Vilas Magazine | Ed 294 | Julho de 2023 | 20 mil exemplares

Page 1

Baianos reverenciam os heróis do 2 de julho

Figuras como o caboclo e cabocla, simbolizam a presença de negros e índios nas lutas da Independência, reafirmndo o protagonismo popular

Independência e Leitura

O professor, psicopedagogo e psicanalista Romi Nascimento é o gestor do Clube de Leitura que a empresa Tronox implantou e apoia nas sedes de duas bibliotecas comunitárias que administra em Areias e Arembepe, e em escolas públicas parceiras do Clube em Jauá. Pág. 7

Ter bons amigos pode ser a chave para a felicidade Comemorado em diferentes datas no Brasil, o Dia do Amigo, provavelmente, a mais conhecida seja o dia 20 de julho. Bons amigos fazem as pessoas se sentirem seguras e terem uma vida mais leve. Amigos saram. Pág. 8

Aposentado, você trabalhou em 2 lugares ao mesmo tempo?

O advogado Eddie Parish explica como a nova revisão permite somar salários e aumentar sua aposentadoria. Pág. 13

Eleições 2024

O futuro de Lauro de Freitas passa, atualmente, pela cabeça de três forças políticas, lideradas pela atual prefeita, Moema Gramacho (PT), ACM Neto (ex-prefeito de Salvador e ex-candidato a governador) e João Roma (ex-ministro da Cidadania e também ex-candidato a governador). O jornalista Paulo Maneira avalia os desafios eleitorais para os próximos pleitos. Pág. 10

A revista de Lauro de Freitas & Região Ano 25 | Edição 294 | Julho de 2023 lE-mail: www.vilasmagazine.com.br lFacebook: VilasMagazine lInstagram: @VilasMagazine
CAMILA SOUZA/GOVBA

Accioli RAmos

VÔO ALTO 1 Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), afirmou ter planos para um voo nacional em seu futuro político. Entre as opções, a petista falou sobre o desejo de ir ao Senado, caso Jaques Wagner (PT) deixe o posto - o que pode ocorrer em breve, de acordo com Moema.

VÔO ALTO 2 A chefe do executivo de Lauro de Freitas disse ainda que Wagner colocou seu nome, em 2020, como opção ao governo estadual: “Quero que você seja minha candidata a governadora, então não vou ser candidato. Não saia nem a deputada federal, nem estadual”, teria dito à petista.

MUDANÇA NA SEINFRA O empresário Geraldo Mascarenhas Jr, é o novo secretário da Seinfra, em Lauro de Freitas, substituindo Roque Fagundes, que assume uma nova missão como diretor presidente da Agência de Inovação e Sustentabilidade S/A – INOVA vinculada ao gabinete da prefeita.

FALTA DE RESPEITO 1 Representantes de entidades e associações de moradores lamentaram, mais uma vez, a ausência de pelo menos seis deputados estaduais na reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, convocada para o dia 14 de junho, para debater a despoluição do rio Joanes e outras ações para a proteção do ecossistema da Região Metropolitana.

FALTA DE RESPEITO 2 Rosemberg Pinto (PT), Cafu Barreto (PSD), Ivana Bastos (PSD), Fátima Nunes (PT), Maria Del Carmen (PT) e José de Arimatéia (Republicanos) não

MANDATO DA VEREADORA DÉBORA RÉGIS É CASSADO. SUPLENTE QUE ASSUME A VAGA ESTEVE ENVOLVIDO EM POLÊMICA COMO SECRETÁRIO DE MOEMA GRAMACHO

Acusada de “caixa dois” e arrecadação ilícita na campanha eleitoral de 2020, quando foi eleita a mais votada entre os mais de 500 candidatos que concorreram às 21 vagas para o poder legislativo municipal, Débora Régis (PDT), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA).

Debinha, como é conhecida, faz forte oposição a prefeita Moema Gramacho (PT) e era cotada para disputar a Prefeitura no pleito do próximo ano. O processo foi movido pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), aliado de Moema no município. Débora alega perseguição política, venceu o processo em primeira instância tendo, no TRE, parecer favorável do Ministério Público, no entanto, os magistrados foram unânimes, votando pela cassação. Régis, eleita pelo Partido Liberal (PL) e atualmente filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), diz que vai recorrer da decisão.

No Diário Oficial do Poder Legislativo de 22/6, a presidência da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas publicou a extinção do mandato da vereadora, declarando a vacância do cargo e convocando Clovis Santos da Silva (esq,), 1º suplente do Partido Liberal, para tomar posse na vaga. Em 2021, “Coca Preto”, como é conhecido, ocupou o cargo de Secretário de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, na gestão da prefeita Moema Gramacho, tendo sido exonerado em 2022, após vazamento de um áudio atribuído a ele no qual, supostamente, comentava sobre um esquema de nomeações para cargos públicos na prefeitura como forma de facilitar o resultado nas eleições para vereador.

Até às eleições do próximo ano, muita água podre ainda vai passar embaixo da ponte. Fiquemos em alerta.

compareceram ao encontro, impedindo que a discussão fosse levada adiante por falta de quórum.

FALTA DE RESPEITO 3 Importante que eleitores alinhados com questões ambientais, guardem esses nomes e retribuam a “ausência” na

Famíla Franco celebra 200 anos de dois de seus longevos membros

próxima eleição. Os deputados Leandro de Jesus (PL) e Matheus Ferreira (MDB), respectivamente presidente e vice-presidente do colegiado, estiveram presentes. Fernando Borba, que comanda a Oscip Rio Limpo, cobrou atenção e compromisso dos faltosos com a pauta.

A tradicional família Franco comemorou, em 3 de junho, o aniversário de Leonarda

Franco Bispo (d. Caçula), 103 anos, e de seu irmão, Antônio Pereira Franco , 97anos. Somados, completaram 200 anos de existência. Momento único e maravilhoso, celebrado ao lado dos que lhes amam e tem a honra de compartilhar de ensinamentos que trazem por toda a vida, sementes que germinam entre seus filhos e netos. Temos orgulho e admiração pela história que escreveram e os exemplos de como se deve viver, com honestidade e amor ao próximo. Parabéns, e que venham mais anos com saúde e alegria! Amamos vocês. Homenagem da Trattoria IlManeggio.

Juventude celebra rios da cidade

Giovanna Neris Santos, aluna da Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, ao lado da sua poesia

de verso e prosa. A exposição “Rios de Poesia – Uma declaração de amor ao Meio Ambiente” selecionou 30 poesias, que ficaram em exposição no Salvador Norte Shopping, difundindo a arte literária e a consciência ambiental para a comunidade.

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, professores da rede municipal de ensino instigaram estudantes, do 4º ao 7º ano, das escolas Ana Lucia Magalhães, Capiarara, Esfinge, Capitulino dos Santos e Tenente Gustavo, a produzirem textos poéticos para expressar o amor pelos rios que cortam a cidade: Sapato, Joanes e Ipitanga, com o objetivo de conscientizá-los da necessidade de preservar os recursos hídricos através da educação ambiental em forma

2 | Vilas Magazine | Julho de 2023 Registros & Notas accioliramos@gmail.com

Fórum de Comunicação

O secretário de comunicação da Bahia, jornalista André Curvello, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Comunicação, criado durante o 1º Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Comunicação Social, realizado em junho, em Salvador. Debates sobre a comunicação pública nas diferentes regiões do país, o combate à desinformação e às fake news e a importância do diálogo com os órgãos de controle, para aprimoramento da gestão pública foram temas que orientaram o evento, que reuniu gestores e representantes de 22 estados. Os gestores estão finalizando uma carta com as principais metas do Conselho para os próximos anos.

Feiras literárias

A editora Solisluna participou da Feira do Livro, realizada em junho, em São Paulo, reunindo mais de 130 livrarias e editoras de todo o Brasil. Entre os títulos lançados, Roma Negra, de Esteban Vivaldi, e A Memória do Bosque, de Sara Bertrand, com ilustrações de Elizabeth Builes.

Responsável pela área de comunicação e marketing da Solisluna, Kin Guerra comemorou a participação da editora que celebra, este ano, três décadas de existência. “Já estamos confirmados na Flipelô, Fligê e Flican, festas literárias a serem realizadas, respectivamente, no Pelourinho, em Salvador; em Mucugê, na Chapada Diamantina; e em Canudos, no sertão baiano.

Rotary Club de Lauro de Freitas

Assumiu a presidência do Conselho Diretor do Rotary Club Lauro de Freitas para o ano rotário 2023/24, o administrador de empresas Antonio Rafful Filho Natural de Vitória da Conquista é casado com Celina Maria Barreto Cruz Rafful e pai de Alice, Soraya e Davi.

Admitido na Petrobras em 1981, exerceu durante 28 anos diversas funções gerenciais nas fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia, no Pólo Petroquímico de Camaçari e em Laranjeiras, Sergipe. Concluiu MBA em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi sócio proprietário do Kibe do Rafful e posteriormente do restaurante Sr. Rafful, ambos em Lauro de Freitas. Ingressou em Rotary no RC de Itapuã. Participou da fundação do Rotary Club Itaigara, onde foi presidente, antes de se transferir para o Rotary Club de Lauro de Freitas.

FORRÓ DO MÍDIA A Central do Outdoor da Bahia realizou mais uma edição do Forró do Mídia. O evento, que tem como objetivo celebrar o Dia do Profissional de Mídia, que ocorre todos os anos dia 21 de junho, está completando 45 anos.

Ao lado (a partir da esq.): Vinícius Linhares (presidente da seccional Bahia da Central de Outdoor), Rafael Andrade, Fernanda Jonas, Maurício Lencek e Andréa Sousa.

ONLY MULE VILAS, franquia mineira de drinks e coquetéis exclusivos idealizados para múltiplas harmonizações, abre a primeira muleria na Bahia, em Vilas do Atlântico, trazendo como diferencial receitas exclusivas de moscow mule e gin tônica. Especializada em drinks coloridos, leves e refrescantes, com inspiração ‘hollywoodiana’, cobertos por espumas feita com aromas de especiarias, a casa abre as portas dia 7 de julho, na av. Praia de Itapuã. A iniciativa é o primeiro empreendimento dos empresários Andreia e Flavio Escobar. “Estávamos em busca de diversificar nossos investimentos, entao apostamos em Vilas do Atlântico para trazer essa proposta jovem e exclusiva para a Bahia”, declara Andreia.

Livro-reportagem de Márcio Wesley, resgata legado do teatrólogo Duzinho Nery

Amizades

alicerçadas

Retornando após 25 anos residindo na Europa, a soteropolitana Natalice Nascimento optou por Vilas do Atlântico para morar e aqui alicerçou amizades, que foram lhe abraçar, pelo seu aniversásrio, dia 8 de junho, em animado encontro no Mariposa Vilas: Camilla, Karine, Sandra, Ruanda, Natalice, Drika e Jaqueline.

A cantora Amanda Luquini, natural de Alagoas e mora em Vilas do Atlântico há três meses, período em que tem se apresentado em alguns espaços na região e seu repertório recebido avaliações positivas. Sua agenda contempla eventos pessoais e empresariais.

Dia 15 acontece, na livraria Lucem, no Parque Shopping Bahia, o lançamento do livro Teatro Comunitário, do jornalista Márcio Wesley, licenciando em artes visuais, escritor digital, músico autodidata, produtor cultural e membro da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas. Um ativista da preservação da memória e raízes culturais de Lauro de Freitas, sua cidade natal.

Márcio dedica seu livro-reportagem ao “meu querido irmão, o nosso saudoso Duzinho Nery, diretor teatral sublime, que nos deixou precocemente em 29 de dezembro de 2021. Um apaixonado pelo teatro, produção teatral e sua comunidade. Uma verdadeira referência cultural que colocava as mãos na massa. Óbvio que seu modelo preferido era o teatro comunitário. Ele nunca desistiu de seus sonhos e dizia, ‘cultura se faz, não espera acontecer”. Duzinho presente, viva ao teatro.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 3
JOÁ SOUZA/GOVBA

Os tiros irrompiam contra o Forte de São Pedro, fortificação encravada na região central de Salvador, na madrugada de 19 de fevereiro de 1822. A cidade amanheceu com o avanço das tropas portuguesas, que também atacaram os quartéis da Palma e da Mouraria, onde estavam os militares nascidos no Brasil, naquela época parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

A ofensiva marcou o início da guerra pela Independência do Brasil na Bahia, que chega aos 200 anos ocupando raras páginas nos livros didáticos, mas com memória viva e marcas profundas em Salvador e em cidades do Recôncavo Baiano, onde as batalhas se desenrolaram.

O conflito armado, que só se encerrou após 16 meses com o triunfo das tropas brasileiras em 2 de julho de 1823, deixou um saldo de centenas de mortos e teve um papel decisivo na manutenção da unidade nacional, junto com as disputas contra portugueses em províncias como Pará, Maranhão e Piauí.

As primeiras batalhas na Bahia eclodiram com a

escalada das animosidades entre os portugueses e brasileiros. Deliberações das Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa e do governo dom João 6º foram o ponto de partida do conflito.

Além de exigir o retorno do Brasil à condição de colônia, o retorno de dom Pedro 1º a Portugal e a retomada das restrições ao comércio suspensas com a abertura dos portos, nomearam militares portugueses como novos governadores de armas das províncias brasileiras.

Na Bahia, foi indicado para o posto o tenente-coronel português Inácio Luís Madeira de Melo, alçado à patente de brigadeiro, que substituiria o brigadeiro Manuel Pedro de Freitas Guimarães, nascido no Brasil. A Carta Régia com a nomeação chegou ao Brasil no dia 15 de fevereiro de 1822.

“Com essa nomeação, as tropas se dividiram entre os nascidos na Bahia e os nascidos em Portugal. Essas tropas se aquartelaram em fortificações de Salvador e foram às vias de fato nas ruas da cidade”, explica o historiador Sérgio Guerra Filho, da Univer-

sidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Naquela época, os batalhões eram separados de acordo com as origens dos militares. Assim, havia tropas de brancos, de pardos e de pretos, que tomaram caminhos distintos nas batalhas da Independência.

O levante das tropas de militares, milicianos e civis nascidos no Brasil acabou sendo sufocado em fevereiro de 1822 pelos portugueses, que mantinham um grande efetivo militar em Salvador, além de melhores armamentos.

“A Bahia, até por ter sido capital, tinha um grande contingente de tropas portuguesas”, diz a historiadora Antonietta D’Aguiar Nunes, associada do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, que diz ver as guerras em 1822 e 1823 na Bahia com um movimento de expulsão dos portugueses em um Brasil independente já consolidado.

Mas entre os primeiros tiros e a rendição, um cenário de guerra tomou as ruas de Salvador, com a ocupação de fortes, quartéis e trocas de tiros.

No amanhecer de 19 de fevereiro, militares portugueses invadiram o Convento Nossa Senhora da Conceição da Lapa, pois suspeitavam que rebeldes brasileiros se escondiam no local, cuja torre proporciona uma visão privilegiada da cidade. E foi esta invasão que desencadeou um dos episódios mais marcantes da guerra da Independência na Bahia, o assassinato da abadessa Joana Angélica, aos 60 anos.

Joana Angélica entrou para o noviciado aos 20 anos e viveu as quatro décadas seguintes enclausurada no Convento da Lapa, então ligado à Ordem da Imaculada Conceição. Foi escrivã, mestre de noviças, conselheira e vigária, até que chegou ao posto de abadessa.

Na manhã de 19 de fevereiro, os soldados portugueses invadiram o convento e agrediram o capelão Daniel Lisboa, que tombou desmaiado. Ao forçarem o portão para invadir o claustro, depararam-se com Joana Angélica, que com os braços abertos e segurando um crucifixo tentou impedir a entrada dos militares. Morreu atingida por golpes de baioneta.

“Na fé católica, ela é uma mártir porque deu a vida para manter a sacralidade do convento. Do ponto de vista histórico, sua morte reforçou o apoio dos baianos contra o jugo português”, explica José

4 | Vilas Magazine | Julho de 2023
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA - 200 ANOS
Independência na Bahia eclodiu com levante sufocado e madre assassinada
Conflitos começaram em 19 de fevereiro de 1822, deixaram centenas de mortos e judaram a consolidar unidade nacional
CAMILA SOUZA/GOVBA

Trindade Lage, diretor da Fundação Dom Avelar, entidade ligada à Arquidiocese de Salvador.

O assassinato de Joana Angélica causou comoção na Bahia e consolidou uma imagem de crueldade em relação às tropas portuguesas. O comandante Inácio Luís Madeira de Melo passou a ser conhecido como “malvado Madeira”.

A vitória e a ocupação militar dos portugueses se consolidaram quando os rebeldes brasileiros fugiram para o Recôncavo baiano, onde implantaram um governo paralelo em Cachoeira (120 km de Salvador) e começaram a organizar a resistência e a retomada da capital. Foi apenas o primeiro passo de uma guerra que durou 16 meses, perpassando o 7 de Setembro, quando a independência foi proclamada por dom Pedro 1º. O que começou como uma disputa em torno do comando militar da província encontrou terreno fértil na sociedade baiana.

A historiadora Patrícia Valim, professora da Universidade Federal da Bahia e que atua em cooperação técnica com a Universidade Federal de Ouro Preto (MG), avalia a época das guerras da Independência nas províncias como um período em que estavam em disputa diferentes projetos de Brasil. “Tínhamos projetos muito avançados de nação, sobretudo pensado pelas províncias dos chamados atualmente Norte e Nordeste, que foram violentamente derrotados. A Bahia e as demais províncias elaboram projetos extremamente interessantes e vanguardistas para a época”, afirma.

O avanço das ideias de vanguarda, contudo, esbarrou na aliança entre os rebeldes brasileiros com os donos de engenhos do Recôncavo, cujo modelo de produção se baseava no trabalho escravo.

Como aponta o historiador Luís Henrique Dias Tavares (1926-2020), proprietários de terras, escravos, engenhos e currais de gado viviam achacados pelos juros de comerciantes portugueses e ficaram ao lado dos brasileiros. Daí que as primeiras discussões entre os nascidos na Bahia não giravam em torno da Independência, mas sim acerca da manutenção do Brasil na condição de Reino Unido. Para Dias Tavares, era um arranjo que priorizava a manutenção do tráfico negreiro e do sistema de trabalho escravo.

Esse arranjo fez com que os baianos aderissem em 1823 ao projeto de Independência capitaneado por dom Pedro 1º, que ajudou na consolidação da derrota dos portugueses com o envio de reforços às tropas que lutavam na Bahia.

Sérgio Guerra Filho destaca o caráter conservador da Independência, que manteve uma monarquia, a escravidão, o modelo de latifúndio e o exercício da política como um privilégio dos grandes proprietários de terras e escravos. “A guerra da Bahia tem esse paradoxo. Ela só foi possível com esse grande contingente popular. Mas essas pessoas ficaram a ver navios e não lograram grande parte dos seus anseios de liberdade e melhores condições de vida”, afirma.

Mesmo assim, o caráter popular da guerra se manteve vivo por meio da construção da mitologia em torno do 2 de julho. Figuras como o caboclo e cabocla, que simbolizam a presença de negros índios das lutas da Independência, reafirmam o protagonismo popular.

Por meio destes mitos e símbolos, este período histórico ainda hoje mantém marcas profundas na Bahia. O Cortejo do 2 de julho se consolidou como uma das maiores manifestações cívico-populares do país, com a população tomando as ruas do centro histórico de Salvador.

Personagens centrais da guerra como Maria Quitéria, Lord Cochrane e General Labatut dão nomes a ruas, bairros são retratados em monumentos na cidade. A abadessa Joana Angélica é cultuada tanto por católicos quanto por espíritas. Estes últimos veem a abadessa como uma das reencarnações de mentora espiritual Joanna de Ângelis. Entre os católicos, Joana Angélica é vista como uma mártir. É cultuada por fiéis que fazem preces e pedidos de fiéis que visitam o seu mausoléu no Convento da Lapa: “As pessoas enxergam uma santidade nela”, diz José Trindade Lage. A Igreja, contudo, ainda não encontrou um patrono para custear os processos que dão início à beatificação Joana Angélica.

Historiadores, por sua vez, trabalham para aprofundar as pesquisas sobre as batalhas da independência e dar maior visibilidade aos conflitos armados que deixaram centenas de mortos nas regiões Norte e Nordeste.

Para a professora Patrícia Valim, diante de todas as lutas que aconteceram nas províncias do Norte e Nordeste, o 7 de Setembro deve ser encarado como a primeira grande derrota do Estado brasileiro. “Nós perdemos. O Estado que sai daí é um estado autoritário, centralizador, escravista e sudestino, com interesse nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. E não é por acaso que a gente se debate com isso até hoje. Essa história continua à margem da história nacional”.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 5
João Pedro Pitombo / Folhapress. CAMILA SOUZA/GOVBA

Lauro de Freitas na independência da Bahia

CONTANDO A HISTÓRIA. O historiador Diego Copque e o professor e historiador Jair Cardoso, da Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras, de Candeias, se debruçaram em pesquisas, mostrando que no passado haviam dois circuitos de passagem do fogo simbólico, em comemoração ao 2 de Julho. As pesquisas evidenciam que alguns anos após a criação do circuito, que sai de Cachoeira com destino à Salvador, fora criado outro, partindo do Litoral Norte, que entre outras localidades, passava por São Sebastião do Passé, Simões Filho (Água Comprida) e Lauro de Freitas, com destino a capital.

SANTO AMARO DE IPITANGA NA GUERRA. Diego Copque acrescenta que no início do processo das lutas pela independência, o contingente formado pela tropa baiana, ao sair do Forte de São Pedro, na Cidade do Salvador, depois de passar por Itapuã, se dirigiu ao Engenho Japara, na freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, onde foi recepcionado e alimentado pelo proprietário do engenho, herdeiro do capitão português Manuel Rodrigues Barreto. Itapuã estava inserida na jurisdição militar da Casa da Torre de Garcia D’ Ávila e fazia parte da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Ilustres combatentes que viviam em Ipitanga participaram do conflito, a exemplo de Luiz Antônio Pereira Franco e Anastácio Francisco de Menezes Dórea, que foram agraciados pelo imperador com o titulo de Cavaleiros da Ordem de Cristo e João Ladislau de Figueiredo e Melo, um latifundiário da região e senhor de um engenho denominado Caji, em Santo Amaro de Ipitanga. No seu engenho de cana de açúcar funcionou uma espécie de hospital de campanha durante o conflito.

Em 7 de setembro de 2022 o Brasil comemorou o bicentenário da proclamação de sua independência e, em 2 de julho de 2023, comemora o bicentenário da conquista de sua independência e da unidade nacional, que foram realizadas pelo heróico povo baiano, com a luta revolucionária que empreendeu, da qual resultou a expulsão definitiva das tropas portuguesas da Bahia e do Brasil, em 2 de julho de 1823.

PRIMEIRA CARROÇA

ALEGÓRICA. João Ladislau de Figueredo e Melo atuou de forma ativa e bastante significativa nas lutas pela Independência e no término da guerra foi agraciado pelo imperador d. Pedro 1º com o título de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis e major agregado do 3º Batalhão de 2ª Linha. João Ladislau era avô de José Alvares do Amaral, filho de sua filha Anna Figueiredo e Mello Amaral e de Antônio Joaquim Alvares do Amaral, que, junto com Joaquim José Pinheiro, arrecadou a soma de quatro contos de réis para a compra de mantimentos para a tropa baiana no ponto alto da guerra.

José Álvares do Amaral nasceu em 17 de outubro de 1822 no Engenho Caji e, além de neto materno do veterano de guerra, João Ladislau, era sobrinho, pelo lado paterno, do tabelião de notas Francisco Ribeiro Neves, que junto com Francisco José Corte Imperial e o cônego Manoel Joaquim de Almeida, mandaram construir o primeiro carro alegórico em homenagem ao 2 de Julho, dando inicio às primeiras comemorações logo depois da guerra. Informações extraídas do blog do jornalista Márcio Wesley.

A proclamação da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, diferiu da experiência dos demais países das Américas, porque não apresentou as características de um típico processo revolucionário nacional-libertador, que só se manifestou efetivamente em 2 de julho de 1823, quando as tropas portuguesas foram expulsas da Bahia e do Brasil, graças à luta revolucionária do povo baiano.

A luta heróica do povo baiano em 1823 foi motivada pelos ideais do liberalismo e das grandes revoluções de fins do século 18. Apesar da luta heróica do povo baiano em 1823, a independência do Brasil de Portugal foi uma “independência sem revolução econômica e social”, porque não houve mudanças na base econômica do País.

Nivaldo Santos Nery, 78 anos, nascido e criado nas terras de Santo Amaro de Ipitanga, atual Lauro de Freitas, participou da corrida do fogo simbólico, em 1963. Seu Nery relata que o município fez parte dos festejos da Independência da Bahia e que em 1963, ele foi um dos corredores que representou a cidade recém emancipada na festividade. “Em 1963 o prefeito Celso Pinheiro convidou o pessoal da Base Aérea para representar Lauro de Freitas durante a comemoração da Independência da Bahia e eu fui um dos escolhidos por ser filho da terra”, explica seu Nery, militar aposentado da Força Aérea Brasileira.

A Base era a principal instituição nas terras de Ipitanga e por este motivo o prefeito solicitou o apoio na representatividade da cidade na celebração. Lauro de Freitas foi emancipada em 1962, em um período de transição territorial e a Base Aérea era integrada com a comunidade de Santo Amaro de Ipitanga, mas com a emancipação, passou para Salvador, entretanto, ficando parte das instalações militares, pista de pouso e decolagem dentro do nosso município, separada escandalosamente por um muro.

“Eu era novinho, estava na Polícia da Aeronáutica e fui selecionado para a equipe que representou Lauro de Freitas na corrida do fogo simbólico, que vinha de Cachoeira até Salvador. Fomos em uma Kombi, acompanhando o nosso trajeto e fazendo revezamento com os colegas que estavam correndo. Corremos de Valéria até Pirajá, onde entregamos a tocha ao prefeito de Salvador, Virgildásio de Senna, que nos recebeu em frente a um coreto com uma filarmônica. Depois da corrida o prefeito Celso Pinheiro nos levou para uma churrascaria para comemorar a participação da cidade nos festejos”, descreve seu Nivaldo, feliz com a inclusão da cidade na celebração a partir deste ano, em que se comemora o bicentenário da Independência.

O Estado que nasce da independência do Brasil manteve o execrável latifúndio que perdura até hoje e intensificou a não menos execrável escravidão que durou mais de 300 anos, fazendo desta, o suporte da restauração que realiza quanto às estruturas econômicas herdadas do período colonial.

Apesar de não ter havido avanços econômicos e sociais, o heroísmo do povo baiano deveria servir de inspiração para todos os patriotas brasileiros que buscam a conquista da libertação do Brasil dos entraves atuais ao progresso político, econômico e social do País, e o 2 de julho de 1823 deveria ser celebrado nacionalmente e não apenas na Bahia, como vem acontecendo até o presente momento, porque a independência do Brasil só foi conquistada, e a unidade nacional assegurada, graças ao heroísmo do povo baiano.

Fernando Alcoforado é engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia.

6 | Vilas Magazine | Julho de 2023
“Eu representei Lauro de Freitas na corrida do fogo simbólico em 1963”
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BAHIA - 200 ANOS
A independência do Brasil e a unidade nacional foram conquistadas na Bahia em 2 de julho de 1823

Na Bahia, há 200 anos, no dia 2 de julho de 1823 o sol brilhou mais que no dia 1º. Naquele dia, com a expulsão das tropas invasoras, consolidou-se a independência do Brasil na Bahia, o que terminou pela inserção da então província da Bahia na unidade nacional brasileira.

Desde então, a data é comemorada com festa pelos baianos. Comemoramos a independência. Fico a pensar, entretanto, o que faz um povo independente? Sua renda per capta, suas riquezas naturais, sua cultura? Por que comemoramos a independência por dois séculos e continuamos socialmente tão desiguais?

A verdadeira independência não é aquela outorgada pelo outro, assinada por decreto, mas aquela que construímos em nós. Penso no acesso aos livros e à leitura como uma ferramenta libertadora e essencial para o desenvolvimento da independência pessoal, intelectual e emocional de um povo.

O mês de julho é tempo também de comemorar 16 anos de um projeto que tem impulsionado a independência e a promoção social de jovens e adolescentes na costa de Camaçari através da leitura. É o Clube de Leitura Tronox, que atua nas comunidades de Areias, Jauá e Arembepe.

Independência e Leitura!

Romi Nascimento

nossos maiores leitores.

O Clube de Leitura Tronox atende a cerca de 1.000 crianças e registra anualmente algo em torno de 18.000 presenças em suas atividades desenvolvidas nas sedes das duas bibliotecas comunitárias que administra em Areias e Arembepe, bem como nas sedes das escolas públicas parceiras do Clube em Jauá, Areias e Arembepe.

No Clube, a leitura nos dá régua e compasso. Como diz Bartolomeu Campos de Queirós, “O livro é passaporte, é bilhete de partida”. E com esse bilhete embarcamos no mundo da leitura rumo à independência.

A leitura pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da independência pessoal, oferecendo conhecimento, estimulando o pensamento crítico, promovendo o empoderamento pessoal, aprimorando habilidades de comunicação e incentivando a autoeducação.

Ao se envolver com os livros, as pessoas podem se tornar mais independentes em suas ideias, perspectivas e tomadas de decisão.

Que mais e mais baianos possam ter acesso ao livro e à leitura!

Durante esse tempo de existência do Clube vivemos muitas alegrias. Lá aprendemos através de jogos educativos, encenamos peças de teatro, fazemos teatro de bonecos, oficinas de brinquedos com materiais reciclados, realizamos oficinas de escrita, recitamos poesias, fazemos sessões de cinema, lemos milhares de livros, contamos e ouvimos inúmeras histórias, premiamos

O Clube foi criado e é mantido pela Tronox, produtora de pigmento de Dióxido de Titânio, usado na fabricação de tintas, plásticos, borrachas, entre outros itens que usamos no nosso dia a dia. A empresa tem sede nos Estados Unidos e fábricas no Brasil (Camaçari), Inglaterra, França, Arábia Saudita, África do Sul, China, Holanda e Austrália. A iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade da Tronox e se baseia na crença da empresa de que a educação é fator essencial na formação de uma sociedade independente e cidadã.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 7
ROMI NASCIMENTO é graduado em Letras, psicopedagogo, psicanalista e gestor do Clube de Leitura Tronox.

Ter bons amigos pode ser a chave para a felicidade

Você está cuidando bem dos seus amigos? Se a pergunta te fez refletir, talvez seja hora de reconsiderar.

Segundo o mais longo estudo já realizado sobre felicidade, a qualidade das nossas relações de amizade, está entre os principais indicadores de nossa felicidade e saúde à medida que envelhecemos.

Os dados fazem parte do “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto”, que teve início em 1938 na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

À época, cerca de 700 ado-

lescentes, entre estudantes da universidade e moradores dos bairros mais pobres de Boston, começaram a ser acompanhados pelos cientistas. Periodicamente, suas alegrias e frustrações, bem como estado físico e mental, eram monitorados. Atualmente a pesquisa, que já tem 85 anos, acompanha também os parceiros e filhos dos participantes iniciais.

Segundo o psiquiatra Robert Waldinger*, quarto diretor do estudo, uma das descobertas mais interessantes é que manter relacionamentos calorosos durante a vida, torna o adulto menos propenso a desenvolver doenças, como o diabetes ou doença arterial

coronariana.

Isso acontece pois quando temos com quem dividir problemas e dificuldades naturais da vida humana adulta, seja presencialmente ou até mesmo através de uma ligação, diminuímos os níveis de

estresse.

O estudo apresentado pelo médico Robert Waldinger, apontou que o grande segredo da felicidade é ter e manter boas relações. “Cultivar amigos, tornar-se flexível para se relacionar é uma boa receita para manutenção da saúde física e mental”, frisou a psicóloga clínica e organizacional Rafaela Nunes, entusiasta da pesquisa.

AMIZADE EM NÚMEROS

A pesquisa de Harvard não é a única que trata de amizade e felicidade. Dentre as mais conhecidas está o número de Dunbar (1993), que segundo os cálculos do psicólogo e antropólogo da Universidade

de Oxford, Robin Dunbar, é o número de relacionamentos estáveis e significativos que podemos manter ao longo da vida: 150 conexões, incluindo familiares e amigos.

Estudos mais recentes, divulgados em 2016, apontavam para algo em torno de seis, o número de amigos necessários para tornar nossa vida um pouco melhor. Outro estudo, este de 2020, dizia que as mulheres de meia-idade só precisam ter três amigas para aumentar seus níveis gerais de satisfação.

Para Rafaela Nunes, estabelecer um número ideal é algo muito complicado. “Arrisco dizer que não há um número fechado pois as rela-

8 | Vilas Magazine | Julho de 2023
Bons amigos fazem as pessoas
sentirem seguras e terem uma vida mais leve. Amigos saram. “ IMAGEM: DEPOSITPHOTOS
Thiara Reges Freelance para a Vilas Magazine
se

ções e a quantidade delas dependerá do ambiente em que a pessoa vive, do tipo de vida que a pessoa levou, da personalidade e dos objetivos em relação às conexões. Todos esses fatores influenciarão a quantidade e a qualidade das relações que a pessoa manterá ao longo da vida”, afirmou. Sobre a quantidade de amigos, Robert Waldinger destaca ainda que, para pessoas muito tímidas, se relacionar com muitas pessoas se torna, inclusive, algo estressante, o oposto do que se busca em termos de felicidade. Então, antes de sair em busca de todos os amigos do mundo, cada pessoa deve se conhecer e entender o seu limite social.

COM QUEM QUERO CAMINHAR

“Uma vida boa não é o destino, mas o caminho e com quem você caminha... E fazendo isso, segundo a segundo, você pode decidir a que e a quem você dá sua atenção”. A citação é do mestre Zen australiano, John Tarrant, e nos faz refletir sobre como nos relacionamos com as pessoas que passam pela nossa vida. Se trata tanto

da quantidade, como da qualidade que dedicamos à cultivar nossas amizades.

Sobre a quantidade, Rafaela destaca que o adulto acaba sendo mais inflexível para lidar com as diferenças. Além disso, os interesses já estão mais afinados, o que de certo modo, impede de se relacionar com as pessoas quando existe um choque muito grande.

“Na vida adulta as pessoas definem critérios e interesses, o que por um lado é saudável, mas por outro dificulta as novas conexões, pois uma vez que elegemos que algo não nos interessa tendemos a colocar uma barreira e evitamos contato com tudo relacionado àquilo, inclusive pessoas”.

Sobre a qualidade, as dificuldades estão relacionadas à distância, ao tempo, mas também aos vícios que adquirimos com as novas tecnologias de informação, como a atenção a coisa nenhuma ou atenção parcial contínua. O termo, cunhado nos anos 1990, associado à pesquisadora Lisa Stone, fala sobre como dividimos a nossa atenção por várias fontes de informação ao mesmo tempo, sem nos concentrar de verdade em nenhuma delas.

Robert Waldinger sugere que

você faça as seguintes perguntas: “Com quem você se importa? Você poderia dar a essa pessoa toda a sua atenção?” Essa reflexão pode mudar consideravelmente a qualidade dos momentos dedicados a um amigo.

“As amizades maduras não necessariamente estão presentes na rotina da pessoa, as relações vão se fortalecendo com o passar do tempo. Lembre-se que a quantidade de amigos não determina a felicidade mas a qualidade vivida com eles. Há pessoas que preservam amizades desde a infância até a vida adulta e aquela pessoa passa a fazer parte da família, uma família escolhida, leve, sem tantas responsabilidades. Os amigos fazem a pessoa lembrar quem elas realmente são”, acrescentou Rafaela.

MENOS LIKES E MAIS AMIGOS

Mas será que é possível cultivar amizades quando existe, literalmente, uma tela nos separando? Por mais que não seja o cenário ideal quando pensamos em amigos, as redes sociais existem e não vão sumir das nossas vidas. Cabe encontrar a forma mais

“Cultivar amigos, tornar-se flexível para se relacionar é uma boa receita para manutenção da saúde física e mental”.

Rafaela Nunes, psicóloga clínica.

saudável de caminhar com elas.

“As redes sociais sem dúvida tiveram um papel super importante para resgatar relações e oportunidades de se acompanhar ‘de perto’ a vida de Continua na página 10 u

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 9

u Continuação da página 9

Ter bons amigos pode ser a chave para a felicidade

um amigo que está distante. O problema é que essa mesma rede social possibilita a frequência do distanciamento, que cada vez mais se torna comum, tornando os encontros mais escassos. Sem esse contato com o outro, as pessoas entram em um processo de ensimesmamento tornando-as cada vez mais intolerantes ao outro”, reforçou Rafaela.

Robert Waldinger alerta para a forma como usamos as redes sociais. Se usada de forma ativa, ou seja, para estabelecer conexões, pode ser uma oportunidade de resgatar antigos vínculos e criar novos, como por exemplo quando fazemos lives como amigos que estão fisicamente distantes ou reencontramos colegas da época da escola.

Porém, o uso de forma passiva, quando simplesmente olhamos o feed e as fotos felizes, gera desconforto, pois entra em choque com a realidade dos problemas da vida adulta e quebra a ideia de pertencimento social que tanto buscamos.

Lembre-se: ninguém publica foto feia ou triste! Mas quando consumimos as redes sociais apenas pelo feed, ficamos vulneráveis com a ideia de que ‘todo mundo está tendo uma vida boa e eu sou o único que está passando por momentos difíceis’.

“A rede social tem o seu papel mas não deveria ser considerado termômetro para contar amigos ou a felicidade. Amigo não necessariamente é o que te dá like, mas é aquele que vai vibrar com sua felicidade e te acolher quando for necessário, e não há uma função nas redes de relacionamento que validem isso”, concluiu Rafaela.

*Trechos da palestra de Robert Waldinger estão disponíveis na plataforma TED desde 2015, e já foram vistas mais de 45 milhões de vezes.

Os desafios eleitorais de Lauro de Freitas

Ofuturo da cidade de Lauro de Freitas passa, atualmente, pela cabeça de três forças políticas, lideradas por Moema Gramacho (atual prefeita), ACM Neto (ex-prefeito de Salvador e ex-candidato a governador) e João Roma (ex-ministro da Cidadania e também ex-candidato a governador). Prováveis detentores dos votos na cidade, nenhum dos três líderes terá missão fácil para tentar conduzir os rumos de Lauro de Freitas no período de 2025 a 2028.

Moema Gramacho já mostrou que é boa de urna. Imbatível na cidade, nunca perdeu uma eleição quando seu nome está em jogo. Porém, a ‘eterna prefeita’, também nunca conseguiu fazer seu sucessor. Em 2026, Moema pretende ser candidata a senadora pela Bahia, mas essa candidatura passa por fazer seu sucessor. Nas eleições de 2022, nem com o fenômeno Lula das urnas no estado, Moema conseguiu transferir os votos do presidente para seu candidato a governo.

A atual prefeita terá a missão de segurar os muitos partidos que estão na sua base, já que são poucas as legendas que não fazem

parte do governo petista municipal. É certa a saída do PL, partido que hoje tem três vereadores e duas secretarias na gestão. Moema tem o desafio de conversar muito com o PP, partido que ainda tem feridas abertas da eleição de 2022.

Outro desafio é o do Republicanos, que se tornou uma legenda distante dos ideais petistas pela sua atual orientação nacional. É esperada a organização do MDB, na cidade, para que apoie a base da prefeita ou lance o filho do vice-governador Geraldo Júnior, Matheus Ferreira, candidato a prefeito. Na contramão, quem pode chegar como surpresa é o PSDB, que abriu diálogo com o governador Jerônimo Rodrigues. O maior problema para o grupo será definir os 22 nomes de candidatos a vereador da federação PT, PCdoB e PV, que tem duração até as eleições de 2026.

ACM Neto saiu bem na foto no último pleito no município, com 58,98% dos votos válidos, totalizando 71.234 votos nas urnas. Com isso, seu grupo político pode ter uma grande vantagem nas pró-

ximas disputas eleitorais. A questão é que em 2020, ACM Neto conseguiu unir boa parte da oposição de Lauro de Freitas em torno de seu nome, até mesmo figuras da própria base de Moema que jogaram no seu time, fortalecendo ainda mais a expressiva votação na cidade.

Porém, passada a eleição, seu bloco dispersou e hoje cada liderado corre para um lado. Essa desunião poderá custar a cadeira executiva e o sonho de retomar a cidade após 20 anos. Assim como em Salvador, Neto precisa atrair bem mais do que o PDT para, junto ao União Brasil, poder brigar pela prefeitura no município. A chegada do PP na capital, deve reforçar o grupo de Neto também em Lauro de Freitas, lembrando que a legenda do PP nas eleições de 2020 conquistou mais de 10 mil votos no município.

Existe a possibilidade de Neto atrair o Republicanos para a cidade, pois já faz parte de sua base em Salvador, além de outras legendas que oportunizem mais candidaturas a vereador. O intuito é aumentar o número de candidatos na disputa, sem esquecer que, com o fim das coligações, cada partido poderá lançar no máximo 22 nomes a vereança (100% + 1 candidatos).

João Roma foi o escolhido de Bolsonaro para assumir o seu Ministério da Cidadania e o também escolhido para ser o candidato ao governo na Bahia. Agora tem a árdua missão de tocar seu partido num estado em que o PT provou ter total controle nas eleições. Roma deverá fazer muito mais do que vem fazendo até agora. Seu distanciamento dos eleitores na base atrapalham os sonhos dos seus pré-candidatos em todo estado e não seria diferente em Lauro de Freitas. Seu maior desafio será juntar partidos e pessoas que defendam a pauta bolsonarista, já que na cidade existe uma disputa entre o deputado federal, Capitão Alden e o deputado estadual, Leandro de Jesus.

Enquanto seus correligionários brigam, Roma perde tempo para articular com a sua antiga legenda, o Republicanos, e ainda tentar atrair o PTB no estado, partidos que nacionalmente possuem bandeiras mais conservadoras e podem entrar sem perder o discurso.

Paulo Maneira é jornalista e consultor político. Comanda os podcasts Conjuntura Atual e Liga da Política.

10 | Vilas Magazine | Julho de 2023
Eleições 2024

A “Casa do Povo”, como é chamada a Câmara de Vereadores, tem dado o que falar por conta das sucessivas e mais do que acaloradas discussões envolvendo alguns edis em Lauro de Freitas. O ‘espetáculo’ geralmente ocorre durante as sessões legislativas, realizadas uma vez por semana, às quartas-feiras, a partir das 10h. Isto, quando há um quórum mínimo de, pelo menos, 7 dos 21 vereadores, o que não aconteceu por diversas vezes, inviabilizando a realização das sessões.

Transmitidas ao vivo, através do YouTube, as reuniões oficiais da “Casa do Povo” ficam gravadas na plataforma digital, permitindo que sejam assistidas posteriormente, a qualquer momento e em qualquer parte do mundo mas, nem esta exposição parece despertar nos representantes eleitos pela população a responsabilidade mínima necessária com a postura que deveria ser adotada por um parlamentar. Longe disto, demonstram não estarem tão preocupados com a repercussão negativa, seja com a imagem deles, da Câmara, do município e, até mesmo, da própria população a qual representam.

A sessão realizada em 31 de maio, por exemplo, foi umas das muitas interrompidas pela presidente Naide Brito (PT), desta vez, após troca de ácidas ofensas entre os vereadores Gabriel Bandarra, o Tenóbio, (PSC) e Wellington Negão (PT), durante a discussão de Projeto de Lei que autorizava ao Poder Executivo contratar operação de crédito com o Banco do Brasil até o valor de R$ 25 milhões. A discussão por pouco não resultou em agressões físicas entre os edis, que foram contidos pelos demais presentes. Na confusão móveis foram derrubados, a transmissão interrompida e a sessão temporariamente suspensa, no entanto, os vídeos que circularam nas redes sociais provocaram grande descontentamento com o comportamento dos vereadores, agravando ainda mais imagem já tão desgastada dos políticos.

“É triste abrir as redes sociais e encontrar homens que se dizem

Desordem e falta de postura na “Casa do Povo” de Lauro de Freitas

Brigas, empurrões, xingamentos e sessões suspensas por desentendimentos e falta de quórum; Vereadores protagonizam festival de “mau exemplo”

QUEM FISCALIZA OS FISCAIS?

Como se não bastassem as polêmicas, interrupções e suspensões das sessões, chama também a atenção as que sequer foram realizadas por falta do quórum mínimo de 1/3 dos vereadores (7 presenças dos 21 vereadores). Por não conseguirem cumprir a exigência do regimento interno da Casa Legislativa, só no primeiro semestre deste ano, oito sessões não foram realizadas, três delas seguidas: dias 26/4, 3/5 e 10/5.

“Todos nós sabemos quais são as atribuições de um vereador mas, ao contrário do que deveria acontecer, a Câmara de vereadores de Lauro de Freitas tornou-se uma arena, onde os vereadores digladiam-se com um único objetivo: tentar provar quem tem o maior poder numa batalha deprimente de egos. Quem, infelizmente, mais sofre com a falta de comprometimento desses ‘representantes’ do povo é o próprio povo”, reclama Lázaro Couto, professor de educação física e morador de Vilas do Atlântico.

representantes do povo de Lauro de Freitas, se engalfinhando como se fossem leões ferozes. Estou me referindo aos senhores Wellington Negão e Gabriel Bandarra (Tenóbio). Nós sabemos que o dinheiro do contribuinte não é achado no chão e sabemos também que nosso município está carente de obras e serviços que facilitem a vida dos munícipes, ao mesmo tempo, não podemos compactuar com votações que acontecem a toque de caixa e sem uma discussão mais aprofundada”, desabafou Janete Cruz, moradora de Itinga, ao ser consultada pela reportagem da Vilas Magazine Diversas foram as sessões em que os ânimos se exaltaram. Em 4 de maio de 2022, a sessão foi suspensa e não mais retomada, após uma discussão entre vereadores. Vídeos circularam nas redes sociais e divulgados em veículos de comunicação registrando gritaria, agressões físicas e verbais envolvendo

vereadores e servidores da Câmara ainda no plenário, após a transmissão ser suspensa. Na manhã seguinte, imagens foram exibidas no Jornal da Manhã (TV Bahia), com a vereadora Luciana Tavares (PCdoB) e os vereadores Tenóbio (DEM) e Edvaldo Palhaço (Cidadania), assessores e demais servidores em uma grande confusão. Em 1º de fevereiro deste ano, após o recesso parlamentar, troca de ofensas e acusações entre a então vereadora Débora Régis (PDT) e a prefeita Moema Gramacho (PT), marcou a sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, tando sido a sessão, mais uma vez, encerrada pela presidência.

“Muito triste e lamentável acompanhar essas cenas, já estamos absolutamente chocados com o descaso e abandono que temos visto em Lauro de Freitas em vários aspectos, ainda mais perceber que momentos em que os vereadores escolhidos por nós, estão perdendo tanto tempo em discussões ao invés de se atentarem a questões importantes, como buscar soluções para dar melhor estrutura, conforto, segurança e dias melhores para a população. Precisamos de pessoas que nos representem de fato, que olhem pelas necessidades e melhorias num todo”, disse Paula Castanha, corretora de imóveis.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 11

Estamos vivendo uma

“era dos duelos de narrativas no Brasil”?

Li recentemente um texto oportuno para mim e decerto para algumas pessoas que insistem em questionar até onde caminhará a evolução cerebral da Humanidade.

O autor, a quem peço desculpas por não gravar o nome, questionou o fato do avanço da tecnologia digital e o uso cada vez menor da escrita. Citou as redes sociais, como o WhatsApp, que criou o ‘digitês’, com abreviaturas sincopadas e que é cada vez mais frequente a substituição da escrita por voz. Em outras palavras: estamos criando uma comunicação ágrafa, sem ou com escrita restrita.

A escrita permitiu registrar materialmente a memória e criar a História. A memória digital é volátil e os suportes, aplicativos e drives caducam e as nuvens desabam, se não forem pagas. A correspondência civil tende a se volatizar e só restará a Historia Oficial, dos documentos publicados.

A linguagem na Internet está eliminando as flexões verbais do passado e do futuro e achatando tudo ao presente. Sutilezas expressas pelo condicional, o imperfeito e o subjuntivo estão desaparecendo e toda subjetividade morrendo.

O professor Mark Bauerlein, autor do livro “A geração burra: como a era digital torna os jovens mais estúpidos e ameaça nosso futuro”, ainda inédito no português, diz que há indícios de que o uso de smartphones e tablets na infância já esteja causando efeitos negativos. Destacou, como exemplo, que na Inglaterra, 28% das crianças da pré-escola (4 e 5 anos) não sabem utilizar frases completas. Preocupante, não?

Por outro lado, sem surpresa, afirmou que no Brasil sempre teremos uma elite intelectual cada vez mais concentrada, e uma massa desinformada por fake news e manipulada por políticos populistas. O fato é que o empobrecimento cultural está associado à perda da memória.

No filme Yesterday, (2019), um rapaz, quando acorda de um longo coma e toca as músicas dos Beatles, ninguém as reconhece, porque no período houve um apagão de todos os computadores.

A terceirização da memória e o empobrecimento da escrita implicam na incapacidade de expressar emoções e formular reflexões complexas.

Depois da leitura, na qual ousei destacar pontos interessantes, lembrei da minha pretensa tese que no passado teria como tema original a figura do “Audiovideobetizado”, mas que hoje passou a ser o “Webaudiovideobetizado”. Um personagem tão triste quanto real.

Confesso que cheguei a pensar no aprofundamento desta questão sobre a visão antropológica, mas correria o risco de terminar sendo “cancelado das redes sociais”, mesmo sem qualquer pretensão de tornar-me uma uma ‘celebridade’.

Gerar reflexões sobre o tema “A Era das Narrativas” pode desaguar apenas numa constatação de que o assunto não é apenas um dilema aplicável ao Brasil e sim uma realidade mundial. Em nosso país acontece o agravamento das narrativas diante do distanciamento jurídico, político e educacional da nossa sociedade? Eis a questão.

Ruy Pontes é ex-presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás), consultor em Comunicação e Marketing.

Este é o lindo prédio da Associação Comercial da Bahia, a primeira associação patronal do Brasil. Ele foi erguido em estilo neoclássico no ano de 1817 e fica localizado entre duas praças no atual bairro do Comércio. Na sua frente está a Praça Riachuelo, construída pela própria Associação para homenagear os heróis brasileiros da Guerra do Paraguai. Na parte do fundo fica a Praça Conde dos Arcos, nome dado em homenagem ao português Marcos de Noronha e Brito, detentor desse título e último vice-rei do Brasil, entre 1806 e 1808. Quando a família real portuguesa veio para o Brasil, a função de vice-rei foi extinta e ele foi transferido para governar o Grão-Pará (antigo estado da região Norte). Depois, foi para o Rio de Janeiro e, finalmente, veio ser governador da Capitania da Bahia entre 1810 a 1818.

O Conde dos Arcos merece esta homenagem porque realizou importantes obras e ações como governador: criou a primeira tipografia da Bahia, criou a primeira biblioteca pública do Brasil aqui em Salvador, construiu o Theatro São João (a maior casa de espetáculos do Brasil localizada onde hoje temos a Praça Castro Alves), concluiu o nosso lindo e imenso Passeio Público (atualmente reduzido a uma área atrás do Palácio da Aclamação) e fundou a Praça do Comércio, justamente a praça que, mais tarde, passou a ter seu nome.

O prédio da Associação Comercial da Bahia foi erguido no local onde existia, anteriormente, o Fortim de São Fernando. O mar chegava até o local, mas foi afastado por aterros que começaram no século 19 e tiveram seu ápice no início do século 20 quando o porto de Salvador foi construído e o bairro do Comércio surgiu. Este nome, aliás, veio justamente da Praça do Comércio que já existia e havia criado na população baiana o hábito de dizer “vou ao comércio” quando se deslocava para a Cidade Baixa. Além da beleza e importância histórica, a Associação Comercial da Bahia tem outros atributos: as ruínas do antigo fortim no seu subsolo, uma biblioteca de respeito, uma pinacoteca e vasto mobiliário do século 19.

Pesquisa e texto: Louti Bahia. Foto: AHMS.

Propaganda do soteropolitano Palace Hotel (hoje Fera Palace Hotel) no jornal O Imparcial, em 1935 (dir.) e da boite Maria da Vovó (abaixo), promovendo shows com “lindas garotas”.

A casa era referência na época de ouro dos bordéis de Salvador nos anos 60.

12 | Vilas Magazine | Julho de 2023
Espaço Aberto | Ruy Pontes
Memória

Aposentado, você trabalhou em dois lugares ao mesmo tempo?

Em decisão recente do Superior Tribunal de Jus�ça (STJ), aposentados de qualquer profissão que �veram dois trabalhos ao mesmo tempo têm direito à soma dos seus salários no cálculo da aposentadoria do INSS. É a chamada Revisão das A�vidades Concomitantes. “Atividades concomitantes, na prática, é quando a pessoa trabalha em mais de uma empresa ao mesmo tempo, ou paga INSS por, no mínimo, dois vínculos de trabalho. Isso gera duas ou mais contribuições, mas o INSS só considerava uma delas e reduzia a outra”, explica Eddie Parish, advogado especialista em causas contra o INSS.

A REVISÃO TEM PRAZO E PRECISA DE CÁLCULOS DE UM ESPECIALISTA

Para fazer a revisão, é necessário fazer os cálculos com um especialista. Caso a soma dos salários das a�vidades exercidas ao mesmo tempo resulte em aumento da aposentadoria, o advogado de confiança ingressará com a ação judicial. “O INSS não faz os cálculos de forma automática, é preciso a ajuda de um profissional que analise o caso e a possibilidade da ação judicial”, aconselha Eddie Parish, ao complementar que a revisão tem prazo e deve ser ajuizada em até 10 anos após a aposentadoria. “O aposentado precisa verificar o seu caso o mais rápido possível, pois o Direito não socorre aos que dormem”, adverte o profissional.

Veja como Dona Eugênia, enfermeira aposentada pelo INSS, AUMENTOU sua Aposentadoria

que conciliaram o emprego de carteira assinada com outros trabalhos, foram os principais prejudicados em suas aposentadorias, afirma o advogado Eddie Parish.

Quando soube do direito de somar seus salários e refazer os cálculos, Dona Eugênia buscou um advogado especialista.

Previdenciário).

AO MESMO TEMPO

Parish & Zenandro Advogados

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 13 Seus Direitos
Nova revisão permite somar salários e aumentar sua aposentadoria
EDDIE PARISH é advogado, professor e mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/BA e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em causas contra o INSS (Direito
“Professores, médicos e demais profissionais da área de Saúde, bem como autônomos e pessoas
Aponte a câmera do seu celular e conheça o
Esta revisão serve para aposentados do INSS de QUALQUER PROFISSÃO, basta que tenham trabalhado EM 2 LUGARES Dona Eugênia se aposentou pelo INSS, em 2015, com R$ 2.700,00. Ela havia trabalhado em 2 empresas ao mesmo tempo. Na época, Dona Eugênia ficou intrigada, já que o o INSS não somou seus dois salários, ao calcular sua aposentadoria
1 2 3 A aposentada também teve direito
atrasados dos
5 anos! C o m o n o v o c á l c u l o , a a p o s e n t a d o r i a d e D o n a E u g ê n i a a u m e n t o u p a r a t d t bé t 4
aos
últimos

CLÍNICA MÉDICA ESTÉTICA

ALERGOLOGIA

AUTI SMO E BULLYING:

Crianças e adolescentes no espectro do autismo são algumas das principais vítimas do bullying, violência que pode vir tanto de forma física quanto psicológica (através de palavras de ameaça e provocações).

Segundo a terapeuta Bruna Manzolli, “isso é recorrente porque pessoas no espectro, ou neurodivergentes, apresentam comportamentos atípicos, ou seja, atitudes que não são esperadas de acordo com a sociedade típica, e por isso são julgadas”.

Infelizmente, o bullying ainda é um comportamento agressivo que se faz presente, principalmente, no ambiente escolar, ou até mesmo em pequenos grupos de amigos e atividades extracurriculares.

Dados do IBGE mostram que mais de 40% dos estudantes adolescentes admitiram já ter sofrido com a prática de “bullying”, de provocação e de intimidação. Além disso, uma pesquisa canadense indicou que 77% das crianças com autismo relataram ter sofrido bullying no ambiente escolar.

A Lei nº 13.185, em vigor desde 2016, classifica o

14 | Vilas Magazine | Julho de 2023 Saúde &
Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
POR IMAGEM
MÉDICA
Bem-eStar
DIAGNÓSTICO
ACUPUNTURA CLÍNICA
FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA FISIOTERAPIA
GERIATRIA FISIOTERAPIA DOMICILIAR
Quais os sinais de que uma criança autista está sofrendo com comportamentos agressivos?

bullying como intimidação sistemática, quando há violência física ou psicológica em atos de humilhação ou discriminação. A classificação também inclui ataques físicos, insultos, ameaças, comentários e apelidos pejorativos, entre outros.

O bullying pode causar danos graves à saúde emocional e mental, resultando em baixa autoestima, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, insônia, entre outros problemas. “Infelizmente, muitas pessoas ainda têm preconceito em relação ao autismo. Isso porque muitas vezes não compreendem ou não tem conhecimento acerca do TEA, e caem em pré-conceitos que estão enraizados há anos.

Crianças e adolescentes diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, vivenciam vários tipos de desafios na escola. Isso pode ser devido à dificuldade da comunicação e também ao relacionamento com outras crianças”, ressalta Bruna Manzolli.

Segundo a especialista, crianças e adolescentes com outros tipos de transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Tourette e Deficiência Intelectual, também estão mais propensas a serem vítimas do bullying; em comparativo com pessoas não neurodiversas.

É comum que algumas pessoas fiquem com medo de denunciar que estão so-

Continua na página 16 u

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 15 Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 ORTOPEDIA OFTALMOLOGIA ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA OFTALMOLOGIA Prótese de porcelana Prótese em Geral Lente de Contato Clareamento Implante Estética Clínico Geral Tratamento de Bruxismo Disfunção de ATM Prótese Especialista em Shopping Estrada do Coco, Sala 406 (71) 99971-0801 (71) 3379-4728 d r a d r i a n o s a c r a m e n t o  P R O N TO AT E N D I M E N TO T R A U M ATO L O G I A O R TO P E D I A Das 7h às 19h  C E N T R O M É D I C O Angiologia Cirurgia Geral Cirurgia Plástica Clínica Médica 71 3206-4444 Day Hospital COF - Centro Médico Estrada do Coco Km 01 - Lauro de Freitas - Bahia - C E P 42.702-400 www.cof.com.br cof@cof.com.br Convênios Particular 71 99203-1886 Dermatologia Endoscopia Gastroenterologia Urologia Ginecologia/Obstetrícia  S E RV I Ç O E S P E C I A L I Z A D O E M C L Í N I C A D A D O R Agende sua Consulta
IMAGEM: UNSPLASH

Saúde & Bem-eStar Boadica - Facilidades & Serviços

frendo bullying, ou que não consigam se comunicar a respeito da agressão que estão recebendo. Por este motivo, é muito importante observar possíveis sinais.

Alguns sinais de que alguém pode estar sofrendo bullying incluem:

PODOLOGIA

PSICANÁLISE

PSICOLOGIA

l Mudanças no comportamento ou humor: por exemplo, quando de repente a pessoa que tende a entrar e sair da escola de forma tranquila começa a demonstrar aversão pelo ambiente, com choros e comportamentos não esperados para seu perfil, mudança na socialização com pessoas que se sente confortável, começa a ter comportamentos evitativos, de fuga e se isola ou fica quieta, além do esperado. isso pode ser um sinal de que algo está errado. Também podem ocorrer mudanças de humor, como irritabilidade, tristeza ou ansiedade;

l Queda no desempenho escolar: o desempenho escolar cair repentinamente pode ser um sinal de que está sofrendo bullying, pois sente muita distração ou incapacidade de se concentrar;

PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

PSICOTERAPIA

l Lesões físicas inexplicáveis: se alguém apresentar ferimentos inexplicáveis, como hematomas, arranhões ou cortes, isso pode ser um sinal de que ele está sendo agredido;

UROLOGIA

lPerda de interesse em atividades que antes eram prazerosas: se alguém de repente perder o interesse em atividades que antes adorava, pode ser um sinal de que ele está se sentindo desmotivado ou triste;

l Alterações no padrão de sono ou alimentação: quando surgem problemas de sono ou apetite, isso reflete diretamente em comportamentos de ansiedade e depressão, resultado de traumas gerados pelo bullying.

“É importante dizer que esses sinais não garantem

16 | Vilas Magazine | Julho de 2023
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
PODOLOGIA OTORRINO
u Continuação da página 15 Autismo e bullying:

Como fazer um saboroso caldinho de feijão

INGREDIENTES: ½ kg de feijão; 1 xícara (chá) de bacon, em cubinhos; 1 xícara (chá) de linguiça calabresa, em cubinhos; ½ embalagem de massa para sopa

FAROFA DE BISCOITO: ½ embalagem de Biscoito Cream Cracker; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho picados; sal, pimenta dedo de moça e salsinha a gosto.

PREPARO: Comece preparando o caldinho de feijão. Bata no liquidificador o feijão já cozido e temperado, passe pela peneira e se necessário acrescente água até obter 2 e ½ litros de caldinho de feijão, reserve. Em uma panela grande, acrescente o bacon a linguiça calabresa e deixe fritar.

Junte o caldinho de feijão, a massa e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos ou até que a massa fique “al dente”, macia porém resistente à mordida.

Enquanto isso prepare a farofa de biscoito. Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue os dentes de alho. Acrescente a farofa de biscoito, a pimenta dedo de moça e a salsinha e deixe fritar por 2 minutos.

Retire o caldinho de feijão do fogo e sirva imediatamente polvilhado

com a farofa de biscoito. Rendimento: 8 porções. Variação: Querendo substitua a salsinha por coentro fica muito saboroso.

necessariamente que a criança ou adolescente com autismo esteja sofrendo bullying, mas podem indicar que algo não está certo. Se os cuidadores suspeitarem de algo, é possível buscar abertura para uma conversa e oferecer apoio. Porém, para algumas pessoas com autismo que possuem dificuldades de socialização, nem sempre é possível avançar para esse lado e outras estratégias precisam ser implementadas”, pontua Bruna Manzolli.

Como ajudar pessoas autistas vítimas de bullying?

Com o bullying geralmente acontece no ambiente escolar, é preciso cobrar um posicionamento da própria unidade de ensino. Se mesmo com conversas e denúncias a escola não está tomando medidas adequadas para proteger a criança e o adolescente, você pode seguir os seguintes passos:

lPeça à escola que apresente um plano de ação, com etapas específicas e detalhadas das decisões que a escola irá tomar para resolver o problema e proteger a criança e o adolescente;

lMantenha registros detalhados de todos os incidentes de bullying que você souber, incluindo a data, hora e local. Compartilhe essas informações com a escola para que eles possam entender a extensão do problema;

lSeja persistente: se você sentir que a escola não está levando o problema a sério, continue a contatar a escola para que haja uma resolução. E-mails ou chamadas telefônicas regulares são importantes para acompanhar o progresso e verificar se o plano de ação está sendo implementado;

lSe a escola não tomar medidas adequadas para resolver o problema, é possível buscar ajuda externa, como um conselheiro escolar, um advogado ou uma organização que lida com questões de bullying.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 17 COZINHA DELIVERY AÇOUGUE Risotteria Delive 993005471 deliziarti.food A melhor experiência Gastr
educação Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 LIVRARIA MÚSICA CURSOS GaStronomia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 3 3 6 9 - 8 3 0 0 ) R u a P r i s c i l a D u t r a , 1 0 1 . REVENDEDOR AUTORIZADO B I L I D A D E . D .
no Conforto do seu La
IMAGEM: UNSPLASH
DIVULGAÇÃO - MARCA ESTRELA

A“chegada de um filhote de cão em casa é momento de muita alegria para os tutores. Mas nem tudo é festa. É preciso ter atenção aos desafios de saúde do pet, incluindo proteção contra os inimigos naturais e até riscos do próprio ambiente”, explica Henry Berger, diretor da VetFamily no Brasil, organização especializada em soluções para clínicas e médicos-veterinários independentes.

No campo da saúde, um dos problemas que mais preocupam os tutores é o contato dos filhotes com parasitas (pulgas, carrapatos e até vermes). Afinal, nessa

fase eles exploram cada centímetro no ambiente em que vivem, o que potencializa o risco de se contaminar.

A proteção é a melhor estratégia. Em termos de parasitas internos (vermes), prevenir é fundamental inclusive para evitar doenças graves. O tratamento pode ser feito pela vermifugação, que segue protocolo rigoroso. “Os vermes representam um importante problema para a saúde dos animais, inclusive podendo ser passados da mãe para o filho durante a gestação e até mesmo pela amamentação. É fundamental que os veterinários sejam consultados

sempre pelos tutores pois eles sabem o melhor programa de controle parasitário”, reforça Henry Berger.

Os filhotes, em especial, exigem protocolos de vermifugação diferenciados, de forma preventiva, sendo mensal até os 6 meses de idade e depois de acordo com epidemiologia, risco e estilo de vida na fase adulta.

Os tutores podem e devem ajudar. “Eles devem tomar cuidado quanto aos locais frequentados pelos pets, avaliando se há chances de contaminação. Cães protegidos são mais saudáveis, mais felizes e trazem paz de espírito aos tutores. A medicina preventiva é a chave para uma vida livre de

preocupações para os pets”, diz Henry Berger.

O problema é realmente sério. A vermifugação é o terceiro mais importante motivo das consultas de pets em clínicas veterinárias, segundo pesquisa do Sindicato Nacional das

indústrias de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Para identificar os sintomas nos pets, é preciso ficar atento a reações, como vômito, perda de peso, fraqueza, abdômen inchado, diarreia e demais sinais de falta de nutrientes.

18 | Vilas Magazine | Julho de 2023 eventoS & FeStaS Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206 BUFFET DECORAÇÃO MESAS & CADEIRAS ALUGUEL DE BRINQUEDOS DOCES & SALGADOS Pet & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
Cães filhotes são alvos fáceis para pulgas, carrapatos e vermes. Prevenção é a melhor estratégia

ARQUITETURA

Coletivo Kitanda Traz promoveu exposição de arte e feira de economia solidária em Itacimirim

CONSTRUÇÃO & REFORMA

CONSTRUÇÃO & REFORMA

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação Higienização de caixa d’água . Pré-mudança Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial Visita grátis

CORTINAS CORTINAS

Bolsas de palha de piaçava, colares e pulseiras de sementes, aquarelas, óleos corporais, produtos para banhos aromáticos, escalda pés, pomadas relaxantes, licor caseiro e cocadas foram alguns dos produtos vendidos na 1ª Exposição de Arte e Feira de Economia Solidária promovida pelo Coletivo Kitanda Traz, em Itacimirim, nos dias 17 e 18 de junho.

O encontro foi mais uma ação da Rede Turismo Étnico Afro e Empreendedorismo de Negros e Mulheres- EMUNDE, através da Rota Afro Cultural da Lagoa da Paz, que estimula o afroturismo, afroempreendorismo e o empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento integrado e sustentável de Camaçari. A proposta é incentivar a produção cultural de jovens, mulheres, indígenas, negros e negras,

Continua na página 20 u

CORTINAS

CORTINAS

CORTINAS

ELÉTRICA

ELETRICISTA

ELÉTRICA

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 19 caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
CLAUDIA CORREIA / Texto e fotos. Colaboração para a Vilas Magazine

u Continuação da página 19

Coletivo Kitanda Traz promoveu exposição de arte e feira de economia solidária em Itacimirim

povos tradicionais de matrizes africanas para valorizar e dar visibilidade ao legado de saberes e experiências ancestrais.

O coordenador da Rede EMUNDE, Edson Costa, agradeceu aos participantes, visitantes e a Mam’etu Elza de Matamba, do Inzo Nkisi Matamba Dilewi Filha, que sediou o evento.”É uma atividade que oferece alternativa de desenvolvimento, aquecimento econômico e circulação de moeda, geração de trabalho e renda, autoestima, reduz riscos sociais no território”, informou. Além de ampliar as oportunidades de renda para os expositores, o evento promoveu o intercâmbio cultural com a apresentação musical de origem indígena, degustação de alwá, bebida africana utilizada em terreiros

20 | Vilas Magazine | Julho de 2023 caSa
decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
&
ENERGIA SOLAR FORROS ESTOFADOS MADEIREIRA
MADEIREIRA ESTOFADOS MADEIRA TRATADA MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO
E
MÓVEIS PLANEJADOS MÓVEIS PLANEJADOS
s t o f A r t e

de candomblé, venda de livros com temáticas afro brasileiras e a divulgação da literatura de cordel, representada pela trovadora educadora Mestra Janete Lainha, de Ilheús.

Nessa primeira edição, participaram 14 expositores de diversos municípios da Região Metropolitana de Salvador, além de Ilheús e Porto Seguro, no sul da Bahia, como Arinã, indígena Pataxó.

Para a coordenadora do evento, a aromaterapeuta e artesã Clau Menezes a intenção é promover ações que potencializem o trabalho dos produtores culturais e artesãos negros, negras e indígenas para preservar saberes e modos de vida que resistem e afirmam a identidade desses povos. “A ideia é realizar mensalmente esses encontros, dar apoio aos que não tem espaço para mostrar sua arte, não puderam vir pessoalmente, mas estão aqui através de suas peças que acolhemos solidariamente

Continua na página 22 u

PERSIANAS

PERSIANAS

REDES DE PROTEÇÃO

REDES DE PROTEÇÃO

REDES DE PROTEÇÃO

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 21 caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
SEGURANÇA ELETRÔNICA SEGURANÇA ELETRÔNICA
PORTÕES
SEGURANÇA ELETRÔNICA SEGURANÇA ELETRÔNICA SERVIÇOS

TOLDOS

TOLDOS

TOLDOS

TOLDOS

u Continuação da página 21

Coletivo Kitanda Traz

para divulgar”, afirmou. A Mam’etu Elza de Matamba, membro da Rede Afro Ambiental e da Rede EMUNDE, destacou a importância da valorização da diversidade e da preservação do patrimônio cultural brasileiro. “Algumas tradições vão se enfraquecendo, como a preparação e uso do alwá em terreiros, aqui procuramos difundir saberes, incentivar o respeito à diversidade e valorizar o trabalho de cada produtor, com sua criatividade e riqueza de conhecimento ancestral no uso de ervas medicinais, sementes, e aromas naturais. É um espaço de trocas simbólicas e de sobrevivência econômica. O artesanato, a gastronomia, a literatura, a aromaterapia e a moda dos povos tradicionais contam parte de nossa história, precisam ser preservados”, defendeu.

VIDRAÇARIA

VIDRAÇARIA VIDRAÇARIA

VIDRAÇARIA

Nos dois dias, dezenas de artesãos, moradores, turistas e apoiadores da economia solidária em Itacimirim circularam no evento e os organizadores farão uma reunião de avaliação para planejarem as próximas atividades do Coletivo Kitanda Traz.

22 | Vilas Magazine | Julho de 2023
Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
caSa & decoração Boadica - Facilidades & Serviços
TELAS MOSQUITEIRAS TELAS MOSQUITEIRAS TELAS MOSQUITEIRAS
Claudia Patricia Diniz Correia é assistente social (Cress 1.777 5a Região/Ba), jornalista (3284 DRT-Ba).

CONTRATE COM SEGURANÇA

lConfira sempre a qualidade do serviço antes de contratá-lo

l Certifique-se de que o anunciante possua referências confiáveis;

l Requeira sempre nota fiscal do serviço contratado. É um direito seu;

lOs textos e responsabilidades de fornecimento desses serviços são única e exclusivamente do anunciante;

lEvite realizar depósitos ou pagamentos antecipados, sem ter verificado a idoneidade do prestador do serviço;

l Em caso de ter sido vítima de fraude, procure imediatamente a delegacia mais próxima para fazer um Boletim de Ocorrência;

l Comunique também à revista Vilas Magazine, pois sempre que o anunciante se revela inidôneo ou que haja recorrentes reclamações dos clientes, o setor jurídico determina a suspensão da veiculação dos anúncios, até que se resolvam os questionamentos.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 23 ServiçoS & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
TÉCNICA ASSISTÊNCIA TÉCNICA
ASSISTÊNCIA TÉCNICA ASSISTÊNCIA TÉCNICA CONTABILIDADE
ASSISTÊNCIA
ANTENAS
DESINSETIZAÇÃO DESINSETIZAÇÃO DESINSETIZAÇÃO

1) A presença da Vilas Magazine, ao longo de 25 anos de circulação ininterrupta, continua relevante na comunidade local, pela sua credibilidade, seriedade e utilidade;

2) Mesmo enfrentando a veloz competição virtual, a Vilas Magazine continua respondendo positivamente aos investimentos de seus anunciantes;

3) A Vilas Magazine continua sendo solicitada e acolhida pelos moradores da região;

4) Anúncios publicados na Vilas Magazine atendem a um público fidelizado, que gosta de manusear as páginas da revista conferindo em detalhes os artigos, matérias e ofertas promocionais;

5) A divulgação de serviços e produtos na Vilas Magazine faz parte do cotidiano dos moradores da região. A revista é usada como referência para a efetivação de compras e contratos de serviços. Os leitores se sentem mais confiantes em adquirir produtos e serviços divulgados na Vilas Magazine;

6) Mensagens e informes publicitários divulgados na Vilas Ma-

24 | Vilas Magazine | Julho de 2023 ServiçoS & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
FOGÕES FOGÕES GÁS
ENTULHOS & PODAS FOGÕES
INFORMÁTICA
LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA
10 motivos para divulgar seus produtos e serviços na Vilas Magazine

gazine oferecem durabilidade de audiência, permanecendo ao lado do leitor/consumidor por meses seguidos, sem interrupção de exibição, fortalecendo a lembrança do prestador do serviço;

7) Consumidores acreditam que a publicidade impressa tem mais credibilidade do que anúncios digitais. O leitor da mídia impressa presta mais atenção no material gráfico;

8) A Vilas Magazine disponibiliza várias opções de espaços para os clientes divulgarem seus serviços e produtos: nas páginas editoriais (entre matérias), nos classificados segmentados ou como publieditoriais (conteúdos patrocinados), onde as empresas dissertam sobre suas atividades, fortalecendo a marca na comunidade;

9) Anunciando na edição impressa, cliente tem ampliada a sua visibilidade, na edição digital, podendo ainda reforçar as ações, nas redes sociais da revista (sob consulta);

10) A Vilas Magazine se mantém fiel à proposta de ser um veículo capaz de intermediar informação local e facilidades de serviços e produtos oferecidos por nossos parceiros comerciais, funcionando como um banco de produtos e serviços disponíveis aos moradores, aproximando a comunidade e fornecedores.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 25 ServiçoS & cia Boadica - Facilidades & Serviços Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206
LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA

ServiçoS & cia

imóveiS Boadica - Facilidades & Serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

EMBASA Membros da comissão da obra de esgotamento sanitário realizada pela Embasa em Lauro de Freitas tem se reunido com representantes do poder público municipal e sociedade civil, quando são apresentadas informações sobre o andamento das obras. Representante da sociedade civil, Henrique Moitinho, fundador do projeto socioambiental ILHAS e associado SALVA, tem entregue à equipe da Embasa – Laíse Guimarães, assistente social e Renato Cezar, engenheiro responsável pelas obras – relação de imóveis que não foram contemplados com o coletor para ligação do esgoto, localizados na Bacia Flamengo, Vilas do Atlântico, Miragem (Associação Jardim do Atlântico Residencial), Pitangueiras, Praia de Ipitanga e outras localidades da orla do município. Acima, Renato Cezar (esq.) e Henrique Moitinho.

auto & cia

Boadica - Facilidades & Serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

Boadica - Facilidades &

Serviços

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

ENCANADOR

Amilton Pereira 9 9609-3077

MESTRE DE OBRAS

Amilton Pereira 9 9609-3077

Anuncie seus serviços onde quem precisa procura

CONFIRMAÇÕES ATÉ O DIA 20

Tels.: 71 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

comercial@vilasmagazine.com.br

Como ter práticas de higiene e saúde com o lixo?

Hábitos de higiene com o lixo ajuda a preservar o meio ambiente e a saúde da população

Bichos como ratos, baratas, mosquitos e escorpiões não são muito agradáveis, certo? Eles tendem a aparecer com mais frequência quando acumulamos lixo, entulho, e resíduos orgânicos em casa, buscando alimentos. É claro que o aparecimento dessas pragas também está associado a fatores como a chuva, o calor e a falta de saneamento básico, mas a limpeza dos ambientes internos também ajuda a afastá-las.

Os maus hábitos de gestão de resíduos se tornam um grande problema, se pensarmos na quantidade de lixo doméstico gerado todos os dias. O descarte de lixo, quando incorreto, é prejudicial ao solo e aos coletores, que acabam sendo expostos a resíduos que podem causar ferimentos ou até afetar a integridade física do trabalhador, como materiais cortantes ou hospitalares.

É de extrema importância que você acondicione o lixo em sacos plásticos fechados e sem furos, em recipientes com tampa para não atrair insetos. Visando esse propósito, já existe no mercado até mesmo um saco de lixo que repele tais pragas. “O Embalixo Repelente foi desenvolvido com uma tecnologia que inibe o mau cheiro. Com fragrância característica, ele bloqueia o mau odor e tem uma fórmula exclusiva com citronela, menta, limão e cravo”, detalha Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo.

Outra ação que pode ser feita a fim de preservar o lixo é construir um porta-lixo para colocar os sacos e embalagens contendo os resíduos, evitando que cães e gatos os espalhem nas ruas. Também é recomendável não queimar o lixo, pois, além de poluir o ambiente, pode afetar a saúde das pessoas. “Lixo em condições inadequadas de acondicionamento e descarte provoca doenças, mau cheiro, poluição ambiental, pode causar acidentes e até morte. Por isso, é indispensável saber manejar o lixo em casa”, comenta Costa.

A Embalixo foi fundada em 2004. A inovação e a sustentabilidade são os pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico, entre outros itens.

26 | Vilas Magazine | Julho de 2023
SERVIÇOS GERAIS SERVIÇOS GERAIS LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA LIMPA FOSSA
A revista de Lauro de Freitas & Região

Tribuna do Leitor

LAURO DE FREITAS: império do desgoverno

É impressionante como o poder público se omite em ações de pura gestão, mas o quantitativo de agentes públicos deve servir bastante ao município nas urnas eleitorais.

A) Em plena saída da av. Nova Esperança, com a av. Santos Dumont, em Portão, existe um descarte permanente de água, de odor característico ao das águas de fossas sépticas. Sem a menor cerimonia está lá um mangote jogando água na via pública;

B) Também em Portão, na av. Santo Antônio, entre a subida da rua Berto Januário e rua das Cajazeiras, o sentido do tráfego

Reconhecimento

Neste espaço o leitor pode sugerir pautas, criticar matérias publicadas nas edições, fazer denúncias de problemas, irregularidades ou direitos desrespeitados, como cidadão ou consumidor. A Vilas Magazine reserva-se ao direito de selecionar e resumir as mensagens. Denúncias sem identificação (e-mail, endereço e telefone), serão desconsideradas, assim como material ofensivo. Email para redacao@vilasmagazine.com.br

é mão única, mas as motocicletas circulam nos dois sentidos, iguais as bicicletas, mas em alta velocidade.

Tudo isso causa espanto ao cidadão que busca os serviços do comércio desse bairro, às vezes, apenas para comprar o seu pão, mas conheceu outras plagas no Brasil onde nunca viu nada igual como relatado. Outras coisas podem ser comentadas, como inundações crônicas, buraqueira nas vias, rede de esgoto implantada há anos e ainda sem conexão com o emissário submarino, elevadores da passarela em frente ao hospital Menandro de Faria, que foi finalizado e apenas serve para abrigo de mendigos.

Irmã Dulce passa a integrar livro de heróis e heroínas da pátria

Foi publicada em 17 de maio a Lei 14.584, sancionada pelo presidente Lula, que inclui Irmã Dulce no Livro de heróis e heroínas da pátria, consagrando a santa baiana como uma das figuras mais importantes do país.

O nome de Santa Dulce passa a figurar no Livro de Aço, abrigado no Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde estão reunidos nomes de figuras que se destacaram no processo de formação do povo brasileiro ou na constituição do estado democrático, em diferentes épocas.

Com a inclusão no nome da Santa Dulce, a Bahia passa a figurar com 13 nomes no Panteão. Conheça os demais:

lAlferes Maria Quitéria de Jesus (reconhecida em 2018), heroína da guerra pela independência do Brasil na Bahia;

lAnna Néri (reconhecida em 2009), pioneira da enfermagem no Brasil. Prestou serviços voluntários durante a Guerra do Paraguai;

lJoão de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virges e Manuel Faustino Santos Lira (reconhecidos em 2011), heróis da Conjuração Baiana, movimento popular que pretendia libertar o Brasil de Portugal, ocorrido em Salvador, em 1798. Todos foram condenados à morte pela participação no movimento revolucionário e foram enforcados no ano seguinte, na Praça da Piedade. O local abriga o busto dos qua-

tro, como forma de homenagem;

l João Francisco de Oliveira (reconhecido em 2018), oficial de Marinha que lutou contra as forças navais portuguesas na baía de Todos-os-Santos, na guerra naval da Independência do Brasil na Bahia;

lLuís Gama (reconhecido em 2018), advogado, escritor e jornalista nascido em Salvador, no século 19, ele defendeu e libertou na justiça mais de 500 negros escravizados acusados de matar seus senhores, alegando que os escravizados agiram em legítima defesa diante da violência da escravidão. Em carta a um amigo escritor, ele afirmou ser filho de Luiza Mahin, personagem quase mítica envolvida com a Revolta Malê de 1835 e com a Sabinada;

l Maria Filipa de Oliveira (reconhecida em 2018), heroína negra da Independência do Brasil na Bahia. Liderou as marisqueiras e a população pobre e preta da Ilha de Itaparica na defesa contra a invasão portuguesa. É famosa especialmente pelo episódio da queima de barcos da frota portuguesa, o que ajudou a reduzir o contingente que os baianos pró-independência enfrentariam nas águas da Baía de Todos os Santos;

l Nelson de Souza Carneiro (reconhecido em 2019), político baiano, senador por três mandatos e ex-presidente do Senado. Nelson foi o autor da Emenda Constitucional 9, que instituiu o divórcio no Brasil, em 1977;

lRuy Barbosa (reconhecido em 2015), jurista, jornalista, diplomata, escritor e político. Foi primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano. É patrono do Senado e da advocacia brasileira;

l Sóror Joana Angélica de Jesus (reconhecida em 2018), religiosa e mártir da Independência do Brasil na Bahia. Joana Angélica, então abadessa do Convento da Lapa, foi morta ao tentar impedir que soldados invadissem a clausura para saquear relíquias religiosas, estuprar e matar as freiras.

Julho de 2023 | Vilas Magazine | 27
As mentiras ofendem os inteligentes, mas dão esperança aos ignorantes
... e como primeira medida, me tornarei vegetariano
Gilberto Ferreira. Lauro de Freitas.

Tábua das Marés | Julho e Agosto de 2023

Telefones Úteis

www.vilasmagazine.com.br

Facebook: VilasMagazine

Instagram: @VilasMagazine

FASES DA LUA

Fonte: Banco Nacional de Da dos Oceanográficos da Di re toria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

Um bom motivo para divulgar seus produtos e serviços na Vilas Magazine: A consulta/busca por serviços e produtos na revista Vilas Magazine, faz parte, há 25 anos, do cotidiano dos moradores da região. A revista continua sendo usada pela comunidade, como referência para a efetivação de compras e contratos de serviços. Leitores se sentem mais confiantes em adquirir produtos e contratar serviços divulgados na Vilas Magazine.

Publicação mensal de propriedade da EDITAR - Editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 33792439 / 3379-2206.

Diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine. com.br). Gerente de Produção e Distribuição: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@vilasmagazine.com.br). Tratamento de imagens e CTP: Diego Machado.

Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaboradores: Hendrik Aquino, Paulo Maneira, Cláudia Correia, Henrique Moitinho. Tiragem desta edição: 20 mil exemplares Impressão: OESP Gráfica (SP).

PARA ANUNCIAR: comercial@vilasmagazine.com.br Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206 9 8899-2439

CONTATOS COM A REDAÇÃO: redacao@vilasmagazine.com.br

Vilas Magazine é uma publicação mensal de serviços e facilidades, distribuída gratuitamente em todos os domicílios de Vilas do Atlântico e condomínios residenciais cadastrados de Lauro de Freitas e região. Disponível também em pontos de distribuição selecionados na região. Opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, as da Editora. É proibida a reprodução total ou parcial de matérias, gráficos e fotos publicadas nesta edição, por qualquer meio, sem autorização expressa, por escrito da Editora, de acordo com o que dispõe a Lei nº 9.610, de 19/2/1998, sobre Direitos Autorais.

A revista Vilas Magazine não tem qualquer responsabilidade pelos serviços e produtos das empresas anunciados em suas edições, nem assegura que promessas divulgadas como publicidade serão cumpridas. Cabe ao leitor avaliar e buscar informações sobre os produtos e serviços anunciados, que estão sujeitos às normas do mercado, do Código de Defesa do Consumidor e do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A revista não se enquadra no conceito de fornecedor, nos termos do art. 3º do Código de Defesa do Consumidor e não pode ser responsabilizada pelos produtos e serviços oferecidos pelos anunciantes, pela impossibilidade de se deduzir qualquer ilegalidade no ato da leitura de um anúncio. No entanto, com o objetivo de zelar pela integridade e credibilidade das mensagens publicitárias publicadas em suas edições, a Editora se reserva ao direito de recusar ou suspender a veiculação de anúncios que se mostrem enganosos ou abusivos, por constrangimentos causados ao consumidor ou empresas. Os títulos Vilas Magazine e Boa Dica – Facilidades e Serviços, constantes desta edição, são marcas registradas no INPI, de propriedade da EDITAR – Editora Accioli Ramos Ltda

28 | Vilas Magazine | Julho de 2023
ATENDIMENTO MÉDICO SAMU 192 Hospital Aeroporto (24h) 3288-8100 Hospital COF - Centro Médico (24h) 3206-4444 / 4440 Pronto Atendimento Nelson Barros (24h) 3288-8802 Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (24h) 3288-8805 Pronto Atendimento de Areia Branca (24h) 3291-8958 Pronto Atendimento de Itinga (24h) 3251-8110 Hospital Menandro de Faria 3369-6800 SERVIÇOS Correios (Vilas do Atlântico ) 3369-3088 Coelba 0800 071 0800 Embasa (24h) 0800 0555 195 Iluminação Pública - Ghia Engenharia (7h às 18h) 0800-7210112 SAC 0800 071 5353 SEGURANÇA Furtos e Roubos de Veículos 3116-4623 Guarda Municipal (drogas, assaltos, roubos) 153 Juizado de Pequenas Causas 3283-1905 Juizado de Menores 3283-3602 Ministério Público 3378-4975 Conselho Tutelar de Lauro de Freitas 3288-8621 Polícia Civil - 23ª DP (Centro)3288-8768 (24h)/3288-8920/8762/8373 Polícia Federal (24h) 3319-6000 Polícia Militar 190 SALVA WhatsApp 99332-1083 Bombeiros 193 MEIO AMBIENTE Secretaria do Meio Ambiente 3369-9197 Denúncia Ambiental 3369-9162 Licenciamento Ambiental 3369-2156 PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS Gabinete da Prefeita 3288-8612 Defesa Civil 199 / 3288-8628 Centro de Controle de Zoonoses 3369-9919 Secretaria de Serviços Públicos (SESP) 3378-8500 / 3378-8502 u Limpeza urbana, coleta de lixo, varrição 0800 284 88 33 Procuradoria Jurídica 3369-3722 Secretaria Social 3288-8667 SEINFRA 3288-8784 Fiscalização (SEDUR) 9 9629-7868
Julho 2023 3 Cheia 9 Quarto Minguante 17 Nova 25.. Quarto Crescente Agosto 2023 1º .. Lua Cheia 8 Quarto Minguante 16 Lua Nova 24.. Quarto Crescente 30 Lua Cheia
2023 1º/7 - Sábado 1h53 Alta 2,2m 8h06 Baixa 0,4m 14h30 Alta 2,2m 20h34 Baixa 0,4m 2/7 - Domingo 2h41 Alta 2,3m 8h56 Baixa 0,3m 15h23 Alta 2,3m 21h21 Baixa 0,4m 3/7 - Segunda-feira 3h30 Alta 2,4m 9h47 Baixa 0,2m 16h13 Alta 2,4m 22h09 Baixa 0,4m 4/7 - Terça-feira 4h19 Alta 2,4m 10h38 Baixa 0,1m 17h04 Alta 2,4m 22h58 ...Baixa ...0,4m 5/7 - Quarta-feira 5h09 Alta 2,4m 11h24 ...Baixa ...0,1m 17h54 Alta 2,3m 23h45 Baixa 0,4m 6/7 - Quinta-feira 6h Alta 2,4m 12h13 Baixa 0,2m 18h41 Alta 2,3m 7/7 - Sexta-feira 0h32 Baixa 0,5m 6h51 Alta 2,3m 13h02 Baixa 0,3m 19h30 Alta 2,1m 8/7 - Sábado 1h21 Baixa 0,6m 7h41 Alta 2,2m 13h54 Baixa 0,4m 20h21 Alta 2,0m 9/7 - Domingo 2h13 Baixa 0,7m 8h34 Alta 2,1m 14h51 Baixa 0,6m 21h17 Alta 1,9m 10/7 - Segunda-feira 3h13 Baixa 0,8m 9h30 Alta 2,0m 15h56 ...Baixa ...0,7m 22h21 Alta 1,8m 11/7 - Terça-feira 4h24 .....Baixa ...0,8m 10h36 Alta 1,9m 17h08 Baixa 0,8m 23h28 ...Alta .....1,8m A revista de Lauro de Freitas & Região
AGOSTO
12/7 - Quarta-feira 5h38 Baixa 0,8m 11h47 ...Alta .....1,9m 18h17 Baixa 0,8m 13/7 - Quinta-feira 0h30 .....Alta .....1,9m 6h43 Baixa 0,7m 12h56 Alta 1,9m 19h15 ...Baixa ...0,7m 14/7 - Sexta-feira 1h24 Alta 2,0m 7h39 Baixa 0,6m 13h56 Alta 2,0m 20h02 Baixa 0,7m 15/7 - Sábado 2h11 Alta 2,0m 8h26 Baixa 0,5m 14h45 Alta 2,1m 20h45 Baixa 0,6m 16/7 - Domingo 2h54 Alta 2,1m 9h06 Baixa 0,4m 15h24 Alta 2,1m 21h19 Baixa 0,6m 17/7 - Segunda-feira 3h32 Alta 2,2m 9h45 Baixa 0,4m 16j Alta 2,1m 21h53 Baixa 0,6m 18/7 - Terça-feira 4h06 Alta 2,2m 10h17 Baixa 0,3m 16h34 Alta 2,2m 22h21 ...Baixa ...0,5m 19/7 - Quarta-feira 4h41 Alta 2,2m 10h51 ...Baixa ...0,3m 17h04 Alta 2,2m 22h54 Baixa 0,5m 20/7 - Quinta-feira 5h11 Alta 2,2m 11h21 Baixa 0,4m 17h38 Alta 2,1m 23h23 Baixa 0,5m 21/7 - Sexta-feira 5h47 Alta 2,2m 11h54 Baixa 0,4m 18h09 ...Alta .....2,1m 23h58 Baixa 0,6m 22/7 - Sábado 6h21 .....Alta .....2,1m 12h28 Baixa 0,5m 18h47 Alta 2,0m 23/7 - Domingo 0h34 Baixa 0,6m 7h Alta 2,1m 13h06 Baixa 0,6m 19h26 Alta 1,9m 24/7 - Segunda-feira 1h13 Baixa 0,7m 7h43 Alta 2,0m 13h51 Baixa 0,7m 20h15 Alta 1,8m 25/7 - Terça-feira 2h04 Baixa 0,8m 8h34 Alta 1,9m 14h45 Baixa 0,8m 21h13 Alta 1,8m 26/7 - Quarta-feira 3h08 Baixa 0,9m 9h38 Alta 1,8m 15h54 Baixa 0,8m 22h21 Alta 1,8m 27/7 - Quinta-feira 4h26 Baixa 0,8m 10h53 ...Alta .....1,8m 17h15 Baixa 0,8m 23h30 Alta 1,9m 28/7 - Sexta-feira 5h45 Baixa 0,7m 12h09 Alta 1,9m 18h28 ...Baixa ...0,8m 29/7 - Sábado 0h34 Alta 2,0m 6h54 Baixa 0,6m 13h21 Alta 2,0m 19h28 ...Baixa ...0,6m 30/7 - Domingo 1h34 Alta 2,1m 7h54 .....Baixa ...0,4m 14h21 Alta 2,2m 20h23 Baixa 0,5m 31/7 - Segunda-feira 2h28 Alta 2,3m 8h49 Baixa 0,2m 15h13 Alta 2,3m 21h11 Baixa 0,4m 1º/8 - Terça-feira 3h19 Alta 2,4m 9h38 Baixa 0,1m 16h02 Alta 2,4m 21h58 Baixa 0,3m 2/8 - Quarta-feira 4h08 Alta 2,5m 10h24 Baixa 0,0m 16h49 Alta 2,5m 22h41 Baixa 0,2m 3/8 - Quinta-feira 4h56 Alta 2,6m 11h08 Baixa 0,0m 17h30 Alta 2,5m 23h23 Baixa 0,2m 4/8 - Sexta-feira 5h39 Alta 2,6m 11h53 Baixa 0,1m 18h11 ...Alta .....2,4m 5/8 - Sábado 0h04 Baixa 0,3m 6h21 .....Alta .....2,5m 12h32 Baixa 0,2m 18h54 Alta 2,2m 6/8 - Domingo 0h45 Baixa 0,4m 7h06 Alta 2,3m 13h13 Baixa 0,4m 19h38 Alta 2,0m 7/8 - Segunda-feira 1h28 Baixa 0,6m 7h54 Alta 2,2m 14h Baixa 0,6m 20h26 ...Alta .....1,9m 8/8 - Terça-feira 2h23 Baixa 0,7m 8h49 .....Alta .....2,0m 14h58 Baixa 0,8m 21h32 Alta 1,8m 9/8 - Quarta-feira 3h38 Baixa 0,9m 10h Alta 1,8m 16h24 Baixa 0,9m 22h53 Alta 1,7m 10/8 - Quinta-feira 5h11 Baixa 0,9m 11h28 Alta 1,8m 18h02 Baixa 0,9m
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.