Guia de Acesso ao Ensino Superior - 2019-2020

Page 86

EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E ARTES DO ESPETÁCULO

QUANDO TERMINOU A FORMAÇÃO, IMAGINAVA VIR A DESEMPENHAR O CARGO QUE TEM HOJE? Sinceramente não tão cedo, mas eventualmente sim. Eu já entrei na Licenciatura com o objetivo de adquirir os conhecimentos e competências necessárias para a médio/longo prazo abrir o meu próprio ginásio, nunca pensei foi que 5 meses após ter terminado a mesma iria ter nas mãos a possibilidade de ficar com o meu próprio espaço. Existem oportunidades inesperadas que ou nos arriscamos a agarrar apesar de não surgirem no timing programado, ou arriscamos-nos a deixar passar e mais tarde arrependermos-nos de não ter assumido o risco.

PROFISSIONAL NOME EMPRESA E CARGO Ricardo José Almeida e Silva Proprietário e Director Técnico da Silhueta Exemplar Lda (nome comercial FORMAÇÃO "Rodafits Ginásio", situado Licenciado em Educação Física e Desporto pelo ISCE e em Caneças/Odivelas) Pós-Graduado em Gestão de Ginásios e Health Clubs pela MANZ

QUE ATIVIDADE PROFISSIONAL DESEMPENHA ATUALMENTE? Neste momento estou principalmente ligado a funções de gestão e direção Técnica, sendo que procuro manter-me o mais presente possível também no "terreno" [fazendo avaliações e prescrição de treino, dando apoio, supervisão e orientação técnica em salas de exercício, orientando aulas de grupo - principalmente treino de força e em regime de alta intensidade intervalado - e também a nível de treino personalizado (PT)]. SEMPRE TEVE GOSTO POR ESTA ÁREA DE FORMAÇÃO? Sim, apesar de ter sido apenas aos 21 anos que, ao ter começado a trabalhar como rececionista num ginásio, tive a felicidade de lidar com um conjunto de excelentes profissionais que me fizeram perceber que era neste ramo que queria investir como carreira profissional. A área da gestão surgiu também desta experiência, pois devido à minha maneira de estar (que me leva a procurar sempre formas de fazer mais e melhor) vi-me com a pasta de gestão comercial do ginásio passados cerca de 9 meses de trabalho. QUE ENSINAMENTOS RETIROU DO ENSINO SUPERIOR QUE CONTINUE A APLICAR NO DIA-A-DIA DO TRABALHO? Imensos, mas saliento principalmente o grande foco em incutir a autonomia, a pro-atividade e o espírito critico. Opto por salientar estes pontos porque no terreno, apesar de os conhecimentos técnicos serem de extrema importância, é essencial que os profissionais sejam capazes de adaptar os seus conhecimentos às necessidades e condições existentes. Para chegar a um ponto, por vezes não se consegue em linha reta como parece ser nos livros. Tem de se ziguezaguiar com o máximo de segurança. Lidamos com emoções, expectativas, ambições, ideias préconcebidas fortemente enraizadas que nem sempre estão corretas. Se o profissional estiver demasiado formatado, pouco autónomo, sem proatividade, sem um olhar crítico, sem procurar contextualizar ou saber os "porquês" desconhecimentos que lhe são transmitidos é meio caminho andado para se tornar um profissional extremamente limitado.

86

GUIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2019-20

UM JOVEM, ACABADO DE TERMINAR A SUA FORMAÇÃO, JÁ TEM TODAS AS FERRAMENTAS SUFICIENTES PARA DAR ENTRADA NO MUNDO PROFISSIONAL? OU EXISTEM ALGUMAS CAPACIDADES QUE SÓ SE ADQUIREM COM A EXPERIÊNCIA? Depende da forma como o recém-licenciado pretende entrar no mercado de trabalho, mas tendo em conta a forma "normal" de entrada no mercado de trabalho, não acho que tenha, pois a maioria das empresas não lhes dará as condições e o tempo para que se possam adaptar e desenvolver. Querem resultados imediatos. Falando por mim, apesar de ter procurado estagiar desde o primeiro ano de faculdade e de ter tido a experiência profissional num ginásio antes de entrar na licenciatura, houve muitos erros que teriam sido evitados se me tivesse inserido mais gradualmente no mercado de trabalho. Ainda para mais no âmbito da Direção Técnica e gestão empresarial. Tenho a convicção que a melhor aprendizagem e desenvolvimento surgem da necessidade de superar obstáculos, portanto existem competências que apenas com a experiência se irão adquirir. Costumo dizer que na faculdade aprendemos como as coisas supostamente têm de ser feitas. A experiência irá ensinar-nos a, tendo em conta os conhecimentos/diretrizes base, encontrar o melhor equilíbrio possível entre o que deve ser feito, o que pode ser feito, o que se quer fazer e como deixam que seja feito. CONSIDERA QUE A SUA FORMAÇÃO SUPERIOR TEVE UM PESO DETERMINANTE NA QUALIDADE QUE TEM HOJE ENQUANTO PROFISSIONAL? Sem duvida. Sem a formação em que investi no ISCE não teria tido contacto com tantos profissionais fantásticos como o caso do Dr. Paulo Malico de Sousa, Dr. Valter Pinheiro, Dr. Diogo Teixeira, entre outros tantos. Nas suas áreas de especialização deram-me as bases em psicologia do desporto, teoria do treino, princípios de treino, conhecimentos anatómicos, psicomotores, psicofisiológicos, entre muitas outras matérias - que, na minha opinião, são transversais seja ao treino desportivo, exercício físico e saúde e/ou ensino. Tendo boas bases de conhecimento, boas referências e boas influências, será sempre mais fácil trilharmos o nosso caminho na carreira que escolhemos e assimilarmos os conhecimentos que procuraremos adquirir na procura pela nossa especialização. TEM ALGUNS CONSELHOS QUE POSSAM SER ÚTEIS PARA UM JOVEM QUE ESTEJA A DAR OS PRIMEIROS PASSOS NESTA ÁREA? Num mercado cada vez mais igual entre si (tanto a nível dos profissionais como a nível de modelos de negócio/ginásios), façam por se diferenciar e ser procurados por serem os melhores; e não os mais baratos. Para seres o melhor, será importante não parares de procurar adquirir conhecimentos, experiência. Nunca pares de questionar o que te rodeia, procurando formas de melhorar.

EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA MAIS EDUCATIVA maiseducativa.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.