Issuu on Google+


Licao Quem sou eu? (Gênesis 1: 26-31)

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou: homem e mulher os criou. “ Gênesis 1:27

1

Ao observarmos o mundo e como o ser humano tem vivido nele, ficamos por vezes nos perguntando: Quem são estes seres a quem chamamos homem e mulher? São seres humanos! Apesar de todos os problemas e desajustes, a Bíblia nos ensina que, ao criar o homem e a mulher, Deus disse:

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26,27)


Sim, homem e mulher foram feitos à semelhança do próprio Deus. Certamente esta imagem e esta semelhança não é física, pois Deus é Espírito. O homem e a mulher são a imagem e semelhança de Deus porque eles possuem mente, emoções e vontade, que é a capacidade de decidir. Porque eles pensam, sentem e decidem, diferem dos animais. São seres que não apenas sofrem a influência do meio em que vivem, mas influenciam, interferem e podem transformar a realidade. Você é um ser humano, criado por Deus, à sua imagem. Você é especial! Observe o que a Palavra de Deus diz e, por isso, o torna especial:

DEUS AMA VOCÊ! “Com amor eterno eu te amei...” (Jeremias 31:3) VOCÊ É UMA MARAVILHOSA CRIAÇÃO DE DEUS! “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste...” (Salmo 139:14) DEUS TEM UM PROPÓSITO ESPECIAL PARA a SUA VIDA! “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos!” (Salmo 139:17) No entanto, o homem e a mulher pecaram, escolheram o mal, decidiram se distanciar de Deus. Por isso, a imagem de Deus neles está ofuscada, distorcida, mas ainda pode ser restaurada, renovada. Veja como isto é possível: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (Il Coríntios 5:17)

E ainda: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo.” (Efésios 2:4.5)

Sim, através de Cristo, o ser humano pode ser renovado e pode-se recuperar nele o brilho da imagem e semelhança de Deus. Você já entregou sua vida a Jesus? O brilho da imagem de Deus está sendo restaurado em sua vida?

6


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Faça uma comparação entre os dois textos abaixo e depois responda às questões:

TEXTO 1 – SALMO 8: 3-9 “Quando, admirado, olho o céu à noite, o céu que Tu criaste com as tuas mãos; quando vejo a lua e as estrelas que lançaste no espaço, fico pensando... Afinal, por que Deus foi dar tanta atenção a essa coisa tão pequena que é o homem? Por que Ele procura se aproximar de nós? No entanto, o homem é apenas um pouco menor do que Deus. Tu, Senhor, deste ao homem grande glória e grande honra! Deste ao homem o domínio de toda a criação, autoridade sobre todas as criaturas; o gado e as ovelhas, os animais do campo e da floresta, as aves no céu e os peixes do mar, sim, tudo que vive nos mares. Ó Senhor, nosso Senhor, a majestade e a glória do teu nome enchem completamente a terra!” (A Bíblia Viva) TEXTO 2 – OPINIÃO DO PROFESSOR C. E. M. JOAD) “O homem não é senão: Gordura suficiente para sete barras de sabão. Ferro suficiente para um prego médio. Açúcar suficiente para sete xícaras de chá. Cal suficiente para pintar o galinheiro. Fósforo suficiente para fazer dois mil e duzentos fósforos. Magnésio suficiente para uma dose de sais. Potássio suficiente para explodir um guindaste-brinquedo. Enxofre suficiente para libertar um cão das pulgas.” (Texto extraído do livro “A descoberta da fé”, Andrew Knowles, Ed. Núcleo) 7


Por que, em sua opinião, Davi no Salmo 8, apresenta uma visão tão otimista do homem?

Por que, em sua opinião, o Professor Joad apresenta uma visão tão negativa do homem?

Por que, como cristãos, devemos concordar com a visão de Davi e discordar do Prof. Joad quanto a este assunto? Quais os argumentos bíblicos você pode usar para refutar a opinião do Prof. Joad?

2

Reconhecendo que Deus o criou “à sua imagem e semelhança”:

Liste algumas características suas ou ações praticadas por você que refletem isso?

Liste algumas características suas ou ações praticadas por você que não refletem isso?

3

Uma evidência de nossa semelhança com o Criador é que nós somos seres que: Pensamos, sentimos e decidimos. Descubra como a Bíblia diz que devem ser os nossos: 8


PENSAMENTOS Filipenses 4:8

sentiMENTOS

Filipenses 2:5

DECISÕES

Colossenses 3: 17

www.Musica.com.br

4

Uma das canções clássicas da música popular brasileira é “Garota de Ipanema”. Nesta canção Jobim e Vinícius exaltam a beleza da mulher brasileira. A capacidade de valorizar o belo também é uma evidência da nossa semelhança com Deus, pois, Ele é o Autor de toda beleza, inclusive, a do nosso corpo. Leia a letra dessa música, e se inspire para descrever a beleza de uma das obras, maravilhosas e perfeitas de Deus, que você mais admira.

Você também pode ouvir essa linda música em: http://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk

9


Garota De Ipanema

Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes

Olha que coisa mais linda Mais cheia de graça É ela menina Que vem e que passa Seu doce balanço, a caminho do mar Moça do corpo dourado Do sol de Ipanema O seu balançado é mais que um poema É a coisa mais linda que eu já vi passar Ah, porque estou tão sozinho Ah, porque tudo é tão triste Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha Ah, se ela soubesse Que quando ela passa O mundo inteirinho Se enche de graça E fica mais lindo Por causa do amor. (Fonte: http://letras.terra.com.br/tom-jobim/20018/)

“ Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria. Como são grandes as tuas obras, Senhor, e profundos os teus pensamentos.”“ (Salmo 92: 4,5) 10


Licao

2

SOU FILHO AMADO DE DEUS! (Romanos 8:12-17; I João 3)

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” João 1:12

Conta-se que uma menina adotiva ficou muito triste e até adoeceu quando um de seus irmãos, durante uma briga, lhe falou: – Você não é minha irmã! Quando nasceu meu pai e minha mãe adotaram você! Aquela menina aos prantos correu até o pai, e este, tomando-a nos braços disse: – Minha filha, vou contar-lhe um segredo: Seu irmão é meu filho, porque nasceu de mim e de sua mãe, mas com você foi diferente, eu a escolhi! Escolhi você para ser minha filha! Você nasceu do meu coração! É como se em um jardim houvesse muitas flores e eu procurasse a mais linda, então, escolhi uma delas. Filhinha, você foi a flor mais linda que encontrei! Eu escolhi você para amar! Assim, aquela criança pôde entender o quanto era amada, apesar de não ser filha biológica do pai. Você sabia que nós também somos filhos adotivos de Deus? A Bíblia diz:

“Como louvaremos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos do céu, porque nós pertencemos a Cristo! Muito antes de criar o mundo, Deus nos escolheu para Lhe pertencermos, por meio do que Cristo faria por nós; naquela época Ele decidiu fazer-nos santos aos seus olhos, sem uma única falta - a nós, que nos encontramos diante dele cobertos com o seu amor. Seu plano imutável sempre foi adotar-nos em sua própria família, pelo envio de Jesus Cristo para morrer por nós. E Ele fez isto porque quis!” (Efésios 1:3-5)

11


COMO PODEMOS NOS TORNAR SEUS FILHOS? Veja o que nos ensina a Palavra de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam (Jesus), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1:12) Com base no texto acima podemos concluir que para se tornar filho de Deus é necessário: RECEBER A JESUS E CRER NO NOME DE JESUS O único Filho gerado por Deus é Jesus Cristo. Ele foi concebido pelo Espírito Santo. Nós, seres humanos, somos todos, criaturas de Deus. Por causa do pecado fomos separados dele, mas no seu grande amor, Ele providenciou um meio para a nossa salvação: mandou seu único Filho, Jesus, para morrer pelos nossos pecados. Confira: “Ora, tudo provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo...” (II Coríntios 5:I8) Portanto, quem recebe a Cristo, o Filho único de Deus, se torna também filho de Deus. Deus é o Pai, que tem um único Filho, mas que recebe como filhos também, aqueles que aceitam o seu plano para a salvação: Jesus.

QUE DIREITOS TÊM OS FILHOS DE DEUS? A PARTICIPAÇÃO NA FAMÍLIA DE DEUS “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” (Efésios 2:19) O PERDÃO DOS PECADOS “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9) A VIDA ETERNA “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.” (I João 5:11)

VOCÊ Já FAZ PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS? JÁ RECEBEU JESUS E SE TORNOU UM FILHO DE DEUS? PENSE NISSO! 12


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Em nosso registro civil consta a nossa filiação, o que é muito importante para a nossa identificação. Também temos uma identidade espiritual. Leia os textos abaixo e descubra aspectos muito importantes dessa identidade.

LUCAS 1:30-35 – Por que podemos saber que Jesus é o Filho de Deus?

ROMANOS 8:14 – Quem são os filhos de Deus? ROMANOS 8:16 – Como podemos saber que somos filhos de Deus? ROMANOS 8:17 – O que recebemos como filhos de Deus?

2

Leia os textos bíblicos e responda às perguntas abaixo:

Qual a maior prova do amor de Deus, o nosso Pai? I João 3:1 Quais são as práticas que caracterizam os filhos de Deus? I João 3:10

1º 2º

3

Para compreender melhor a diferença entre ser “criatura” e ser “filho” de Deus, leia a história e responda: Em que sentido nos assemelhamos ao “barquinho” do garoto?

13


JESUS É O NOSSO CRIADOR E REDENTOR Talvez, vocês já ouviram a história do menino que, brincando com um pequeno bote num lago, ele se lhe escapou das mãos. O pequeno ficou à margem do lago, olhando saudosamente o pequeno bote, mas teve que voltar para casa sem ele. Aconteceu que dias depois viu o barquinho exposto numa loja. É que alguém o havia apanhado, no lago, e vendido à loja. O menino, a custo, conseguiu o dinheiro que o vendedor pedia pelo barquinho, e, ao readquiri-lo e com ele andar, contente, debaixo do braço pela rua afora, foi ouvido dizer: – Agora, você é meu, barquinho, todo meu! Fui eu que fiz você, e agora o comprei. Você é meu, duas vezes, e ninguém mais poderá tirar você de mim! Bendito pensamento! Nós pertencemos a Jesus por criação e redenção. Somos Seus filhos! (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/JESUS-CRISTO.htm)

4

Se Deus é Pai dos que creem em Cristo, estes, então, são irmãos e fazem parte da mesma família: a família de Deus! Como devem viver estes irmãos? O que nos ensina o texto bíblico? Leia-o e descreva como deve ser o relacionamento destes irmãos.

I JOÃO 3:16-19 - A bíblia Viva “Nós sabemos o que é o amor verdadeiro pelo exemplo de Cristo, ao morrer por nós. E, portanto, nós devemos sacrificar as nossas vidas pelos nossos irmãos em Cristo. Mas, se alguém que se considerar cristão, possui dinheiro suficiente para viver bem, e vendo um irmão em necessidade e não o ajudar - como é que o amor de Deus pode estar nele? Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas ações. Então, saberemos com toda certeza pelas nossas ações, que estamos do lado de Deus e as nossas consciências estarão limpas, mesmo quando estivermos diante do Senhor.”

14


www.vidareal.com.br

5

Considerando o que o texto bíblico ensina sobre como deve ser o relacionamento entre os “filhos de Deus”, o que você diria para ajudar “um irmão” que se encontra nas situações descritas nos depoimentos abaixo, encontrados em uma sala de bate-papo da internet?

Sala de bate-papo! SOU TÍMIDA... “ Eu naum consigo fazer amizades novas, pois sou mtu tímida, o que fazer???? eu acho q o meu papo naum é legal... eu sei lá! São tantas transformações na minha viida q naum seii nem explicar... direito... adOOro esse site.” (La)

Perdi meu pai “Perdi meu pai faz um mês, gostaria da ajuda de quem já passou por algo parecido! Eu tenho 14 anos. Ele morreu no mar, tinha 44 anos, sempre foi muito batalhador, otimista e amigo. Ele tinha um problema no coração...” (Anônimo)

““Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus ...”“ (I João 3:1) 15


Licao

3

ADOLESCÊNCIA OU “ “ “ “ABORREsCÊNCIA””? “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade. Antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.” Eclesiastes 12:1

(Romanos 8:12-17; I João 3)

Você já ouviu este trocadilho? Ao invés de dizerem adolescentes, dizem “aborrescentes”. Mas, afinal de contas, o que vem a ser a adolescência? Por que muitos dizem que esta é uma fase difícil e problemática? Vamos procurar entendê-la?

Eu, aborrescente?

17


O QUE É A ADOLESCÊNCIA? O termo “adolescência” tem sua origem em uma palavra do Latim “ad” (‘para’) mais “olescere” (‘crescer’); portanto, podemos dizer que “adolescência” significa “crescer”. Esta fase compreende um período de rápido crescimento. Este crescimento, especialmente, o corporal, é mais concentrado nos ossos longos, por isso, muitas vezes, se tem a impressão de tamanhos desproporcionais entre o corpo e os braços ou as pernas, dando um ar “desajeitado” ao adolescente. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a adolescência compreende a faixa etária dos onze aos dezoito anos. “ADOLESCÊNCIA: UMA FASE DE TRANSFORMAÇÕES

Esta fase é marcada por várias transformações, e as principais mudanças são:

FÍSICAS: Por causa do crescimento rápido dos ossos longos, o adolescente tem muitas vezes uma

postura “desajeitada”. Seu corpo cresce rapidamente, a sua voz muda, como também todo o seu físico se desenvolve visando a reprodução da espécie.

MENTAIS:

Não apenas o corpo do adolescente sofre transformações, mas também o seu cérebro. Este período compreende um aumento da capacidade das operações mentais abstratas e ampliase a qualidade no processamento de informações. Por isso, o adolescente é um questionador. Ele não mais aceita os fatos sem conhecer as razões destes fatos. Como também está se firmando em suas próprias ideias, é profundamente crítico em relação às ideias dos outros, especialmente, dos seus pais ou pessoas mais velhas.

EMOCIONAIS: Por causa das alterações hormonais intensas na adolescência o

humor do adolescente é afetado. Suas emoções ficam à flor da pele. Alterna entre um estado de profunda euforia e a tristeza. Sente-se muitas vezes, profundamente desprotegido e inseguro. Você já ouviu alguém dizer: “Esta menina não sabe o que quer!” O adolescente se sente, na maioria das vezes, inseguro, não sabe o que quer e o que fazer.

ADOLESCÊNCIA: UMA FASE DE sonhos Os adolescentes são profundamente sonhadores. São capazes de passar muito tempo imaginando. São idealistas e desejam um mundo cheio de harmonia. Esperam muito das pessoas, e se decepcionam facilmente, porque as pessoas não correspondem às suas expectativas. É muito comum ouvir de um adolescente: “Estou decepcionado com meu pai. Ele não é nada daquilo que eu pensava...” 18


ADOLESCÊNCIA: UMA FASE DE badalação

O adolescente não quer perder tempo, 24 horas por dia, ele quer se divertir. Parece

que dormir para ele é uma tremenda perda de tempo. Ele quer “curtir” a vida intensamente. Por causa do rápido crescimento e da necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo, ele se cansa facilmente. Gastar tempo com os estudos ou outro trabalho não lhe agrada muito. A “preguiça” muitas vezes o domina.

ADOLESCÊNCIA: UMA FASE passageira A adolescência é uma fase bela e especial, mas também é uma fase de muitos conflitos e mudanças. No entanto, não se preocupe, ela é passageira. Seu corpo vai parar de crescer, seus sentimentos se acomodarão, seu amadurecimento mental acontecerá. Alguns jovens se sentem profundamente deprimidos e cheios de complexos na adolescência, mas para que isto não aconteça com você, lembre-se de que o processo de crescimento é importante, mas também se estabilizará.

“ Curta “ a sua adolescência “É isso aí!” Apesar de todo conflito, insegurança e temores, a adolescência é uma fase belíssima, não perca o seu tempo se martirizando, se sentindo inferior ou injustiçado. Viva a vida, lembrando apenas do que nos ensina a Palavra de Deus: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos: sabe, porém, que de todas estas cousas Deus te pedirá conta.” (Eclesiastes 11:9)


www.vidareal.com.br

1

Leia o interessante poema escrito por duas alunas do 8º ano, quando o professor de Ensino Religioso pediu à turma que definisse a adolescência. Após a leitura, responda às questões sobre o poema. ADOLESCENTE? OU SERIA ABORREsCENTE? (Lara e Natália – 8º ano A)

O adolescente é engraçado, Ou desengonçado? Muito preocupado, Ou seria perturbado? Calado ou desconfiado? Adora uma badalação ou uma confusão? Sente-se inferior ou superior? Entra na moda, faz sua moda ou não se importa com a moda? Desvalorizado e agressivo ou amado e passivo? Tímido e inseguro ou descontraído e firme em si mesmo? Falso ou verdadeiro? Gordura ou excesso de gostosura? Preocupação ou excesso de comparação? Valorizado ou deixado de lado? Segue outras pessoas ou luta pelos seus ideais? Sim ou não? Sincero ou infiel? Infeliz ou totalmente feliz? E você se preocupa com o que o mundo pensa de você, Ou com o que Deus pensa de você? Você faz o que o mundo faz, ou o que Deus quer que você faça? Você é o que o mundo quer que você seja, Ou o que Deus quer que você seja? Você segue o mundo ou os caminhos de Deus? 20


Quais as frases do poema apontam para as mudanças físicas por que passam os adolescentes?

Quais as frases do poema descrevem as dificuldades ou conflitos emocionais do adolescente?

Qual a principal preocupação demonstrada pelas autoras ao vivenciarem os conflitos comuns da adolescência?

2

A Lara e a Natália definiram a adolescência através de um poema. Use o espaço abaixo para escrever também a sua definição. Seja criativo como as duas!

3

A adolescência é de fato uma fase especial, mas muitas vezes cheia de conflitos. No livro “Só eu e Deus: O livro dos desabafos”, o autor Elben M. Lenz Cesar escreve alguns desabafos de adolescentes. Leia estes desabafos e após a leitura, responda à questão.

“Deus de amor, acho-me feia. Pernas grossas, mãos grossas e pescoço grosso. Certamente os rapazes também me julgam feia. Ninguém gosta de mim, ninguém me quer, ninguém me paquera.” “Ó Deus, eu não entendo meu pai. Ora ele me trata como criança ora como adulto. Sou adulto quando ele precisa de mim. Sou criança quando preciso dele. Não posso pegar a moto para dar um passeio na praia porque não tenho carteira, mas posso pegar a moto para fazer um serviço para ele...” 21


“Senhor, estou apaixonado não sei se por minha colega, se por minha vizinha, se por aquela outra menina que começou a frequentar a igreja, se por minha prima, ou se por todas as quatro ao mesmo tempo e mais aquelas que passam pela minha frente. Que sentimento estranho e dominante é o amor!” Você se identifica com um desses desabafos? Escreva o seu próprio desabafo de adolescente.

www.minhabiblia.com.br

4

No livro de Eclesiastes 3:1-11 a Bíblia diz que:

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria... Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo...”

Isto inclui o “tempo da adolescência”. Sabendo que Deus fez formoso o “tempo da adolescência”, como você deve viver este período da sua vida?

22


5

Também em Eclesiastes 11: 9 aprendemos:

“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.”

Esse versículo nos ensina como o jovem adolescente deve viver. Baseado nele, responda: Como deve ser o coração do adolescente? Qual a advertência para o jovem? Baseado nesse ensinamento, como você deve viver a sua vida?

““Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça o seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de “ (Eclesiastes 12:1) viver.” 23


Licao

4

O ADOLESCENTE E A INFERIORIDADE “... Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” I Samuel 16:7

Meu cabelo está horrível!

(Salmo 139 – I Samuel 16)

Uma música de 1952 composta por Antônio Maria e Fernando Lobo diz assim: “Ninguém me ama, ninguém me quer. Ninguém me chama de meu amor. A vida passa, e eu sem ninguém, Quem me abraça não me quer bem.” Você se sente assim de vez em quando? Os pensamentos mais comuns na adolescência são: “Meus pais não me amam!” “Será que eles são os meus pais de verdade?” “Sou o pior aluno da minha sala!” “Ah! Se eu fosse tão bonito quanto o fulano ou fulana...”

24


POR QUE OS ADOLESCENTES SE SENTEM TÃO DEPRIMIDOS E INFERIORES? POR CAUSA DA APARÊNCIA FÍSICA

As pesquisas mostram que a maioria

dos adolescentes não estão satisfeitos com a sua aparência física. Alguns se acham gordos ou magros demais, outros altos ou baixos demais, e assim por diante.

POR CAUSA DE COMENTÁRIOS MALDOSOS Muitas pessoas zombam e criticam o jeito “desengonçado” do adolescente por causa do seu rápido desenvolvimento físico, como se isto não fosse uma fase passageira. Ou ainda, colegas colocam, uns nos outros, apelidos que ressaltam alguma característica física do adolescente. Tudo isto cria complexos e sentimentos de inferioridade. POR CAUSA DOS MODISMOS Vivemos numa sociedade consumista. A cada dia aparecem novas marcas e estilos, e somos bombardeados com as propagandas que anunciam: “Seja esperto! Use tênis... Nike, Adidas, All Star...” “Esteja antenado! Use... Kaya, Pakalolo, Klipping...” E assim, muitos adolescentes se sentem inferiores porque não podem usar a mesma “grife” que a “galera” usa.

POR CAUSA DO DINHEIRO O adolescente muitas vezes se sente inferior porque sua família não tem as mesmas condições financeiras que a de seus colegas. Acreditam que se tivessem mais dinheiro seriam mais felizes, teriam mais coisas, estudariam em escolas melhores, enfim, teriam o que eles acham que é melhor do que eles já possuem. POR CAUSA DA INTELIGÊNCIA Os sentimentos de inferioridade estão muito relacionados também ao sentimento de incapacidade. Muitos adolescentes se acham “estúpidos”. Quando não vão muito bem na escola, ou em determinada matéria, se sentem os piores alunos da classe e muitas vezes se deixam vencer pelo desânimo e acabam fracassando na escola.

25


COMO O ADOLESCENTE REAGE POR CAUSA DA INFERIORIDADE? REAGE COM TIMIDEZ E VERGONHA Muitas vezes se “fecha”, não dialoga, não participa de atividades em grupo e tem medo do que as pessoas vão pensar dele. REAGE COM AGRESSIVIDADE E CRÍTICA Você conhece algum adolescente que está sempre agredindo outros com palavras e atitudes? Aquele que acha que é “o tal”, “o melhor”, e está sempre zombando dos outros colegas? Pode ter certeza, essa pessoa convive com um profundo sentimento de inferioridade. NÃO CONSEGUE AMAR VERDADEiramente AS PESSOAS Alguns estão sempre vendo os defeitos das outras pessoas e não as aceita como são. Muitas vezes, os defeitos que vemos em outros são aqueles que nós mesmos temos e queremos esconder. COMPARA-se COM OUTRAS PESSOAS A pessoa que se sente inferior nunca está satisfeita consigo mesma e está sempre se comparando com as outras. Muitas vezes pensa: “Se eu fosse tão inteligente quanto o Marcos...!” “Se meu cabelo fosse tão bonito quanto o seu...!” TEM UMA PREOCUPAÇÃO EXAGERADA COM A APARÊNCIA FÍSICA A falta de aceitação leva a pessoa a supervalorizar a aparência física. Ela acha que precisa estar sempre com uma roupa ou um sapato novo, ou vestir sempre as roupas mais caras e as marcas mais famosas. Ela está mais preocupada com o exterior do que com o interior. Todos estes problemas decorrem da falta de aceitação pessoal e amor próprio.

Como vencer este sentimento, é o

assunto da próxima lição.

26


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Leia os dois textos abaixo e após a leitura, responda às questões sobre eles.

CUIDADO COM O COMPLEXO DE GAFANHOTO! Deus mandou que Moisés enviasse doze homens para espiar a terra de Canaã para que mais tarde eles pudessem possui-la. Quando eles voltaram trouxeram o seguinte relatório: – Fomos à terra a que você nos enviou, e é de fato um lugar maravilhoso, uma terra que dá leite e mel. Aqui estão alguns frutos. Mas o povo de lá é poderoso e as cidades são grandes e têm muros em volta... Não podemos lutar contra o povo da terra, porque é mais forte do que nós!... A terra que acabamos de ver está cheia de guerreiros, e lá todos os homens são fortes. Vimos também alguns da família de Enaque, que são descendentes da antiga raça de gigantes, e eram tão altos que nós parecíamos gafanhotos ao lado deles! (Números 13: 27-33) Mas dois dos espias que se chamavam Josué e Calebe não concordaram com os demais e disseram: – A terra que nós espiamos é muito boa. Se o Senhor quiser, nos dará essa terra, que é uma terra que produz muito leite e mel. Apenas não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo que mora lá, porque eles são como pão para comermos. O Senhor está conosco e tirou a proteção deles, por isso não tenham medo deles! (Números 14: 7-9) Por causa da desconfiança no Senhor os dez espias incrédulos perderam a bênção de entrar na terra prometida. Apenas Josué e Calebe entraram e habitaram em Canaã. Os demais espias se viram tão pequenos diante do desafio, que se compararam a gafanhotos, esqueceram da força e do poder de Deus para fazer grandes coisas em nossa vida. Caro adolescente, Deus lhe deu o privilégio de crescer e viver uma fase tão especial quanto é a adolescência, não deixe o “complexo de gafanhoto” tomar conta de você, ou seja, não deixe que o complexo de inferioridade roube todo o encanto deste tempo lindo que Deus está proporcionando a você: A adolescência! 27


www.musica.com.br Você é especial (Aline Barros) Você é especial, não existe outro igual Deus criou você assim, diferente de mim (2x) O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga Bem assim como é... Você foi criado, foi separado Pra servir a Deus do jeito que você é... Insubstituível. Você é incrível! Só precisa ter fé. Por isso, um apelido não será ouvido, Se ele for uma gozação, Mas será atendido se for um carinho, Pra o seu coração Você é especial, não existe outro igual Deus criou você assim, diferente de mim (2x) O seu nariz, boca, sobrancelha, Queixo, testa e orelha A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, Tudo fez de primeira

(http://www.muitamusica.com.br/35-aline-barros/100114-voce-e-especial/letra/)

ATENÇÃO! Não deixe de assistir ao vídeo muito legal dessa canção! Confira! (//www.youtube.com/watch?v=oZMH-tcGjgM)

28


Por que o texto se refere ao sentimento de inferioridade como “complexo de gafanhoto”?

Por que Josué e Calebe tiveram uma visão diferente dos demais?

Em sua opinião, o que pode acontecer a um adolescente que se entrega ao “complexo de gafanhoto” ?

Conforme a letra da canção “Você é especial”, por que você não precisa se sentir inferior a ninguém?

Ainda, o que nos ensina a canção sobre como reagir aos “apelidos”?

www.vidareal.com.br

2

29

Assinale as frases que expressam sentimentos que você tem experimentado nesta fase de sua adolescência:

(

) “Meus pais não me amam e nem se preocupam comigo.”

(

) “Como eu gostaria de ser como o fulano (a) de tal...”

(

) “Eu sou o mais ‘burro’ (a) da minha classe.”

(

) “Se eu não usar aquele ‘tênis’ meus amigos vão me achar ‘brega’. ”


3

Para cada um dos sentimentos negativos descritos na atividade anterior, elabore uma frase que expresse um sentimento oposto.

4

Deus disse para Samuel quando este observou somente a aparência física ao escolher um rei para Israel : “... Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (I Samuel 16:7) Conforme esta palavra, o que Deus valoriza em nós? Por quê?

5

Lembre-se sempre: Você foi criado “à imagem e semelhança de Deus.” Sabendo disso liste pelo menos cinco qualidades que você possui.

““Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe “ muito bem.”“ (Salmo 139:14) 30


Licao

5

Como vencer a inferioridade? (Salmo 139; Romanos 5)

“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Coríntios 15:57

Na lição anterior falamos sobre o problema do “complexo de inferioridade” muito comum na adolescência, não é verdade? Vimos também por que os adolescentes se sentem inferiores. Agora, porém, estudaremos:

Como vencer a inferioridade? SAIBA QUE VOCÊ NÃO É O ÚNICO Já dissemos anteriormente que há muitas pessoas que não estão contentes consigo mesmas. A maioria também se sente inferior aos demais. Converse com os seus amigos e você descobrirá que eles também se sentem inferiores aos outros. O fato de você compartilhar seus problemas poderá ajudá-lo a vencê-los. NÃO FUJA DOS SEUS PROBLEMAS Não adianta fingir que você não se sente inferior. Identifique qual é o seu ponto fraco, admita que isto o faz sofrer. Mas, levante a cabeça e saiba que você poderá vencer esta dificuldade. 31


LEMBRE-SE DA LEI DA COMPENSAÇÃO Você é um ser humano, e como todas as pessoas, você tem pontos fortes e fracos. Você pode não ser o melhor em tudo, mas em algumas áreas você poderá se destacar. Lembre-se de que as pessoas são diferentes. Algumas são excelentes atletas, outras são mais voltadas para as atividades intelectuais, outros gostam muito de arte, música, etc. Estudos revelam que há tipos diferentes de inteligência. Se você não é bom em Matemática, pode ser melhor em Português, História, Geografia, Educação Física, ou em outra área qualquer. Compense suas fraquezas, “caprichando” naquilo que você é bom e sabe fazer bem. CULTIVE AMIZADES SINCERAS Só demonstrando verdadeira amizade, conquistamos amigos leais, por isso, desenvolva um diálogo sincero com um amigo especial. Procure ver as necessidades dele, ajude-o, e assim você poderá também contar com uma pessoa de sua confiança, que o ajudará em seus próprios problemas. Você também pode ter um adulto amigo com o qual compartilha seus problemas, pois este, já tendo passado por experiências semelhantes, poderá ajudá-lo melhor.

VALORIZE O QUE DEUS VALORIZA Enquanto estamos muito preocupados com a aparência, Deus olha a atitude do nosso coração. O que Deus mais valoriza no ser humano?

Deus valoriza o coração!

32


NOSSO AMOR POR ELE E PELO PRÓXIMO! “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Lucas 10:27) NOSSA HUMILDADE “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”, (Tiago 4:6) NOSSA OBEDIÊNCIA A ELE

“... Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar...” (I Samuel 15:22)

Nossa preocupação, acima de tudo, deve ser agradar ao Senhor. É isto que nos faz grandes e bonitos aos olhos de Deus. Lembre-se também: Você é especial! Deus o ama muito! Ele provou isto, quando mandou Jesus, o seu Filho, para morrer em seu lugar.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)

33


www.MINHABÍBLIA.com.br

1

Leia uma parte do Salmo 139, escrito pelo rei Davi. Inspirado neste salmo escreva um poema ou uma oração de louvor ao Senhor pela sua vida.

QUe maravilha!

“Senhor, tu examinaste a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito. Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos. Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca. Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão. Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender! Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe. Eu Te agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem. Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra. Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana, Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro! Senhor, como são importantes para mim os teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos de areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, sinto que fico mais perto de Ti.”

Salmo 139:1-6; 13-18 – A Bíblia Viva

34


www.vidareal.com.br

2

Após ler e refletir sobre os textos a seguir, responda às questões:

Pesquisa revela que ditadura do corpo perfeito também angustia homens Os homens também se angustiam por não se parecer com os ‘saradões’ expostos nas capas de revista, e isso os incentiva a tomar atitudes para melhorar a saúde e a forma física. Mas, nem sempre, as melhores atitudes. É o que afirma um estudo americano apresentado esta semana em Nova Orleans no congresso anual da Associação Americana de Psicologia. A pesquisadora Tracy Tylka, da Universidade de Ohio, coordenou um estudo em que 285 estudantes foram convidados a preencher um questionário sobre o estresse que lhes causava a imposição da sociedade por um corpo perfeito. A maioria dos entrevistados respondeu que constantemente sofre pressão por causa de sua forma física, e que de um modo geral o único modelo aceito como desejável pela sociedade é o do homem “sarado” e musculoso. Afirmaram também que frequentemente se sentem insatisfeitos com o próprio corpo. (Fonte: ttp://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2006/08/25/285413040.asp) 35


Conforme o texto, por que se angustiam os homens e em que baseiam as suas decisões sobre como melhorar a saúde? Por que os homens se sentem pressionados com a forma física?

Você se identifica com os estudantes entrevistados pela pesquisadora? O que mais o angustia em relação a sua forma física?

Obsessão pelo corpo perfeito Priscila Cirino

Segundo a Psicóloga Tânia Pompeu, as pessoas buscam, a todo custo, enquadrar-se em padrões de beleza, numa tentativa de recuperar a autoestima perdida pela comparação com os próprios padrões estéticos: “É um círculo vicioso. O sentimento de inferioridade aparece porque a pessoa não se ajusta ao que é tido como belo. Daí vem a obrigatoriedade de se adequar ao modelo, mas nunca se chega à satisfação. Mesmo chegando ao estágio ideal há sempre a ameaça de perder, de voltar a engordar, de envelhecer.” Outro problema gerado pela ditadura do corpo é a inibição daqueles que não se enquadram nos padrões. “As pessoas se retraem porque não acreditam que possam despertar interesse. Isso é uma visão distorcida da beleza”, afirma a psicóloga. Ela explica que, a partir de nossas vivências, criamos preferências. Então, com base nelas, nos aproximamos daqueles que consideramos belos. No mundo moderno, porém, as predileções individuais foram anuladas... Com a padronização estética em alta, as pessoas quase não se expressam com autenticidade. “Muitas vivem retraídas por não serem como a sociedade diz que deveriam. Por isso, se fecham em seus complexos de inferioridade ou se ‘matam’ nas academias”, diz a pesquisadora. Além da baixa autoestima, o culto ao corpo pode estar trazendo problemas patológicos. As doenças ligadas à falta de alimentação, como anorexia e bulimia, são cada vez mais frequentes. Outro mal, este causado pelo excesso de ginástica, ainda é pouco conhecido. Enquanto malham, as pessoas liberam uma substância relaxante, a endorfina, que provoca uma sensação de bem-estar. A pesquisadora conta que já existem alguns estudos sobre os seus efeitos entre os adeptos das academias. ”A malhação excessiva estaria criando uma dependência de endorfina. Por isso, o que era saudável pode virar um vício”, conclui Tânia Pompeu. (Fonte: http://www.ufmg.br/boletim/bol1231/pag6.html)

36


Cite os problemas relacionados pela Psicóloga Tânia Pompeu causados pela “obsessão pelo corpo perfeito”.

Quais os problemas relacionados por Tânia Pompeu, você acha que mais afetam você ou os amigos da sua idade? Por quê?

A triste ditadura do corpo e da beleza (Felipe Aquino) Mais uma menina morre por causa desta doentia “cultura do corpo” que se instalou em nossa sociedade, que cria nas moças uma verdadeira “ditadura da magreza” em busca de uma “beleza” esquisita. A Folha de SP (04 jan 07) noticiou que mais uma adolescente, Thayrinne Machado Brotto, 16, morreu em Itaboraí (região metropolitana do Rio) na madrugada do dia 31 de dezembro, depois de sofrer um AVC e uma parada cardíaca, causados em decorrência de bulimia - distúrbio em que a pessoa força o vômito depois de se alimentar. Um pecado! ...Por causa dessa “ditadura do corpo” muitos jovens até se revoltam contra a vida ou contra Deus, porque não têm aquele corpinho de “top model”, ou aquele cabelinho como a da artista da novela; ou porque é um rapaz que não tem aquela musculatura especial... A mídia colocou na cabeça da moçada que o “mais importante” é ser bonita de corpo, esbelta, magra, segundo os “padrões de beleza” dos que ditam a moda para os outros. A propaganda colocou na mente delas uma grande mentira: se você não tiver aquela calça “da moda” ou aquela camisa “de marca”, então, você não pode ser feliz. O comercial de TV e as novelas lhe ensinaram uma coisa perversa: se você não for “sexy”, você não pode ser feliz e não terá um namorado, será rejeitada. Tudo isto é uma grande e malvada mentira. Por causa desta “cultura do corpo”, que hoje ocupou o lugar da “cultura do espírito”, muitos jovens estão angustiados e até mesmo “escravizados”, porque não conseguem atingir este padrão de “beleza”. Ora, saiba que se você construir a sua felicidade em cima destes valores, ela será efêmera e vai acabar muito cedo e deixar você no vazio. A verdadeira beleza está na alma, no interior, é invisível aos olhos; ela só pode estar naquilo que não acaba; que o tempo não envelhece... O tesouro que você recebeu de Deus é invisível aos olhos do corpo; e você só será feliz, de fato, se encontrá-lo. (Fonte: http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=NOTICIA&id=nbm0374) 37


Discuta com seus colegas de classe e escreva abaixo: Quais os temas citados pelo Prof. Felipe, impostos pela “ditadura do Corpo” que mais incomodam vocês?

Que parte do texto do Prof. Felipe Aquino está em consonância com o texto bíblico de I Samuel 16:7: “... Porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”

Como se livrar da pressão da “ditadura do corpo”? Dica 1: Lembre-se de que você é obra da criação de Deus. Dica 2: Não se compare com ninguém! Dica 3: Cuide do seu corpo, sem “neura”. Dica 4: Caso tenha algum tipo de “obsessão” sobre o seu corpo, não sofra sozinho: Compartilhe! peça ajuda a alguém que você confia.

““Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para a glória de Deus.”“ (I Coríntios 10:31) 38


Licao

6

Seja você mesmo! (Romanos 12:1-2)

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” Romanos 12:2

Você já ouviu falar do tipo “maria vai com as outras”? É aquela pessoa que não tem opinião própria, que não tem coragem de assumir suas próprias ideias e, por isso, anda sempre pela cabeça dos outros. Essas pessoas são também conhecidas como “conformistas”, pois, conformam-se com as ideias de outros, seguem os modismos, andam e falam conforme a “onda” do momento. O adolescente tem uma tendência muito grande para ceder às pressões do grupo, porque para ele “a turma” é muito importante. A opinião dos seus amigos pesa muito mais do que qualquer outra, inclusive da sua própria.


O

perigo do conformismo

O conformismo é perigoso porque pode levar o adolescente a fazer algo em que não acredita. Pode levá-lo a praticar algumas ações, mesmo sabendo que são erradas. No entanto, as pratica apenas para se conformar ao grupo. Agindo assim, pode prejudicar a si mesmo, a outros e, mais grave ainda, pode desagradar profundamente a Deus.

Por que o adolescente se torna “Maria vai com as outras?”

Medo do ridículo O adolescente muitas vezes pensa: “O que meus colegas vão pensar de mim se eu não fizer isto?” Eles podem zombar de mim falando que “estou por fora” ou que sou “filhinho da mamãe.” Então, para não ser ridicularizado, ele cede às pressões da turma.

Medo de ser rejeitado pelo grupo O medo de não ser aceito no grupo, por pensar e agir diferente, pode levar o adolescente a se tornar um conformista. Muitas vezes, ouvimos o adolescente argumentar: “Mas todo mundo faz isto! Se eu não fizer o que eles vão pensar de mim?” 40


Medo de ser diferente Alguns chamam esta geração de adolescentes, de “geração grife”. São tantos os apelos da propaganda, que os jovens se sentem ameaçados, se não estiverem usando uma “marca” da moda. Não importa o preço, o importante é que “todo mundo está usando...” O problema, não é necessariamente, usar ou deixar de usar uma determinada “marca” da moda, mas se sentir discriminado ou discriminar alguém por não fazer o mesmo.

Como vencer o conformismo?

Aprenda a dizer, não!

Tenha coragem de dizer não! Nunca faça algo contra aquilo que você acredita, mesmo que você seja o único. Se você ceder da primeira vez, vai ser mais difícil dizer “não” da próxima vez.

Seja o líder!

Saiba que seus colegas, muitas vezes, também estão inseguros e você pode sugerir que façam o que é correto ao invés de fazer o que é errado. Alguns deles podem se surpreender com a sua coragem de “nadar contra a correnteza” e ficar do seu lado. No entanto, caso isso não aconteça, continue firme em sua posição e eles o respeitarão.

Tenha amigos sinceros!

Um amigo de verdade sabe respeitar o outro. Se você cultivar amigos sinceros, eles não pressionarão você a fazer o que não acredita que deve ser feito, respeitarão sua opinião. Também poderão ficar do seu lado, quando a maioria pensar o contrário, e isto o fortalecerá.

Firme-se nos valores de Deus!

A Bíblia nos ensina! “NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO...” (Romanos 12:2) O nosso primeiro compromisso é com Deus. Devemos agradar a Ele em primeiro lugar, mesmo que isto implique em desagradarmos outras pessoas. Devemos obedecer a Deus porque Ele sabe o que é melhor para nossa vida, e as ordens que Ele nos dá é para nossa proteção. “Conformar” com o mundo é “tomar a forma do mundo”, ou seja, viver conforme a “onda” ou a “moda”. Mesmo que isso seja difícil, você deve se posicionar: “Não vou me conformar com o mundo, mas com a vontade de Deus! 41


www.pesquisadeopinião.com.br

1

Faça uma pesquisa de opinião entre os seus colegas sobre os temas abaixo e anote o número de pessoas que escolheram uma das alternativas propostas.

“FICAR” 1) “Legal! Todo mundo fica!” 2) “Tô fora! Meu corpo já está reservado para alguém especial!” 3) “Depende, se eu curtir o gatinho ou a gatinha...” DROGAS 1) “O maior barato...” 2) “Só aquelas mais leves...” 3) “Tô fora! Meu corpo é casa de Deus!” MODA 1) “É legal, mas não me deixo levar pela ’ditadura’ da moda.” 2) “Se tá na moda, uso mesmo!” 3) “ Não tô nem aí pra moda!”

2

Analise os dados da pesquisa que você fez.

Seus colegas acharam fácil decidir entre as três alternativas? Por quê?

A opinião da maioria coincidiu? Por que você acha que coincidiu ou não?

O que você aprendeu sobre o tema do “conformismo” através da resposta dos seus colegas à pesquisa?

42


www.vidareal.com.br

3

Leia abaixo o que dizem os especialistas sobre a relação entre alguns comportamentos de risco para o adolescente e a “pressão do grupo”. Após a leitura, responda às perguntas.

Pressão do grupo de pares na iniciação sexual de adolescentes A pressão social para a iniciação sexual entre os adolescentes entrevistados existe. Esse achado está em acordo com um estudo conduzido na cidade de São Paulo em que os adolescentes iniciaram sua vida sexual, de certa forma, contra sua plena vontade, visto que aproximadamente 20% disseram que não queriam ter tido a primeira relação sexual, mas deixaram que ela acontecesse, com uma proporção igual entre homens e mulheres. (Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342007000500007&script=sci_arttext)

Pressão dos amigos e do consumo A adolescência traz consigo muita descoberta, a autopercepção aumenta a cada dia e a vida social torna-se cada vez mais independente. Uma fase na qual as questões ligadas ao universo financeiro também costumam ‘incendiar’ a relação entre pais e filhos! Nessa fase, o grupo de amigos passa a ter um papel central na vida dos jovens e isso fica claro nas famosas frases tão comuns nessa idade: “Todos meus amigos trocaram o celular, menos eu.” “Preciso muito de uma roupa nova para sair com a turma.” “Os pais de fulano dão dinheiro para ele toda semana.” ... Em busca de aceitação, os jovens adotarão alguns comportamentos financeiros que podem moldar significativamente a forma como lidarão com o dinheiro por toda a vida. O papel dos pais é ajudá-los a escolher hábitos positivos. (Fonte: http://www.yupeeblog.com.br/2010/07/19/a-pressao-dos-amigos-e-o-consumo/)

Pressão dos amigos e do consumo do álcool Genericamente, há informações consistentes sobre elementos que influenciam o início ou mantém o uso de substâncias por parte dos adolescentes. Alguns deles se encontram abaixo: A experimentação inicial se dá pelo fato do adolescente ter amigos que usam drogas, gerando uma pressão de grupo na direção do uso. Ao mesmo tempo, Brook e Brook (1996) ressaltam que valores, calor humano e performance escolar dos pares também podem ser um importante elemento na prevenção do uso de drogas. Os autores também descrevem o efeito de “loops”, ou seja, a potencialidade de que retroalimentações possam acontecer entre uso de drogas pelos pares e o uso pessoal de drogas: adolescentes que estão usando drogas têm mais chance de estarem associados a pares que usam drogas, e essa associação, por sua vez, aumenta a chance de que eles mantenham ou incrementem o seu envolvimento com drogas. (Fonte: http://www.alcoolismo.com.br/artigos_jovens/abusivo02.htm) 43


Qual dos três comportamentos citados pelos especialistas você considera mais difícil de resistir quando é pressionado pelo grupo. Por quê?

Você ou algum de seus amigos já tomou algum tipo de decisão baseada na “pressão do grupo”? Como você acha que poderia ter resistido a essa pressão?

Quais os comportamentos mais comuns entre o seu grupo de amigos que você tem certeza que são resultados do “conformismo ao grupo”?

www.minhabiblia.com.br

4

Após a leitura das duas histórias abaixo responda, às perguntas.

A imagem de ouro de Nabucodonosor O rei Nabucodonosor fez uma estátua dourada, que tinha quase 30 metros de altura por três de largura, e a colocou na planície de Dura, na província de Babilônia; depois disso, mandou mensagens a todos os príncipes, governadores, capitães, tesoureiros, juízes, conselheiros e oficiais das províncias para que viessem à festa de dedicação da estátua feita pelo rei. Quando todos os convidados tinham chegado e se reunido diante da estátua, o homem que anunciava as ordens do rei gritou: – Povos de toda a terra, homens de todas as línguas, ouçam a ordem do rei: Quando os instrumentos começarem a tocar, todos devem se curvar até o chão e adorar a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor construiu. Qualquer pessoa que não fizer isso será imediatamente jogada na grande fornalha acesa. Assim, quando os instrumentos começaram a tocar, todos aqueles homens – de todo povo, nação, ou língua – se curvaram até o chão e adoraram a estátua de ouro do rei Nabucodonosor. Mas alguns oficiais foram até onde estava o rei e acusaram os judeus de não adorarem a estátua! – Majestade! Disseram eles ao rei – o senhor baixou uma lei dizendo que todos devem se curvar e adorar a estátua de ouro quando os instrumentos começarem a tocar, e que qualquer pessoa que se recusar, será jogada na grande fornalha acesa. Há alguns judeus – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, aos quais o rei entregou os negócios da província de Babilônia – que desobedeceram suas ordens e se recusaram a servir os deuses do rei e a adorar a estátua de ouro que o senhor levantou. Então, Nabucodonosor, terrivelmente zangado, mandou seus servos trazerem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego perante ele. 44


– É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, perguntou o rei, que vocês se recusam a servir meus deuses e adorar a estátua de ouro que eu mandei construir? Vou dar mais uma oportunidade. Quando a música for tocada, se vocês se curvarem e adorarem a estátua, nada lhes acontecerá. Mas, se vocês não fizerem isso, serão jogados na grande fornalha acesa imediatamente. E qual é o deus que vai poder livrar vocês de minhas mãos? Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam: – Rei Nabucodonosor, nós não precisamos responder a essa pergunta. Se o nosso Deus, a quem nós servimos, quiser nos livrar, Ele nos livrará da grande fornalha e também das suas mãos, ó rei. Mas se Ele não quiser, mesmo assim, senhor, nós nunca serviremos os seus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor levantou. Nabucodonosor já estava estourando de raiva e pelo seu rosto se via que ele ia mandar matar os três judeus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ordenou aos seus servos que a fornalha fosse esquentada sete vezes mais que o normal! Chamou os homens mais fortes de seu exército e mandou amarrar Sadraque, Mesaque e AbedeNego e os jogar na grande fornalha. Assim, os três foram bem amarrados com cordas e jogados dentro da grande fornalha. O fogo, por causa da ordem do rei, estava tão forte que matou os soldados que jogaram os três judeus na fornalha! Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram amarrados dentro das chamas terríveis da grande fornalha. Então, o rei Nabucodonosor, que assistia a tudo, se levantou espantado e perguntou aos seus conselheiros: “Nós não jogamos três homens no fogo?” “Sim”, responderam eles, “sem dúvida, Majestade”. “Mas olhem!” gritou o rei Nabucodonosor: “Eu estou vendo quatro homens, soltos, andando pelo fogo. E nem se queimaram com as chamas! Além disso, o quarto homem parece ser um deus!” Nabucodonosor se aproximou o máximo possível da grande fornalha e gritou: – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Grande Deus, saiam da fornalha. Então os três saíram do meio do fogo. Todos os príncipes, governadores, oficiais e conselheiros se ajuntaram à volta de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e viram que o fogo não tinha sequer tocado neles – que nem um fio de cabelo havia sido queimado! As suas roupas não estavam queimadas! Nem cheiro de fumaça havia neles! Então Nabucodonosor disse: “Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e AbedeNego, porque Ele mandou o seu anjo para salvar seus servos fiéis, que não quiseram obedecer às ordens do rei e preferiram morrer a adorar outro deus! Por causa disso, eu baixo este decreto: se qualquer pessoa, de qualquer povo, nação, ou língua, falar uma palavra contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, será cortada em pedaços e sua casa completamente destruída. Porque nenhum outro Deus pode fazer o que Ele faz. Depois disso o rei promoveu Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles se tornaram homens importantes na província de Babilônia. (Daniel 3 – A Bíblia Viva) 45


O que você pode aprender com essa história para deixar de ser “conformista”?

www.histórialegal.com.br Maria vai com as outras

(Sylvia Orthof) A ovelha Maria era mesmo uma Maria vai com as outras. Até o dia em que descobriu que cada um pode ter o seu próprio caminho, basta querer. Era uma vez uma ovelha chamada Maria. Aonde as outras ovelhas iam, Maria ia também. As ovelhas iam para baixo Maria ia também. As ovelhas iam para cima, Maria ia também. Um dia, todas as ovelhas foram para o Pólo Sul. Maria foi também. E atchim! Maria ia sempre com as outras. Depois todas as ovelhas foram para o deserto. Maria foi também. Ai que lugar quente! As ovelhas tiveram insolação. Maria teve insolação também. Uf! Uf! Puf! Maria ia sempre com as outras. Um dia, todas as ovelhas resolveram comer salada de jiló. Maria detestava jiló. Mas, como todas as ovelhas comiam jiló. Maria comia também. Que horror! Foi quando de repente, Maria pensou: “Se eu não gosto de jiló, por que é que eu tenho que comer salada de jiló?” Maria pensou, suspirou, mas continuou fazendo o que as outras faziam. Até que as ovelhas resolveram pular do alto do Corcovado pra dentro da lagoa. Todas as ovelhas pularam. Pulava uma ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra, quebrava o pé e chorava: mé! Pulava outra ovelha, não caía na lagoa, caía na pedra e chorava: mé! E assim quarenta e duas ovelhas pularam, quebraram o pé, chorando mé, mé, mé! Chegou a vez de Maria pular. Ela deu uma requebrada, entrou num restaurante e comeu uma feijoada. Agora, mé, Maria vai para onde caminha seu pé. (Fonte: Livro Maria-vai-com-as-outras; Editora Ática, 2002)

O que você pode aprender com essa história para deixar de ser “conformista”?

““GUARDO NO CORAÇÃO AS TUAS PALAVRAS, PARA NÃO PECAR CONTRA TI.”“ (SALMO 119:11) 46


47


7

Licao

Corpo em transformação “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste: as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.” Salmo 139:14

(Gênesis 1 e 2 e Salmo 139)

Já dissemos que a adolescência é caracterizada especialmente pelo crescimento físico. Este crescimento envolve também o desenvolvimento sexual, o que implica em inúmeras transformações físicas. Alguns adolescentes se sentem alarmados com estas mudanças, mas não há motivo para preocupação. As transformações físicas no corpo dos adolescentes são acontecimentos normais que devem ser esperados.

48


Por que ocorrem as mudanças? As mudanças acontecem, principalmente, porque o corpo se prepara para a função da reprodução. Esta época do despertar sexual é chamada também de PUBERDADE. Existe em nosso cérebro uma pequena glândula chamada PITUITÁRIA, que é responsável para enviar pela corrente sanguínea os HORMÔNIOS. Estes hormônios são os elementos químicos responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos reprodutores.

Portanto, fique tranquilo, as mudanças na puberdade são normais e saudáveis.

As principais mudanças no corpo dos garotos O amadurecimento físico e sexual dos garotos acontece um ou dois anos mais tarde que nas garotas.

As principais mudanças são: A voz se torna mais grave. O aparecimento de pelos no rosto, axilas, braços, peito e órgãos genitais. O desenvolvimento dos músculos que deixam o corpo mais másculo. O crescimento dos testículos e pênis, órgãos sexuais masculinos.

Todas essas incríveis transformações preparam os garotos para a vida adulta e a paternidade. 49


O sistema Reprodutor marculino

Ureter Bexiga Vesícula seminal Próstata Pênis

Canais deferentes

Uretra

Ânus Epidídimo Testículos

Orifício urinário

AS SUAS FUNÇÕES SÃO: PÊNIS: É um dos órgãos reprodutores masculinos que fica na parte externa do corpo. Sob o comando do sistema nervoso recebe um afluxo de sangue que o deixa ereto e pronto para a relação sexual. Na ponta do pênis fica a abertura da URETRA, que leva a urina da bexiga para fora do corpo e também o sêmen, o fluído que contém as células reprodutoras masculinas, os ESPERMATOZOIDES. ESCROTO: É uma bolsa, abaixo do pênis, que contém os testículos. TESTÍCULOS: São duas glândulas ovais onde o esperma é produzido. CANAIS DEFERENTES: São dois tubos longos e finos que carregam o esperma dos testículos para as vesículas seminais. VESÍCULAS SEMINAIS: São duas glândulas que guardam o líquido seminal que se mistura aos espermatozoides produzidos pelos testículos. PRÓSTATA: É uma glândula que fica abaixo da bexiga e que produz um líquido grosso chamado sêmen, que percorre o pênis e entra na vagina da mulher através da relação sexual. 50


As principais mudanças no corpo das garotas As meninas amadurecem mais rápido que os meninos. As mudanças nas garotas são um pouco mais complexas, porque o corpo delas se prepara para o complexo processo da maternidade. Essas mudanças são: O crescimento dos seios e quadris. A modelação do corpo em suaves contornos. Crescimento de pelos nas axilas, e órgãos genitais. A voz se torna mais forte. O início do ciclo menstrual.

O sistema reprodutor feminino

Trompa de falópio Ovário Útero Clitóris Vulva Ânus

Vagina

51


AS SUAS FUNÇÕES SÃO: OVÁRIOS: São dois, e neles são formados milhares de pequenos e imaturos óvulos que a cada mês são liberados de um dos ovários. TROMPAS DE FALÓPIO: São duas e se curvam sobre cada um dos ovários. Quando o óvulo desprende-se do ovário percorre uma delas e caminha até o útero. ÚTERO: É um órgão que tem o formato de uma pera e é revestido por uma mucosa chamada endométrio, que todo mês se reveste para receber um óvulo. Se o óvulo não for fecundado através do encontro com um espermatozoide, ele se desfaz e junto com a mucosa é liberado do corpo em forma de sangue. Isto é a MENSTRUAÇÃO. COLO DO ÚTERO: É a parte mais baixa do útero que contém um orifício ligado à vagina. Através deste orifício escoa-se a menstruação. Esse também se dilata muito para deixar passar o bebê na hora do parto. VAGINA: É o canal de passagem do útero através do qual sai o fluxo menstrual e o bebê na hora do parto. O tecido vaginal é bastante elástico permitindo assim a passagem do bebê. É também na vagina que o homem deposita o esperma durante a relação sexual.

Todo desenvolvimento e mudanças do nosso corpo só nos conduz a uma conclusão: Deus nos criou de maneira maravilhosa e perfeita! Por isso, de maneira inteligente e sábia, devemos usar o nosso corpo para servir a Deus e cumprir o Seu propósito. 52


www.minhabiblia.com.br

1

Apesar do assombro dos adolescentes, uma das coisas mais lindas que acontecem na adolescência é a transformação do corpo. Ele se prepara para “reproduzir a vida.” Pode haver algo mais sublime na natureza? E essa foi uma maravilhosa invenção do nosso Deus. Para que você possa apreciar essa grande maravilha, leia o texto bíblico e o poema abaixo; e após a leitura, descreva o seu próprio deslumbramento diante de tamanha maravilha.

O deslumbramento de Davi “Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe. Eu te agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem. Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe; como a semente que cresce debaixo da terra.” (Salmo 139: 1315 – A BÍBLIA VIVA)

www.poesia.com.br

O deslumbramento de José Carlos A DANÇA DOS HORMÔNIOS (José Carlos de Almeida) Dá-se origem na tireoide Onde eles acontecem Os hormônios batem palmas Se não ferem, fortalecem... Dopamina, felicidade... Cortizol, deixa alerta... Da briga no hipotálamo O estrogênio faz a festa!

Testosterona é masculino A andropausa no homem... Progesterona, feminino Os combustíveis que consomem... Modificam a anatomia A voz engrossa, a barba cresce... De repente, a alegria! Um adolescente floresce...

Um tal de ocitocina... Há libido em evidência... Parece nome de menina Comprovada a existência! Faz a força do amor Elevar sua potência Quero pedir um favor... Use-me de experiência?

(Fonte: http://www.poesias.omelhordaweb.com.br/index.php?cdPoesia=3035) 53


O meu deslumbramento:

www.minhabíblia.com.br

2

O primeiro e o segundo capítulo de Gênesis não nos deixam dúvidas: DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER! Leia em sua Bíblia os versículos abaixo e descubra como e por que Deus criou o homem e a mulher.

Como Deus criou o homem e a mulher? (Gênesis 1:27) Para que Deus os abençoou? (Gênesis 1:28) Como Deus viu a sua criação, incluindo o homem e a mulher? (Gênesis 1:31) Por que Deus criou a mulher? (Gênesis 2:18) Qual a ordem de Deus ao homem e a mulher? (Gênesis 2:24)

3

Após o estudo dos textos acima, justifique as afirmações:

“O sexo é 10!”

“O sexo deve ser praticado com muito amor e responsabilidade.”

54


4

Leia o texto abaixo para descobrir o que Paulo nos ensina sobre o nosso corpo.

“Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence.” (I Coríntios 6:19, 20) – A BÍBLIA VIVA) O que Paulo afirma sobre o nosso corpo?

Por que devemos usar bem o nosso corpo? Qual a maior finalidade do nosso corpo?

5

Liste abaixo práticas sexuais comuns em nossos dias, que honram a Deus e as que não honram a Deus. Consulte os textos bíblicos para ajudá-lo nessa atividade. (Romanos 1:24-27; I Coríntios 6:9-11; Gálatas 5:19-23)

PRÁTICAS QUE HONRAM A DEUS:

PRÁTICAS QUE não HONRAM A DEUS:

““Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence.“ (I Coríntios 6:20) 55


Licao

8

O sexo é uma bênção! (I Tessalonicenses 4:3-8)

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom...” Gênesis 1:31

Quando se fala em sexo podemos perceber várias atitudes em relação ao assunto:

CURIOSIDADE: O sexo desperta na maioria dos adolescentes uma extrema curiosidade. A necessidade de descobrir mais e mais, de saber como é e o que acontece numa relação sexual. VERGONHA: Por causa de ideias erradas, preconceitos e falta de informação em relação à sexualidade, muitos jovens se sentem envergonhados ao tratarem sobre o assunto. MALÍCIA: O sexo tem sido considerado por muitos como algo proibido, errado e até “sujo”. Algo que deve ser praticado às escondidas. Muitas vezes, para esconder o sentimento de vergonha, as pessoas tratam do assunto como piada, provocando assim risos e gestos maliciosos.

No entanto, o sexo é um dom de Deus para o homem e a mulher. Para que tenhamos uma atitude saudável e positiva em relação à sexualidade devemos entender: 56


Por que o sexo é uma bênção? POR QUE DEUS CRIOU O SEXO A Bíblia nos fala que: “... à imagem de Deus o criou; HOMEM e MULHER os criou.” (Gênesis 1:27) Deus fez dois gêneros diferentes, o masculino e o feminino. E após narrar as obras da criação de Deus, a Bíblia diz: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era MUITO BOM.” (Gênesis 1:31) DEUS CRIOU O SEXO PARA PROCRIAÇÃO Após Deus criar o homem e a mulher, a Bíblia diz: “E Deus abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra...” (Gênesis 1:28) Sim, o sexo é uma invenção de Deus. Todos nós sabemos que só existe uma forma de procriar, multiplicar e encher a terra. Através do ato sexual.

DEUS CRIOU O SEXO PARA PRAZER E FELICIDADE DO CASAL Em provérbios lemos um conselho sábio para o relacionamento conjugal: “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias.” (Provérbios 5:18 e 19) 57


Há uma ideia de que a prática do sexo só é aprovada por Deus como meio de procriação, mas como relação de prazer é pecado. Mas, este não é o conceito de sexualidade saudável ensinado nas Escrituras. A Bíblia ensina que o sexo, inventado por Deus, envolve sim, a reprodução da raça humana, mas deve ser também instrumento de prazer e felicidade para o homem e a mulher.

Como o sexo deve ser praticado?

O SEXO DEVE SER PRATICADO NO CASAMENTO ‘’Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2:24) Deus ordenou que o sexo deve ser praticado apenas dentro do casamento. O sexo só pode ser seguro e saudável, na vida de um casal verdadeiramente comprometido um com o outro. O SEXO DEVE SER PRATICADO COM AMOR O sexo que causa prazer e felicidade real só é possível, quando é a expressão de um profundo amor O SEXO DEVE SER PRATICADO COM RESPONSABILIDADE Temos presenciado em nossos dias uma profunda crise nos relacionamentos entre homem e mulher. Não há consideração, nem respeito mútuo. O sexo é praticado sem o menor compromisso, o que tem gerado problemas e frustrações. AS CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO DA SEXUALIDADE:

Barreira no relacionamento com Deus. Sentimento de culpa. Amargura e ressentimento. Desvalorização pessoal. Gravidez indesejada e aborto. Riscos de doenças venéreas.

Deus é perfeito nos seus planos e propósitos para a nossa vida. Ele criou o sexo para o nosso bem, portanto, devemos praticá-lo conforme a sua orientação, pois somente assim, descobriremos a verdadeira alegria e o prazer da nossa sexualidade. 58


www.vidareal.com.br

1

Quais os conceitos errados sobre a sexualidade são repassados aos adolescentes através das mídias, tais como: TV, música, cinema, vídeos, revistas, internet entre outros?

www.minhabíblia.com.br

2

Para que você conheça mais sobre o que Deus pensa a respeito dessa área tão importante em nossa vida, leia o texto bíblico abaixo e depois responda às perguntas, conforme o texto ensina.

“Porque Deus deseja que vocês sejam santos e puros, e se conservem afastados de todo pecado sexual, a fim de que cada um de vocês se case em honra e santidade. E não em paixão carnal, como fazem os pagãos, na sua ignorância de Deus e de seus caminhos. E esta é também a vontade de Deus: que neste assunto nenhum de vocês cometa jamais a usurpação de tomar a esposa de outro homem, porque o Senhor lhes dará por isto uma retribuição terrível, como nós antes já lhes advertimos severamente. Porque Deus não nos chamou para vivermos na impureza nem cheios de imoralidade, mas para ser santos e puros. Se alguém se recusar a viver de acordo com estes mandamentos, não estará desobedecendo às leis dos homens, mas de Deus, que dá o seu Santo Espírito a vocês”. (I Tessalonicenses 4:3-8 – A BÍBLIA VIVA) Quais os desejos de Deus para os seus filhos, na questão da sexualidade?

Por que as pessoas não fazem a vontade de Deus nessa área de suas vidas? Conforme o texto, qual é a vontade Deus para a questão da sexualidade?

59


Em relação à sexualidade para o que Deus não nos chamou e para o que nos chamou? A quem estamos desobedecendo quando não usamos bem o nosso corpo na questão sexual?

www.opiniao.com.br

3

Leia as opiniões abaixo e depois, dê a sua própria opinião sobre os temas relacionados à sexualidade. Mas, considere acima de tudo a OPINIÃO DE DEUS!

VIRGINDADE

(Marcus Schimidt) “Virgindade não é caretice. Ainda é algo que está na moda. Muitos ainda desejam ser, mas têm vergonha pela pressão dos amigos e da sociedade. Outros gostariam de voltar no tempo e começar a vida de novo, de uma forma mais coerente. Compromisso é algo do momento. O casamento não é coisa do passado. Quando o compromisso e a responsabilidade existem, o amor se solidifica.” (Texto extraído da Revista Super Amigos, CPB )

SUA OPINIÃO

FIcar

O verbo mais gostoso do mundo

Você gosta de análise sintática? Conjugação verbal? Descubra os mil usos que um verbo pode ter na sua vida. Se você falar para a sua avó que “ficou” com um menino superlegal, ela pode não achar nada de mais. Ou pensar que essa juventude tem preguiça até 60


de terminar a frase e perguntar: “Mas vocês ficaram fazendo o quê?” Você vai ter de explicar que “ficar”, do seu jeito (aliás, o jeito mais gostoso de conjugar esse verbo supertransitivo), ainda não está no dicionário, embora faça parte da vida de todo mundo. Para o Aurélio, ficar é “estacionar, estar situado” ou, quando muito, é coisa para se manter em segredo, do tipo “isso fica entre nós”. Para um professor de gramática, quem fica, fica em algum lugar ou de algum jeito, jamais fica com alguém. Se ele pensa que nisso se resume esse verbo, chegou a hora de mostrar que “ficar” ficou muito mais interessante. Conjugando o verbo ficar: Gerúndio: Eu estou ficando É a modalidade mais comum, pois tem a vantagem de não determinar nem o início nem o fim da “ficada”. Estou “ficando” indica que você já ficou e pode ficar outras vezes, mas, se isso não acontecer, não tem nenhum problema. Presente do Indicativo: Eu fico A moda começou com D. Pedro I, que além de gritar: “Diga ao povo que fico!” também ficava com a Marquesa de Santos. Esse tempo verbal indica o presente imediato: você está na festa, um menino maravilhoso chega e você diz: “Tudo bem, eu fico...” (PRADO, R. Ficar, o verbo mais gostoso do mundo. Capricho, 27 set. 1998. p. 86-87.)

SUA OPINIÃO

4

Baseado no estudo dessa lição sobre a sexualidade, escreva ao lado das frases abaixo as palavras CERTO ou ERRADO , depois explique porque.

“Deus criou o sexo apenas para a reprodução da humanidade.” __________ PORQUE “Deus criou o sexo também para o prazer e alegria do casal.” PORQUE

61

__________


“Deus recomenda em sua Palavra, a relação sexual antes do casamento.” __________ PORQUE “O sexo antes do casamento não prejudica o nosso relacionamento com Deus.” __________ PORQUE “Gravidez indesejada, aborto e doenças venéreas são alguns riscos do sexo fora do casamento.”

__________

PORQUE

www.opinião.com.br VOCê SABIA? FIQUE POR DENTRO! ÍDOLOS POP LEVANTAM A BANDEIRA DA VIRGINDADE E FÃS ADOTAM “ANEL DA PUREZA” Símbolo da abstinência sexual, o acessório virou moda entre adolescentes. Rapazes do Jonas Brothers e atriz de ‘Hannah Montana’ usam o adereço.

(Dolores Orosco do G1) O trio Jonas Brothers usa. Miley Cyrus, a atriz bochechuda da série “Hannah Montana”, também. O “anel da pureza”, acessório que simboliza a promessa de jovens religiosos em manter a virgindade até o casamento, virou moda entre adolescentes que seguem à risca os passos dos ídolos. No caso, os dois fenômenos pop da vez. O estudante paulistano Paulo Sérgio dos Santos, de 18 anos, virou fã dos irmãos americanos Kevin, Joe e Nick – os Jonas Brothers – desde que descobriu que os rapazes levantam a bandeira da castidade. E resolveu adotar a ideia. “O anel é discreto, mas tem um significado especial. Sempre planejei me guardar para a mulher certa”, explica o estudante. “Os Jonas têm muita personalidade em assumir essa postura num meio que prega ‘sexo, drogas e rock’n’roll’. “ (Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL772990-7084,00-IDOLOS+POP+LEVANTAM+A+BANDEIRA+DA+VIRGINDADE+ E+FAS+ADOTAM+ANEL+DA+PUREZA.html)

“ Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te “ (Eclesiastes 11:9) pedirá contas.” 62


Licao

9

AMOR OU PAIXÃO? (I Coríntios 13)

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, senão tiver amor, serei, como o bronze que soa, ou como símbolo que retine.” (I Coríntios 13:1)

Quantas vezes ouvimos através de pessoas, músicas e poemas, afirmações como estas: “Bati os olhos e gostei. Foi amor à primeira vista!” e “Não sei quem você é, nem de ond você veio, só sei que te amo...” amo.” “Nem sequer sei seu nome, mas te

Será possível amar alguém que não conhecemos e nem sequer sabemos o nome? Os adolescentes se preocupam com esse assunto e realmente precisam entendê-lo, pois são profundamente afetados pelos sentimentos. Portanto, vamos descobrir juntos o que é o amor? Para tanto, precisamos estabelecer algumas diferenças entre o amor e a paixão.

O que é paixão? E um sentimento instantâneo Acontece de repente. Basta muitas vezes um olhar ou uma simples conversa e a pessoa já fica totalmente envolvida emocionalmente.

E um sentimento superficial Não é necessário conhecer nem saber quem realmente é o outro para que a paixão aconteça. Por causa da paixão, muitos tomam decisões precipitadas, se relacionando com pessoas que até podem prejudicá-los.

63


E um sentimento egoísta A paixão é profundamente egoísta e se preocupa apenas com os seus interesses. O importante é que o “outro” satisfaça todas as “minhas” necessidades.

E um sentimento ciumento Um sentimento muito comum na pessoa apaixonada é o ciúme. A falta de confiança e segurança também gera o ciúme.

E um sentimento cego Ouvimos dizer que o “amor” é cego, mas na realidade é a paixão que é cega. O sentimento domina, e a pessoa só vê o que quer ou o que lhe interessa ver.

E um sentimento passageiro A paixão acaba depressa, pois, só dura enquanto o apaixonado tem os seus interesses satisfeitos. Assim como ela chega, repentinamente ela se vai também.

64


O que é amor? E um sentimento maduro O verdadeiro amor não é apressado, mas sabe esperar o tempo certo. É um sentimento que cresce bem devagar, mas sempre.

E um sentimento profundo O amor não é superficial, mas vai além das aparências. O que conta não é simplesmente a atração física, mas o interior do outro, suas qualidades e caráter.

E um sentimento altruísta Ao contrário da paixão que é egoísta, o verdadeiro amor se interessa e se preocupa com o outro. Não deseja apenas “ser feliz”, mas também “fazer o outro feliz”.

65


E um sentimento responsável Quando amamos, nos comprometemos com o outro. Devemos fidelidade e lealdade em qualquer circunstância. Como nos lembra os votos de casamento: “Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença...”

E um sentimento respeitoso Aquele que ama de verdade reconhece o direito e a liberdade do outro. Não força ou pressiona o outro a fazer o que ele não quer. Também respeita o gosto, interesses e limites da pessoa amada.

E um sentimento duradouro Como não é um sentimento apressado, mas que cresce lentamente, o amor é duradouro.

É claro que o amor precisa ser cultivado. Podemos compará-lo a uma planta que precisa ser regada e aparada para crescer e dar frutos. Você pode estar pensando: “Ih! Como é difícil amar...” Ou ainda: “Será que realmente o amor existe?”

Sim, ele existe e é uma expressão do amor de Deus. Leia o que nos diz a Bíblia: “Nós amamos porque Ele (Deus) nos amou primeiro.” (I João 4:19) Quando conhecemos o amor de Deus podemos dar e receber o amor da pessoa amada. 66


www.musica.com.br

1

Grande parte das canções populares fala sobre o amor, mas, muitas vezes, elas confundem o amor com a paixão. João Alexandre compôs uma canção baseada num hino antigo sobre o amor, escrito pelo apóstolo Paulo (I Coríntios 13). Leia e aprenda sobre o verdadeiro amor, com esta música maravilhosa que foi inspirada na Palavra de Deus.

Essência de Deus (João Alexandre)

O mundo há de passar e toda profecia Os dons, as línguas e tudo mais que existir Porém, como aquele que foi Hoje é e pra sempre há de ser O amor é a essência de Deus E pra sempre também vai viver Bondoso e sem rancor, fiel e consciente Humilde e sofredor, espera tão somente Justo e verdadeiro, tudo suporta e tudo crê Tão puro e perfeito é o amor Não busca interesse ou favor Mistério, expressão, vida e luz do Senhor. Se eu pudesse saber destinos ou futuros, Fazer mover as montanhas com minha fé, Se eu pudesse falar qualquer língua Em qualquer lugar E desse os meus bens ao mais pobre Ou morresse em favor de alguém, Se não tivesse amor, de nada valeria Se não tivesse amor, proveito algum teria Fria e sem razão a vida, então, passaria, Vazio seria o falar, Um sino que insiste a tocar, Se dentro de mim não valesse o amor. (Fonte: http://letras.terra.com.br/joao-alexandre/46501/)

67


Por que, conforme a canção, o verdadeiro amor não acaba?

Quais as qualidades do verdadeiro amor citadas nessa música?

Justifique a veracidade das afirmações: “E desse os meus bens ao mais pobre ou morresse em favor de alguém... se não tivesse amor, de nada valeria.”

“Se não tivesse amor... fria e sem razão a vida, então, passaria...”

www.poesia.com.br

2

Para compreender ainda melhor a diferença entre o verdadeiro amor e a paixão, reflita sobre o poema abaixo.

TRUQUES E TÁTICAS (Carlos Queiroz Telles) Meu último amor eterno acabou ontem. Que sofrimento de cão! Depois de tanta paquera, beijo e abraço, carinho e amasso,

carta e até presente... ele me joga na cara que não há mais nada entre a gente, que está tudo acabado e já não gosta de mim!

Mas isso não fica assim! Eu vou partir para a luta, eu vou virar uma fera, eu vou deixar ele louco, arrependido, arrasado, doido, babando, pirado, implorando o meu perdão! [...]

“Meu último amor eterno acabou ontem.” O que nesse verso do poema contradiz a essência do amor? Quais as ações citadas no poema que indicam a existência de uma paixão muito forte?

68


Que parte do poema indica o fim da paixão?

Que sentimento é despertado pelo fim da paixão?

3

Após analisar as letras da canção “Essência de Deus” e do poema “Truques e Táticas”, escreva um texto que indica, claramente, a diferença entre o amor e a paixão.

www.minhabíblia.com.br

4

Em I João 3:18 o apóstolo João nos ensina: “Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isto pelas nossas ações.” Cite algumas ações que aquele que ama verdadeiramente deve expressar ao outro.

5

Teste os seus conhecimentos sobre o verdadeiro amor. Escreva “V” para verdadeiro ou “F” para falso ao lado das alternativas:

_______ “O amor é paciente e sabe perdoar os erros do outro.” _______ “A paixão é impulsiva e não sabe esperar.” _______ “Quem ama jamais tem conflitos com a pessoa amada.” _______ “A paixão é incontrolável e ciumenta.” _______ “Para provar o verdadeiro amor precisa-se relacionar sexualmente com o outro.” _______ “O amor é uma virtude que precisa ser cultivada.”

““Mas se alguém não ama nem é bondoso, isso demonstra que ele não conhece a Deus. Porque Deus é amor.”“ (I João 4:8) 69


10

Licao

SÃO TANTAS EMOÇÕES! (Salmo 34, Salmo 40)

“Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo que é de boa fama... seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8

Uma das questões mais sérias na vida do adolescente é a questão das emoções ou sentimentos. Na adolescência tudo é mais intenso do que em qualquer outra fase da vida. Os temores são piores, as irritações e frustrações maiores e a alegria muito mais explosiva. É muito comum ouvirmos deles as expressões:

“MORRI DE MEDO!” “FOI MASSA, CARA!”

“EU ESTAVA TÃO PRA BAIXO...”

Tudo é sentido com muita força e até com exagero, muitas vezes. Por tanto, vamos entender através dessa lição, alguns dos sentimentos dos adolescentes e como lidar com eles.

70


As emoções são instáveis Há dias em que o mundo é “colorido” Tudo é lindo! Maravilhoso! Mas em outros, tudo parece “cinza”, nada dá certo, todos parecem estar contra você. Mas, não se preocupe, as emoções são passageiras. Elas vão e vêm. Nem a maior felicidade, nem a tristeza mais profunda vai durar para sempre. Aos poucos tudo volta ao normal. Você sabia que as nossas emoções são controladas por vários fatores? A quantidade de sono, a saúde física, os hormônios, e até os acontecimentos do dia a dia, influenciam os nossos sentimentos.

As emoções são falíveis Às vezes, os sentimentos são tão intensos que os adolescentes se deixam dominar por eles. Baseados apenas nos sentimentos tomam decisões que podem afetar profundamente suas vidas. Os adolescentes também costumam se deixar impressionar muito facilmente. Alguns têm impressões tão fortes, tais como:

“Sinto que morrerei logo...” “Cometi o pecado que não tem perdão...” “Eu sei que Deus quer assim...” “Todos estão contra mim...” Se isto acontecer com você, pare, pense, examine os fatos, converse com alguém e as impressões desaparecerão. O importante é não se desesperar. 71


As emoções são confusas Um dos grandes conflitos dos adolescentes são as dúvidas. De repente o jovem parece duvidar de tudo e de todos. Quando somos criança, aceitamos tudo que nossos pais e professores falam como verdades absolutas, então, na adolescência surgem questionamentos, tais como: “Será que os meus pais estão falando a verdade?” Isto é normal. A adolescência é uma fase de questionamentos. O importante é que você busque as respostas, estudando, lendo, ouvindo, perguntando e conversando com as pessoas certas. É um período importante para o adolescente cristão, pois avaliando e questionando a fé que aprendeu com os pais, pode desenvolver o seu relacionamento pessoal com Deus. Lembre-se, a fé e a opção por Jesus Cristo é individual.

Alguns sentimentos comuns na adolescência Sentimento de timidez Para vencer esse sentimento você precisa lembrar que a maioria das pessoas é tímida. Você é especial para Deus e pode ser para os outros também. O importante é que você se relacione e conheça o outro. Lembre-se, ninguém é perfeito. Todos têm pontos fracos e fortes.

Sentimento depressivo A depressão pode ser até de origem biológica, provocada por algumas alterações químicas e físicas do organismo. Portanto, se os sentimentos depressivos forem muito fortes e constantes, procure ajuda de um especialista. No entanto, a depressão mais comum no adolescente é de origem emocional. Um dia está bem, no outro mal. Mas lembre-se de que as emoções são passageiras. Você não deve supervalorizá-las. 72


Sentimento de perda É comum, mesmo que inconsciente, que os adolescentes tenham esse sentimento pela perda do corpo, brincadeiras e interesses da infância. Mas esse sentimento também pode ser provocado pela morte de alguém muito amado; por motivo de mudança ou separação dos pais. A melhor maneira de superar esse sentimento é buscar o consolo de Deus. É crer que, mesmo as coisas mais difíceis das nossas vidas, podem ser usadas por Ele para o nosso crescimento.

Sentimento de independência O adolescente não é mais criança nem quer ser tratado como tal. Há o chamado “conflito de gerações”, quando muitas vezes, pais e filhos se desentendem. Para algumas coisas os pais acham que os adolescentes são crianças e para outras, adultos. Por exemplo: “Você já é bem grandinho. pode fazer este servicinho...” “Que isto! Você ainda é uma criança e já está pensando em namorar?” Ao mesmo tempo em que o adolescente quer fazer o que lhe “dá na cabeça”, ele ainda depende dos pais financeiramente e emocionalmente também. Então, o que se deve fazer? Deve haver muito diálogo. Converse com seus pais, dê a sua opinião, mas não seja agressivo. Lembre-se que eles têm mais experiência que você, por isso, ouça-os, respeite-os e os conflitos acabarão se resolvendo.

Busca da identidade “Quem sou eu?” Essa é uma pergunta muito comum na adolescência. A necessidade de saber quem são, o que querem da vida, quais os pontos positivos e negativos da personalidade, etc., são questões relacionadas à busca de identidade. Para descobrir o seu potencial, e o que quer, leia, converse com pessoas maduras, observe o comportamento de pessoas que você admira. Mas, acima de tudo, seja você mesmo! Viva a sua vida lembrando que você é, antes de tudo, um filho amado de Deus. Ele tem um plano especial para sua vida. 73


www.poesia.com.br

1

Faça uma leitura do poema “Desabafo Adolescente” e descubra que você não está sozinho, muitos dos sentimentos confusos que você tem, fazem parte da jornada do “ser adolescente”. Após a leitura, retire do poema pelo menos três sentimentos do autor, com os quais você se identifica.

Desabafo adolescente ( Tiago Paim) Aff! Quanta pressão! Meu pai me cobra de um lado Minha mãe do outro O professor também me pressiona E ainda me dizem que sou rebelde Lembro do meu passado Quero continuar daquela forma Mas de repente me bate uma vergonha Não posso mais ser criança Olho o futuro, mas não consigo enxergar nada Me dizem que ele sou eu. Me olho no espelho e não sei quem eu sou Que responsabilidade! Meu corpo tá mudando Minha mente também Desequilíbrio físico e mental Fujo Fujo Fujo Fujo Fujo Fujo

de meus pais do passado do futuro da aula da vida de mim mesmo

Me apoio em meu amigo Ele pode me compreender Que droga! Ele é igual a mim Já não sei o que fazer Ai meu Deus! Quem sou eu? Meu passado quer me ser Eu até que quero ser ele Mas não posso, agora sou o futuro. Já é dia das crianças, Mas... Cadê o presente? (Fonte: http://namedidadosensivel.blogspot.com/2007/08/desabafo-adolescente.html) 74


www.minhabiblia.com.br

2

Não podemos negar a força dos sentimentos. Encontramos no livro dos Salmos a expressão de vários sentimentos comuns a todos os seres humanos. Leia os textos e defina os sentimentos expressos pelos autores.

“Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras e acode o meu gemido.” (Salmo 5:1) “Até quando, Senhor? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?” (Salmo 13:1) “Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo.” (Salmo 22:6) “Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim.” (Salmo 51:3) “Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam.” (Salmo 55:4) “Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.” (Salmo 89:1) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação.” (Salmo 46:1)

75


www.meucoracao.com.br

3

O autor Elben M. Lenz César escreveu um livro muito interessante chamado: “Só eu e Deus, o livro dos desabafos”. Ele define assim a prática do desabafo: “A prática do desabafo é a arte de derramar a alma perante o Senhor, colocando para fora todo e qualquer melindre, mágoa, ressentimento, tristeza, queixume, inquietação, ansiedade, medo, indignação desmedida, revolta e coisas assim. Dá-se mediante uma abordagem firme e corajosa na presença de Deus de problemas reais, de problemas de gravidade exagerada e de problemas inexistentes.” Aprenda a fazer isso! Coloque todos os seus sentimentos na presença de Deus e você se sentirá muito melhor. Para começar a aprender a “praticar o desabafo” use o espaço abaixo para escrever o seu desabafo. Você pode fazer isso através de uma redação, oração ou poema.

““Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”“ (Salmo 139: 23,24) 76


11

Licao

PARA CRESCER É PRECISO NASCER! (João 3:1-150)

“Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 3:18

Nascer de novo? Eu??!

Até aqui você aprendeu que a adolescência é uma fase de mudança e crescimento. Todo ser humano normal deve se desenvolver física, mental e emocionalmente. Mas, como seres criados “à imagem e semelhança de Deus”, também devemos crescer espiritualmente. Mas, para crescer, primeiro, precisamos nascer espiritualmente. Esta foi a grande surpresa de um homem chamado Nicodemos quando Jesus lhe disse: “SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS.” (JOÃO 3:3) Então, perguntou Nicodemos a Jesus: “COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO?” (JOÃO 3:4) Em outras palavras, ele queria saber como era possível “nascer de novo”. Você também gostaria de saber? Saber disto é muito importante, pois para você crescer, primeiro, você precisa nascer. 78


O QUE É NASCER DE NOVO? Conforme Jesus explicou a Nicodemos, NASCER DE NOVO é começar um relacionamento com Deus, através da fé em Cristo. É nascer espiritualmente, para Deus.

COMO COMEÇAR UM RELACIONAMENTO COM DEUS? A Palavra de Deus ensina que para NASCER DE NOVO, ou seja, iniciar um relacionamento com Deus, você precisa: RECONHECER QUE VOCÊ É PECADOR E PRECISA DE DEUS “Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”, (Romanos 3:23) CRER QUE JESUS CRISTO MORREU POR VOCÊ “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8) CONFESSAR O SEU PECADO A CRISTO “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (l João 1:9) ENTREGAR SUA VIDA A CRISTO “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31) Isto é nascer de novo. Nascer para uma vida nova com Cristo. Observe o texto: “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (II Coríntios5:17) Ninguém pode conhecer a Deus e crescer no conhecimento, Dele, sem passar por esta experiência.

Caro adolescente, seu crescimento não deve ser apenas físico, mental ou emocional; para se tornar uma pessoa completa você deve crescer espiritualmente também, e para isto, você precisa, como nos ensinou Jesus Cristo, NASCER DE NOVO. Você já nasceu de novo? Já nasceu para uma nova vida com Deus?

79


www.meucoração.com.br

1

Jesus disse a Nicodemos que ele precisava NASCER DE NOVO. Após o estudo da lição e da leitura da história abaixo, demonstre a sua compreensão do significado de NASCER DE NOVO, expressando com as suas próprias palavras o significado dessa experiência espiritual.

MEIA VOLTA, VOLVER! (A.C. Salmond.) Um jovem soldado, que foi levado a Cristo como seu Salvador, descreveu a mudança que se operou nele assim: – Cristo Jesus disse-me: meia volta, volver! E eu O escutei e Lhe obedeci. Isto é exatamente o que se chama conversão. É dar meia volta ao mundo e seguir em direção a Deus, de frente, o que produzirá uma verdadeira troca no coração. (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/CONVERSAO.htm)

Nascer de novo é...

2

No livro “Foge, Nick, foge!” (Ed. Betânia) O autor Nick Cruz conta como foi o seu NOVO NASCIMENTO. Cristo o libertou de uma vida miserável de violência e drogas nas ruas de Nova York. Leia parte de seu testemunho e responda às questões abaixo.

“De repente, senti a mão de Davi Wilkerson sobre a minha cabeça. Ele orava por mim. As lágrimas correram mais livremente quando baixei a cabeça, e a vergonha, o arrependimento e a maravilhosa alegria da salvação misturaram-se em

minha alma. “Continue, Nicky”, disse ele. “Continue chorando. Derrame a sua alma diante de Deus. Clame a ele.” Abri a boca, mas as palavras que saíram não eram minhas. “Ó Deus, se você me ama, vem para a minha vida. Estou cansado 80

de fugir. Vem transformar minha vida. Por favor, transforma-me.” Foi só isso. Mas senti-me envolvido e levado para o céu. Maconha! Sexo! Sangue! Todas as emoções sádicas e imorais de um milhão de vidas juntas não podiam


igualar-se ao que eu sentia. Fui literalmente batizado com amor. Depois que a crise emocional passou, Davi Wilkerson mencionou alguns versículos da Escritura para nós: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram: eis que se fizeram novas.” (II Cor. 5:17.) Era isto mesmo. Pela primeira vez na vida eu compreendia. Eu fora renovado. Eu era Nicky, mas não era mais Nicky. A velha vida havia desaparecido. Era como se eu tivesse morrido para a velha

vida – mas estava vivo, em uma vida nova. Felicidade. Alegria. Gozo. Alívio. Liberdade. Maravilhosa, maravilhosa liberdade. Eu parara de fugir. Todos os meus temores tinham findado. Toda a minha ansiedade terminara. Todo o meu ódio se fora. Eu amava a Deus... a Jesus Cristo... e a todas as pessoas ao meu redor. Amava até a mim mesmo. O ódio que sentira por mim mesmo transformarase em amor. De repente, compreendi que a razão pela

qual eu procedera de forma tão mesquinha em relação à minha pessoa, era porque eu realmente não amava a mim mesmo como Deus queria que amasse. Israel e eu nos abraçamos. Lágrimas nos corriam pelo rosto, molhando a camisa um do outro. Eu o amava. Ele era meu irmão. Davi Wilkerson saíra, mas já estava de volta à sala. Eu o amava também. Aquele pregador franzino e sorridente em quem eu cuspira semanas atrás – eu o amava.

O que fazia parte da velha vida de Nick?

Como se encontrava Nick após uma vida tão perdida? Que sentimentos tomaram conta do coração de Nick após a sua entrega a Cristo?

O título do livro que conta a história de Nick é: “Foge, Nick, foge!” De que ele fugia? O que ele buscava?

3

Leia em sua Bíblia os textos relacionados e descubra quais são as bênçãos para aqueles que encontram uma nova vida em Cristo

www.minhabíblia.com.br João 1:12 _________________________________________________________________ João 3:15 _________________________________________________________________ Romanos 5:1______________________________________________________________ Romanos 8:1 ______________________________________________________________ 81


4

Conforme o que aprendemos nessa lição, assinale as alternativas corretas:

(

) Nascer de novo é ser “bonzinho” e “religioso”.

(

) Nascer de novo é morrer para uma vida de pecado e nascer para uma vida que agrada a Deus.

(

) Frequentar uma igreja, ler a Bíblia é sinônimo de nascer de novo e garante a salvação.

(

) Para ser salvo precisamos entregar a nossa vida a Cristo e confiar somente Nele para a nossa salvação.

5

Você já nasceu de novo? Conte como foi a sua experiência. Se você ainda não entregou a sua vida a Jesus, não quer fazer isso agora? No espaço abaixo, escreva uma oração de entrega a Ele?

“ Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.”“ (I Timóteo 1:15) 82


12

Licao

SALVAÇÃO: POSSIBILIDADE OU CERTEZA? (Romanos 8: 31-39; I João 5:11-13)

“Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas, passou da morte para a vida.” João 5:24

“Será que vou mesmo para o céu?”

“Alguém pode afirmar com toda a certeza: estou salvo?”

“E se eu cometer algum tipo de pecado, posso perder a salvação?”

Essas são dúvidas comuns a respeito da salvação. Na lição anterior, aprendemos que é preciso nascer de novo para ser salvo. No entanto, muitas vezes surgem dúvidas a respeito da nossa própria salvação, o que nos impede de termos um real crescimento no conhecimento de Cristo. Por isso, vamos conferir na Palavra de Deus as bases da nossa salvação, e descobrir se ela consiste numa POSSIBILIDADE ou numa CERTEZA. 83


A SALVAÇÃO é uma CERTEZA por que: JESUS VEIO AO MUNDO PARA NOS SALVAR Foi Ele mesmo que disse estas palavras: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. (Lucas 19:10) SOMOS SALVOS PELA GRAÇA DE DEUS Não somos salvos porque somos “bonzinhos” ou por qualquer boa obra que praticamos, mas, porque a graça de Cristo nos alcança. Leia! “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8) QUEM CRÊ EM CRISTO TEM A VIDA ETERNA Esta é a promessa das Escrituras Sagradas: “Para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna,” (João 3:15) CRISTO NOS GARANTE A VIDA ETERNA Ele garante a todos que creem Nele: “Eu Ihes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. (João 10:28) CRISTO NÃO REJEITA OS QUE SE ACHEGAM A ELE Falando com os seus discípulos Jesus lhes garantiu: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. (João 6:37)

Realmente a Palavra de Deus garante que a SALVAÇÃO é uma CERTEZA. Se você está em Cristo pode também ter certeza da sua salvação. Mas você pode perguntar: “E se eu pecar posso perder a Salvação?” “Satanás tem poder para tomar a minha salvação?”

VEJA QUE PROMESSA MARAVILHOSA NÓS TEMOS DA PALAVRA DE DEUS! “...Se Deus é por nós, quem será contra nós?... porque estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos... nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus.” (Romanos 8:31. 38.39) Uma vez salvos por Cristo, NADA nem NINGUÉM, pode nos separar do amor Dele. 84


www.minhabilblia.com.br

1

Liste todas as razões que o texto bíblico abaixo dá para garantir a nossa certeza da salvação através de Cristo.

ROMANOS 8:31-39 “Que podemos dizer diante de coisas tão magníficas quanto estas? Se Deus está do nosso lado, quem é que pode estar contra nós? Visto que Ele, em nosso favor, não poupou nem o seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, será que certamente não nos dará tudo o mais? Quem se atreve a nos acusar, a nós que Deus escolheu para sermos Dele? Será que Deus fará isso? Nunca! Foi Ele quem nos perdoou e nos deu o direito de ficar com Ele. Quem nos condenará, então? Cristo? Não! Foi Ele quem morreu por nós e voltou à vida por nossa causa, e agora está sentado no lugar de maior honra junto a Deus, rogando por nós lá no céu. Quem, então, pode jamais ocultar de nós o amor de Cristo? Quando estamos em aflição ou em desventura, quando somos perseguidos de morte ou destruídos, será que isso acontece por que Ele não mais nos ama? E se tivermos fome, ou ficarmos sem dinheiro, ou passarmos por perigos, ou formos ameaçados de morte, será pois que Deus nos desamparou? Não, pois as Escrituras nos dizem que por sua causa precisamos estar prontos a enfrentar a morte a qualquer momento do dia - somos como ovelhas, prontas a ser abatidas no matadouro. Mas apesar de tudo isso, temos uma vitória esmagadora por meio de Cristo, que nos amou a ponto de morrer por nós. Estou convencido de que nada poderá jamais nos separar do seu Amor. A morte não o pode, nem tampouco a vida. Os anjos não o poderão, e todas as forças do inferno não poderão afastar de nós o amor de Deus. Nossos temores pelo dia de hoje, nossas preocupações sobre o dia de amanhã, ou o lugar onde estivermos - bem alto no céu, ou nas profundezas do mar - nada, jamais, será capaz de separar-nos do amor de Deus demonstrado pelo nosso Senhor Jesus Cristo quando morreu por nós.” (A BÍBLIA VIVA) 85


2

Leia os textos bíblicos e responda: O que caracteriza uma pessoa salva por Cristo?

I Coríntios 5:17 João 15:5 I João 2:9-11 I João 2:15

3

Leia a história relacionando-a com o assunto da lição: “Salvação: Possibilidade ou certeza?” Após reflexão e comparação entre a ação do Czar e o que Cristo fez por nós, responda: Em que deve se basear a nossa convicção de salvação?

UMA PERGUNTA PESSOAL Há alguns anos, vivia na Rússia certo oficial a quem o Czar confiou à administração de grandes somas de dinheiro do governo. Ele começou a apropriarse de certas quantias desses fundos. Afinal, surgiu em seu espírito a pergunta: “Que me acontecerá quando o contador descobrir esse desfalque?” Sentou-se e fez uma relação da importância que devia. Era uma lista longa e embaraçosa. Não dispunha de recursos para cobrir as retiradas. Em sua ansiedade, escreveu embaixo dos algarismos: “Quem pagará todas estas dívidas?” Adormeceu então sobre a escrivaninha. Aconteceu que naquele dia o Czar empreendera uma viagem de inspeção. Vendo esse oficial adormecido, aproximouse dele e notou o papel com a pergunta no rodapé: “Quem pagará todas estas dívidas?” Tomando da caneta-tinteiro de ouro, escreveu após a pergunta seu próprio nome: “Alexandre”. Afastou-se, então. Vocês podem imaginar a alegria do oficial quando, ao despertar, olhou de novo para a humilhante confissão e verificou que o próprio Czar assumira seus compromissos. (The Great Judgment Day) (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/NOVA-CRIATURA.htm)

86


4

Baseado em tudo que você aprendeu através do que nos ensina a Bíblia sobre a certeza da salvação em Cristo, como responderia as objeções abaixo?

“Não seria muita pretensão alguém afirmar: ‘estou salvo’?”

“Ser salvo significa dizer que você não peca mais?”

“Como uma pessoa que se diz salva, lida com o pecado?”

5 ( ( ( (

Baseado no que você aprendeu sobre a salvação em Cristo, assinale as afirmações corretas: ) “Estou salvo, porque faço tudo ‘certinho’. ” ) “Estou salvo, porque creio em Cristo como meu único Salvador.” ) “As boas obras ajudam na conquista da salvação.” ) ”As pessoas salvas por Jesus Cristo praticam boas obras.”

6

Você tem certeza da sua salvação? (

) SIM ( ) Não

POR QUÊ?

“ DISSE JESUS: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e ninguém pode arrebatá-lo da mão do Pai.”“ (João 10: 28,29) 87


13

Licao

Como lidar com o pecado? (I João 1e 2)

“Se confessarmos os nossos pecados. Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9

“O verdadeiro cristão não peca mais?”

“Se o salário do pecado é a morte...”

“O que devo fazer quando peco?” Já estudamos que precisamos receber uma nova vida em Cristo, ou seja, NASCER DE NOVO, para termos a SALVAÇÃO. Mas, você ainda pode perguntar: 88


“E daí, recebo a Cristo, Ele vem morar em minha vida e isto significa que não vou mais pecar? Sou ‘impecável’?”

Veja o que nos diz as Escrituras: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós!” (I João 1:8) Ninguém em tempo algum pode dizer que não tem pecado. Enquanto estivermos neste mundo, estamos sujeitos ao erro. Então, surge outra questão:

“O que devo fazer quando cometo algum pecado?”

A Bíblia responde: “Se confessarmos os nossos pecados. Ele é fiei e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (I João 1:9)

“O que significa confessar os pecados?” CONFESSAR é reconhecer que você desagradou a Deus e pedir-lhe perdão. “A quem devo confessar os meus pecados?” Temos a resposta através do Salmo de Davi: “... Confessarei ao Senhor as minhas transgressões...” ( Salmo 32:5) “O que mais devo fazer, além de confessar os meus pecados a Deus?” “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13) Temos que CONFESSAR e ABANDONAR o pecado. 89


“Como posso ter certeza que Deus perdoa os meus pecados?” A Palavra de Deus diz: “... o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de TODO pecado.” (I João 1:7) Jesus morreu pelos nossos pecados e está diante de Deus nos defendendo. Ele é o nosso advogado. “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai. Jesus Cristo, o Justo.” (I João 2:1)

“Quais as consequências do pecado não confessado em nossa vida?” UMA VIDA DE MENTIRA “Se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos...” (I João 1:8) UMA VIDA DERROTADA “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará...” (Provérbios 28:13) UMA VIDA DE ORAÇÃO SEM RESPOSTAS “Se no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.” (Salmo 66:18) UMA VIDA DE TRISTEZA “...suporto tristeza por causa do meu pecado.” (Salmo 38:18) Como cristão, vivendo neste mundo, ainda pecamos. Mas graças a Deus, Ele providenciou um meio de lidarmos com o nosso pecado. A confissão! Confesse sempre o seu pecado ao Senhor, abandone-o e você viverá em alegria e paz. Observe ainda o que nos ensina Davi: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto”. (Salmo 32:1) BEM-AVENTURADO SIGNIFICA FELIZ! 90


www.meucoração.com.br

1

O Rei Davi cometeu um terrível pecado. Caso você queira conhecer a história sobre este triste acontecimento na vida de Davi, leia sobre o fato no livro de I Reis 11 e 12. Após cometer este pecado, Davi escreveu o Salmo 51 que é uma oração de confissão a Deus. Leia este salmo e responda às questões abaixo:

Em que base Davi confessa o seu pecado a Deus? Salmo 51:1 O que Davi reconhece? Salmo 51:3 Contra quem Davi reconhece que pecou? Salmo 51:4 Em que Davi diz que Deus tem prazer? Salmo 51:6 Que certeza tinha Davi? Salmo 51:7 O que Davi havia perdido por causa do pecado? Salmo 51: 12 O que Davi diz que agrada a Deus? Salmo 51:17

2

“O pecado é o maior problema de nossa vida e as suas consequências são gravíssimas.” Consulte os textos bíblicos abaixo e justifique a afirmação acima.

Romanos 6:23

Gálatas 5:19-21

Gálatas 6:7,8

91


3

Leia a definição de pecado abaixo e depois escreva uma definição pessoal de pecado, baseado em tudo que você aprendeu sobre o assunto.

Perguntou João Wesley, certa vez, à mãe: “Que é pecado?” Respondeu-lhe ela: “Se quiseres julgar da legalidade ou ilegalidade de um prazer, adota esta regra: Qualquer coisa que debilite tua razão, que diminua a sensibilidade da tua consciência, obscureça tua concepção de Deus, ou enfraqueça teu gosto pelas coisas espirituais; qualquer coisa que aumente o domínio do corpo sobre a mente, isso é pecado, por mais inocente que em si mesmo pareça”. (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/PECADO.htm)

Pecado é...

4

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). Explique com suas palavras o que você entende sobre esse versículo bíblico

www.meucoracao.com.br

5

Quais os pecados mais comuns praticados em nosso dia a dia?

6

Escreva uma oração pedindo a Deus que lhe dê um coração sensível para reconhecer os seus pecados e confessá-los sempre a Ele.

92


7

Leia a interessante história, ainda que fictícia, sobre o clássico quadro de Leonardo Da Vinci, “A Última Ceia” e aprenda sobre as terríveis consequências do pecado em nossa vida.

A ÚLTIMA CEIA O artista Leonardo da Vinci pintou o belo quadro da última ceia. Enquanto o pintava, procurava por pessoas que pudessem ser os modelos. Ele desejava um rosto belo e pura face para representar Jesus, e outro rosto ímpio e pecador para pintar Judas. Afinal, o artista encontrou um jovem com rosto belo e puro. Era Pietro Bandinelli, cantor de coro sacro. Passaramse anos e o grande quadro ainda não estava terminado, pois o artista não conseguia encontrar um rosto que pudesse representar Judas.

A última ceia de Leonardo da Vinci

Ele pensou: “Preciso encontrar um homem de coração mau, cuja fisionomia mostre o mal em sua vida”. Um dia, nas ruas de Roma, viu um mendigo de fisionomia má e horrenda. O mendigo concordou em posar para o retrato de Judas. Logo o pintor pôde completar a face do traidor. Ao terminar o trabalho, e pagar o mendigo, o artista

perguntou o seu nome. “Pietro Bandinelli”, respondeu o mendigo. E acrescentou: “Eu posei também para o modelo de Jesus Cristo.” A vida ímpia que o jovem havia levado transformara uma fisionomia pura e santa como a de Jesus, noutra má, a ponto de poder representar Judas.

(Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/PECADO.htm)

“ Cria em mim ó Deus, um coração puro. Coloca dentro de mim pensamentos e desejos limpos e sinceros.”“ (Salmo 51:10) 93


14

Licao

DE ONDE VEM A SUA FORÇA? (João 14 e 16)

“Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6

EU INTER IOR? CRISTAIS?

AMULETO

S?

GNOMOS? ASTRO

S?

PIRÂMIDES?

TO N E M A PENS TIVO? POSI Temos observado em nossos dias, como nunca, uma onda de misticismo. As pessoas estão atrás de poder, força espiritual, sucesso, felicidade e paz. Infelizmente, a maioria está buscando na fonte errada, pois só há um caminho verdadeiro para se obter, com segurança, o poder e a força espiritual. Vamos descobrir o segredo? 94


O SEGREDO DO PODER O ESPÍRITO SANTO A Palavra de Deus nos dá uma valiosa “dica” do segredo para receber poder e força: “Mas recebereis PODER, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO...” (Atos 1:8) E ainda: “Não por força nem por poder, mas pelo meu ESPÍRITO, diz o Senhor dos Exércitos”. (Zacarias 4:6) O poder e a força não procedem de nós mesmos, nem de qualquer outra fonte, mas do ESPÍRITO SANTO. Não devemos buscar qualquer força ou qualquer poder, mas o do ESPÍRITO SANTO de Deus.

POR QUE O ESPÍRITO SANTO É A ÚNICA FONTE DE PODER?

Ele e u q Por us! e D é

O Espírito Santo é a terceira pessoa da TRINDADE. Deus é um só, mas se manifesta através de três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um texto bíblico que nos mostra a divindade do Espírito Santo está registrado no livro de Atos. O apóstolo Pedro diz a Ananias: “Por que encheu Satanás teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?... Não mentiste aos homens, mas a Deus.” ( Atos 5:3 e 4) PORQUE JESUS DISSE Foi o próprio Jesus quem afirmou: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo.” (Atos 1:8)

CUEM TEM O ESPÍRITO SANTO? Todo aquele que tem Cristo em sua vida, recebe o Espírito Santo. Ele é o próprio Deus habitando em nós. “Em quem também vós, depois que ouvistes a Palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. (Efésios 1:13) Jesus ainda afirmou aos seus discípulos: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:17) 95


PARA QUE OBTEMOS O PODER DO ESPIRITO SANTO? PARA SERMOS CONSOLADOS Quando Jesus disse aos discípulos que voltaria para o céu, depois de estarem por muito tempo juntos, eles ficaram tristes. Por isso, Jesus os consolou dizendo: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco...Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” (João 14:16, 18) Este Consolador prometido por Jesus é o Espírito Santo que habita em nós, confortando-nos quando precisamos do seu consolo. PARA NOS MOSTRAR A VERDADE Vivemos em um mundo muito confuso. São tantas as ideias, filosofias e pensamentos que muitas vezes nos perguntamos:

“O que devo fazer?” “O que é certo ou errado?”

Peça a direção do Espírito Santo, pois, temos a promessa de Jesus: “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade...” (João 16:13)

96


“Andar no Espírito? O que é significa isso?” PARA VENCERMOS O PECADO Paulo escreve aos Gálatas dizendo: “Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16) Se obedecermos à voz do Espírito Santo e seguirmos a sua orientação, seremos fortes o suficiente para não cedermos ao pecado. PARA FALARMOS DE CRISTO Jesus Cristo prometeu: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...” (Atos 1:8) Há tantos que não conhecem o amor de Cristo! Fortalecidos pelo poder do Espírito Santo podemos falar Dele e levar muitos a conhecerem a salvação que está somente em Jesus Cristo. Que privilégio o do cristão! Ele tem o próprio Deus habitando em sua vida, através do Espírito Santo. Veja ainda, o que a Bíblia nos diz a respeito da maravilha do Espírito que habita em nós. Jesus afirmou aos seus discípulos: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.“ (II Timóteo 1:7) O Espírito que habita em nós é Espírito de poder!

97


www.meucoração.com.br

1

“Não é pela força, nem com o poder que vocês vencerão. Será pelo meu Espírito.” (Zacarias 4:6) Essa afirmação da Palavra de Deus nos ensina que é pela força do Espírito Santo que somos vitoriosos. Quando pertencemos a Cristo, o Santo Espírito habita a nossa vida. Mas, você conhece bem a pessoa e a obra do Espírito de Deus? Consulte a sua Bíblia para aprender mais sobre essa Pessoa da Trindade. Conheça:

Quem Ele é: Em João 14:17 aprendemos que Ele é: Em João 14:26 aprendemos que Ele é: Em João 16:26 aprendemos que Ele é:

O que Ele faz: João 16:8 João 16:13 João 16:14

2

Após a leitura dos textos bíblicos abaixo, responda às perguntas.

Efésios 4: 30, 31 “Não façam o Espírito Santo entristecer-se pelo modo como vocês vivem. Se lembrem que é Ele quem garante que vocês estarão presentes naquele dia quando a salvação do pecado se completar. Deixem de ser mesquinhos, irritados e mal-humorados. As contendas, as palavras ásperas, e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês.” (A BÍBLIA VIVA) 98


O que podemos fazer contra o Espírito Santo? Que atitudes desagradam o Espírito Santo?

I Coríntios 6:19 - A BÍBLIA VIVA “Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence.” Sendo o nosso corpo a morada do Espírito Santo: a) O que não devemos fazer contra o nosso corpo? Cite algumas ações.

b) O que devemos fazer com o nosso corpo? Cite algumas ações.

3

Uma das formas de prejudicar severamente o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo, é com o uso de drogas. Leia a canção abaixo e responda às questões.

DROGAS, TÔ FORA!

(Compositores: Beno Cesar e Solange de Cesar) Jamily Se alguém te oferecer uma parada esquisita Disfarça e vá embora e diz pras drogas: “Tô fora!” O “teco” de hoje rouba o teu sonho de amanhã O “tapa” de agora vai apagar a tua história Se liga, se goste, faça um esporte radical Você é do bem, apaga esse mal Você é importante sem a droga do horror Jesus te garante mais de mil doses de amor Quer viajar? Pegue o caminho da luz. Quer se ligar? A dose mais forte é Jesus. E você pode dizer comigo agora: ‘DROGAS, TÔ FORA!’ O pai e a mãe da gente não merece sofrer Por isso não deixe essa droga te vencer Aprenda a lutar, amarre esse pó Deus tem pra você muita coisa melhor Ninguém tem que viver cheirando cola do vício A nossa cabeça não é lata de lixo Se alguém te oferecer, diga: ‘Eu não preciso disso!’ O barato é sentir o perfume de Cristo. (Fonte: ttp://letras.terra.com.br/jamily/1134806/) 99


Quais os principais argumentos utilizados pelos autores para convencer os jovens dos malefícios do uso de drogas.

Quais as alternativas saudáveis ao uso de drogas apresentadas na canção?

Você pode ouvir e ver o clipe dessa canção no site: http://www.youtube.com watch?v=uDtsfWY44X0

4

A Bíblia também nos ajuda a identificar quais são as ações que são frutos dos nossos desejos pecaminosos e quais são os frutos do Espírito Santo. Leia Gálatas 5:19-23 para identificá-los.

Frutos da carne:

Frutos do espírito:

“ Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” “ (Efésios 5:18) 100


Licao

15

Eu posSO FALAR COM DEUS? (Mateus 6:5-15 )

“... Muito pode por sua eficácia a súplica do justo...” Tiago 5:16

Estudamos em uma das lições anteriores que precisamos nascer de novo, recebendo assim, uma nova vida em Cristo. No entanto, também aprendemos que não basta nascer, é preciso crescer no relacionamento com Jesus. Como isto é possível?

Um dos meios mais eficazes de crescermos no conhecimento de Cristo é através da oração.

“Alô!

Senh

or, quem fala é...” aqui


O QUE É ORAÇÃO? Orar é comunicar ou falar com Deus. É expressar diante dele todo anseio da nossa alma. Quando amamos e confiamos verdadeiramente numa pessoa, desejamos estar juntos, compartilhar alegrias e tristezas, enfim, contar a ela tudo que pensamos e sentimos, não é verdade? Esta é a principal função da oração, nos manter em comunhão com o Senhor.

EXEMPLO DE ORAÇÃO O maior exemplo de uma vida de oração, encontramos em alguém que aparentemente não precisava orar. Ele foi o próprio Jesus Cristo, que através da oração cultivava o seu relacionamento com o Pai. Observe o que o texto fala acerca de Jesus: “Naqueles dias retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” (Lucas 6:12)

O QUE DEVEMOS INCLUIR EM NOSSA ORAÇÃO? LOUVOR E ADORAÇÃO

“Senhor, tu és soberano, bondoso...”

Através da oração devemos reconhecer quem Deus é, e o que Ele tem feito por nós. Isto é louvor.

103


CONFISSÃO DE PECADOS

“Senhor, perdoe-me porque menti...” Através da oração podemos nos humilhar diante de Deus para confessar os nossos pecados. Confessar é reconhecer que pecamos contra o Senhor e pedir que Ele nos perdoe.

PETIÇÃO E INTERCESSÃO Ao orar, podemos pedir ao Senhor para suprir as nossas próprias necessidades, e também as de outras pessoas ao nosso redor.

“Pai, ajude-me na prova de matemática e também abençoe os meus colegas...”

AÇÃO DE GRAÇAS

“Ó Deus, muito obrigado pela minha saúde!” Em nossos momentos de oração, jamais devemos nos esquecer de agradecer ao Pai, por todas as bênçãos que Ele nos dá.

104


UMA PROMESSA! “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas que não sabes.” (Jeremias 33:3) UMA ADVERTÊNCIA! “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Salmo 66:18)

Como devemos orar? EM NOME DE JESUS “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:14) COM FÉ “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando...” (Tiago1:6) SEGUNDO A VONTADE DE DEUS “E esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma cousa; segundo a sua vontade, Ele nos ouve...” (I João 5:14) COM SINCERIDADE “E quando orardes, não sereis como os hipócritas: porque gostam de orar em pé... para serem vistos pelos homens.” (Mateus 6:5) Que maravilha! Que privilégio nós temos como cristãos, de nos achegarmos a Deus, através da oração! Use este maravilhoso recurso para obter as bênçãos de Deus e crescer no seu relacionamento com Cristo.

105


www.minhabiblia.com.br

1

Deus sempre responde as nossas orações, mas Ele o faz de maneira distinta. Leia os textos abaixo, que trazem exemplos de pessoas que oraram, e descubra como Ele respondeu a cada uma delas.

ORAÇÃO DE ANA – I Samuel 1

ORAÇÃO DE PAULO – II Coríntios 12:7-10

ORAÇÃO DE MARTA E MARIA – João 11:1-46

2

Descubra, através das passagens bíblicas, alguns motivos específicos pelos quais nós devemos orar.

Mateus 6:11 Tiago 1:5 Mateus 9:38 Mateus 26:41 I Timóteo 2:1, 2

www.meucoração.com.br

3

Aprendemos que através da oração podemos louvar e adorar a Deus, confessar os nossos pecados, pedir o que necessitamos, e ainda, agradecer as bênçãos que Ele nos dá. Aproveite a atividade abaixo para praticar o que aprendeu.

106


ADORE E LOUVE AO SENHOR! Davi incentivou o louvor ao Senhor dizendo: “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque Ele tem feito maravilhas...” (Salmo 98:1) Pare e pense por um instante... no perfume da flor, em um lindo pôr do sol, na grandeza do mar... deixe o seu coração inundar de louvor e gratidão a Deus. Agora, faça uma lista de pelo menos cinco motivos pelos quais você deseja louvar ao Senhor.

CONFESSE OS SEUS PECADOS! Lemos em I João 1:9 que: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.” Por isso, reflita: Quantas pessoas você se lembra de ter prejudicado ou ofendido? A quem você odeia? De quem você falou mal? Escreva abaixo os seus nomes. Após fazer isso, complete o exercício.

Confesse o seu pecado a Deus; Ore por essas pessoas; Vá até essas pessoas, caso você as tenha ofendido e peça perdão. AGRADEÇA A DEUS! “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Salmo 136:1) Liste abaixo todas as virtudes do caráter de Deus de que você possa se lembrar. Após listá-las, reserve um tempo para agradecê-lo por tudo que Ele é e tem feito em sua vida.

107


PEÇA A DEUS O QUE DESEJA O SEU CORAÇÃO! Foi Jesus mesmo quem disse: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abri-sevos-á.” (Mateus 7:7) Por isso escreva abaixo alguns pedidos de oração: POR VOCÊ:

POR OUTROS:

4

Leia estas interessantes histórias sobre a oração e aprenda mais sobre o caráter do nosso Deus, que é bom e ouve as nossas orações.

O PIOR PODE SER O MELHOR

(Stella O. Barnett) Conta-se a história de um único sobrevivente de um naufrágio, que foi dar numa ilha desabitada. Depois de algum tempo ele conseguiu construir um rancho bem rudimentar, onde colocou o pouco que salvara do navio naufragado. Orou a Deus que o salvasse, e, ansiosamente perscrutava o horizonte dia a dia, para descobrir qualquer navio que porventura por ali passasse. Um dia, depois de voltar de uma busca de alimento, horrorizou-se ao encontrar o seu rancho em chamas. Tudo quanto possuía esvaíra-se em fumaça! Acontecera o pior, ou pelo menos parecia. Mas aquilo que parecia haver acontecido para pior fora, em realidade, para melhor! Para a visão limitada do homem, era o pior. Para a infinita sabedoria divina, sua perda foi para melhor pelo que estivera a orar. Justamente no dia seguinte chegou um navio. “Vimos o seu sinal de fumaça”, disse o comandante. Não devemos nós aceitar nossas aparentes calamidades, e esperar delas o “melhor” da parte de Deus? (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/ORACAO.htm)

UMA ORAÇÃO SINGULAR Uma meninazinha, refugiada no Canadá, estava fazendo suas orações numa sala. Terminou dizendo: “Deus, abençoa a mamãe na Inglaterra, e protege-a das bombas, e cuida de papai, no exército, e de Tio Wilbert, no avião, no Egito.” Então fez uma pausa, e ajuntou: “E, Deus, cuida de Ti mesmo também, porque se qualquer coisa Te acontecesse, todos nós estaríamos perdidos.” (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/ORACAO.htm)

“ Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a Sua graça.”“ (Salmo 66:20) 108


Licao

16

DEUS PODE FALAR COMIGO? (Salmo 119)

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmo 119:105

Encontramos no Velho Testamento Deus falando com os seus servos através dos profetas. Os profetas ouviam a voz do Senhor através de sonhos, visões e revelações especiais. Hoje também precisamos ouvir a voz de Deus. Como, hoje, Ele pode nos falar? Deus fala conosco através da sua Palavra, a Bíblia. O que Deus quer revelar ao homem está nas Escrituras, portanto, se nós queremos conhecê-lo e saber o que Ele tem para nossa vida, devemos conhecer a Sua Palavra. Através da oração falamos com Deus e por meio da Bíblia, Ele fala conosco.

, r o h n “Se ” . . . o g i m o c fala

109


Pala

vra

ão

Oraç

DEUS

POR QUE A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS? ELA FOI INSPIRADA POR DEUS Paulo escrevendo para Timóteo nos mostra que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino...” (II Timóteo 3:16) HOMENS FALARAM DA PARTE DE DEUS O apóstolo Pedro em sua carta nos esclarece: “Porque nunca jamais profecia foi dada por vontade humana, entretanto, homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” (II Pedro 1:21)

O QUE PODEMOS RECEBER ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS? SABEDORIA “... o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” (Salmo 19:7) Se quisermos ter o verdadeiro conhecimento da vida, podemos obtê-lo através da Palavra do Senhor. LIVRAMENTO DO PECADO “Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra ti.” (Salmo 119:11) Moody, um dos maiores evangelistas da história da Igreja, afirmou sobre a Bíblia: “Este livro vai me afastar do pecado, ou o pecado vai me afastar deste livro”. Sim, a Palavra de Deus em nosso coração, nos afasta do pecado. ORIENTAÇÃO “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmo 119:105) 110


Quando precisamos saber a vontade de Deus para nossa vida, podemos buscar na Bíblia a Sua orientação. PAZ “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.” (Salmo119:165) A paz e o conforto nos momentos difíceis são encontrados na Palavra do Senhor.

QUE PROMESSAS DEUS FAZ AOS QUE GUARDAM A SUA PALAVRA? SERÃO FELIZES “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor.” (Salmo 119:1) Essa felicidade é fruto de um coração tranquilo por estar vivendo em obediência a Palavra do Senhor. SUCESSO “Antes o seu prazer está na lei do Senhor... e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” (Salmo 1:2,3) Quando guardamos a Palavra do Senhor, Ele nos garante a verdadeira alegria e o sucesso em nosso viver.

O QUE DEVEMOS FAZER COM A PALAVRA DO SENHOR? GUARDAR NO CORAÇÃO A PALAVRA “Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra ti.” (Salmo 119:11) Não devemos apenas guardar em nossa cabeça a Palavra de Deus, mas, principalmente, em nosso coração. PENSAR OU MEDITAR NA PALAVRA “Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite.” (Salmo 1:2) Devemos ter os nossos pensamentos ocupados com a Palavra de Deus e meditar sempre sobre os seus ensinamentos. FALAR SOBRE A PALAVRA “Não cesses de falar deste livro da lei...” (Josué 1:8) Essa foi a ordem de Deus a Josué. E nós também não devemos perder a oportunidade de falarmos da Palavra àqueles que nos cercam. OBEDECER A PALAVRA “...tenhas o cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito...” (Josué 1:8) Não adianta apenas conhecer, pensar ou falar da Palavra de Deus, o mais importante é obedecê-la. Devemos acima de tudo fazer o que ela nos ordena. 111


www.vidareal.com.br

1

Leia o testemunho abaixo e depois responda às perguntas:

TESTEMUNHO DO AILTON No ano de 1990, eu era uma pessoa atribulada, alcoólatra, tabagista e viciada em maconha... No dia 15 de novembro de 1990, bebi tanto que já não conseguia ficar de pé. Mas, para a glória de Deus, cai na porta de uma igreja evangélica. O porteiro me levantou e me convidou a entrar. Aceitei o convite, ao entrar, deparei com um versículo bíblico na coluna da igreja que dizia: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8) Nesse momento olhei para mim. Estava todo sujo, meu cabelo estava duro de sujeira. Vi que minha vida estava toda errada. Ali eu falei em voz alta: “Deus! Eu não queria entrar aqui, mas já que entrei, alguma coisa você vai fazer em minha vida, pois do jeito que entrei eu não quero sair...” Hoje eu agradeço a Deus , pois naquele dia Deus transformou a minha vida através daquele versículo da Bíblia. Hoje sou feliz, sou casado e tenho uma filha de 6 anos de vida... (Fonte: Revista A Bíblia no Brasil, SBB; Abril 2000; Ailton Tavares da Silva)

No Salmo 119:105 Davi diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos.” Ailton foi transformado pela luz que a Palavra de Deus trouxe a sua vida. O que você precisa mudar em sua vida, por causa daquilo que você conhece da Palavra de Deus?

Você tem um testemunho sobre o poder transformador da Palavra de Deus em sua própria vida ou na vida de alguém que você conhece?

2

Muitos homens importantes amaram a Bíblia, reconheciam o seu poder e influência. Leia alguns pensamentos desses homens: 112


DAVI - “Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata. (Salmo 119:72) JESUS CRISTO - “Santifica-os na tua verdade; a Tua Palavra é a verdade.”(João 17:17) GEORGE WASHINGTON - “É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia.” THEODORE ROOSEVELT - “Um bom conhecimento da Bíblia vale mais do que uma educação superior. Quase todas as pessoas que com o trabalho de suas vidas acrescentaram algo para o conjunto das realizações humanas basearam o seu trabalho grandemente nos ensinamentos da Bíblia.” D. L. MOODY - “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida.”

3

Agora que você conheceu o pensamento desses grandes homens sobre o valor da Palavra de Deus, escreva o seu próprio pensamento a respeito da Bíblia.

4

Por que esses homens fizeram as afirmações abaixo? Você concorda com eles?

“A maioria das pessoas se preocupam com passagens da Bíblia que não entendem, mas as passagens que me preocupam são as que eu entendo.” (Mark Twain)

“De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão.” (Moody)

“A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar a nossa vida.” (Moody)

www.minhabiblia.com.br

5

A palavra de Deus nos instrui e nos orienta em todos os aspectos da nossa vida. Leia o texto abaixo e destaque aquelas ações ou atitudes que estão na lista que Paulo dá a Timóteo e que, infelizmente, tem feito parte da sua vida. 113


II TIMÓTEO 3:1-5 “É importante para você saber isto também, Timóteo, que nos últimos dias vai ser muito difícil ser cristão. Porque as pessoas só amarão a si mesmas e ao dinheiro; serão orgulhosas e fanfarronas, zombarão de Deus, desobedecendo aos pais, sendo ingratas com eles e completamente más. Serão duras de coração e nunca se submeterão aos outros; serão sempre mentirosas e desordeiras, e não se incomodarão com a imoralidade. Serão rudes e cruéis, e escarnecerão daqueles que procuram ser bons. Atraiçoarão seus amigos; serão irascíveis, inchadas de orgulho, e preferirão divertir-se a adorar a Deus. Irão à igreja, sim, porém, não acreditarão realmente em nada do que ouvem. Não se deixe enganar por gente assim.” (A BÍBLIA VIVA)

Agora que você listou algumas ações, confesse o seu pecado a Deus e peça a Ele para fortalecê-lo a fim de que você seja obediente à Sua Palavra.

“ Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”“ (Tiago 1:22) 114


Licao

17

IGREJA: FAMÍLIA DE DEUS! (I Coríntios 12 ; Efésios 4)

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmo 133:1

Quando falamos em igreja fazemos logo associação com religião. Como muitas pessoas estão decepcionadas com as religiões, rejeitam categoricamente a Igreja e a sua mensagem. Para desfazer os preconceitos, precisamos em primeiro lugar, fazer distinção entre “templo” e “igreja”, palavras que são consideradas sinônimas. No entanto, existe diferença: TEMPLO: É o local usado para reuniões e cultos de grupos religiosos.

IGREJA: A reunião daqueles que confessam a Jesus Cristo como Senhor das suas vidas.


Todas as pessoas convertidas a Cristo fazem parte da comunidade da Igreja. Assim, podemos dizer que o templo é local, mas a Igreja do Senhor Jesus é universal. Ela está em qualquer lugar do mundo onde existem pessoas que creem em Cristo. Também podemos afirmar que, através de Cristo, todos os cristãos pertencem a uma mesma família: A família de Deus!

VIVER COMO DEVE A IGREJA OU DEUS? FAMÍLIA DE

FIRME NO ENSINO DE CRISTO “E perseveraram na doutrina dos apóstolos...” (Atos 2:42) Essas palavras se referem aos primeiros cristãos, que seguiam fielmente o ensino que os apóstolos receberam de Cristo. A verdadeira Igreja é aquela que está firmada na Palavra de Deus. VIVER EM COMUNHÃO E AMOR “Todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum”. (Atos 2:44) É lindo o relato bíblico de como viviam os primeiros cristãos. A Bíblia nos diz que eles tinham tudo em comum, um não possuía mais do que o outro, pois, o que era de um era de todos. Não havia entre eles pessoas carentes que não fossem assistidas em suas necessidades. Havia também muito amor entre aqueles cristãos, e isto atraia muitas pessoas a Cristo, e, assim, elas se tornavam parte da Igreja. Jesus disse certa vez: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35) Quando há amor na Igreja, as pessoas são atraídas para ela. VIVER EM COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE “Para que não haja divisão no corpo: pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele: e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” (I Coríntios 12:25.26) A Igreja de Jesus deve trabalhar unida e os seus membros devem compartilhar as bênçãos e os problemas.

116


POR QUE É IMPORTANTE DA PARTICIPAR EJA? VIDA DA IGR

PARA O NOSSO CRESCIMENTO EM CRISTO “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” (Efésios4:15) Participar de uma Igreja que prega a Palavra de Cristo é algo fundamental para o nosso crescimento espiritual. PARA JUNTOS TRABALHARMOS PARA CRISTO “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:11,12) Quando trabalhamos unidos com outros irmãos, de acordo com o dom que Deus nos dá, temos mais ânimo e força para desempenharmos o trabalho do Senhor. PARA ESTARMOS UNIDOS AOS IRMÃOS “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! (Salmo 133:1) Juntos, na igreja, podemos desfrutar da alegria de estarmos juntos, apoiando, confortando e ajudando uns aos outros.

PARA JUNTOS LOUVARMOS AO SENHOR “Louvai ao SENHOR. Louvai o nome do SENHOR; louvai-o, servos do SENHOR. Vós que assistis na casa do SENHOR, nos átrios da casa do nosso Deus.” (Salmo 135:1,2) A Palavra de Deus nos recomenda que como família de Deus, devemos estar sempre juntos no templo para prestar culto, a fim de louvá-lo e adorá-lo. Podemos então concluir esta unidade afirmando que o nosso crescimento espiritual se dá através da oração, do estudo da Palavra de Deus, e da participação na vida da igreja de Cristo. E não nos esqueçamos, temos das Escrituras, o desafio: “Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (II Pedro 3:18) 117


www.vidareal.com.br

1

Entrevista pessoal:

Você frequenta alguma igreja? Qual? Por que você vai à igreja?

Que celebrações são realizadas na igreja que você frequenta?

Você gosta de ir à igreja? Por quê?

2

Explique a diferença entre “templo” e “igreja”. Explique também porque é importante fazermos esta distinção.

www.musica.com.br

3

Leia a letra da canção “Time de Deus” e descubra quais os benefícios de pertencermos a família de Deus e permanecermos unidos.

118


TIME DE DEUS (Milad - Composição: Aristeu Pires) É bom te ver por aqui no time de Deus Onde podemos cantar pra Jesus, E receber dele a luz, oferecer-lhe o louvor Que traz à terra o seu trono dos céus. Quero te dar um abraço de amigo, Te transmitir o amor de um irmão, Te ver louvando aqui sempre comigo, Te dar a minha mão. Estar por perto na tua tristeza, E na alegria contigo sorrir, Se andarmos juntos com toda a certeza, Será bem mais fácil seguir.

4

Você sabia que os Salmos da Biblia são hinos que o povo de Israel cantava para louvar ao Senhor? O Salmo 100 é um salmo que era cantado por eles quando estavam no templo, adorando ao Senhor. Leia o Salmo e baseado no que ele ensina, descreva como deve ser a nossa atitude quando vamos à igreja e o que devemos fazer lá.

Salmo 100 - Salmo de Ações de graças “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o SENHOR é Deus; foi Ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

Você já entregou a sua vida a Cristo? Já pertence à família de Deus? Se ainda não, ore agora entregando todo o seu ser a Cristo. Se você já é um membro da Igreja de Cristo, louve-o e agradeça-o por tão grande privilégio.

“ Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo... Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.“ (Efésios 2:13,19) 119


18

Licao

OBEDECENDO POR AMOR (Deuteronômio 28)

“Ao Senhor nosso Deus. serviremos e obedeceremos à sua voz.” Josué 24:24

Uma das principais características da adolescência é a rebeldia. Os anos sessenta foram marcados pela contestação, influenciados principalmente pelo movimento Hippie e o Rock’n’roll. O slogan preferido da geração dos anos sessenta era:

“É PROIBIDO PROIBIR!”

Saiu-se de um extremo e foi-se para o outro: do “TUDO É PROIBIDO”, para o “NADA É PROIBIDO”. Como todo extremismo é perigoso, os problemas surgiram como resultado da rebeldia e contestação de todos os valores. As décadas seguintes são marcadas pelos resultados da contestação: drogas, Aids e violência. Como resolver esta questão de extremos? Em primeiro lugar, precisamos entender e aprender o que é obediência, a quem devemos obedecer, por que devemos obedecer e os resultados da obediência para a nossa vida. 121


O QUE É OBEDIÊNCIA?

“É submissão da nossa vontade à vontade de uma pessoa em quem confiamos e reconhecemos como autoridade em nossa vida.” A QUEM DEVEMOS OBEDIÊNCIA? A DEUS “Ao Senhor nosso Deus serviremos e obedeceremos à sua voz.” (Josué 24:24) A primeira autoridade a quem devemos obedecer é Deus. Ele é o dono da nossa vida. Tudo que temos ou somos vem do Senhor, portanto, devemos servi-Lo. A PALAVRA DE DEUS “Guarda, pois, os mandamentos, e estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir.” (Deuteronômio 7:11) Deus nos fala através da Bíblia, a Sua Palavra, por isso, devemos obedecer ao que ela nos ordena. AOS NOSSOS PAIS “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” (Efésios 6:1) Deus nos manda obedecer aos nossos pais, porque, através deles, Ele cuida de nós e protege as nossas vidas. AS AUTORIDADES “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não procede de Deus...” (Romanos 13:1) Deus coloca, para liderar ou governar, pessoas ou leis a quem devemos obedecer e prestar contas, para que a ordem seja estabelecida.

POR QUE DEVEMOS OBEDECER? PORQUE SOMOS FILHOS DE DEUS “Vede com que grande amor nos tem concedido o Pai, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus...” ( I João 3:1) Todo filho amado pelo pai deve obedecê-Lo. Deus nos ama e, como filhos dele, devemos a Ele toda submissão. 122


PORQUE ELE É O SENHOR E DEUS “Porque o Senhor é o Deus Supremo, e o grande rei acima de todos os deuses.” (Salmo 95:3) Como Ele é o Senhor e o Deus supremo, deve ser obedecido. PORQUE É UMA PROVA DE AMOR “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama...” (João 14:21) A forma de demonstrarmos o nosso amor a Deus é através da nossa obediência a Ele.

QUAIS OS RESULTADOS DA OBEDIÊNCIA? SEREMOS ABENÇOADOS “Se ouvires a voz do teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos.” (Deuteronômio 28:2) TEREMOS PAZ “Ah! Se tivesse dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.” (Isaías 48:18) PERMANECEREMOS NO AMOR DE DEUS “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor...” (João 15:10) SEREMOS AMIGOS DE JESUS “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” (João 15:14) TEREMOS RESPOSTAS ÀS NOSSAS ORAÇÕES “Aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos diante Dele o que lhe é agradável.” (I João 3:22)

PENSE BEM! “AQUELE QUE DIZ: EU O CONHEÇO E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS. É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE.” (I João 2:4) “NEM TODO QUE ME DIZ: SENHOR. SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS, MAS AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” (Mateus 7:21) Quão séria é a questão da obediência, não é verdade? Que Deus nos ajude a obedecê-Lo. 123


www.minhabiblia.com.br

1

Jesus disse aos seus discípulos que a obediência é a prova do nosso amor por Ele. “A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.” (João 14:21 - NTLH) Descubra através dos textos bíblicos abaixo, alguns ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá e que devemos obedecer, demonstrando assim, nosso amor a Cristo.

Efésios 4:25 Efésios 4:28 Efésios 4: 32 Romanos 12:10 Romanos 12:21

2

Saul foi o primeriro rei de Israel. Numa certa ocasião ele desobedeceu uma ordem de Deus e para encobrir o seu pecado ofereceu a Deus sacrifícios. Leia sobre como o Profeta Samuel o repreendeu e, após a leitura, responda às questões. “Samuel, porém, respondeu:

Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra?

A obediência é melhor do que

o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. (I Samuel 15:22, 23)

124


O que Samuel disse que mais agrada a Deus? A que ações pecaminosas Samuel compara à desobediência?

Qual a consequência da desobediência na vida de Saul?

2

Após a leitura do texto bíblico e da reportagem abaixo, faça uma comparação entre os dois e responda às questões sobre eles.

EFÉSIOS 6:1-3

Filhos, obedeçam aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar,

porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês.

Respeite seu pai e sua mãe. Dos Dez Mandamentos de Deus este é o primeiro que

termina com uma promessa. E esta é a promessa: Se você respeitar seu pai e sua mãe, você terá uma vida longa e cheia de bênçãos. (A BÍBLIA VIVA)

www.vidareal.com.br

Tragédia: Liana e felipe Histórico: Liana e Felipe desapareceram no dia 31 de outubro de 2003, depois de terem mentido para os pais sobre a viagem que planejavam. Liana disse que iria para Ilhabela (litoral norte de São Paulo), com adolescentes da comunidade israelita. Felipe contou que iria acampar, mas a família acreditava que ele iria com amigos. Os dois acampavam em uma região isolada de Embu-Guaçu, quando foram sequestrados e mantidos em um sítio. Felipe foi morto por Pernambuco dois dias depois, com um tiro na nuca. Liana foi violentada por todos os réus, e por Champinha e morta a facadas cinco dias após o sequestro. Os corpos do casal só foram encontrados no dia 10 de novembro de 2003.

(Fonte: http://www.conjur.com.br/2007-nov-05/acusado_matar_liana_namorado_julgado_quarta) 125


Ari friedembach - Pai de Liana Recado aos jovens: 12/11/2003 “Eu gritei, eu falei, voei, corri, andei, fiz tudo. Ela estava tão perto do lugar das buscas. Você não imagina o que me dói isso. Não imagina o que eu sinto”, desabafa o pai de Liana, Ari Friedembach. Como os pais acham forças? “Não sei. Eu acho que eu não cai na real, sabe, assim. De vez em quando eu me desespero, mas na maioria do tempo parece que eu estou vendo um filme, que não é comigo”. Ari Friedembach pensa na mentira que Liana contou para acampar com Felipe. Se sente na obrigação de falar com quem tem a idade da filha que se foi. “Antes de contar mentirinha boba de adolescente, que não é uma coisa grave, pense nas consequências do que vocês estão fazendo, conversem com seus pais, não tenham eles como seus inimigos, tenham eles como seus melhores amigos. E eles são”... “A imagem que mais vai ficar é a dela rindo. A Liana era muito alegre, muito risonha. Ela ria de tudo o que eu falava. Por isso eu não quis ver corpo nenhum. Eu quero lembrar dela sorrindo, uma pérola. Uma joia que levaram embora.” (Fonte: http://vivaemseguranca.blogspot.com/2010/04/jornal-nacional-06112003.html)

“Adolescentes, ouçam os pais! A questão é o jovem parar para ouvir, e não olhar para a gente como quem não sabe o que fala.” (Ari Friedembach, pai de Liana, 16 anos, assassinada quando acampava, sem o conhecimento dos pais, com o namorado, Felipe Caffé, 19, também morto. Revista Veja - Edição 1829 . 19/11/2003)

Grife as partes do texto que expõem a dor do pai de Liana. Quais os conselhos do Sr. Ari aos adolescentes?

Faça uma relação entre o fato da morte dos jovens e o conselho de Paulo em Efésios 6:1-3.

O que você pôde aprender para a sua vida através desse ensinamento de Paulo e esse triste relato?

126


APRENDA COM A HISTÓRIA! FELICIDADE PELA OBEDIÊNCIA (“... mas o que guarda a lei esse é feliz.” Provérbios 29:18) Todo mundo deseja ser feliz. Como podemos, porém, atingir esse legítimo objetivo? Nosso texto responde: Guardando a lei! Algumas pessoas pensam que a lei se atravessa no caminho da felicidade. Por exemplo, a lei exige que os motoristas mantenham a velocidade dentro dos limites prescritos dentro de determinadas condições. Nas cidades o limite é de mais ou menos de 40 km/h; numa estrada, 80-100 km/h. Destinam-se estas restrições ao nosso benefício e felicidade, ou são elas medidas para nos infelicitarem? Um rapaz de 16 anos achava-se perante um júri no tribunal juvenil de Maryland, com duas acusações de excessiva velocidade. Confessou e foi multado. Então o bondoso juiz debruçou-se sobre a escrivaninha, e comentou: “Não sei o que vai ser preciso para você acabar com esse hábito. Ou você vai matar a si mesmo, ou a alguém.” Na noite seguinte esse jovem, com mais quatro companheiros, ia descendo velozmente a estrada numa chuva que tirava a visão. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu, mas o carro foi esmagado numa ponte com tão terrível força que o motor foi empurrado para trás, para o assento fronteiro. O moço de 16 anos foi mor to, da mesma maneira que dois outros que estavam no carro, um de 18 e outro de 19 anos. Os dois que não foram mor tos, ambos de 19 anos, ficaram gravemente feridos. Que rápido cumprimento tiveram as palavras do juiz; “Ou você vai matar a si mesmo, ou a alguém!” Esse rapaz e seus dois companheiros poderiam estar vivos hoje, caso tivessem compreendido as palavras da Escritura e nelas crido: “O que guarda a lei esse é feliz.” (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/FE-OBEDIENCIA.htm)

““Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.”“ (Colossenses 3:20) 127


19

Licao

COMPARTILHE SUA FÉ! (Mateus 28:18-20)

“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Quando ganhamos um presente há muito tempo esperado ou acontece algo importante em nossa vida, temos vontade de sair contando para todo mundo, não é verdade? Conhecer a Cristo é o fato mais importante da nossa vida e quem O conhece não pode deixar de falar Dele aos outros.

Cara! Jesus é 10!

128


POR QUE DEVEMOS COMPARTILHAR NOSSA Fé EM CRISTO?

PORQUE É UMA ORDEM DE CRISTO “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15) Foi Jesus quem disse as palavras acima. Ele disse isso, depois da sua ressurreição, antes de voltar para o céu. Recomendou como apelo final aos seus amigos, que não deixassem de falar do seu amor ao mundo. PORQUE CRISTO DESEJA A SALVAÇÃO DE TODOS “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (I Timóteo 2:4) O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos. Infelizmente, muitos rejeitam a sua salvação, mas devemos anunciar o amor de Deus a todos. PORQUE JESUS É O ÚNICO SALVADOR “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12) Não há salvação fora de Cristo. Ele deu a sua vida para nos salvar, portanto, é o nosso único Salvador e devemos anunciar esta verdade a outros. PORQUE QUEM NÃO CRÊ EM JESUS ESTÁ CONDENADO “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18) Pode parecer radicalismo afirmar que estão condenadas as pessoas que não creem em Jesus, mas esta é uma afirmação da Palavra de Deus.

QUEM DEVE FALAR DE CRISTO? Quando somos salvos por Cristo, Ele nos nomeia seus embaixadores. Embaixador é aquele que representa uma nação diante de outras nações. A Bíblia nos ensina que somos cidadãos dos céus, representantes de Jesus no mundo. “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.” (II Coríntios 5:20) 129


O QUE DEVEMOS FALAR QUANDO VAMOS COMPARTILHAR A NOSSA FÉ?

TODOS SÃO PECADORES “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Romanos 3:23) DEUS AMA O PECADOR “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8) CRISTO MORREU PARA NOS SALVAR “... que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras.” (l Coríntios 15:3) PRECISAMOS CRER EM CRISTO “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31) QUEM RECEBE A CRISTO TEM A SALVAÇÃO “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.” (I João 5:11)

COMO DEVEMOS FALAR DE CRISTO?


MOSTRANDO JESUS ATRAVÉS DE NOSSA VIDA “Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras...” (Tito 2:7) Antes de falar de Jesus é preciso viver em obediência a Jesus. É dito que: “AS NOSSAS AÇÕES FALAM MAIS ALTO QUE AS NOSSAS PALAVRAS.” Se você diz que tem Jesus, mas não vive uma vida digna Dele, como as pessoas vão crer que Ele pode transformar as suas próprias vidas? FALANDO SEM AGRESSIVIDADE “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Colossenses 4:6) Não devemos ser agressivos em nossa comunicação sobre o Evangelho de Cristo. Devemos falar com amor, respeitando o outro, mesmo que discordemos dele. EVITANDO DISCUSSÕES “Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei: porque não têm utilidade e são fúteis.” (Tito 3:9)

As discussões não levam a nada. Se a pessoa não for convencida pelo amor, não o será pela imposição de ideias. Falar de Jesus não deve ser uma obrigação, mas expressão do nosso amor por Ele e para com as pessoas que estão perdidas sem conhecerem a verdade. 131


www.minhabiblia.com.br

1

Leia o relato bíblico abaixo e responda às questões.

PAULO E SILAS NA PRISÃO (Atos 16: 25-32) Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. Mas Paulo bradou em alta voz: – Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: – Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: – Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus. Qual a resposta de Paulo e Silas ao carcereiro quando este perguntou o que deveria fazer para ser salvo? Baseado em tudo que você aprendeu nessa lição, por que Paulo e Silas não tinham outra resposta a dar ao carcereiro?

Com as suas próprias palavras, utilizando o que ensina essa lição, o que você responderia, se um amigo o perguntasse: “O que farei para ser salvo?”

132


2

Aprendemos que para compartilhar a nossa fé em Cristo não devemos nos esquecer de mencionar os pontos abaixo. Entre na “sala de bate-papo” e fale de Cristo para um amigo “virtual”. Não esqueça de mencionar os pontos importantes dessa mensagem!

TODOS SÃO PECADORES – (Romanos 3:23) DEUS AMA O PECADOR – (Romanos 5:8) CRISTO MORREU PARA NOS SALVAR – (l Coríntios 15:3) PRECISAMOS CRER EM CRISTO – (Atos 16:31) QUEM RECEBE A CRISTO TEM A SALVAÇÃO – (I João 5:11)

133


www.vidareal.com.br

3

Liste abaixo alguns nomes de amigos ou pessoas conhecidas para quem você gostaria de compartilhar sobre Cristo.

4

Escreva uma mensagem especial falando sobre o amor de Jesus e entregue a estas pessoas. Você pode enviar essa mensagem por e-mail!

5

Leia e reflita! Você já recebeu essa graça? A maravilhosa salvação em Cristo? “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9) “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” (João 7:37) “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” (Apocalipse 22:17)

A GRAÇA NÃO SE COMPRA Em Cuba, durante a guerra hispano-americana, Teodoro Roosevelt, então coronel do exército norte-americano, foi aos escritórios da Cruz Vermelha com a intenção de comprar algumas coisas que desejava repartir entre alguns de seus soldados que haviam sido feridos. A encarregada da Cruz Vermelha recusou vendê-las. Roosevelt indignou-se com a negativa, pois estava disposto a pagar o que quer que fosse, e perguntou à senhorita: – Que devo fazer para consegui-las? – Apenas tem que pedi-las – respondeu ela. – Ah, se é assim, – disse sorrindo o coronel peço-lhe que me dê imediatamente. E recebeu tudo o que desejava, mas não por dinheiro, e sim por graça. (Fonte: http://www.iasdemfoco.net/ilustracoes/GRACA.htm)

“ Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos.”“ (Efésios 2:4,5) 134


Licao

20

LOUVOR E GRATIDÃO (Salmo 150) “Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável.” Salmo 135:3

é AÇÃO E U Q O ÇAS? A R G E D

O QUE É LOU VOR?

“Obrigado Jesus!”

“O Senhor é Deus supremo e o grande Rei...”

LO U V O R é o e n to re c o n h e c im d a q u il o q u e q u il o Deus é e da q u e E le fa z .

AÇ ÃO D E G R A ÇAS é a e xp re ss ã o de g ra ti d ã o p e la s o b ra s q u e o S e n h o r re a li za em n o ss a s v id a s. 135


“QUEM DEVE LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS A DEUS?”

TODAS AS AUTORIDADES “Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra...Louvem o nome do Senhor...” (Salmo 148:11) TODAS AS NAÇÕES “... todos os povos... louvem o nome do Senhor...” (Salmo 148:11) TODAS AS GERAÇÕES “Rapazes e donzelas, velhos e crianças...louvem o nome do Senhor...” (Salmo 148:12. 13) TODOS OS SERES vivos “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150:6)

“POR QUE DEVEMOS LOUVAR E AGRADECER A DEUS?”

PORQUE ELE É DEUS SUPREMO “Saiamos ao seu encontro com ações de graça... porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmo 95:2.3) PORQUE ELE É O NOSSO CRIADOR “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.” (Salmo 95:6) PORQUE ELE É BOM “Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.” (Salmo 106:1) PORQUE ELE É DIGNO “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.” (Salmo 145:3) 136


“COMO DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?”

COM ALEGRIA “Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras. Servi ao Senhor com alegria...” (Salmo 100:1, 2) DE TODO CORAÇÃO “Render-te-ei graças, Senhor, de todo o meu coração...” (Salmo 138:1) COM CÂNTICOS “Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” (Salmo 108:1) COM DANÇAS E INSTRUMENTOS “Louvai-o com adufes e danças, louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.” (Salmo 150:4, 5)

“QUANDO DEVEMOS LOUVAR AO SENHOR?”

TODOS 0S DIAS “Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo sempre.” (Salmo 145:2) POR TODA VIDA “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver.” (Salmo 146:2) 137


EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS “Embora as figueiras tenham sido totalmente destruídas e não haja flores nem frutos; embora as colheitas de azeitonas sejam um fracasso e os campos estejam imprestáveis; embora os rebanhos morram pelos pastos e os currais estejam vazios, eu me alegrarei no Senhor! Ficarei muito feliz no Deus da minha salvação! O Senhor Deus é a minha força. Ele me dá a velocidade da corça e me guia em segurança por sobre as montanhas.” (Habacuque 3: 17-19 – A BÍBLIA VIVA) Sim! Diante de tudo que o nosso Deus fez por nós não podemos ter outra resposta senão esta que está em Apocalipse 5:11-14: “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.’ E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: ‘Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.’ E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.” 138


www.musica.com.br

1

Leia a letra desse hino de louvor a Deus e responda às perguntas abaixo.

Meu tributo (Andraé Edward Crouch) Como agradecer, Pelo bem que tens feito a mim. Que vem demonstrar, Quanto amor Tu tens, ó Deus, por mim As vozes de milhões de anjos, Não poderiam expressar, A gratidão do meu pequeno ser, Que s�� pertence a Ti. A Deus demos glória, (3x) Que por nós tanto fez Com seu sangue salvou-me Seu poder restaurou-me A Deus demos glória, Pelas bençãos sem fim Quero viver aqui, Tua vontade cumprir E se algum louvor ganhar, Quero entregar ao meu Salvador! ( Fonte: http://letras.terra.com.br/jeanne-mascarenhas/728401/)

Para você entender melhor o significado da letra desse hino procure no dicionário o significado da palavra “tributo”. Escolha o significado mais adequado ao contexto da canção.

139


Qual a parte do hino que demonstra a nossa incapacidade de expressarmos todo o louvor que nosso Deus merece?

Quais são os principais motivos do louvor e da adoração a Deus nesse hino?

2

No Salmo 149:3,6 somos convidados a louvar ao Senhor. Veja: “Louvem-lhe o nome com flauta, cantem-lhe salmos com adufe e harpa... nos seus lábios estejam os altos louvores...”

Escreva e cante a letra de um cântico de louvor que você conhece.

Escolha um dos salmos de louvor da Bíblia, e inspirado nele escreva um poema ou hino de louvor a Deus.

www.meucoracao.com.br

3

Quais são os seus principais motivos para louvar ao Senhor?

140


4

Não devemos louvar a Deus apenas quando tudo está bem. Paulo e Silas mesmo estando presos louvaram ao Senhor (Atos 16:27-34). Liste algumas circunstâncias difíceis que podem acontecer em sua vida, e ao lado delas os motivos pelos quais ainda assim você pode louvar a Deus.

Situações difíceis:

motivos de louvor:

www.minhabiblia.com.br

5

Aprenda algumas coisas importantes na Bíblia sobre o louvor que devemos a Deus.

O que é oposto de ação de graças e qual é a ordem de Filipenses 2:14?

Qual é a ordem de Deus encontrada em I Tessalonicenses 5:18? Conte uma experiência em cuja ocasião você pôde louvar ou agradecer a Deus de uma maneira toda especial.

““Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”“ (I Tessalonicences 5:18) 141


EDUCAÇÃO RELIGIOSA A Coleção A MELHOR ALTERNATIVA é composta de quatro volumes destinados às quatro séries finais do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ANO. O conteúdo de cada volume considera o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual do adolescente. Contempla fatos bíblicos e valores cristãos apropriados e indispensáveis para a formação do caráter cristão do aluno de cada faixa etária. Nesse material a Educação Religiosa não consiste apenas na transmissão de meros fatos ou determinados dogmas religiosos. Visa à formação de valores e conceitos eternos para a vida do educando, promovendo assim, vivências que reflitam o espírito do Evangelho de Cristo. Acreditamos que esse é o ensinar que EDUCA PARA CRISTO.

Unidade Centro: Rua 68, nº 95, Centro - Goiânia - GO Unidade Bueno: Avenida T-1, nº 1008, Setor Bueno - Goiânia - GO ipe@ipeonline.com.br / www.ipeonline.com.br


A Melhor Alternativa