O RODÃO - 310 - ESPECIAL REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Page 1

facebook.com/sintraturb

Ano 22 - Florianópolis - Junho de 2019 >>> N° 310

OS(AS) TRABALHADORES(AS) E A REFORMA DA PREVIDÊNCIA Caros(as) companheiros(as) do transporte! Independente do que você pensa sobre a Reforma da Previdência, LEIA ATENTAMENTE esse material informativo. Ler e se informar não custa nada. Informação nunca é demais e não pesa, mas pode aliviar o peso da desinformação e de tomar decisão sem saber exatamente o que está em jogo. Aqui está EXPLICADA toda a polêmica sobre a reforma da previdência. Tem quadros comparativos para ficar bem claro as diferenças. Aí veremos se há combate a privilégios, ou se isso é só uma lenda. Existem muitos boatos, muitas mentiras e muita “fake News”. Chega disso, está na hora de nossa categoria ter informação sobre os principais aspectos da reforma da previdência. Tem muitas outras questões de EXTREMA IMPORTÂNCIA que estão sendo mudadas e ninguém discute nada sobre elas. Vamos começar a explicar isso tudo. Boa leitura!

SEGURIDADE SOCIAL: QUE BICHO É ESSE? Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o SISTEMA DE ATENDIMENTO SOCIAL existente no Brasil. A previdência é UMA PARTE da chamada Securidade Social. A Constituição Federal, no Art. 194 diz: a “seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.” Então, aí está primeira grande explicação necessária: a previdência social (aposentadorias) é parte da Securidade Social, que ainda tem o SUS e atendimentos a saúde, além da assistência social, que é o atendimento de direitos básicos das pessoas, independente de contribuição. Então, a assistência social e saúde são direitos de todos, independentemente de contribuição.

PREVIDÊNCIA SOCIAL: QUE BICHO É ESSE? A Constituição Federal, no Art. 201, estabelece o que é Previdência Social: organizada sob a forma de regime geral, de caráter contri-

butivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; proteção à maternidade, especialmente à gestante; proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º. A previdência social deve ser PAGA por todos(as) que pretendam ter direito a receber seus benefícios. Sem contribuição não há o direito. Para a aposentadoria, depende, inclusive, de uma contribuição por tempo mínimo, hoje, de 15 anos.

AGORA, JÁ PODEMOS FALAR DE DÉFICIT OU SUPERÁVIT Dizer que tem um DÉFICIT NA PREVIDÊNCIA é a grande polêmica levantada pelos patrões, rentistas, banqueiros e os políticos a seu serviço.

Estes EXPLORADORES são os mágicos que levantam a mentira do déficit para desviar a atenção do povo e alcançar seus OBJETIVOS: super-lucros e menores custos para as empresas e sobrar mais dinheiro para o governo entregar aos banqueiros pagando os mais altos juros do mundo nos títulos da dívida pública. De tudo o que o Brasil produz (PIB), 48% vai para pagar juros a rentistas/banqueiros. Mas eles querem mais, por isso, a reforma da previdência. Falam de EQUILIBRAR AS CONTAS para ampliar os investimentos do governo, ou seja, mais juros pra banqueiros e mais dinheiro para grandes empresas. E aqui está a GRANDE MENTIRA DE TODA essa polêmica. Economistas e especialistas do assunto que são sérios, PROVAM QUE NÃO EXISTE DÉFICIT NENHUM. O que existe é um IMENSO DESVIO de recursos da previdência. Para mostrar isso para os(as) companheiros(as), usaremos os estudos e argumentos de dois especialistas da direita: Jair Soares, político do PP (partido de Espiridião Amim), consultor de grandes empresas, ex-Ministro da PREVIDÊNCIA

facebook.com/sintraturb


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.