Edição 7_SEJE_2024

Page 1

BOLETIM INFORMATIVO

JUVENTUDE, NOSSA AGENDA

PROPRIEDADE: SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO l EDIÇÃO: 7 l MAIO DE 2024 l PERIODICIDADE: BIMENSAL

620 CARTAS DE CONDUÇÃO

Nº 7
ENTREGUES AOS JOVENS NO ÂMBITO DO ACREDITA-EMPREGA Pág.12

#SUMÁRIO #SUMÁRIO #SUMÁRIO

#SUMÁRIO #SUMÁRIO #SUMÁRIO

#SUMÁRIO #SUMÁRIO #SUMÁRIO

#SUMÁRIO #SUMÁRIO

03

PROGRAMA MEU KIT, MEU EMPREGO IMPACTA NO DISTRITO DE METUGE, CABO DELGADO

04

PROGRAMA “EU SOU CAPAZ” CHEGA EM MACHAZE

06

FEIRA DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO

CRISTALIZA-SE COMO ALAVANCA DA INTERMEDIAÇÃO ENTRE A PROCURA E OFERTA DE EMPREGO

09

SEJE E SEETP ALINHAM ACÇÕES EM PROL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

15

SEJE MASSIFICA A DIVULGAÇÃO DO REGISTO DE JOVENS NO PORTAL DE EMPREGO EM CABO DELGADO

FICHA TÉCNICA

16

BANCO MUNDIAL VISITA PROJECTO DENOMINADO CASA DA PSICOLOGIA, FINANCIADA PELO AGORA EMPREGA

17

FAIJ DINAMIZA SONHOS DE JOVENS

18

IFPELAC QUER DINAMIZAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM TETE

19

MOÇAMBIQUE E ANGOLA CONCERTAM POSIÇÕES EM PROL DA JUVENTUDE

21

SEJE E FNUAP FORTIFICAM RELAÇÕES EM PROL DO BEM ESTAR DOS JOVENS

PROPRIEDADE: Secretaria de Estado da Juventude e Emprego

COORDENADOR: Rafique Cassamo

COLABORADORES: Olivio Micacho, Alex Nhambir, Armando Tovela, Francisca Macie, Araújo Araújo DESIGN e PAGINAÇÃO: Benigno Papelo

REGISTO: 19/GABINFO/DEPC/210/2023

2 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#SUMÁRIO

PROGRAMA MEU KIT, MEU EMPREGO IMPACTA NO DISTRITO DE METUGE, CABO DELGADO

115 kits colectivos para o auto-emprego de jovens foram nesta quarta-feira entregues no posto administrativo de Mieze em Metuge, no âmbito de implementação do Projecto de Recuperação em Cabo Delgado.

Os kits entregues são das áreas de Carpintaria, Pedreiro, e Comércio geral. Esta medida beneficiou um total de 387 jovens entre deslocados e nativos provenientes das localidades de Pulo, Saul e Ntocota.

Na sua intervenção, a Secretária Permanente Distrital, Maria Upinde, enalteceu a implementação do Programa Meu Kit, Meu Emprego e frisou que a ocupação profissional dos jovens não está dependente de um empregador e que as habilidades do Saber Fazer devem contribuir para sustentabilidade

dos empregos gerados a partir dos kits ora recebidos e instou ainda aos beneficiários a conservar os kits recebidos e fazerem o bom uso dos mesmos, desenvolver as actividades e tornarem-se grandes empresários, gerarem emprego para outros jovens, não abandonar os kits e estarem sempre unidos e trabalharem juntos para o sucesso dos seus projectos.

Por outro lado, Maria Upinde convidou os jovens presentes a aderirem os demais programas que impulsionam a criação de emprego e retenção da Rapariga nas Escolas, implementados pelo Governo de Moçambique, através da Secretaria de Estado de Juventude e Emprego.

3 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#EMPREGO

PROGRAMA “EU SOU CAPAZ” CHEGA

EM MACHAZE

Concretizam-se acções de empoderamento da Rapariga um pouco por todo país e as escolas de Machaze na província de Manica não são excepção disso. Mais de 550 raparigas receberam bicicletas no âmbito do Programa ´´Eu Sou Capaz’’ como incentivo para manterem-se na escola e encurtar a distância entre casa e escola.

As bicicletas foram entregues pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswlado Petersburgo, que na ocasião apelou aos pais e encarregados de educação para serem actores activos em prol da manutenção das raparigas na escola. “Estamos a entregar o que o Presidente Nyusi prometeu, não viemos prometer, estamos a realizar”., disse.

#EU SOU CAPAZ

FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO (SEJE) CELEBRAM O MÊS DA MULHER NUM AMBIENTE DE FESTA

Por ocasião do dia 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, reservou espaço na sua agenda para saudar a cada uma das funcionárias pela dedicação, empenho individual e

colectivo na materialização da missão da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) – que é de servir aos jovens, em particular a jovem rapariga.

5 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#SEJE

FEIRA DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO

COMO ALAVANCA DA INTERMEDIAÇÃO

ENTRE A PROCURA E OFERTA DE EMPREGO

Falando na abertura da Feira de Emprego e Empreendedorismo que juntou na Cidade de Maputo, gestores dos recursos humanos, empresas e jovens, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, evidenciou o esforço do sector privado na geração de mais e melhores empregos em Moçambique e apoiou-se aos dados do Instituto Nacional de Estatística para encorajar as empresas a abranger mais jovens.

“Quando analisamos os dados do Instituto Na-

cional de Estatística (INE)-sobre o crescimento Económico, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), e os dados do Instituto Nacional de Emprego (INEP) – Sobre registo de Emprego no país, constatamos que, de 2020 a 2023, o PIB tem vindo a crescer, com uma taxa média anual de 3%, e os Empregos criados também tem vindo a crescer, com uma variação positiva anual de 4%´´ disse.

Noutra vertente, Oswaldo Petersburgo, frisou que Moçambique não pode ser visto de forma

CRISTALIZA-SE
#EMPREGO

isolada “Moçambique não é uma ilha e não pode ser uma excepção da Organização Internacional de estatística ou da Organização Internacional do Trabalho. Estamos numa família internacional, onde há normas e convenções que devem ser seguidas, e que Moçambique é signatário e deve seguir estas normas internacionais; acrescentou destacando os avanços que o país tem alcançado na geração de em-

pregos e implementação das medidas activas de empregabilidade.

No âmbito do Decreto 95/2021, de 23/12 que regula os Estágios Pré-profissionais, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, procedeu à entrega de Certidões às empresas do Grupo Intermoda, Gigawatt; Mozal; Fidelidade e Coca-Cola.

Durante a visita aos Stands, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, interagiu com os jovens e os responsáveis das empresas, tendo manifestado a vontade de ver cada vez mais reforçada a parceria entre o Instituto Nacional de Emprego (INEP) e as empresas.

“acabamos de presenciar aqui um grande potencial que deve ser capitalizado por todos –falo do sector privado, bem como do sector público. INEP deve continuar a trabalhar e di-

vulgar os programas da SEJE. As empresas devem continuar a trabalhar com o INEP e IFPELAC; e os jovens empreendedores devem cada vez mais tirar as inúmeras oportunidades que existem no mercado como forma de empregar outros jovens. Ainda no decurso da Feira realizou-se dois workshops onde debateu-se sobre os temas “Tendência do Mercado do Trabalho e a Empregabilidade dos Jovens” e “Como Alargar as Medidas de Emprego para a Melhoria da Empregabilidade dos Jovens”

7 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE

APURADOS 600 JOVENS PARA O FINANCIAMENTO DE UM MILHÃO E MEIO DE METICAIS CADA

De Novembro de 2022 até Janeiro de 2023, a SEJE, com apoio das reputadas empresas de consultoria KPMG e Plan International Moçambique, lançou as candidaturas da fase nacional do AGORA EMPREGA para todos os jovens moçambicanos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Esta componente tem especial atenção para a captação de mulheres e seu empoderamento, concurso este que contou com a participação de cerca de 10.000 jovens, dos quais 3500 foram apurados e receberam gratuitamente a formação em matérias de gestão financeira, recursos humanos e tramitação de processos de produção e equidade de género nos negócios e nas oportunidades de emprego.

As formações foram ministradas pela reputada equipa da Ernst&Young e a Ideialab, de Agosto a meados de Outubro de 2023. A formação tinha como objectivo doptar os candidatos de ferramentas, conhecimentos e habilidades para a gestão dos seus planos de negócios.

Estes formandos tiveram a oportunidade de submeter os seus planos de negócio, durante o mês de outubro de 2023, e que hoje, dia 02 de Fevereiro de 2024, culmina com a publicação dos 600 finalistas.

O processo de submissão das candidaturas foi gerida pela KPMG em formato on-line no website agoraemprega.seje. gov.mz, e contou com pouco mais de 200 membros do júri selecionados com base na sua experiência e sem que cada um conhecesse os restantes membros, como forma de garantir a transparência do processo.

O AGORA EMPREGA visa ajudar as micro, pequenas e

médias empresas a crescer e a criar oportunidades de emprego, em particular para os jovens moçambicanos.

Este programa distingue -se pelos seguintes valores: Transparência - o processo de candidatura foi de acesso público livre baseado em liberdade de candidaturas e fácil acesso a informações relevantes.

Independência - júri (com quase duas centenas de membros) engajado no processo de avaliação das propostas que geraram esta lista, foi seleccionado de forma independente pela KPMG e Plan International Moçambique, o que permitiu uma actuação independente por parte de cada membro do Júri.

Meritocracia - transitam a categoria de finalistas (potenciais vencedoras) as melhores propostas de negócios de todo o país.

Justiça - todas as propostas foram avaliadas e classificadas usando mesmos critérios, (i) capacidade de desempenho, (ii) qualidade da ideia de negócio, (iii) impacto na geração de postos de trabalho, (iv) inclusão de género, (v) viabilidade técnica e financeira, (vi) consideração de salvaguardas ambientais e sociais.

Importa referir que, no intervalo de 30 dias a contar da data de publicação da lista, os candidatos apurados têm de apresentar a documentação de elegibilidade para acederem os desembolsos que só serão efectuados depois do cumprimento dos requisitos estabelecido no Pré-Acordo, que todos os finalistas terão acesso a partir do dia 05 de fevereiro de 2024.

8 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE

SEJE E SEETP ALINHAM ACÇÕES EM

PROL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Oswaldo Petersburgo e Mety Gondola trabalharam recentemente em Maputo sobre como encontrar formas de acelerar a Acreditação dos Centros de Formação, partilha de recursos humanos e pedagógicos, formação de formadores, e criação de inventivos para que mais jovens possam aderir a formação profissional no país.

A reunião juntou quadros da SEJE e do SEETP.

#JUVENTUDE
10 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #Nas Redes Sociais
11 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #Nas Redes Sociais

620 CARTAS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS PESADOS

ENTREGUES

AOS JOVENS

NO ÂMBITO DO ACREDITA-EMPREGA

SEJE entrega cartas de condução de veículos pesados aos jovens beneficiários do programa EMPREGA. Até ao momento são 620 jovens que beneficiaram de cartas de condução no âmbito do Acredita-Emprega, sendo que maior parte deles se encontram já a trabalhar por conta de outrem. Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego, frisou no acto de entrega das cartas, ser aquele mais um exercício do Governo, inserido nas medidas activas de empregabilidade visando impulsionar a capacidade dos jovens em várias esferas da vida. Na ocasião, Oswaldo Petersburgo exigiu maior responsabilidade por parte dos jovens e aproveitou para informar aos beneficiários do Acredita-Emprega que na zona Centro e Norte a formação arranca já em Maio.

“Para a zona Centro e Norte, atribuímos 15.000 bolsas, para 16 áreas formativas, dentre elas, Carpintaria, Canalização, Artesanato, Reparação de computadores, Gestão e liderança, Gestão e Empreendedorismo, Carta de marinheiro, Extensão Agrária, Carta de Condução, entre outras áreas formativas, de interesse e

impacto na comunidade. Aproveitamos para informar que, para as zonas Centro e Norte a maioria das formações que iniciaram no mês de Abril e Maio vão envolver todos os pontos selecionados como forma de abranger todos os beneficiários.” Frisou Oswaldo Petersburgo.

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, reconheceu o longo período que de espera que os beneficiários tiveram para o arranque das formações e explicou que a mesma se deveu a procedimentos técnico e administrativos, já ultrapassados. Na mesma ocasião, Oswaldo Petersburgo, lembrou que o Acredita Emprega, não só atribuiu bolsas, mas também, contrata provedores de serviços.

“falo de contratar e pagar empresas nacionais – falo de estarmos a colocar dinheiro na economia. Como exemplo, na região sul, contratamos 14 provedores de serviços para as diversas formações, e na região Centro e Norte foram 21 empresas contratadas - incluindo escolas de condução, totalizando assim 35 empresas já contratadas” disse.

12 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #EMPREGA

INEP DELEGAÇÃO DA CIDADE DE MAPUTO, JUNTA AUTORIDADE TRIBUTÁRIA PARA

ATRIBUIÇÃO

DE NUIT AOS CANDIDATOS AO EMPREGO

O Instituto Nacional de Emprego, através da sua delegação na Cidade de Maputo levou a cabo neste segunda e terça-feira juntamente com a Autoridade Tributária (AT), uma actividade de atribuição de NUIT com o objectivo de tornar os serviços públicos cada vez mais próximos dos jovens.

A iniciativa juntou igualmente os quadros do Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ), o que movimentou em dois dias perto de 265 utentes entre os que procuravam pelos servi-

ços do INEP, AT e do IPAJ.

A iniciativa do INEP Delegação da Cidade de Maputo, permitiu que perto de 300 jovens visitassem o Centro de Emprego e procedessem com inscrição para o programa de estágios pré-profissionais, bem como submeter CV’s e buscar oportunidades de emprego através do portal de emprego.

13 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #EMPREGO

INEP, DELEGAÇÃO PROVINCIAL DE GAZA E PARCEIROS DISPONIBILIZAM VAGAS DE EMPREGO E ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS

Trata-se de 174 vagas para estágios pré-profissionais, sendo que a EDM conta com 22 vagas, Saúde com 61 vagas e Educação com 91 vagas.

As outras 132 vagas são reservadas para o emprego na empresa Dingsheng Minerais (50 vagas), clínica esperança (10 Vagas), Nguluzane (01 Vaga), Kenguelekezé (24 Vagas), Loja de Chinês (10 vagas), Movitel (03 Vagas), NHAMBIR¬¬´S PINTOS (03 vagas) e Padaria Chimundo com 30 Vagas. As referidas vagas de estágio pré-profissional e de emprego foram anunciadas no âmbito da realização do Balcão Móvel de Emprego no Distrito de Chibuto.

A Cerimônia de Balcão Móvel de Emprego foi dirigida pelo Administrador

do Distrito de Chibuto, Sérgio Moiane e contou com a presença de cerca de 617 participantes, dentre os jovens e parceiros.

Durante a realização do Balcão Móvel de Emprego no Distrito de Chibuto foram inscritos e orientados profissionalmente 187 candidatos a emprego e os restantes 16 jovens beneficiaram do igual número de KITS no âmbito do programa MEU KIT, MEU EMPREGO.

14 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#EMPREGO

SEJE

MASSIFICA A DIVULGAÇÃO DO REGISTO

DE JOVENS NO PORTAL DE EMPREGO EM CABO DELGADO

A actividade enquadra-se no âmbito da parceria entre o Instituto Nacional de Emprego, delegação provincial de Cabo Delgado e Espaço Livre da Juventude.

A acção tinha como objectivo divulgar as oportunidades para os jovens, apresentar as plataformas e técnicas de procura de emprego, falar do Guião do candidato ao Emprego, e do Manual

do Empreendedor, bem como proceder com a sensibilização para a escolha de cursos de formação profissional como uma das medidas activas para inserção no mercado de emprego.

15 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #EMPREGO

BANCO MUNDIAL VISITA PROJECTO DENOMINADO CASA DA PSICOLOGIA, FINANCIADA PELO AGORA EMPREGA

Banco Mundial visita projecto denominado Casa da Psicologia, fundada por Maria Bila, vencedora da Fase Piloto de Agora Emprega, programa implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE).

A visita a esta beneficiária faz parte da monitoria que a equipe da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego e os seus parceiros tem vindo a realizar aos jovens subvencionados, no quadro de avaliação do desempenho de implementação deste programa.

O programa EMPREGA conta com duas componentes, “Agora Emprega” e “Acredita Emprega”.

A visita da equipe do Banco Mundial a estes beneficiários, esteve inserida na Missão de apoio que esta entidade internacional realizou no mês de Abril com o objectivo de avaliar o impacto do Projecto Aproveitar o Dividendo Demográfico (PADD) em Moçambique.

O programa EMPREGA conta com 50 benefi-

ciários na fase piloto e na fase nacional 500 para o Agora - Emprega, enquanto que para o Acredita - Emprega conta com 5750 beneficiários para região sul, 500 na região centro e 15 mil beneficiários para região norte.

A missão do Banco Mundial, também tinha como objectivo acompanhar a implementação do projecto através de reuniões técnicas, em aspetos fiduciários, de salvaguardas ambientais e sociais, assim como com parceiros de implementação dos programas “Eu Sou Capaz” e “EMPREGA”, identificar lições aprendidas e medidas para uma implementação eficaz dos programas.

16 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#EMPREGO

Lovmo Simango, beneficiou-se do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis em 2022. Em Machaze, concretamente na localidade de Bassane ele dedica-se a comercialização agrícola onde com dinheiro que ganha sustenta a sua família e emprega outros jovens.

FAIJ DINAMIZA SONHOS DE JOVENS

João Malonde é beneficiário do Fundo do Apoio às Iniciativas Juvenis. Ele concorreu ao programa com um projecto de criação de frangos na Província de Manica. Hoje ele agradece o Governo de Moçambique por ver o projecto dar certo no seu Distrito.

A Jovem Regina é um dos exemplos no Distrito de Machaze. Ela conta que acreditar é o primeiro passo para o alcance de tudo que sonhamos na vida. Ela acreditou e hoje implantou um salão de cabeleireiro que um sucesso na sua comunidade. “ todos aqui no distrito tratam cabelos aqui no meu salão, com dinheiro que ganho alimento a minha família e mando os meus filhos para escola. Obrigado Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE)”.

17 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #FAIJ

IFPELAC QUER DINAMIZAR A FORMAÇÃO

PROFISSIONAL EM

TETE

O Director-Geral do IFPELAC, Leo Jamal, escalou recentemente a Província de Tete, com o objectivo de negociar a renovação do Memorando de Entendimento (MdE) da exploração do Centro de Formação Profissional da ICVL.

Na ocasião, reuniu-se com a alta Direção da ICVL, onde apresentou o Balanço do MdE e a proposta do modelo de gestão em virtude da renovação, tendo no final acolhido as sugestões e orientações apresentadas pela ICVL.

Na sequência, visitou as instalações dos Centros de Formação da ICVL, de Tete e Chiúta, onde reuniu com os funcionários e interagiu com os formadores e formandos.

No encontro exortou a necessidade de elevar a imagem do IFPELAC e unir esforços para o cumprimento permanente da missão do IFPELAC diante das adversidades. Nesta província, o Director ainda teve reunião com o representante da ProX - Albino Mhula, com quem falou sobre a decisão tomada no âmbito da Co-Gestão.

18 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#IFPELAC

MOÇAMBIQUE E ANGOLA CONCERTAM POSIÇÕES EM PROL DA JUVENTUDE

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, trabalhou recentemente em Luanda onde foi recebido pelo Ministro da Juventude e Desportos de Angola, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, onde passaram em revista o memorando de entendimento entre os dois países na área da Juventude. Os dirigentes realçaram os laços de amizade entre os dois países e desejam aproximar mais os jovens Moçambicanos e Angolanos em intercâmbios de troca de experiências no domínio económico, cultural e Político. Concertaram igualmente posições para uma boa participação de ambos países na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a realizar-se em Outubro próximo.

Na mesma ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, convidou Angola a participar no V Encontro Nacional da Juventude que se realiza em Agosto próximo em Moçambique.

No quadro da realização da Reunião dos Ministros de Emprego e Trabalho da Região da SADC realizada em Abril na Cidade de Luban-

go, Província de Huila, Moçambique partilhou a sua experiência na implementação de programas que concorrem para a empregabilidade de jovens com destaque para os programas Meu Kit, Meu Emprego, Emprega, e Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ), o que mereceu maior interesse por parte dos países da SADC na troca de experiência.

“Os Ministros e os Parceiros Sociais também notaram que a criação de emprego é uma das prioridades fundamentais para o desenvolvimento a nível nacional em todos os Estados-Membros. A este respeito, sublinharam a necessidade de os Ministérios do Emprego e do Trabalho ou 21 outros ministérios ou departamentos devidamente mandatados desenvolverem as capacidades necessárias para coordenar eficazmente todos os intervenientes relevantes,

19 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE
#COOPERAÇÃO

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, trabalhou recentemente em Luanda onde foi recebido pelo Ministro da Juventude e Desportos de Angola, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, onde passaram em revista o memorando de entendimento entre os dois países na área da Juventude. Os dirigentes realçaram os laços de amizade entre os dois países e desejam aproximar mais os jovens Moçambicanos e Angolanos em intercâmbios de troca de experiências no domínio económico, cultural e Político. Concertaram igualmente posições para uma boa participação de ambos países na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, a realizar-se em Outubro próximo.

Na mesma ocasião, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, convidou Angola a participar no V Encontro Nacional da Juventude que se realiza em Agosto próximo em Moçambique.

No quadro da realização da Reunião dos

Ministros de Emprego e Trabalho da Região da SADC realizada em Abril na Cidade de Lubango, Província de Huila, Moçambique partilhou a sua experiência na implementação de programas que concorrem para a empregabilidade de jovens com destaque para os programas Meu Kit, Meu Emprego, Emprega, e Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ), o que mereceu maior interesse por parte dos países da SADC na troca de experiência.

“Os Ministros e os Parceiros Sociais também notaram que a criação de emprego é uma das prioridades fundamentais para o desenvolvimento a nível nacional em todos os Estados-Membros. A este respeito, sublinharam a necessidade de os Ministérios do Emprego e do Trabalho ou 21 outros ministérios ou departamentos devidamente mandatados desenvolverem as capacidades necessárias para coordenar eficazmente todos os intervenientes relevantes, tais como os responsáveis pelas finanças e pelo comércio, bem como o sector priva-

20 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE

SEJE E FNUAP FORTIFICAM RELAÇÕES EM PROL DO BEM ESTAR DOS JOVENS

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, e a Representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Bettina Maas, mantiveram recentemente um encontro visando passar em revista a cooperação existente entre as duas instituições.

No encontro, os dirigentes falaram da operacionalização dos programas em carteira e perspetivaram acções futuras no quadro da implementação do Programa Geração Biz e da iniciativa Rapariga Biz.

“Suécia e Canadá já confirmaram a fase II. Neste momento estamos em curso o processo de revisão dos documentos e preparação para a assinatura

dos acordos de financiamento”, disse a Representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Bettina Maas.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, reafirmou que a SEJE continua aberta para cooperar e aproveitou a oportunidade para convidar a representante do FNUAP para participar no V Encontro Nacional da Juventude a ter lugar na província de Manica em Agosto próximo.

21 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #COOPERAÇÃO

PAÍSES DA REGIÃO DA SADC SAUDAM MOÇAMBIQUE PELA CRIAÇÃO

DA SEJE

“Em Moçambique, foi criada, em 2020, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), encarregue de promover a empregabilidade juvenil e a concretização do dividendo demográfico, enquanto no Botswana e no Zimbabwe foram criados novos departamentos responsáveis pela promoção do emprego junto dos Ministérios do Trabalho”.

Esta evolução foi acolhida como um passo positivo, pelo que a eficácia dessas configurações institucionais deve ser avaliada para servir de referência para potencial réplica noutros Estados Membros, sublinhou o secretariado da SADC durante a realização da Reunião dos Ministros de Emprego e de Trabalho que teve lugar em Angola.

No que concerne ao ponto de Relatório sobre as Políticas e Estratégias Macroeconómicas Sectoriais pró-emprego nos

Estados Membros da SADC, a delegação moçambicana a este evento, partilhou que o Governo aprovou a Política de Emprego e o Plano de Acção da Política de Emprego (2021-2024) com oito Pilares envolvendo 20 instituições do sector público, o que tem estado a resultar para uma melhor coordenação das acções de geração de emprego.

A delegação moçambicana esteve composta pelos quadros da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, do Ministério do Trabalho e Segurança Social e parceiros sociais.

Moçambique faz parte dos países que adoptam a abordagem de cooperação bilateral no domínio de trabalho com alguns países e tem trabalhado com a Organização Internacional das Migrações (OIM) em diversas áreas dentro do país.

22 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2024#SEJE #COOPERAÇÃO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.