Voz da Madeira | Julho 2013

Page 19

INTERNACIONAL Foto Lusa

É P R E C I S O F A L A R A L T O P A R A Q U E S E O I Ç A

Segundo a televisão Sky TG-24, os três homens são suspeitos de fraude e corrupção. Segundo o jornal La Stampa, o bispo teria feito um acordo com o funcionário dos serviços secretos italianos Giovanni Maria Zito para trazer da Suíça 20 milhões de euros em notas, que pertenceriam a amigos de Scarano, num jacto privado. Como pagamento por este serviço, Zito teria recebido 400 mil euros, acrescenta o “Corriere della Sera”.

Ao longo dos anos, a reputação do IOR foi abalada devido ao aproveitamento feito por meios criminosos para branqueamento de fundos. O escândalo financeiro mais conhecido que envolveu o Vaticano foi a falência, em 1982, do Banco Ambrosiano.

W W W . V O Z D A M A D E I R A . P T

O prelado detido é monsenhor Nunzio Scarano, bispo de Salerno, no Sul da Itália, avança a imprensa italiana.

|

Um bispo, um membro dos serviços secretos italianos e um intermediário financeiro foram detidos no âmbito de investigações da justiça italiana ao Instituto para as Obras Religiosas (IOR) – o banco do Vaticano.

Estas detenções decorrem de uma vasta investigação lançada em 2010 que visava o então presidente do IOR, Ettore Gotti Tedeschi, e o director-geral, Paolo Cipriani, entretanto afastados. Eram suspeitos de não terem respeitado uma lei para evitar o branqueamento de dinheiro, omitindo nomes de envolvidos em duas transações financeiras consideradas suspeitas pelas autoridades. Por causa dessas transações, 23 milhões de euros foram congelados.

L O N G E

INVESTIGAÇÃO AO BANCO DO VATICANO

O Instituto para as Obras Religiosas é uma instituição privada com sede da Cidade do Vaticano, fundada em 1942 pelo Papa Pio XII. 19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.