Expresso do Povo - Edição Janeiro 2016

Page 1

EXPRESSO DO POVO

Blumenau Gaspar Po m e r o d e Edição nº 53 J a n / Fe v 2 0 1 6

Aos(as) trabalhadores(as) ele não engana. O prefeito Napoleão NÃO QUERIA O FIM DO SIGA, resistiu o quanto pode, só assistindo nossa categoria ter que parar TODOS OS MESES PARA RECEBER SALÁRIOS. Nós e todos(as) os(as) demais trabalhadores e segmentos populares da cidade, que dependemos do transporte, ficamos meses no abandono, sendo HUMILHADOS(AS). Napoleão só decretou o fim do SIGA porque foi obrigado, não tinha mais o que fazer. Se tivesse intervido antes, nada disso estaria acontecendo. Um pouquinho de história para refrescar a memória: >>> 01. CRIAÇÃO DO SIGA O prefeito João Paulo, que o ve re a d o r N a p o l e ã o a p o i av a , ENTREGOU O TRANSPORTE para o SIGA, numa farsa de licitação, que DEVE SER APURADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. O começo de tudo foi a audiência pública realizada numa SEXTA-FEIRA, às OITO HORAS da manhã, dentro do Vienna Park Hotel, numa salinha onde não cabiam 30 pessoas. O SINDETRANSCOL estava lá, já cobrando mais transparência. E chamaram isso de discussão com o povo sobre a licitação e o modelo de transporte a ser oferecido na cidade, através de contrato de concessão.

>>> 02. FARSA DE LICITAÇÃO O processo licitatório foi rápido, sem discussão com o povo e com os trabalhadores do transporte. As empresas “compraram” o sistema por DEZ (10) MILHÕES DE REAIS e até hoje se questiona ONDE FOI PARAR ESSE DINHEIRO, ou se, realmente, PAGARAM ESSA “OUTORGA” PARA A PREFEITURA.

>>> 03. SINDICATO DENUNCIOU TUDO Temos farta documentação para PROVAR QUE DENUNCIAMOS TUDO desde o dia da audiência pública até hoje. A prefeitura nunca ouviu nosso sindicato, JPK nos recebeu três vezes em dois mandatos, NÃO CUMPRIU nada do que se comprometeu, NÃO APUROU nada do que denunciamos. Com Napoleão a conduta foi a mesma. A CÂMARA DE VEREADORES foi conivente e aprovou tudo sem ouvir a população. Exceção que deve ser feita a dois ou três vereadores, por questão de justiça histórica. No SETERB nos receberam e protocolaram nossos documentos centenas de vezes. Muitas horas de nosso trabalho para QUASE NADA das mudanças e fiscalizações necessárias. Temos pilhas de procedimentos que provocamos no Ministério Público do Trabalho, no Ministério do Trabalho, no SETERB, no Gabinete do Prefeito, do Ministério Público E s t a d u a l , n a s e m p re s a s , n o

Consórcio SIGA. Pilhas de jornais EXPRESSO DO POVO informando a população, pedindo publicamente explicações e denunciando todo tipo de irresponsabilidade e ilegalidades. A imprensa comercial lucrativa? Nunca foi atrás de nada com profundidade e empenho, mas se diz ao lado do povo e fiscalizadora dos governos e políticos. Sempre dissemos que a LICITAÇÃO DEVE SER INVESIGADA, porque foi uma farsa.

>>> 04. A “ERA” NAPOLEÃO O prefeito nos recebeu um mês antes de assumir seu mandato. Fizemos um diagnóstico do transporte para ele, colocamos inúmeras denúncias de irregularidades, fizemos sugestões de alterações, inclusive na fiscalização. Destacamos a situação da empresa Glória e detalhamos todos os boatos em torno da VENDA DA EMPRESA. Disse que NÃO CONHECIA o sistema, que FARIA UMA AUDITORIA. Pediu 4 meses de prazo para um levanta-

mento e nos chamaria para nova reunião. NUNCA MAIS deu notícias e não cumpriu nenhum dos compromissos que assumiu. >>> 04.1 TRÊS ANOS DE MANDATO, QUATRO PRESIDENTES NO SETERB Como pode querer ser levado a sério? Em três anos de mandato, TROCOU QUATRO VEZES o Presidente do SETERB. Temos muito o que esclarecer sobre o SETERB. >>> 04.2 TRÊS ANOS DE MANDATO, TRÊS ANOS DE ATRASOS DE FGTS E SALÁRIOS Coincidência???? Claro que não. Isso ch a m a - s e i rre s p o n s a b i l i d a d e administrativa e falta de compromisso público. A lei municipal e o Contrato de Concessão assinado com o SIGA, tem artigos e cláusulas que determinam a responsabilidade do Poder Público FISCALIZAR o cumprimento da lei e de todos os encargos trabalhis tas. Nunca fiscalizaram.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Expresso do Povo - Edição Janeiro 2016 by WilFran Canaris - Issuu