__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

R

A Revista de Lauro de Freitas e Região

Ano 23 Edição 270 | Julho 2021 arquiVo depositphotos

SACOS PLÁSTICOS

Resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente lei municipal prevê distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis pelo comércio de lauro de Freitas

MODA & BELEZA Nova seção da revista Vilas Magazine

TUDE CELESTINO 100 anos do poeta de Ipitanga


Registros & Notas

Globo Instrumentos agora é

GUITA RED INSTRUMENTOS MUSICAIS Quem toca algum instrumento, seja de forma amadora ou profissional, com certeza já deu uma passadinha pela Globo Instrumentos, localizada no Centro de Lauro de Freitas. De ‘palhetas’ à instrumentos diversos de sopro, corda e percussão, é possível encontrar no local de tudo um pouco, além da simpatia e todo o conhecimento do casal José Arnaldo e Denise (foto). Mas depois de quase 20 anos de atuação, chegou o momento de renovar e a partir deste mês a loja apresenta aos clientes uma nova identidade visual: a Globo Instrumentos passa a se chamar Guita Red. O empresário José Arnaldo explica que a nova identidade visual vai trazer ainda mais conforto para os amantes da música. ‘Guita’ significa corda fina, fazendo uma referência ao som de alguns instrumentos; e ‘Red’, vermelho em inglês, embeleza e dá o tom de modernidade aos instrumentos musicais. A união dos dois reforça a nossa essência enquanto empresa e o que propomos entregar aos nossos clientes”, assegura José Arnaldo. Av. Amarilio Thiago dos Santos, 67. Centro. Lauro de Freitas. Tel.: 3378-1306 @globoinstrumentosmusicais

onu exibe em genebra projeto da pedagoga rosangela accioly Produção pode ser visualizada em https://www.youtube.com/watch?v=yirua9isK2Y&t=6s

Vencedor do prêmio nacional do Instituto Arte na Escola, o projeto “África aqui, acolá. África em todo lugar!”, desenvolvido pela pedagoga rosangela accioly , foi exibido em junho, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Accioly é professora do quadro da rede municipal de Lauro de Freitas desde 2009. Rosangela Accioly (foto) conta que o projeto é resultado das pesquisas para o mestrado na Uneb, mas também foi desenvolvido na Escola Municipal Loteamento Santa Júlia, no bairro da Itinga, onde leciona para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O projeto foi pensado para transmitir, de forma lúdica, conteúdos complexos para as crianças, a partir do que preconiza a Lei 10.639 – que estabelece as diretrizes sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.

2 | Vilas Magazine | Julho de 2021

A professora, artista plástica, ambientalista e cidadã laurofreitense débora Fontes palmeira, participa, como convidada, com outros 14 artistas de diversas nacionalidades, da exposição “Arte e Mar”, que acontece a partir do dia 13, no Museu da Marinha em Lisboa. Dois trabalhos da artista estarão em exposição denunciando mazelas que vem ocorrendo nos oceanos. “Por exemplo, passamos a adotar linguagens artísticas para abordar diversos temas, como a escravização dos povos africanos”, explica a professora. “O diferencial do projeto foi o formato utilizado para falar dessas questões”, continua. O trabalho também tem como objetivo enaltecer a contribuição das civilizações africanas para a humanidade, para que as crianças pudessem ter referências positivas de seus ancestrais. “Para isso, tivemos parcerias, com a Uneb, com a embaixada da Nigéria e com a Orquestra Sinfônica da Bahia, que levou à escola uma camerata para apresentar músicas de Pixinguinha, cuja obra já havia sido trabalhada com os alunos”, detalha.


Julho de 2021 | Vilas Magazine 3


Registros & Notas tramita na alba projeto para coibir violência doméstica através do Código Sinal Vermelho

tude celestino de souza

A proposta de criação do Programa de Cooperação e Código sinal Vermelho começou a tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia, com o apoio da deputada Mirela Macedo e da bancada feminina. A proposta está prevista na Lei Maria da Penha e tem o objetivo de ajudar mulheres em situação de violência, em especial a violência doméstica e familiar. O programa normatiza o código “sinal vermelho”, em que a mulher poderá manifestar que está sob risco ao expor “a mão com uma marca em seu centro, na forma de um ‘x’, feita preferencialmente com batom vermelho e, em caso de impossibilidade, com caneta ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrada com a mão aberta”, como está expresso no caput do Art. 1º. O protocolo básico, expresso no Art. 2º, consiste “em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, conforme descrito no parágrafo único do Art. 1º, o atendente de farmácias, repartições públicas e instituições privadas, portarias de condomínios, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, lojas comerciais, administração de shopping center ou supermercados proceda a coleta do nome da vítima, seu endereço ou telefone, ligando imediatamente para o número 190 (Emergência – Polícia Militar)”.

O Instituto atitude celestina - iac, em parceria com o Colégio Paraíso e a Rede Lauro Criativa apresentaram em 25 de junho uma live sarau em celebração aos 100 anos de tude celestino de souza, o Poeta de Ipitanga. Nascido em 25 de junho de 1921, o poeta foi criado em Ilhéus e migrou, ainda jovem, para o então distrito de Ipitanga, na capital, para atuar na construção da Base Aérea de Salvador. Radicado na antiga Freguesia de Santo Amaro do Ipitanga, ao longo de sua vida poética, firmou-se como ilustre cidadão local por promover grande agitação cultural e congregar diversos expoentes da poesia baiana e nordestina em torno de si. Homenageado com o Prêmio Nacional de Poesia Tude Celestino, participou ativamente das inúmeras edições do festival A Noite do Poeta, realizado no antigo Cine Teatro de Lauro de Freitas, que, há muito, aguarda sua redenominação como Centro de Cultura Tude Celestino - CCTC, em justo reconhecimento pelo vulto de sua obra e trajetória ideológica. Além de baluarte da cultura local, Tude é considerado precursor da noção de Identidade Ipitanguense como dispositivo de reparação da memória e pertenças ancestrais no território do atual município de Lauro de Freitas, pela coerência em recusar o título de cidadão laurofreitense e se autodeclarar ipitanguense, em resistência à atribuição do topônimo oficial, à época da emancipação política (1962). Ainda que acometido pela cegueira decorrente do diabetes, esteve sempre em plena atuação literária até seu falecimento em 21 de julho de 1989. Diversa, a poesia tudina é marcada pela referência ao amor e à boemia, sobretudo nos sonetos, mas também guarda um forte traço sertanejo, permeado de referências do cordel, repentes e cantorias. Autor da emblemática trilogia poética O Ás de Ouro, Tude Celestino de Souza foi declarado pelo poeta, jornalista e jurista Jehová de Carvalho como “um ente sagrado de impossivel repetição”. A live 100 anos do Poeta de Ipitanga deu início às celebrações pelo centenário de Tude Celestino.

lauro de Freitas registra saldo positivo na geração de empregos Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Lauro de Freitas lidera o ranking das cidades que mais geraram empregos formais na Bahia durante o mês de abril. Nesse período, de acordo com o Ceaged, o município registrou um saldo positivo de 2.058 empregos gerados. O resultado, apontado como promissor, é calculado a partir das 4. 717 admissões e 2.659 desligamentos no mesmo período e do acumulado dos três primeiros meses de 2021 com o saldo positivo de 2.875 novos postos de trabalho.

4 | Vilas Magazine | Julho de 2021

100 anos do poeta de ipitanga


YaYá: 100 anos de uma jovem dama do berço do samba de roda Poucos a conhecem, exceto a família, pelo nome de Antônia Oliveira de Jesus. Mas quando se cita Yayá, vem de pronto a jovialidade e alegria contagiante dessa filha de Bom Jesus dos Pobres, reduto do autêntico samba de roda da Bahia. Yayá inaugurou os três dígitos na idade, em 13 de junho. O que era para ser uma festa do arromba, pelos 100 anos da matriarca, se resumiu a uma restrita reunião de família, devido os cuidados com a pandemia que assola o mundo. Logo cedo se mudou para Bom Jesus dos Passos, para uma fazenda do pai. Aos 12 anos veio para Salvador, morar no bairro da Ribeira, para estudar no colégio Santa Bernadete, no Largo da Madragoa. Moça formosa, gostava de ir assistir a chegada e partida dos hidroaviões que amerrissavam no Porto dos Tainheiros, Ribeira de Itapagipe, em frente ao Solar Amado Bahia. No bairro conheceu o santoantoniense Anacleto Bispo de Jesus e com ele casou na Igreja da Conceição da Praia. O marido e o sogro foram donos de armazém na Ribeira (os armazéns, ou “vendas”, eram pequenos mercados de conveniência dos bairros, antes do surgimento dos supermercados). Yayá é mãe de 4 filhos, avó de 4 netos e bisavó de 5 bisnetos, mora em Vilas do Atlântico, com a filha Alzenir e o genro, Jaime de Moura Ferreira.

lauro de Freitas adere ao bahia estado Voluntário A Prefeitura de Lauro de Freitas se cadastrou em junho como idealizadora de projeto no programa bahia estado Voluntário, plataforma eletrônica que traz como proposta incentivar o voluntariado no estado. O programa, desenvolvido pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, busca intermediar o contato entre entidades públicas e privadas e os cidadãos que pretendem realizar trabalhos voluntários. Podem se cadastrar no programa, os órgãos estaduais, ONG’s, entidades privadas e voluntários maiores de 18 anos. São diversas as áreas de atuação que a pessoa pode escolher. Interessados devem acessar o site www. estadovoluntario.ba.gov.br, e preencher um cadastro, no qual deverão registrar os dias e horários disponíveis para a realização de seus trabalhos, além das áreas de atuação nas quais tenha interesse em participar. Os gerentes dos órgãos e entidades e das instituições privadas, responsáveis pelos projetos, vão monitorar e avaliar os voluntários. A coordenadora do programa, Kátia camilo (foto), veio a Lauro de Freitas para apresentar a ferramenta e reassaltou a importância de fomentar a participação dos cidadãos em projetos sociais de voluntariado. Julho de 2021 | Vilas Magazine 5

galeria concept Por 25 anos, o empresário sotero avelar, um apaixonado por arte, dedicou parte do seu tempo e renda para adquirir quadros de artistas da América do Sul, principalmente brasileiros. O que parecia ser um hobby, passou a se configurar como algo mais envolvente. As paredes de sua casa e do escritório ficaram pequenas para abrigar tantas telas e o amor pela arte se transformou em negócio. Daí para o nascimento da galeria concept foi um pulo. Instalada em Vilas do Atlântico, detentora de um acervo com mais de 450 peças exclusivas, entre telas, esculturas, vasos, móveis antigos, arte “Nossa missão sacra e relógios de parede, o é levar a arte espaço reúne peças de extre- para todos, de mo bom gosto, compatíveis a forma autêntica valorizar e enobrecer a deco- e acessível” ração de ambientes com dife- Sotero Avelar. rentes estilos. Cada peça do acervo guarda histórias de seus criadores, artistas renomados, como os baianos Leonel, Adailton Pereira e Menelaw Sete, o argentino Angel Cestac, além de quadros e gravuras atribuídos a Caribé e à Ademar Martins. galeria concept av. Praia de Pajussara, 11. Shopping Belvedere Center, térreo. Tels.: (71) 3508-3068, 9 9709-6401. @galeriaconcept contato@galeriaconcept.com


Registros & Notas

ParQUE ShoPPING BahIa: crescimento e variedade de lojas para toda f amília

D

esde sua reabertura, em julho do ano passado, o parque shopping bahia já inaugurou mais de 50 lojas, mostrando que, mesmo com a crise gerada pela pandemia, o empreendimento é visto como um grande potencial de atração de público. Apenas em 2021, o PSBA inaugurou mais de 10 operações, dentre elas grandes inaugurações como rihappy , torre de pizza, casas bahia, drogasil e Via paris barbearia. “Fizemos a nossa parte para dar segurança ao mercado que continuaríamos sendo uma boa opção de investimento. A resposta tem sido positiva, mostrando a confiança dos lojistas no empreendimento, no crescimento do shopping e da região para os próximos anos”, afirma Thiago Cunha, superintendente do shopping.

O shopping já conta com mais de 164 operações em funcionamento, dentre elas marcas como outback , Fivesport bar, smart Fit, nagem, petz, riachuelo, americanas, Kalunga, Magazine luiza, hiperideal, entre outras. lazer para toda FaMÍlia Mais que um centro de compras, o parque shopping bahia é também um hub de lazer e entretenimento para toda a família. O empreendimento conta com uma Alameda Gourmet com cinco operações diferentes, além do complexo esportivo arenas evo, com a escolinha de futebol do psg e aulas de futevôlei do Team águia.

parceria entre sebrae e pref eitura pretende viabilizar cursos profissionalizantes para o segmento empresarial da cidade O aprimoramento da gestão dos negócios e a adaptação a um novo cenário econômico estão entre os aprendizados que serão disponibilizados aos micro, pequenos e médios empresários do município. Em reunião realizada em junho, entre representantes do sebrae e integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE), foram apresentadas soluções para diver-

6 | Vilas Magazine | Julho de 2021

sos segmentos, como o Renova Varejo, que disponibiliza consultorias com especialistas em marketing e vendas, além do Sebraetec, consultoria de inovação e tecnologia para garantir mais agilidade e menor custo para as empresas. “Em meio às incertezas impostas pela pandemia é necessário que os empresários estejam preparados para lidar com períodos de instabilidade e o novo mercado, que é o grande desafio

alaMeda gourMet Para os pequenos, o Magic games, que tem mais de 7 mil m², tem diversas atrações, como jogos de corrida, de basquete, air hock ey , carrossel, barco Vik ing, telecombate, auto-pista, trenzinho, trilha dos dinossauros e muitos outros. “Estamos criando uma experiência nova para a região. A ideia é cumprir, dia a dia, a promessa que fizemos de ser um shopping de um novo tempo. Mantendo o conforto, a segurança e a atratividade para toda a família”, resume Marcus Aguiar, gerente de Marketing.

da retomada”, explicou, no encontro, a gestora da agência do Sebrae em Lauro de Freitas, shirlei santos. Para o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da SME, Tuffi júnior, a parceria entre Prefeitura e Sebrae ainda vai além. “O Sebrae se propõe ainda a qualificar a mão de obra dos servidores da gestão municipal, que vão receber treinamentos específicos para melhorarem o atendimento aos pequenos, médios e micro empresários que procuram a Prefeitura para abertura ou regularização de suas empresas”.


Julho de 2021 | Vilas Magazine 7


q CIDADE

lei municipal prevê distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis thiara reges | Freelance para a Vilas Magazine

U

ma tarefa doméstica de todos os meses, fazer as compras de supermercado, além de gerar cansaço, irritação com as filas e frustração com o dinheiro que rende cada vez menos, provoca também a circulação de milhões de sacolas plásticas. Segundo dados divulgados pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em 2019 o Brasil foi o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Em média, cada brasileiro é responsável por 1 kg de lixo plástico por semana, gerando um montante de 1,3 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. E a tendência, infelizmente, é de crescimento desses números. É que desde o início da pandemia, em março de 2020, o comportamento de consumo do brasileiro mudou e os gastos em aplicativos de entrega de comida como iFood, Rappi e

Uber Eats, cresceu 149% entre janeiro e dezembro de 2020, como revela pesquisa realizada pela startup Mobills. Em Lauro de Freitas, a lei n° 1927, publicada na edição de 5 de fevereiro de 2021 do Diário Oficial, tenta mitigar o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente local. O texto dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento gratuito de sacolas aos consumidores, desde que fabricadas com material biodegradável. Ainda segundo o texto, a lei entrou em vigor de imediato, com multa de 1% do faturamento mensal do comércio em caso de descumprimento. A primeira tentativa de tirar as sacolas plásticas de circulação no município aconteceu em outubro de 2019 quando a então vereadora Mirian Martinez conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores o projeto de lei que proibia a distribuição e a venda de sacolas plásticas para acondicionamento de mercadorias em estabelecimentos comerciais de Lauro de Freitas (confira reportagem completa na edição nº 250, de novembro de 2019, disponível em nosso site - www.vilasmagazine.com.br ). Mas a lei não chegou a ser sancionada. Quanto ao cumprimento da lei em vigor, ao longo de todo o mês de junho, “Foi regulamentada uma lei que neste momento não pode ser aplicada pelo fato da indústria não ter capacidade produtiva, em virtude da pandemia”. Josué Telles, presidente da Federação das Redes de Negócios Multissetoriais

8 | Vilas Magazine | Julho de 2021

a redação da revista Vilas Magazine tentou contato com a Secretaria de Meio Ambiente – SEMARH, para esclarecer dúvidas sobre quais impactos devem ser mitigados com essa lei, quantidade média de lixo produzido pela população local, além de informações quanto ao período de adequação dos comerciantes e o órgão responsável pela fiscalização, mas até a data de fechamento desta edição (28/6) não obtivemos respostas. Na outra ponta desse iceberg, o empresário supermercadista Josué Telles, presidente da Federação das Redes de Negócios Multissetoriais, destaca que não houve cuidados por parte da gestão municipal em alinhar esta demanda junto aos empresários do setor. “Foi regulamentada uma lei que neste momento não pode ser aplicada pelo fato da indústria não ter capacidade produtiva, em virtude da pandemia. As embalagens biodegradáveis, são mais caras e um dos motivos é a produção em baixa escala. O comércio, comprando embalagens mais caras, a conta sobra para o consumidor final pagar esse custo a mais. Não seria mais simples trabalhar essa problemática, junto às indústrias? Estipular um prazo para a virada de chave e a partir daí proibir a produção? O comércio cumpriria a lei de forma natural e sem transtornos”, frisa. De forma geral, os grandes supermercados, sejam varejistas ou atacadistas, distribuem ou vendem sacolas, porém não dos materiais indicados na nova lei municipal. Alguns disponibilizam caixas de papelão que podem ser usadas pelos clientes em compras para acomodar os produtos adquiridos; além disso, também são vendidas sacolas retornáveis de material reciclado. sinais de MudanÇa Apesar do ritmo de produção de biodegradáveis ser ainda muito pequeno para a demanda do país, a engenheira Continua na página 10 u


Julho de 2021 | Vilas Magazine 9


q CIDADE

u Continuação da página 8

de Produção, Manuella Andrade Swierczynski, destaca que o esforço é válido. “Sacolas de plástico podem levar entre 400 a 1.000 anos para decompor, e viraram símbolo de problemas causados pela poluição por plástico. Os biodegradáveis tem tempo de decomposição muito menor ao dos sacos plásticos comuns: cerca de 18 meses. Uma redução expressiva”, declara. Mestra em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e voluntária em ações sociais de preservação ao meio ambiente em Lauro de Freitas, Manuella complementa que apesar da cidade não possuir dados específicos quanto ao volume de resíduos plásticos lançados no meio ambiente, os dados nacionais dão uma

Bio o que? PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL Feito com materiais capazes de decompor sob determinadas condições de luminosidade, temperatura e umidade. PLÁSTICO OXIBIODEGRADÁVEL Recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe em até seis meses. Não atende às normas técnicas nacionais e internacionais, portanto, não é biodegradável. No final de todo processo de decomposição ainda ficam resíduos semelhantes a um pó que pode parar em rios, lagos e no mar. Isso significa que nossa geração poderá beber involuntariamente plástico oxibiodegradável misturado à água! E mais: os fragmentos podem ser ingeridos por animais silvestres e animais de criação nas fazendas, causando sérios danos econômicos e ambientais. PLÁSTICO VERDE É o polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar. Além de ser de origem renovável, ele é 100% reciclável e não contribui para o aquecimento global. PLÁSTICO RECICLADO Produzido a partir do processo de reciclagem de outras embalagens, como embalagens de alimentos, sacarias em geral, sacolas, entre outros. É uma forma ecologicamente correta para contribuir com o meio ambiente.

“Sacolas de plástico podem levar entre 400 a mil anos para decompor, e viraram símbolo de problemas causados pela poluição por plástico. Os biodegradáveis tem tempo de decomposição muito menor ao dos sacos plásticos comuns: cerca de 18 meses. Uma redução expressiva”. Manuella Andrade Swierczynski, engenheira de Produção, Mestra em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e voluntária em ações sociais de preservação ao meio ambiente.

boa noção do tamanho do problema. “Estudo realizado pela Fundação Heinrich Böll, publicado em janeiro deste ano, aponta que o Brasil recicla apenas 1,28% do lixo plástico consumido no país. Desse percentual, cerca de 90 a 170 mil toneladas de plástico vão parar no oceano, agravando ainda mais os problemas ambientais. Além disso, a pandemia de Covid-19 fez com que o consumo de plástico aumentasse, seja pela facilidade do delivery, quanto pela necessidade do uso de materiais hospitalares, como máscaras e luvas”. Segundo o Atlas do Plástico, cada paciente com Covid-19 gera 7,5 kg de lixo hospitalar por dia. Na lei municipal que entrou em vigor este ano, está descrito que as novas sacolas devem ser biodegradáveis, oxibiodegradáveis, polietileno verde ou sacola plástica reciclada (confira no quadro ao lado as particularidades de cada produto). Uma forma da população identificar se a embalagem plástica segue esta indicação é pela simbologia internacional: três setas circulares, indicando que o material é reciclável. Cabe um destaque também para o bioplástico, produzido através de fontes renováveis, como frutos do mar e produtos da agropecuária, como milho, laranja e mandioca. Mas apesar de alguns bioplásticos serem até comestíveis, a exemplo da fécula de mandioca, nem todos se classificam como biodegradáveis. Dependendo do método de produção, esses elementos provenientes da natureza se transformam em novos componentes químicos, dificultando o consumo pelos micro-organismos. Apesar de ser uma gota no oceano, das 359 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente no Brasil, apenas 1% é bioplástico, a alternativa vem se popularizando, já sendo utilizada por grandes redes de delivery. Manuella complementa que as sacolas biodegradáveis podem e devem ser reutilizadas nas atividades domésticas, como a coleta de lixo de banheiros, cozinhas, etc., além da possibilidade de serem recicladas, se armazenadas corretamente e encaminhadas para coleta seletiva. “Em Lauro de Freitas temos ecopontos espalhados pela cidade, além de cooperativas de catadores bem organizadas que podem fazer excelentes parcerias com os condomínios da cidade, que já possuam um sistema de organização definidos. Seria um ponto de partida promissor para toda a sociedade”, declara. Continua na página 12 u

10 | Vilas Magazine | Julho de 2021


FOTO | ANDRÉ FOFANO

DE GRÃO EM GRÃO, POR UM MUNDO MELHOR! AGORA NA SUA CASA!

Fundado em 1974, o Grão continua transformando vidas, no coração de Vilas do Atlântico, através de uma alimentação saudável! Av. Praia de Itapuã, nº1341 - Vilas do Atlântico (71) 99154-0824

(71) 3369-1874

vivaogrão

Delivery! Julho de 2021 | Vilas Magazine 11


q CIDADE

u Continuação da página 10

consuMidores Mais conscientes O problema é grande e não será resolvido do dia para a noite, mas sem dúvida, mesmo as pequenas ações individuais dos consumidores, geram resultados positivos. Adote pequenos hábitos, como voltar aos tempos de nossas mães e avós e levar um carrinho de compras retornável ou sacolas de algodão ou palha, e até acomodar as compras em caixas de papelão, muito comum em mercados que vendem também no atacado; se você já faz isso, tenha certeza, não está sozinho. Pesquisa encomendada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela ONG Oceana, apontou que 72% dos consumidores de aplicativos de entrega querem receber seus pedidos com embalagens biodegradáveis. Dos que participaram da pesquisa, 15% ressaltaram inclusive que já deixaram de usar o serviço de entrega por estarem incomodados com a quantidade de plásticos usados pelos estabelecimentos. A pesquisa faz parte da campanha #DeLivreDePlástico, lançada em dezembro de 2020, e liderada pelas duas organizações. Outra frente de conscientização muito forte no país é o Menos 1 Lixo, que propõe o empoderamento de cada indivíduo, com informações de como cada um pode mudar o mundo com pequenos gestos. O projeto nasceu em 2015 e foi fundamental para a aprovação da lei que proíbe o uso de canudos plásticos em bares, restaurantes e lanchonetes no Rio, primeira cidade do país a adotar a lei, que hoje já é aplicada em mais de 30 cidades brasileiras, inclusive em Lauro de Freitas (Lei nº 1.793/2019, aprovada, sancionada e publicada no Diário Oficial do Município em 13/6/2019. Confira mais informações em nosso site ou na edição nº 246, julho de 2019). Manuella Swierczynski frisa que a despeito do aspecto ecológico, a discussão em torno das sacolas plásticas perpassa por outras esferas, seja no tocante à necessidade do consumo consciente, seja no que diz respeito à garantia dos direitos do consumidor. “Se pensarmos em um cenário ideal, o ideal é não usar essas sacolinhas plásticas, e mesmo se as sacolas biodegradáveis não estiverem disponíveis em lojas e supermercados, os consumidores podem colaborar mudando os hábitos, como recusar as sacolinhas plásticas oferecidas nos estabelecimentos; usar sacolas que não são descartáveis, como as de algodão, TNT, palha, ráfia, material reciclável, tecidos diversos, entre outros; utilizar um carrinho de feira ao fazer compras; e colocar as compras em caixas de papelão para levar no porta-malas do carro”, concluiu.

nosso olhar para a sustentabilidade nossos assíduos leitores já perceberam que desde abril de 2020 as edições impressas da revista Vilas Magazine, não estão mais sendo embaladas em sacos plástico. a medida anteriormente adotada, tinha como objetivo garantir que os leitores recebessem os exemplares intactos, protegidos dos efeitos do clima, a exemplo de chuva, quando entregues nas residências. Mesmo com a força desse cuidado, deixar de utilizar os sacos plásticos significa evitar que milhares de saquinhos cheguem ao meio ambiente. atualmente, em virtude da pandemia, nossa tiragem mensal diminuiu para 20 mil exemplares/mês. São 20 mil saquinhos plásticos a menos por mês descartados no meio ambiente. Cada pequena ação faz diferença no resultado final. Estamos fazendo a nossa parte.

12 | Vilas Magazine | Julho de 2021

ProjETo IlhaS: “Não sei por quanto tempo mais consigo manter o projeto funcionando”. Professor henrique Moitinho. Moreno Sesti | Freelance para a Vilas Magazine Com supervisão de Thiara Reges

O

Projeto Socioambiental Ilhas, criado pelo professor Henrique Moitinho, vem encontrando dificuldades de se manter, até por conta das restrições impostas pela pandemia. O projeto, pioneiro no município de Lauro de Freitas, atua há 15 anos com inclusão social e geração de renda, através de cursos gratuitos de capacitação digital, compartilhando com centenas de jovens noções de informática e eletrônica, além de espalhar a semente da preservação ambiental e coleta seletiva de lixo eletrônico. Ao longo desses 15 anos, foram coletadas mais de 28 toneladas de lixo eletrônico e aproximadamente três mil alunos fizeram pelo menos um dos cursos oferecidos pelo projeto, que possui um público bem diversificado. Cada um desses alunos fica responsável também por compartilhar o conhecimento que adquiriram com suas comunidades, multiplicando assim a essência do projeto. Com as restrições impostas pela pandemia, o projeto vem perdendo força ao longo do último ano. Dos oito ecopontos espalhados pela cidade sobraram apenas um, que fica na sede da SALVA (ao lado da entrada do Parque Ecológico), em Vilas do Atlântico. Para complicar ainda mais a situação, o contrato que garantia o apoio financeiro, compartilhado há anos com a Prefeitura, se encerrou em 2020, não sendo renovado para este ano. O professor Henrique Moitinho tira do seu


Professor henrique Moitinho próprio bolso os R$ 3.600 que fazem o projeto continuar andando sozinho desde o início de 2021. “Sonho com esse projeto todos os dias. Quero que todo mundo se conscientize sobre o problema ambiental do lixo eletrônico e poder fazer isso ajudando as pessoas a se capacitarem e gerarem uma fonte de renda para suas famílias, é ainda mais gratificante. Dou minha vida por esse projeto. Tiro do meu bolso esse dinheiro, mas não vou conseguir ficar assim por muito tempo”, desabafa Henrique Moitinho. Empresas e também pessoas físicas podem ajudar a manutenção do Projeto Ilhas. Para conhecer mais as ações do projeto e ajudar, interessados podem acesse o site www.projetoilhas.com.br

“O curso de informática abriu as portas para meu primeiro emprego. E antes disso, me ajudou financeiramente com a venda das peças dos materiais. Sou muito grata ao Projeto Ilhas por me trazer, ao mesmo tempo, tanto conhecimento e consciência social”. Suzana Kelly, estudante de 20 anos, uma das alunas que passou pelo Projeto Ilhas.

“Terminei o curso aos 12 anos. Isso foi fundamental para meu currículo, pois me desenvolvi até a parte avançada do curso de informática. Hoje sei trabalhar com Excel, Corel Draw e outros programas avançados. Aprender cedo fez toda a diferença pra mim”. O Projeto Ilhas também ajuda crianças a desenvolverem suas habilidades desde cedo. Cleiton Carvalho, hoje com 19 anos, é um exemplo disso.

Drive-thru ecológico troca doação de alimentos por mudas de árvores nativas

F

ortalecendo ainda mais a relação meio ambiente e solidariedade, o projeto Sementes do Amanhã realiza, dia 24 de julho, um drive-thru ecológico solidário, com a troca de um quilo de alimento por uma muda de árvore nativa. A meta do projeto é distribuir ao todo 500 mudas, arrecadando ao menos 500 kg de alimentos que serão doados para a ACCABEM e famílias carentes do Quingoma. O projeto Sementes do Amanhã é desenvolvido pelos estudantes da Escola Municipal Capiarara, em Areia Branca, com coordenação do professor Antônio Cláudio. As atividades começaram em maio com o plantio de cem mudas de espécies nativas, que as crianças receberam para plantar em suas residências ou em áreas próximas e, com o apoio das famílias, acompanhar o desenvolvimento de cada árvore.

“A ideia do projeto é proporcionar um contato direto das crianças com a terra, para criar nos pequenos uma consciência sobre a importância da preservação ambiental, não só da flora, Continua na página 14 u

Julho de 2021 | Vilas Magazine 13


q CIDADE

q REGIÃO

u Continuação da página 13

l pref eito sanciona lei que institui o Programa invista em camaçari

mas da fauna e dos demais elementos que fazem parte do ambiente natural”, explica o professor Cláudio. Interessados em colaborar com o projeto, podem se dirigir a um dos pontos de coleta: no Centro de Lauro de Freitas, na praça Martiniano Maia, em frente ao Pé de Oiti, ou em Vilas do Atlântico, próximo ao Parque Ecológico. “Cada pessoa pode levar um quilo de alimento não perecível (como arroz, feijão, macarrão, farinha, leite, entre outros), e trocar por uma muda de espécies nativas, frutíferas e exóticas. Além de ajudar pessoas que estão precisando muito de assistência neste período de pandemia, também ajudam a preservar o meio ambiente e promover o aumento da arborização em nosso município”, declara o professor Antônio Cláudio. O drive-thru ecológico solidário é uma realização da Prefeitura de Lauro de Freitas, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente - SEMARH, INEMA (APA Joanes Ipitanga), com o apoio da Revista Vilas Magazine.

pref eitura instala novos radares em locais com alto índice de acidentes

C

om base em estudos visando coibir o excesso de velocidade, novos radares foram instalados entre as avenidas Santos Dumont, Dois de Julho e Rua Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas. A velocidade máxima permitida na Av. Santos Dumont é de 60 km/h, e na Gerino de Souza Filho e na Dois de Julho, 50km/h. Segundo o superintendente da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Smith Neto (foto), técnicos da Settop realizaram estudos para verificar os locais onde havia necessidade de implantação dos radares levando em conta índice de acidentes e média de registro de velocidade. “Infelizmente, nestes pontos houve aumento de casos de acidentes por excesso de velocidade que não conseguimos coibir com blitze, porque algumas infrações como rachas ou pegas acontecem na madrugada. A implantação destes equipamentos acontece após o esgotamento de recursos e com a constatação de que continuam ocorrendo acidentes de trânsito naquele local”, esclarece. 14 | Vilas Magazine | Julho de 2021

Os aparelhos fiscalizam as velocidades regulamentadas na rua Gerino de Souza Filho, próximo a igreja Assembléia de Deus, e outro próximo ao condomínio Casas do Bosque; na av. Dois de Julho, um equipamento opera atrás do Restaurante Popular; na av. Santos Dumont (BA-099), são dois no km 1,4 (em ambos os sentidos); dois no Km 4,5 (em ambos os sentidos) e dois no Km 6,1 (em ambos os sentidos). Smith Neto esclarece que a implantação dos novos pontos de radares objetiva proporcionar um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas. “A fiscalização eletrônica é um aliado que auxilia no cumprimento das leis de trânsito, inclusive dos limites de velocidade”.

O prefeito Elinaldo Araújo sancionou a lei nº 1.672, de 21 de junho de 2021, que institui o Programa Municipal de Atração, Manutenção e Ampliação de Investimentos para o Desenvolvimento de Camaçari – Invista em Camaçari. O documento foi publicado na edição 1.691, de 21 de junho, do Diário Oficial do Município. O programa visa sistematizar e modernizar o tratamento dos incentivos fiscais no âmbito municipal, tornando a legislação mais moderna e acessível aos interessados, contribuindo para uma ação bem estruturada e menos burocrática por parte da administração pública, no contexto de atração e manutenção de investimentos no município. A lei ainda propõe medidas de benefício fiscal e econômico, como a isenção, total ou parcial, de tributos e sobre as taxas incidentes sobre o processo de aprovação e instalação dos projetos econômicos.

l construtora MrV sensibiliza vizinhança em Vila de abrantes Quem vive em grandes cidades já conhece os problemas causados pelo vandalismo em espaços públicos e privados. De pichação a equipamentos danificados, a ação dessas pessoas gera ônus para governos municipais, empresas e, sobretudo, para a população que perde em lazer e infraestrutura. A construtora MRV promove uma ação de comunicação direta com os pichadores que passam pelos arredores das obras de seus empreendimentos pelo país: doa cestas básicas para entidades e comunidade da vizinhança dos empreendimentos, caso seus muros continuem limpos. A empresa realiza essa ação há pelo menos 10 anos pelo Brasil e há três anos na região de Vila de Abrantes, Camaçari e os resultados mostram que tem dado certo: desde 2018 não registra casos de pichação nos muros do condomínio. “Acreditamos na eficácia desta ação, pois as cestas beneficiam a própria comunidade, destaca Maurício Raso, diretor de produção da MRV.


Raymundo Dantas

Escritor e palestrante, especializado em Marketing no Varejo, com Mestrado na Espanha. raymundo_dantas@uol.com.br

delegando poderes

M

exi aqui num vespeiro. Falando de “empoderamento”, de permissão do erro e de administração participativa, recebi alguns telefonemas de amigos preocupados com os problemas da transferência de poder. Não seria uma coisa perigosa tentar distribuir o poder entre os empregados? Apresso-me então a aprofundar um pouco mais a conversa. Para começar, gostaria de lembrar que qualquer negócio envolve risco. Risco, portanto, sempre há em qualquer decisão que um gestor toma com relação ao negócio. O problema é administrar os riscos: avaliá-los em relação ao que se pretende ganhar, pesar o chamado custo-benefício, e optar ou não pelo enfrentamento. Isso é o que todo homem de negócios faz a todo instante. No caso específico da transferência de poder, o que se tem a ganhar? Em primeiro lugar, tempo... o precioso tempo do empresário, que precisa ser aplicado em decisões estratégicas. Ou seja, decisões que não dizem respeito a rotinas operacionais do seu negócio, mas a definições relativas a melhoria de resultados, a crescimento e expansão, a novos negócios, a posicionamento no mercado, etc. Essas decisões, que são fundamentais, só você empresário pode tomar. As operacionais podem ser delegadas, com grande alívio, para que você tenha tempo de pensar no “grande”. Mas é possível delegar o poder para qualquer empregado? Claro que não! Há determinadas condições que ele precisa ter demonstrado segurança antes de receber essas responsabilidades. Por exemplo: confiabilidade. É preciso que você já tenha confiança nele. Confiança na sua honestidade, nos seus princípios, no seu caráter. Mas também confiança

na competência que ele tenha, pela experiência de tratar com os assuntos sobre os quais agora irá decidir. Será preciso também que ele conheça bem as diretrizes e objetivos do negócio, os valores que você imprimiu na organização, as normas que devem ser seguidas. Mas é preciso também que ele tenha iniciativa, ou seja, coragem de ousar. Sem isso, ele será apenas um “tomador de conta”, que não vai ajudar muito. E é aí que entra o negócio de tolerar o erro, quando a decisão foi sensata e dentro das normas. Mas então já começamos a falar das condições que você, empresário, deve ter, para trabalhar com esse moderno sistema de gestão. É preciso ter um mínimo de organização, que lhe permita acompanhar os resultados do seu auxiliar. Quem recebe (e tem) responsabilidade, quer ser acompanhado, para ter certeza de que o chefe está vendo seu bom trabalho. Isso pode ser feito em momentos certos, quando você vai conferir se as metas foram cumpridas, se os resultados estão indo dentro do esperado. É necessário também estimular a motivação do auxiliar para que ele sempre queira se superar nessas metas e resultados. Do mesmo modo é preciso refletir com ele sobre o que não vai bem, buscando as razões e as soluções. Acima de tudo é preciso acreditar que outras pessoas são capazes de fazer essas coisas tão bem, ou até melhor do que você. E essa é talvez a parte mais difícil! Nada disso, entretanto, se faz da noite para o dia. É preciso que haja um processo de aprendizagem, em que o empresário e seus auxiliares possam aprender o “como fazer” essa mudança sem traumas para eles, nem para a Organização. Mas também não lhe aconselho a se demorar muito nesse processo. Já passou quase a primeira quarta parte do século 21 e o mundo, cada vez mais, pertence aos rápidos e decididos.

Julho de 2021 | Vilas Magazine 15


MODA & BELEZA

truques de beleza para quem deixou a maquiagem de lado na pandemia

E

m tempos de pandemia, até quem era fã de maquiagem deu uma pausa no hábito. O isolamento social e o uso obrigatório da máscara desestimularam as várias etapas da preparação da pele e camadas de máscara para cílios. É o que indica uma pesquisa recente do Google sobre hábitos de beleza nos últimos meses. De acordo com o levantamento, 29% dos consumidores não usam mais batom e 22% deles deixaram de aplicar base. O motivo? Ambos causam desconforto e manchas no acessório de proteção. Para algumas mulheres, entretanto, passar o dia sem make

16 | Vilas Magazine | Julho de 2021

boadica - facilidades & serviços

já era trivial. A veterinária Caroline de Castilho Cardoso, conta que nunca teve o costume de pintar o rosto, mesmo antes das restrições atuais. Para não dizer que seu consumo de cosméticos chega a zero, ela reconhece que corretivo e máscara para cílios ainda fazem parte do nécessaire para ocasiões especiais. “Sempre fui indiferente à maquiagem. Tenho preguiça e prefiro focar nos cuidados para manter a pele bonita. Não abro mão de lavar o rosto com um sabonete líquido gentil, nem de aplicar hidratante antes de dormir. Costumo fazer massagens faciais e gosto de cremes específicos para a região dos olhos”, conta.

rotina de beleza sem maquiagem

lhidrataÇão e proteÇão são FundaMentais Ainda que sombras, blushes e afins sejam dispensáveis, os dermatologistas são unânimes ao indicar uma rotina básica de cuidados com a pele para prevenir as manchas e o envelhecimento precoce das células. Um ritual enxuto, porém eficiente,


Moda & Beleza inclui a limpeza do rosto com sabonete específico para a região, seguida de um hidratante e um protetor solar. À noite, o filtro não é necessário. É assim que a esteticista Natália Nascimento mantém a pele viçosa e iluminada sem o uso de base ou iluminador. “Ao acordar, uso um sabonete para pele normal, depois aplico um antioxidante com vitamina C e finalizo com protetor solar”, relata a carioca. “Deixo a maquiagem para momentos de sessão de fotos”, conta. lMassagens potencializam os produtos Outro bom artifício é a estimulação mecânica do rosto, pois ajuda na redução do inchaço e otimiza a absorção dos produtos escolhidos. Dá para usar as mãos ou acessórios específicos, como o gua sha. O importante é focar em movimentos ascendentes e de dentro para fora. lTruques para quem não gosta de make exagerado Se você não gosta de nenhum tipo de pigmentação ou cobertura, pode parar no protetor solar. Quem quer algum ponto de cor ou cobertura, ainda que sem exageros, pode lançar mão de produtos com acabamento sutil. lComo valorizar o olhar? Looks naturais, em que as sobrancelhas aparecem penteadas de forma despretensiosa, estão em alta. Para conquistar o efeito sem maquiagem, umedeça uma barra de sabonete de glicerina, pegue uma pequena quantidade de produto com uma escova para cílios e penteie os fios de baixo para cima. lCuidados com lábios ressecados Ao longo de horas usando máscara sem qualquer tipo de batom, a boca pode ganhar aspecto rachado ou apresentar descamação. Para evitar danos, aposte num esfoliante específico para a

área e repita a aplicação de duas a três vezes por semana. Reforce ainda a hidratação com bálsamos labiais ou manteiga de cacau. BB cream ou CC cream Um mix de hidratante com base define a textura do BB cream e do CC cream. “Eles também têm filtro solar e deixam uma cor leve na pele, só para uniformizar”, explica a maquiadora Paola Gandolpho. Espalhe com os dedos para um aspecto ainda mais natural. Produtos multifuncionais Por praticidade, produtos que acumulam mais de uma função se encaixam bem nas rotinas diminutas. Protetor solar com cor, por exemplo, dispensa base e corretivo. Já os tints, pigmentos ultrafluídos com boa duração, podem ser usados para dar cor aos lábios, bochechas e pálpebras. Brilho discreto Iluminadores cremosos garantem aquele aspecto de expressão descansada quando depositado em pontos estratégicos, caso das têmporas, da pontinha do nariz e canto interno dos olhos. Se a ideia é um reflexo molhado, sem partículas de brilho, vale apostar num óleo facial aplicado com batidinhas das pontas dos dedos no topo das maçãs do rosto. Jéssica Arruda / Folhapress.

ESPECIALISTA EM MICROPIGMENTAÇÃO

DESIGN DE SOBRANCELHAS - MICROPIGMENTAÇÃO - CURSOS

Julho de 2021 | Vilas Magazine 17


SAÚDE & BEM-ESTAR

Fisioterapia pulmonar ajuda a recuperação após superar a covid-19

A

fadiga e a dificuldade ao respirar podem persistir por meses após a recuperação da Covid-19. Cerca de 30% das pessoas que se livraram do vírus ainda apresentam o problema e cansaço por um longo período. “A falta de ar é um dos sintomas mais comuns após a Covid, e pode persistir durante meses”, explica o pneumologista Celso Padovesi. A perda de condicionamento físico, de massa muscular e as sequelas no próprio pulmão após a inflamação podem ocasionar a chamada dispneia, “quando a respiração torna-se irregular ou dificultosa. Geralmente, ocorre após um esforço físico leve, como levantar da cama, ou moderado”, descreve a fisioterapeuta Mariana Therezinha Vitorino Brandaglia.

18 | Vilas Magazine | Julho de 2021

boadica - facilidades & serviços

Dificuldade para respirar pode persistir por meses mesmo após a pessoa ter se livrado do vírus

Para contornar esses problemas, existem alguns procedimentos, como a fisioterapia para reabilitar os pulmões. Ela envolve exercícios de respiração, mas também muitos dos exercícios mais convencionais – aeróbicos e de força. O tratamento é individualizado: o profissional adequa as sessões de acordo com o quadro, as limitações e as queixas do pac i en t e. Apesar da pandemia, os encontros com o fisioterapeuta devem ser presenciais. “O profissional precisa monitorar os sinais vitais do paciente, e observar de perto se os exercícios estão sendo executados de maneira correta, respeitando a pausa para descanso.” O tratamento pode durar entre três e seis meses, com sessões de duas a três vezes na semana. Cada uma dura entre 30 e 45 minutos. “A reabilitação não é focada apenas na musculatura pulmonar mas no paciente como um todo”, diz Mariana.


SAÚDE & BEM-ESTAR

Os exercícios incluem treinamento aeróbico com esteira ou bicicleta. Outros exercícios incluem a cinesioterapia (movimentos para treinar ativamente a respiração) e a higiene brônquica (para

boadica - facilidades & serviços

aspirar as vias aéreas, facilitar a tosse e prevenir o acúmulo de secreções). “Todos os exercícios realizados na sessão de fisioterapia podem ser feitos em casa”, acrescenta Mariana.

É necessário seguir as instruções do profissional e respeitar seus próprios sinais de cansaço, incluindo a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio. Juliana santos / Folhapress.

CHEGOU

TELEFONE: (71) 3511-3970 Julho de 2021 | Vilas Magazine 19


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

angiologia

ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR

Tratamento minimamente invasivo de varizes e doenças arteriais l Ecografia vascular (duplex scan). ACEITAMOS O SEU CONVÊNIO

Bradesco, Rede Gama Saúde, + Golden Cross, Mediservice, Petrobras, Planserv, Saúde Caixa, SulAmérica, Unimed. • André Pinheiro - CRM 21080 • Ítalo Andrade - CRM 18859 • Luciana Miranda - CRM 18759

• Ricardo Dantas - CRM 19844 • Vinícius Majdalani - CRM 17865

Avenida Luís Tarquínio, 2580, Condomínio Villas Trade Center Empresarial, Edf. Vilas Business Vilas do Atlântico, sala 505, Lauro de Freitas, Salvador/ BA

cardiologia

cardiologia

RESPONSÁVEL TÉCNICO: CAROLINA MACHADO (CRM: 15232)

71 3051-1610 71 98306-6854

A CLÍNICA DO SEU CORAÇÃO. PORQUE O NOSSO, BATE POR VOCÊ!

Serviços: Consultas Ecocardiograma Transtorácico Colorido Eletrocardiograma Holter Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial Teste Ergométrico Computadorizado Doppler de Carótidas e Vertebrais

cirurgia plástica

Central de Marcação: 3505-6600 @clinicacardioprev

UNIDADE LAURO DE FREITAS

SHOPPING ESTRADA DO COCO, SALA 315

UNIDADE PITUBA

PITUBA PARQUE CENTER, SALA 134 - ALA B

clÍnica MÉdica

20 | Vilas Magazine | Julho de 2021


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

diagnÓstico por iMageM

enFerMageM doMiciliar

FarMácia

Fisioterapia

Fisioterapia

Fisioterapia

Fisioterapia doMiciliar

Massoterapia

MeditaÇão

nutriÇão

Meditações, cursos e palestras online @brahmakumarisvilas @brahmakumarissalvador @brahmakumarissaopaulo

98486-6903 / 3379-2256 / brahmakumaris.org.br

Julho de 2021 | Vilas Magazine 21


GASTROCENTRO BAHIA GASTROCENTRO BAHIA

GASTROCENTRO BAHIA

GASTROCENTRO BAHIA

SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

gastroenterologia RESPONSÁVEL TÉCNICA: DRA ADRIANA ANDRADE RIBEIRO (CRM 13374 / RQE 13773)

Realize o seu exame de Manometria Anorretal

na Gastrocentro Gastroenterologia

Coloproctologia

Psicoterapia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Endocrinologia

Cardiologia

Cirurgia Oncológica

Nefrologia

Nutrição

Clínica Geral

Teste Respiratório

GASTROCENTRO BAHIA

Seriedade e Respeito pela Vida. GASTROCENTROBAHIA.COM.BR

odontologia

GASTROCENTRO BAHIA

odontologia

odontologia

22 | Vilas Magazine | Julho de 2021


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

odontologia

odontologia

odontologia

odontologia

Julho de 2021 | Vilas Magazine 23


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

odontologia

odontologia

odontologia

Odontopediatria Ortodontia

ortopedia

PRONTO ATENDIMENTO TRAUMATOLOGIA ORTOPEDIA Das 7h às 19h CENTRO MÉDICO Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia

Agende sua Consulta

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CLÍNICA DA DOR

Day Hospital COF - Centro Médico

Convênios Particular

Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - CEP 42.702-400

24 | Vilas Magazine | Julho de 2021

71

71

99203-1886

3206-4444

www.cof.com.br cof@cof.com.br


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

otorrinolaringologia

otorrinolaringologia

otorrinolaringologia

podologia

podologia

Julho de 2021 | Vilas Magazine 25


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

podologia

psicanálise

psicologia

psicologia

psicologia

26 | Vilas Magazine | Julho de 2021

psicologia


SAÚDE & BEM-ESTAR

boadica - facilidades & serviços

psicologia

psicoterapia

terapia

psicologia

psicologia

terapia ocupacional

urologia

CRM 14529

Reprogramação Mental, Constelação

Familiar, Florais de Bach e Bioenergética

Dr. Ronaldo Dantas

Urologia - Membro Titular da SBU Av. Santos Dumont, 1833 Edf. Aero Empresarial, Sl 102 Estrada do Coco - Lauro de Freitas

(71) 3289-4373 / 99695-4556

Mesmo lucrando de 50% na pandemia, planos de saúde coletivos aumentam 16

U

suários de planos de saúde coletivos por adesão começaram a r ec eb er s eus b olet os c om r ea j us t e a n ua l em t or n o de 16%. Muitos são clientes da Qualicorp, uma das principais administradoras de benefícios no país e que tem como parceiras 102 operadoras de saúde, e já buscam escritórios de advocacia e associações de defesa do consumidor para questionar o aumento na Justiça. Além de ser o dobro da inflação do período (o acumulado em 12 meses é de 8,06%, segundo o IBGE), a cobrança deste ano ocorre em um momento em que se espera um reajuste dos planos individuais próximo a zero, ou até negativo, devido à queda nos custos do setor em 2020, provocada pela redução de cirurgias, consultas, exames e outros procedimentos eletivos durante a pandemia. O índice de aumento dos planos individuais, que representam cerca de 20% do total de usuários de planos de saúde, é calculado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). O valor deste ano ainda não foi divulgado. Já os planos coletivos (empresariais e por adesão), que somam 80% dos usuários, não são regulados pela agência. A negociação é direta entre operadoras, empresas e entidades de classe. O reajuste leva em conta critérios contratuais, além do índice de sinistralidade e de variação do custo médico hospitalar. Todos os anos, o aumento dos planos coletivos gera embate por

ser bem acima dos planos individuais. Em 2020, por exemplo, foi de 11,28%, mais de três pontos percentuais acima do aplicado aos individuais pela ANS, segundo pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Neste ano, os debates estão ainda mais inflamados porque o setor goza de uma boa saúde financeira, com a queda de consultas, cirurgias e outros procedimentos eletivos, durante a pandemia. O lucro líquido dos planos de saúde cresceu 49,5% em 2020, com uma receita de R$ 217 bilhões, segundo dados da ANS. O mercado encerrou o ano com 47,6 milhões de usuários, com uma alta de 650 mil novos beneficiários. Muitas vezes, o consumidor só consegue revisar o reajuste por meio de uma ação judicial. O Judiciário costuma entender que o aumento é abusivo e determina que o índice seja o mesmo que a ANS autoriza para os planos individuais. A ANS diz que monitora os reajustes que são efetuados e atualmente trabalha para divulgar essas informações de modo mais eficiente e detalhado. Diante dos aumentos, uma opção dos usuários tem sido a migração para convênios mais baratos. Nos primeiros quatro meses deste ano, houve um aumento de 50% de consultas na ANS sobre a portabilidade de carência. De janeiro a abril deste ano, foram gerados 122.678 protocolos de consultas, quase 40 mil a mais que os gerados no mesmo período em 2020 (83.081). O tema do reajuste dos planos coletivos chegou à comissão de defesa do consumidor da Câmara dos Deputados, que vai elaborar um projeto de lei para regular o tema. A ideia é que o projeto defina regras específicas para os reajustes dos coletivos, a exemplo do que existe para os planos individuais. cláudia collucci / Folhapress. Julho de 2021 | Vilas Magazine 27


BICHOS

advogado explica como maus-tratos contra animais se enquadra na lei brasileira

campanha sobre a importância dos exames de imagem será destaque neste mês de julho

dr. zoo completa 11 anos E

O

m comemoração aos seus 11 anos de funcionamento, a C lí n i c a dr. zoo, localizada em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, tem divulgado no Instagram um resumo da sua história, que inclui ações voluntárias de acolhimento, tratamento e soltura de animais silvestres levados pela população e, até mesmo, pelo poder público. Desde o mês de junho a Dr Renata Del Bianco, médica veterinária responsável pela clínica, apresenta vídeos destacando a atuação da dr. zoo em ações ambientais, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente e, neste mês de julho, em comemoração aos 11 anos, além de vídeos, outras ações estão previstas. A dr. zoo realiza cirurgias, exames de ultrassonografia, raio x digital, eletrocardiograma, ecocardiograma e pressão arterial na própria clínica. “Mesmo diante do difícil momento

s maus-tratos aos animais ou qualquer atitude que venha a ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos podem ser caracterizados como abuso segundo o artigo 32, da Lei nº 9.605. Isto inclui deixar o animal sujeito a fome, sede, provocar dor ou sofrimento desnecessários. De acordo com Roger Moko Yabiku, mestre em filosofia e docente do curso de Direito do Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, as denúncias mais comuns registradas por maustratos domésticos são: deixar o animal sujeito às intempéries climáticas, como frio e chuva, mudar-se e abandonar o pet no imóvel, não prover alimentação, água ou condições de saúde adequadas ao bicho. “A utilização de charretes também é considerada maus-tratos, de acordo com o caso concreto e segundo o art. 5º, IV e V, da Resolução nº 1.236, de 26 de outubro de 2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) submeter ou obrigar o animal a atividades que comprometam suas condições físicas ou psicológicas, mediante coerção, ou que o privem, por mais de quatro horas interruptas, sem que haja descanso, oferta de alimento ou água. Caso se configure isso, pode haver maustratos. Há de se observar também a legislação estadual e municipal

para concluir a legitimidade do ato”, enfatiza o docente. No final do ano passado, houve uma mudança na Lei de Crimes Ambientais (Artigo 32) para situações em que aconteçam maustratos a cães ou gatos. Agora quem for visto cometendo esse tipo de crime cumprirá pena de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa. O professor explica que, no Brasil, os animais são considerados bens semoventes, dotados de movimento próprio. “Eles não são considerados sujeitos de direito, são vistos como ‘coisas’. Quando se mutila um cachorro, por exemplo, o direito brasileiro não o considera como vítima”, explica. Segundo o docente, no Código Civil francês, os animais já p a s s a r a m do s t a t us de b en s p a r a s er es dot a dos de s en s i b i li da de

Veterinário

Veterinário

28 | Vilas Magazine | Julho de 2021


clínica veterinária é referência em tratamento de animais silvestres e exóticos

em que estamos passando, continuamos investindo em eq ui p a m en t os m a i s m odernos. A nossa equipe é composta por profissionais especializados e oferecemos o que há de melhor em nossa área. Hoje, temos uma estrutura muito similar à de um hospital veterinário, garantindo um atendimento ágil até mesmo em casos que exigem atenção especial e quando não há tempo de o tutor sair procurando por este ou aquele serviço.”, lembra Dr Renata. A médica Veterinária destaca uma importante iniciativa que a dr. zoo inaugurou recentemente. O “internamento assistido”, um ambiente confortável e acolhedor p a r a q ue os t ut or es p os s a m a c om p a n ha r os s eus p et s n os casos de internamento de baixa complexidade. “É uma novidade que permitirá maior tranquilidade tanto para os pacientes como também para os tutores, auxiliando na recuperação”. Além dos serviços citados, a clínica também dispõe de farmácia, pet shop e hospedagem. “Neste mês de aniversário faremos uma campanha sobre a importância dos exames de imagem. Pedimos que fiquem atentos ao nosso Instagram e site”, reforça Dr Renata. clÍnica Veterinária dr. zoo tel.: 71 3379-0671 Whatsapp: 71 8796-5529 instagram: clinicadrzoo site: www.drzooecia.com.br endereço: av. praia de pajussara 106, quadra b03 Vilas do atl ntico - lauro de reitas/Ba

(sencientes) e passíveis de sentirem dor. “Existem projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional para que aconteça a mesma mudança aqui no Brasil, e sendo cada vez mais necessária diante de maus-tratos recorrentes aos seres vivos não humanos”, afirma. Muitas ações estão sendo tomadas em prol do bem-estar e vida dos animais na atualidade. “Há várias organizações não governamentais (ONGs) e ativistas com atuação local que muitas vezes passam desapercebidos pela população. As ONGs e ativistas auxiliam com vários tipos de campanha em prol da proteção animal, como arrecadação de ração, roupinhas (inverno), mutirão de castrações (realizadas por médicos veterinários regularmente inscritos), e até auxílio a animais em situação de risco”, relata Roger. O professor orienta que se for constatada uma situação flagrante de crime, a pessoa pode acionar a Polícia Militar ou a Polícia Civil, recomendando-se, principalmente, a juntada de provas. Roger destaca também que é importante anexar provas, como fotografias, vídeos e indicação de testemunhas, junto ao boletim de ocorrência.

EVENTOS & FESTAS aluguel de brinquedos

FotograFias

aluguel de brinquedos

Mesas & cadeiras

Mesas & cadeiras

Comprovadamente EFICIENTE. Faça o teste. Peça referência. Consulte quem anuncia. 3379-2439 / 3379-2206 / 9 8899-2439 zap comercial@vilasmagazine.com.br

ABUSOS NA PANDEMIA orça-Tarefa de iscalização da Prefeitura de lauro de reitas, durante atuação entre a noite do dia 23, véspera de São joão e a madrugada do feriado, 24, acabou com quatro festas clandestinas, atendeu 35 chamados de denúncias de poluição sonora, 22 estabelecimentos foram fiscalizados. Em Ipitanga, este mini trio esquentava um paredão, com intensa aglomeração de pessoas.

NoTa: lauro de reitas possui legislação espec fica para a causa animal (lei nº 1.618/16, conhecida como lei remca – rede de Mobilização pela causa animal (contatos 71 99951-9079. instagram @remcabahia).

Julho de 2021 | Vilas Magazine 29


GASTRONOMIA

Feijão diferente

F

oi lendo “Farinha, Feijão e Carne-Seca” (ed. Senac), da cientista social Paula Pinto e Silva, que me veio a ideia da receita desta edição. Em uma das passagens do livro, a autora fala sobre a origem do nosso hábito de comer feijão caldoso: uma herança da colonização. Segundo ela, o feijão (alimento secundário dos indígenas) foi a solução encontrada pelos portugueses para umedecer uma comida nativa que era bastante seca. A leguminosa até era consumida, mas sem o caldo do cozimento. Os grãos bem molhados, temperados com aromáticos e acrescidos de gordura de porco, atendiam o p a la da r eur op eu e a c a b a r a m s e t or n a n do um hábito disseminado e comida típica do país. Feijão com arroz é provavelmente o grande pilar da nossa comida cotidiana. Mas não há porque se ater somente às variantes mais comuns: carioca e preto, sendo esse último inclusive o ingrediente essencial da feijoada.

30 | Vilas Magazine | Julho de 2021

Folhapress

receita de feijão branco é perfeita para variar a comida do dia a dia e fugir dos tipos carioca e preto

Para sair do duo, dou uma receita de feijão branco, leguminosa usada em receitas clássicas como o francês cassoulet. Inclusive, a preparação que ensino aqui é bastante semelhante a esse ícone da gastronomia, levando carne de p or c o e c en our a n o c a ldo c r em os o. A p es a r da inspiração levemente francesa, sugiro como acompanhamentos iguarias brasileirinhas: farofa da sua preferência, couve rasgada refogada no alho e um ovo mole.

A grande dica é não deixar de demolhar os grãos por pelo menos 12 horas. Isso faz com q ue o p r oc es s o de c oz i m en t o s ej a b em m ai s rápido, inclusive podendo prescindir da panela de pressão (nesse caso, levaria algumas horas no fogo). O uso da páprica é opcional, mas eu aconselho, pois confere um tom rosado lindo ao feijão e delicioso sabor complementar às c ar n es de p or c o. Juliana Ventura / Folhapress.

Feijão branco ingredientes 500 g de feijão branco demolhado por 12 horas; 1 cebola média; 4 dentes de alho; 1 colher (chá) de páprica picante; 200 g de linguiça portuguesa; 50 g de bacon picado; 100 g de costelinha de porco defumada; 1 cenoura grande; 3 colheres (sopa) de azeite; Sal e pimenta-do-reino a gosto.


GaStronoMIa

boadica - facilidades Pedir pelo aplicativo famoso de comida pode até ser prático.

& serviços

Mas pedir pela Vilas Magazine é muito melhor O sabor é o mesmo, o tempo é o mesmo, o valor é o mesmo e muito mais pessoas ficam felizes!

APOIE O COMÉRCIO LOCAL A Revista de Lauro de Freitas & Região

9 8899-2439



3379-2439 / 3379-2206



comercial@vilasmagazine.com.br

Modo de Fazer 1) Deixe o feijão na água por 12 horas. Escorra; 2) cenoura esteja macia. Acerte o sal e a pimenta. Cozinhe o feijão na panela de pressão com água dois dedos acima dos Dificuldade: Fácil. rendimento: 6 pessoas. grãos por 15 minutos depois de pegar pressão; 3) Em outra panela, doure no azeite a cebola e o alho até murcharem. Acrescente a aÇougue cozinha deliVerY páprica; 4) Adicione as carnes (bacon picado, linguiça fatiada e costelinha em pedaços) e refogue por mais dois minutos; 5) Acrescente a cenoura em cubos e refogue mais dois minutos; 6) Transfira o refogado para a panela de feijão e deixe em fogo baixo até que a

culinária oriental

Um bom dia começa com um bom CAFÉ DA MANHÃ

pizzaria

Vilas do Atlântico Tel.: 3379-1034 Todos os dias, das 6 às 22h Julho de 2021 | Vilas Magazine 31


EDUCAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

aulas na rede privada em lauro de Freitas poderão ser retomadas este mês, em sistema híbrido

E

scolas da rede privada de Lauro de Freitas podem voltar às aulas, no formato de ensino híbrido, a partir do dia 12 deste mês. A decisão da Prefeitura foi tomada em junho, em acordo com representação das escolas particulares, mas condicionada a avaliação do período de 18 dias após o São João para o início das aulas, como medida de segurança. Protocolos de prevenção à Covid-19 também serão adotados. Segundo a prefeita Moema Gramacho, a definição de iniciar as aulas da rede privada após 18 dias do São João é estratégica para avaliar os efeitos decorrentes da pandemia nesse período. “A ideia de só voltar no dia 12 de julho é que damos tempo de uma quarentena para apresentação de possíveis contaminações depois dos festejos juninos. Claro, se tivermos uma tragédia com o aumento do número de casos e das ocupações de leitos UTI de Covid-19, acordado entre nós na marca de 75%, obviamente teremos que reavaliar o retorno”, frisou. Ainda de acordo com a prefeita, o retorno das aulas no formato híbrido, parte presencial e outra remota, também foi uma decisão consensual entre a gestão municipal e os gestores das escolas privadas, além de terem que adotar todos os cuidados relativos aos estudantes e educadores, com medidas rígidas de higiene e prevenção. idioMas

MÚsicas

MÚsicas

CORRE QUE AINDA

DÁ TEMPO! MATRÍCULAS 2021.2 Nível básico,intermediário e avançado de instrumento e canto Educação musical para bebês a partir do 9º mês de idade

32 | Vilas Magazine | Julho de 2021

cursos

idioMas

liVraria


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

arquitetura

arquitetura

arquitetura

ARQUITETURA E INTERIORES

projetos • reformas decoração • consultoria acesse nosso portfólio no instagram em @reiselimoncic Lucas Limoncic Gessica Reis (71)99638.0431 (71)99742.1515 reiselimoncic@gmail.com

colchÕ es

consultoria de 1 hora R$180,00

construÇão & reForMa (71)

99204-4110 98306-5695 alitaser ice

C

R ng

Raim ndo

R

onato CR

R F RM iretor Comercial

is ar nio ontes, n a ro de Freitas Ba e mail

le

ala ilas do tl ntico alitaser ice hotmail com

construÇão & reForMa

Construção, reforma e reparos emergenciais

A SUA REDE MAIS COMPLETA PARA O SEU LAR

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial

Visita grátis

construÇão & reForMa

construÇão & reForMa

construÇão & reForMa

cortinas

Julho de 2021 | Vilas Magazine 33


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

cortinas

cortinas

cortinas

cortinas

cortinas

elÉtrica

estoFados

Fachada

34 | Vilas Magazine | Julho de 2021

estoFados

Madeireira


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

Madeireira

Material de construÇão

Material de construÇão

MÓVeis para escritÓrio

MÓVeis planeJados

MÓVeis planeJados

Móveis e Arquitetura @planomoveis_marcenaria (71) 99161-3420 www.planomoveis.com.br Shopping Vila Verde - Vilas do Atlântico

Visite nosso Showroom ou

Solicite seu orçamento

persianas

MÓVeis planeJados

persianas

persianas

persianas

Julho de 2021 | Vilas Magazine 35


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

persianas

portÕ es

COBRIMOS QUALQUER ORÇAMENTO

���������������� portÕ es

A SUA REDE MAIS COMPLETA PARA O SEU LAR

redes de proteÇão

redes de proteÇão

redes de proteÇão

seguranÇa eletrÔ nica

36 | Vilas Magazine | Julho de 2021


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

seguranÇa eletrÔ nica

seguranÇa eletrÔ nica

seguranÇa eletrÔ nica

seguranÇa eletrÔ nica

seguranÇa eletrÔ nica

serViÇos gerais

telas Mosquiteiras

telas

serViÇos

telas Mosquiteiras

telas Mosquiteiras

toldos

Julho de 2021 | Vilas Magazine 37


CASA & DECORAÇÃO

boadica - facilidades & serviços

toldos

toldos

VidraÇaria

VidraÇaria

VidraÇaria

38 | Vilas Magazine | Julho de 2021

VidraÇaria

VidraÇaria

VidraÇaria


SERVIÇOS & CIA

boadica - facilidades & serviços

adMinistraÇão de condoMÍnios

andaiMes

antenas

ar condicionado

assistÊ ncia tÉcnica

adMinistraÇão de condoMÍnios

antenas

antenas

ar condicionado

ar condicionado

assistÊ ncia tÉcnica

Julho de 2021 | Vilas Magazine 39


SERVIÇOS & CIA

boadica - facilidades & serviços

assistÊ ncia tÉcnica

assistÊ ncia tÉcnica

Manutenção e Higienização de Ar-Condicionado

• Geladeira • Split • Máquina de lavar • Microondas • Ar Condicionado • Instalação e Higienização de Split • Conserto em Geral (todas as marcas)

71 98342-7245 | 99381-9651 71 98647-5030 | 99637-2936 assistÊ ncia tÉcnica

assistÊ ncia tÉcnica

assistÊ ncia tÉcnica

assistÊ ncia tÉcnica

assistÊ ncia tÉcnica

40 | Vilas Magazine | Julho de 2021

assistÊ ncia tÉcnica

a ro de Freitas B

tendemos a domicilio


SERVIÇOS & CIA

boadica - facilidades & serviços

auto escola

boMbas

consultoria de aliMentos

contabilidade

contabilidade

contabilidade

contabilidade

contabilidade

desinsetizaÇão

desinsetizaÇão

desinsetizaÇão

energia solar

Julho de 2021 | Vilas Magazine 41


SERVIÇOS & CIA

boadica - facilidades & serviços

entulhos & podas

estoFados

Ideal Limpeza

a agem a e o e Bli dagem

Estofados Residenciais e Automo vos Tapetes - Carpetes - Colchões Aplicação de Papel de Parede Hidratação em Couro Impermeabilização Manutenção preven va em Ar Condicionado

-

i

i o

-

estoFados

estoFados

FogÕ es

FogÕ es

gás

gás

gás

gás

gráFica

inForMática

42 | Vilas Magazine | Julho de 2021


SERVIÇOS & CIA

boadica - facilidades & serviços

liMpa Fossa

liMpa Fossa

liMpa Fossa

liMpa Fossa

liMpa Fossa

Julho de 2021 | Vilas Magazine 43


Serviços & Cia

boadica - facilidades & serviços

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

LIMPA FOSSA

MUDANÇAS

Desentupidora

Senna’s

Desentope sem quebrar Pias, Ralos, Vasos Caixas e Lava Tanques

Nossos Serviços Desinsetização / Desratização / Descupinização Sanitização de ambiente; Lavagem e higienização de reservatório em geral; Desobstrução de redes em geral; Sucção de fossa e caixa de gorduras; Locação de banheiros químicos; Coleta, transporte e destinação de resíduo líquido;

98617-3457 98153-2561 / 98196-1413 98674-3250 / 99665-6986

COMPROMISSO E QUALIDADE NO QUE FAZ Nova Brasília - Salvador/BA. Tel.: (71) 4141-1182 / 99254-4475 / 99209-9676 Instagram: @attiva_ambiental

aceitamos cartões de crédito

E-mail: comercial@attivaambiental.com.br | Site: www.attivaambiental.com.br

SERVIÇOS GERAIS

PRONTIDÃO DESENTUPIMENTO SEM QUE DO LAR BRAR!!! S

Pioneira na Região

Bombas d´água - Hidromassagens Pedreiros - Filtros e motobombas de piscinas Encanadores - Desentupimentos Lavagem e higienização de tanques Tratamento, manutenção, reparo e instalação de piscinas - Reformas - Pinturas

3379-2765 / 3379-6612 98717-5886

prontidaodolar13@gmail.com

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS Carretos Jailson Santos.................... Chaveiros Anderson dos Santos......... Eletricistas Guina Guimarães............... Ernando Nuniz................... Mateus Santos................... Paulo Roberto.................... Encanador Amilton Pereira..................

71

9 8661-7189

71

9 8631-9822

9 9981-3252 9 9688-2622 71 9 9680-0931 71 9 9654-7562 71 71

71

9 9609-3077

44 | Vilas Magazine | Julho de 2021

Gesseiro Marcelo Bonfim................. 71 9 9928-9730 Direção Automotiva / Instrutor Domingos Reis................... 71 9 8660-1924 Motoboy Ricardo Moreira................. 71 9 8269-5981 Pintor Amilton Pereira.................. 71 9 9609-3077

Comprovadamente EFICIENTE. Faça o teste. Peça referência. Consulte quem anuncia. 3379-2439 / 3379-2206 / 9 8899-2439 zap comercial@vilasmagazine.com.br


iMÓveiS

NOtAS Condomínio farm no Litoral Norte

Mercado de imóveis usados cresce 87,04% na bahia

D

ados compilados pelo Painel do Mercado Imobiliário - PMI, produzido pelo Kenlo (plataforma que oferece serviços e produtos para o mercado imobiliário) revelam que o mercado de imóveis usados registrou crescimento de 87,04% na Bahia, no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano passado, saltando de 108 negócios para 202. O movimento acompanha o crescimento nacional apontado pela plataforma no primeiro trimestre, que foi de 90%, em comparação com igual período de 2020, referente ao mercado secundário de imóveis (usados). O interesse dos compradores e locatários também pode ser medido pelo no número de visitas a imóveis disponíveis que, embora menor, também registrou aumento. No período houve crescimento de 11,92%, chegando a 582 visitas, ante 520 realizadas no primeiro trimestre de 2020. O Painel do Mercado Imobiliário (PMI), criado pelo Kenlo, é uma iniciati va pioneira no Brasil e que proporciona o acompanhamento do mercado de imóveis usados com base em dados obti dos em tempo real, a parti r de um ecossistema que contempla 7,9 mil imobiliárias e 47 mil corretores conectados à proptech inGaia, de todas as regiões do país e que atendem a mais de um milhão de proprietários de imóveis. O PMI reúne uma amostragem do mercado imobiliário secundário de treze estados brasileiros nas cinco regiões. Mais detalhes sobre o PMI podem ser obti dos no site htt ps://pmi.kenlo.io/

A Leão Engenharia confi rma o lançamento um empreendimento farm no Litoral Norte, reunindo a segurança de um condomínio de casas de alto padrão e uma estrutura de fazendas de luxo, com baias para criadores de cavalos, hípica ofi cial, trilha para cavalgada, curral para ti rar leite. Localizado a cinco minutos da Praia do Forte, o empreendimento, que tem o projeto assinado por Sidney Quintela, tem lançamento previsto para este semestre.

bairro planejado em Lauro de Freitas

A Patrimonial Negócios e Incorporações informa o lançamento do primeiro bairro planejado de Lauro de Freitas, um projeto da iniciati va privada que será construído às margens da Via Metropolitana, em uma área superior a um milhão de metros quadrados. Segundo seu idealizados, Paulos Bastos, “o projeto se sustenta nos 17 objeti vos da Agenda 2030 da ONU, que traz entre outros compromissos a busca por cidades e comunidades sustentáveis, a garanti a de água potável e saneamento e a proteção do meio ambiente, entre outros”. De acordo com o projeto, o bairro terá sistema viário planejado, com ciclofaixas, ciclovias e grandes extensões de áreas verdes. O empreendimento terá aporte da empresa paulistana Gespar Brasil Participações Empreendimentos Imobiliários, explica o gestor Fernando Leite.

Julho de 2021 | Vilas Magazine 45


aUTo & Cia

boadica - facilidades & serviços FOLhAPRESS

Chegou o taos, novo utilitário médio da Volkswagen

do trânsito na estrada, freando e acelerando automati camente. O Taos é produzido na Argenti na. A Volkswagen prepara um novo ciclo de investi mentos para o Brasil, que deve ser anunciado no início do segundo semestre. Um SUV pequeno deve ser o principal produto deste investi mento.

O

s valores do Taos, SUV de porte médio da Volkswagen partem de R$ 155 mil na versão Comfortline e chegam a R$ 187,3 mil na opção Highline equipada com teto solar. Há ainda a série de lançamento Launching Edition, com pintura especial em dois tons (preto no teto, bege na carroceria) e preço sugerido de R$ 191.060. Todos os Taos são equipados com motor 1.4 turbo fl ex (150

Eduardo Sodré / Folhapress.

cv), câmbio automáti co de seis marchas, seis airbags, faróis com LEDs nos fachos alto e baixo, painel totalmente digital, sistema multimídia VW Play, rodas aro 18 e ar-condicionado com ajuste automáti co de temperatura em duas zonas na cabine. A tração é sempre dianteira. Não há opção de tração nas

quatro rodas e nem motor a diesel, itens que conti nuam exclusivos do principal rival, o Jeep Compass. A versão Highline traz controle adaptativo de cruzeiro e detector de pedestres. O sistema é capaz de parar o carro caso haja risco de atropelamento ou colisão, além de acompanhar o ritmo

Troca de óleo

Serviço de Check Up Eletrônico Leva e Traz do seu Veículo Limpeza de Bico

GRÁTIS OFICINARG

98335-2861 / 3288-5130

Motores Freios Baterias Suspenção

Rua Vereador Jone Kiss - n° 231 - L auro de Freitas - BA

E-mail: www.vilasmagazine.com.br Facebook: VilasMagazine Instagram: @VilasMagazine

Publicação mensal de propriedade da EDITAR - Editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlânti co. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Ga zi neo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Assistentes: Leandra Almeida e Vanessa Silva (comercial@vilasmagazine.com.br). Gerente de Produção: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (fi nanceiro@ vilasmagazine.com.br). Distribuição: Álvaro Cézar Gazineo (responsável). tratamento de imagens e CTP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaborador: Raymundo Dantas (arti culista). Tiragem desta edição: 20 mil exemplares. Impressão: Log & Print Gráfi ca e Logísti ca S. A. (Vinhedo/SP).

PARA ANUNCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Representante comercial em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), e Fortaleza (CE): HUB COMUNICAÇÃO. Tels.: 11 4195-0604 / 4194-9690 / 93011-0543. CONTATOS COM A REDAÇÃO: redacao@vilasmagazine.com.br Vilas Magazine é uma revista mensal de serviços e facilidades, distribuída gra tuitamente em todos os domicílios de Vilas do Atlânti co e condomínios residenciais de Lauro de Freitas e região (Abran tes, Ja uá, Stella Maris, Pra ia do Flamengo). Disponível também em pontos de distribuição selecionados na região. Opiniões expressas nos arti gos publicados são de responsabilidade de seus autores e não refl etem, necessariamente, as da Edi tora. É proibida a reprodução total ou parcial de matérias, gráfi cos e fotos publi cadas nesta edição, por qualquer me io, sem autorização expressa, por escrito da Editora, de acordo com o que dispõe a Lei Nº 9.610, de 19/2/1998, sobre Di reitos Autorais. A revista Vilas Magazine não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciados em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. Cabe ao leitor avaliar e buscar informações sobre os produtos e serviços anunciados, que estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A revista não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3º do Código de Defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. No entanto, com o objeti vo de zelar pela integridade e cre di bilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Editora se reserva ao direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios que se mostrem enganosos ou abusivos, por constrangimentos causados ao consumidor ou empresas. A revista Vilas Magazine também u ti liza conteúdos edi to ri ais licenciados pela Agência Fo lhapress (SP). Os tí tulos Vilas Magazine e boa Dica – Facilidades e Serviços, constantes desta edição, são marcas registradas no INPI, de propriedade da EDItAR – Editora Accioli Ramos Ltda.

46 | Vilas Magazine | Julho de 2021


Vilas Magazine

 TÁBUA DAS MARÉS - Julho / Agosto de 2021 1º/7 - Quinta-feira 2h36 .....Baixa ..... 0,9m 8h56 .....Alta ....... 1,9m 15h09 ...Baixa ..... 0,8m 21h43 ...Alta ....... 1,8m 2/7 - Sexta-feira 3h43 .....Baixa ..... 0,9m 9h56 .....Alta ....... 1,9m 16h21 ...Baixa ..... 0,8m 22h47 ...Alta ....... 1,8m 3/7 - Sábado 4h54 .....Baixa ..... 0,9m 11..........Alta ....... 1,9m 17h30 ...Baixa ..... 0,8m 23h49 ...Alta ....... 1,8m 4/7 - Domingo 5h58 .....Baixa ..... 0,8m 12h02 ...Alta ....... 1,9m 18h28 ...Baixa ..... 0,8m 5/7 - Segunda-feira 0h41 .....Alta ....... 1,9m 6h51 .....Baixa ..... 0,7m 12h58 ...Alta ....... 1,9m 19h13 ...Baixa .... 0,7m 6/7 - Terça-feira 1h24 .....Alta ....... 2,0m 7h38 .....Baixa ..... 0,6m 13h49 ...Alta ....... 2,0m 19h54 ...Baixa ..... 0,7m 7/7 - Quarta-feira 2h06 .....Alta ....... 2,1m 8h15 .....Baixa ..... 0,5m 14h32 ...Alta ....... 2,1m 20h32 ...Baixa ..... 0,6m 8/7 - Quinta-feira 2h43 .....Alta ....... 2,1m 8h54 .....Baixa ..... 0,4m 15h09 ...Alta ....... 2,1m 21h06 ...Baixa ..... 0,5m

9/7 - Sexta-feira 3h19 .....Alta ....... 2,2m 9h32 .....Baixa ..... 0,4m 15h49 ...Alta ....... 2,2m 21h41 ...Baixa ..... 0,5m 10/7 - Sábado 3h54 .....Alta ....... 2,2m 10h08 ...Baixa ..... 0,3m 16h26 ...Alta ....... 2,2m 22h15 ...Baixa ..... 0,5m 11/7 - Domingo 4h32 .....Alta ....... 2,3m 10h45 ...Baixa ..... 0,3m 17h04 ...Alta ....... 2,2m 22h54 ...Baixa ..... 0,5m 12/7 - Segunda-feira 5h09 .....Alta ....... 2,3m 11h23 ...Baixa ..... 0,3m 17h45 ...Alta ....... 2,2m 23h32 ...Baixa ..... 0,5m 13/7 - Terça-feira 5h51 .....Alta ....... 2,2m 12h04 ...Baixa ..... 0,3m 18h24 ...Alta ....... 2,1m 14/7 - Quarta-feira 0h11 .....Baixa ..... 0,6m 6h34 .....Alta ....... 2,2m 12h49 ...Baixa ..... 0,4m 19h08 ...Alta ....... 2,1m 15/7 - Quinta-feira 0h56 .....Baixa ..... 0,6m 7h21 .....Alta ....... 2,1m 13h36 ...Baixa ..... 0,5m 19h58 ...Alta ....... 2,0m 16/7 - Sexta-feira 1h47 .....Baixa ..... 0,7m 8h13 .....Alta ....... 2,1m 14h30 ...Baixa ..... 0,6m 20h56 ...Alta ....... 1,9m

17/7 - Sábado 2h49 .....Baixa ..... 0,7m 9h13 .....Alta ....... 2,0m 15h36 ...Baixa ..... 0,6m 22h .......Alta ....... 1,9m 18/7 - Domingo 3h58 .....Baixa ..... 0,8m 10h23 ...Alta ....... 2,0m 16h51 ...Baixa ..... 0,7m 23h06 ...Alta ....... 1,9m 19/7 - Segunda-feira 5h15 .....Baixa ..... 0,7m 11h38 ...Alta ....... 2,0m 18h02 ...Baixa ..... 0,6m 20/7 - Terrça-feira 0h11 .....Alta ....... 2,0m 6h28 .....Baixa ..... 0,6m 12h53 ...Alta ....... 2,1m 19h08 ...Baixa ..... 0,6m

23/7 - Sexta-feira 3h04 .....Alta ....... 2,3m 9h21 .....Baixa ..... 0,2m 15h49 ...Alta ....... 2,3m 21h43 ...Baixa ..... 0,4m 24/7 - Sábado 3h53 .....Alta ....... 2,4m 10h08 ...Baixa ..... 0,1m 16h32 ...Alta ....... 2,4m 22h24 ...Baixa ..... 0,4m 25/7 - Domingo 4h38 .....Alta ....... 2,4m 10h53 ...Baixa ..... 0,1m 17h11 ...Alta ....... 2,3m 23h04 ...Baixa ..... 0,4m 26/7 - Segunda-feira 5h17 .....Alta ....... 2,4m 11h30 ...Baixa ..... 0,2m 17h51 ...Alta ....... 2,2m 23h41 ...Baixa ..... 0,4m

21/7 - Quarta-feira 11h3 .....Alta ....... 2,1m 7h34 .....Baixa ..... 0,4m 13h58 ...Alta ....... 2,2m 20h04 ...Baixa ..... 0,5m 22/7 - Quinta-feira 2h11 .....Alta ....... 2,2m 8h30 .....Baixa ..... 0,3m 14h56 ...Alta ....... 2,3m 20h56 ...Baixa ..... 0,4m

27/7 - Terça-feira 5h58 .....Alta ....... 2,4m 12h06 ...Baixa ..... 0,3m 18h26 ...Alta ....... 2,1m 28/7 - Quarta-feira 0h13 .....Baixa ..... 0,5m 6h36 .....Alta ....... 2,2m 12h41 ...Baixa ..... 0,5m 19h02 ...Alta ....... 2,0m

29/7 - Quinta-feira 0h53 .....Baixa ..... 0,6m 7h15 .....Alta ....... 2,1m 13h17 ...Baixa ..... 0,6m 19h43 ...Alta ....... 1,9m 30/7 - Sexta-feira 1h34 .....Baixa ..... 0,7m 8h .........Alta ....... 2,0m 14h .......Baixa ..... 0,8m 20h32 ...Alta ....... 1,8m 31/7 - Sábado 2h28 .....Baixa ..... 0,8m 8h54 .....Alta ....... 1,9m 14h58 ...Baixa ..... 0,9m 21h38 ...Alta ....... 1,7m

AGOStO 1º/8 - Domingo 3h43 .....Baixa ..... 0,9m 10h02 ...Alta ....... 1,8m 16h19 ...Baixa ..... 1,0m 22h54 ...Alta ....... 1,7m 2/8 - Segunda-feira 5h09 .....Baixa ..... 0,9m 11h19 ...Alta ....... 1,7m 17h47 ...Baixa ..... 0,9m

3/8 - Terça-feira 0h02 .....Alta ....... 1,8m 6h21 .....Baixa ..... 0,8m 12h30 ...Alta ....... 1,8m 18h49 ...Baixa ..... 0,9m 4/8 - Quarta-feira 0h58 .....Alta ....... 1,9m 7h13 .....Baixa ..... 0,7m 13h26 ...Alta ....... 1,9m 19h34 ...Baixa ..... 0,8m 5/8 - Quinta-feira 1h43 .....Alta ....... 2,0m 7h58 .....Baixa ..... 0,6m 14h11 ...Alta ....... 2,0m 20h11 ...Baixa ..... 0,7m 6/8 - Sexta-feira 2h21 .....Alta ....... 2,1m 8h36 .....Baixa ..... 0,4m 14h54 ...Alta ....... 2,1m 20h51 ...Baixa ..... 0,5m 7/8 - Sábado 3h .........Alta ....... 2,2m 9h11 .....Baixa ..... 0,3m 15h30 ...Alta ....... 2,2m 21h24 ...Baixa ..... 0,5m 8/8 - Domingo 3h38 .....Alta ....... 2,3m 9h51 .....Baixa ..... 0,2m 16h06 ...Alta ....... 2,3m 22h .......Baixa ..... 0,4m 9/8 - Segunda-feira 4h15 .....Alta ....... 2,4m 10h26 ...Baixa ..... 0,1m 16h45 ...Alta ....... 2,4m 22h36 ...Baixa ..... 0,3m Fonte: Banco Nacional de Da dos Oceanográfi cos da Diretoria de Hidrografi a e Navegação da Marinha do Brasil.

Julho de 2021 | Vilas Magazine 47


Profile for Vilas Magazine

Vilas Magazine | Ed 270 | Julho de 2021 | 20 mil exemplares  

Vilas Magazine | Ed 270 | Julho de 2021 | 20 mil exemplares

Vilas Magazine | Ed 270 | Julho de 2021 | 20 mil exemplares  

Vilas Magazine | Ed 270 | Julho de 2021 | 20 mil exemplares

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded