EFFATHÁ#57

Page 1

Malaquias 1, 14b – 2, 2b.8-10 . Salmo 130 . 1Tes 2, 7b-9.13 . Mateus 23, 1-12 . ANO A . TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO

MATEUS 23, 11

O maior entre vós será o vosso servo” A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO NOTA PASTORAL PARA A

EFFATHA

www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf | comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt www.diocese-braga.pt/smbrufe | saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

BOLETIM INTERPAROQUIAL . 57 BRUFE E SANTO ADRIÃO

SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

[...] A alegria do encontro é, antes de mais, a alegria de nos sentirmos amados, de modo pleno e incondicional. Mesmo no pecado? Então ainda mais!... já que a carência é maior. [...] É também a alegria pelo «novo horizonte» e o «rumo novo» que esse amor dá à nossa vida. O amor de Cristo impele os que n’Ele creem a viver não mais para si próprios, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. [...] É, enfim, a alegria de vermos a nossa vida a prolongar-se nas vidas daqueles a quem a damos: os pais nas dos filhos; os catequistas nas dos catequizandos; os professores nas dos alunos; todo o educador nas dos educandos. Uma alegria que cresce, quando também eles se dão — a partir do encontro com Cristo, mediado por cada um de nós, que então pode, por isso, dizer: É Cristo que vive em mim (Gálatas 2, 20). Acolhamos, por tudo isso, o convite do Papa Francisco a «todo o cristão, em qualquer lugar que se encontre, a renovar (…) o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de o procurar no dia-a-dia sem cessar» (A Alegria do Evangelho, 3). Ele que nos ensina: Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo, como Ele, o Mestre por excelência [...]. Que Maria, Mãe e Serva do Senhor, na conclusão do centésimo aniversário das suas aparições em Fátima, nos ajude a saborear a alegria deste encontro!

A alegria do econtro é a alegria pelo «novo horizonte» e o «rumo novo» que esse amor dá à nossa vida.

A HUMILDADE GARANTE A ESPERANÇA

Jesus Cristo apresenta uma proposta muito concreta: a palavra de Deus é para ser acolhida no coração, sem ostentações exteriores, até porque o mais importante é seguir a lógica do serviço. Este é o elemento que diferencia a comunidade cristã: «o maior entre vós será o vosso servo». A comunidade cristã há de se compreender a si mesma como um «serviço» à transformação do mundo em direção ao Reino de Deus. Sem esquecer que, em todo o trabalho pastoral, Deus faz muitíssimo mais do que nós, porque só a sua palavra pode transformar plenamente o coração de cada pessoa. A nós, compete-nos acreditar na força da palavra e, com humildade, continuar a servi-la, pois essa é a garantia da nossa esperança. O ser cristão não se vive como uma honra, mas como dom da fé que nos permite reconhecer a Deus como Pai e os outros homens e mulheres como irmãos, a quem servimos com humildade, a começar pelos mais vulneráveis.

05

NOVEMBRO 2017

VIVER

EM COMUNIDADE Ao terminar a Semana Nacional da Educação Cristã lembra-te que «a comunidade cristã é a origem, o lugar e a meta da catequese» (Diretório Geral da Catequese). Conheces os grupos de catequese da tua comunidade?

PERGUNTA

DA SEMANA

O que me motiva ou impede de estar ao serviço dos outros?

REZAR

EM FAMÍLIA Senhor, ajuda-nos a recordar que os nossos talentos são um presente que nos dás para colocar ao serviço dos outros.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.