Jornalinho - O Amadis - 3.º Periodo 2012

Page 1

EB1/PE Dr. Clemente Tavares

NºXXXII

Abr.—Jun. 2012

Finalistas - Pré-Escolar

Finalistas - 4.ºAno

Olá amiguinhos, leitores do nosso jornalinho! Vamos de Férias e deixamos para trás mais um ano escolar. Levamos connosco novos conhecimentos, muitas aventuras e experiências partilhadas… Esta é a última edição do nosso jornalinho «O Amadis», deste ano letivo. Trazemos muitas noticias sobre acontecimentos realizados na escola e fora dela. Marcamos encontro para o próximo ano letivo.

BOAS FÉRIAS!


Editorial…………………………. ………………………………………………………………….……………………….…3 Notícias da nossa Escola …………………………………………………………………………...……………..…4 Projeto Eco-Escolas: ………………………………..…..…………………….…………………...……………..4 Festa de Encerramento …………………………………………………………………...……...............10 Os Nossos Trabalhos……..……………………………………………………………….………………………...12 Desafio Regional do Pensarápido……………………….……………………………………….……….....39 Final Regional do Desafio Regional do Pensarápido……………………….……………......40 Biblioteca……………………………………………………………………………………………………….……...…....41 Gastronomia ………………………………………………………………………………………………………....…..42 Cantinho das Histórias……………………………………..…………………………….………...………..….....43 TIC……………………………………….……………………………………………………………………….….………..….44 Cantinho do Inglês……………………………………………………………..……………………..…………......46 Estuda Brincando…………………………………………………………………………………….…………....….48 Anedotas……………...…………………………………………………………………….…………..………….….…..52 Advinhas………...…………………………………………………………………….…………………………........….53

Brincar com a família ……….………………………….……………….….…. ………………….…….54

Ficha Técnica Coordenação e Montagem: Victor Vieira Colaboração: Pessoal docente e alunos da escola Apoio: Junta de freguesia de Gaula Tiragem: 50 exemplares


Mais um ano letivo chegou ao fim e aqui estou para agradecer a todos aqueles que colaboraram, com a nossa escola, nos vários projetos desenvolvidos. Espero que as atividades realizadas ao longo do ano tenham contribuído para o enriquecimento pessoal e social de toda a Comunidade Educativa. Aos encarregados de educação quero agradecer a vossa responsabilidade e participação nas atividades escolares dos vossos educandos, assim como o vosso interesse e disponibilidade aquando dos projetos desenrolados ao longo do ano.

Aos alunos do 4º Ano desejo as maiores felicidades e espero que recordem com carinho, saudade e alegria os dias que nesta escola passaram, pois acredito que guardarão as boas práticas aqui desenvolvidas. O lema da nossa escola será continuar com a mesma força, empenho e dedicação, por isso continuarei a contar com a colaboração e empenho de todos, mas para já, faremos uma pausa para férias e para uns banhinhos de sol.

Boas Férias A diretora Madalena faria


Sempre que o sol brilhar, A luz natural vamos aproveitar!

Os materiais vamos reutilizar, Para muitos recursos naturais poupar!

A nossa floresta vamos proteger, E as espécies que dependem dela para viver!

As Alterações Climáticas vamos combater, Para o nosso Planeta não sofrer!

Os resíduos vamos separar, Para a reciclagem facilitar!

A água vamos poupar, Para este recurso não acabar!

A nossa Biodiversidade vamos conhecer, Para a podermos proteger!

O Eco – Código vamos respeitar, A todos o vamos divulgar!


A nossa escola participou, pela décima segunda vez consecutiva, no Concurso Nacional Poster Eco – Código 2012. Este concurso pretende incentivar a participação e estimular a criatividade das crianças envolvidas no Programa Eco – Escolas. O Eco – Código corresponde a um dos elementos do Programa Eco – Escolas: o sétimo passo da metodologia proposta, no qual os Eco – alunos deverão conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do Ambiente na escola, em casa, no meio local e na região e no Planeta. A elaboração do Cartaz Eco – Código 2012 esteve a cargo dos alunos do 4º Ano de Escolaridade da nossa escola.


A nossa escola participou no Desafio Nacional do Programa Eco - Escolas - 7 Maravilhas Praias de Portugal na Categoria de Praias Selvagens. Este desafio consistiu na elaboração de 7 mandamentos – regras a serem aplicadas às praias selvagens. Entende-se por praias selvagens todas as praias, afastadas de aglomerados urbanos, sem acessos formalmente construídos e sem qualquer tipo de infra-estrutura de apoio ao uso balnear ou qualquer construção na envolvente que constitua intrusão visual na paisagem natural. Nesta categoria podem candidatar-se praias oceânicas, fluviais ou de lagoas. As Praias selvagens não são oficialmente identificadas como zonas balneares ou "águas balneares". Trata-se de praias que podem ter um uso condicionado ou uso restrito que, em função da necessidade de proteção biofísica local, da manutenção do seu equilíbrio enquanto sistemas naturais frágeis, pelo eventual risco para pessoas e bens e pelo facto de não poderem ser vigiadas, podendo ter ou não ter aptidão ou condições para a prática balnear. Divulgar a existência de Praias Selvagens, dando voz às preocupações ambientais e de preservação é uma das premissas deste projeto. Apesar das condicionantes ambientais, ausências de vigilância e de manutenção inerentes à natureza destas praias, serão enfatizadas as questões de limpeza e da segurança pública, através da recomendação de boas práticas e de comportamentos ambientalmente sustentáveis. Os 7 mandamentos elaborados pela nossa escola foram selecionados para a final do desafio e estiveram em votação on line, obtendo o 2º lugar nesta categoria.


1 – Visita, conhece e desfruta da praia; 2 - Respeita, valoriza e protege a fauna e a flora endémicas da praia; 3 – Ao abandonares o local certificate que deixas a praia como a encontraste; 4 - Regista imagens do local e divulga as maravilhas naturais da praia junto dos teus amigos e conhecidos; 5 – Lembra-te que esta praia é uma praia selvagem, não é vigiada, por isso cuidados redobrados; 6 – Esta praia não é zona balnear por isso limita-te a contemplá-la e não tomes banhos de mar; 7- Caminha em segurança pela praia, não te exponhas ao perigo e afasta-te das arribas.


A nossa escola participou no segundo desafio criativo do Programa Nacional Eco – Escolas Geração Depositrão 2011/2012 que consistiu na construção de um Depositrão. O Depositrão construído pelos alunos da nossa escola foi elaborado com o recurso à reutilização de caixas de cartão e uma vez concluído foi colocado à entrada da escola para sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da separação destes resíduos e a utilização correta deste contentor. O Depositrão é um contentor vermelho que constitui um contributo valioso para a recolha e posterior reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos, Equipamentos Eletrónicos e de pilhas usadas.


A nossa escola participou no terceiro desafio criativo do Programa Nacional Eco – Escolas - Geração Depositrão 2011/2012 que consistiu na construção de uma mascote representativa de uma pilha velhinha. A nossa mascote foi construída pelos alunos da nossa escola, com o recurso à reutilização de um garrafão de água de 5l, tampas plásticas, jornais e uma vez concluída foi colocada à entrada da escola, junto ao Depositrão, para sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da separação destes resíduos e a possível utilização deste contentor para a sua colocação.


Entrega de Certificados e prémios aos alunos Os alunos da nossa escola que se destacaram pela quantidade de resíduos recolhidos ao longo do Ano Letivo 2011/2012 foram premiados com um certificado e livros - Oferta do Parque Natural da Madeira. A Cerimónia de Entrega de Prémios aos alunos decorreu no dia 26 de junho na Festa de Encerramento do Ano Letivo.

Campanha de Recolha de Tampas Plásticas: Rodrigo Gomes - Pré B Tiago Baptista - Pré A Fátima Capontes -1.º Ano Sara Correia - 2.º Ano Luís Miguel —3.ºAno Mark Rodrigues - 4.ºAno

Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça: Bruno Silva - Pré B Nicole Nunes - Pré A Carla Moreno -1.º Ano Carolina Araújo -2.ºAno Adriana Nunes - 3.ºAno Ana Maria - 4.ºAno

Campanha de Recolha de Pilhas Ana Freitas - Pré A Carlota Reis - 1.ºAno Carlota Reis - 1.ºAno Luís Miguel - 3.ºAno Carlos Pacheco - 2.ºAno Patrícia Vieira - 4.ºAno

Campanha de Recolha de Tinteiros João Talasca - Pré B Eva Lemos - Pré A Tiago Freitas - 1.º Ano Afonso Mata - 2.ºAno Margarida Gomes -3.º Ano Maria Neto - 4ºAno

Entrega dos Boletins de Avaliação Trimestral relativos ao 3.º Período A entrega dos Boletins de Informação Trimestral (Avaliação), relativos ao 3º Período, realizou-se no dia 3 de Julho – Terça-feira, das 10h às 12h. O

Pessoal

Docente

e

Não

Docente da EB1/PE Dr. Clemente Tavares—Gaula Boas Férias!

deseja-lhe

umas


1 - Aos nossos queridos pais Nós queremos agradecer Por tudo o que fizeram por nós Por nos ajudarem a crescer.

3 - Às auxiliares da nossa escola Nós queremos agradecer, Todas foram importantes, Todas nos ensinaram a crescer.

5 - À nossa professora Ana, Nossa professora titular, Hoje queremos homenagear, Que tudo fez para nos formar.

2 - Às várias educadoras, Que connosco trabalharam, Todas foram importantes, Pois muitas coisas nos ensinaram.

4 - À Senhora Diretora Madalena E ao seu papel na direção, Agradecemos o seu trabalho, Valiosos para a nossa formação.

6 - O Inglês e a Biblioteca, A Educação Física e a Expressão Plástica, Não esquecemos a importância, das Novas Tecnologias e da Informática.

7 - Se hoje somos finalistas, A vós temos de agradecer, Todo o empenho e dedicação, Essenciais para o nosso viver.

8 - Todos nós temos a certeza Que em vós podemos confiar Pois nas horas mais difíceis Estarão prontos a nos ajudar.

9 - Com muito carinho e amor Vos dedicamos este dia Prometemos ser o vosso orgulho A vossa esperança e alegria.

10 - Chegámos bem pequeninos, Com sentimentos de ansiedade, Hoje saímos radiantes e seguros, Um misto de alegria e felicidade.

11 - Adeus Escola Clemente Tavares, Que levamos no coração, Partimos com muita alegria, Com ternura e emoção.


Diogo - 1 .º Ano

Luísa - 1 .º Ano

Raquel - 1 .º Ano

Hoje, visitamos a Empresa de Cervejas da Madeira. Quando lá chegamos, entramos num salão enorme, acompanhados por uma senhora que nos guiou durante toda a visita. Entramos numa sala onde a temperatura era muito alta, tinha um cheiro muito forte. A senhora disse que esse cheiro era devido aos produtos que estavam em caldeiras para confecionarem a cerveja. Vimos recipientes diferentes, com ingredientes que serviam para o fabrico dos sumos e da cerveja. Vimos as máquinas antigas expostas e que demoravam muito a encherem as garrafas, por isso surgiram outras mais rápidas. Passamos a uma área barulhenta, onde as máquinas enchiam as garrafas com água, cerveja e refrigerantes para serem distribuídas pelos estabelecimentos comerciais. Vimos medalhas que a empresa ganhou pelo bom trabalho que tem feito ao longo de muitos anos. Para finalizar a visita, ofereceram-nos sumos e um marcador com quatro cores diferentes. Eu e os meus colegas gostamos muito desta manhã. Carolina 2 .º Ano

Sara Raquel – 2.º ano


No dia 12 de abril, as turmas do 1º ciclo de EB1/PE Dr. Clemente Tavares, visitaram a Empresa de cervejas da Madeira, uma das mais importantes da nossa ilha. Fomos recebidos pela senhora Eloísa que nos guiou durante a visita. Em primeiro lugar, pudemos ver o bloco silar, que são as matérias-primas, que depois da fermentação, dão a origem à cerveja coral. Mais à frente, observamos a sala de controlo, onde estão vários computadores que controlam tudo o que lá se passa. As cubas de fermentação, o bloco silar, a sala de fabrico, o sistema de alarmes e o sistema de limpeza. Na sala de fabrico, que era muito quente e tinha um cheiro muito intenso da cevada, é feito o mosto. O dreche separa a parte líquida da parte sólida da cerveja. Posteriormente é adicionado o lúpulo à mistura, que é o que dá o sabor amargo à cerveja. E há novamente uma separação entre o líquido e o sólido. O mosto é então arrefecido com água fria e é adicionada a levadura. Este processo de fermentação demora duas a três semanas. A Empresa também se preocupa com o ambiente, os restos do dreche são aproveitados para ração animal e a água vai para a ETAR, servindo depois para a rega. Na parte superior do prédio estava o laboratório onde são preparados os xaropes para o fabrico dos sumos e refrigerantes. Na parte de baixo vimos a sala de enchimento, com 5 linhas de enchimento das garrafas: a linha 1 eram as garrafas sem retorno, a linha 2 eram as garrafas reutilizáveis, alinha três eram as garrafas pet e as linhas 4 e 5 os barris e tanquetas. Achamos muito engraçada a linha 1 porque são postos na máquina pequenos frascos de plásticos (pré-formas) que depois se transformam as garrafas e em garrafões. No final da visita, a senhora foi muito simpática e ofereceu um grande copo de sumo a cada um de nós e até pudemos escolher o sabor! Também nos deu um marcador muito engraçado. A visita foi interessante e aprendemos muitas coisas novas. Texto coletivo dos alunos do 3º ano


Juliana — 3.º Ano Lara — 3.º Ano

Rodrigo — 3.º Ano Tiago Neves — 3.º Ano


No dia 12 de abril realizámos uma visita de estudo à Empresa de Cervejas da Madeira, localizada no Parque Industrial da Zona Oeste em Câmara de Lobos. A Empresa de Cervejas da Madeira, Lda. (ECM) é uma empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira. Esta empresa tem uma experiência fabril com mais de 130 anos. A Empresa de Cervejas da Madeira fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas, representando ainda outras marcas como: vinhos, sumos, néctares, águas, leites, azeites, vinagres e molhos. A ECM foi a primeira cervejeira em Portugal a ter o seu Sistema de Gestão Ambiental certificado segundo a Norma ISO 14001, em Janeiro de 2003. Em maio do mesmo ano a ECM viu o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado segundo a Norma ISO 9001:2000 o que revela as preocupações ambientais desta empresa. No decorrer da visita à Empresa de Cervejas da Madeira ficámos a saber que esta empresa até à presente data, já receber 137 Medalhas atribuídas pela Monde Selection, pela qualidade dos produtos que fabrica. Conhecer a Empresa de Cervejas da Madeira (única fábrica de produção de cervejas e refrigerantes da Região), o processo de fabrico de cervejas e refrigerantes e conhecer os cuidados ambientais adotados pela empresa em prol da defesa, conservação e preservação do Meio Ambiente foram os principais objetivos desta visita de estudo. No final da visita nós tivemos a oportunidade de saborear um dos refrigerantes produzidos pela empresa e recebemos uma pequena lembrança - um marcador da Brisa. Nós gostámos muito de visitar a Empresa de Cervejas da porque ficámos a conhecer como se fabrica muitos dos sumos que consumimos no nosso dia a dia . Texto coletivo dos alunos do 4.º ano


No dia nove de maio de 2012, as crianças da Pré A (4/6 anos) e Pré B (3/4anos) realizaram uma visita de estudo ao Museu da Baleia, situado no Caniçal. Esta visita teve como principais objetivos: 

Proporcionar às crianças experiências diversas e diferentes formas de aprendizagem;

Incutir nas crianças o gosto pelos museus;

Despertar nas crianças curiosidade pelo conhecimento da vida animal;

Dar a conhecer às crianças as caraterísticas da baleia e o seu habitat. Visto as crianças das duas Prés formarem um grupo grande, os alunos foram divididos

em 2 subgrupos de acordo com o seguinte plano: 10h - Compra de bilhetes; 10h05m - Diálogo com todos os alunos; 10h15m – Grupo 1 – atividades educativas – grupo 2 – salas de exposição; 11h15m – Grupo 2 – atividades educativas – grupo 1 – salas de exposição; 11h45m – Conclusão/avaliação; 12h – fim. Durante a visita as crianças adoraram ver as baleias e os golfinhos; andar no submarino; ver o filme sobre os lobos-marinhos e gostaram de fazer as atividades educativas orientadas por uma das guias do museu. Foi um dia muito divertido e de muita aprendizagem. Gostaríamos de agradecer à Liga de Pais e à Diretora por nos terem proporcionado esta agradável visita de estudo ao Museu da Baleia.


Exposição de fotos dos baleeiros do Caniçal

Apresentação da guia Sílvia ao grupo da Pré A

Apresentação de uma baleia às crianças, nomeando as suas características físicas e alimentação

Caça à baleia e utensílios utilizados

Jogo da cesta: identificação dos alimentos que os baleeiros levavam para a sua alimentação quando passavam muito tempo no mar

Jogo dos utensílios: correspondência dos diferentes utensílios nos puzzles



No dia nove de maio fizemos uma visita ao Museu da Baleia. Fizemos alguns jogos e ficámos a conhecer melhor as baleias. Na escola falámos sobre a visita e as educadoras fizeram o registo do que nós dissemos: -“Fomos ao Museu da Baleia. Eu fiz jogos e bebi leite e comi pão.” – Tomás Luís

-“Fomos ao Museu da Baleia que fica no Caniçal. Eu gostei de ver as baleias e também gostei do submarino e do jogo dos dentes da baleia.” – Bruno -“Eu gostei dos jogos. Eu vi baleias.” – Daniel -“Eu fui na camioneta e vi as baleias.” – Elisabete -“Eu gostei do submarino.” – Rodrigo Gomes -“Eu gostei mais do barco.”- Diogo José “Eu gostei de ir no submarino e gostei de escrever no quadro.” - Sara -“Eu gostei de andar de camioneta e gostei do submarino e das baleias.”- Luís Diogo -“Eu gostei de fazer o jogo das baleias no quadro e gostei do submarino.” – João Tomás -“Eu gostei de escrever com a caneta no quadro” – Rodrigo Pedrosa -“Eu gostei de andar de camioneta e gostei de jogar o jogo dos dentes.” - Abel


Para o Dia da Mãe (06 de maio), as crianças da sala da Pré A confecionaram uma prenda e um postal para oferecerem às mães neste dia tão especial. A prenda foi uma carteira elaborada com um pacote de ice tea, através da técnica da mancha e o postal foi em forma de flor elaborada em caixa de cereais, através da técnica da decoupage e mancha. Para além disso, realizou-se atividades de recorte e colagem da figura da mãe e das suas letras; decorou-se o bolo do Dia da Mãe com bolinhas de crepe de várias cores; fez-se desenhos do que mais gostavam de fazer com a “Mamã” e o que este dia significa para as crianças; cantou-se canções e declamou-se poemas relacionados com o tema. Foi um tema que as crianças adoraram trabalhar, pois sentiam-se motivadas e alegres na realização de atividades que seriam para homenagear e oferecer à sua “-Querida e linda Mamã!” (Isabel – Pré A).

Ana Carolina: “- Que linda está a prenda e o postal para a mamã!”


Atividades desenvolvidas no Dia da Mãe

Decoração de uma flor elaborada pelas mães com os seus filhos/as com material de desperdício.

.

Painéis alusivos ao Dia da Mãe: Bolo de Parabéns e flores pintadas e decoradas com tecidos.


Prenda para o oferecer à Mãe. Decorámos embalagens de plástico e pintámos flores, feitas com as caixas dos ovos. Assim, fizemos este arranjo e aprendemos a reciclar. Com os nossos dedinhos decorámos um coração, para nele escrever uma mensagem para a mãe.

Neste dia especial Vou te dar uma prendinha Muito, muito especial Desta tua linda filhinha Querida mãe eu te adoro. Tens um coração fofinho. Gosto muito de ti. Como só fosses um docinho

Alunos do 2.º ano


Se vires alguém, Com uma beleza sem par. Com doçura no olhar, Com um rosto de encantar, Com energia sem parar, Com carinho a dobrar, Com os cabelos a esvoaçar, Com as mãos a agitar, Com um perfume de admirar, Com muitos poderes para amar, Se vires alguém, Um exemplo de vida a assinalar. Esse alguém é a minha Mãe! Elaborado pelos alunos do 4.º ano


Participámos no concurso de expressão plástica com a história “Corre, Corre Cabacinha” Pudemos desenhar, colar e pintar mas sempre respeitando o tema.

Desenho Vencedor da Ana Raquel do 1.º Ano


As comemorações do Dia Eco - Escola na nossa escola decorreram no dia 24 de abril e envolveram os professores e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste dia a coordenadora do Programa Eco – Escolas professora Ana Freitas reuniu com os alunos do 1º Ciclo para falar-lhes do Programa Nacional Eco – Escolas, na Madeira, em Portugal e no Mundo. Seguiu-se a projeção de um PowerPoint com a compilação de algumas atividades dinamizadas ao longo dos últimos 10 anos de participação da nossa escola no Programa Nacional Eco – Escolas. De seguida foram apresentadas as iniciativas/desafios/ atividades nas quais a nossa escola está a participar no presente ano letivo nomeadamente: Geração Depositrão, Poster Eco – Código 2012, Sim, Vamos construir uma árvore, 7 Mandamentos Praias de Portugal – Praias Selvagens, Campanhas de Recolha de Resíduos (Rolhas de Cortiça, Tampas de Plástico, Pilhas e Tinteiros) e Desafios do Parque Natural da Madeira Selvagens 40 anos e Lobo – Marinho e visitas de estudo ao Museu da Eletricidade – Casa da Luz, ao Centro de Investigação das Pescas e à Empresa de Cervejas da Madeira No final das sessões foi entregue aos alunos uma pequena lembrança para assinalar este dia, um pin da Floresta Laurissilva – oferta do Parque Natural da Madeira. Texto elaborado pelos alunos do 4.º Ano


Carlota - 1.º Ano Luís Pereira - 1.º Ano

Raquel - 1.º Ano

Hoje, dia 1 de Junho, acordei muito cedo, o relógio marcava sete horas. Levantei-me e preparei-me para ir à escola, pois neste dia, saímos para festejar o Dia Mundial da criança. Da minha escola partiram três autocarros, para os professores, auxiliares e alunos, irem ao Fórum Madeira assistir ao filme “O Gato das Botas”. Foi muito divertido, rimos muito e comemos pipocas. O filme acabou por volta do meio dia. Entretanto fomos para o Terreiro da Luta almoçar e depois passamos a tarde a brincar num campo muito verdinho. Estava uma tarde quente. Por volta das quatro e trinta minutos regressamos à escola. Chegamos cansados e ensonados, mas logo despertamos para saborear a surpresa que foi um gelado. Ao chegar a casa os meus pais, também me deram uma prenda, que gostei muito. Era um puzzle e para o jantar a minha mãe fez-me um miminho Assim foi o meu Dia da Criança.

Liliana - 2..º ano


Adriana - 3.ยบ Ano Juliana - 3.ยบ Ano

Lara - 3.ยบ Ano Margarida - 3.ยบ Ano


Na sexta feira dia 1 de junho nós comemorámos o Dia Mundial da Criança. Neste dia saímos da nossa escola pelas 9h da manhã rumo ao Fórum Madeira para irmos ao cinema. Quando chegámos ao Fórum lanchámos para de seguida assistirmos ao filme: “O Gato das Botas”. Antes de entrarmos na sala de cinema recebemos um pacote de pipocas para comermos durante a sessão. Após a visualização do filme fomos para o Terreiro da Luta onde podemos desfrutar de uma vista lindíssima sobre a Cidade do Funchal, onde almoçámos e brincámos um pouco. Pelas 14h30m saímos do Terreiro da Luta, rumo à zona dos Terreiros, onde brincámos muito, onde explorámos a beleza da paisagem natural do local, lanchámos e passámos momentos verdadeiramente inesquecíveis. Pelas 16h 30m regressámos à nossa escola onde comemos um gelado. Nós gostámos muito deste dia porque foi um dia diferente, repleto de alegria e muita diversão. Texto elaborado pelos alunos do 4.º Ano


Ser Criança é… Brincar sem parar, E a todos contagiar! Ser Criança é… Espalhar alegria, E colher simpatia! Ser Criança é… Viver em união, E em profunda comunhão! Ser Criança é… Ser o centro das atenções, E conquistar corações! Ser Criança é… Respeitar e ser respeitado, E não escolher idade!´ Elaborado pelos alunos do 4.º Ano


Carlota - 1.º Ano

Luís Pereira - 1.º Ano


Quadras SOS Planeta Terra O planeta Terra Tem de ser conservado Como nem todos respeitam O meio ambiente está estragado.

Os climas alteram-se Aproximam-se as secas O planeta Terra sofre E nós andamos às cegas.

O lixo é nos contentores As garrafas no vidrão Cuidar do ambiente É a nossa obrigação Adriana

É preciso ajudar O nosso futuro é incerto O planeta pede socorro Vamos fazer o que é certo. Afonso

Para o planeta Terra salvar Muito empenho tem de haver Muitas árvores vamos plantar Para o problema resolver.

Preservar é o nosso compromisso. Vamos todos separar o lixo O trabalho é reciclar Para o planeta ajudar.

O fogo e a poluição As nossas árvores estão a matar Do planeta Terra elas são o pulmão Vamos todos o ajudar a salvar. Cristiano

O nosso planeta É uma grande beleza Para quê destruí-lo Se nos dá tanta riqueza. Diogo


Quadras SOS Planeta Terra Do nosso planeta Terra Todos devemos cuidar Começando pela natureza Que devemos preservar. O céu é tão azul A Terra é a natureza Cuidarmos sempre dela Para nós é uma beleza. Juliana

A Terra está a sofrer Com tanta poluição Mas é na educação e determinação Que está a solução. A Terra pede socorro Porque o Homem a está a destruir Sem ar puro e água limpa Não podemos resistir! Lutemos todos juntos Para o planeta Terra salvar Enquanto os poderosos desistem Vamos todos nós tentar!

Lara

Se a praia está suja Eu quero ajudar O SOS Ambiente Posso contactar.

O meu planeta pede socorro E eu vou ajudar Vou cuidar da floresta E vou limpar o mar.

Aviso na parede Não vamos adormecer Ligados em rede O planeta vamos proteger. Margarida

Vamos alertar o Homem Para não destruir Quero um planeta verde Bonito para se descobrir. Miguel


Quadras SOS Planeta Terra O planeta em que vivemos Obra criada por Deus Está sem cor e sem brilho Nada é como Ele fez. Se o Homem tem poder Para tanta coisa fazer Olhe bem à sua volta Não deixe o planeta morrer.

Que o ar volte a ser leve E livre da negra fumaça... Nosso pulmão agradece O final de uma desgraça. Que o Homem tome consciência Do mal que está a fazer Pois, cuidar nosso planeta É de todos um dever. Tiago Neves

O planeta azul pede a todos Socorro para quem puder ajudar Pensem que o planeta é de todos Pede que parem de destruir. Não existe respeito pela vida A terra está aficar sem pulmão Com o rosto aflito o planeta grita O Homem não tem coração. Rodrigo


A Freira do Bugio A freira do bugio é uma espécie endémica da Macaronésia. Vive nas Ilhas Desertas, no Ilhéu do Bugio. Os perigos a que a freira do bugio está exposta são: a cagarra que destrói os ninhos, os ratos os coelhos. A freira do bugio nidifica no ponto sul do Bugio, uma das três ilhas Desertas e ocupa lugares de difícil acesso. A primeira eclosão dá-se em meados de setembro. O Parque Natural da Madeira criou um projeto chamado SOS Freira do Bugio, com apoio do fundo social Europeu, para ajudar a proteger a Freira do Bugio. Lara 3.º Ano

Margarida — 3.º Ano

Soraia — 3.º Ano


SOS – Planeta Terra

SOS – Planeta Terra

É importante saber

Vamos todos divulgar,

Que a terra está doente,

É preciso ajudar,

Ajudá-la é nosso dever!

Para o Planeta salvar!

No nosso dia a dia,

O Planeta Terra está doente,

Todos podemos ajudar,

Por isso vamos ajudar,

Adotando comportamentos ecológicos,

Com pequenos gestos,

Para a terra salvar!

Para todos sensibilizar!

Francisca – 4º Ano

Patrícia Isabel – 4º Ano

SOS – Planeta Terra

SOS – Planeta Terra

A terra está doente,

É urgente ajudar

É urgente tomar medidas

Medidas amigas do ambiente,

Para o bem de toda a gente!

É importante adotar!

As Alterações Climáticas,

O Planeta Terra vamos ajudar,

São consequências a chegar,

A poluição combater,

Mas com a ajuda de todos,

Todos somos importantes,

Os seus efeitos vamos minimizar!

Para a Terra não sofrer!

Maria Neto – 4º Ano

Adriana Marisa – 4º Ano


SOS – Planeta Terra Vamos todos alertar, Que a Terra corre perigo,

SOS – Planeta Terra

Que a todos pode afetar!

O Planeta Terra está doente,

Todos somos importantes, Todos podemos ajudar, Todos temos responsabilidades, Para o nosso planeta salvar! Cátia Liliana– 4º Ano

Os efeitos serão problemáticos, E afetarão toda a gente! Todos podemos ajudar, Com comportamentos ecológicos, Todos podemos sensibilizar, Com conselhos pedagógicos!

SOS – Planeta Terra A poluição vamos combater,

Todos podemos ajudar,

Com medidas simples e práticas,

Com comportamentos conscientes,

A Terra deixará de sofrer

Todos podemos ajudar,

Para o Planeta salvar,

Alterando os nossos comportamentos!

É importante consciencializar,

Ana Maria – 4º ano

Espalhando a esperança Que todos podemos ajudar! Francisco Daniel – 4º ano


“Ponyo à Beira-Mar”

Carla - 1.º Ano

Eduardo - 1.º Ano

Raquel - 1.º Ano

Luís Pereira - 1.º Ano Tiago - 1.º Ano


“Ponyo à Beira-Mar” A mãe foi trabalhar numa casa de idosos Mas levou o filho consigo Imaginem que ele levou o peixe num balde Zombaram dele na escola A amiga queria ver o que estava escondido Durante o dia surgiu uma grande tempestade E ficou tudo debaixo de água Bonita era a casa do Suzuke Enclinada sobre as rochas Igual a um castelo sobre o mar Juntamente com a sua mãe Inventaram grandes viagens Num lindo dia apareceu um peixinho Honesto, amigo e que era mágico Os dois tornaram-se amigos para sempre

2. .º Ano

Sara Micaela - 2.º Ano


A nossa escola participou, ao longo do ano letivo 2011/2012, no desafio Regional Pensarápido. O Pensarápido é um jogo que permite aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula num ambiente descontraído e divertido. O Jogo permite ainda comunicar em tempo real com os alunos de outras escolas da RAM. O projeto consiste num ambiente gráfico onde os alunos das diferentes escolas podem interagir (trabalho cooperativo em rede) e podem responder a questões relacionadas com os conteúdos que estão a ser lecionados na componente letiva (curricular).

Criar condições para o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar;

Fomentar o trabalho em rede e dinamizar relações de convívio, camaradagem e respeito mútuo;

Permitir aos alunos acessos a recursos informáticos;

Motivar os alunos através do uso das novas tecnologias contribuindo para a promoção do sucesso

escolar;

Incentivar nos alunos o gosto pelo estudo, promovendo aprendizagens ativas, interessantes e pro-

missoras;

Criar condições de acessibilidade cultural e tecnológico;

Desenvolver um espaço virtual de cariz lúdico-didático;

Utilizar de forma adequada a Língua Portuguesa em diferentes situações de comunicação; Ao longo do ano letivo, e nas várias salas, foram apurados mensalmente alunos para a Final

Regional a realizar-se em junho. A nossa escola conseguiu o apuramento, para a Final Regional, dos seguintes alunos do 4º ano de escolaridade: Francisco Daniel Arraiol Gouveia, Francisca Carvalho Jesus, Ana Maria Baptista Gonçalves da Silva, António José Pires Gouveia e Cátia Liliana Vieira Freitas.


Os alunos: Francisco Daniel Arraiol Gouveia, Francisca Carvalho Jesus, Ana Maria Baptista Gonçalves da Silva, António José Pires Gouveia, Cátia Liliana Vieira Freitas , Patrícia Isabel Vieira e Adriana Marisa Gouveia Caires do 4º ano de escolaridade da nossa escola participaram no dia 12 de junho na final regional do desafio Pensarápido 2011/2012. A final regional deste desafio decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva – Funchal na qual participaram os alunos apurados mensalmente nas várias salas. Os resultados finais desta competição foram os seguintes: Sala de Inglês 1º lugar: Francisco Daniel Gouveia da EB1/PE Clemente Tavares 2º lugar: Ana Maria da Silva da EB1/PE Clemente Tavares Sala de Português 1º lugar: Francisco Daniel Gouveia da EB1/PE Clemente Tavares 2º lugar: Francisca Carvalho Jesus da EB1/PE Clemente Tavares Sala de Matemática 1º lugar: Francisca Carvalho Jesus da EB1/PE Clemente Tavares 2º lugar: Ana Maria da Silva da EB1/PE Clemente Tavares Sala de Estudo do Meio 1º lugar: Francisco Daniel Gouveia da EB1/PE Clemente Tavares 2º lugar: Beatriz Gouveia da EB1/PE da Marinheira Sala Geral 1º lugar: Francisco Daniel Gouveia da EB1/PE Clemente Tavares 2º lugar: Ana Maria da Silva da EB1/PE Clemente Tavares Parabéns aos vencedores deste desafio regional e a todos os alunos participantes, pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do ano letivo.


Copistas

Guilherme e Juliana -3º Ano Miniaturas

passado dia 24 de abril, um grupo de alunos do 3º ano foram ao Centro Paroquial de Santa Cruz para participar nas comemorações do dia mundial do livro, com a Bookzânia. Uma viagem pela evolução da escrita e do livro desde a Antiguidade à Atualidade. Santa Cruz dedicou-se à Idade Média. As nossas crianças puderam ser copistas escrevendo em pergaminhos, miniaturistas decorando iluminuras de letras capitulares e jograis declamando canções de amigo. No

Rodrigo -3º Ano

Adriana-3º Ano

Um dia bem divertido! Tiago Prioste -3º Ano - Canção de Amor -

Tiago Prioste -3º Ano - Declamando uma Canção de Amigo Jograis


ESTÁ TUDO ÓPTIMO é um livro de receitas para crianças. As receitas mais importantes não são as que constam das páginas, mas as que resultam da venda da obra. O dinheiro obtido com esta obra infantil reverte para a associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro.

5 dl Natas Longa Vida 1 Lata de Leite Condensado Nestlé 1 Pacote Smarties

1. 2. 3. 4. 5.

6.

Bata as natas até obter ponto de chantilly (sem açúcar). Adicione o leite condensado e bata muito bem com a batedeira, até obter um creme homogéneo. Leve ao congelador. Para o gelado ficar mais cremoso, retire do congelador, passados cerca de 30 minutos e mexa, para que não cristalize. Volte a colocar no congelador. Repita a operação cerca de 3 vezes. Quando servir, misture os Smarties .


O Principezinho “- Sou uma raposa. Não me cativaram ainda. - Ah! Desculpa, disse o - Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste... principezinho. Após uma reflexão, acrescentou: - O que quer dizer cativar? - Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras? - Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar? - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa criar laços... - Criar laços? - Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um menino inteiramente igual a cem mil outros meninos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... Mas a raposa voltou à sua ideia: - A minha vida é monótona. E por isso eu aborreço-me um pouco. Mas se tu me cativas, a minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros fazem-me entrar debaixo da terra. O teu chamar-me-á para fora como música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado lembrar-me-á de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo... A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe: - Por favor, cativa-me! disse ela. - Bem quisera, disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer. - Nós só conhecemos bem as coisas que cativamos, disse a raposa. Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens já não têm amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. TORNAS-TE ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS!" “

Antoine de Saint-Exupéry


Carla - 1.º Ano - Final do Ano -

André Pré A - As letras abc -

Sara e Liliana —2.º Ano - As minhas Férias -

Ana MAria e Marisa - 4.º Ano - Dia da Mãe -

Juliana - 3.º Ano - Dia da Família -


No 01 de junho de 2012 o site da nossa escola foi destacado, na rubrica, da semana, pois é um desafio lançado ao longo do ano letivo aos coordenadores TIC, que tinham as sua páginas webs atualizadas. A Direção de Serviços Tecnológicos DST considerou que este portal apresenta um conjunto diversificado de informações sobre a organização e gestão do estabelecimento de ensino, bem como múltiplos recursos multimédia destinados aos vários intervenientes da comunidade educativa. O portal da escola já se encontra estruturado com os novos modelos de skins disponibilizados para os sítios Web escolares da RAM, apresentando uma interface simples e apelativa.

JÁ SABES…. Não te esqueças de visitar a nossa página da Internet :

☺http://escolas.madeira-edu.pt/eb1pectavares

http://clementetavares.blogspot.com/ Não te esqueças das regras de Segurança da Internet!!!




Descobre a resposta pelas imagens: 1 – Quanto mais se tira maior fica? R.: 2 – Responde depressa, Não seja bocó, tem no pomar e no seu paletó? R.: 3 – Tem barba e não é homem, tem dentes e Não é gente? R.: 4 – A formiga tem maior que o boi? R.: 5 – Põe-se em cima da Mesa, parte-se e reparte-se, mas não se come? R.:

Respostas: 1—buraco; 2— botão; 3 - alho; 4 - nome; 5 - baralho.





Duas formigas japonesas se encontraram no meio da rua: - Qual o seu nome? - Fu. - Fu o quê? - Fu Miga. - E o seu? - Ota. - Ota o quê? - Ota Fu Miga.

Burrice Irritado com os alunos, o professor lança um desafio. - Quem se considerar burro faça o favor de ficar de pé. Todos se mantêm sentados, até Que o melhor aluno da turma decide levantar-se. - Então quer dizer que você se acha burro? indiga o mestre, indignado. - Bem pra dizer a verdade, não. Mas fiquei com pena de ver o senhor aí em pé, sozinho…


1 – O que é o que é? O que o pernilongo tem Que é maior que o elefante? 2 – O que é o que é? Quem precisa de uma mãozinha para trabalhar? 3 – O que é o que é? O que é que se compra para comer, mas não se come?

5 – O que é o que é?

4 – O que é o que é? Mesmo sendo seu, é mais usado pelos outros?

6 – O que é o que é?

Quem vive passando

O que o lápis disse

Os dentes no cabelo?

para o papel? 7 – O que é o que é? Qual o meio de transporte que nunca faz curvas?

Respostas: 1 – O nome; 2 – Manicure; 3 – Garfo; 4 – O nome; 5 – Pente; 6 – Você vive me desapontando; 7 – Elevador.


Construção fantoches de dedos: imprime, pinta e recorta. Cria as tuas histórias.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.