livro apng

Page 101

A ANPG cresce Durante a primeira década dos anos 2000, o crescimento da ANPG foi significativo. A entidade ampliou seus espaços de participação e reivindicação em órgãos e instâncias governamentais, ajudando com isso a atualizar as pautas do Estado e da comunidade científica. Participou e foi promotora de debates e atividades em encontros como o Fórum Social Mundial e as reuniões anuais da SBPC. A cada nova edição, os Conaps alcançavam maior representação — foram cinco APGs e comissões pró-APG no 28º Conap (Viçosa, abril de 2003), doze no 29º (Piracicaba, setembro de 2003), vinte e duas no 30º (outubro de 2004) e vinte e cinco no 31º (Santos, abril de 2005). Da mesma forma, houve a projeção de sua agenda internacional. A ANPG participou com destaque do 15º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Estudantes (Clae), realizado em Quito, no Equador, em novembro de 2007. Com o propósito de definir plataformas e agendas em comum com os estudantes de todo o continente, a entidade foi representada por seu presidente, Allan Aroni, e pela primeira vez foi eleita para compor a direção da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes — Oclae, uma espécie de UNE de toda a América Latina. Durante o 15º Clae a ANPG contribuiu para a aprovação de todas as propostas da delegação brasileira, também formada por UNE e Ubes. Posteriormente, no desempenho de suas funções junto ao movimento estudantil latino-americano, a ANPG protagonizou debates importantes e se tornou referência para a organização de entidades congêneres em todo o subcontinente.

Não por acaso, o 21º Congresso Nacional de Pós-Graduandos deu destaque à ampliação da atuação internacional da entidade. Realizado de 10 a 13 de julho de 2008, na Unicamp, o encontro teve como tema “Pós-graduação, direitos sociais e desenvolvimento nacional — mais e melhores conquistas para os pós-graduandos brasileiros”. A gestão eleita no congresso teria à frente o jovem pós-graduando em Engenharia Elétrica Hugo Valadares, da Unicamp. A Mostra Científica da ANPG voltou a ser promovida no 21º Congresso, que reuniu mais de 40 APGs, com 123 delegados presentes. O desafio da inserção no mercado de trabalho para recém-titulados continuava como um dos temas em evidência nas resoluções do CNPG. Com a formação de cerca de 10 mil doutores e 30 mil mestres somente em 2009, ficava mais clara a necessidade de pensar formas de absorver toda essa demanda, colocando-a a serviço do desenvolvimento nacional. 101


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.