Villa da Feira 28

Page 3

Morreu o Senhor Padre Domingos Azevedo Moreira – Abade de Pigeiros. Sentimo-nos felizes por o termos acompanhado tão de perto nos últimos dez anos. O Pároco que tinha a seu cargo as Paróquias de Pigeiros e Guizande. A dedicação com que exercia o seu pastoreio de almas não tinha limites. Nas visitas à sua tão querida Galícia, partíamos às 6 horas para assegurar o regresso atempado ao cumprimento das suas responsabilidades, pois antes das 17 horas queria estar em Pigeiros. As suas homilias, a sua simplicidade, o amor que votava às suas causas faziam-nos ver nele um peregrino entre os homens semeando amor. As refeições, que ele próprio preparava, eram de uma extrema frugalidade, de quem apenas se alimentava o estritamente necessário a viver. O sábio e erudito, o incansável investigador impressionava pelo muito que escrevia, pelos aditamentos que colava nos seus escritos, por vezes mais extensos que o texto inicial. Quantas dezenas de milhares de páginas terá manuscrito? As línguas que dominava, latim, grego, galego, espanhol, francês, italiano, alemão… evidenciam a sua sede de conhecimento e ler os textos na língua original. Vimo-lo encomendar a D. Hernando Xantada um livro do Século XIV, versão em Latim, pois queria confrontar com a edição em espanhol que já possuia e verificar se a tradução estava certa.

Na última viagem à Galicia, consciente da doença que o minava, admitia, porque conhecia casos semelhantes, que poderia ainda viver 20 anos e fazia projectos, entre eles o de uma exposição dos seus livros especiais. O Livro que nos entregou e que vamos editar na Colecção Santamariana, como preito de Homenagem ao seu incansável tradutor e porque a sua publicação fraccionada na Villa da Feira se prolongaria excessivamente no tempo e o Tempo não nos pertence. Que maravilhoso ouvi-lo. Que nos perdoe o só querermos escutá-lo, o abordarmos assuntos só para termos o prazer de o ouvir dissertar durante horas, apenas interrompidas por curtas paragens. Nosso sócio honorário, que assistiu ao lançamento do 1º número da Revista e… seguiu para a Biblioteca Municipal. Nosso colaborador desde o nº1, de forma ininterrupta, quantas vezes com dois artigos no mesmo número, e cuja colaboração se vai prolongar por vários volumes. Mas um título lhe pertence e com muita honra e saudade reconhecemos: O de Colaborador Campeão da Villa da Feira, Terra de Santa Maria, que evocaremos na sua sepultura todos os 8 de Abril enquanto houver memória e gratidão nos nossos corações.

Liga

dos Amigos da Feira

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.