livro apng

Page 20

Brasil em relação ao capitalismo mundial. A industrialização entrava na ordem do dia das preocupações do Estado, e a ciência e tecnologia possuía óbvia relação com o projeto de modernização da infraestrutura produtiva.

Osvaldo Cruz, cientista, médico e sanitarista brasileiro

Se em 2008 o Brasil podia ostentar a marca de mais de 200 mil cientistas envolvidos diretamente em atividades de pesquisa, cem anos antes, apenas timidamente, iniciavam-se os primeiros estudos de “pós-graduação” no país. Foi em 1908 que Osvaldo Cruz (1872-1917) inaugurou o Curso de Aplicação de Manguinhos com um grupo de alunos escolhido por ele próprio, como Otto Bier, José Reis e Adolfo Martins Penha. Não havia no Brasil, à época, nenhum curso do gênero — uma especialização dividida em aulas teóricas e práticas, com valorização da pesquisa. A rigor, no entanto, não se tratava de uma pós-graduação. A preocupação com esse nível de ensino só começaria a existir em nosso país a partir dos anos 1930. Nesse período, com Getúlio Vargas no poder, a preocupação principal era a de atualizar o

20

Outra dimensão importante era a militar. Com a Segunda Guerra Mundial — e especialmente após o estouro da bomba de Hiroshima —, a ciência e tecnologia passou a ser concebida como forma de dominação. Essa percepção se acentuaria ainda mais com o início da Guerra Fria. Não por acaso, a primeira agência de fomento a pesquisas do Brasil, o CNPq, nasce em 1951 do empenho de um militar de alta patente — o almirante Álvaro Alberto, que seria também o primeiro presidente da instituição. Na visão do almirante, a missão principal do CNPq, embora não a única, seria a de formar no Brasil uma elite de cientistas nucleares. A mesma conexão com propósitos militares pode ser observada na criação dos primeiros institutos de pesquisa do país: o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, nascido em 1949), o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de 1950)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.