Page 1


Licao SEJA DIFERENTE!

1

(I João 2:15-17; Romanos 12:1; Gênesis 6-9) “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Vivemos num mundo que nos impõe os seus valores. Somos constantemente bombardeados com diversas mensagens que nos leva a conformar com suas ideias ou conceitos. Observe os “slogans” de alguns comerciais: “

DO IT!” .“” BRASILEIRO “ O D L IA IC F O.” “ A MARCA O GEM É TUD A IM , A D A ÉN “ “ SEDE NÃO UER SER.” Q Ê C O V E “ TUDO QU M.“” VOCÊ TER U “ E HORA DE “JUST

5


De um modo geral os adolescentes e jovens se sentem pressionados a agirem conforme a “onda” e, por isso, são profundamente afetados. Numa reportagem sobre o comportamento dos jovens nos anos 90, a Revista VEJA; Editora Abril; Edição 1154 apresentou alguns conceitos que “faziam a cabeça” dos jovens quanto a:

SExo “Estima-se que 13% da população feminina do país, na faixa dos 15 aos 19 anos, já tenham engravidado pelo menos uma vez. O ginecologista gaúcho Alberto Abeche, há três anos responsável por um serviço especializado no atendimento de adolescentes gestantes, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, constata que isso vem acontecendo em meninas cada vez mais novas. ‘Quando entrei aqui, as garotas de menos idade que nos procuravam, tinham 15 anos’, diz ele. ‘Agora, chegamos a atender meninas de até 13 anos’.” Namoro “FICAR - um dos verbos mais conjugados do cardápio adolescente. É menos do que namorar e mais do que paquerar. Define o relacionamento breve, de um dia ou de algumas horas... No sábado seguinte, sem nenhum acerto com o menino, Patrícia voltou ao Shopping e tornou a se encontrar com ele. Os dois comeram um hambúrguer com refrigerante e decidiram ir para a casa do garoto. Os pais estavam viajando. ‘Quando eu vi, estava transando com ele’, diz Patrícia.” “FICAR não dá qualquer status aos dois envolvidos na coisa. Quem ficou, ficou, mas depois é “beijinho, beijinho, tchau, tchau”. Se por acaso ele e ela continuarem ficando, escalam um degrau. Nesse caso, já ‘ficam de rolo’. É tudo uma questão de patamar. ‘O rolo vai de dois dias a uma semana’, define Frederico Linhares, 18 anos, também de Belo Horizonte. ‘Basta existir uma atração entre os dois, que rola.’ Chega-se ao namoro, terceiro patamar, quando os encontros se repetem mais ainda.” Drogas “Como mostra uma pesquisa feita, através de um questionário apresentado a 497 adolescentes de 16 a 17 anos, estudantes do segundo ano do Ensino Médio, em catorze escolas do país, as respostas são eloquentes. Pelos depoimentos desses estudantes, tomados em cinco capitais brasileiras entre representantes de 6


várias faixas de renda, descobre-se que os adolescentes estão experimentando a emoção do sexo muito cedo - 38% responderam que já fizeram sua descoberta - e abusado das drogas numa dimensão assustadora: 14% já as experimentaram, e a maconha vem em primeiro lugar entre as drogas disponíveis.” Em outra matéria, já refletindo o comportamento dos adolescentes e jovens do século XXI, a Revista Veja, Edição 1633 e 1658, mostra como os jovens seguem pensando sobre os mesmos temas. Exemplo:

Drogas “Um levantamento sobre o uso de drogas entre estudantes, em 10 capitais brasileiras realizado pelo CEBRID, da Universidade Federal de São Paulo revelou que o consumo frequente da maconha quadruplicou em apenas 10 anos. O aumento do consumo é maior entre adolescentes e jovens na faixa que vai dos 16 aos 18 anos.”

Como mostram os dados acima, os adolescentes continuam na sua maioria adotando os mesmos valores de épocas anteriores. No entanto, como cristãos, precisamos observar o que nos ensina a Palavra de Deus. Ela fala a respeito do MUNDO, que no sentido bíblico, é o conjunto de ideias, conceitos e valores que são adotados pela sociedade e fundamentam os comportamentos de um modo geral. Estas ideias são muitas vezes contraditórias e conflitantes com os valores de Deus. Vejam então, como as Escrituras alertam os cristãos quanto às questões e valores deste mundo e como viver nele.

7


ESTAMOS NO MUNDO, MAS NÃO SOMOS DO MUNDO “... O mundo os odiou (os cristãos), porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim, que os guardes do mal”. (João 17:14.15) Devemos ser como um barco, que navega sobre as águas, mas não se afunda nelas. Vivemos no mundo, mas não devemos viver conforme os valores que ele nos impõe. NãO DEVEMOS AMAR O MUNDO “Não ameis o mundo, nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está Nele. (I João 2:15) Não devemos amar os conceitos errados do mundo, nem tomar decisões e atitudes segundo estes valores. A MODA DO MUNDO É PASSAGEIRA “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (l João 2:17)

Os valores do mundo mudam conforme a época e o interesse de alguns, mas os conceitos verdadeiros de Deus são eternos, por isso, devemos nos firmar neles. Um dos maiores conflitos dos adolescentes e jovens é a pressão do grupo. Quantas vezes ouvimos:

“Todo mundo faz, por que não posso fazer?” “Todo mundo usa, é a moda, por que não devo usar?” Mas se você é um verdadeiro cristão não deve ceder, mas fazer o que nos ensina a Bíblia: “E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2) 8


Quando usamos uma forma redonda para colocar a massa de um bolo, não obteremos um bolo quadrado, não é verdade? Conformar é tomar a forma. E a nossa forma não deve ser a do mundo. Nossa mente deve ser conformada com a vontade de Deus, pois Ele nos fez, nos ama e deseja o melhor para nossa vida. Deus não é um “desmancha prazer”, e seus conceitos não são “quadrados”. Através dos seus ensinamentos aprendemos como viver melhor. Seus mandamentos servem para nós como uma “cerca de proteção”, e quando amamos ao Senhor eles são praticados com alegria e como expressão do nosso amor a Ele. Veja o que o Apóstolo João nos ensina:

“Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.” (I João 5:3) A pressão é grande e nos ataca de todos os lados, mas você deve ter coragem para ser diferente. Busque forças no Senhor e na sua Palavra e jamais se conforme com o “jeito” de pensar do mundo. 9


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Em Gênesis encontramos a história de Noé. Ele viveu em uma época de tremenda corrupção. Descubra como ele agiu mesmo vivendo em meio a tamanha maldade. Leia o texto bíblico e responda às questões.

GÊNESIS 6:5-11, 22 “O Senhor viu como o homem foi ficando cada vez pior, e que tudo que pensava e queria era sempre mau. O Senhor ficou triste por ter criado o homem. Isto cortou o coração dEle! Disse o Senhor: ‘Vou fazer desaparecer da terra a humanidade que criei. Vou destruir os homens, os animais, os répteis e as aves. Foram criados por mim - e isso me entristece!’ Mas Noé dava alegria ao Senhor. Esta é a história dele: Noé era o único homem reto, de todos os que viviam naquele tempo. Ele procurava viver sempre de acordo com a vontade de Deus. Sem, Cão e Jafé eram os três filhos de Noé. A violência dominava a terra. Aos olhos de Deus, a terra estava completamente corrompida... Noé fez tudo que Deus mandou.” (A BÍBLIA VIVA) O que Deus viu nos homens do tempo de Noé?

Como ficou o coração de Deus e o que Ele decidiu fazer por causa do que viu?

Em contraste, como vivia Noé?

O que capacitava Noé a viver de forma diferente?

2

Em Gênesis 9:1 lemos que: “Deus abençoou Noé e os filhos dele. E disse a eles: Tenham muitos filhos e restabeleçam a população da terra.” (A BÍBLIA VIVA). Em sua opinião, por que Deus deu a Noé tamanha bênção e tão grande responsabilidade?

10


3

Como Noé, você também vive em meio a uma “geração corrompida” e insensível aos valores de Deus. Cite pelo menos três situações comuns em que o cristão, mesmo sendo pressionado, deve optar pelos valores de Deus.

www.vidareal.com.br

4

Leia os dois textos abaixo, e após a leitura compare o comportamento “comum” dos adolescentes e o que ensina a Bíblia, antes de responder às questões.

OS CÓDIGOS DO FICAR Dos primeiros beijos ao sexo, muita coisa está mudando – em ritmo acelerado – no modo como meninos e meninas se relacionam.

Quando a festa do colégio começou, às 20 horas, Gabriela Cunha já estava na

frente do palco em Canoas, no Rio Grande do Sul, rodeada pelas amigas.

Naquela noite, o plano das meninas era um só: ficar com alguém. Nos dias

que antecederam a noitada, Juliana Moraes contava os minutos. Com a ajuda de Gabriela, havia combinado de ficar com um menino chamado Pedro. “Minha amiga é tímida, então, fui até o guri no intervalo e perguntei se ele queria ficar com ela na festa. Ele topou”, diz a desinibidíssima Gabriela. Conforme a noite avançava, os casaizinhos começaram a “grudar” pelos cantos. Grudar é a gíria corrente no Sul para falar de beijos e amassos. Algumas meninas da turma de Gabriela encontraram seus “ficantes”. Pedro desistiu do combinado com Juliana em cima da hora – e beijou outras três meninas. Pouco depois, dois meninos se aproximaram de Gabriela. “Tu não queres ficar com meu amigo?”, um deles perguntou. Gabriela disse não. “Não deu vontade. Ele não tinha nada a ver comigo.” (Veja Especial Jovem - Junho de 2004) (Fonte: http://blog.clickgratis.com.br/adolecentesvida/214197/Ficadas.html)

11


ROMANOS 12:1,2 “E assim, queridos irmãos, eu apelo que vocês deem seus corpos a Deus. Que eles sejam um sacrifício vivo, santo - o tipo de sacrifício que Ele pode aceitar. Quando vocês pensam naquilo que Ele fez por vocês, isto será pedir muita coisa? Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E, assim, vocês aprenderão por experiência própria, como os caminhos de Deus, realmente, satisfazem a vocês.” (ABÍBLIA VIVA) “Naquela noite, o plano das meninas era um só: ficar com alguém.” O que essa frase do texto revela sobre o comportamento de muitos adolescentes?

“Conforme a noite avançava, os casaizinhos começaram a “grudar” pelos cantos. Grudar é a gíria corrente no Sul para falar de beijos e amassos.” O que essa afirmação sobre como os “casaizinhos” de adolescentes se comportavam na festa, revela os valores que eles têm sobre o corpo?

Em que aspectos o comportamento dos adolescentes durante “aquela festa” contradizem o ensinamento bíblico contido no texto de Romanos 12:1 e 2?

www.vidareal.com.br

5

Em que área da sua vida você tem seguido a maioria, não tendo coragem para ser diferente? E que decisão precisa tomar para “ser diferente”?

www.ajuda.com.br

6

Leia em sua Bíblia no Salmo 119:9-11 e descubra o que você pode fazer para ter força e coragem para “ser diferente.”

“Tudo posso Naquele (Cristo) que “ (Filipenses 4:13) me fortalece.” 12


Licao

2

PODER PARA SER DIFERENTE (Efésios 6:10 -18; I Samuel 17)

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.” Efésios 6:10

Você se lembra do He-Man? Um personagem de desenho animado chamado He-Man, gritava de peito erguido: “Eu tenho a força!” Mas antes de fazer esta afirmação ele dizia: “Pelos poderes de Grayskull.” Havia por trás da força de He-Man um poder que não era dele. Isto serve para ilustrar a nossa própria situação. Somos pressionados pelos valores do mundo, e por nós mesmos não podemos vencer a tentação. Não temos a força! De onde então, vem o poder para vencermos a batalha contra o mundo?

Vamos examinar o que Deus nos diz, em sua Palavra, sobre como podemos vencer esta luta?

13


DEUS NÃO PERMITE TENTAÇÃO QUE NÃO PODEMOS SUPORTAR “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana: mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (I Coríntios 10:13) A primeira coisa que precisamos saber para sermos vitoriosos é que Deus é fiel para conosco e não permite tentação que está acima da nossa força. Você não pode dizer: “Eu não posso!”, ou “Eu não consigo fazer ou deixar de fazer isto ou aquilo”, porque Deus não permite nada em nossa vida que não sejamos capazes de suportar. E quando algo estiver acima da nossa força, Ele estará conosco para nos socorrer. PODEMOS TUDO NA FORÇA DO SENHOR “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Ao invés de dizermos: “Eu tenho a força!”, podemos dizer: “O Senhor tem a força, e pelo seu poder consigo vencer qualquer tentação”. PRECISAMOS USAR AS ARMAS CERTAS PARA VENCERMOS “Revesti-vos de toda armadura de Deus para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo”. (Efésios 6:11)

A nt iga m ent e, o s o lda do ro m a no u s a v a u m a v es t im ent a es pecia l pa ra lu t a r na gu erra . O a pó s t o lo P a u lo fa z u m a co m pa ra çã o ent re a s peça s da a r m a du ra do s o lda do co m a s v ir t u des q u e dev em o s cu lt iv a r pa ra co m ba t erm o s na lu t a co nt ra o m a l. V eja m o s ent ã o , q u a is s ã o a s peça s da a r m a du ra e q u a is a s v irt u des co rres po ndent es .

14


O CINTO DA VERDADE – (EFÉSIOS 6:14) O soldado usava um cinto na altura da região lombar para proteger-se. E este é comparado à VERDADE, que deve envolver todas as áreas da nossa vida. Não devemos permitir que a mentira, ou a desonestidade nos domine e, assim, venceremos o mal. A COURAÇA DA JUSTIÇA- EFÉSIOS 6:14 À altura do peito, para proteger o coração, o soldado usava uma couraça especial. Esta representa a JUSTIÇA, que devemos praticar em todos os nossos relacionamentos, para vivermos em harmonia e com uma consciência tranquila. O CALÇADO DO EVANGELHO- EFÉSIOS 6:15 Para a proteção dos pés, o soldado usava uma bota especial, e assim pisava firme e seguro, sem vacilar. Quando andamos de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo, podemos ter PAZ e com ela a SEGURANÇA de estarmos trilhando o melhor caminho para nossa vida. O ESCUDO DA FÉ - EFÉSIOS 6:16 O escudo, uma arma de defesa, servia para proteger o soldado da espada do inimigo. É a nossa FÉ em Jesus Cristo, e em sua Palavra, que nos livra de crermos nas mentiras propostas pelos valores mundanos. O CAPACETE DA SALVAÇÃO - EFÉSIOS 6:17 Para proteger a cabeça, que comanda todo o nosso corpo, o soldado usava um capacete. A SALVAÇÃO, em Cristo Jesus, nos faz desejar honrar ao Senhor, como expressão da nossa gratidão por seu grande amor por nós, ao ponto de ter dado sua própria vida em nosso lugar. A ESPADA QUE É A PALAVRA DE DEUS - Efésios 6:17 Com a espada, o soldado atacava o inimigo. Usando a Palavra de Deus podemos combater os conceitos do mundo e saber o que é melhor para a nossa vida. A ORAÇÃO – EFÉSIOS 6:18 Devemos usar todas as peças da armadura de Deus e ainda, diariamente, devemos pedir forças ao Senhor, através da oração, para que Ele nos dê coragem para sermos diferentes.

Finalmente, ainda temos a preciosa promessa do Senhor! Confira:

“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5) 15


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a de Davi e Golias. Ao ver um gigante filisteu desafiando o exército de Israel, Davi ficou inconformado e foi falar com o rei. Veja os diálogos abaixo e aprenda com Davi como vencer as batalhas da sua vida. Após a leitura responda às questões:

DIáLOGO ENTRE O REI SAUL E DAVI: SAUL: “Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. (I Samuel 17:33) DAVI: “Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”. (I Samuel 17:36,37) DIÁLOGO ENTRE O GIGANTE GOLIAS E DAVI GOLIAS: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? “ E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! “ (I Samuel 17:43,44) DAVI: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”. (I Samuel 17:45-47)

16


RESULTADO DA BATALHA “Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo. Retirando uma pedra de seu alforje, ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.” (I Samuel 17:48-50) Qual o principal argumento do rei Saul para Davi não lutar contra Golias e como ele rebateu este argumento?

Qual a certeza de Davi e a principal arma dele contra o inimigo?

Por que Davi foi vitorioso?

2

Enumere em ordem de prioridade o que tem representado “gigantes” em sua vida, com os quais você precisa lutar diariamente. ( ( ( ( ( (

3

) Amigos errados; ) Mau uso da sua sexualidade; ) Mentira e desobediência aos seus pais; ) Drogas ou outro vício; ) Cola na escola; ) Preguiça.

O que você pode aprender com Davi para ser vitorioso em suas próprias batalhas? O que você pretende fazer?

17


www.Musica.com.br

4

Lutero, o maior personagem da Reforma Protestante, também descobriu que somente através da confiança em Cristo podemos vencer as nossas batalhas. Crendo nisso escreveu um maravilhoso hino. Leia um pouco da história e a letra desse hino e aprenda com ele.

CASTELO FORTE: Martinho Lutero (1483-1546) Em Abril de 1521, Martinho Lutero declarou diante do tribunal de Worms: “Não posso fazer de outro modo. Mantenho o que escrevi. Que Deus me ajude.” Suas Noventa e Cinco Teses afixadas à porta da igreja em Winttenburg, em 31 de outubro de 1517 iniciaram a maior revolução na história da Igreja Cristã: a Reforma Protestante. Este hino, escrito em 1529, em Coburg, foi o chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de “o maior hino, do maior homem, do maior período da história da Alemanha”. Foi cantando com emoção e sinceridade ao longo desses quase quatro séculos, em milhares de línguas. Define até onde podemos confiar em nosso Castelo Forte, nosso Escudo e Boa Espada. Mostra também quem é o nosso inimigo; o Tentador, com seus demônios, contra os quais em nós mesmos não há força para resistirmos. Mas, Cristo o venceu na cruz. Quem nos defende é o Senhor dos altos céus, o próprio Deus. O grande acusador cairá com UMA SÓ PALAVRA! (Fonte: http://musicaeadoracao.wordpress.com/2008/02/05/a-historia-de-castelo-forte-the-a-mighty-fortress-is-our-gods-story/

CASTELO FORTE (Martinho Lutero 1483-1546) Castelo forte é nosso Deus, Espada e bom escudo; Com seu poder defende os seus Em todo transe agudo. Com fúria pertinaz Persegue Satanás, Com ânimo cruel; Mui forte é o Deus fiel, Igual não há na terra. A força do homem nada faz, Sozinho está perdido; Mas nosso Deus socorro traz

Em seu Filho escolhido. Sabeis quem é? Jesus, O que venceu na cruz, Senhor dos altos céus; E, sendo o próprio Deus, Triunfa na batalha. Se nos quisessem devorar Demônios não contados, Não nos iriam derrotar Nem ver-nos assustados. O príncipe do mal, Com seu plano infernal,

Já condenado está! Vencido cairá Por uma só palavra. De Deus o verbo ficará, Sabemos com certeza, E nada nos assustará Com Cristo por defesa! Se temos de perder Família, bens, prazer! Se tudo se acabar E a morte, enfim, chegar, Com Ele reinaremos!

(Fonte: Hinário Presbiteriano, Ed. Cultura Cristã; p. 138) 18


O que você pode aprender sobre nosso maior inimigo com a letra desse hino?

O que você pode aprender sobre Deus e sobre Cristo com a letra desse hino?

Que declaração desse hino mais tocou você? Por quê?

Em meio a tentações da sua

vida você pode orar como Davi:

“Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu

me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração.

Mostra a maravilha do teu

amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam.

Protege-me como à menina

dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.” (Salmo 17:6-8)

““Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor “ (Salmo 20:7) nosso Deus.” 19


Licao FILHOS: MELHOR NÃO TÊ-LOS? “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma.” Provérbios 29:17

(Provérbios 29:17)

3

Você já ouviu a declaração do nosso título acima? Às vezes brincando, outras vezes realmente decepcionados com os filhos, os pais desabafam usando uma parte do famoso “Poema Enjoadinho” de Vinícius de Morais:

“Filhos... Filhos? s! Melhor não tê-lo mos Mas se não os te Como sabê-lo?” O “lar, doce lar” tão desejado por todos, tem se tornado muitas vezes no “lar, amargo lar”, por causa dos conflitos e desavenças entre pais e filhos. Ouvimos muito falar em conflito de gerações, mas eles têm se transformado em verdadeiras guerras familiares. Observe abaixo parte de uma triste reportagem que demonstra a tragédia que tem sido muitos relacionamentos entre pais e filhos. 21


CRIME: Sangue em família Pai mata um filho com quatro tiros e é executado pelo outro com três balas na cabeça. Por causa de uma discussão banal, o volume da televisão, o advogado Ariosto Riambau, 48 anos, matou seu filho mais velho, Vicente, de 19 anos, com quatro tiros na cabeça. Minutos depois, foi assassinado com três tiros, também na cabeça. Uma testemunha informou que Ariosto foi morto por outro filho, Ivo, de 18 anos, que teria vingado o irmão e desapareceu depois do crime. (Mônica Bergamo) (Fonte: Revista Veja; Ed. Abril; 02/02/92)

No entanto, a Palavra de Deus já nos preveniu dizendo: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados... atrevidos, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus”. (II Timóteo 3:1-4) Se já não nos surpreende tantos problemas entre os pais e filhos surgidos ultimamente, devemos, então, procurar entender quem são os nossos pais e conhecer os princípios de Deus para a orientação do nosso relacionamento com eles.

QUEM SãO OS PAIS? SERES HUMANOS QUE TAMBÉM TÊM PROBLEMAS

Parece ridículo afirmar isto

porque é tão óbvio, mas será que no dia a dia lembramo-nos disto? Quantas vezes os filhos agem sem a menor compreensão para com os problemas dos pais, como se estes não tivessem sentimentos, nem pudessem ter nenhum problema pessoal.

22


PESSOAS SUJEITAS A ERROS

“Nunca mais confio em

Certa vez, depois de descobrir uma mentira do pai, um garoto disse: “Nunca mais confio no meu pai!” Não seria essa uma posição muito radical e imatura? Os pais estão sujeitos ao erro e devemos, ao invés de desprezá-los por isso, tentar ajudá-los a vencer seus problemas.

meu pai!”

PESSOAS COMUNS QUE TÊM UMA TREMENDA RESPONSABILIDADE Alguém já disse que “criar filhos não é brincadeira” e esta é uma grande verdade, pois a responsabilidade dos pais é muito séria. Vejamos quais são as responsabilidades dos pais, segundo a orientação da Palavra de Deus:

Cadê minha mesada?

OS PAIS DEVEM DISCIPLINAR SEUS FILHOS “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem”. (Provérbios 3:12) A disciplina é diferente do castigo. Ela visa à mudança do comportamento, enquanto o castigo é mera punição. A disciplina deve ser uma expressão de amor, pois ela só atingirá o objetivo, que é a mudança de atitude, se for aplicada com amor. Os pais são instrumentos usados por Deus para orientar os filhos e, para tanto, Deus os aconselha assim: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15) 23


OS PAIS DEVEM ENSINAR SEUS FILHOS “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. (Provérbios 22:6) Para que os filhos sejam bem sucedidos e aprendam a caminhar por si mesmos, os pais devem ensiná-los, baseados na orientação da Palavra do Senhor.

OS PAIS NãO DEVEM IRRITAR OS SEUS FILHOS “Pais, não irriteis os vossos filhos para que não fiquem desanimados.” (Colossenses 3:21) O excesso de ordens, o autoritarismo e até mesmo o perfeccionismo dos pais podem criar nos filhos uma indisposição contra a autoridade deles. Os pais devem ser moderados na disciplina e exigências aos filhos.

OS PAIS DEVEM CONDUZIR OS FILHOS A DEUS “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste... e que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo.” (II Timóteo 3:14.15) É claro que caberá aos filhos fazerem a opção de crer ou não no Senhor Jesus, mas os pais devem transmitir a eles os ensinamentos de Cristo. Concluindo, perguntamos: “É fácil ser pai ou mãe? É simples a tarefa deles?” Leia as palavras de Sullivan e reflita sobre isso: “Quando Deus quer que uma grande obra seja feita no mundo ou uma grande injustiça corrigida, faz isso de maneira bastante fora do comum. Ele não envia terremotos nem relâmpagos. Em lugar disso faz nascer um bebê indefeso, talvez numa casa simples e de mãe obscura. Deus coloca, então, sua ideia no coração da mãe e ela a coloca na mente da criança. As grandes forças do mundo não são os terremotos, nem os raios, e nem os trovões. As grandes forças do mundo são os bebês.” (E.T. Sullivan)

Concordamos com E.T. Sullivan, e ainda, acrescentamos:

“As grandes forças do mundo são os bebês, criados e orientados por pais que os amam, e os ensinam a amar a Deus e a Sua Palavra.” 24


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Dê a sua opinião! Você concorda, com os autores abaixo? Por quê?

“As grandes forças do mundo não são os terremotos, nem os raios, e nem os trovões. As grandes forças do mundo são os bebês.” (E.T. Sullivan)

“Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos como sabê-lo?” (Vinícius de Morais)

“Ter ou Não Ter Filhos? Ter ou não filhos deve ser assunto de discussão para cada casal, uma vez que a decisão é muito relevante para o modo de vida que deseja imprimir à sua existência. Não existe um caminho melhor que o outro. Ser pai ou mãe não é obrigatório, mas facultativo.” (Flávio Gikovate)

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.” (Salomão - Salmo 127:3)

2

Faça uma avaliação do seu relacionamento com os seus pais. Responda às questões:

Que tipo de problemas você tem tido no relacionamento com os seus pais?

25


Que atitudes erradas você percebe em seus pais em relação a você?

Que atitudes erradas você percebe em seu comportamento na relação com os seus pais?

O que você acha que pode fazer para ajudar os seus pais nos problemas que eles apresentam?

Que tal refletir sobre o que você descobriu e usar este exercício para bater um papo com os seus pais? Lembre-se! O diálogo é uma das melhores estratégias para resolvermos os nossos problemas.

www.MINHABÍBLIA.com.br

3

Conforme o ensinamento bíblico, os filhos devem obedecer aos pais, e os pais, não devem irritar os seus filhos. O que você acha que os pais podem fazer para irritar os filhos? Como eles podem evitar isso? Após a leitura do texto bíblico, dê a sua opinião.

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. “Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” (Efésios 6:1-4)

26


www.poesiA.com.br

4

Leia o “Poema Enjoadinho” de Vinícius de Morais, que de uma maneira cômica fala das dificuldades de se criar os filhos. Após a leitura responda às questões.

Poema Enjoadinho (Vinícius de Moraes) Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-lo? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos! Banho de mar Diz que é um porrete... Cônjuge voa Transpõe o espaço Engole água Fica salgada Se iodifica Depois, que boa Que morenaço

Que a esposa fica! Resultado: filho. E então começa A aporrinhação: Cocô está branco Cocô está preto Bebe amoníaco Comeu botão. Filhos? Filhos Melhor não tê-los Noites de insônia Cãs prematuras Prantos convulsos Meu Deus, salvai-o! Filhos são o demo Melhor não tê-los... Mas se não os temos

Como sabê-los? Como saber Que macieza Nos seus cabelos Que cheiro morno Na sua carne Que gosto doce Na sua boca! Chupam gilete Bebem xampu Ateiam fogo No quarteirão Porém, que coisa Que coisa louca Que coisa linda Que os filhos são!

(Fonte: http://www.releituras.com/viniciusm_enjoado.asp)

O poeta cita alguns problemas corriqueiros pelos quais os pais passam com os filhos, mas estes são apenas uma forma bem-humorada de falar das reais preocupações dos pais. Quais são essas preocupações?

Apesar das dificuldades em criar os filhos, por que, tê-los vale todo sacrifício?

O que você aprende com esse poema que pode ajudá-lo a valorizar mais os seus pais?

27


www.musica.com.br

5

Leia um pequeno trecho da música “Pais e Filhos”, de Renato Russo e reflita sobre o seu relacionamento com os seus pais.

Pais E Filhos (Renato Russo) ...“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há...” Sou uma gota d’água Sou um grão de areia. Você me diz que seus pais não lhe entendem. Mas você não entende seus pais. Você culpa seus pais por tudo. E isso é absurdo. São crianças como você O que você vai ser, quando você crescer?” Fonte: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22488/)

”É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há...” O que este pensamento da canção pode ajudá-lo em seu relacionamento com os seus pais?

“Você culpa seus pais por tudo, e isso é absurdo, são crianças como você.” Por que este pensamento da canção ajuda você a compreender os seus pais?

Para ouvir toda a canção veja o clipe no site: http://www.youtube.com/watch?v=bvIMBVBRpJU

““Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.”“ (Proverbios 1:8, 9) 28


Licao

4

RESPONSABILIDADE DOS FILHOS “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.” Colossenses 3:20

(Efésios 6:1-3)

Como vimos, na lição passada, são grandes os conflitos entre pais e filhos. Aprendemos também sobre quais são as responsabilidades dos pais para com seus filhos. Vamos agora aprender o que a Bíblia ensina sobre as responsabilidades dos filhos para com os seus pais?

QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES DOS FILHOS? “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” (Efésios 6:1) RESPONSABILIDADE 1- OBEDECER AOS PAIS Paulo também ensina COMO DEVE SER A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS: NO SENHOR. Isso significa que os filhos devem obedecer aos pais, reconhecendo que esta obediência é acima de tudo a Deus. Paulo ainda explica POR QUE OS FILHOS DEVEM OBEDECER AOS PAIS. Porque isto é justo, ou seja, é correto. Por causa da vivência, experiência e responsabilidade, os pais merecem a obediência dos filhos. 29


RESPONSABILIDADE 2 - HONRAR AOS PAIS “Honra ao teu pai e a tua mãe”. (Efésios 6:2) QUAL A DIFERENÇA ENTRE OBEDIÊNCIA E HONRA? OBEDIÊNCIA: É submissão à vontade de outro ou cumprimento das ordens de outro. HONRA: Consideração, estima e respeito. A obediência que agrada a Deus é acompanhada da honra, pois esta envolve o amor, a consideração e o respeito aos pais. O QUE DEUS PROMETE AOS QUE OBEDECEM E HONRAM A SEUS PAIS? SUCESSO: “Para que te vá bem...” (Efésios 6:3) O filho obediente se torna bem sucedido, pois a obediência aos pais o ajuda a evitar erros. VIDA MAIS LONGA: “... E sejas de longa vida sobre a terra.” (Efésios 6:3) O filho obediente viverá mais, pois, a obediência aos pais o protegerá de muitos males.

Conselho para os filhos sábios

OUVIR O ENSINO DOS PAIS “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”. (Provérbios 1:8) TRATAR BEM OS SEUS PAIS “O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe, filho é que envergonha e desonra. (Provérbios 19:26) SER HONESTO PARA COM SEUS PAIS “O que rouba a seu pai ou a mãe, e diz: Não é pecado, companheiro é do destruidor”. (Provérbios. 28:24) ALEGRAR OS SEUS PAIS “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” (Provérbios 10:1) FALAR BEM DOS SEUS PAIS “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas.” (Provérbios 20:20) Filhos, muitas vezes não é fácil obedecer e honrar aos pais, mas saibam que Deus se agrada da sua atitude de obediência e sua vida certamente será abençoada. 30


www.vidareal.com.br

1

No livro “O Adolescente por Ele mesmo”, a autora Tânia Zagury traz um recado dos adolescentes para os pais: “O pai moderno que nós queremos e precisamos não é o que nos deixa fazer tudo, que fala palavrão e bebe conosco – o pai que queremos é aquele que fala conosco, sempre, muito e sobre todos os assuntos, que nos ouve, respeita e orienta, mas que também nos ensina nossos deveres e direitos.”

Baseado no que aprendeu através dos ensinamentos bíblicos sobre o relacionamento pais e filhos, você concorda com os conceitos apresentados no “recado dos adolescentes para os pais”? Por quê?

Reflita sobre o seu relacionamento com os seus pais e mande um recado falando o que você espera deles. Depois transcreva esse recado e entregue para eles.

2

Aprendemos que a Palavra de Deus ensina que os filhos devem obedecer aos pais, mas sabemos que nem sempre é fácil obedecê-los. Em grau de dificuldade, liste as ordens de seus pais que você considera mais difícil obedecer.

31


3

Sobre as ordens que você listou na questão acima, o que você pode fazer? ( ) Conversar com seus pais sobre a razão daquela ordem; ( ) Não obedecê-los. ( ) Orar pedindo a Deus que o ajude a obedecer.

www.MINHABÍBLIA.com.br

4

Em Provérbios 1:8, 9 lemos: “Por isso, jovem, ouça e obedeça os conselhos de seu pai; nunca deixe de lado, o que aprendeu com sua mãe. Essas coisas darão a você grande valor e importância.” (A BÍBLIA VIVA) Quais os conselhos mais importantes você considera receber de seus pais? Cite pelo menos dois deles.

Primeiro conselho:

Segundo conselho:

www.poesia.com.br

5

Leia este poema e após a leitura responda às questões. MEU PAI QUANDO EU TINHA... (Ann Landers) 4 anos: Meu pai pode fazer tudo. 5 anos: Meu pai sabe muitas coisas. 6 anos: Meu pai é mais esperto do que o seu pai. 8 anos: Meu pai não sabe exatamente tudo. 10 anos: No tempo antigo, quando o meu pai foi criado, as coisas eram muito diferentes. 12 anos: Ah, é claro que o papai não sabe nada sobre isso. É muito velho para se lembrar da sua infância. 14 anos: Não ligue para o que meu pai diz. Ele é tão antiquado! 32


21 anos: Ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado! 25 anos: Meu pai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho! 30 anos: Talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de contas, ele tem muita experiência. 35 anos: Não vou fazer coisa alguma antes de falar com o papai. 40 anos: Eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência! 50 anos: Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele... (Fonte:http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br/mensagem-Meu-pai-quando-eu-tinha/)

Com qual das opiniões acima você se identifica atualmente no conceito que você tem dos seus pais. Seja sincero!

Por que à medida que amadurecemos vamos mudando o nosso pensamento em relação aos nossos pais?

Qual é o ensinamento mais importante desse texto sobre a nossa relação com os nossos pais?

““Jovem, obedeça sempre a seu pai; nunca deixe de seguir os conselhos de sua mãe. Grave as ordens de seus pais em seu coração; tenha-as sempre diante de você, e elas servirão de guia para os seus passos; elas lhe darão um sono tranquilo e a cada novo dia servirão de professor para lhe “ (Provérbios 6: 20-22) ensinar o que é certo.” 33


Licao AMIGOS DO PEITO (I Samuel 18 -20)

5

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17

Você tem muitos amigos? É do tipo extrovertido, que faz amizades

com facilidade, ou você é tímido, “fechado” e encontra dificuldades em conquistar amigos?

Você não tem muitos amigos, mas gostaria de tê-los? Você tem muitos

amigos, mas em quais deles você realmente confia? Em todos? Em alguns? Em nenhum?

Quem são nossos verdadeiros amigos? Vamos descobrir isso através

desta lição?

35


COMO SãO OS VERDADEIROS AMIGOS? SÃO FIÉIS

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17:17) O verdadeiro amigo é aquele que não lhe deixa na “mão”. Está com você quando está tudo bem e quando há problemas continua do seu lado. Você tem um amigo assim?

SãO ÍNTIMOS

“... há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24) Os verdadeiros amigos são “chegados” uns aos outros. Conversam, compartilham os sentimentos mais íntimos, às vezes, muito mais do que os irmãos de sangue. Você tem um amigo assim?

SÃO SINCEROS

“Melhor é o castigo de quem nos ama de verdade do que os beijos dados por um falso amigo.” (Provérbios 27:6 - A Bíblia Viva) Às vezes pensamos que amigo é aquele que nunca discorda de nós, mas isto NÃO é verdade. Pelo contrário, quem ama sinceramente não engana o outro, fala sempre o que acredita ser verdadeiro. E o verdadeiro amor é sincero, não é fingido. Veja o texto abaixo: “O amor seja sem hipocrisia.” (fingimento) – (Romanos 12:9)

SÃO AQUELES QUE NOS ACONSELHAM

“O conselho que o amigo dá de coração é agradável como um perfume suave.” (Provérbios 27:9 - A Bíblia Viva) O amigo verdadeiro é aquele que nos aconselha a escolher o melhor caminho. Você tem um amigo assim? Ou, aquele a quem você chama de amigo, costuma dar a você algum desses conselhos:

or que não P ! a r a c , o “Que iss la chata?” u a la e u q a ‘matar’

areta’ “Você é ‘c guém demais! Nin disso...” vai saber

“Só um ‘pouqui nho’, não va i fazer mal...”


O MELHOR AMIGO Depois de aprender sobre quem são os seus verdadeiros amigos, queremos também apresentar-lhe alguém que pode e deve ser o seu melhor amigo. Sim, Jesus! Ele deve ser o nosso melhor amigo! E você sabe por quê? “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (João 15:13)

Ele o ama tanto que deu a Sua vida para salvar você! Por isso, você pode confiar sempre Nele.

Faça de Jesus o seu melhor amigo. Compartilhe com Ele suas alegrias, tristezas, lutas

e você será muito feliz.

Mas lembre-se: Existe muita gente por aí chamando Jesus de amigo, mas veja o que

Ele mesmo falou:

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14)

Aquele que diz que ama a Jesus deve fazer o que Ele manda.

VOCÊ JÁ TEM JESUS CO MO O SEU MELHOR A MIGO?

37


www.musica.com.br

1

A música “Canção da América”, de Milton Nascimento, se tornou um hino clássico à amizade. Reflita sobre a música e aprenda mais sobre o verdadeiro significado da amizade.

Canção Da América (Milton Nascimento) Amigo é coisa pra se guardar Debaixo de sete chaves, Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou Amigo é coisa pra se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam: não Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar... Por que “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves.”? O que essa expressão significa?

38


Quais as características da verdadeira amizade você pode apreender através da letra dessa canção? Cite as frases da música que revelam essas qualidades.

Qual parte dessa música mais “toca o seu coração” a respeito da amizade? Por quê?

Você pode ouvir o Milton cantando ao vivo essa linda música no site: http://www.youtube.com/watch?v=SnWW6KAZras

2

Apesar dos amigos serem muito importantes em nossa vida, devemos nos lembrar que somente existe um amigo perfeito: Jesus Cristo! Ele nunca falha e jamais nos decepcionará. Aprenda mais sobre esse Amigo, lendo duas estrofes de um hino clássico e respondendo às questões.

Preciosas Horas (Ellen Lakshmi Goreh) Ao sentir-me rodeado de cuidados terreais, Irritado, abatido, ou em dúvida fatais, A Jesus eu me dirijo, nesses tempos de aflição, As palavras que ele fala trazem paz, consolação. Se confesso meus temores, toda minha imperfeição, Ele escuta com paciência minha triste confissão, Com ternura repreende, meu pecado e todo mal; É Jesus o meu amigo, o melhor e o mais leal. (Fonte: Hinário Presbiteriano; Ed. Cultura Cristã, p. 113)

Quando posso contar com o Amigo Jesus?

Quando eu erro, o que devo fazer e como o meu Amigo me trata?

Por que posso confiar sempre nesse Amigo? Você pode ouvir este hino cantado pelo Josué Rodrigues no site: http://www.youtube.com/watch?v=uyFvk3zc9jM

39


www.minhabiblia.com.br

3

Em I Samuel 18, 19 e 20 a Bíblia nos conta sobre a amizade entre Davi e Jônatas. Leia os textos e registre o que você mais admirou e aprendeu sobre a verdadeira amizade com essa história.

4

Através do livro de Provérbios aprendemos que:

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Provérbios 17:17) “... há amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24) Você tem um amigo mais “chegado que um irmão”? Escreva um texto em prosa ou em verso que expresse a sua amizade a esse (a) amigo (a). Entregue-o ao seu (a) amigo (a) através de um cartão. Você também pode enviá-lo via e-mail, se assim preferir.

““O”olhar de amigo alegra ao coração; as boasnovas fortalecem até os ossos.”“ (Provérbios 15:30) 40


Licao AMIGOS da onça (I Samuel 18 -20)

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” Provérbios 13:20

6

Você já ouviu falar sobre o “amigo da onça”? Sabe aquele colega que convida você para uma “farra” e quando a coisa fica “barra pesada”, ele “dá no pé” e deixa você na mão? Sim, este é o verdadeiro “amigo da onça”! Você sabe identificar de longe um “tipo” desses? Para você ficar mais “esperto”, aqui vai algumas dicas da Palavra de Deus:


CUIDADO COM O PERVERSO! “Não entreis na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus.” (Provérbios 4:14) Segundo o Dicionário Aurélio, “Perverso é aquele que tem malíssima índole; muito mau; malvado.” Aquele tipo de amigo que tem aquela propensão natural para fazer o mal. Só está feliz se estiver maquinando e agindo maldosamente. Cuidado com ele! Siga o conselho do sábio Salomão: “Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.” (Provérbios 14:7)

FUJA DO INSENSATO! “Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.” (Provérbios 14:7) Insensato é aquele que não tem bom senso. É o tolo. Você conhece alguém que está sempre metido em “encrencas”? Age sem pensar? Entra em todas as brigas? E está sempre envolvido com o “malfeito”? Fuja deste tipo, ele pode envolvê-lo em sérios problemas.

NãO SE ENVOLVA COM O VIOLENTO! “Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma.” (Provérbios 22:24.25) Há aquele tipo de amigo que está sempre atrás de “confusão”. Ele sempre está envolvido em brigas e ações violentas. Costuma ainda se ligar a “gangues” para agredir outros e também se proteger, quando se vê em apuros. Não se envolva com ele! 42


OS REVOLTADOS TAMBÉM SãO PERIGOSOS “Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei, e não te associes com os revoltosos.” (Provérbios 24:21) É claro que devemos ter senso crítico, questionar aquilo que vemos e ouvimos, mas você conhece alguém que está sempre criticando tudo e todos? Há algumas pessoas que estão sempre se sentindo injustiçadas, acreditam que todos estão contra elas, por isso, se revoltam e não aceitam nenhum tipo de autoridade. O mais sério, porém, é que essa atitude parece ser “contagiosa” Se convivemos com pessoas assim, este “espírito de revolta” começa a influenciar o nosso comportamento. Cuidado com o “espírito de amargura”! Ele pode destruir a sua vida.

FIQUE DE OLHO NO “INTERESSEIRO”! “Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes.” (Provérbios 19:6) Uma adolescente certa vez comentou com outra amiga: “Você já reparou a Patrícia? Ela só fica conosco quando a Cláudia não está por perto.” E sua amiga respondeu: “É verdade! Ela está sempre querendo ficar perto da Cláudia porque ela é rica, bonita e está sempre bem vestida...”

Quem de nós já não teve um amigo ou amiga assim?

PARA ONDE O ““ AMIGO DA ONÇA”“ PODE NOS LEVAR? PARA UM CAMINHO MAU “Quem anda com os sábios se tornará sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Provérbios 13:20) PARA A CORRUPÇÃO DOS BONS COSTUMES “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15:33) Para a formação do nosso caráter é necessária uma sólida educação. Seus pais e seus mestres investem muito nisso. Deus também, em sua Palavra, nos ensina e orienta, mostrando-nos o que é melhor para as nossas vidas. Portanto, não permita que nenhum “amigo da onça” roube do seu coração as verdades que Deus e sua família plantaram em sua vida. 43


www.minhabiblia.com.br

1

Leia, aprenda e se divirta com o “amigo da onça”! Mas lembre-se: Você só pode se divertir com o personagem, pois os “amigos da onça” da vida real são muito perigosos.

AMIGO DA ONÇA” O personagem “Amigo da Onça” foi criado pelo cartunista Péricles e publicado pela primeira vez na revista “O Cruzeiro” em 23 de outubro de 1943, satirizando, ironizando e criticando os costumes, assim como desmascarando seus interlocutores ou colocando-os em situações muito constrangedoras. Dizem que a ideia do personagem foi imaginada pelos próprios diretores da revista “O Cruzeiro” que desejavam ter um personagem fixo e deram até um nome, que provavelmente foi adaptado da piada abaixo especificada, muito conhecida na época: Um caçador pergunta ao outro, num acampamento. – O que você faria se aparecesse uma onça na sua frente? – Eu dava um tiro nela, ora! – E se você não tivesse um revólver? – Então eu a cortava com meu facão! – Mas se você não tivesse essa faca? – Então apanhava um pau. – E se não tivesse um pau por perto? – Ah! Então eu saia correndo, oras! – E se suas pernas travassem na hora? Então o outro já enfurecido, com a insistência, retruca: – Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça? 44

(Fonte: http://www.tvsinopse.kinghost.net/art/a/amigo1.htm)


2

Após se divertir com o cartum do cartunista Péricles, conte uma experiência vivenciada por você com um “amigo da onça”:

3

Cite algumas ações que os adolescentes costumam praticar deixando-se influenciar pelos “amigos da onça”.

4

O que você faria se...

Toda a sua turma resolvesse: “Vamos matar aula?”

Um amigo lhe oferecesse bebida, cigarro ou drogas com aquele velho “papo”: “É só este! Só para experimentar!”

www.vidareal.com.br

5

Os adolescentes são muito influenciados pelos amigos, tanto positiva quanto negativamente. Por isso, leia a matéria abaixo e veja por que é necessário que os jovens tenham cuidado com a influência do grupo sobre suas decisões. Após a leitura responda às questões: 45


“Estudiosos do comportamento criminal, baseados nos princípios da psicologia de grupos, concluíram que certos bandidos, como assaltantes ou membros de gangues, tendem a agir de forma diferente e, quase sempre, mais violenta quando na companhia de outros indivíduos. “O fato de estar em grupo dá a pessoa uma espécie de sensação de anonimato”. – ‘Escondida’, pelos demais, ela tem diminuídos os seus freios inibidores e tende a agir de forma mais primitiva, afirma José Geraldo Taborda, professor de Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências e Saúde de Porto Alegre. Assim é possível supor, por exemplo, que a chacina da Candelária, em que oito meninos de rua foram fuzilados por PMs no centro do Rio, poderia não ter ocorrido se cada policial tivesse passado separadamente pelo local naquela noite de 1993. – Do ponto de vista psíquico, um conjunto de pessoas não é a soma dessas pessoas. É uma outra entidade que se sobrepõe a elas, afirma o psiquiatra.” (Revista Veja; Ed. Abril, edição 2191) O que os estudiosos do comportamento criminal concluem a respeito de ações criminosas em grupo?

Por que as ações em grupo tendem a ser diferentes das ações individuais?

“Do ponto de vista psíquico, um conjunto de pessoas não é a soma dessas pessoas. É uma outra entidade que se sobrepõe a elas.” Por que essa definição de grupo pode-lhe ajudar quando você estiver com os seus amigos? O que ela pode sinalizar para você?

www.minhabliblia.com.br

6

Leia o texto bíblico ao lado e faça um resumo do que ele ensina e o que você pode aprender para se prevenir contra os “amigos da onça”. 46


Provérbios 1: 10-18 “Meu filho, quando os pecadores quiserem enganá-lo com mentiras não permita que isso aconteça. Se fizerem este convite: ‘Venha fazer parte de nosso bando! Atacamos os inocentes de surpresa, roubamos e matamos!’, diga ‘Não!’. Eles dizem: ‘Vamos acabar com a vida do inocente; destruiremos todos eles como a sepultura que engole os homens de uma vez para sempre. Conseguiremos riquezas de toda espécie e ficaremos ricos de verdade! Venha fazer parte de nosso bando; tudo que ganharmos será dividido igualmente’. Não faça isso, meu filho! Fique longe de gente desse tipo; não entre no caminho por onde eles andam. A inclinação natural dessa gente é para a maldade; pensam somente em matar e destruir. Quando o pássaro vê o caçador montar a armadilha, foge imediatamente. Mas com essas pessoas ocorre justamente o contrário! Eles mesmos montam armadilhas contra suas vidas; eles planejam a própria destruição!” (A Bíblia Viva)

““Meu filho, ouça e coloque em prática os meus conselhos; assim, você terá uma vida longa e feliz... Tome posse do meu ensino e nunca o abandone! Ele dará sentido e razão ao seu viver. Não imite os maus, nem siga os passos dos perversos. Fuja do caminho dos pecadores; nem se aproxime dele!”“ (Provérbios 4: 10, 13, 14, 15 ) 47


Licao

7

JÁ POSSO NAMORAR? (I Coríntios 13)

“O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes... não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses.” I Coríntios 13:4, 5

AS PERGUNTAS QUE TODOS FAZEM!

“Como é que você sabe, mãe?” “Quem te contou isto, professor?” “Você também passou por isso, colega?” Escutamos muitas vezes essas perguntas dos adolescentes e jovens. Quando parece que ninguém nunca viveu a experiência que estamos vivendo, ouvimos uma descrição completa da situação que atravessamos, dos lábios de um amigo ou de uma pessoa mais madura. Sabe por que isso acontece? Porque há perguntas que todo mundo faz! Em relação ao namoro, por exemplo, as perguntas são quase sempre as mesmas. Vamos descobrir quais são elas?

49


O QUE é O NAMORO? NAMORO é um período de convivência entre duas pessoas do sexo oposto. Esse relacionamento é especial e visa o conhecimento e o compromisso mútuo.

POR QUE NAMORAR? O propósito principal do namoro é o conhecimento um do outro, visando um futuro casamento. Você pode dizer: Que postura radical! Será que só posso namorar a pessoa com quem vou me casar? A resposta é: Não! Mas nunca namore alguém com quem você acha que jamais poderá se casar. Pois, essa possibilidade existe. O envolvimento pode crescer e resultar num casamento desastroso. Alguém já disse algo muito acertado: “O casamento é o namoro que deu certo.” ALGUMAS DICAS PARA CONHECER MELHOR O SEU NAMORADO (A) Observe como ele ou ela se comporta no meio do grupo; Procure saber que tipo de filho ou filha ele ou ela é; Dê prioridade ao diálogo no namoro; Pergunte o que ele ou ela pensa sobre assuntos que você considera importantes; Gaste tempo juntos em atividades que promovam o conhecimento mútuo; Atente para a maneira como ela ou ele trata você. É gentil? É sensível? Respeita você?

QUANDO NAMORAR? Não podemos afirmar categoricamente que existe uma idade específica para namorar. Mas se consideramos que o namoro já é uma preparação para o casamento, não é aconselhável começar a namorar muito cedo, pois o casamento exige muita maturidade. Portanto, a melhor época é o final da adolescência, quando já se tem um pouco mais de maturidade. Segundo algumas pesquisas, cerca de 80% dos casamentos entre adolescentes acabam em divórcio. Um namoro que começa muito cedo pode acabar levando a um casamento precoce. 50


Como NAMORAR? Muitos pensam que namorar é apenas abraçar, beijar ou acariciar alguém. Mas o namoro como já dissemos, é um período de convivência para desenvolver um relacionamento que visa o conhecimento mútuo. Para que o principal propósito do namoro seja alcançado, devemos ter em mente alguns princípios e aplicá-los no namoro: Dê prioridade ao diálogo e à comunicação no namoro. Estabeleça limites para o relacionamento físico no namoro. Espere até o casamento para um relacionamento mais íntimo e sexual. Evite ambientes isolados para namorar. Desenvolvam juntos um relacionamento mais íntimo com Deus e a Sua Palavra. Outra questão importante a discutir quando se fala em namoro é quanto à prática sexual durante o namoro. A Palavra de Deus é clara ao ensinar que o sexo somente deve ser praticado no contexto do casamento. Então, quais seriam as razões para obedecer a essa orientação de Deus?

POR QUE NãO PRATICAR O SEXO DURANTE O NAMORO? O sexo antes do casamento é contra a Palavra de Deus. O sexo antes do casamento atrapalha o nosso relacionamento com Deus. Prejudica a comunicação, o que é fundamental no namoro. Desvaloriza a pessoa. Afeta a confiança mútua no namoro. Possibilita o surgimento de amargura e ressentimento de um para com o outro. Traz sentimento de culpa. Deixa marcas profundas quando ocorre um rompimento. Há maior risco de contrair doenças venéreas. Há possibilidade de gravidez indesejada, o que poderá levar à prática do aborto. O sexo antes do casamento gera conflitos emocionais no namoro. Afeta o relacionamento com os pais ou familiares. 51


COM QUEM NAMORAR? UMA PESSOA QUE AME E OBEDEÇA A CRISTO Não estamos falando de uma pessoa “religiosa”, mas de um verdadeiro cristão. Alguém que deseja acima de tudo agradar ao Senhor.

Une-dune-tê...

UMA PESSOA RESPONSÁVEL É fundamental o compromisso de um para com o outro no namoro. Mas também, é importante a responsabilidade em todas as áreas da vida: na família, na escola e no trabalho. Observe isso na pessoa com a qual você for namorar. Lembre-se também de que alguém que não se preocupa com você e não se interessa pelo seu bem-estar e felicidade, não merece o seu afeto.

UMA PESSOA QUE O RESPEITE Através das palavras e atitudes percebemos o nível de respeito entre as pessoas. Se o seu namorado ou sua namorada, se dirige a você com agressividade e grosseria, cuidado com esse namoro! Outra coisa importante também a observar, é o respeito pelas suas opiniões e posições sobre todas as áreas, mas, especialmente, sobre a sexualidade. Fuja de alguém que quer forçálo a agir contra os seus princípios, não o respeita, e nem o considera suficientemente. 52


UMA PESSOA QUE VÊ ALÉM DAS APARÊNCIAS CUIDADO! AS APARÊNCIAS ENGANAM! Se você é do tipo que está procurando apenas um namorado ou namorada bonita, cuidado! As aparências enganam! O que mais devemos valorizar é o interior das pessoas. É claro que você precisa sentir atração física pelo namorado ou pela namorada, mas não busque apenas isso, procure ver além do exterior.

Quando terminar um namoro? Como o namoro é um

período de conhecimento, você pode chegar à conclusão de que não deve continuá-lo. Às vezes é dolorosa, mas necessária a separação. Portanto, quando um namoro deve chegar ao fim?

QUANDO AS DIFERENÇAS GERAM BRIGAS É claro que em todo relacionamento existem diferenças e até conflitos. Mas, quando estes não podem ser contornados e as brigas acontecem com muita frequência, é sinal de que o relacionamento se desgastou, e deve-se terminá-lo. É melhor acabar um namoro do que um casamento mais tarde. QUANDO ATRAPALHA SUA AMIZADE COM DEUS Quando o namoro nos afasta dos princípios de Deus e nos distancia da comunhão com Ele, devemos reconhecer que não é um relacionamento saudável. É melhor romper o namoro, pois nosso amor pelo Senhor deve ser a nossa prioridade. QUANDO A INTIMIDADE PASSA DOS LIMITES Quando os dois não têm controle sobre o relacionamento físico e não conseguem estabelecer limites, estão correndo perigo. Se o seu namorado ou sua namorada não respeita os limites ou princípios estabelecidos, é hora de acabar o namoro. Os dois precisam respeitar as posições do outro. 53


COMO DIFERENCIAR O AMOR DA PAIXÃO? Para estabelecer essa diferença, o que não é nada fácil, seguem-se algumas dicas. Faça a comparação! AMOR Interessa-se profundamente pelos sentimentos do outro.

PAIXÃO É egoísta. Estando bem para si é o que importa.

Cresce devagar.

É impulsiva e apressada.

É paciente.

É passageira.

É duradouro.

É violenta e agressiva.

É bondoso.

É ciumenta.

É confiante. Valoriza o interior.

Preocupa-se demais com as aparências.

Ajuda no crescimento emocional e espiritual um do outro.

Desestabiliza as emoções e prejudica o crescimento espiritual.

É realista. Vê os defeitos e diferenças do outro.

É cega e sonhadora. Não quer perceber as imperfeições do outro.

Aceita o outro como ele ou ela é.

Tenta modificar o outro segundo os seus moldes.

Sabe esperar o tempo certo para o relacionamento sexual.

É apressada e não controla os impulsos sexuais.

Lembre-se! O período do namoro é muito importante. Pode ser muito feliz e enriquecedor, mas envolve compromisso e responsabilidade. Também não devemos nos esquecer do que disse Saint-Exupéry no livro: “O Pequeno Príncipe.”

“TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS.” 54


www.minhabiblia.com.br

1

Para namorar é importante que saibamos a diferença entre o verdadeiro amor e a paixão. Para isso, veja o que você pode aprender sobre o amor, lendo em sua Bíblia em I Coríntios 13:1-13. Após a leitura responda às questões.

Que coisas importantes são citadas no texto, mas que não superam a importância do amor?

O que é o amor?

O que o amor não faz?

Quanto dura o amor?

O que é importante, mas não é maior que o amor?

2

Leia também I Tessalonicenses 4:3-8 e liste alguns princípios que devem orientar o relacionamento sexual no namoro.

55


www.minhabiblia.com.br

3

Conforme aprendemos nessa lição, devemos ser criteriosos na escolha do namorado (a). Dê a sua opinião! Liste cinco características positivas e negativas que você considera importante observar num rapaz e numa moça visando o namoro.

Moça

Positivas:

Rapaz

Positivas:

4

negativas:

negativas:

Você concorda ou discorda das opiniões abaixo? Por quê? Dê a sua opinião!

“Os jovens só devem namorar com o tipo de pessoa com a qual esperam se casar.”

“Excelentes amizades podem se transformar em bons namoros.”

“Meu relacionamento com Deus e minha obediência a Ele devem sempre ter prioridade sobre o meu namoro” .

56


5

Depois de tudo que você aprendeu sobre o assunto de namoro, responda:

Escreva a sua própria definição de “namoro”.

Qual o propósito principal do namoro?

6

Leia o capítulo XXI da famosa obra de Antoine de Saint-Exupéry e além de se divertir com o Pequeno Príncipe, destaque as principais lições que você pode aprender sobre relacionamento com esta parte da história.

E foi então que apareceu a raposa: – Bom dia, disse a raposa. – Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada. – Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira… – Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita… – Sou uma raposa, disse a raposa. – Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste… – Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda. – Ah! Desculpa, disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou: – Que quer dizer “cativar”? – Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras? 57

– Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer “cativar”? – Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas? – Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”? – É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços…” – Criar laços? – Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo… – Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor… eu creio que ela me cativou… ... A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe: – Por favor… cativa-me! disse ela. – Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a


descobrir e muitas coisas a conhecer. – A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! – Que é preciso fazer? Perguntou o principezinho. – É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto… No dia seguinte o principezinho voltou. – Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração… É preciso ritos... ... Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse: – Ah! Eu vou chorar. – A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te

cativasse… – Quis, disse a raposa. – Mas tu vais chorar! disse o principezinho. – Vou, disse a raposa. – Então, não sais lucrando nada! – Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo. Depois ela acrescentou: – Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo. Foi o principezinho rever as rosas: ... E voltou, então, à raposa: – Adeus, disse ele… – Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. – O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar. – Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante. – Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa… repetiu o principezinho, a fim de se lembrar. – Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa… – Eu sou responsável pela minha rosa… repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

(Fonte: O Pequeno Príncipe; Antoine de Saint-Exupéry, Editora Agir, 1964, Cap. XXI 67-74)

““E“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”“ (Provérbios 4:23). 58


Licao

8

JÁ POSSO ME CASAR? (Gênesis 2:18-25; Efésios 5:22-33)

“As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogálo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.” Cantares 8:7

Uma antiga cantiga de roda já dizia: “Namorar eu sei, eu não sei é me casar!” Realmente, o casamento é uma relação mais complexa e profunda do que o namoro. É necessário, portanto, maior preparo para a vida a dois. Temos ouvido muitas opiniões sobre o casamento. Alguns dizem: “O casamento já era!” Outros afirmam “O casamento é uma instituição falida!” Mas, o que Deus pensa a respeito do casamento? Como o cristão deve ver o relacionamento conjugal? Vamos descobrir juntos alguns princípios e valores de Deus para o casamento?

59


O QUE É O CASAMENTO? As definições, ideias e até piadas a respeito do casamento são muitas, mas o conceito de Deus sobre o casamento pode ser resumido através do texto abaixo: “Por isso, deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24) Então podemos concluir que o casamento é a união física, emocional e espiritual de um homem e uma mulher.

QUEM INVENTOU O CASAMENTO?

O inventor do casamento foi o próprio Deus. Lemos na Bíblia que:

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; HOMEM e MULHER os criou.” (Gênesis 1:27) Ele criou gêneros diferentes: Masculino e feminino, com o propósito de unir os diferentes. Também foi Ele quem ordenou que o homem deva unir-se à sua mulher, formando assim, uma só carne. Portanto, o casamento, que foi instituído por Deus, é uma bênção. Se há problemas, é porque o homem se desviou dos propósitos de Deus.

PARA QUE DEUS INVENTOU O CASAMENTO? PARA UMA RELAÇÃO DE COMPANHEIRISMO Uma das maiores necessidades do homem e da mulher é a de companheirismo. O casamento pode suprir essa carência. Através dele se estabelece o relacionamento familiar, o que ajuda o ser humano a preencher a sua necessidade de se relacionar. Observe o que diz a Bíblia: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18) Antes da criação da mulher, o homem vivia em companhia dos animais, mas isto não preenchia a necessidade de companheirismo dele, por isso, Deus fez a mulher. Uma companheira idônea, ou seja, à altura para se relacionar com o homem.

PARA A PROCRIAÇÃO DA RAÇA HUMANA

Para que haja a multiplicação da espécie, homem e mulher devem se relacionar sexualmente, e isso deve acontecer no casamento. Foi assim que Deus planejou. “E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra...” (Gênesis 1:28) 60


PARA UM RELACIONAMENTO DE PRAZER Há uma ideia por aí de que Deus considera pecado o prazer sexual. Isso não é verdade! Deus criou o sexo para alegria e felicidade do casal. Em nenhum texto bíblico, encontramos Deus contra o prazer sexual, pelo contrário, a Palavra do Senhor nos mostra que num relacionamento sexual saudável, dentro do casamento, o prazer deve ser buscado. Veja a referência bíblica: “Seja bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-se os seus seios em todo tempo, e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5:18,19)

QUAIS OS PRINCIPAIS COMPROMISSOS DO CASAMENTO? O casamento é acima de tudo um relacionamento de sérios compromissos: COMPROMISSO DE FIDELIDADE Quando vamos assistir à cerimônia de um casamento ouvimos os votos de compromissos dos noivos, não é verdade? Um deles é o de fidelidade, que significa estar com o cônjuge, em todas as circunstâncias: “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza...” Enfim, é como costumamos dizer: É estar juntos para o que “der e vier.” COMPROMISSO DE EXCLUSIVIDADE Uma das questões mais sérias do casamento é o problema do adultério ou infidelidade. A Bíblia nos alerta: “Porque filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra? Ele morrerá pela falta de disciplina, e pela sua muita loucura perdido cambaleia.” (Provérbios 5:20.23) No casamento cristão não há lugar para a infidelidade! COMPROMISSO PERMANENTE Alguns já se casam pensando: “Se não der certo, a gente se separa!” “Esse negócio de “até que a morte nos separe”, não é para o nosso tempo.” Mas não é isso que Deus nos ensina. Jesus disse algo muito sério sobre essa questão: “De modo que já não são mais dois, porém, uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6) Você pode perguntar: “Por que, então, muitos cristãos se divorciam?” Jesus respondeu, quando lhe perguntaram sobre o divórcio, que este acontece por causa da dureza dos corações. Não é o propósito de Deus e o cristão deve lutar até o fim para preservar o seu casamento. 61


QUE PROBLEMAS PODEM OCORRER NO CASAMENTO? FALTA DE COMUNICAÇÃO “Quem não se comunica se ‘estrumbica’!” Não é assim que diz o ditado? É uma verdade! No casamento a comunicação ou o diálogo é fundamental. FALTA DE MATURIDADE EMOCIONAL Há pessoas que se casam para “serem felizes” e não para “fazerem o outro feliz”. Essas pessoas, geralmente, são carentes e imaturas emocionalmente e esperam que o cônjuge supra todas as suas necessidades. No entanto, ninguém pode preencher todas as nossas expectativas. O casamento é uma relação, principalmente de doação e compromisso mútuo. FALTA DE ACEITAÇÃO DO OUTRO Muitas pessoas se casam com aquela ideia errônea:“Quando a gente se casar, ele ou ela muda!” Ninguém muda ninguém! Podemos influenciar positivamente, mas as mudanças efetivas acontecem quando as pessoas se dispõem a mudar. Devemos nos lembrar que ninguém é perfeito e que as pessoas são diferentes uma das outras, por isso, devemos ter paciência e aceitar o outro como ele é. DIFICULDADES FINANCEIRAS Os problemas financeiros afetam muito o relacionamento conjugal.Quando esses ocorrem, deve-se ter muita paciência e equilíbrio. Nessas horas de dificuldades, o compromisso de fidelidade deve estar muito presente.

QUANDO ESTAREI PREPARADO PARA O CASAMENTO? Já falamos anteriormente sobre o perigo do casamento precoce. A adolescência não é uma fase indicada para o início do relacionamento conjugal. Podemos dizer que o jovem está pronto para o casamento quando: Tem maturidade física, emocional e espiritual; Já tem uma profissão e a condição financeira para sustentar a família; Quando o casal já está preparado para assumir as responsabilidades, que envolvem os seus papéis como esposo e esposa.

Você pode estar questionando:

“Casar é muito complicado! Acho que não estarei pronta nunca!” Não se preocupe! Os anos passam, você cresce, aprende e amadurece, adquirindo as condições para assumir as responsabilidades de um casamento. Lembre-se também de que Deus é o Senhor do casamento. Quando seguimos a sua Palavra, ele nos orienta e nos abençoa para cumprirmos os seus propósitos para a nossa vida. 62


www.opiniao.com.br

1

Você pode ler abaixo, a opinião de algumas pessoas famosas sobre o casamento. Alguns destes pensamentos são cômicos e outros muito sérios. Escolha dois desses pensamentos, um que você considerou engraçado e outro muito sério e profundo. No espaço abaixo, justifique a razão por que você os escolheu. “O casamento é como uma longa viagem em um pequeno barco a remo; se um passageiro começar a balançar o barco, o outro terá que estabilizá-lo; caso contrário, os dois afundarão juntos.” (Dr. David Reuben) “O casamento é um edifício que deve ser reconstruído todos os dias.” (André Maurois) “Se os homens agissem depois do casamento da maneira como agem durante o namoro, haveria menos divórcios – e mais falências.” (Frances Rodman) “O único argumento real a favor do casamento é que ele continua sendo o melhor método para se conhecer alguém.” (Heywood Braun) “Meu conselho é que se case; se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.” (Sócrates) “O amor é uma coisa ideal, casamento uma coisa real; uma confusão entre o ideal e o real nunca acaba impune.” (Goethe) “Você sabe que a lua-de-mel terminou quando você liga para casa para dizer que vai chegar tarde e a secretária eletrônica responde que o jantar está no micro-ondas.” (Autor desconhecido)

(Fonte: http://sitequente.com/frases/casamento.html)

pensamento 1

pensamento 2

63


2

Agora que você conheceu o pensamento de algumas pessoas sobre o casamento, leia o pensamento de Deus sobre o casamento e responda o que você aprendeu com o texto bíblico abaixo. Efésios 5:22-33 Vocês, esposas, devem ser submissas à liderança de seus maridos, do mesmo modo como se submetem ao Senhor. Porque o marido toma conta da esposa da mesma maneira como Cristo toma conta do seu corpo, que é a igreja. (Ele deu a sua própria vida para cuidar dela e ser seu Salvador). Portanto, vocês, esposas, devem obedecer de bom grado a seus maridos em tudo, tal como a igreja obedece a Cristo. E vocês, maridos, mostrem pelas suas esposas o mesmo tipo de amor que Cristo mostrou pela igreja quando morreu por ela, para fazê-la santa e pura... É assim que os maridos devem tratar suas esposas, amando-as como partes de si próprios. Porque uma vez que um homem e sua mulher são agora um só, o homem está realmente fazendo um favor a si mesmo, e amando a si mesmo, quando ama sua esposa! ... Que o marido e a esposa são um só corpo prova-se pela Escritura que diz: “Um homem deve deixar seu pai e sua mãe quando se casa, a fim de que possa estar perfeitamente unido à sua esposa, e os dois serão um só”. ... Portanto, eu torno a dizer; um homem deve amar sua esposa como parte de si próprio; e a esposa deve cuidar de respeitar profundamente o marido – obedecendo-o, elogiando-o e honrando-o. (A BÍBLIA VIVA)

Quais as responsabilidades da esposa para com o seu marido?

Quais as responsabilidades do marido para com a sua esposa?

www.vidareal.com.br

3

Você ainda é muito jovem e certamente o casamento não faz parte dos seus planos a curto prazo, não é verdade? Mas considerando que o adolescente é “antenado” e observador e está sempre aprendendo através da observação, responda:

64


Que tipo de atitudes ou ações você observa em alguns relacionamentos conjugais, que em sua opinião são muito negativas?

Que tipo de atitudes ou ações você observa em alguns relacionamentos conjugais, que em sua opinião são muito positivas?

4

Para aprender mais ainda sobre esse assunto, faça uma entrevista sobre o relacionamento conjugal, com alguém casado e que você respeita e admira muito. Pode ser seu pai, mãe, avô, vizinho, professor, etc.

ENTREVISTADOR: Com que idade você se casou? ENTREVISTADO: ENTREVISTADOR: Considerando a sua experiência conjugal, quais são, em sua opinião, os principais problemas que as pessoas enfrentam no casamento? ENTREVISTADO: ENTREVISTADOR: E as principais alegrias? ENTREVISTADO: ENTREVISTADOR: Que comportamentos errados você adotou em seu namoro que não aconselha a um jovem adolescente como eu? ENTREVISTADO:

ENTREVISTADOR: Que conselhos você daria aos adolescentes sobre como se deve desde já preparar-se para o casamento? ENTREVISTADO:

““Um homem pode herdar dos seus pais, casa e dinheiro, mas, só Deus pode dar uma esposa “ (Provérbios 19:14) sensata.” 65


Licao

9

E MELHOR SE PREVENIR! (Gênesis 2:18-25; Efésios 5:22-33)

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”. I Coríntios 6:19, 20

O “slogan” de uma campanha norte-americana de prevenção da AIDS dizia: “ESPALHE PÂNICO, MAS NÃO ESPALHE AIDS!” Pode parecer absurdo, sensacionalista e exagerado um “slogan” como esse, mas revela a gravidade do problema das doenças sexualmente transmissíveis. As estatísticas revelam os grandes problemas da sexualidade no mundo atual, inclusive no Brasil. Observe os dados:

66


ENTRE JOVENS, EPIDEMIA DE AIDS É MAIS FEMININA E GAY “Na faixa etária de 13 a 19 anos, número de casos é maior entre as mulheres e, dos 20 a 24 anos, divisão por gênero é semelhante. Entre os homens, jovens se infectam mais em relações homossexuais... O aumento de casos de aids entre as mulheres se deu em todas as faixas etárias. Em 1986, a razão era de 15 casos de aids em homens para cada caso em mulheres, e a partir de 2002, a razão de sexo estabilizou-se em 15 casos em homens para cada 10 em mulheres. Na faixa etária de 13 a 19 anos, o número de casos de aids é maior entre as mulheres jovens. A inversão apresenta-se desde 1998, com oito casos em meninos para cada 10 casos em meninas. Entre 2000 e junho de 2009, foram registrados no Brasil 3.713 casos de aids em meninas de 13 a 19 anos (60% do total), contra 2.448 meninos. Na faixa etária seguinte (20 a 24 anos), há 13.083 (50%) casos entre elas e 13.252 entre eles. No grupo com 25 anos e mais, há uma clara inversão – 174.070 (60%) do total (280.557) de casos são entre os homens. A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira, lançada pelo Ministério da Saúde em 2009, também ajuda a explicar a vulnerabilidade das jovens à infecção pelo HIV. De acordo com o estudo, 64,8% das entrevistadas entre 15 e 24 anos eram sexualmente ativas (haviam tido relações sexuais nos 12 meses anteriores à pesquisa). Dessas apenas 33,6% usaram preservativos em todas as relações casuais, as que apresentam maior risco de infecção. Nos homens, 69,7% dos entrevistados eram sexualmente ativos. Entre eles, porém, o uso da camisinha é maior: 57,4% afirmaram ter usado em todas as relações com parceiros ou parceiras casuais.” (Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=1450&CO_NOTICIA=11093)

Diante de quadros alarmantes como os descritos acima, ainda é possível encontrar conselhos como este para os adolescentes: “Quando chegar a hora, quando você estiver bem esperta e despertar para o sexo, quando tiver a segurança de que aquele garoto é mesmo o seu amor, o sexo vai acontecer naturalmente e você não vai dar a mínima para o que as pessoas de mentalidade estreita possam dizer ou pensar. Afinal, você, como gente, é a obra-prima da natureza, e se ela está te preparando para o amor, não será você que irá decepcioná-la, não é?” (Revista Carícia - Editora Azul) Concordamos que o pânico e o alarmismo não vão ajudar a resolver o problema, mas também não é possível, hoje, tratar o assunto da sexualidade de forma tão leviana, superficial e irresponsável. Devemos ter em mente que a informação-formação sobre o tema da sexualidade ainda é a melhor forma de prevenção. Portanto, falaremos sobre esta questão, tão grave, que são as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

67


SEXO: SAÚDE OU DOENÇA? O QUE SÃO AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? Doenças sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas são doenças, como o próprio nome indica, transmitidas através de relações sexuais.

ATENÇÃO!!!

COMO SÃO TRANSMITIDAS AS DOENÇAS VENÉREAS? Os micróbios estão muitas vezes localizados na uretra, no canal da urina, ou em pequenas feridas localizadas no pênis, vagina ou ânus das pessoas infectadas. Os micróbios que podem ser de várias categorias (bactérias, vírus ou fungos), vivem bem dentro do organismo humano, mas morrem logo fora dele. Por isso, as doenças venéreas só podem ser transmitidas através do contato íntimo sexual. Os micróbios não penetram o organismo, mas em contato com pequenos ferimentos, o que pode ocorrer numa relação sexual, estes, poderão ser depositados no organismo. Por isso, em qualquer tipo de relação sexual é possível a transmissão dessas doenças. Em algumas pessoas, especialmente nas mulheres, os sintomas da doença não são aparentes. E não sabendo que estão contaminadas, estas pessoas continuam mantendo relações sexuais, contaminando assim outras. Alguns desses micróbios como a bactéria da Sífilis e o vírus da AIDS, por estarem presentes no sangue, podem ser transmitidos também pela transfusão de sangue e uso de seringas contaminadas. Também são transmitidas por via congênita, ou seja, quando a mulher transmite ao bebê durante a gravidez.

SEXO: BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS? SÍFILIS É causada por uma bactéria chamada “Treponema Pallidum”. É considerada a mais grave das doenças venéreas, com exceção da AIDS, porque provoca lesões em vários órgãos importantes do corpo. Também, porque pode ser transmitida ao bebê na gravidez. 68


O feto contaminado pode ser abortado, morrer após o nascimento ou nascer com graves lesões que poderão deixá-lo incapaz fisicamente ou com retardamento mental. É uma doença curável, mas quanto mais cedo for diagnosticada, menos complicações haverá. Além dos graves problemas causados pela Sífilis, a presença de feridas nos órgãos genitais também facilita a penetração do vírus da AIDS, o HIV, quando ocorre uma relação sexual com uma pessoa contaminada pelo vírus. GONORREIA É causada por uma bactéria chamada “Neisséria gonorrhoease”. É uma das doenças venéreas mais comuns. Como na maioria das mulheres não são apresentados os sintomas da doença, muitas sem saber, infectam seus parceiros. O tratamento incorreto da doença, o que é muito comum, pode torná-la crônica. Nas mulheres pode afetar as trompas, ovários e outros órgãos reprodutores, provocando dores e até a esterilidade. Também no homem pode afetar o canal da urina, próstata, testículos, provocando dores e até a esterilidade. Crianças, que congenitamente adquirem a doença, podem apresentar uma infecção grave nos olhos que pode levar, inclusive, à cegueira. Vários tipos de antibióticos tratam a doença, que é mais facilmente curada quando o tratamento é feito o mais cedo possível.

SEXO: PRAZER OU PROBLEMA? HERPES O Herpes genital é causado pelo “Herpes vírus hominis tipo 2”. Surgem nos órgãos genitais ou ânus inúmeras bolinhas agrupadas. Com o rompimento estas são transformadas em feridas que doem muito. Desaparecem num período aproximado de sete a dez dias. Geralmente o herpes retorna em períodos regulares, meses ou anos. Não há remédio que cure a doença. Há alguns medicamentos para amenizar os sintomas. O vírus também pode ser transmitido para os olhos e os lábios. O herpes pode afetar o bebê no nascimento, causando graves infecções que pode resultar em morte. Como a doença provoca feridas nos órgãos genitais, aumenta-se numa relação com uma pessoa contaminada, a possibilidade de transmissão do vírus da AIDS 69


SEXO: MEDO OU AMOR? AIDS: O QUE É? A mais comentada doença do mundo: A AIDS. A palavra AIDS vem das iniciais em inglês de: Acquired Immune Deficiency Syndrome, cuja tradução é: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. É uma doença transmitida pelo vírus da imunodeficiência humana ou HIV. O HlV destrói lentamente o sistema de defesa do organismo infectado, ataca as células essenciais do organismo, os glóbulos brancos e o tecido nervoso. Provoca a destruição dos linfócitos, um dos tipos de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra as infecções. Incapaz de se defender, o organismo é atacado por infecções generalizadas nos pulmões, intestino, sangue, pele e outros. Quando estas infecções se multiplicam a vida do doente fica em perigo. AIDS: COMO É TRANSMITIDA? O vírus HIV se localiza principalmente no sangue, esperma e secreção vaginal. Portanto, a AIDS é transmitida principalmente: Pela relação sexual com pessoas infectadas; Pela utilização de agulhas ou seringas contaminadas; Pela transfusão de sangue contaminado; Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, parto e amamentação. AIDS:QUEM CONTRAI A DOENÇA? Os mais afetados são os da população que está inclusa no chamado comportamento de risco. São eles: Heterossexuais que mantêm relações sexuais com várias pessoas, com prostitutas ou outros parceiros infectados. Homossexuais; Viciados em drogas injetáveis; Pessoas que recebem muitas transfusões de sangue. AIDS: PRINCIPAIS SINTOMAS A AIDS se desenvolve lentamente. Pode ficar encubada por muitos anos, antes que se manifestem os primeiros sintomas. Os mais comuns são: Infecções generalizadas; Fraqueza, emagrecimento rápido, febre e diarreia sem causa aparente; Aparecimento de ínguas (gânglios) em todo o corpo; Alterações na pele e queda de cabelo ; Problemas psíquicos: instabilidade emocional, depressão e agressividade. AIDS: TRATAMENTO E PREVENÇÃO Não há medicamentos que curam, mas já existem alguns remédios capazes de ajudar no tratamento das doenças, chamadas oportunistas, que afetam o organismo debilitado. Atualmente, existem alguns medicamentos que não curam a doença, mas que aumentam a resistência do organismo. O único remédio, de fato, contra a AIDS é a PREVENÇÃO! 70


COMO SE PREVENIR CONTRA AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Entendemos que a única forma para mudar o comportamento sexual das pessoas está na informação-formação. Mas somente a informação não resolve, pois mesmo sabendo dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis as pessoas continuam a levar, de um modo geral, uma vida sexual promíscua. É importante a formação de valores sólidos para a orientação da sexualidade. Existem algumas orientações básicas que ajudam na prevenção das doenças: Não se relacione sexualmente com pessoas estranhas; Não tenha muitos parceiros sexuais, nem faça sexo com pessoas que tenham múltiplos parceiros; Evite o sexo com pessoas com comportamento sexual de risco; Cuidado no uso de agulhas e seringas. Não divida as mesmas com ninguém; As campanhas de combate as doenças venéreas, especialmente a AIDS, recomendam o uso de preservativos nas relações sexuais, no entanto, apesar de todas as orientações citadas anteriormente, só há um meio 100% seguro: O RELACIONAMENTO SEXUAL DENTRO DO CASAMENTO, NO QUAL A FIDELIDADE É ABSOLUTA.

A Palavra de Deus dá a receita para uma vida sexual saudável. “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como o gentios que não conhecem a Deus, e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude ao seu irmão...” (I Tessalonicenses 4:3-6)

Portanto, o jovem cristão deve buscar no Senhor, a força para manter-se puro até o casamento, e só então, desfrutar seguramente das bênçãos e do prazer do sexo que foi planejado pelo próprio Deus. 71


www.minhabiblia.com.br

1

Leia os conselhos que o apóstolo Paulo nos dá sobre a questão da nossa sexualidade e sobre o uso do nosso corpo. Após a leitura responda às questões.

I CORÍNTIOS 6:15-20 “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? Será que eu vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que ela seja parte do corpo de uma prostituta? É claro que não! Ou será que vocês não sabem que o homem que se une com uma prostituta se torna uma só pessoa com ela? As Escrituras Sagradas afirmam: “Os dois se tornam uma só pessoa.” Porém, quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele. Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.” (a bíblia na linguagem de hoje) A quem pertence o nosso corpo? Por que a prostituição é condenada?

Paulo afirma que o nosso corpo é “Templo do Espírito Santo”. Que relação existe entre essa descrição do corpo e a questão das doenças sexualmente transmissíveis?

Paulo também afirma que devemos “usar o nosso corpo para a glória de Deus”. Como podemos fazer isto? Cite algumas formas.

72


2

Você considera fácil vencer as tentações sexuais e usar o seu corpo de forma agradável a Deus? O que Paulo aconselha ao jovem Timóteo em II Timóteo 2:22?

www.vidareal.com.br

3

Leia o texto abaixo e dê a sua opinião sobre o assunto:

“Para incentivar o uso do preservativo entre os jovens de 16 a 24 anos, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançou a Campanha de Prevenção e Enfrentamento da Aids no Carnaval 2010, no sábado, dia 6, na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro. Com o slogan: “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.” e tendo como garoto-propaganda um preservativo com a voz da atriz Luana Piovanni, a ideia é estimular o sexo seguro e diminuir as taxas de infecção, principalmente, entre as meninas e homens gays dessa faixa etária durante a folia que invade o país. No Carnaval 2010, serão distribuídos gratuitamente 55 milhões de preservativos em todo o Brasil. A campanha usa mensagem bem didática, para mostrar que o preservativo é uma maneira importante, eficaz e segura de impedir a transmissão dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis e também evitar uma gravidez indesejada. Principalmente no carnaval, onde lidamos com esta questão: “uma mistura de desejo e brincadeira”, ressaltou o Ministro, lembrando que pela primeira vez a campanha também falará sobre a importância de se fazer o teste anti-HIV.” (Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=1450&CO_NOTICIA=11093)

Baseado no que você aprendeu sobre a vontade de Deus em relação à sexualidade, por que o slogan da campanha do Ministério da Saúde do Brasil: “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre”, não está certo?

Você concorda com a ideia da campanha de que “o preservativo é uma maneira importante, eficaz e segura de impedir a transmissão dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis e também evitar uma gravidez indesejada?” Por quê?

73


Baseado no que você tem aprendido sobre a sexualidade, o que acha de lidarmos com o sexo conforme a visão expressa nesta frase do texto: “Principalmente no carnaval, onde lidamos com esta questão: uma mistura de desejo e brincadeira, ressaltou o Ministro”? Por quê?

3

Escreva pelo menos quatro frases bem criativas que podem servir de “slogan” para uma campanha de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis.

4

Agora, juntamente com um colega de classe faça o esboço de um cartaz usando um dos “slogans” que você criou. Faça também um desenho para ilustrá-lo.

5

PROJETO ESPECIAL DA TURMA! Durante uma aula da disciplina de Ensino Religioso criem cartazes com mensagens sobre o tema da prevenção e sexualidade saudável para exporem no mural ou corredores da escola. Sejam bíblicos e criativos!

“ “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”“ (Salmo 37:4, 5) 74


Licao

10

TRABALHO: PRAZER OU CASTIGO? “Porque, quando ainda convosco vos ordenamos isto: Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” II Tessalonicenses 3:10

(Gênesis 2:18-25; Efésios 5:22-33) “Garfield” é um personagem criado pelo americano Jim Davis, que representa o nosso lado comodista, indolente e preguiçoso. Ele adora comer, descansar e dormir. E detesta trabalhar, exercitar ou levantar cedo. Sua preguiça é caracterizada pelo ódio às segundasfeiras e adoração pelos feriados. Garfield é um personagem cômico, mas que retrata muito bem a aversão que muitos têm pelo trabalho. Mas, será o trabalho prazer ou castigo? Bênção ou maldição? Vamos aprender sobre essa questão analisando o ponto de vista bíblico ou cristão, sobre o assunto?


QUAL A ORIGEM DO TRABALHO? A Bíblia nos diz que Deus criou todas as coisas, inclusive, de modo especial, o próprio homem e a mulher. Ao contemplar Deus a sua obra, a Bíblia diz que:

Quem inventou o trabalho?

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31) A criação de Deus era perfeita e Ele tinha um propósito especial para o ser humano. Portanto, deu a ele uma morada especial: “Plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boa para alimento...” (Gênesis 2:8 e 9) É interessante notarmos que Deus deu ao homem um belíssimo lugar para que ele vivesse, mas este tinha um compromisso, ou seja, uma responsabilidade: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gênesis 2:15) Sim, Deus deu para o homem a tarefa de cultivar e guardar o jardim do Éden. Esse era o seu trabalho! Foi Deus quem planejou assim! Se cultivar e guardar o jardim, foi uma tarefa ou trabalho que Deus deu ao homem e a mulher, nós podemos concluir então, que Deus inventou o trabalho. E devemos lembrar que: Tudo que procede de Deus é bom! Portanto, podemos estar certos de que o trabalho não é castigo, mas bênção para a humanidade.

POR QUE DEUS INVENTOU O TRABALHO?

Por que

PARA REALIZAÇÃO DO HOMEM Uma das maiores necessidades do ser humano é se sentir útil e valorizado. O trabalho produz no homem o sentimento de valor e dignidade. Há uma profunda compensação quando realizamos algo por nós mesmos, pois nos sentimos úteis e capazes. O compositor Gonzaguinha em um trecho de sua canção, “Guerreiro menino”, expressa muito bem este sentimento: 77

trabalhar?


“Um homem se humilha se castram seus sonhos. Seu sonho é sua vida, e vida é trabalho. E sem o seu trabalho, o homem não tem honra. E sem a sua honra, se morre, se mata. Não dá pra ser feliz, Não dá pra ser feliz...”

Para que tivesse uma vida de honra e dignidade, Deus deu um jardim para que o primeiro homem e a primeira mulher, o cultivasse e o guardasse. PARA QUE O HOMEM FOSSE CRIATIVO Outra necessidade humana é a de criar, inventar e construir. Para que Ele pudesse expressar toda a sua criatividade, Deus inventou o trabalho. Observe outra tarefa que Deus deu ao homem para que ele expressasse sua criatividade: “Havendo, pois, o Senhor Deus, formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gênesis 2:19)

Imagine o quanto o homem precisou ser criativo para realizar essa tarefa, não é verdade?

QUAIS OS RESULTADOS DO TRABALHO DO HOMEM Para viver, o homem necessita de alguns serviços básicos, o que é produzido pelo trabalho. Você já parou para avaliar as bênçãos que o trabalho produz para a nossa vida cotidiana? Vamos rapidamente pensar em alguns resultados do trabalho: HABITAÇÃO E MORADIA ALIMENTAÇÃO VESTUÁRIO SAÚDE EDUCAÇÃO E CULTURA ARTE E COMUNICAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA 78


OUTROS TIPOS DE SERVIÇO QUE DIGNIFICAM O CRISTÃO SERVIÇO PARA DEUS Quando Jesus veio à Terra, Ele chamou homens para ajudá-lo na tarefa de levar o amor de Deus ao mundo. Os doze apóstolos ouviram Dele a convocação: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Marcos 1:17) Então, a Bíblia nos mostra o que fizeram aqueles homens: “Então, eles deixaram imediatamente as redes, e o seguiram.” (Marcos 1:18) Hoje, Ele continua chamando pessoas para fazer a sua obra, que consiste, basicamente, em transmitir o seu amor aos homens. “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15) O SERVIÇO AO PRÓXIMO Dois mandamentos resumem toda a lei de Deus. O primeiro é: “AMARáS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO...” (Lucas 10:27) O segundo mandamento é: “AMARáS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” (Lucas 10:27) Esse amor a Deus e ao próximo se manifesta através do serviço aos necessitados. A Palavra de Deus nos fala de maneira muito clara sobre a importância do serviço ao próximo: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo e vir a seu irmão padecer necessidade e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” (I João 3:17) O trabalho é o meio que Deus usa para que nossa vida e a de outros sejam abençoadas. Muitos têm sugerido que o trabalho é uma maldição de Deus, porque quando o homem pecou, Deus falou que com fadiga ele obteria o seu sustento. Isso não é verdade, pois Ele ordenou o trabalho antes do pecado. O cansaço ou a fadiga é uma consequência do pecado, mas o trabalho é bênção de Deus.

Deus nos faz, ainda, na sua Palavra, uma linda promessa:

“PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES, INABALÁVEIS, E SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE, NO SENHOR, O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO.” (I CORÍNTIOS 15:58)

79


www.minhabiblia.com.br

1

Veja o que a Bíblia nos ensina sobre a importância do trabalho. Responda às questões conforme o texto bíblico.

PROVÉRBIOS 6: 6-11 “Preguiçoso, observa bem as formigas e aprenda uma profunda lição com elas. Elas não têm reis ou governadores para dar ordens, e, no entanto, trabalham durante o verão, ajuntando comida para o inverno. Mas você, preguiçoso, só sabe dormir! Até quando você pretende ficar nessa “vida boa”? “Ah, deixe-me descansar um pouquinho mais!” Sim, descanse mais um pouquinho e a sua pobreza chegará de repente, como um ladrão. A necessidade cairá sobre você de surpresa, como um bandido armado.” (A BÍBLIA VIVA) Por que, segundo o texto, a formiga é um exemplo de trabalhadora para nós?

O que o trabalho produz? Como vive o preguiçoso? Quais as consequências da preguiça?

www.humor.com.br

2

Faça uma releitura da fábula de La Fontaine e inspirada nas personagens “a cigarra e a formiga”, escreva abaixo um texto bem-humorado sobre a legendária “preguiça do adolescente.” 80


A CIGARRA E A FORMIGA A cigarra, sem pensar em guardar, a cantar passou o verão. Eis que chega o inverno, e então, sem provisão na despensa, como saída, ela pensa em recorrer a uma amiga: sua vizinha, a formiga, pedindo a ela, emprestado, algum grão, qualquer bocado, até o bom tempo voltar. “Antes de agosto chegar, pode estar certa a senhora; pago com juros, sem mora.” Obsequiosa, certamente, a formiga não seria. “Que fizeste até outro dia?” perguntou à imprevidente.

“Eu cantava, sim, Senhora, noite e dia, sem tristeza.” “Tu cantavas? Que beleza! Muito bem: pois dança agora...” (Fábulas de La Fontaine, 1992)

www.opiniao.com.br

3

No livro “O Adolescente por Ele mesmo” a autora Tânia Zagury mostra que 41,7% dos adolescentes entrevistados por ela desejam um trabalho que venham trazerlhes realização pessoal. Apenas 12,1% disseram que desejam um trabalho que não exija muito e pague bem. Isso demonstra que muitos adolescentes sabem da importância de se ter um trabalho que traz dignidade e realização às pessoas. Por isso, dê a sua opinião:

O que, mesmo um adolescente que não tenha um trabalho formal, pode fazer para preparar-se para o exercício da sua futura profissão?

Quais as profissões atuais que mais chamam a sua atenção? Por quê?

81


Em sua opinião, quais as características de um profissional bem-sucedido?

4

PROJETO ESPECIAL! Faça uma pesquisa na internet sobre uma pessoa bem-sucedida no trabalho, atualmente. Baseado nos dados encontrados escreva um texto em forma de entrevista apresentando esta pessoa; a importância de seu trabalho; suas características profissionais e a razão do seu sucesso. Anote em seu caderno essa entrevista. Compartilhe com a classe sobre a sua pesquisa e o que aprendeu com o entrevistado.

5

Fique por dentro! THOMAS EDISON, O GÊNIO DA LÂMPADA “O mais fértil inventor de todos os tempos criou o fonógrafo, a lâmpada elétrica, o projetor de cinema e aperfeiçoou o telefone. Traçou desse modo o perfil do mundo de hoje. Decididamente, o professor não gostava dele. “O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender”, queixava- se o reverendo Engle daquele menino de 8 anos; agitado e perguntador, os cabelos eternamente despenteados, que se recusava a decorar as lições, como faziam todos os alunos e ainda por cima ouvia mal. Naquele ano de 1855, o reverendo Engle era o único professor da única sala de aula da cidadezinha de Milan, no estado americano de Ohio, perto da fronteira com o Canadá e, assim, o implacável diagnóstico fulminou, três meses depois de ter começado, a carreira escolar do estudante Thomas Alva Edison. Foi irremediável: nunca mais ele voltaria a frequentar um lugar de ensino. Pode-se especular por toda a eternidade que diferença teria feito para a história pessoal de Edison se ele tivesse tido um professor menos bitolado, que não confundisse excesso de curiosidade com falta de inteligência. É bem possível que as rotinas da educação arcaica terminassem por asfixiar a desmedida vontade de saber daquele aluno irrequieto e, isso sim, poderia ter feito enorme diferença para o perfil dos tempos modernos. Pois raras pessoas ajudaram tanto a esculpir o mundo atual como Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica e do fonógrafo, do microfone e do projetor de cinema, para citar apenas as de maior repercussão entre as literalmente mil - e - tantas utilidades que ele criou ou aperfeiçoou ao longo de uma vida trabalhada virtualmente sem tréguas quase até o final de seus 84 anos. Edison foi a encarnação mais que perfeita do supremo mito americano do self made man o homem que principia de baixo e apenas pelos próprios méritos termina coberto de glória e fortuna. Edison e os Estados Unidos parecem ter nascido um para o outro...”

Você quer conhecer mais sobre a vida e obra desse grande trabalhador – inventor, leia o restante dessa história no site: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/ conteudo_111446.shtml

“ Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e

perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.”“ (Provérbios 22:29- A Bíblia Viva) 82


Licao

11

ESCOLA: AMIGA OU INIMIGA? “... para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria estão ocultos. ” Colossenses 2:2, 3

(Gênesis 2:18-25; Efésios 5:22-33)

Comentários como este são muito comuns entre os estudantes. A maioria detesta a escola e só está ali por obrigação ou porque os pais determinam. São basicamente duas as atitudes em relação à escola: a hostilidade ou a indiferença. Os hostis costumam reclamar dizendo: “Eu odeio essa escola! Se pudesse colocaria fogo nela”. Os indiferentes, um pouco mais complacentes, costumam dizer: “Ainda bem que logo, logo saio daqui. Até lá dá pra aguentar...” Mas, apesar de muitas falhas, a escola é necessária e os jovens estudantes precisam descobrir o seu valor. Para tanto, alguns aspectos que envolvem a escola precisam ser entendidos:

Você chama aquilo de escola? pra mim é prisão!


O QUE É EDUCAÇÃO? Para entendermos o que é educação precisamos avaliar o que não é educação. Não é uma mera transmissão de conteúdos, de disciplinas, tais como: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, etc., etc., etc. EDUCAÇÃO É A ARTE DE PREPARAR O ALUNO PARA A VIDA Neste sentido, então, a educação não acontece apenas na escola, mas, principalmente, no lar e também na igreja, no trabalho, e na convivência e no relacionamento com os outros. A escola não é a única responsável pelo ensino, mas auxilia na educação, através da apresentação de conteúdos de diversas matérias visando à aquisição de conhecimentos específicos. É impossível para a família, por causa do limite de conhecimento, transmitir todas as informações que a criança ou o adolescente precisa dominar para expandir seus horizontes. Por isso, a escola é importante e necessária.

OBJETIVO: PARA QUE SERVE A ESCOLA? Desenvolver a capacidade de pensar, refletir e raciocinar; Ajudar na compreensão dos problemas da vida; Transmitir dados e informações importantes para a vida; Incentivar a pesquisa para descobrir novos conhecimentos; Auxiliar a família e demais instituições da comunidade na tarefa de educar as crianças e jovens; Não apenas informar o adolescente, mas contribuir para a formação de valores importantes para a vida em comunidade.

INVENTOR: QUEM INVENTOU A EDUCAÇÃO?

Desde o princípio Deus fez questão de educar e orientar o seu povo. EXEMPLOS BÍBLICOS Deus orientou Adão e Eva como deveriam viver no jardim. (Gênesis 2:16-17) Deus orientou Noé na construção da arca para a sua proteção. (Gênesis 6:14-17) Deus ensinou Abraão, o pai da nação israelita, como proceder na terra onde habitaria. (Gênesis 12:1-3) Deus deu a Moisés e ao povo de Israel mandamentos para orientar a vida deles. (Êxodo 20) Deus ordenou aos pais que ensinassem a seus filhos os mandamentos do Senhor. (Deuteronômio 6:1-9) O Rei Salomão, a quem Deus deu uma grande sabedoria, foi um grande estudioso e pesquisador – (I Reis 4:29-34) Jesus foi um grande Mestre que ensinou os seus discípulos e capacitou-os para continuar a sua obra. (Mateus 5-7) Paulo fala da sólida formação espiritual que Timóteo recebeu na sua infância. (II Timóteo 3:14,15) 84


CIÊNCIA: DE ONDE VEM O VERDADEIRO CONHECIMENTO? “Porque o Senhor dá sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento.” (Provérbios 2:6)

SÁBIO: PARA QUEM DEUS Dá a SABEDORIA? “Ele reserva a verdadeira sabedoria para os que caminham na sinceridade.” (Provérbios 2:7)

COMO O CRISTÃO DEVE PROCEDER NA ESCOLA? DEVE TER INTERESSE EM BUSCAR O CONHECIMENTO “Se buscares a sabedoria como a prata, e como tesouros escondido a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.” (Provérbios 2:4 e 5) DEVE SER HONESTO Certamente você já ouviu muitas vezes esta expressão comum entre os estudantes: “Quem não cola, não sai da escola.” Como verdadeiros cristãos devemos saber que Deus abomina a mentira e nos ensina através da sua Palavra: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo... (Efésios 5:25) A “cola” é um erro, pois é uma mentira contra você mesmo, Deus, professores, colegas e pais. DEVE SER RESPONSáVEL A Bíblia diz algo interessante: “O preguiçoso deseja, e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.” (Provérbios 13:4) Só alcançaremos aquilo que almejamos se trabalharmos responsavelmente para obtê-lo. A realização de seus futuros planos passa por uma séria dedicação aos estudos, hoje. DEVE SER DISCIPLINADO “Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.” (Provérbios 12:1) Sem disciplina e organização nenhum trabalho sério pode ser realizado. Por isso, a importância do bom comportamento em sala de aula e um rigoroso esforço na execução das tarefas extraclasse. Adolescente, a escola existe para ajudar na sua formação. Aproveite este tempo de aprendizado para que o seu desempenho profissional seja, mais tarde, o melhor possível. Também, aproveite seu tempo na escola para questionar e aprender com seus professores e colegas. Faça da escola uma aliada, uma amiga. Se necessário for, discuta, critique construtivamente para que ela mude e seja uma bênção para a sua formação, em todas as áreas de sua vida. 85


www.minhabiblia.com.br

1

Gabriel, o pensador, faz uma reflexão crítica sobre a escola e a educação na música “Estudo errado”. Após a leitura de algumas partes dessa canção, responda às questões relacionadas.

“Eu tô aqui pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer? Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater Sem recreio, de saco cheio, porque eu não fiz o dever (...) Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude Mas meus pais só querem que eu “vá pra aula!” e “estude!” Então dessa vez eu vou estudar até decorar, cumpádi Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde Ou quem sabe aumentar minha mesada...” “Eu tô aqui pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?” Qual é a crítica implícita à escola, nessa parte da música?

Qual a motivação do “aluno” para estudar e passar de ano?

“Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi Decoreba: esse é o método de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos Desse jeito até história fica chato Mas os velhos me disseram que o “porquê” é o segredo Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo...” Qual é a frase que resume a razão pela qual o “decoreba” não é um método de ensino significativo?

86


Por que o “porquê” é o segredo?

“Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste - O que é corrupção? Pra que serve um deputado? Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso! Ou que a minhoca é hermafrodita Ou sobre a tênia solitária. Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...) Vamos fugir dessa jaula! “Hoje eu tô feliz” (matou o presidente?) Não. A aula...”

Qual a opinião do “aluno” sobre o professor?

Qual deve ser o principal objetivo do ensino dos conteúdos que se aprende na escola?

www.minhaopiniao.com.br

2

Quais as principais qualidades da sua escola?

3

Quais as principais falhas você encontra na sua escola?

4

Que sugestões você daria para melhorar a sua escola?

87


5

Baseado nas respostas que você deu às questões acima, escreva um documento e entregue à diretora da sua escola. Não se esqueça de ressaltar os aspectos positivos e dê sugestões de melhoria. Você pode fazer essa atividade com um grupo de colegas.

6

Discuta com um de seus colegas a lógica das conclusões abaixo e anote a razão por que você concorda ou discorda delas.

“Quem não cola não sai da escola.”

“Enfrento grandes dificuldades em minha profissão por não ter encarado com seriedade a minha formação escolar.”

www.minhabiblia.com.br

7

Todo conhecimento verdadeiro procede de Deus, não importa em que área do Conhecimento seja encontrado; pode ser na Matemática, Ciências, Linguagem, ou qualquer outra disciplina. Por isso, observe abaixo o conselho sábio da Palavra de Deus e anote pelo menos três razões por que você deve estudar.

PROVÉRBIOS 2:1-11

“Jovem, se você tomar posse das minhas palavras e guardar os meus mandamentos em seu coração terá ouvidos capazes de perceber a verdadeira sabedoria e um coração pronto a receber a verdade. Se você pedir inteligência e compreensão a Deus, se procurar a sabedoria como a um tesouro escondido ou uma grande fortuna em dinheiro você certamente vai encontrar. Saberá, enfim, o que significa honrar e obedecer ao Senhor, o que é conhecer a Deus. É o Senhor quem dá a sabedoria. Da Sua boca vem a compreensão e a verdade. Tudo isso Ele oferece a quem O ama e O obedece. Ele é um escudo que protege quem obedece a Deus de todo o coração.Ele separou o caminho da sabedoria para os justos; Ele mesmo protege e guarda o caminho por onde os justos devem andar. Deus fará de você uma pessoa justa, equilibrada e que sabe tomar decisões certas. Porque a sabedoria estará no centro de sua vida e você se alegrará em conhecer a verdade. O bom senso e a inteligência protegerão você de decisões erradas.” (A BÍBLIA VIVA)

“ Mas como é que um homem se torna sábio? Em primeiro lugar, respeitando e obedecendo ao Senhor. Somente os tolos se recusam a ser ensinados e desprezam a sabedoria.”“(Provérbios 1:7 A Bíblia Viva) 88


12

Licao

CRISTÃO OU CARETÃO? (Filipenses 4:8-9)

“Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas convém.Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” I Coríntios 6:12

Quero convidá-lo para uma reunião de jovens na minha casa!

Existem muitas ideias erradas sobre Deus. Uma delas é a de que Ele é aquele “velho chato” e “desmancha-prazer” que está sentado num grande trono lá no céu, sempre enviando ordens à terra para estragar a alegria e o prazer dos homens:

ISSO NÃO PODE!

ISSO PODE!

É PECADO !

É ImoraL!

É ILEGAL!

Que cara mais chato!

90


No entanto, esse conceito é completamente antibíblico. Na sua Palavra observamos um Deus completamente diferente. O Salmista Davi, nas suas canções de louvor, canta a um Deus que: QUER SER CULtuADO COM ALEGRIA “Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria.” (Salmo 100:1 e 2) QUER SER CULTUADO COM BELEZA “Glória e majestade estão diante Dele, força e formosura no seu santuário.” (Salmo 96:6) QUER ser CULTUADO COM MÚSICA “Cantai com harpa louvores ao Senhor, com harpa e voz de canto, com trombetas e ao som de buzinas. exultai perante o Senhor, que é Rei. (Salmo 98:5) Um Deus assim, não pode ser “chato” ou “desmancha-prazer”, mas é o Autor da verdadeira alegria e do verdadeiro prazer. Em sua Palavra aprendemos que tudo que é bom e perfeito nesse mundo procede Dele. ATENÇÃO! QUEM É O DESMANCHA-PRAZER? “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança.” (Tiago 1:16-17) Aquele que desmancha a alegria, deformando o prazer é o Diabo. Ele é o Pai da mentira. Seu propósito fundamental é destruir a verdade, induzindo os homens à mentira. A música, a dança, a poesia, a literatura, ou seja, toda expressão de arte e beleza procede de Deus, mas o Diabo tem tentado usurpar esses meios de expressão artística, para disseminar seus conceitos e valores, o que tem conduzido muitos ao erro. Por isso, devemos ser criteriosos quanto ao uso dos meios de entretenimento. Devemos selecionar muito bem aquelas diversões que acrescentarão benefícios à nossa vida intelectual, estética, emocional, moral e espiritual. 91


FONTES DE DIVERSÃO: PROBLEMAS E CRITÉRIOS DE USO TELEVISÃO: PROBLEMAS RELACIONADOS ABUSO Muitos jovens são completamente dominados pela TV, passando horas a fio em frente ao aparelho. Segundo uma pesquisa norte-americana um jovem mediano, ao atingir 18 anos. já gastou 15.000 horas vendo TV. NEGLIGÊNCIA PARA COM OS ESTUDOS Por passarem muito tempo em frente à TV o adolescente deixa de lado os estudos, o que afeta o seu rendimento escolar. A PREGUIÇA MENTAL - Como a única exigência da TV é que se aperte um botão para que as informações estejam ao alcance das pessoas, cria-se uma passividade que afeta o pensamento e o raciocínio. Professores têm se levantado para criticar a passividade das crianças e adolescentes, que estão cada vez mais envolvidos com a TV. REDUZ O TEMPO DE LEITURA - É indiscutível o valor da leitura para o aprendizado. Esta tem ficado cada vez mais renegada ao descaso. Numa pesquisa feita na Austrália, chegou-se à conclusão de que, para cada hora de leitura, uma criança gasta sete horas assistindo TV. AFETA O RELACIONAMENTO FAMILIAR - Pais e filhos já convivem muito pouco por causa das horas gastas fora de casa, na escola ou no trabalho. Ao chegarem em casa a TV absorve o tempo que deveria ser usado para o diálogo e a troca de afetos, prejudicando assim o relacionamento familiar. INFLUÊNCIA MORAL PREJUDICIAL - A revista VEJA publicou algum tempo atrás, o número de cenas violentas, sexo explícito, palavrões, piadas picantes e “strip-tease” que a televisão brasileira mostrava. A reportagem era alarmante, os números incríveis! No entanto, nada mudou e estas más influências continuam sendo mostradas a milhões de telespectadores, na sua maioria, jovens, adolescentes e crianças.

DICAS PARA O BOM USO DA TV Aproveite as programações informativas, como os telejornais, documentários e reportagens especiais; Assista a programas educativos que trazem assuntos especiais tais como, ecologia, ciência, música, cinema, teatro, etc.; Assista às transmissões de grandes eventos esportivos como Olimpíadas, Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos e campeonatos esportivos brasileiros em geral. Não assista a TV antes de cumprir suas tarefas escolares; Desligue a TV quando você perceber que o programa ou filme não acrescentará nada à sua vida; Descubra outras atividades importantes e divertidas que substituem a TV. 92


Literatura São inúmeros e inegáveis os benefícios da leitura. Infelizmente, estão cada vez mais raras as pessoas que desenvolvem um bom hábito de leitura. PROBLEMAS RELACIONADOS Dependendo do tipo de literatura que se lê, pode-se criar um mundo de fantasia e sonhos irreais. A leitura de livros com ensinos anticristãos, tais como: ocultismo, poder do pensamento positivo ou esoterismo podem facilitar a ação do inimigo em nossa vida. A literatura pornográfica prejudica o desenvolvimento de uma mente e sexualidade saudáveis. DICAS PARA ESCOLHA DE BOA LITERATURA Gaste tempo com leitura, que trazem informações importantes para você adquirir uma boa cultura geral. Leia histórias da vida real e biografias que trazem exemplos marcantes de vida. Busque aconselhamento através de literatura cristã, que auxilie você na resolução de dúvidas e problemas da sua idade. Busque leitura de qualidade e autores conceituados e explore os vários gêneros literários: romance, aventura, ficção científica, quadrinhos, etc. Procure ler os clássicos da literatura mundial. Não se esqueça também de ler a Bíblia que é a Palavra de Deus, e receba conforto e orientação para a sua vida.

Teatro e cinema O teatro e o cinema podem nos auxiliar muito no desenvolvimento cultural, no entanto, devemos ser criteriosos também na escolha dos filmes e peças a que devemos assistir. Os critérios para a escolha desses estão ligados às dicas que relacionamos para a escolha de programas de TV e literatura.

Esporte Nada é tão aconselhável para os adolescentes e jovens quanto o esporte. Este auxilia no desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens. Pratique o esporte para valer! Só temos uma recomendação! Competir é saudável, mas jamais pratique a violência! Que tempo maravilhoso é o da juventude! Aproveite as coisas boas que o Senhor nos proporciona. Ele é o Deus da alegria, do prazer. Ele se preocupa com a sua alegria, prazer e bem-estar. 93

vida! Curta a m Viva co Ele é Cristo! a Vida!


www.minhabiblia.com.br

1

Ao falar sobre entretenimento devemos nos lembrar sempre do conselho bíblico:

“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Eclesiastes 11:9) Conforme este conselho, responda: Como deve viver o jovem? O que deve buscar o jovem? Do que o jovem jamais deve se esquecer ao se divertir?

2

Como você pode aplicar em sua vida o conselho de Eclesiastes 11:9, pensando em suas diversões no dia a dia, em casa ou com os seus amigos

www.minhopiniao.com.br

3

Que critérios você usa para escolher as suas atividades de lazer?

4

Em sua opinião, quais são as opções de lazer saudáveis para o adolescente? Sugira algumas.

94


5

Por que você deve selecionar o que assiste na TV ou lê?

6

Faça uma lista de programas atuais da TV brasileira que você considera educativos e outra, que você considera prejudicial para a formação das crianças e adolescentes.

EDUCATIVOS

prejudicial

www.musica.com.br

7

Leia a letra da música “Ditadura da TV” e responda às questões.

Ditadura da Televisão Ponto De Equilibrio Composição: Lucas Kastrup / Diogo Viana Na infância você chora, te colocam em frente da TV Trocando as suas raízes por um modo artificial de se viver. Ninguém questiona mais nada, os homens do “poder” agora contam sua piada Onde só eles acham graça, abandonando o povo na desgraça Vidrados na tv, perdendo tempo em vão Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação! O interesse dos “grandes” é imposto de forma sutil Fazendo o pensamento do povo se resumir a algo imbecil: Fofocas, ofensas, pornografias Pornografias, ofensas, fofocas Futilidades ao longo da programação Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação! Numa manhã de Sol, ao ver a luz Você percebe que o seu papel é resistir, não é? Mas o sistema é quem constrói as arapucas E você está prestes a cair Da infância a velhice, modo artificial de se viver Alienação, ainda vivemos aquela velha escravidão. Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação! (Fonte: http://letras.terra.com.br/ponto-de-equilibrio/83277/) 95


Liste os principais problemas, citados pelos autores, causados pelo abuso no uso da TV.

Você concorda com os autores? Por quê?

Na sua opinião qual é o problema mais sério, citado pelos compositores, causado pelo excesso de tempo gasto assistindo TV. Por quê?

Curta um clipe muito legal dessa música no site: http://www.youtube.comwatch?v=NvNrrR8GBAo

8

Ler pode ser muito divertido, além de ser fonte de muita sabedoria. Leia os pensamentos de alguns homens importantes sobre a leitura e aprenda com eles.

FRASES SOBRE LEITURA “Uma boa leitura dispensa com vantagem a companhia de pessoas frívolas.” (Marquês de Maricá) “A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem.” (Francis de Croisset) “Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” (Paulo Francis) “A leitura engrandece a alma.” (Voltaire) “A leitura nutre a inteligência.” (Sêneca) “Um país se faz com homens e livros.” (Monteiro Lobato) “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a sua própria história.” (Bill Gates) 96


Com qual dos pensamentos você mais aprendeu sobre a leitura? Escolha um deles e explique por que você o escolheu.

Escreva o seu próprio pensamento sobre a importância da leitura.

“ Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos

conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.” “ (Salmo 1:1,2 – NTLH) 97


Licao

13

Internet: meu bem, meu mal “... Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4:8)

(Filipenses 4:8-9)

Baixar, clicar, deletar, logar, navegar, postar, surfar, teclar, zipar, printar, escanear. Esses “verbos” fazem parte do seu cotidiano? E ainda, você reconhece e sabe o que significa as palavras ou expressões: Site, mouse. blog, download, e-mail, login, logoff, fotolog, off-line, on-line, pop-up, webcam, MSN? Se você não vive em outro planeta, certamente as respostas a essas perguntas são positivas, não é verdade? É comum ouvir que estamos vivendo na era da comunicação ou da informação. E, sem dúvida, a Internet é o meio mais atual e popular usado para a comunicação entre as pessoas e para a busca de informações.


A popularizaçao desse meio de comunicação é muito recente, considerando que a do Rádio aconteceu por volta de 1920, da Televisão a partir das décadas de 50 e 60 e a Internet a partir dos anos 90. Veja um pouco da história: “Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Nesse ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950...” (Fonte: http://www.suapesquisa.com/internet/)

Observe também alguns dados curiosos a respeito da Internet: Este ano terminará com mais de dois bilhões de pessoas com acesso à internet. Os dados foram divulgados ontem pela ONU, que, apesar de destacar o avanço da tecnologia, alerta que dois terços da população mundial ainda não é usuária da rede. Parte do problema seria o custo ainda alto para a assinatura do serviço. Segundo a ONU, o número de internautas dobrou em apenas cinco anos no mundo. Somente em 2010, 226 milhões de pessoas ganharam acesso à rede. (Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101020/not_imp627097,0.php)

Você sabia que de todos os internautas do mundo a maioria é Asiática? Que três em cada quatro funcionários admitem gastar mais que 30 minutos na internet durante o horário de trabalho? Que são enviados 210 bilhões de e-mails por dia? Sendo 80% deles spams? (Fonte: http://www.midiatismo.com.br/2010/05/estatisticas-da-internet.html)

No Brasil, a estimativa é de que 75,9 milhões de brasileiros possuem acesso à Internet, o que representa 37,8% da população... Nos EUA, por pessoa, são gastas em média 66 horas por mês utilizando a Internet. Isso sem contar as horas utilizadas no trabalho... Ainda na terra do Obama, 11 bilhões de pesquisas são feitas, por mês, em sites de buscas. Sendo que dois terços são pelo Google. 95% das músicas baixadas pela Internet são pirateadas. 99


Cerca de 20 horas de vídeo são enviados para o Youtube, por minuto. E por mês, são 15 bilhões de exibições. Segundo expectativa da Cisco, o vídeo dominará 91% do tráfego na web até 2014. O endereço da primeira página web foi http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html. (Fonte: http://www.erro500.com.br/2010/08/12-curiosidades-sobre-internet.html)

Não resta dúvida, que a “net” é uma grande potência para a comunicação e a busca de informação. Mas, como o adolescente cristão deve usar essa tão poderosa ferramenta de comunicação e informação? Vamos descobrir?

UMA REGRA DE OURO PARA O USO DA INTERNET

Veja o que Paulo nos ensina:

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” (I Coríntios 6:12 – NTLH) O cristão é livre para usufruir de todos os recursos naturais criados por Deus e de todas as ferramentas, inclusive tecnológicas, desenvolvidas pela inteligência humana, dada também por Deus, mas, jamais pode se deixar dominar ou escravizar por elas. Isso inclui a Internet.

COMO O ADOLESCENTE PODE FAZER UM BOM USO DA INTERNET?

O adolescente pode fazer um uso inteligente e responsável da Internet para: Obter informações importantes sobre assuntos de seu interesse; Fazer pesquisa escolar; Compartilhar pensamentos e projetos pessoais: Ouvir e “baixar”, legalmente, boa música; Assistir e “baixar”, legalmente, filmes divertidos e instrutivos; Divertir-se com jogos online com conteúdos inteligentes e interessantes; Socializar-se através das redes sociais com os amigos e conhecidos; Consultar sobre programações culturais (cinema, teatro e outros); Trocar mensagens eletrônicas; Pesquisar sobre produtos antes de adquiri-los.

Enfim, são muitas as utilidades e facilidades que a rede proporciona ao usuário. 100


COMO O ADOLESCENTE PODE FAZER UM MAU USO DA INTERNET?

Infelizmente muitos adolescentes, irresponsavelmente, usam a internet para: Divulgar conteúdo violento, racista e discriminatório; Participar de jogos online de conteúdos agressivos, violentos e pornográficos; Acessar pornografia; Pertencer a comunidades que promovem ideias preconceituosas e violentas; Praticar o “bullying” contra colegas ou conhecidos; “Baixar” ilegalmente música, filmes ou jogos online. De fato, São inúmeras, as formas errôneas de utilizar essa ferramenta de comunicação tão fantástica e útil como é a Internet

QUAIS OS PRINCIPAIS RISCOS PARA O ADOLESCENTE na Internet? Passar horas excessivas online prejudicando o tempo para o estudo e outras atividades importantes; Prejudicar as horas de sono que são essenciais para a saúde e equilíbrio do adolescente; Isolar-se, deixando o convívio real com a família e os amigos; Sedentarismo. Deixar de praticar esportes e atividades físicas importantes para o seu desenvolvimento; Envolver-se com pornografia e jogos eróticos; Tornar-se dependente e compulsivo na utilização da Internet. Tornar-se vítima de abusadores ou intimidadores virtuais; Marcar encontros com pessoas estranhas que somente conhece virtualmente; Participar de “cyberbullying” contra colegas ou conhecidos.

101


Dicas para o adolescente usar bem a Internet Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando; Nunca divulgue informações sobre sua vida, como, por exemplo, seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais; Tenha em mente as regras de segurança quando estiver online; seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança online. Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão online como você gostaria de ser tratado. Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma ideia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Desligue o computador se não se sentir confortável... Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver online - eles sabem o que fazer. Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lixeira. Nunca distribua suas senhas para outros colegas. Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo, compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isso. Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Evite entrar em salas de bate-papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. (Texto Adaptado do site: http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/dicas_internet.html)

102


www.minhabiblia.com.br

1

Leia os textos abaixo, escritos pelo apóstolo Paulo, e após a leitura, relacione-os com o que você aprendeu sobre o uso da Internet. Que princípios você pode retirar deles que pode ajudá-lo a usar bem a “web”?

“Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (II Corintios 10:3-5)

“... Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8)

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.” (I Corintios 6:12 – NTLH)

www.vidareal.com.br

2

Leia o “Contrato das crianças e adolescentes na Internet” e escolha dois itens do contrato que você acha muito importante, e explique por que você os considera importantes para a segurança do adolescente na “rede”. 103


CONTRATO DOS ADOLESCENTES NA INTERNET 1. Eu SEMPRE falarei com meus pais, imediatamente, se alguma coisa estiver confusa ou parecer assustadora ou ameaçadora. 2. Eu NUNCA darei meu nome completo, endereço, número do telefone, nome de minha escola ou sua localização, horário, senha, ou quaisquer informações de identificação quando eu estiver online. Eu sempre consultarei um adulto antes, no caso de alguma exceção. 3. Eu NUNCA terei um encontro com alguém que eu só conheço pela Internet. Em casos raros, antes perguntarei aos meus pais o que eles acham, e se eu decidir conhecer um colega da Internet, eu somente o farei em um lugar público e com um pai ou um guardião comigo. 4. Eu NUNCA responderei a qualquer mensagem que use palavrões ou palavras que me pareçam assustadoras, ameaçadoras ou estranhas. Se eu receber esse tipo de mensagem, eu a imprimirei e mostrarei para um adulto. Se eu for incomodado em uma sala de batepapo, eu usarei o botão “ignore” ou sairei dessa sala de bate-papo. 5. Eu NUNCA irei para um website que custe dinheiro, ou farei compras via internet, sem primeiro pedir permissão aos meus pais. 6. Eu NUNCA enviarei uma foto pela Internet ou pelo correio normal para ninguém sem a permissão de meus pais. 7. Eu NUNCA enviarei o número do cartão de crédito dos meus pais sem a autorização deles. (Fonte: http://www.montesiao.pro.br/estudos/crianca/dicas_internet.html

www.opiniao.com.br

3

Responda com sinceridade:

Você já “descumpriu” algum dos itens do contrato acima mencionado? Por quê?

104


Que comportamentos de risco no uso da Internet você ou seus colegas adotam, mesmo sabendo que é perigoso?

O que você mais gosta de fazer na Internet?

Quais os benefícios a Internet traz para a sua vida?

Quais os malefícios a Internet traz para a sua vida, por causa do mau uso que você tem feito dela?

www.vidareal.com.br

4

Não resta dúvida, que a “net” é uma grande potência para a comunicação e a busca de informação. Mas como o adolescente cristão deve usar essa tão poderosa ferramenta de comunicação e informação? Vamos descobrir?

ADOLESCENTE DE 13 ANOS MARCA ENCONTRO PELA INTERNET E DESAPARECE “Uma adolescente de 13 anos, moradora de Pinhais (PR), está desaparecida desde a terça-feira da semana passada (16 de novembro). Gabrielli Haccour t marcou um encontro com um rapaz por meio da internet, saiu para ir ao seu encontro e nunca mais retornou para casa. Já faz quase uma semana que Gabrielli sumiu e a polícia do Paraná trabalha na sua busca. A família da adolescente não sabia do relacionamento vir tual que ela mantinha com o rapaz conhecido apenas por Douglas, que tem cerca de 20 anos. Ela saiu de casa no período da tarde para encontrá-lo, apenas com o dinheiro para o ônibus – sem roupas nem documentos. Aparentemente a menina estava se preparando para ir a Curitiba, onde o rapaz mora. Para combinar o encontro, os dois usaram ferramentas como Live Messenger e o Orkut. Os pais de Gabrielli gravavam as conversas que ela tinha no IM, o que tem ajudado a polícia a desvendar o seu paradeiro. Além disso, ela chegou a conversar com o rapaz por meio do celular de uma prima. A polícia de Pinhais está compartilhando informações com a Delegacia de Crimes Cibernéticos, para tentar detectar o IP do rapaz com quem Gabrielli tanto conversava, a fim de localizá-lo.” (Folha.com, Globo Online) Fonte: http://tecnoblog.net/48338/adolescente-de-13-anos-marca-encontro-pela-internet-e-desaparece/)

105


www.ajuda.com.br FIQUE ESPERTO! NÃO ABUSE! “Os JOGOS ELETRÔNICOS já fazem par te da rotina da maioria das crianças e adolescentes do mundo inteiro. Diante deste fato, os especialistas em psicologia infantil, aler tam sobre os riscos que podem ser causados pela confusão entre o mundo vir tual e o real, o que pode trazer alterações ao compor tamento. No contato frequente com os jogos eletrônicos violentos pode-se estimular ou até mesmo mudar a personalidade de um jovem, por isso saber dosar o tempo diante de computadores ou máquinas de jogos eletrônicos é uma das principais responsabilidades de pais, mães e responsáveis que não devem substituir a atenção aos filhos e filhas pela tecnologia.”

(Fonte: http://www.soscriancaeadolescente.com.br/index_novo.php?codigo=168&pagina=video)

“ E“tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio Dele agradeçam a Deus, o Pai.”“ (Colossenses 3:17)

106


Licao

14

QUEM NÃO GOSTA DE MÚSICA? “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.” Salmo 146:2

(Filipenses 4:8-9)

Parece tarefa impossível encontrar alguém que não goste de música. Pode-se não gostar de um ou de outro tipo de música, mas não gostar de nenhum é algo inacreditável. A própria natureza é musical. O canto dos pássaros, o sussurro do vento, o barulho das folhas entoam uma maravilhosa canção ao Criador. Podemos então responder à primeira pergunta que geralmente fazemos sobre a música. Que grande artista inventou esta tão gloriosa obra de arte, a música?


DEUS CRIOU A MÚSICA! POR QUE DEUS CRIOU A MÚSICA? Podemos afirmar que a principal razão pela qual Deus criou a música, foi para que ela servisse como a expressão mais perfeita de louvor e adoração. A primeira música que encontramos registrada na Bíblia é o “Cântico de Moisés”. Ele entoou um cântico de louvor ao Senhor, quando Ele os livrou da mão de Faraó, fazendo com que o Mar Vermelho se abrisse. O cântico dizia: “Cantarei ao Senhor, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O Senhor é a minha força e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto, eu o louvarei...” (Êxodo 15:1,2)

PARA QUE A MÚSICA PODE SER USADA? PARA O LOUVOR A DEUS Essa é a principal finalidade da música. Em toda a Bíblia, especialmente nos Salmos, que era o livro de música usado pelo povo de Israel, encontramos orientação para usarmos a música como instrumento de louvor ao Senhor. “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas...” (Salmo 98:1) Por essa razão, todo verdadeiro cristão canta louvores a Deus. PARA DENUNCIAR OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE Em todos os tempos compositores e cantores têm usado a música como instrumento de denúncia contra os muitos problemas da sociedade, tais como: o preconceito, a violência, o racismo, a pobreza, e muitos outros. Elis Regina cantou uma música de Billy Blanco que é um clássico contra o racismo e o preconceito. Analise a letra:

A BANCA DO DISTINTO Não fala com pobre, Não dá mão a preto, Não carrega embrulho. Pra que tanta pose, doutor? Pra que esse orgulho? A bruxa que é cega. Esbarra na gente e a vida estanca. Um enfarte lhe pega, doutor, E acaba essa banca. A vaidade é assim: Põe o bobo no alto e retira a escada, Mas fica por perto esperando sentada. Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão. Mais alto o coqueiro, Maior é o tombo do coco, Afinal, todo mundo é igual. Quando a vida termina, Com terra por cima e na horizontal. 108


PARA EXPOR SENTIMENTOS E ANGÚSTIAS O roqueiro Cazuza cantou, dele e de Frejat, a música IDEOLOGIA, que é uma expressão profunda dos seus sentimentos de desilusão em relação à vida e à sociedade. IDEOLOGIA Meu partido é um coração partido E as ilusões estão todas perdidas. Os meus sonhos foram todos vendidos Tão barato que eu nem acredito Que aquele garoto que ia mudar o mundo Frequenta agora as festas do grand monde. Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder. Ideologia! Eu quero uma para viver. O meu prazer agora é risco de vida Meu sex and drugs não tem nenhum rock’ n’ roll Eu vou pagar a conta do analista Pra nunca mais ter que saber quem eu sou Pois aquele garoto que ia mudar o mundo Agora assiste a tudo em cima do muro. Meus heróis morreram de overdose Meus inimigos estão no poder Ideologia! Eu quero uma para viver...

DESPERTAR A SOLIDARIEDADE Os cantores americanos Michael Jackson e Lionel Ritchie fizeram a música “We Are The World” a fim de despertar o mundo, para ajudar as vítimas da fome da Etiópia. We Are The World

Nós Somos o Mundo

There comes a time, when we hear a certain call When the world must come together as one There are people dying, and it’s time to lend a hand to life The greatest gift of all We can’t go on, pretending day by day That someone, somehow will soon make a change We’re all a part of God’s great big family And the truth, you know love is all we need

Chega uma hora em que ouvimos um certo chamado Quando o mundo precisa se unir como um só Há pessoas morrendo. E é a hora de darmos uma mão à vida O maior de todos os dons Nós não podemos continuar fingindo dia após dia Que alguém, em algum lugar irá rapidamente fazer a transformação. Todos nós fazemos parte da grande família de Deus E a verdade você sabe; o amor é tudo o que precisamos

(Chorus) We are the world, we are the children We are the ones who make a brighter day, so let’s start giving

(coro) Nós somos o mundo, nós somos as crianças Nós somos os que fazemos o dia mais brilhante, então vamos começar a doar

109


There’s a choice we’re making, we’re saving our own lives It’s true we’ll make a better day just you and me Send them your heart, so they know that someone cares And their lives will be stronger and free As God has shown us by turning stone to bread And so we all must lend a helping hand

Há uma escolha que estamos fazendo. Estamos salvando as nossas próprias vidas É verdade! Faremos um dia melhor; apenas você e eu Abra o seu coração, então eles saberão que alguém se importa E então, suas vidas se tornarão mais fortes e livres Como Deus nos mostrou, transformando pedras em pães E assim todos nós podemos ajudar

When you’re down and out, there seems no hope at all But if you just believe, there’s no way we can fall Let us realize that a change can only come When we stand together as one

Quando você está arrasado e parece que não há nenhuma esperança Mas se você ao menos acreditar, não há como ser derrotado Tomemos consciência de que uma mudança só virá Quando nos unirmos como um só.

PARA ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS No Salmo 96, que é uma música do hinário de Israel, encontramos a seguinte ordem: “Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome, proclamai a sua salvação dia após dia.” (Salmo 96:2) Inspirado em um texto bíblico, o músico Lúcio M. de Freitas escreveu uma música que como nos ensina o Salmo 96, proclama a salvação em Cristo. Veja: QUE PROVEITO HÁ Que proveito há Em alguém ganhar o mundo inteiro E perder a vida eterna? Melhor fará, Todo que sua vida deixar, A Deus amar, a Ele se entregar. Pois no mundo inteiro não se encontrará, A liberdade verdadeira, que só Cristo dá. Aquele que guardar a sua vida. Nada alcançará em todo o seu caminho. Mas quem a Deus de todo se entregar. Por amor a Cristo, achará vitória. E então terá a alegria verdadeira, o ra leva Que jamais irá faltar Essa let r na Que proveito há, a pensa homem se ade de Em alguém ganhar o mundo inteiro, id s s e c e sua n ara Deus, p E perder a vida eterna? a r a g e entr . alvação a sua s 110


PARA ANUNCIAR AS MARAVILHAS DE DEUS Ainda nos ordena o Salmo 96: “Anunciai entre as nações a sua glória,entre todos os povos as suas maravilhas.” (Salmo 96:3)

O músico Carlos R. Sider fez isso muito bem através da canção: ELE É DEUS Ele é o Deus que fez a terra, Todos, céus e mares, sol e entardecer; É o Deus que do pó fez o homem E neste universo tem todo poder. Dele é a força que abre os mares, Que estremece os montes e detém o sol, Que incendeia, faz ruir muralhas, Que dá força aos fracos, e os faz andar. Ele é o Deus...

QUE TIPO DE MÚSICA OU INSTRUMENTOS AGRADAM A DEUS Esse assunto tem sido muito discutido no meio cristão, de forma muito polêmica. No entanto, a Palavra de Deus é clara quando mostra que toda música, ritmo ou instrumento pode louvá-lo, desde que seja expressão de um sincero coração. “Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150:3-6) Não existe música ou ritmo do Diabo, mas o que acontece é que muitos têm usado músicas e ritmos para louvor e adoração de Satanás.

POR QUE DEVEMOS USAR A MúSICA PARA LOUVAR AO SENHOR?

Vejamos o que nos ensina a Escritura sobre isso. PORQUE É BOM CANTAR PARA ELE “Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor.” (Salmo 147:1) PORQUE ELE É BOM “Entrai por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor... porque o Senhor é bom.” (Salmo 100:4, 5) PORQUE ELE É DIGNO DE LOUVOR “Cantai ao Senhor um cântico novo... porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado...” (Salmo 96: 1, 4)

A música é uma excelente forma de lazer e entretenimento, quando bem usada, mas deve ser acima de tudo, instrumento de louvor ao Senhor. 111


www.musica.com.br

1

Stênio Marcius compôs uma linda canção agradecendo a Deus pela música. Leia! OBRIGADO PELA MÚSICA Obrigado pela música Melhor sofrer perto dos sons Que celebrar calado Silêncio é nobre, mas vazio Obrigado pela música Suavizou os temporais Tornou os dias leves E redobrou as alegrias

(Refrão) Obrigado pela música Nela a alma pode saciar Esta sede que só vai parar Se eu te adoro, ó Deus, com música (...) Obrigado pela música Que me ajudou a amar demais Nos berços e varandas Os filhos embalei e as esperanças

2

Também no livro de Salmos encontramos o povo de Deus adorando ao Senhor através da música. Leia! “Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença Dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois Ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador.” (Salmo 95:1-6) 112


3

Agora que você já leu as belas canções acima, responda:

Que razões Stênio Marcius encontrou para agradecer a Deus pela música?

Qual a principal motivação do salmista para cantar? Para que ele nos convida?

Qual o motivo comum que Stênio e o Salmista têm para cantar?

4

O hino abaixo, provavelmente, foi escrito para homenagear o rei Davi em sua coroação, mas, também, descreve a glória e o louvor do rei que um dia viria: Jesus Cristo, o Rei dos reis. O autor diz que escreve a canção com lindas palavras. Após a leitura dessa parte do Salmo, utilize o espaço abaixo para compor uma linda canção de exaltação a Cristo. Ao regente do coro com a melodia de “Os Lírios”. Poesia do grupo de Corá. Canção de amor. “Lindas palavras enchem o meu coração, enquanto escrevo esta canção em homenagem ao rei. A minha língua é como a pena de um bom escritor. Ó rei, o senhor é o mais bonito de todos os homens e sabe fazer belos discursos. Deus sempre o tem abençoado. Ponha a espada na cintura, ó rei poderoso, forte e glorioso! Coberto de glória avance para vencer, defendendo a verdade e a justiça. A sua força conquistará grandes vitórias.” (Salmo 45:1-4 NTLH)

113


www.minhabiblia.com.br

5

Após a leitura do Salmo 150, responda às questões.

“Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu. Louvem o SENHOR pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza. Louvem a Deus com trombetas. Louvem com harpas e liras. Louvem o SENHOR com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas. Louvem a Deus com pratos musicais. Louvem bem alto com pratos sonoros. Todos os seres vivos louvem o SENHOR! Aleluia!” (Salmo 150 – BTNLH) Qual a ordem expressa no Salmo 150?

Em sua opinião, por que Asafe, o autor do Salmo 150, citou todos esses instrumentos que deveriam ser usados no louvor ao Senhor?

Além dos instrumentos citados no Salmo 150, cite outros instrumentos conhecidos por você e que podem ser usados no louvor a Deus. Este é um exercício para nos lembrar da criatividade humana e de Deus, que nos criou à “Sua imagem e semelhança.”

Liste também o maior número possível, de que você possa se lembrar, de ritmos musicais que igualmente podem ser usados no louvor a Deus.

114


www.minhaopiniao.com.br

6

Dê a sua opinião!

Que tipo de música você gosta de ouvir e quais os seus músicos prediletos?

Cite alguns artistas e canções populares que, em sua opinião, têm um conteúdo que enriquecem os nossos valores e a nossa cultura.

Cite alguns artistas e canções populares que, em sua opinião, têm um conteúdo que empobrecem os nossos valores e a nossa cultura.

“ Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores! “ (Salmo 101:1) 115


Licao

15

FUMAR: ““BREGA”“ “ “ OU “CHIQUE”? “... Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” I Coríntios 6:13

(I Coríntios 6:12-20)

É interessante observarmos como os conceitos e valores da sociedade mudam de tempos em tempos. Nos anos 60 e 70, fumar era “chique”. Os galãs e as estrelas de cinema e novelas apareciam fumando com um ar de superioridade e elegância, o que levava os jovens a imitarem seus heróis. Para a mulher, fumar representava liberação e independência. Em 1934, a mulher do presidente dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, chamou muita atenção, quando fumou em público, demonstrando assim a sua coragem para enfrentar o preconceito contra as mulheres. Já nos anos 80 e 90 os conceitos começaram a mudar e começamos a ouvir: Fumar é brega! Fumar é prejudicial à saúde! No entanto, precisamos encarar o vício do fumo, não como uma questão de modismo, ou seja, numa época é “chique”, em outra é “brega”, mas como uma questão de vital importância para a saúde e o bem-estar do corpo que Deus nos deu. Vamos então analisar algumas questões que envolvem o tabagismo ou o vício de fumar.


POR QUE AS PESSOAS FUMAM? Algumas pessoas fumam por causa da moda ou “onda”. O cigarro produz uma falsa segurança, por isto, muitas pessoas fumam para se sentirem seguras. O cigarro é muitas vezes usado, pelos jovens, como símbolo de rebeldia contra os pais e autoridades. Muitos jovens começam a fumar para se autoafirmarem. É uma maneira de demonstrar a sua independência e autossuficiência: “Sou gente! Cresci!” E ainda existem aqueles que começam a fumar por curiosidade: “Como é isto? É bom?”

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQuÊNCIAS DO VÍCIO DE FUMAR? “O CIGARRO É UMA ARMA QUE O TEMPO SE ENCARREGA DE PUXAR O GATILHO”

Esse foi o “slogan” de uma campanha contra o cigarro, feita há alguns anos atrás.

A frase da campanha expressa muito bem a gravidade dos resultados do vício de fumar, pois o cigarro mata as pessoas, aos poucos. Veja alguns dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde - OMS, relacionados ao vício de fumar. A possibilidade de um fumante morrer dos transtornos abaixo relacionados são maiores do que dos não fumantes: transtornos

Probabilidade 110%

CÂNCER

700%

CÂNCER DE PULMÃO DOENÇAS CARDÍACAS ENFISEMA PULMONAR

103% 10%

AS CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS DOENÇAS PULMANARES

Câncer e enfisema pulmonar.

DOENÇAS CARDÍACAS

Arteriosclerose (endurecimento de artérias).

DOENÇAS CEREBRAIS

Derrame, dores de cabeça, insônia e diminuição da memória.

DOENÇAS ESTOMACAIS

Gastrite, úlcera e câncer.

OUTRA DOENÇAS

Câncer na boca, laringe e cordas vocais. 118


AS CONSEQuÊNCIAS SOCIAIS Para OS FUMANTES PASSIVOS São fumantes passivos aqueles que não fumam diretamente, mas inspiram a fumaça do cigarro do fumante. Estes são extremamente prejudicados também. Segundo dados obtidos da OMS, as pessoas casadas com fumantes correm o risco de 20% a 50% de contrair câncer no pulmão. Também foi constatado, que de 20% a 30 % de câncer no pulmão de pessoas não fumantes, foi causado pela fumaça de cigarro. O FUMO E A GRAVIDEZ Além dos bebês das fumantes nascerem com peso mais baixo, o aborto, crianças que nascem mortas, nascimentos prematuros e a morte infantil repentina são riscos do fumo na gravidez. As crianças das fumantes permanecem menores em peso e altura e são mais lentas no desenvolvimento social.

DISCRIMINCÃO Como dissemos, atualmente não é considerado “chique” fumar, por isso, os fumantes são discriminados e rejeitados pelos não fumantes. Inclusive, a legislação federal, estadual e municipal do nosso país tende a estabelecer regras cada vez mais rígidas de proibição de fumar, tanto para lugares públicos ou privados. Também está comprovado que muitos candidatos a emprego, fumantes, são dispensados, dandose preferência aos não fumantes. 119


Algumas dicas para parar de fumar Quando a pessoa já tem o vício, algumas dicas são importantes se a pessoa decide parar de fumar. Estas são: Decidir parar de fumar é o primeiro passo. Só quando o fumante realmente decide, ele consegue parar de fumar. Pedir forças a Deus. Ele é quem nos capacita para tudo. Exercitar a força de vontade, lembrando sempre: “Decidi parar de fumar!” Jogar fora cigarros e tudo que lembre o hábito. Evitar beber álcool, chá ou café, que podem estimular o desejo de fumar. Tomar bastante água ou sucos naturais. Evitar as rotinas ligadas ao vício. Por exemplo, se a pessoa sempre fuma após as refeições, procurar sair e fazer algo diferente naquele período. Conversar com pessoas que poderão ajudá-lo a reforçar o desejo de parar de fumar. Tentar de novo! Se após deixar por um período voltar ao hábito, a pessoa deve começar de novo. É sempre tempo de recomeçar. Procurar um profissional habilitado, por exemplo, um psicólogo, para que através de uma terapia, não apenas tratar do sintoma que é o vício de fumar, mas das causas, que podem ser variadas.

POR QUE O CRISTÃO NãO DEVE FUMAR?

Deus em sua Palavra diz:

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19) Quando recebemos a Cristo, o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós. Sendo o nosso corpo a morada do Espírito Santo, não devemos destruí-lo, mas, sim, cuidar dele e usá-lo para a honra e o trabalho do Senhor. Esta é a verdadeira motivação para o cristão não fumar.

“SEU CORPO É MORADA DO ESPÍRITO SANTO. PRESERVE-O!” 120


www.vidareal.com.br

1

Leia o trecho de uma matéria sobre o antitabagismo e responda às questões analisando tanto o aspecto do usuário do cigarro quanto da indústria que o produz.

“Além de fazer pressão em Brasília, a indústria do tabaco lançou uma ofensiva na mídia. Um comercial veiculado nacionalmente afirma que a lei que proíbe a propaganda de cigarros é um atentado à liberdade de expressão e tira do consumidor seu direito de escolha. Como resposta, o Ministério da Saúde adotou um estilo importado dos Estados Unidos, onde recentemente foi alardeada aos quatro ventos a foto do fumante Bryan Curtis em seu leito de morte, vítima de câncer de pulmão. O Ministério fez veicular na televisão um filme em que o jornalista José Carlos Gomes, fumante por 46 anos, aparece contando sua experiência com o cigarro. “Achava elegante, charmoso, sedutor”, diz ele, antes que a câmara o focalize em uma cadeira de rodas, com as pernas amputadas! Gomes sofre de tromboangeíte obliterante, uma das doenças vasculares mais associadas à nicotina. Uma voz em off então afirma: “Por causa do vício do cigarro, José Carlos perdeu as duas pernas e os movimentos dos braços”. Ao final, o doente emenda: “ESSA PROPAGANDA O CIGARRO NÃO FAZ”. (Revista Veja, Edição 1663)

Em sua opinião, por que a indústria do tabaco fez “pressão em Brasília?” O que isto significa?

Por que a proibição de propaganda de cigarros não pode ser considerada um atentado à liberdade de expressão?

Por que “Essa propaganda o cigarro não faz”? Que propaganda seria essa?

121


Em sua opinião, essa propaganda antitabagista do Ministério da Saúde causa impacto nas pessoas? Por quê?

O que você acha da lei do Ministério da Saúde que obriga, após qualquer propaganda de cigarro, fazer a observação: “O Ministério da Saúde adverte: Fumar faz mal à saúde”? Isto ajuda o fumante a refletir? Por quê?

2

Comente as advertências feitas pelo Ministério da Saúde. Elas são verdadeiras? Por quê?

“O Ministério da Saúde adverte: “As crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando.”

“O Ministério da Saúde adverte: “Fumar causa impotência sexual.”

3

Baseado em tudo que você aprendeu sobre o assunto, argumente contra as afirmações que geralmente são feitas pelos fumantes:

“Meu avô fumou a vida inteira e viveu até aos 90 anos.”

“Não prejudico a ninguém com o meu vício.”

122


4

Use a sua criatividade! Crie um “slogan” criativo contra o tabagismo. Você pode fazer um desenho para ilustrá-lo.

5

O vício do cigarro prejudica muito o nosso corpo, mas devemos nos preocupar com a saúde do nosso coração também. O que, segundo Jesus, é muito prejudicial ao nosso coração? Leia Mateus 15:18-19 e responda.

“Porém, as palavras más saem dum coração mau, e contaminam o homem que fala essas palavras. Porque do coração saem os maus pensamentos, o assassínio, o adultério, a fornicação, o roubo, a mentira e a calúnia.” (A BÍBLIA VIVA)

“ Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.”“ (II Corintios 3:5) 123


Licao

16

SÓ UM GOLINHO... (I Coríntios 6:12-20)

“... Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31

SERÁ MESMO UMA BOA IDEIA?

Uma propaganda muito conhecida dos brasileiros é a da tradicional caninha ou cachaça PIRASSUNUNGA 51 que começou a ser fabricada no ano de 1951, num pequeno alambique da cidade de Pirassununga, interior do estado de São Paulo. O anúncio da bebida associou tomar a caninha 51 com “uma boa ideia”. Mas esta combinação é de fato uma “boa ideia”? As estatísticas demonstram que beber não é uma boa ideia. Observe os números:


54% dos acidentes de trabalho são provocados pelo álcool. No Brasil existem 14 milhões de alcoólatras, os quais são responsáveis por: 70% dos menores abandonados; 60% dos acidentados; 60% dos acidentes de trânsito; 90% dos crimes violentos contra mulheres; 50% das internações psiquiátricas; 75% dos atendimentos hospitalares de emergência. Só nos EUA, 40 mil pessoas morrem por ano e 500 mil se tornam inválidas por causa do álcool. Apesar das alarmantes estatísticas no mundo inteiro sobre os malefícios do álcool, você já reparou que as propagandas sobre bebidas sempre exibem homens e mulheres bonitas, casas e carros maravilhosos? Mas, apesar da propaganda mentirosa, a bebida é realmente a NÚMERO 1 dos inimigos de muitas pessoas, escravizadas pelo vício do álcool.

O que é o alcoolismo? A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o alcoolismo como uma doença: Síndrome da Dependência Alcoólica. Com o reconhecimento do alcoolismo como doença, a OMS não tem o propósito de justificar o vício, mas ajudar a resolver o problema. É considerado doença porque as pessoas reagem diferentemente ao uso do álcool. Algumas pessoas sentem uma atração irresistível pela bebida e não conseguem parar depois que tomam o primeiro gole. Há uma compulsão pela bebida até a embriaguez. A ciência não descobriu ainda uma razão específica para essa reação do organismo em algumas pessoas. Alguns estudiosos a consideram de origem metabólica, outros de origem psíquica. Não podemos, portanto, taxar de “vagabundo” ou “mau caráter”, a pessoa que bebe, pois muitos sentem um profundo desejo de abandonar o vício e lutam muito por isso. Os Alcoólicos Anônimos - AA, uma organização que trabalha na recuperação dos alcoólicos, assim define o alcoolismo: “É uma doença incurável, progressiva e de fim fatal.” É incurável porque a compulsão para beber vai sempre existir no alcoólico. Por isso, um dos princípios do AA é: “Evite o primeiro gole!” 125


Por que as pessoas bebem? Por modismo. Muitos começam a beber para entrar na “onda” do grupo; Por pressão do grupo. “Todo mundo da turma bebe, por que só você não vai beber?”; Muitos jovens começam a beber por curiosidade, querem experimentar as sensações do álcool; Para fugir dos problemas, algumas pessoas buscam refúgio na bebida para as suas frustrações; Para tomar coragem para fazer aquilo que normalmente se sente inibido; Para acompanhar outros em encontros sociais; Por se tornar completamente dependente.

Ora, deixa disso! Afinal, todo mundo bebe! QUAIS AS CONSEQUÊNÇIAS DO ALCOOLISMO? CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS Afeta o coração e a circulação, alterando a pressão sanguínea; Dilata os vasos sanguíneos, deixando a pele vermelha; Pode causar úlcera gástrica e até câncer no estômago e intestinos; Prejudica grandemente o fígado provocando hepatite ou cirrose; Reduz a atividade sexual, podendo levar até a impotência; O feto pode ser grandemente prejudicado por causa do uso do álcool, na gravidez; Deprime o sistema nervoso, afetando a visão, audição, habilidade motora e os reflexos. CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS Leva ao desajuste financeiro e até a perda do emprego; Afeta profundamente o relacionamento familiar, causando o divórcio ou desajuste dos fihos; O álcool é um dos maiores responsáveis pela morte e invalidez nos acidentes de trânsito. CONSEQUÊNCIAS MORAIS E ESPIRITUAIS Afeta o relacionamento com Deus que nos criou “à Sua imagem e semelhança”; O álcool leva a decadência moral, incitando à prostituição e até ao homicídio, e outros problemas morais. 126


QUAIS AS VANTAGENS DE NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS? Corpo saudável. Se a bebida traz tantos males para o organismo, por que não evitá-la? Equilíbrio profissional e financeiro; Equilíbrio pessoal e emocional; Convivência familiar saudável e tranquila; Relacionamento de obediência e gratidão a Deus pelo corpo que Ele nos deu.

DICAS PARA A RECUPERAÇAO DO ALCOOLISMO Decidir parar de beber e procurar ajuda imediatamente; Seguir o primeiro princípio do AA: “Evite o primeiro gole!” Compartilhar a decisão com pessoas que possam ajudar; Repouso corporal. Deitar e levantar cedo; Fazer exercícios físicos; Alimentação natural; Frequentar organizações de apoio aos alcoólicos. Por exemplo: Alcoólicos Anônimos - AA; Reconhecer que Deus é poderoso para fortalecer a nossa vontade. Confiar e buscar a ajuda Dele.

Ao concluir esta lição, devemos nos lembrar mais uma vez da verdadeira motivação para não beber: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus é que não sois de vós mesmos?” (I Coríntios 6:19)

“NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPíRITO SANTO. PRESERVE-O!”

127


www.vidareal.com.br

1

Após a leitura e reflexão sobre os textos abaixo, responda às questões:

ALCOOLISMO - COMEÇA NA BALADA? (Cátia Noronha) Qual a imagem que você tem de um alcoólatra? Aquele “tiozinho” bêbado que fica em frente ao boteco tomando a sua branquinha às 7h da manhã? Ou a “tiazinha” da rua que vai te pedir um real pra “comprar pão”? Tudo muito distante da sua realidade? Tenha certeza que não! Considerada a maior doença social deste tempo, o alcoolismo atinge cerca de 10% da população mundial, seja rico, pobre, negro, branco, magro, gordo, jovem, velho... “É uma doença progressiva, incurável e fatal”, resume Nilo, membro do AA (Alcoólicos Anônimos, uma irmandade composta por cerca de dois milhões de alcoólicos, em recuperação, em aproximadamente 150 países). E pode começar na brincadeira, nas memoráveis bebedeiras com os amigos, nas baladas... Afinal, ninguém nasce alcoólatra, ninguém acorda num belo dia e pensa: A partir de amanhã, vou virar um alcoólatra, vou beber todos os dias, inclusive de manhã, vou perder amigos, família, emprego... “A evolução da dependência é insidiosa, quase imperceptível para quem bebe”, explica Dr. José Antônio Ribeiro Silva, médico especialista em dependência química. Foi abandonado pela esposa, família e amigos por causa do álcool. Mais tarde, apoiado pela esposa (que a essa altura do campeonato já tinha se separado dele), Luiz Antônio procurou uma Associação Antialcoólica e depois de algumas reuniões decidiu então lutar contra a doença. Hoje não pode colocar uma gota sequer de bebida na boca. “O alcoolismo não tem cura, estou em recuperação, minha doença está estacionada. Nunca mais poderei beber. Não existe só um gole para um alcoolista... Estamos em tratamento para o resto da vida...”, conta Luiz Antônio...”

(Fonte: http://www.alcoolismo.com.br/jovens_materias.html)

Por que, segundo a autora do texto, “a evolução da dependência é insidiosa, quase imperceptível para quem bebe”?

O que você pode aprender sobre o alcoolismo através do texto acima?

128


ADOLESCENTES BRASILEIROS BEBEM DEMAIS (Juliana Diniz) “Em entrevista exclusiva, o psiquiatra Dartiu Xavier, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), orienta sobre como manter o consumo de álcool dos nossos filhos sob controle. Em uma mesa de bar ou em uma balada, amigos se reúnem para conversar e... beber. Grande parte ainda não completou dezoito anos. Às vezes, exageram. Esse cenário é cada vez mais frequente no Brasil, onde 46% dos adolescentes entre 14 e 17 anos consomem bebidas alcoólicas. O dado é de um estudo recente da ONU, que mapeou a ingestão de álcool entre os jovens de nove países da América Latina. O resultado foi trágico: ficamos atrás apenas da Colômbia, com 51,9%, e do Uruguai, com 50,1% ...” (Fonte:http://www.alcoolismo.com.br/artigos_jovens/adolescentes_brasileiros_bebem_demais.html)

O que as estatísticas acima representam para você? Beber, nas circunstâncias e idade apontada no texto, faz parte do seu cotidiano ou de pessoas que você conhece?

www.minhabiblia.com.br

2

Leia o texto bíblico abaixo e veja como ele retrata exatamente os efeitos do alcoolismo. Após a leitura, liste os efeitos citados no texto.

PROVÉRBIOS 23:29-35 Quem tem o coração carregado de sofrimento e dor? Quem vive se metendo em brigas e confusões? Quem está sempre machucado? Quem está sempre com os olhos inchados? É o homem que passa horas e horas nos bares, tomando “umas e outras”, misturando vários tipos de bebida. Não se deixe enganar pela bela cor, pelo brilho e pelo sabor do vinho forte. Quando você acabar de beber sentirá dores muito fortes, como uma mordida de cobra ou uma picada de víbora. Você começará a ver coisas estranhas e a falar bobagens, coisas sem sentidos e sem valor. Ficará tonto como um marinheiro em alto mar, no meio de uma terrível tempestade, tropeçando e caindo sem ter no que se apoiar. Mais tarde você lembrará que levou uma surra e dirá: “Alguém me deu uma surra, mas eu não senti dor.” E ainda tonto, pensará: “Quando será que eu vou conseguir levantar? Quero beber mais um pouco.” (A BÍBLIA VIVA) 129


3

Em Efésios 5: 18-20 lemos: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Faça uma comparação entre o que pode praticar uma pessoa controlada pelo álcool ou pelo Espírito Santo. CONTrOLADO PELO ÁLCOOL:

CONTROLADO PELO ESPÍRITO:

www.pesquisa.com.br

4

O abuso do álcool é prejudicial a todos, mas os efeitos na adolescência são terríveis. Por isso, é importante que você se informe e previna-se em relação ao alcoolismo. Faça uma pesquisa específica na internet sobre as consequências do uso do álcool na adolescência. Registre abaixo os dados mais importantes da sua pesquisa e leve para a sua classe para discutir com seus colegas e professor.

“ O“ vinho é zombador e a bebida fermentada provoca “ brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.” (Proverbios 20:1)

130


Licao

17

DIGA NÃO ÀS DROGAS - I (I Coríntios 6:12-20 )

“Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” II Timóteo 1:7

Apesar de tantas mensagens e campanhas antidrogas, calcula-se que 400 milhões de pessoas, quase 10% da população mundial, são usuários de drogas lícitas e ilícitas. Por que o homem busca nas drogas refúgio e sentido para a vida? Por que os homens buscam a morte com as próprias mãos? Essas são perguntas que calam profundo em nossas almas. Precisamos urgentemente nos informar e formar valores que vão nos ajudar no combate aos tóxicos. Portanto, vamos, através desta lição, procurar aprender mais para vencermos o desafio das drogas.


O QUE É DROGA? A OMS define a droga como: “qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.” A OMS também define a toxicomania como: “Um estado de intoxicação periódica ou crônica, prejudicial ao indivíduo ou à sociedade, provocado pelo consumo repetido de uma droga natural ou sintética.”

Cuidado!

As drogas produzem basicamente dois tipos de dependência:

DEPENDÊNCIA PSÍQUICA A dependência psíquica se instala quando a pessoa não consegue mais controlar os impulsos e desejos de consumo da droga, gerada pelas sensações de prazer e bem-estar que ela produz. DEPENDÊNCIA FÍSICA Essa acontece quando a pessoa é dominada por uma necessidade compulsiva de consumir a droga, o que altera o metabolismo do corpo, provocando graves crises quando não consumida. Gradualmente o organismo vai exigindo que se aumentem as doses para sua satisfação. Quando condicionado, a abstinência da droga provoca uma crise violenta no organismo. A abstinência provoca, no caso do álcool, o “delirium tremens”. Outras crises de abstinência podem gerar psicose aguda, alucinações visuais, confusão mental, tremores, arrepios, entre outros.

POR QUE AS PESSOAS USAM DROGAS? Por modismo ou pressão do grupo. “Por que você não experimenta?”; Por curiosidade. Para experimentar as sensações das quais já ouviu falar; Escape emocional. Procurar fugir dos problemas e frustrações; Problemas na família e carência afetiva; Tentativa de aumentar a criatividade e solucionar problemas com mais facilidade; Desenvolver uma percepção mais elevada para ter visões espirituais; Aumentar a energia e melhorar a forma física. É o caso de muitos atletas. 132


Mas acreditamos que as principais razões pelas quais as pessoas usam drogas são: o vazio existencial e a necessidade de um relacionamento significativo com Deus.

QUAIS AS CONSEQuÊNCIAS DO USO DAS DROGAS? CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS Causa dependência. O organismo não pode ficar sem a droga; Os efeitos a longo prazo sobre o corpo podem ser vários, tais como; bronquites; conjuntivites; danos nos cromossomos; inapetência; convulsões; dores de cabeça; insônia; fadiga; tonturas; vertigens; náuseas; distúrbios circulatórios e cardíacos; lesões nos rins, fígado e pulmões; Os efeitos sobre o sistema nervoso central provocam, além da dependência, ilusões, alucinações, psicoses, reações de pânico; danos aos nervos, à percepção, à memória, à coordenação e ao juízo; Prejudica o desenvolvimento físico e mental do feto; Contaminação de doenças, especialmente a AIDS, pelo uso de seringas e agulhas contaminadas; A dose excessiva de drogas ou “overdose” pode levar à morte.

CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS Mudanças repentinas de personalidade e humor; Baixo-rendimento nos estudos e trabalho. Irresponsabilidade; Desinteresse pela companhia de outros. Isolamento social; Desinteresse por atividades sociais saudáveis; Contato com turma nova e pessoas desconhecidas; Agressividade e rompimento das relações familiares; Depressão emocional constante; Constantes acidentes no trânsito; Desleixo com a higiene e aparência física.

CONSEQUÊNCIAS MORAIS E ESPIRITUAIS Mentira, para encobrir o problema; Roubo, para manter a dependência; Descaso pelo relacionamento com Deus e sua Palavra.

Enfim, os danos causados pelas drogas são inumeráveis, portanto:

DIGA NÃO ÀS DROGAS! AS DROGAS MATAM! 133


www.pesquisa.com.br

1

Pesquise em revistas, jornais e internet, dados estatísticos atuais sobre os problemas das drogas no Brasil e no mundo. Anote tudo o que considerar importante para discutir e trocar informações com os seus colegas de classe e professor de Ensino Religioso.

www.Opinião.com.br

2

Em sua opinião, por que tantos jovens e adolescentes, hoje, estão envolvidos com as drogas? Enumere as principais razões.

3

Cite algumas alternativas de prazer e entretenimento saudáveis, que o jovem pode buscar ao invés de procurar nas drogas a satisfação.

4

Quais as suas opções pessoais saudáveis de entretenimento que o ajudam a levar uma vida alegre e descontraída?

134


www.musica.com.br

5

Cazuza, um jovem músico brasileiro extremamente inteligente e talentoso perdeu a sua vida muito cedo. Uma das principais causas: seu envolvimento com as drogas e sexo desregrado. Leia a matéria abaixo e responda às questões.

CAZUZA: ÁLCOOL, DROGAS E LIBERAÇÃO SEXUAL (Do JC Online) Apesar de doente, Cazuza nunca abandonou a boemia. Confessou que mantinha uma vida sexual regular. “Além do talento para as letras, Cazuza também ficou famoso pelo seu comportamento. Segundo amigos mais próximos, era capaz dos gestos mais carinhosos seguidos das mais cabeludas ofensas. Muito disso, era causado pelo excessivo consumo de álcool. Bêbado, costumava agredir até companheiros mais íntimos. ‘Ele tomava uma garrafa de uísque por dia’, disse Frejat, numa entrevista. ‘Ele ia para o Baixo Leblon e não tinha limites’, lembrou o produtor teatral Perfeito Fortuna. Isso aliado a muita maconha e cocaína.” (Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/lazer-e-turismo/noticia/2010/07/06/cazuza-alcool-drogas-e-liberacao-sexual-227850.php)

Na música “Ideologia”, Cazuza cantou: “Ideologia, quero uma pra viver!” Como você interpreta esse desejo dele?

Ainda em “Ideologia” ele diz: “Meus heróis morreram de overdose.” O que isso significa e que sentimentos são expressos nessa declaração?

Quem são os “heróis” que devemos imitar? Quais as virtudes que encontramos neles e que devemos cultivar em nossa vida?

6

Há várias versões desta paródia do Salmo 23, intitulada “Salmo do Viciado”, que vem sempre acompanhada da história de uma jovem que morreu em decorrência de uma overdose de drogas. Se a história é autêntica ou fictícia não sabemos, mas ilustra de forma dramática o poder de destruição das drogas. Leia e reflita sobre isto! 135


“A droga é minha pastora, E sempre terei necessidade. Ela me faz deitar nas sarjetas; Guia-me ao lado de águas sujas; Destrói a minha vida. Conduz-me pelas veredas da maldade Por amor do esforço. Sim, andarei pelo vale da pobreza E temerei todo o mal; Porque a droga está comigo. Tua agulha e cápsula tentam consolar-me; Esvazias a minha mesa de alimento na presença de minha família; Roubas a minha capacidade de raciocinar. Meu cálice de tristeza transborda. Certamente o vício me acompanhará todos os dias de minha vida. E habitarei na casa dos marginalizados, para todo o sempre.”

Este “salmo” foi encontrado em uma cabine telefônica por um policial de Long Beach, Estados Unidos. Foi escrito por uma jovem viciada, de 20 anos de idade. Junto ao “salmo” havia o seguinte bilhete escrito a mão: “Verdadeiramente este é o meu salmo. Sou uma jovem de vinte anos de idade, e, durante um ano e meio, venho perambulando pela rua do pesadelo dos viciados em entorpecentes. Quero abandonar a droga e tento, mas não posso. A cadeia não me cura. Nem a hospitalização me ajuda por muito tempo. O médico disse à minha família que teria sido melhor, e na verdade mais generoso, se a pessoa que me deu a droga pela primeira vez tivesse pego uma arma de fogo e estourado meus miolos, e quisera Deus que ele tivesse feito isso Meu Deus, quanto desejo isso! “

(Fonte: http://opregadorfiel.blogspot.com/2010/07/salmo-do-viciado.html)

www.Ajuda.com.br As drogas são muitas vezes usadas para fugir dos problemas e angústias pessoais. No entanto, essa não é a saída, faça como Davi que em momentos de profunda crise e sofrimento, orou: “Eu amo a Deus, o SENHOR, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro. Os laços da morte estavam me apertando, os horrores da sepultura tomaram conta de mim, e eu fiquei aflito e apavorado. Então clamei ao SENHOR, pedindo: “Ó SENHOR Deus, eu te peço: Salvame da morte!” O SENHOR é bondoso e fiel; o nosso Deus tem compaixão de nós.”

“ Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.”“ (Salmo 40:1) 136


18

Licao

DIGA NÃO ÀS DROGAS - II (I Coríntios 6:12-20 )

“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” II Coríntios 3:17

POR QUE DEVEMOS DIZER NãO ÀS DROGAS? Afetam o nosso relacionamento com Deus; Destroem o nosso corpo, que é o templo do Espírito Santo; Prejudicam o nosso crescimento emocional; Prejudicam o nosso desenvolvimento intelectual e profissional; Afetam o nosso relacionamento familiar; Afastam-nos do convívio com amigos sinceros, que desejam o nosso bem.

ÁREA DE SEGURANÇA! O QUE PODE NOS AFASTAR DO PERIGO DAS DROGAS? Desenvolver um relacionamento de fé e amizade com Deus; Diálogo com os pais ou outras pessoas maduras, quando enfrentamos problemas; Evitar amizades com pessoas que estão envolvidas com algum tipo de droga; O envolvimento em atividades saudáveis, tais como: esporte, teatro, bons filmes, passeios e grupos jovens da igreja; Informar-se o máximo possível sobre o assunto, bem como, sobre as graves consequências das drogas; Ter coragem pra dizer: “NÃO!” 137


ATENÇÃO! É PRECISO CONHECER PARA COMBATER! Uma forma de combater as drogas e não se envolver com elas é conhecer o real perigo do envolvimento com elas e quais os seus efeitos sobre o nosso organismo. Portanto, conheçam um pouco mais sobre as principais drogas da atualidade:

AS DROGAS E SEUS EFEITOS

DROGAS DEPRESSIVAS (Reduzem a atividade mental, prejudicando a atenção e os reflexos).

NARCÓTICOS Opiáceas (ópio, morfina, codeína, heroína)

Suprimem a dor e causam hipnose. Matam quando usadas em excesso ou retiradas bruscamente.

BARBITÚRICOS

Diminuem a ansiedade, produzem amnésia, sono profundo, depressão da respiração, coma, queda de pressão arterial e morte. Todos os efeitos dependem da dose.

TRANQUILIZANTES

Causam tonturas, letargia, irregularidades menstruais, anormalidades das células sanguíneas. Doses elevadas podem deprimir a respiração, induzem ao sono e algumas vezes à morte.

Substâncias Voláteis (Éter, Clorofórmio,cola de sapateiro, líquidos de limpeza, etc.)

Excitação, seguida de depressão. Perda de consciência. Danos aos nervos, sistema neurológico e lesões no fígado, rins e cromossomos.

COCAÍNA

Euforia, excitação, insônia e perda de apetite, a princípio. Com o passar do tempo produz depressão, agressividade, convulsões, alucinações, distúrbios circulatórios e cardíacos. Uma dose excessiva pode matar.

138


LSD (Ácido lisérgico dietilamida)

Produz alucinações, taquicardia, reações de pânico, perda de memória e afeta a coordenação motora.

ANFETAMINAS

Falta de apetite, ilusões, alucinações, euforia, insônia, agressividade e desinteresse pela vida.

MACONHA

Modifica o humor e aumenta a percepção. Com o passar do tempo prejudica a memória, traz apatia e depressão. Também, a longo prazo causa bronquite, conjuntivite e danos aos cromossomos.

ESTIMULANTES

PARA QUEM TEM O PROBLEMA: PROCURE AJUDA COM URGÊNCIA! O nosso desejo é que nenhum de vocês jamais experimente as drogas. Mas, se você tem alguma tendência ou já tem usado, livre-se o mais rápido possível: Procure ajuda hoje mesmo! Fale com seus pais ou com uma pessoa de sua confiança, que pode encaminhá-lo a uma ajuda profissional competente. Há muitos centros de recuperação e ajuda. Ore, entregando sua vida a Cristo, Ele pode nos libertar de toda escravidão e do mal. Não esconda o problema! Tenha esperança! Você pode se libertar. Apesar de toda escravidão e dependência que as drogas trazem, podemos ter uma certeza:

“ TUDO

PODEMOS EM CRISTO QUE NOS FORTALECE.”“ (FILIPENSES 4:13) 139


www.pesquisa.com.br

1

Como mostram as informações abaixo, o uso do “crack” se tornou uma das maiores preocupações das autoridades do nosso país. Para que você conheça mais sobre os efeitos dessa droga letal, após a leitura do texto, faça uma pesquisa na internet sobre o assunto. Registre os dados em seu caderno. Você deve pesquisar e buscar a resposta às seguintes questões:

O que é o “crack”. Por que o “crack” é uma droga tão danosa. Quais os principais danos causados ao nosso organismo. Quais os tratamentos e formas de prevenção. Registre a pesquisa em seu caderno e traga o resultado para uma discussão em classe com os seus colegas e seu (a) professor (a) de Ensino Religioso. Crack - Droga da moda entre adolescentes Uma cidade dominada pela ‘pedra’ De cada dez prisões efetuadas pela Polícia Civil por crime de tráfico de drogas, em Goiânia, sete são por associação para venda de crack. Barata, acessível, fácil de transportar e de efeito imediato. Essas são, essencialmente, as razões que fizeram do crack a droga mais consumida hoje em Goiânia, atestam policiais, médicos e especialistas no assunto. Entre os adolescentes infratores, a situação não é diferente. “Nos últimos dois anos, o crack passou a ser a droga da moda entre os adolescentes. O consumo de entorpecentes é o pano de fundo para praticamente todos os atos infracionais cometidos pelos adolescentes e o crack lidera, hoje, os casos de dependência”, cita a delegada Nadir Cordeiro, da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Dpai). “Ontem, um adolescente usuário de crack chegou à delegacia com o corpo todo cortado por estilete, obra de um traficante”, conta. As estatísticas do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia comprovam o avanço acelerado do consumo abusivo de entorpecentes entre os adolescentes encaminhados pela polícia para o cumprimento de medidas socioeducativas. O uso do crack também é crescente entre os garotos e garotas que passam pelo Juizado. Os dados mostram que, no primeiro semestre do ano passado, 3, 28% dos adolescentes infratores relataram consumir a droga. No mesmo período desse ano, esse porcentual subiu para 4,99%. (Fonte: http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=18&sub=88&idtexto=7995&keys=Crack++Droga+da+moda+entre+adolescentes)

140


www.Vidareal.com.br

2

Leia os depoimentos e após a leitura e reflexão, responda: DEPOIMENTO 1 “Depois de três meses ‘limpo’ tive nova recaída. Fiquei três dias na rua. Um horror. Mais uma vez falei para mim que não queria aquilo. Agora, consigo ficar longe da droga sem me sentir marginal num grupo...”

DEPOIMENTO 2 “Estraguei minha vida por causa das drogas e a recuperação foi lenta e dolorosa. Achava que tinha o controle da situação, bebia um gole, cheirava e voltava tudo. Com tantas recaídas, aprendi que tinha amigos. Ao resgatar algum carinho, ganhei força.” DEPOIMENTO 3 “Namorei um rapaz que se picava. Usei e gostei. Me picava nos braços, nas pernas... Um dia percebi que iria morrer e que deixaria minha filha sozinha. Pedi a Deus que me ajudasse. Prometi que, se vivesse, largaria as drogas. Passei um ano sonhando com elas. Acordava angustiada e chorava. Resisti e, agora, estou livre do tormento há onze anos.” DEPOIMENTO 4 “Já não estava mais raciocinando. Havia emagrecido 20 quilos. Meus braços estavam roxos e tinham mais de 35 picadas. Aos 32 anos fui parar num hospital por overdose. Fiquei sessenta dias internada. Sofria crises de abstinências horríveis. Dava cabeçadas na parede. Aos poucos retornei minha vida.” (Fonte: Depoimentos extraído da Revista Veja)

Quais as consequências do uso de drogas para essas pessoas?

141


O que esses quatro depoimentos têm em comum?

Qual a opinião atual dos autores sobre as drogas?

O que foi importante para a recuperação dessas pessoas?

www.arte.com.br

3

Utilize o espaço abaixo para criar um cartaz antidrogas. Escreva um “slogan” atraente e ilustre com um desenho “legal”. Seja Criativo!

www.ajudacom.br

4

As drogas escravizam! O que pode nos libertar de tudo que nos escraviza? Leia os textos bíblicos e responda:

João 8:32 João 8:36

“ Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.“ (I Corintios 15:57)

142


Licao

19

TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS? (João 14 )

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Existe no mundo uma infinidade de religiões. Cada uma delas reivindicando para si a verdade. Mas, existe apenas uma religião verdadeira? Qual é a religião verdadeira? O pensamento mais popular e aceito pela maioria é o de que todas as religiões são boas e que todas levam a Deus.

Hinduísmo

O que a bíblia diz?

budismo judaísmo islamismo

cristianismo

nova era 144


Ghandi afirmou: “A alma das religiões é uma só. mas está encerrada em um grande número de formas.” Com isso, Ghandi afirma que há diferenças na forma de cultuar, nos rituais, mas o objetivo das religiões é o mesmo: adorar a Deus e amar ao próximo. Alguns chegam a afirmar: “O que importa se alguns chamam a Deus de Jeová, Alá ou Krishna?” “O importante é ser sincero! Não interessa, portanto, se a pessoa acredita em Cristo, Maomé ou Buda.” No entanto, o que nos ensina Jesus e sua Palavra sobre essa questão? Vamos descobrir?

OS ENSINOS DE JESUS DEVEMOS ADORAR O DEUS VERDADEIRO Jesus disse, certa vez, a uma mulher Samaritana: “Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” (João 4:22) Jesus disse que o Deus verdadeiro é o Deus em quem os judeus acreditavam. Esse Deus é infinito. Ele criou o universo, mas não é o universo. Ele é pessoal, ou seja, é capaz de se comunicar conosco, nos ouvir através da oração e nos falar através da sua Palavra, a Bíblia. Esse Deus é diferente do conceito de Deus de muitas religiões. Muitas delas acreditam numa força superior ou mente universal, mas com a qual não podemos nos relacionar. Podese até pensar sobre essa força, mas ela não fala, nem ouve as nossas orações. DEVEMOS SER VERDADEIROS ADORADORES “... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23) Com essa afirmação, Jesus estabeleceu a diferença entre os verdadeiros e os falsos adoradores. O verdadeiro adorador é aquele que adora o único Deus verdadeiro; o Deus pessoal, santo e infinito; o Pai de Jesus Cristo. Portanto, a religião verdadeira é aquela que ensina a adorar a Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. 145


JESUS É O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS Certa vez, Tomé, um dos discípulos de Jesus, perguntou a Ele como chegar a Deus: “... como saber o caminho?” (João 14:5) Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6) Ele não disse que era um dos caminhos que levavam ao Pai. Ele disse ser “o caminho”. O artigo é definido. Ele é o único caminho. Só podemos chegar a Deus crendo em Jesus Cristo. Portanto, a religião verdadeira é aquela que ensina que Jesus é o único caminho para Deus.

O ENSINO DOS APÓSTOLOS Pedro falando sobre o assunto da salvação, afirmou: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12) João também falou: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que não tem o Filho não tem a vida. (I João 5:11,12) Paulo disse a Timóteo: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Timóteo 2:5)

PORQUE JESUS é O ÚNICO CAMINHO? POR QUE ELE É DEUS Quando Felipe, um dos seguidores de Jesus, pediu a Ele: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta." (João 14:8) Jesus lhe respondeu: "Quem me vê a mim vê ao Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 14:9) Conforme o ensinamento dos apóstolos, só Deus pode salvar o homem e conduzilo ao céu, e Jesus é Deus, uma das três pessoas da TRINDADE. PORQUE ELE MORREU PARA NOS SALVAR A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. O homem pecou, portanto, estava separado do Deus Santo, estava morto espiritualmente. Mas Deus amou o homem e, por isso, pagou com a sua própria vida os pecados desse homem. 146


“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)

Para cumprir a sua justiça, Deus deu a sua própria vida em nosso lugar.

POR QUE EXISTEM TANTAS RELIGIÕES?

A pergunta que muitos fazem é a seguinte:

“SE EXISTE APENAS UM DEUS E UM SÓ CAMINHO PARA SE CHEGAR A ELE, POR QUE EXISTEM TANTAS RELIGIÕES?” O que é religião? Para responder a questão acima, precisamos aprender o significado da palavra “religião”. A origem da palavra religião vem do latim, “religare”, que quer dizer “religar”. Portanto, religião é a tentativa do homem de “religação” com Deus. Por causa do pecado, o homem foi desligado de Deus, mas como ele foi criado à imagem e semelhança de Deus, não pode viver sem comunhão ou amizade com Ele. Distante de Deus, a vida do homem perdeu o sentido e, por essa razão, ele tenta a reaproximação através das religiões. No entanto, nessa tentativa, o homem chega a conclusões erradas, porque não quer aceitar as prerrogativas de Deus, quer por seus próprios métodos e méritos chegar a Ele. A diferença básica entre o cristianismo e as outras religiões consiste essencialmente em que: “NO CRISTIANISMO NÃO É O HOMEM QUE ENCONTRA A DEUS, MAS DEUS QUE BUSCA E ENCONTRA O HOMEM.”

Foi por essa razão que Deus enviou seu Filho ao mundo. O próprio Jesus disse:

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19:10) Por isso, a religião que conduz a Deus, não é “essa ou aquela”, pois, nenhuma religião leva a Deus. Só Jesus Cristo nos conduz a Deus. Jesus Cristo é o único caminho para nossa salvação. 147


www.minhabiblia.com.br

1

Leia os textos e anote ao lado deles as declarações que o próprio Jesus fez a respeito de Si mesmo e da Sua obra:

João 4:13,14 João 6:35 João 8:12 João 10:9 João 10:11 João 11:25

www.meucoracao.com.br

2

Jesus Cristo é a razão de ser do Cristianismo e todos os seus ensinamentos são fundamentados na fé Nele. Leia o texto e aprenda um pouco mais sobre essa poderosa influência para todos os povos. Reflita sobre isso!

A INFLUÊNCIA DE UMA VIDA Eis aqui um homem que nasceu numa obscura aldeia, Filho de uma camponesa. Cresceu em outra aldeia, Trabalhou numa banca de carpinteiro até os 30 anos... Nunca escreveu um livro. Nunca exerceu qualquer cargo. Nunca possuiu uma casa. Nunca constituiu família. Nunca frequentou uma universidade. Nunca a planta de seus pés pisou uma grande cidade... Seus amigos o abandonaram. Um deles o negou, outro o traiu Ele foi entregue aos inimigos, Condenado por um arremedo de tribunal,

Cravado numa cruz entre dois ladrões... Quando morreu, foi enterrado num túmulo emprestado Pela piedade de um amigo. Quase vinte séculos já passaram, E hoje, Ele é a personagem central da raça humana. É o líder de todo o progresso. E não é exagero dizer que todos os exércitos que já marcharam, Todas as frotas que já se construíram, Todos os parlamentos e todos os reis que já se reuniram, Não influenciaram tão poderosamente a vida da humanidade, Como a vida singular de JESUS DE NAZARÉ.

(Texto extraído do livro Maturidade Cristã, passo 8, Ed. Candeia) 148


De todos os fatos marcantes sobre a vida de Cristo, citados acima, qual deles é o mais importante para a fé cristã?

O que de fato diferencia a pessoa de Cristo dos fundadores de várias religiões?

A vida de Jesus causou impacto e transformação na história do mundo. O que, em sua opinião, um jovem na sua idade pode fazer que não apenas poderá causar mudanças em sua vida, mas na vida de pessoas que o cercam?

Jesus ensinou que devemos “Amar ao próximo, como a nós mesmos.” Como isso pode provocar mudanças na história da sua comunidade? Por exemplo: em sua escola ou sua casa? Dê exemplos!

www.meucoracao.com.br

3

Jesus disse à Mulher Samaritana que “os verdadeiros adoradores adoram a Deus em espírito e em verdade.” O que significa adorar a Deus verdadeiramente. O que é essencial nesse tipo de adoração?

4

Segundo os ensinamentos de Cristo, por que, mesmo sendo sincera a fé religiosa de uma pessoa, esta pode estar errada?

149


5

Agora que você aprendeu a diferenciar a fé cristã de outras crenças, como você responderia se alguém lhe perguntasse: “Todas as religiões são iguais?” Por quê?

www.ajuda.com.br

6

Segundo o Cristianismo, a nossa salvação depende somente da fé em Cristo, então, responda com sinceridade: Em quem está depositada a sua fé? Por que você crê assim?

Resposta:

“ Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores,

rejeitaram, e que se tornou a pedra angular.’ Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.“ (Atos 4:11, 12) 150


Licao

20

QUEM É O VERDADEIRO CRISTÃO? “... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para os seus adoradores”. João 4:23

(João 3)

Há muitas ideias errôneas a respeito do cristão. Para muitos, ser cristão significa ser “alienado”, “careta”, “quadrado” e, até, “chato”. Para outros, o cristão é como um “beato” e “certinho”. Um religioso! E ainda há aqueles que rotulam o cristão como alguém “que pode ou não pode fazer determinadas coisas”. Mas, o que realmente significa ser um verdadeiro cristão?


QUEM É O VERDADEIRO CRISTÃO? “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus; a saber: aos que creem no seu nome.” (João 1:12) A Bíblia diz que todos os homens foram criados por Deus, mas somente aqueles que recebem o seu Filho, Jesus Cristo, se tornam Filhos Dele também. O único Filho gerado por Deus é Jesus, mas o Pai nos adota como filhos quando cremos em Cristo. AQUELE QUE NASCE DE NOVO “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3) Ser um verdadeiro cristão é morrer para uma vida de pecado e nascer para uma vida de relacionamento com Deus. AQUELE QUE ADORA AO DEUS VERDADEIRO “Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24) Há um único Deus verdadeiro e o cristão é exatamente aquele que adora esse Deus. E a adoração do verdadeiro cristão vem do íntimo, sendo assim, verdadeira, profunda e sincera. AQUELE QUE CONFESSA A CRISTO “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” (Mateus 10:32.33)

Confessar a Jesus é assumi-lo como o Senhor e Salvador das nossas vidas.

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO VERDADEIRO CRISTÃO? AMAR A CRISTO ACIMA DE TUDO “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim.” (Mateus 10:37) O cristão deve amar a Jesus mais do que a qualquer pessoa ou coisa. OBEDECER A PALAVRA DE DEUS “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14:21) 152


O nosso amor a Deus é demonstrado quando fazemos aquilo que Ele nos manda. Jesus disse aos seus discípulos:

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14)

AMAR AOS IRMÃOS “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35) O cristão deve ser conhecido pelo amor. O apóstolo João trata o assunto do amor entre os irmãos com profunda seriedade. Observe: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (I João 4:8 e 20) PERDOAR AOS SEUS IRMÃOS “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4:32) Aquele que recebeu o perdão de Cristo, jamais poderá negar o perdão aos outros. FALAR DO AMOR DE CRISTO A OUTROS “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” (I Pedro 3:15) Há tantas pessoas sem esperança, precisando conhecer o amor de Cristo. É nossa responsabilidade, como cristãos, levar a mensagem de Cristo àqueles que não a conhecem.

153


QUAIS OS PRIVILÉGIOS DO CRISTÃO? SER MEMBRO DA FAMÍLIA DE DEUS “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (Efésios 2:19) O cristão se torna Filho de Deus, portanto, passa a pertencer à família de Deus, como filho do Pai e irmão de Jesus Cristo. RECEBE UMA VIDA NOVA “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Coríntios 5:17) Jesus transforma a vida daqueles que se entregam a Ele, tornando-os diferentes. RECEBE O ESPÍRITO SANTO “Em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” (Efésios 1:13) Quando cremos em Jesus, o próprio Deus, através do seu Espírito Santo vem habitar em nossas vidas. RECEBE A VIDA ETERNA “Aquele que tem o Filho, tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” (I João 5:12) A salvação é garantida para aqueles que recebem em suas vidas o Filho de Deus, Jesus Cristo. São muitas as responsabilidades, mas são maiores os privilégios do cristão. O cristão deve ser conhecido por tudo que ele é, faz e tem em Jesus Cristo, e não como uma pessoa de mente fechada e tacanha. No entanto, isso depende da maneira como vive o cristão. Viva e vibre por Jesus e o mundo reconhecerá um cristão diferente.

154


www.meucoracao.com.br

1

Você é um verdadeiro cristão? Por quê?

2

Conte como foi a sua experiência de conversão a Cristo. Se você não tem certeza sobre a sua conversão a Cristo, escreva as suas principais dúvidas sobre esse assunto.

3

Cante a canção e faça uma reflexão sobre a sua mensagem.

Jesus Cristo mudou meu viver (Autor desconhecido) Jesus Cristo mudou meu viver (2x) É a luz que ilumina meu ser Sim, Jesus Cristo mudou meu viver

O amor só conhecia em canções Que falavam de ilusões Mas tudo agora é diferente, Isto falo a toda a gente Pois, Cristo me deu seu amor

Diferente hoje é o meu coração (2x) Cristo deu-me paz e perdão Sim, diferente hoje é o meu coração

(Fonte: http://www.cifras.com.br/cifra/banda-e-voz/jesus-cristo-mudou-meu-viver)

155


Você pode dizer o mesmo que o autor dessa canção, sobre Jesus e o que Ele fez em sua vida? Por quê?

Paulo escreve em II Coríntios 5:17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” O que de fato mudou ou está mudando em sua vida depois que você conheceu verdadeiramente a Cristo?

Você pode ouvir um clipe legal dessa música no site: http://www.youtube.com/watch?v=0PZUlARkOuI

4

Durante este ano o livro de Ensino Religioso do 9º ano tratou do tema geral: “Vivendo como cristão num mundo em confusão.” Estudamos sobre vários assuntos importantes e você aprendeu sobre comportamentos que honram e outros que desonram a Deus. Para testemunharmos de Cristo e demonstrarmos que “Ele mudou o nosso viver” precisamos demonstrar isso com as nossas ações.

Cite alguns comportamentos que você, como um verdadeiro cristão, deve evitar, para que os outros vejam o seu testemunho e também sejam transformados por Cristo.

Cite alguns comportamentos que você, como um verdadeiro cristão, deve praticar, para que os outros vejam o seu testemunho e também sejam transformados por Cristo

156


5

Leia em sua Bíblia, em João 10:28, e descubra qual é a maior certeza do verdadeiro cristão.

6

Se você ainda não se entregou a Cristo, crendo Nele como o seu Salvador, não deixe passar este momento, ore a Ele pedindo:

“Senhor Jesus, reconheço neste momento o Seu grande amor por mim, ao ponto de dar a Sua vida em meu lugar, para perdoar os meus pecados. Preciso do Seu perdão. Entre na minha vida e transforme o meu viver. Por mim mesmo não posso ser salvo, mas confio unicamente no Senhor para a minha salvação. Amém.”

“ Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus “ O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

157


EDUCAÇÃO RELIGIOSA A Coleção A MELHOR ALTERNATIVA é composta de quatro volumes destinados às quatro séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ANO. O conteúdo de cada volume considera o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual do adolescente. Contempla fatos bíblicos e valores cristãos apropriados e indispensáveis para a formação do caráter cristão do aluno de cada faixa etária. Nesse material a Educação Religiosa não consiste apenas na transmissão de meros fatos ou determinados dogmas religiosos. Visa à formação de valores e conceitos eternos para a vida do educando, promovendo assim, vivências que reflitam o espírito do Evangelho de Cristo. Acreditamos que esse é o ensinar que EDUCA PARA CRISTO.

Unidade Centro: Rua 68, nº 95, Centro - Goiânia - GO Unidade Bueno: Avenida T-1, nº 1008, Setor Bueno - Goiânia - GO ipe@ipeonline.com.br / www.ipeonline.com.br

A Melhor Alternativa  

A Melhor Alternativa são os livros do Ensino Fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação (IPE)