A juba do leleco

Page 1


A Juba do Leleco

Você já conhece a nossa história?

Ela inicia com uma reflexão: e se, em vez do abismo que separa um livro infantil de um i ã t oportunidade de ler esse livro, c

O @historinhaspracontar nasc acesso aos livros infantis uma as crianças! Encontramos na te proporcionar uma experiência d de afeto e propósito. Transform em uma biblioteca digital gratu curtas, leves e divertidas ganha crianças e seus mediadores por história passa por uma criterios transformar em um livro infanti revisado pela nossa equipe e, e nosso acervo no Instagram Par Instagram, escolher a história d imagens para o lado. É gratuito história hoje!

Mas a nossa história não termina infantil fosse um processo mais alcance?

O sucesso desta iniciativa gerou um novo sonho em nós: que o @historinhaspracontar nosso projeto de incentivo à leitura não seja apenas uma iniciativa social, mas sim um instrumento de transformação social amplo e consistente, que fortaleça toda a cadeia produtiva editorial. Decidimos, então, dar um passo adiante: criamos uma editora digital para simplificar a publicação de um livro infantil, por meio de um modelo de publicação inovador, mais ágil e economicamente viável. Acreditamos que, ao produzir um livro infantil incrível e acessível, fornecemos o incentivo necessário para encantar as crianças e formar adultos mediadores de leitura, tornando o hábito de ler e contar histórias uma realidade. Um livro infantil pode transformar uma história.

Rodrigo e Vivian

Instagram.com/historinhaspracontar

Para minha filha, minha maior inspiração, e para todas as mães que ensinam seus filhos a amarem quem são. Que essa história ajude a fortalecer pequenos corações e a celebrar a beleza de ser único.

Ketlyn Damas

ERA UMA VEZ, NA FLORESTA ENCANTADA, UM

LEÃOZINHO CHAMADO LELECO. ELE TINHA UMA JUBA

GRANDE E TODA ENROLADINHA, QUE BALANÇAVA AO VENTO ENQUANTO ELE CORRIA. LELECO GOSTAVA

MUITO DA SUA JUBA, MAS, ÀS VEZES, SE PERGUNTAVA:

“SERÁ QUE MEU CABELO É BONITO ASSIM?

SERÁ QUE MEUS AMIGOS ACHAM ENGRAÇADO?”

SEMPRE QUE ENCONTRAVA UM AMIGO, LELECO FAZIA A MESMA PERGUNTA:

— VOCÊ ACHA MEU CABELO ENROLADO ENGRAÇADO?

NAQUELE DIA ENSOLARADO E CHEIO DE VENTO, LELECO CORRIA E BRINCAVA, SENTINDO SUA JUBA BALANÇAR PARA LÁ E PARA CÁ. PRIMEIRO ENCONTRO: ELENA, A ELEFANTA. LELECO ENCONTROU ELENA, A ELEFANTA, BEBENDO ÁGUA NA LAGOA.

— VOCÊ ACHA MEU CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? — PERGUNTOU LELECO. ELENA LEVANTOU SUA TROMBA E RESPONDEU:

— CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? NÃO, SEU CABELO É LINDO E ENCANTADO! A BELEZA ESTÁ NA DIFERENÇA!

— LELECO, POR QUE PERGUNTA DO SEU CABELO? SÓ PORQUE ELE É DIFERENTE DO RESTO DA SELVA?

OLHE PRA MIM! O QUE VOCÊ ACHA DAS MINHAS ORELHAS GRANDES? E DA MINHA TROMBA ENORME? E DO MEU TAMANHO?

LELECO REFLETIU E PERCEBEU QUE NUNCA TINHA NOTADO COMO ELENA ERA DIFERENTE DOS OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA. E ISSO A TORNAVA ESPECIAL.

SEGUNDO ENCONTRO: GINA, A GIRAFA

LOGO DEPOIS, LELECO ENCONTROU GINA, A GIRAFA, ESTICANDO SEU LONGO PESCOÇO PARA ALCANÇAR AS FOLHAS MAIS ALTAS.

— VOCÊ ACHA MEU CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? — PERGUNTOU LELECO.

GINA SORRIU E RESPONDEU:

— CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? NÃO, SEU CABELO É LINDO E ENCANTADO! A BELEZA ESTÁ NA DIFERENÇA!

— LELECO, OLHE PARA MIM! MEU PESCOÇO É COMPRIDO, MUITO MAIS DO QUE O DE QUALQUER OUTRO ANIMAL. ALGUNS ACHAM ESTRANHO, MAS EU O ACHO MARAVILHOSO, PORQUE ME PERMITE ALCANÇAR FOLHAS QUE NENHUM OUTRO ANIMAL PODE PEGAR!

LELECO OLHOU PARA GINA E PERCEBEU COMO SEU PESCOÇO ERA ESPECIAL. ELE SACUDIU SUA JUBA E DEU UMA CAMBALHOTA DE ALEGRIA ANTES DE SEGUIR CAMINHO.

TERCEIRO ENCONTRO: ZIZI, A ZEBRA

MAIS ADIANTE, LELECO ENCONTROU ZIZI, A ZEBRA, BEBENDO ÁGUA NO RIACHO.

— VOCÊ ACHA MEU CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? — PERGUNTOU LELECO.

ZIZI, BALANÇANDO SUA CAUDA LISTRADA, RESPONDEU:

— CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? NÃO, SEU CABELO É

LINDO E ENCANTADO! A BELEZA ESTÁ NA DIFERENÇA!

— LELECO, OLHE PARA MIM! EU SOU METADE BRANCA, METADE PRETA, CHEIA DE LISTRAS POR TODO O CORPO.

NENHUM OUTRO ANIMAL TEM ESSA APARÊNCIA. JÁ PENSOU

SE FÔSSEMOS TODOS IGUAIS? O QUE NOS TORNARIA ÚNICOS?

LELECO FICOU PENSATIVO. ELE NUNCA TINHA REPARADO

COMO AS LISTRAS DE ZIZI A FAZIAM ESPECIAL. ELE SORRIU E DEU UM RUGIDO DE SATISFAÇÃO, ORGULHOSO DE SUA JUBA.

GRANDE FINAL: A CELEBRAÇÃO DA DIFERENÇA DE REPENTE, TODOS OS ANIMAIS DA FLORESTA SE REUNIRAM: ELENA, A ELEFANTA, GINA, A GIRAFA, ZIZI, A ZEBRA, MARCELO, O MACACO, ARNALDO, A ARARA E TECA, A TARTARUGA. TODOS DISSERAM JUNTOS:

— CABELO ENROLADO ENGRAÇADO? NÃO, SEU CABELO É LINDO E ENCANTADO! A BELEZA ESTÁ NA DIFERENÇA!

LELECO SORRIU, BALANÇOU SUA JUBA E RUGIU BEM ALTO: — EU AMO MINHA JUBA ENROLADINHA E AMO QUE CADA UM DE NÓS É DIFERENTE!

E, ASSIM, A FLORESTA ENCANTADA CONTINUOU SENDO UM LUGAR CHEIO DE CORES, FORMAS E BELEZAS ÚNICAS, ONDE CADA ANIMAL SE ORGULHAVA DO QUE O TORNAVA ESPECIAL.

RASCUNHO

AS AUTORAS

ESCRITORA

Ketlyn Damas é mãe, gestora de pessoas e apaixonada por histórias que inspiram. Formada em Educação, teve sua criatividade e sua vontade de investir em um mundo melhor reacendidas com a maternidade. Ao acompanhar o crescimento de sua filha, percebeu a importância de histórias que fortalecem a autoestima e celebram a diversidade, motivando-a a criar A Juba do Leleco. Com este livro, ela busca construir um mundo mais acolhedor e consciente, onde cada criança possa crescer sabendo que sua singularidade é sua maior força.

ILUSTRADORA

Ketlyn Damas é mãe, gestora de pessoas e apaixonada por histórias que inspiram. Formada em Educação, teve sua criatividade e sua vontade de investir em um mundo melhor reacendidas com a maternidade. Ao acompanhar o crescimento de sua filha, percebeu a importância de histórias que fortalecem a autoestima e celebram a diversidade, motivando-a a criar A Juba do Leleco. Com este livro, ela busca construir um mundo mais acolhedor e consciente, onde cada criança possa crescer sabendo que sua singularidade é sua maior força.

DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP)

1ª Edição 2025

Impressão realizada em junho de 2025.

Copyright do texto:

Copyright das ilustrações:

Copyright desta edição: Editora Historinhas pra contar

Todos os direitos reservados e protegidos pela lei federal 9.610/98. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida, de nenhuma forma ou por qualquer meio, seja ele eletrônico, fotocópia, gravação ou outros, sem a expressa autorização da Editora.

Impresso no Brasil

Grafia atualizada segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa de 1990, em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009.

Produção editorial: Historinhas pra contar

Editor responsável: Rodrigo Vaz Revisão: Francisco Thiago Camêlo da Silva Catalogação na publicação elaborada por Bibliotecária Aline Graziele Benitez CRB-1/3129

Índice para catálogo sistemático:

1. Literatura infantil 028.5

2. Literatura infantojuvenil 028.5

Bibliotecária Aline Graziele Benitez CRB-1/3129

www.historinhaspracontar.com.br

E-mail: contato@historinhaspracontar.com.br

Caixa Postal: 85785 | CEP: 27700-000

Leia histórias infantis gratuitamente em Instagram.com/historinhaspracontar

A Juba do Leleco é uma encantadora história infantil sobre autoconfiança, identidade e a beleza da diversidade. Leleco, um leãozinho da floresta encantada, adora sua juba enrolada, mas começa a se perguntar se os outros animais a acham engraçada. Em sua jornada, ele encontra amigos como Elena, a Elefanta, Gina, a Girafa, e Zizi, a Zebra, que o ajudam a perceber que a verdadeira beleza está na diferença. Com ilustrações vibrantes e uma mensagem inspiradora, este livro ensina às crianças a importância de se aceitarem como são e valorizarem o que as torna únicas.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A juba do leleco by Historinhas pra Contar - Issuu