Effathá#83 Santo Adrião

Page 1

Atos 10, 25-26.34-35.44-48 . Salmo 97 . 1João 4, 7-10 . João 15, 9-17 . ANO B . PÁSCOA . SEXTO DOMINGO

JOÃO 15, 12

Que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei” A MISSÃO DOS LEIGOS

EFFATHA

www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf | comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt www.diocese-braga.pt/smbrufe | saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

BOLETIM INTERPAROQUIAL . 83 BRUFE E SANTO ADRIÃO

rede mundial de oração do papa

O desafio para este mês é que os leigos realizem com criatividade a sua missão específica. A primeira questão é o significado de «específica». Há um mal-entendido de base quando se fala da missão dos leigos, colocando-a exclusivamente em contexto eclesial [...], ainda mais urgente quando a delegação destas funções é motivada pela escassez do clero. Isto não é o «específico» dos leigos. Ser leigo é ser leigo, não é ser um substituto do padre. Ser leigo é ter um emprego em contexto de trabalho na e para a sociedade; é ter responsabilidades sociais e políticas; é ser agente económico; é ser pai, mãe, avô, neto, amigo... E, incluindo tudo isto, é ser membro da Igreja, parte do corpo místico de Cristo. A intenção deste mês enriquece esta missão específica com o termo «criatividade». É, de facto, muito importante que se superem os modelos tradicionais de missão laical, conferindo-lhes a sua real dimensão. A sua participação na vida da Igreja é ponto de partida para a vida concreta de todos os dias, não é um ponto de chegada. A pastoral para os leigos e com os leigos terá que ter esse horizonte, apontar para os desafios do mundo concreto e deixar que o Evangelho tenha eco fora da Igreja e não apenas dentro. Este mês pode ser uma ocasião muito particular para motivar os leigos das comunidades cristãs a encontrarem formas criativas de falar do Evangelho com palavras, obras e atitudes nos seus contextos de trabalho, na sua família e nas suas responsabilidades.

A pastoral para e com os leigos terá que apontar para os desafios do mundo e deixar que o Evangelho tenha eco fora da Igreja e não apenas dentro.

‘SAPATOS DE SENHORA’

O Sexto Domingo de Páscoa dá a conhecer Jesus Cristo Ressuscitado na dupla categoria de Mestre e Amigo: o Mestre ensina com autoridade e o Amigo procura uma relação marcada pela proximidade e pela confiança. A proposta do Mestre e Amigo supera o antigo mandamento: ama o próximo como a ti mesmo. Agora, o cristão há de dizer: ama o outro como Jesus Cristo te ama. «O específico do cristão é amar como Cristo, com o seu estilo. Ele fez-se canal para o amor do Pai, e cada um de nós deve fazer-se canal por onde corra e chegue aos outros esse grande rio» (Ermes Ronchi). Ser canal, por exemplo, na relação matrimonial, com os familiares, os vizinhos, os companheiros de escola/trabalho, as pessoas com quem me cruzo no dia a dia. Este domingo, primeiro de maio, é Dia da Mãe. Os ‘sapatos de senhora’ evocam uma das belas expressões de amor. O colo (interno e externo) da mãe é dos lugares mais seguro do amor, amor em excesso, dádiva da vida que é a maior prova de amor. Obrigado, mãe!

06 MAIO 2018

VIVER

EM COMUNIDADE O amor provém de Deus (ser amado) como dom para ser partilhado (amar) com os outros. Nesta mesma lógica, há quem diga que o primeiro mandamento não é amar a Deus, mas ser amado, deixar-se amar por Deus. Que me sinta amado!

PERGUNTA

DA SEMANA

Como posso viver de novas formas o amor aos outros?

REZAR

EM FAMÍLIA Senhor Jesus Cristo ressuscitado, ajuda-nos a amar e a levar alegria a toda a gente.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Effathá#83 Santo Adrião by Vitor Araújo - Issuu