JUVENTUDE, NOSSA AGENDA
PROPRIEDADE: SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO l EDIÇÃO: 8 l JULHO DE 2024 l PERIODICIDADE: BIMENSAL
PROGRAMA EMPREGA É UMA REALIDADE

#SUMÁRIO #SUMÁRIO #SUMÁRIO
#SUMÁRIO
#SUMÁRIO #SUMÁRIO #SUMÁRIO
#SUMÁRIO
#SUMÁRIO #SUMÁRIO
#SUMÁRIO #SUMÁRIO
03
“JUVENTUDE MOÇAMBICANA SE REVELA COMO AGENTE DE MUDANÇA NO PAÍS”
06
40 PROFISSIONAIS DA SEJE E SEETP CAPACITADOS EM TÉCNICAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
08
ANGOCHE VAI TER UM CENTRO DE EMPREGO DE RAIZ
10
HÁ PROGRESSOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
13
JOVENS RECEBEM CARTAS DE CONDUÇÃO PARA VEÍCULOS PESADOS
FICHA TÉCNICA
15
GORONGOSA GANHA UM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISISONAL MODERNO
17
SEJE PROCEDE A ENTREGA DA COORDENAÇÃO ROTATIVA DO PROGRAMA GERAÇÃO BIZ AO MINISTÉRIO DA SAÚDE
19
JOVENS DE INHAMBANE RECEBEM CHEQUES ATÉ 1.500.000 CADA
21
PROGRAMA EMPREGA COLOCA 57 MILHÕES DE METICAIS NAS MÃOS DE JOVEBNS EM SOFALA
24
PROGRAMA “AGORA-EMPREGA” ALOCA 32 MILHÕES DE METICAIS PARA PROJECTOS JUVENIS EM NIASSA
PROPRIEDADE: Secretaria de Estado da Juventude e Emprego
COORDENADOR: Rafique Cassamo
COLABORADORES: Olivio Micacho, Alex Nhambir, Armando Tovela, Francisca Macie, Araújo Araújo DESIGN e PAGINAÇÃO: Benigno Papelo
REGISTO: 19/GABINFO/DEPC/210/2023

“JUVENTUDE MOÇAMBICANA SE REVELA COMO AGENTE DE MUDANÇA NO PAÍS”
O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que a Juventude moçambicana se revela como agente de mudança no País, após o seu empoderamento em várias áreas de conhecimento.
Filipe Nyusi afirma que há maior satisfação em saber que existem jovens moçambicanos a receber convites para fabricar e produzir tecnologia para dentro e fora do país.
O Chefe de Estado falava em Maputo, na Gala nacional da décima edição do “Prémio Jovem Criativo”.
“Tenho informação de que alguns de vocês estão a ser caçados, mas se forem caçados na positiva eu vou me sentir orgulhoso. Essa convergência é em

causa do empoderamento da nossa juventude em que os próprios se revelam como agentes da mudança” disse
Filipe Nyusi afirmou que a juventude é um grupo incontornável no processo da evolução de Moçambique.
O Prémio Jovem Criativo é uma iniciativa do Governo que se realiza anualmente em parceria com o movimento associativo juvenil e demais intervenientes dos sectores público e privado.
A iniciativa, reconhece, homenageia e distingue jovens que se destacam pelo seu contributo no desenvolvimento do País.

#FORMAÇÃO PROFISSIONAL

PRESIDENTE NYUSI LANÇA A PRIMEIRA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE MUIDUMBE
O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou a primeira pedra para a construção do novo edifício que vai acolher o futuro Centro de Formação Profissional de Muidumbe, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O centro referido está projectado para formar anualmente mil jovens, nas especialidades de mecânica de manutenção de equipamentos agrícolas, canalização e electricidade instaladora.
Segundo Chefe do Estado, as especialidades elencadas são áreas do saber fazer que contribuem directamente para a elevação dos níveis de produção e produtividade.
“É para nós motivo de muita satisfação procedermos hoje ao lançamento da primeira pedra para construção do Centro de Formação Profissional de Muidumbe. Com este acto, estamos a deitar a semente nesta vila de Muidumbe, uma vila que entregou muitos
dos seus melhores filhos para libertar a pátria, neste distrito produziram os generais, Salésio, Ntumuke, Tomé Eduardo e mais outros jovens que libertaram este país”, disse Nyusi.
As obras estão orçadas em 70 milhões de meticais (cerca de 1,1 milhão de dólares), montante proveniente de comissões de projectos de exploração de gás de Pande, Inhassoro e outros.
“Essas contribuições uma parte tiraram para apoiar a construção do Centro de Muidumbe”, explicou o Chefe do Estado.
Informou ainda que já foram concluídos e Inaugurados os Centros de Formação Profissional dos distritos de Morrumbala, Inhassoro e Gorongosa, nas províncias de Zambézia, Inhambane e Sofala, respectivamente.
Actualmente estão em construção os centros de formação profissional de Chimoio, Ilha de Moçambique e Angónia, nas províncias de Manica, Nampula e Tete.

IFPELAC RECEBE ESTUFA DE PRODUÇÃO DE PIRI-PIRI E LABORATÓRIO DE CULINÁRIA REQUALIFICADO
O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), recebeu uma Estufa para produção de Piri-piri e um laboratório de culinária requalificado com equipamento moderno.
Dirigindo-se aos presentes, o Director-geral do IFPELAC, Leo Jamal, acredita que com esta Estufa de Piri-Piri e com o laboratório de culinária requalificado, o IFPELAC, como instituição, poderá fornecer com melhor qualidade as formações ligadas ao sector de hotelaria e turismo.
“É o Piri-piri, em particular, que estabeleceu esta nossa relação, por isso pretendemos daqui para frente produzir em grandes quantidades com uma
marca muito natural que é “Delícia da KaTembe”. Um exemplo de que a nossa intervenção não visa só resolver o problema da formação, mas também, visa contribuir para o mercado de trabalho e da economia”.
Por seu turno, Mehmed Taha Dogan, representante da Agência Turca de Cooperação Internacional em Moçambique, disse que: “Nós temos a esperança de que a Directora do Centro de Formação da KaTembe irá cuidar da melhor forma a Estufa, assim como a Cozinha pois vão dar cursos para que os jovens aprendam a produzir e, acreditamos que trará, também, melhores frutos para o próprio Centro e para a comunidade local”.

40 PROFISSIONAIS DA SEJE E SEETP CAPACITADOS
EM TÉCNICAS DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE QUALIFICAÇÕES
O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), com apoio da GIZ Pró-Educação, realizou o Seminário de Encerramento da Capacitação de Técnicos da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) e da SEETP, no contexto de trabalho, em matérias de recolha, tratamento de dados e produção de relatórios de Pesquisa Aplicada no âmbito do Programa de Seguimento de Graduados e da Pesquisa sobre Empregabilidade dos Graduados da Formação Profissional.
O seminário tinha como objectivo divulgar os resultados da capacitação prática e em contexto de trabalho dos técnicos da SEJE e da SEETP em matérias de Recolha, Tratamento de Dados e Produção do Relatório sobre a Satisfação das Empresas com os Graduados da Formação Profissional do IFPELAC.
A capacitação ora encerrada beneficiou 22 profissionais em Técnicas de Pesquisa e outros 18 técnicos em Desenvolvimento Curricular, perfazendo um total de 40 beneficiários.
Na ocasião, o Inspector-Geral Sectorial da SEJE, Agnaldo Taula, disse que o relatório sobre a Satisfação de Empregadores em relação aos graduados avaliados apresenta uma apreciação positiva por parte dos Empregadores, sendo que o nível de satisfação é de cerca de 87,7% (entre muito satisfeito e satisfeito). Ainda do ponto de vista das Competências, as empresas estão entre satisfeitas a muito satisfeitas, com os conhecimentos e com as atitudes demonstradas pelos graduados contratados.
O seminário contou com a participação de diferentes intervenientes e interessados no domínio da Educação Profissional com destaque para os técnicos e dirigentes da SEJE, directores gerais, quadros do IFPELAC e INEP na Cidade e Província de Maputo, técnicos da SEETP, Empresas envolvidas na pesquisa de satisfação e graduados do IFPELAC envolvidos na pesquisa.

36 CADETES DA ACADEMIA MILITAR SAMORA MACHEL FORMADOS EM ELECTRICIDADE INSTALADORA, CANALIZAÇÃO E ELECTRICIDADE AUTO
O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), formou através do Centro de Formação Profissional de Nampula, 36 Jovens Cadetes finalistas da Academia Militar Samora Machel nos cursos de Electricidade Instaladora, Canalização e Electricidade Auto.
Os formandos (cadetes) são estudantes dos cursos de Engenharia Militar, Engenharia Electrónica e Comunicações e Engenharia Mecânica de Autos e Blindados.
Esta actividade serviu de estágio prático para os estudantes finalistas da Academia na qual fizeram conciliação da teoria e prática, cujo resultado demanda um contrato de formação entre a Delegação Provincial do IFPELAC e a Academia Militar, uma vez manifestado interesse de estreitar relações através de um memorando de entendimento entre as duas instituições com vista a beneficiar mais estudantes.
A formação teve a duração de 05 dias

ANGOCHE VAI TER UM CENTRO DE EMPREGO DE RAIZ
Iniciaram no Distrito de Angoche, província de Nampula, as obras de construção do Centro de Emprego de Angoche com financiamento da Agência Italiana de cooperação para o desenvolvimento.
Falando no acto de lançamento da primeira pedra, Oswaldo Petersburgo, disse que o início das obras de construção daquele Centro de Emprego materializa o cumprimento do que está plasmado no Programa Quinquenal do Governo no que se refere a implantação de mais centros de emprego.
´´Desejamos concluir as obras ainda este ano, com este acto já estão iniciadas todas as obras prometidas a luz do
programa do Governo na área do emprego e da Formação Profissional.´´
Os Centros de Emprego são locais de intermediação entre a procura e oferta de vagas de emprego, orientação profissional e outros serviços prestados pelo Instituto Nacional de Emprego em prol dos jovens (INEP).
O Administrador de Angoche, William Tuzine e a Presidente do Municipio, Dalila Ussene, presentes no acto louvaram a iniciativa e prometeram fazer o acompanhamento das obras.

IMPLANTA-SE UM NOVO CENTRO DE EMPREGO
NA MANHIÇA
O Distrito da Manhiça, na província de Maputo, vai ter um Centro de Emprego de raiz, pertencente ao Instituto Nacional de Emprego (INEP), tutelado pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo. Para o efeito foi lançada nesta quinta-feira naquele distrito a primeira pedra para o início das obras. Para além da Manhiça, mais dois distritos terão Centros de Emprego, nomeadamente Angoche na província de Nampula e Mocuba na Zambézia, sendo que neste último distrito as obras já estão em curso. Os três centros são financiados pela Italia.
Falando no acto do lançamento da primeira pedra, Oswaldo Petersburgo exigiu celeridade na execução das obras e destacou
que um Centro de Emprego é um lugar de Esperança e verdadeiro conector do Mercado laboral._enquanto que o representante da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, Alberto Tanganeli, na qualidade de entidade financiadora, garantiu que os três Centros serão construídos e entregues ainda este ano, respeitando os prazos pré estabelecidos.
A Administradora do Distrito, Fernanda Moçambique, em nome da População agradeceu e frisou que aquele empreendimento vai ajudar bastante os jovens da Manhiça e não só.

HÁ PROGRESSOS NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Moçambique alcançou, nos últimos anos, progressos na promoção e protecção dos direitos da pessoa com deficiência, com enfoque para o acesso aos cuidados de saúde, educação, formação técnico-profissional e mercado de emprego.
Estas acções ganham maior notabilidade com a inserção de jovens com deficiência no mercado laboral e do auto-emprego.
No âmbito dos esforços para promover a inclusão deste grupo, a Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, acaba de inaugurar a Incubadora de Empreendedorismo Juvenil Inclusiva, a funcionar nas instalações do Instituto Nacional de Emprego (INEP), no bairro da Machava, província de Maputo.
O centro proporciona oportunidades de os jovens desenvolverem habilidades, ampliarem as redes de contacto para melhor integração deles no ambiente laboral e contribuir para o crescimento socioeconómico do país.
Trata-se de uma iniciativa que vai contribuir para a aceleração da implementação de ideias e projectos de micro e pequenas empresas no sector digital de jovens, com foco na área de tecnologia de informação e comunicação.
Oswaldo Petersburgo, secretário da Juventude e Emprego, considera fundamental que estas oportunidades sejam aproveitadas ao máximo, permitindo
que jovens, incluindo pessoas com deficiência, desenvolvam todo o seu potencial e se tornem agentes activos na sociedade, pois só assim se garantirá que ninguém fique de fora.
“Temos estado a trabalhar desde 2020 para implantar no país oito incubadoras, de acordo com o Programa Quinquenal do Governo. E aqui vai uma menção à União Europeia (UE). Os Estados-membros da UE têm trabalhado com o Executivo moçambicano, apoiando esta iniciativa de implantação de incubadoras”, disse.
Anotou estar em funcionamento uma outra incubadora na província de Cabo Delgado, cidade de Pemba, cuja construção teve apoio de Portugal e da UE. Até ao momento, segundo o dirigente, foram entregues seis incubadoras, faltando duas, uma em Inhambane e outra no Niassa.
Sobre as infra-estruturas por serem entregues, os projectos estão na fase de concursos públicos e serão edificadas com recurso a fundos do Orçamento do Estado.
Já o director-geral da Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), Marco Rusconi, enfatizou a importância de se investir na juventude, garantindo que tenha acesso a oportunidades de emprego dignas e relevantes, incluindo no campo das tecnologias de informação e comunicação.








JOVENS RECEBEM CARTAS DE CONDUÇÃO PARA VEÍCULOS PESADOS
Cerca de 200 jovens beneficiários do Acredita-Emprega, programa implementado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) receberam cartas de condução nesta quarta-feira na Cidade de Maputo. O acto foi dirigido pelo Secretário de Estado, Oswaldo Petersburgo, que na ocasião apelou para maior responsabilidade por parte dos jovens.
“Perto de 25mil meticais foram investidos gratuitamente para cada um de vocês conseguirem estas cartas. Saiem daqui com uma carta de condução C1, que em outras palavras é carta para condução de veículos pesados, mas também saiem daqui com desafios, desafios porque a carta não é o objectivo final, mas é um elemento que vocês jovens escolheram para fazer servir de instrumento para busca de mais oportunidades” disse Oswaldo Petersburgo.
Na mesma ocasião, Petersburgo falou das etapas do programa e lembrou que neste momento não há nenhuma janela aberta para os jovens concorrerem ao Acredita-Emprega, sendo que a mesma será aberta oportunamente.
“Neste percurso de Acredita-Emprega, nós lançamos a oportunidade, tivemos através da assistência técnica promotores que inscreveram os jovens bairro a bairro, outros jovens infelizmente não acreditaram e ficaram para atrás, mas também alguns
que acreditaram frequentaram o curso, reprovaram e vocês conseguiram terminar e venceram, por isso estão aqui. Caros jovens ao fazerem-se a estrada exigimos de vós muita responsabilidade, mas também segurança. Façam valer o que apreenderam e dominem o código de estrada. Também queremos lembrar a todos que aquando do lançamento deste programa, Sua Excelência Engenheiro, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, disse e passo a citar “ programa Emprega é Real” – fim da citação.
Continuado Petersburgo referiu que “ eu faço essa citação porque durante este processo há quem não acreditou e desistiu. Nós, neste momento não temos nenhuma janela para concorrerem. Os jovens que estão não concorreram em 2024, concorreram em 2022 e outros em 2023 e passaram para selecção, formação e hoje estão a receber suas cartas pelo facto de terem acreditado. Queremos também destacar que nas regiões centro e norte decorrem neste momento as formações e nos locais onde ainda não iniciaram, vão começar em breve. Estamos a fazer seguimento daqueles que concorreram e participaram neste processo”

AGORA EMPREGA CHEGA EM NAMPULA
Os primeiros 51 jovens receberam os seus cheques na província de Nampula, representando distritos de Ribaué, Nacarroa, Erati, Angoche, Nacala, Nacala Porto e Nacala Velha, Rapale, Malema Mogovolas, Murrupula e Cidade de Nampula.
O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswalödo Petersburgo, congratulou aos vencedores do programa e explicou cada etapa do Agora-Emprega.
“Quando iniciamos a implementação deste programa, o Agora-Emprega, alguns duvidaram, alguns desconfiaram, outros não acreditaram, que um jovem moçambicano sem qualquer influência, somente com a sua vontade de fazer mais e melhor através de empreendedorismo poderia receber o financiamento de até 1.500.000,00 (Um Milhão e Quinhentos Mil Meticais) sem necessidade de reembolso.
Na mesma ocasião e falando para os que não conseguiram apurar para esta fase, o timoneiro da pasta da Juventude e Emprego, deixou palavras de esperança e encorajamento apon-
tando para existência de outros programas de financiamento onde os jovens podem ter outras oportunidades.
“Queremos encorajar aos beneficiários deste programa que não transitaram para esta fase para não desistirem. Também queremos afirmar que apesar de hesitação inicial sobre o programa, tivemos jovens que acreditaram, confiaram concorreram e venceram, mas também tivemos outros jovens que mesmo tendo concorrido não cumpriram com os requisitos do programa e foram desqualificados, estou a falar de pouco mais de 10 mil jovens que concorreram, desses 3.500 passaram para a fase de formação gratuita em plano de negócios, gestão de negócios entre outros aspectos, depois deste processo, esses jovens voltaram a submeter facultativamente os seus planos de negócios onde através de um júri totalmente transparente com 200 membros do júri liderados pela KPMG, foram selecionados e hoje recebem seus financiamentos´. disse

GORONGOSA GANHA UM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISISONAL
MODERNO
Foi inaugurado no Distrito de Gorongosa, província de Sofala o Centro de Formação Profissional de Gorongosa, infraestrutura pertencente ao IFPELAC. Construído com fundos do Orçamento do Estado e com apoio do Parque Nacional de Gorongosa através de fundos de Países baixos. O Centro de Formação Profissional de Gorongosa tem capacidade para formar 720 Jovens ano, nas áreas de Restauração, Culinária, Canalização, Pedreiro e Processamento de Alimentos.
Na sua intervenção após inaugurar o Centro, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo disse:
“gostaria de usar desta oportunidade para falar de três coisas, Paz, Trabalho e Confiança. Paz porque com paz
conseguimos trabalhar, com paz já estamos aqui a falar de formação profissional, com paz construímos este centro de formação profissional, com paz trouxemos para Gorongosa algo concreto, algo objectivo. A paz permitiu que houvesse trabalho e depois disso a confiança, a confiança do Reino dos Países Baixos, neste caso Holanda. Presidente Nyusi trouxe a Paz, o IFPELAC trabalhou e o Reino dos Países Baixos financiou”
Petersburgo frisou que aquela infraestrutura materializa o compromisso do Governo em levar a formação profissional para mais pontos do país, um esforço de Sua Excelência Presidente da República, Filipe Nyusi.

V CONSELHO COORDENADOR
DA SEJE: A APOSTA É CONTINUAR A TRABALHAR PARA A JUVENTUDE
A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) reuniu-se semana passada, em Sofala, no seu V Conselho Coordenador para, entre vários aspectos, avaliar o grau de cumprimento das recomendações do último Conselho realizado em Quelimane, bem como delinear novas estratégias de forma a concretizar as acções desenhadas no âmbito do Plano Quinquenal do Governo para a promoção do emprego e auto-emprego nos últimos seis do presente mandato.
A reunião contou com a participação de responsáveis nacionais, provinciais, chefes de departamentos, delegados provinciais do SEJE e do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), parceiros, entre outros interessados.
´´De 2020 a esta parte lançamos e implementamos o programa Eu Sou Capaz, Construímos, modernizamos e apetrechamos os nossos Centros de Formação Profissional, implantamos incubadoras de empoderamento juvenil, promovemos estágios remunerados e não remunerados, atribuímos Kits através do programa Meu Kit, Meu Emprego, financiamos jovens através do Fundo de apoio às iniciativas Juvenis (FAIJ) e implementamos o programa Emprega nas suas componentes, Agora Emprega e Acredita Emprega, entre outros programas de impacto directo para vida das famílias Moçambicanas e em particular dos Jovens´´

SEJE PROCEDE A ENTREGA DA COORDENAÇÃO ROTATIVA DO PROGRAMA GERAÇÃO BIZ AO
MINISTÉRIO DA SAÚDE
A vulnerabilidade das crianças em idade escolar, adolescentes e jovens, em consequência de conflitos, deslocamentos internos e mudanças climáticas, é um dos desafios prementes na implementação do programa nacional, “Geração Biz”.
O Programa, que já atingiu pouco mais de um milhão de pessoas, foi lançado em 1999 e é uma iniciativa conjunta do governo de Moçambique e do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).
O objectivo fundamental do programa é a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, incluindo a prevenção do HIV e combina várias abordagens e actividades.
O ministro da Saúde, após receber as pastas das mãos do Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, anterior coordenador desta actividade, descreveu as acções passadas e futuras deste progra-
ma, perante dezenas de actores nacionais e estrangeiros reunidos para balanço e projecção das estratégias a adoptar para o sucesso da iniciativa.
“Apesar dos sucessos alcançados pelas suas iniciativas específicas, como a RAPARIGA e o SMS BIZ, ainda enfrentamos alguns desafios na materialização dos objectivos deste programa. Assim, esperamos que esta reunião discuta soluções para uma implementação efectiva das intervenções previstas”, disse o governante.
Adicionalmente, o ministro da Saúde afirmou que desde o seu início, em 1999, o programa tem vindo a ajustar-se aos desafios de cada momento, proporcionando informação, conhecimento e habilidades necessárias aos adolescentes e jovens, para que estes conheçam, dominem e façam o devido uso dos seus direitos sexuais e reprodutivos, com enfoque especial para a rapariga.

PROGRAMA EMPREGA APRESENTA BENEFICIÁRIOS
EM GAZA E RECEBEM CHEQUES ATÉ 1.500.000
Os jovens receberam os cheques neste sábado na Cidade de Xai-xai numa cerimónia dirigida pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo e que contou com a presença da Governadora de Gaza, Margarida Mapandzene.
Na ocasião, Petersburgo explicou a essência do programa, fase a fase, e falou da necessidade do processo de mentoria em curso para uma melhor gestão dos fundos.
Estes jovens primeiro procuraram a informação, segundo acreditaram no
programa, terceiro concorreram, quarto passaram por várias fases ”.
Na mesma ocasião, Oswaldo Petersburgo, assegurou que todos os beneficiários que cumpriram com todos procedimentos do programa e chegaram a fase conclusiva do Agora-Emprega terão o financiamento.

JOVENS DE INHAMBANE RECEBEM CHEQUES ATÉ 1.500.000 CADA
Perto de 30.000,000 (trinta milhões de Meticais) do programa EMPREGA, na sua componente Agora-Emprega, foram desembolsados para os beneficiários do Agora-Emprega na província de Inhambane.
Trata-se de jovens dos distritos de Inhambane, Maxixe, Morrumbene, Massinga, Homoine, Inharrime, Govuro, Vilankulo, Mabote, Inhassoro e Funhalouro que acreditaram, concorreram, submeteram os seus planos de negócios e venceram com a finalidade de terem um financiamento de até 1.500.000 (Um Milhão e Quinhentos Mil Meticais) sem necessidade de reembolso.
Falando durante o acto de entrega do financiamento, Oswaldo Petersburgo, frisou que a SEJE vai continuar a ser consistente no cumprimento da orientação dada pelo Presidente Nyusi aquando do lançamento
do programa EMPREGA em 2021 e aproveitou a ocasião para agradecer o Banco Mundial pelo apoio.
“estamos a cumprir com o que prometemos. Em finais de 2021 lançamos o programa, em 2022 abrimos a janela de oportunidade para os jovens concorrer, contratamos um consórcio liderado pela renomada empresa KPMG, os jovens concorreram, foram selecionados e hoje estamos a apresentar esses vencedores, província a província. Em Nampula deixamos 70 milhões, em Gaza 26 milhões e hoje estamos aqui em Inhambane onde também deixamos perto de 30 milhões de meticais nas mãos de jovens. Estamos a ser consistente nas nossas palavras, estamos a cumprir com o que Sua Excelência Presidente Filipe Nyusi falou no último Estado da Nação em sede do Parlamento”, disse Oswaldo Petersburgo.

PROGRAMA EMPREGA INJECTA 75 MILHÕES DE METICAIS PARA OS JOVENS DA ZAMBÉZIA
A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego vai desembolsar 75 milhões de Meticais para financiar 50 projectos de geração de rendimento na província da Zambézia. O financiamento ocorre no âmbito do programa “Agora Emprega”.
O secretário da Juventude e Emprego, Osvaldo Petersburgo, defende que os fundos do programa “Agora Emprega” são exclusivamente para desenvolver projectos que visam o desenvolvimento dos distritos.
Ao todo, foram submetidos 1123 projectos de jovens para o financiamento do programa “Agora Emprega”, ao nível da província da Zambézia, tendo sido apurados para a fase de formação
58 finalistas. Deste número, foram qualificados 50 projectos e desqualificados oito.
Os jovens beneficiários manifestaram a sua satisfação pela aprovação dos seus projectos.
Oswaldo Petersburgo disse, na ocasião, que o programa é de altos padrões de transparência e que qualquer tentativa de corrupção não será tolerada.

PROGRAMA EMPREGA COLOCA 57 MILHÕES DE METICAIS NAS MÃOS DE JOVEBNS EM SOFALA
O valor destina-se ao financiamento de planos de negócios de jovens vencedores do Agora Emprega, fase nacional, programa lançado em finais de 2021 por Sua Excelência o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Falando no acto da entrega de cheques, na companhia da Secretária de Estado na província de Sofala, Cecília Chamutota, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, lembrou que os jovens que hoje recebem os seus financiamentos cumpriram com várias etapas e procedimentos exigidos no programa.
“Este programa tem um binômio muito importante, que é o binômio da Transparência e Meritocracia.
Estamos a falar que a nível nacional concorrem 10mil jovens, não concorreram em 2024, não concorreram hoje. Destes, 3500 passaram para a fase de formação, porque eles primeiro concorreram e tiveram uma formação com uma empresa especializada e de renome nacional e internacional. Depois desta fase de formação tiveram oportunidade de voltar a submeter planos de negócio onde foram considerados a nível nacional 600 vencedores. Publicamos no jornal de maior circulação no país, bem como nas nossas plataformas e hoje estão aqui a receber os cheques para implementar os seus projecto ” disse Oswaldo Petersburgo

JOVENS DE MANICA RECEBEM 63 MILHÕES DE METICAIS DO PROGRAMA EMPREGA
Trata-se de jovens vencedores do programa Emprega, na sua componente Agora-Emprega. Os jovens são provinientes de vários distritos da província de Manica onde localmente submeteram as suas candidaturas e venceram todas etapas até esta fase de financiamento.
Oswaldo Petersburgo, frisou no acto de entrega de cheques realizada hoje na Cidade de Chimoio, que os jovens vão passar por mais uma fase correspondente a mentoria, o que vai lhes possibilitar aprimorar mais ainda os procedimentos do programa visando o cumprimento de todas as exigências.
“COM O PROGRAMA EMPREGA, ESTAMOS A APOIAR JOVENS COM FOCO NA MELHORIA DE SUAS VIDAS E DAS SUAS FAMÍLIAS” – DISSE
OSWALDO PETERSBURGO
O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, falava na Cidade de Tete durante a cerimónia de entrega de cheques no âmbito do programa EMPREGA, componente Agora Emprega.
´´O Jovem do Agora Emprega, benefi-
cia a sua família, mas também a família de outros Jovens, porque vai dar emprego aos Jovens, terá trabalhadores e esses trabalhadores também vem de determinadas famílias, por isso o impacto do programa Agora Emprega é no seio das família moçambicanas. Não se pode somente falar de Jovens, estamos a falar efetivamente de famílias moçambicanas que estão a ser beneficiar deste programa de sua Excelência o Presidente da República, Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi.

JOVENS DE CABO DELGADO RECEBEM FINANCIAMENTO DO AGORA EMPREGA
Foram entregues neste domingo os cheques de até 1.500.000 para o financiamento de jovens vencedores do Agora Emprega, na província de Cabo Delgado. O acto foi dirigido pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, na Cidade de Pemba, e contou com a presença do Governador, Valige Tauabo e do Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Satar Gani.
O Secretário de Estado disse na ocasião que com a entrega de cheques em Cabo Delgado, o programa fecha o ciclo pelas 11 províncias do país onde vários jovens beneficiam-se do Agora-Emprega.
“ em outubro de 2021 quando Sua Excelência o Presidente da República dizia que o programa Emprega é real dirigia-se a nação moçambicana, dirigia-se aos jovens moçambicanos, apelando para que participassem, para que acreditassem, e para que pudessem concorrer a estes valores. Hoje estamos a testemunhar aquilo que Sua Excelência o Presidente da República disse como patrono deste programa. Sobre este aspecto, fomos a
nossa história olhar para o percurso da nossa macro estrutura governamental, olhar os programas iminentemente dirigidos aos jovens e olhando num intervalo entre 1975 a 2024 não encontramos nenhum outro programa que financiou 825 milhões de meticais somente para os jovens. É o primeiro programa e é dirigido por Sua Excelência o Presidente da República, Engenheiro Filipe Jacinto Nyusi, que trás um empoderamento totalmente dirigido aos jovens com este valor”
Oswaldo Petersburgo, aproveitou igualmente a oportunidade para informar a todos que ainda este ano será aberta mais uma oportunidade para todos os jovens acederem ao programa, na componente de estágios pré-profissionais remunerados.
´´Para aqueles que não concorreram ou candidatou-se no programa e oor alguma razão desqualificados, existe mais uma oportunidade. Vamos lançar ainda este ano, os estágios pré.-profissionais remunerados´´disse

PROGRAMA “AGORA-EMPREGA” ALOCA 32 MILHÕES DE METICAIS PARA PROJECTOS JUVENIS EM NIASSA
O programa “Agora-Emprega”, uma iniciativa do Governo levada a cabo através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), alocou um montante de 32 milhões de meticais para apoiar iniciativas de jovens empreendedores da província do Niassa, norte de Moçambique.
Segundo informações divulgadas, serão beneficiados projectos baseados nos distritos de Lichinga, Cuamba e Lago, cuja maioria é gerida por mulheres que se dedicam a diversas actividades, com destaque para a criação de frango, processamento de carnes bovina e caprina, agricultura, restauração e beleza.
Durante a cerimónia de entrega do fi-
nanciamento, o secretário do Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, desafiou os jovens a focarem-se na procura de soluções para ultrapassar as dificuldades que enfrentam e acabar com o desemprego em vários pontos do País, secundando que o Executivo tem apostado na expansão da formação técnico-profissional como forma de apoiar a camada juvenil.

MOÇAMBIQUE PARTICIPA NA REUNIÃO DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO PARA ASSUNTOS DE DESENVOLVIMENTO, EMPREGO E TRABALHO DA UNIÃO AFRICANA
A reunião decorreu em Adis Abeba, na Etiópia, e contou com a presença de uma delegação tripartida (CTA, OTM-CS E CONSILIMO). A delegação moçambicana foi chefiada pela Secretaria Permanente da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, Ivete Alane e incluiu quadros do Ministério do Trabalho e Segurança Social.
No encontro, Moçambique assegurou apoio da OIT para a capacitação do país em matérias de dinamização e valorização do ecossistema da economia social e Solidária com base nos programas promovidos pela SEJE e outras instituições, com enfoque na geração de emprego e renda.


Oswaldo Petersburgo em representação de Sua Excelência Presidente da República, ´´Filipe Nyusi, na companhia de Sua Alteza Infanta Cristina de Espanha procederam na Universidade Politécnica ao lançamento do Fórum “Work 4 Progress”, programa que tem feito investimentos através da Fundação La Caixa nas províncias de Cabo Delgado e Maputo.
