seus potenciais consumidores exatamente no momento de sua jornada intencionada de consumo — quando eles estão justamente pesquisando informações, endereços e telefones sobre onde pensam consumir e descobrem positivamente que nem mesmo precisarão sair de casa para finalizar a sua compra.
Quem vende serviços também lucra com o Local Commerce

Acesse agora: www.businessmonster.com.br/enterprise ou ligue para: (11) 3522-NERD (6373) 21Local Commerce — A nova fronteira digital para o desenvolvimento das redes varejistas Assista aqui sobre as novas jornadas digitais Assista aqui alguns de nossos business cases
Local
&MarketingplataformacomCommerceasuperdeLocalVendaslídernaAméricaLatina
Investimento seguro e garantido para o crescimento do seu negócio Utilizando a solução de Local Commerce, oferecida pela “super plataforma” business monster®, qualquer varejista pode aumentar suas vendas e tomar decisões cada vez mais assertivas e baseadas em dados e fatos sobre o seu negócio.
A rede de franquias de fast food Subway, por exemplo, aumentou em 200% suas vendas no Brasil após fazer uso da plataforma, a ponto de expandir sua adoção para mais de 35 países da América Latina e Caribenhos. Já a rede de locação de veículos Localiza, em poucos meses, obteve um acréscimo de 114% na média de ligações diárias para suas lojas.
Por sua vez, o Grupo Carrefour, trouxe às suas diferentes unidades de negócios como hipermercados, mercados locais, farmácias e postos de gasolina, um aumento de 177 milhões para 340 milhões de buscas anuais de suas unidades em operação. Em meio a dezenas de diferentes cases de sucesso, a plataforma business monster®, em sua versão bm® enterprise, orientada ao mercado de grandes e médias companhias, honrosamente recebeu o o reconhecimento internacional da publicação especializada Retail Tech Insights, premiando a NerdMonster Digital Retail, no ano de 2022, como companhia Top 10 Retail Solutions Provider na América Latina Para saber mais sobre como ajudamos os principais e maiores varejistas de produtos e de serviços do país a extraírem todo o seu potencial local digital, conecte já a sua rede aos nossos especialistas.



