Villa da Feira 26

Page 98

100

O autor, Alfredo de Oliveira Henriques e Francisco Ribeiro da Silva.

excelente Catálogo Geral do Museu, ao qual o Autor deste deu também a sua importante colaboração. 2- O Autor Mas antes de falarmos sobre o livro de hoje, parece curial que apresentemos o Autor, já que, segundo creio, não será conhecido da maioria dos presentes. Se bem que, os mais atentos ao que se publica sobre a história do nosso Concelho, há muito conhecerão o nome do Doutor Pedro Vilas Boas Tavares, porque há décadas que escreve sobre o antigo Convento dos Lóios da então Vila da Feira. Se não estou equivocado, foi em 1986 que, pela primeira vez, dedicou algumas linhas aos Cónegos Azuis de Santa Maria da Feira na dissertação de cerca de 200 páginas que teve que elaborar

villa da feira 26.indd 100

para a sua Prova de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, prova que durante algum tempo foi obrigatória na transição de Assistente Estagiário para Assistente na carreira de Professor Universitário. Mais tarde, em 1991 escreveu um ensaio que publicou na Revista «Humanística e Teologia» que intitulou A fundação e a construção da Igreja do Convento da Congregação de S. João Evangelista de Vila da Feira. Anos depois, em 1997, voltou ao tema na entrada Lóios que escreveu para o Dicionário de História Eclesiástica de Portugal. Recentemente em 2007, fez uma comunicação oral num Colóquio de Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade (a que pertence e de que é sócio-fundador) a que deu o sugestivo título de Morrer na Feira. Legados, capelas e bens de alma, em que mais uma vez o fundo temático dos Lóios é primordial.

11/10/10 10:54:55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.