Page 1

Revista Edição nº7 Dezembro / 2015 Distribuição Gratuita Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros e Institutos de Beleza dos Vales

VERÃO

2016 PEDE NATURALIDADE

Dicas de cabelo e maquiagem para a estação mais quente! Página 8

SINDICABES

NOTÍCIAS

SALÃO PARCEIRO

20 anos de atuação e parceria com os associados

Dia Nacional dos Profissionais da Beleza

Entenda como funciona o Projeto de Lei: Salão Parceiro

Página 12

Página 14

Página 16


Foto: Roberta Colombo

ÍNDICE 03 - Editorial 04 - Agenda e Eventos Sindicabes 06 - Notícias 08 - Verão 2016 12 - 20 anos de Sindicabes 14 - Dia Nacional dos Profissionais da Beleza 16 - Projeto de Lei Salão Parceiro DIRETORIA EXECUTIVA SINDICABES 2014-2018

Palavra da Presidente Queremos comemorar junto com nossos representados e associados os 20 anos do Sindicabes, completados no dia 15 de dezembro. Foram muitos anos de esforços de toda a categoria e a participação de presidentes anteriores para idealizar e manter esta entidade que representa nosso setor. Nossa maior luta ainda é a formalização do setor de beleza e estética, que visa melhorar a formação de novos profissionais, normas de higiene e segurança no trabalho. Estamos no caminho, leis para serem aprovadas e algumas em finalização como a do SALÃO PARCEIRO - PL 5230, que garante melhor relação de trabalho entre o proprietário e os prestadores de serviços. O Sindicabes conta hoje com mais de 400 associados na base de seus 53 municípios e representa mais de 3.500 representados que atuam nas mais diversas áreas da beleza e estética. Convido a todos para que, nesta passagem dos 20 anos, venham nos conhecer ou solicitem uma visita. Buscamos sempre estreitar relacionamentos e propiciar melhorias no atendimento com nossos representados e também nos produtos e serviços oferecidos como: plano de saúde, telefonia, seguro de vida, cursos e eventos. Acesse nosso site (www.sindicabes.com.br) ou curta nossa página no Facebook (Sindicabes dos Vales) para receber nossas notícias. Parabéns, a nós, pelos 20 anos de SINDICABES!

Dinah Knack

Presidente: Dinah Knack Vice-presidente: Ana Lídia Jantsch Vice-presidente: José Luciano Farias Vice-presidente de Finanças e Patrimônio: Maria Helena da Silva Diretora de Finanças e Patrimônio: Ione Dequigiovani Vice-presidente Administrativo: Inês Silveira Diretora Administrativa: Odith da Silva Leão Diretor do Conselho de Relações de Trabalho: Andrea dos Santos Bruch Diretor do Conselho de Desenvolvimento de Produtos e Serviços: Márcio dos Santos Diretor do Conselho de Formação Empresarial: Ângela Três Suplentes da diretoria: Nelí Borba de Oliveira, Ivone Herta Seeger, Sara Zanchett, Edenir Ribeiro, Gladis Lenz Arend Conselho Fiscal - Titulares: Lurdes Auxilia Della Bona, Lurdes Teresinha Zarth e Teresinha Delwing Petter. Suplentes: Maria Elena Klein e Isolete Hunemeier.

EXPEDIENTE Revista Sindicabes Sindicabes: Av. Sete de Setembro, 693 - Moinhos - Lajeado/RS Cep.: 95900-000 - Fone: (51) 3710 3070 www.sindicabes.com.br Edição: dezembro 2015 | Tiragem: 3.000 unidades

Missão Sindicabes

Jornalista Responsável: Ritieli Krindges - MTE/RS 17494

Representar a categoria promovendo desenvolvimento e fortalecimento do setor da Beleza e Estética.

Editoração Eletrônica: Wind Comunicação Ltda Impressão: Grafocem Impressos Gráficos Ltda

Revista Sindicabes

02


Revista Sindicabes

03


Agenda

Agenda Sindicabes Cursos 19/10

Curso de Tendência de Cortes Foi na cidade de Santa Cruz do Sul o curso com o profissional Luciano Farias, que demonstrou várias tendências de cortes femininos e masculinos. O curso ocorreu no Sebrae.

Eventos Prestigiamos o evento do Projeto Beleza Sebrae, que ocorreu no dia 30 de novembro, em Caxias do Sul. Contou com palestra sobre normas técnicas para o salão de beleza, tendo como objetivo melhorar a competitividade e o ambiente de negócios do setor.

26/10 Leonardo Dullius ministrou o curso de alto conhecimento em cortes masculinos, ensinando muitas técnicas de acabamento. O corte do momento foi o Razor Part, muito procurado nas barbearias e salões de beleza.

Em parceria com a Prefeitura de Lajeado, o Sindicabes promoveu dois cursos de formação: Curso de Depilação e Curso de Maquiagem. Os dois com duração de 60 horas e 20 encontros. Os cursos tiveram subsídio de 75% da prefeitura, garantindo qualidade com baixo custo e melhor aprendizado.

04

Revista Sindicabes

O Curso de Depilação teve como instrutora Odith Leão. Já o Curso de Maquiagem teve como instrutor Márcio Santos. Os dois cursos totalizaram 24 alunos formados.


Eventos 08/11

Caravana Sul Beleza O Sindicabes organizou caravana para o evento Sul Beleza, que ocorreu em Novo Hamburgo, passando pelas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado e Estrela. O evento contou com atrações de qualidade e com profissionais renomados, como o educador da Pivot Point Brasil, Elton Nunes e Paulo Henrique Lucas, mais conhecido como Dr. Unhas, entre outros. “As parcerias com o Sinca-RS e com os sindicatos parceiros, com o Sebrae e o Senac, foram fundamentais para o sucesso da feira”, comenta o diretor presidente da Fenac, Elivir Desiam. A Sul Beleza é uma promoção da Fenac e do Sinca-RS.

24/11 Para agradecer a dedicação e compromisso com projeto Eu Tenho Atitude, o Sindicabes promoveu um jantar de confraternização para os voluntários do projeto. Foram apresentados os resultados, as cidades e o número de pessoas atendidas, que ultrapassou 250.

23/11 19/10 As mulheres que apoiam e participam do Outubro Rosa receberam o carinho dos voluntários do projeto social Eu Tenho Atitude, na cidade de Capitão. Elas participaram de uma oficina de beleza.

Calendário de cursos Sindicabes 2016

A Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) recebeu o projeto Eu Tenho Atitude com variadas atrações, como produção de brinquedos de garrafa pet, maquiagem kids, maquiagem, penteados, maquiagem corporal e manicure.

Realização do projeto Eu Tenho Atitude: Sindicabes dos Vales, Sirecom Vale do Taquari e Sindilojas Vale do Taquari.

Data

Curso

21/03/2016 03 e 04/04/2016 25/04/2016 16/05/2016 06/06/2016 20/06/2016 18/07/2016 21 e 22/08/2016

Colorimetria Avançada (correções e matizações) Cortes Programados Nível 2 (com boneca) Tendências de Mechas 2016 Tendências de Mechas 2016 Curso de atualização Manicure e Pedicure (Normas Vigilância, esterilização e finalização) Curso de atualização Manicure e Pedicure (Normas Vigilância, esterilização e finalização) Técnicas de Barbear e Acabamento 13º BEAUTY FEST - CONGRESSO DE CABELEIREIROS E FEIRA

Revista Sindicabes

05


Notícias

Contribuição Sindical Patronal O que é a Contribuição Sindical?

A Contribuição Sindical decorre de lei, estando prevista no Capítulo III (Artigos 578 e seguintes) da Consolidação das Leis do Trabalho. Devida por toda a categoria, independentemente da condição de associado. A Contribuição Sindical Patronal tem seu vencimento previsto na lei para o último dia útil do mês de janeiro de cada ano para empresas, e último dia do mês de fevereiro para autônomos. O valor a ser cobrado decorre da aplicação de tabela publicada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em faixas de valores e percentuais calculados a partir do capital social do representado. O Sistema de Representação Empresarial do Comércio de Bens, Serviços e Turismo opera na retaguarda da atuação de sua empresa, voltado para defender os interesses do seu negócio em todas as esferas e instâncias. Em nível nacional, está a CNC, que age pró-ativamente junto à Câmara dos Deputados, Ministérios, Tribunais Federais, Agências Reguladoras e outros órgãos tomadores de decisão do Governo Federal. Em nosso Estado, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio/RS) e o nosso Sindicato (Sindicabes dos Vales) operam junto à Assembleia Legislativa, câmaras de vereadores, secretarias e nos diversos locais em que decisões que nos afetam são tomadas, inclusive no ato da negociação salarial com os sindicatos dos empregados. Somos nós, empresários, que fazemos parte desse Sistema de Representação, defendendo os interesses de nossas empresas, buscando assegurar as melhores condições para gerarmos resultados positivos e desenvolvermos a sociedade. A manutenção do Sindicato, da Federação e da Confederação é feita com base nas cobranças das contribuições sindicais patronais anuais. Destino da Arrecadação: O valor arrecadado é partilhado automaticamente pela Caixa Econômica Federal: 60% para o Sindicato (Sindicabes); 15% para a Federação (Fecomércio/RS); 5% para a Confederação Nacional do Comércio (CNC); e, 20% para o Governo Federal (Ministério do Trabalho, conta Salário e Emprego). É o pagamento dessas contribuições que permite ao Sistema continuar defendendo os interesses empresariais, na busca por condições mais justas para conduzirmos nossos negócios. Venha conhecer o Sindicabes e os serviços que prestamos aos representados e, se desejar, torne-se nosso associado, a fim de trabalharmos juntos na defesa dos interesses da categoria. Estamos à disposição para unirmos esforços na luta diária.

06

Revista Sindicabes

Venha conhecer o SINDICABES e os serviços que prestamos aos representados e, se desejar, torne-se nosso associado, a fim de trabalharmos juntos na defesa dos interesses da categoria. Estamos à disposição para unirmos esforços na luta diária.

Presidente Dinah Knack


Projeto do SEBRAE/RS impulsiona setor de beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo O projeto Beleza dos Vales iniciou em 2013 na região. Mais de 50 empresas já passaram pelo projeto, sendo qualificadas na gestão do seu negócio. Beleza e gestão podem e devem andar juntas: esse é o objetivo do projeto Beleza Sebrae/RS. Nestes três anos foram realizadas consultorias, cursos, palestras e capacitações, além de visitas a grandes eventos nacionais e até internacionais do segmento de beleza, como a Cosmoprof Worldwilde Bologna, na Itália, e a Hair Brasil, em São Paulo. O gestor do Sebrae, Diego Zenkner, responsável pelo projeto Beleza dos Vales, informa que o objetivo do projeto é contribuir para a melhoria da administração dos negócios e incentivar a cooperação entre as empresas participantes e parceiros locais. Os benefícios em participar do projeto são: melhorar o planejamento e o controle dos negócios, desenvolver parcerias, inovar, conquistar novos clientes, melhorar a divulgação, entre vários outros. Abrange temas como atendimento ao cliente, ambiente do salão, formação de preços, vendas, marketing, planejamento, relacionamento de equipe, participação em feiras e seminários especializados na área, entre outros. O Sebrae subsidia 75% de todas as ações de capacitação, 30% das participações em feiras e seminários nacionais e 100% das estaduais. Podem aderir ao projeto Beleza Sebrae Microemprendedores Individuais (MEIs) e para micro e pequenas empresas do setor de beleza dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Serão dez novas vagas para o Vale do Taquari e dez vagas para o Vale do Rio Pardo em 2016. O prazo para se inscrever é até o dia 15 de fevereiro e o projeto começa a rodar em março de 2016.

Contatos SEBRAE:

Entre em contato com o Sebrae e faça a diferença no seu negócio em 2016!

regisr@sebrae-rs.com.br

Diego: 51 9701-9196 diegoz@sebrae-rs.com.br Régis: 51 3710-1697

Revista Sindicabes

07


Tendências

O verão 2016 pede naturalidade!

Maquiagem O verão é, sem dúvida, a estação do ano mais desejada, em que os nossos armários ficam repletos de cor, de peças leves, frescas e sensuais. E, como os dias ficam mais quentes e longos, você vai querer estar no seu melhor. O verão brasileiro é superquente, então não adianta você fazer uma maquiagem pesada, querendo uma megacobertura, pois só vai acabar derretendo e o resultado não vai ficar como o esperado. Por isso, uma das tendências de maquiagem para o verão 2016 é, precisamente, a aposta pela naturalidade.


Pele O verão pede naturalidade e com a pele não é diferente. Ela vem o mais natural possível, tendo o iluminador como a peça chave do nécessaire para a estação. O strobing, técnica que usa o iluminador para reforçar os traços, promete substituir o contorno. O BB cream pode ser o seu aliado perfeito para este verão, pois ao mesmo tempo que hidrata, disfarça pequenas imperfeições e uniformiza o tom de pele. Além disso, este produto também confere uma aparência natural e nada pesada. Assim, o que se pretende para esta estação é que a pele esteja hidratada, levemente corrigida e tenha algum brilho.

Olhos

Os olhos são uma das regiões do rosto que mais vão ser valorizadas pela maquiagem durante este verão 2016. A sombra cobre é uma das principais tendências em maquiagem de olhos e vai ser a grande aposta para esta temporada. Este tom terroso pode ser usado tanto em produções do dia a dia como em ocasiões especiais que pedem um pouco de glamour. Além disso, este tom de sombra é ótimo, pois pode ser usado tanto em peles mais clarinhas como em negras. Tons cintilantes, azul e dourado deve aparecer também. O delineador já é um dos queridinhos das mulheres e, foi também um dos destaques durante a SPFW. O traço desenhado na pálpebra móvel estilo gatinho foi um dos preferidos nas passarelas e promete ser uma das fortes tendências em maquiagem para 2016. O delineado estilo gatinho consegue dar uma levantada ao olhar, sendo que pode usar apenas este delineado e manter o resto da make clean. Os delineados meio borrados também ganharam espaço nos desfiles de moda, por isso não tenha medo de usar este traço de formas diferentes e de arriscar.

Boca A temporada de primavera verão 2016 vai ser marcada por batons mais suaves e não tão chamativos. Os tons de boca e os clássicos batons nude vão continuar em alta nesta temporada de verão. O acabamento molhado usando um gloss também vai ser um dos destaques na maquiagem de verão, dando um toque de frescura nesta estação de calor. E claro que também haverá espaço para os batons coloridos, sendo que o clássico vermelho continuará em alta. Além disso, o batom matte também continuará sendo uma tendência. Lembre-se que a forte tendência de maquiagem para 2016 é uma pele natural, hidratada e iluminada. Por isso, não abuse nas quantidades de maquiagem e cuide da sua pele ao máximo.

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

Vales do Taquari e Rio Pardo/RS

Revista Sindicabes

09


Tendências

Cabelo

A cada estação surgem novas cores e cortes de cabelo. Se no inverno 2015 os fios apareceram em tons mais escuros, no verão 2016 a aposta são cabelos mais naturais, com tons terrosos e até a mistura de violeta com marrom.

Cores de cabelo para o verão 2016 A novidade agora é o cabelo com uma cor única, feito com luzes bem fininhas para evidenciar a cor e dar muita luminosidade. Para quem gosta das Californianas e dos Ombres, eles virão em outra versão: o Turtle (que é o loiro com vários tons de marrons frios, como da Gisele) e no Bronde (que é o loiro com os marrons quentes, como o da Izabel Goulart). Essa técnica é bacana porque a cliente pode deixar o cabelo crescer sem ter que retocar a raiz dos cabelos - as que não tiverem fios brancos, veja bem. A ideia é ser tudo bem natural, com tons terrosos e até o violeta com o marrom, que fica supermoderno e cool.

Loiros

Os loiros ficam mais quentes no verão, principalmente o loiro da raiz às pontas, um colorido global, tudo daquela cor que você adora do seu Ombré. Mas pense bem antes de platinar ou descolorir os fios, pois apesar de termos excelentes produtos no mercado, os fios sofrem. É preciso cuidar mais dos cabelos. Fazer tratamentos profissionais no salão pelo menos a cada duas semanas ajuda a manter a saúde dos fios.

Castanhos

Os castanhos pedem luz na próxima estação. Eles são caramelo, com mechas bem fininhas douradas para iluminar. Fica lindo e leve, mesmo para as morenas.

Ruivos

O cabelo ruivo não é para qualquer um e é a cor que mais desbota. Mas existe um ruivo para todo tipo de pele, a grande sacada é saber qual fica bom em você. O ruivo puxado para o cobre intensifica o brilho e, quando clareia, fica ainda mais bonito. É necessário tonalizar a cada 20 dias para manter a cor e usar produtos específicos para cabelos coloridos, com FPS, e também fazer tratamentos para a cor e o brilho durarem mais.

10

Revista Sindicabes


Corte de cabelo para o verão 2016 Os curtos ainda são a aposta, já que o verão pede leveza. O Long Bob é o preferido, por ser versátil e caber em qualquer tipo de rosto e estilo de mulher. Você pode fazer um geométrico, um mais desconectado, um reto: dá para brincar bastante. O importante nesse corte é a finalização. Com os produtos certos, o cabelo fica de novela. O médio é o mais prático e deixa a mulher mais jovem e com o visual contemporâneo. As franjas também são favoritas e existe uma franja para cada tipo de mulher e em cada idade.

Penteados para o verão 2016

Os mais despretensiosos são a aposta. O verão pede rabo alto bem finalizado, bem acabado, ou então tranças desconstruídas. Tranças na lateral e rabo baixo repartido no meio são chiquérrimos! Tem penteados que são supersimples de fazer, é só ter alguma prática. Invista em produtos de styling - como sprays, mousses e pomadas - para conseguir arrematar um visual charmoso, sem fios muito certinhos ou bem polidos. Use as escovas corretas para facilitar o penteado.

Acessórios de cabelo para o verão 2016

O verão pede faixas coloridas, lenços, tiaras, chapéus e grampos para segurar os fios. Por mais que o clima quente peça cabelo preso, deixe os elásticos de lado, pois eles destroem os fios - ou opte pelos de lycra que são menos agressivos. Aposte em acessórios que dê mais glamour ao look.

Produtos do verão 2016

O "sea spray" ainda continua em alta. Os fios com um leve efeito molhado ficam incríveis e contemporâneos. Também tenha sempre em mãos um xampu a seco, que evita aquela franja e raiz levemente oleosa no fim do dia. Os thermo ativos também não podem sair do nécessaire, porque protegem os fios do calor excessivo do secador e da chapinha. A pomada seca também é um curinga para todas as ocasiões.

Cuidados básicos com os cabelos durante o verão Hidratar sempre. O importante é usar os produtos certos para não pesar e não dar um efeito contrário. O cabelo precisa estar solto e com brilho. Além disso, o sol, o vento, o mar e o cloro deixam os fios mais ressecados. Tenha sempre ter um filtro solar e um anti-frizz na bolsa para proteger os fios. Trocar a máscara pelo condicionador na praia também é uma boa.

Revista Sindicabes

11


Variedade

O Sindicabes completou 20 anos representando o setor de beleza e estética O Sindicabes comemorou no dia 15 de dezembro seus 20 anos de representação do setor de beleza e estética, juntamente com sua diretoria e colaboradores. A confraternização ocorreu em Lajeado, em um jantar com cardápio especial e som ambiente. Este dia é muito importante, pois nossa entidade vem crescendo tanto na qualidade dos produtos e serviços quanto na representação do setor que, em meio à crise, ainda mantém índice elevado de crescimento! O Sindicabes foi idealizado primeiramente como associação de cabeleireiros (Acitul). Após 11 anos foi fundado o Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares do Vale do Taquari. A diretoria do Sindicabes sempre teve diretores e presidentes atuantes e engajados com o crescimento da entidade e fortalecimento do setor.

12

Revista Sindicabes


Eu sou associado por quê? João Daniel Schneider Lajeado

Leonice Maria de Oliveira Estrela

Orlando B. de Carvalho Santa Cruz do Sul

Proprietário - João Cabeleireiro

Proprietária- Beleza em Evidência

Proprietário - Barbearia e Afiação Carvalho

Eu sou associado do Sindicabes, pois ele tem como objetivo unir a classe da beleza. É um dos meus sonhos ver nossa categoria regulamentada, e para isso acontecer, somente com nosso Sindicato forte e atuante!

André Pinheiro Lajeado Proprietário - André Pinheiro Cabeleireiros

Eu sou associado do Sindicabes, pois o Sindicato me representa como empresário e proporciona vários serviços de qualidade, como meu plano de saúde!

Eu sou associada do Sindicabes pelo apoio, atenção e oportunidades que o Sindicabes oferece, sempre comunicando e proporcionando eventos como o objetivo de oferecer o melhor. Percebo a boa vontade e simpatia com os associados!

Eu sou associado do Sindicabes pois, com a associação à entidade, consigo realizar a divulgação do meu trabalho de barbeiro e afiador, além de garantir um plano de saúde completo!

Arlete Ana M. Zanatta Progresso

Carla Cristina J. Dornelles Venâncio Aires

Proprietária - Salão de Beleza Arlete

Proprietária - Cabelaria d´Qualitty

Eu sou associada do Sindicabes porque me passa confiança e credibilidade, mantendo nosso setor qualificado e fortalecido!

Eu sou associada porque percebo a importância de termos um Sindicato forte que nos represente!

Revista Sindicabes

13


Variedade 19 de janeiro

Dia Nacional dos Profissionais da Beleza e Estética Desde o dia 19 de janeiro de 2012, os profissionais da beleza possuem um dia nacional oficial e são reconhecidos legalmente em todo o território nacional (Lei 12.592/12). A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 18 de janeiro de 2012 a lei que regulamenta as atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. Ficou instituído então o dia 19 de janeiro como o dia nacional destes profissionais. A proposta de regulamentação (PLC 112/07) havia sido aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e pelo Plenário no final de dezembro de 2011. De acordo com o documento, foi vetado o projeto de Lei (466/07) que previa a obrigatoriedade do diploma de Ensino Fundamental e, para portadores de habilitação específica, diploma a ser fornecido por entidades públicas ou privadas, devidamente reconhecidas. A lei determina que todos os profissionais obedeçam às normas sanitárias, oferecendo aos seus clientes materiais e utensílios esterilizados e condições adequadas de higiene. Uma grande conquista que valoriza ainda mais esses profissionais, com os quais o Sindicabes se orgulha em trabalhar - uma categoria de profissionais tão dedicados e especiais na vida de milhares de homens e mulheres.

14

Revista Sindicabes

PROFISSIONAIS DA BELEZA E ESTÉTICA Parabéns pelo seu dia!


SENAC

20 anos atuando na qualificação de pessoas O Senac Lajeado completou 20 anos de atuação no município no dia 15 de dezembro. A comemoração teve uma programação diferenciada, com atendimentos gratuitos e reunião de ex-alunos. Foram qualificadas mais de cem mil pessoas nas últimas duas décadas, e anualmente mantem-se uma média de 5.000 alunos/mês. Uma das demandas do mercado que mais cresce no país é o setor da beleza, onde o Senac investiu em 2015 com cursos variados de beleza e estética. Sempre engajado em oferecer cursos de qualidade, o Senac tem um alto nível de qualificação dos professores e instrutores SN-0021-15EV An Rev Sindicabes Lajeado 24-10 21x14cm.pdf 1 10/21/15 10:15 AM dos cursos, que reflete na colaboração para o desenvolvimento da comunidade regional como um todo.

CONHEÇA OS CURSOS QUE O SENAC PREPAROU PARA VOCÊ.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

BARBEIRO

Carga Horária: 160h

MANICURE E PEDICURE

CABELEIREIRO Carga Horária: 400h

Consulte as turmas abertas:

Conheça o portal de educação a distância: ead.senac.br

senacrs.com.br/lajeado

Senac Lajeado

Av. Senador Alberto Pasqualini, 421 Fone: 3748.4644

Carga Horária: 160h

MAQUIADOR

Carga Horária: 160h

Insta

/senaclajeado @senacrs @senac_rs

Revista Sindicabes

15


Notícias

Projeto de Lei Salão Parceiro

O que é, o que muda nos contratos de trabalho e o que vem por aí? Por José Augusto do Nascimento

As relações de trabalho, especialmente no setor de serviços, são questões delicadas - muito em função de a CLT ter sido elaborada em um período onde o modelo industrial era a força maior da economia, deixando o setor de serviços com pouca expressão. Hoje são tantas as possibilidades de tipos de contratação entre trabalhador e empregador que uma versão resumida do que existe daria uma cartilha de proporções enciclopédicas. Há diferenças sobre férias, parcelamento salarial, autonomia na gestão de atividades, data de pagamento, direitos e deveres e, claro, sobre sistemas de recebimento. Com o nosso setor, o de beleza profissional, não poderia ser diferente. A maioria segue um modelo elaborado por advogado ou consultor, que tentam fazer o melhor possível diante das variáveis dos usos e costumes do Código Civil e da CLT. Se por um lado temos a insegurança, a falta de benefícios para o empregado e a clandestinidade da comprovação de renda, de outro lado aparecem os custos fixos e as astronômicas comissões que batem os 40%, desmotivando e desestabilizando os donos e gestores de salões.

16

Revista Sindicabes

Há diferenças sobre férias, parcelamento salarial, autonomia na gestão de atividades, data de pagamento, direitos e deveres e, claro, sobre sistemas de recebimento. Com o nosso setor, o de beleza profissional, não poderia ser diferente.


Pensando em como manter saudável a vida econômica de um salão de beleza, um grupo de profissionais (indústria, empreendedores, associações e sindicatos) se reuniu em 2008 e passou a estudar as possibilidades. Parece muito tempo, certo? E é. Porém, quando se deseja que algo vire lei, o trâmite é mesmo demorado e precisa obedecer todo um protocolo pré-estabelecido. Da ideia original de termos algo mais viável para o nosso trabalho até o compromisso ser abraçado por um político passaram-se anos. Em 2013, o deputado Ricardo Izar apresentou o Projeto de Lei Salão Parceiro (PL 5230) e, a partir disso, muitas foram as reuniões, votações, contatos com as bancadas e forças-tarefas de nosso grupo para o objetivo comum.

E em que pé estamos? O mês de setembro terminou com uma conquista e tanto - o Projeto de Lei 5230/2013 passou na Câmara dos Deputados, em Brasília, e agora está na Comissão do Senado com um novo número, PLC 133, para ser apreciado pelos senadores. Se aprovado, seguirá para a sanção presidencial, tornando-se lei. Sabe quem ganha com isso? Todos. Confira o que teremos: - Mais oportunidades de trabalho (com a geração de modelo de negócio sustentável, com estabilidade jurídica, as chances de abertura de novos salões crescem e, com isso, abrem-se vagas); - Opções de acordo de trabalho (contratação em carteira com comissões compatíveis com o registro integral ou regime de parceira); - Fim da informalidade (com a regulamentação, o profissional justifica a renda sem medo, de maneira legal. Além disso, os recolhimentos de tributos e previdência social poderão ser escolhidos pelo regime que melhor atenda as necessidades do trabalhador); - Maior transparência nas relações (uma vez regulamentado o modelo de trabalho, ficará claro para ambas as partes os direitos e deveres de cada um).

Revista Sindicabes

17


Entrevista Lá se foram 56 anos de muita dedicação e conhecimento passados para mais de 5 mil alunos! Gladis Lenz Arend, cabeleireira, 77 anos, moradora de Santa Cruz do Sul, proprietária do salão de beleza e escola de cabeleireiros Gladis.

Qual seu sonho de infância? Desde de pequena tive o sonho de ser cabeleireira. Meus pais eram cabeleireiros e me passaram esta paixão pela área da beleza. Como era ter um salão de beleza há 56 anos? Logo que abri meu salão e escola, o que mais se fazia no salão de beleza era permanente e cortes. Usávamos muitos truques, inclusive cerveja para enrolar as madeixas. A escola tem uma didática para ensinar os alunos? Hoje minha escola continua com curso de cabeleireiro completo, com todos os serviços de beleza, num total de 600 horas: cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiagem e depilação. O curso contempla um estágio. A escola funciona diariamente como um salão, com todos os serviços. Meus alunos aprendem muito com o dia-a-dia do salão. Qual conselho sempre deixa para os formandos? Sempre motivo meus alunos a estarem antenados, mesmo após a formação, para atualizarem-se constantemente quanto às tendências da beleza, através de revistas, eventos e cursos!

18

Revista Sindicabes

Como vê o setor de beleza hoje? A área da beleza cresceu muito. Hoje temos mais opções em serviços a oferecer ao cliente do que antigamente, além de muitos produtos que agregam para salões de beleza e estéticas. Quais seus projetos futuros? Meu sonho é poder trabalhar até Deus me deixar com saúde, cuidando das clientes e dos meus alunos, transmitindo todo conhecimento que tenho. Gladis, além de cabeleireira e docente de cursos, participa do grupo de danças germânicas e teatro da cidade. Na Oktoberfest, ela é presença confirmada em todas as edições, transmitindo sua alegria e vontade de viver! Parabéns, Gladis pelos 56 anos dedicados à beleza!


Notícias

Sindicabes fecha parceria de Diária de Incapacidade Temporária Em parceria com a Luxus & STC Seguros, o Sindicabes está garantindo novos benefícios para seus associados, de toda base de 53 municípios. Consiste em assegurar uma garantia de renda quando os empresários tiverem algum acidente ou doença, que os deixem incapaz temporariamente. Este novo produto chama-se Diária de Incapacidade Temporária (DIT) e somente os associados podem adquiri-lo. Funciona como um seguro, que é pago mensalmente e renovado anualmente de forma automática. Na contratação do DIT, os associados passam a ter cobertura de: morte acidental, invalidez permanente, total ou parcial por acidente. O valor do DIT é determinado pelo usuário através de tabela de valores e faixas etárias, podendo aderir todos os interessados de 16 a 65 anos. Informações com o Sindicabes dos Vales pelo telefone 51 3710.3070 ou com a Luxus & STC Seguros pel 51 3714.5013.

Propósito do Produto: • Profissionais que precisam ter uma proteção da sua renda em caso de afastamento temporário por acidente ou doença. • Profissionais liberais que, se afastados, ficam totalmente sem amparo financeiro das contas já assumidas.

Revista Sindicabes

19


A OPORTUNIDADE QUE VOCÊ ESPERAVA! 3 CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM UM SÓ, E COM PREÇO SUPER ESPECIAL.

VAGAS S LIMITADA

ALONGAMENTO E PERMANENTE DE CÍLIOS - 12h DESIGN DE SOBRANCELHA - 18h

COMBO COM

MAQUIAGEM PROFISSIONAL - 60h

Para opção de módulos individuais, consulte valores.

Todos esses módulos por apenas R$

00

90 HORAS

DE CURSO

ou em até 10X SEM JUROS no cheque, cartão ou boleto.

NA AQUISIÇÃO DO COMBO, OS MATERIAIS DIDÁTICOS SÃO TOTALMENTE GRATUITOS!

• Apostila • Kit Design • Jaleco • Palheta de Sombra

APRESENTE ESTE FOLHETO NA SUA MATRÍCULA E GANHE

10% DE DESCONTO

CURSOS COM CERTIFICADO RECONHECIDO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

Rua Nicolau Jung, 975 Bairro Montanha - Lajeado/RS (51)

3748 9418 |

(51)

8177 9182

Revista sindicabes 7ª edição dezembro 2015  

Revista Sindicabes - 7ª edição - Dezembro 2015

Revista sindicabes 7ª edição dezembro 2015  

Revista Sindicabes - 7ª edição - Dezembro 2015

Advertisement