http://www.vidaimobiliaria.com/vinews_actuais/vinews_escritorios

Page 1

JANEIRO '10

NEWSLETTER Escritórios serão o segmento com melhor desempenho em 2010 O segmento de escritórios será um dos sectores imobiliários portugueses com melhor desempenho em 2010, afirmou Carlos Leiria Pinto, director geral da Eurohypo, no âmbito do almoço-conferência «Perspectivas para 2010», organizado pela Vida Imobiliária, a 27 de Janeiro. Analisando as oportunidades para a promoção imobiliária em Portugal durante os próximos 12 meses, o responsável do Eurihypo concluiu que será no sector dos escritórios que se antevê um maior equilíbrio entre a procura e oferta comparativamente a outros segmentos, «com taxas de desocupação ainda aceitáveis». Apesar da «fraca expectativa de crescimento de preços», Carlos Leiria Pinto destacou ainda a flexibilidade deste mercado, com oportunidades para a realização de operações «Taylor-made». Com o retorno dos investidores institucionais estrangeiros ao mercado nacional – que já se começa a veri-

EDIFÍCIO TIRES

ficar -, os escritórios também terão um papel de destaque na actividade de investimento imobiliário, que incidirá sobretudo em «activos de primeira qualidade, boas localizações em zonas consolidadas, e com contratos de arrendamento de longo prazo».

Abacus Savills arranca operação em Angola

Torre Burgo escolhida por duas multinacionais A Torre Burgo, localizada na avenida da Boavista, acaba de ser escolhida por duas multinacionais, que aí vão instalar a sua delegação na cidade do Porto. Os novos inquilinos são a Aon Corporation, líder mundial em consultoria de risco e corretagem de seguro e resseguro, e a Iberdrola, empresa espanhola de produção e comercialização de electricidade e gás. Projectado pelo arquitecto Souto Moura, e promovido pelo grupo San José, o empreendimento Burgo representa um investimento de 35 milhões de euros. É composto por dois edifícios – a Torre e o Centro Burgo – totalizando uma área de 15.800 m², com 100 fracções de escritórios, 13 lojas e duas caves de estacionamento privativo e público. Os dois edifícios estão inseridos numa praça central com cerca de 5.500m2 de frente para a Av. da Boavista, e são comercializados pela CB Richard Ellis e pela Abacus Savills.

A consultora Abacus Savills acaba de anunciar a sua entrada no mercado angolano, com a abertura de um escritório em Luanda, vocacionado para as áreas de escritórios residencial. Trata-se de um projecto em curso desde 2008, mas que só este ano se concretiza. O objectivo é que até ao final do ano a empresa passe também a actuar nos segmentos industrial e de property management, sendo que a actividade de consultoria, research e de avaliações poderá arrancar em qualquer altura. O Investimento Imobiliário será explorado em função das oportunidades que surgirem. O objectivo é replicar o negócio que tem em Portugal, e será desenvolvido em parceria com um sócio local. Paulo Trindade, o director geral da Abacus Savills em Portugal, vai liderar a instalação da consultora em Luanda. A estrutura da empresa será similar à sua congénere portuguesa: «vamos replicar o modelo de negócio que mantemos em Portugal», explicou Paulo Trindade, em declarações ao jornal Oje. O novo escritório da Abacus terá autonomia própria, sempre com o escritório de Lisboa a funcionar como centro de apoio administrativo e de back-office. O edifício Moncada Prestige, promovido pelo Grupo Lena, é o primeiro projecto a ser comercializado pela consultora em Luanda.

www.escritorios.com.pt

AV. FONTES PEREIRA DE MELO / MARQUÊS DE POMBAL ZONA 6: EIXO DA AUTO-ESTRADA A5 DE MIRAFLORES A PAÇO D’ARCOS Novo edifício de escritórios situado a 5 minutos da auto-estrada A5 Lisboa - Cascais. Implantado num lote com uma área total de 5.557 m², o edifício é composto por dois Blocos de escritórios com dois pisos cada. Estes dois Blocos estão ligados por uma ampla zona central comum. Com uma área total de construção de 2.765,94 m², o Bloco A dispõe actualmente de uma área de 1.320,00 m² para arrendamento, repartidos por dois pisos. Esta área poderá ainda ser compartimentada piso a piso ou em Salas sendo a mais pequena de 16m². Dispõe ainda de 97 lugares de estacionamento exteriores. Com um traço arquitectónico actual, o edifício oferece a máxima modernidade e funcionalidade num enquadramento paisagístico singular, proporcionando espaços de escritório já equipados com divisórias, pavimento sobrelevado, tecto falso metálico, vidros duplos em caixilharia de alumínio com corte térmico, siste ma de ar condicionado e sistema de detecção e combate de incêndios.

Áreas disponíveis: de 16 m² a 1.320 m² Preço arrendamento desde: 12 €/m² Data disponibilidade: Imediata

Tel. 213 555 555 silfiducia@sil.pt www.silfiducia.pt

encontre o seu novo escritório


PÁGINA 2

NOTÍCIAS JANEIRO '10

NEWSLETTER Negócios de sale & leaseback pesam cada vez mais no mercado de investimento imobiliário, conclui a CB Richard Ellis. No primeiro semestre de 2009, os negócios desta natureza representaram 17% 4.100 milhões de euros – do volume total transaccionado. Segundo aqueles especialistas, no decorrer dos últimos anos, tem sido evidente a emergência das operações de sale & leaseback na Europa, que de um peso de 6% em 2004, foram crescendo até representar uma quota de 19% do volume total de 2008, posicionando-se assim como uma «alternativa essencial e incontornável no mercado imobiliário europeu». John Wilson, Head of Corporate Strategies do departamento Global Corporate Services da CB Richard Ellis, explicou que «estas transacções geram fluxos de rendi-

mento duradouros e seguros para o comprador e envolvem frequentemente activos prime». Além disso, «evidenciamos também a expansão destas transacções para mais países e áreas de negócio. Em meados de 2008 estivemos a trabalhar em negócios nesta área no valor de cerca de 1.500 milhões de euros», concluiu. John Wilson prossegue a sua análise afirmando que as operações de sale & leaseback tornaram-se uma maneira popular de permitir às empresas a expansão de negócio, ou até para financiar as operações do core business da empresa durante um período difícil, como foi o ano de 2009. As operações de sale & leaseback têm um peso cada vez mais forte no total da actividade do mercado de investimento

Cushman & Wakefield colocou 34.000 m² de escritórios em 2009

Jones Lang LaSalle e Worx fecham com a Inforflow no Edifício Ramazzotti

A Cushman & Wakefield (C&W) apresentou os resultados da sua actividade em Portugal referentes ao ano de 2009, durante o qual foi responsável pela colocação de 34.000 m² de escritórios, contando com uma carteira de mais de 94.000 m² em comercialização. Por seu turno, a equipa de gestão imobiliária da C&W foi mandatada para gerir 46 activos, com um valor de 900 milhões de euros, enquanto o departamento de avaliações avaliou imóveis com um valor superior a 35 mil milhões de euros. Segundo Eric van Leuven, Managing Partner da consultora em Portugal, «em termos gerais, o ano de 2009 foi o ano mais difícil para o mundo imobiliário dos tempos modernos, em que se verificou uma grande retracção por parte dos utilizadores do imobiliário, nomeadamente na ocupação de escritórios (o volume de espaços transaccionados em 2009 foi cerca de metade do de 2008) e de lojas, tendo o mercado industrial curiosamente conhecido algum aumento de actividade.» Em relação ao mercado de investimento, a equipa de investimento esteve envolvida em transacções com um valor conjunto superior a 600 milhões de euros, mas apenas se concluíram cerca de 65 milhões em 2009. «O ano de 2009 foi um ano com um “despertar tardio”. No primeiro semestre o nível de transacções foi muito diminuto, e só no Verão se começou a sentir um aumento do número de investidores com liquidez e vontade de investir», conclui.

A Worx e a Jones Lang LaSalle acabam de fechar mais uma operação de arrendamento no Edifício Ramazzotti, sendo responsáveis pela instalação da Inforflow. O novo inquilino, que actua na área de tecnologias de informação e comunicações, vai ocupar uma área de 300 m², localizada ao nível do piso térreo daquele imóvel localizado na avenida do Forte, em Carnaxide. Nesta operação, a Jones Lang LaSalle actuou em representação do inquilino, ao passo que a Worx representou o proprietário. O Edifício Ramazzotti é detido pela marca homónima, que opera no segmento de produtos alimentares, e foi convertido num Office Center em 2005, integrando já diversas empresas além da própria Ramazzotti. Tendo recebido uma Menção Honrosa em 2008, este edifício oferece uma área total de aproximadamente 12.750 m² de escritórios, dos quais 3.149 m² estão disponíveis para arrendamento. Como explicou Mariana Seabra, directora do departamento de Office Agency da JLL, «o Corredor Oeste continua a perfilar-se como uma das localizações preferenciais para as empresas de TI, que procuram áreas bastante variáveis em termos de dimensão e são muito exigentes no que respeita às características técnicas e qualidade de equipamentos disponibilizados nas suas instalações». Por seu turno Pedro Salema Garção, responsável pelo Departamento de Agência da Worx, comentou a escolha da Inforflow, salientando que «relativamente à localização deste espaço, o Corredor Oeste, mantémse como a Zona da Grande Lisboa com maior procura».

PONTO DE ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS

TORRE DE MONSANTO MIRAFLORES ZONA 6: EIXO DA AUTO-ESTRADA A5 DE MIRAFLORES A PAÇO D’ARCOS A Torre de Monsanto localiza-se em Miraflores, perto de Alfragide. O edifício usufrui de fáceis e rápidos acessos aos principais eixos rodoviários da cidade de Lisboa, estando a apenas 15 minutos de distância do Aeroporto Internacional de Lisboa e de Cascais. Da autoria de Mário Sua Kay, o edifício possui 17 pisos acima do solo e 2 pisos em cave para estacionamento. Apresenta uma ampla recepção com Serviço de Vigilância 24h/24h, 4 elevadores panorâmicos, de acesso aos escritórios e a uma pequena cafetaria localizada ao nível do 1º piso. As áreas de escritórios disponíveis possuem aproximadamente 700 m2 por piso, apresentando-se em open-space com abundante luz natural e uma excelente vista sobre o parque de Monsanto. Os escritórios estão equipados com piso técnico sobre-elevado, tectos falso com iluminação embutida e isolamento acústico, sistema de ar condicionado a quatro tubos e duas instalações sanitárias.

Áreas disponíveis: de 697m2 a 2.643m2 Data disponibilidade: imediata Pisos Disponíveis: 7º, 14º e 15º Preço de arrendamento: 12,5€/m2 Tel. 213 114 400 pedro.laranjeira@cbre.pt www.cbre.pt


PÁGINA 3

NOTÍCIAS JANEIRO '10

NEWSLETTER «Ligeira recuperação» do mercado de escritórios para 2010 Na opinião de Pedro Salema Garção, responsável pelo Departamento de Escritórios da Worx, «em 2010 irá testemunhar-se uma ligeira recuperação no mercado de escritórios de Lisboa. O responsável salienta que o Corredor Oeste «deverá manter-se como a zona mais activa, uma vez que estamos perante espaços de qualidade a um preço competitivo». Em relação à Zona 1 e 2 «vão-se registar algumas remodelações em espaços que irão passar a oferecer uma melhor qualidade ao inquilino”, enquanto no mercado em geral irá verificar-se «uma redução da construção especulativa» e «uma maior prudência no desenvolvimento de projectos», concluiu. Recentemente, o departamento de escritórios da Worx apresentou o balanço da actividade em 2009, tendo es-

tado envolvido num volume de transacções de aproximadamente 28.000 m². No ano transacto, a consultora «acompanhou a tendência do mercado e esteve extremamente activa na Zona 6 (Corredor Oeste), estando envolvido em 27 operações e somando aproximadamente 18 mil m² de arrendamento». Já a Zona 3 «foi a segunda zona onde se efectuaram mais operações de arrendamento e onde a Worx também desenvolveu negócios de relevo, enquanto, por outro lado, o Parque das Nações foi onde se registou uma maior estagnação». Actualmente, o departamento soma mais de 70.000 m² de área disponível em comercialização.

Inpeople instala-se no Lago Discount

SAP Portugal instala-se no Lagoas Park

O Business Center do Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão, acaba de receber mais um inquilino: a redacção da INpeople, publicação bimestral fundada há dois anos por Hélder Ramos e Cristóvão Vilas Boas. Entre as razões que conduziram à selecção do Business Center do Lago Discount, Hélder Ramos destaca a localização estratégica do espaço comercial. A revista incide os seus conteúdos na moda e lifestyle, bem como nas diferentes opções de diversão que é possível encontrar à noite. As rubricas da revista apresentam as últimas tendências de vestuário e acessórios a nível nacional e internacional, além de contemplarem outras áreas, como estética, cosmética, arte, arquitectura, design e motores.

A SAP Portugal, empresa de software de gestão empresarial, é a mais recente inquilina do Lagoas Park. Na passada segunda-feira, a empresa mudou as instalações da sede da subsidiária nacional da SAP para o parque de escritórios promovido pela Teixeira Duarte no concelho de Oeiras. «Depois de 10 anos no mesmo escritório, ambicionámos a entrada na nova década num novo espaço, procurando padrões superiores de qualidade, como exemplo da excelência que perseguimos quer para os nossos colaboradores quer para os nossos Clientes e Parceiros», explicou Edenize Maron, Directora-Geral da SAP Portugal. «Com este passo na vida da nossa empresa, a SAP Portugal pretende também adaptar-se à nova realidade operacional da SAP AG», acrescenta.

ED. EÇA DE QUEIRÓZ R. GEN. FERR. MARTINS, ALGÉS ZONA 6: EIXO DA AUTO-ESTRADA A5 DE MIRAFLORES A PAÇO D’ARCOS O Ed. Eça de Queiróz está localizado em Miraflores, na Rua General Ferreira martins nº8, encontrando-se a cerca de 10 minutos do Marquês de Pombal e a 2 minutos do centro de Algés. Usufrui de boas e fáceis acessibilidades (IC17 CRIL, A5), e a rede de transportes públicos oferece várias carreiras de autocarros para as estações de comboio e centro de Lisboa. O edifício é composto por 11 pisos destinados a escritórios, e estacionamento em cave e no logradouro. As fracções disponíveis possuem as seguintes características técnicas: Pavimentos acabados em revestimento PVC texturizado; Paredes estucadas e pintadas; Tecto falso em placas metálicas com iluminação encastrada; Rodapé técnico e detecção de incêndios; Ar condicionado; As fracções possuem 1, 2 ou 3 lugares de estacionamento.

Espaço Ávila cria plataforma para escritório virtual O Espaço Ávila Business Center, empresa que gere Centros de Escritórios e soluções de Escritórios Virtuais, acaba de lançar no mercado português a mais recente novidade em software para Escritório Virtual, o MyOffice Every Time, Anywhere. Esta plataforma Web disponibiliza toda a informação online e em directo, desde telefonemas, recados, correspondência, etc. O cliente que aderir ao Escritório Virtual usufrui de um atendimento telefónico de 24 horas.

Este sistema de “voicemail to email”, inovador em Portugal, permite aos clientes acederem às suas mensagens telefónicas onde quer que estejam a partir do seu PC, para além da informação relativa à chegada de correspondência, fax e contactos presenciais. Carlos Gonçalves, director geral do Espaço Ávila, «espera que com este lançamento, conseguir disponibilizar aos seus actuais clientes e aos novos clientes, um conjunto de meios que lhes facilitem o seu trabalho».

www.escritorios.com.pt

Áreas disponíveis: de 90 m² a 1.472 m² Data disponibilidade: imediata Preço arrendamento desde: 825€/m² | 8€/m²

Tel. 217 815 770 acunha@novimednegocios.com www.novimednegocios.com

encontre o seu novo escritório


PÁGINA 4

PROJECTOS

» Empreendimentos em Destaque JANEIRO '10

NEWSLETTER Edifício Mar Vermelho colocado no mercado de arrendamento Depois de ter acolhido, provisoriamente, a sede da EMSA - Agência Europeia de Segurança Marítima (que entretanto já se mudou para as suas instalações definitivas, no Cais do Sodré), o Edifício Mar Vermelho, na zona do Parque das Nações, está novamente no mercado de arrendamento. A CB Richard Ellis e a Cushman & Wakefield foram as consultoras seleccionadas pelo Commerz Real para conduzir o processo de comercialização deste edifício de escritórios. Concebido pelos gabinetes de arquitectura Rolinet et Associés e Ideias do Futuro, o edifício, na avenida D.João II, foi promovido pela Bouygues Imobiliária, que o alienou Commerz Real AG, subsidiária do Commerzbank AG ainda antes da sua inauguração. Do ponto de vista visual, destaca-se pela fachada vanguardista, con-

cebida para espelhar as altas exigências e imagem corporativa do seu locatário inicial, a EMSA. O edifício apresenta uma área bruta de construção de aproximadamente 7.000m² divididos em nove pisos acima do solo e 176 lugares de estacionamento privativos em 3 pisos de cave. Ao nível de serviços e infra-estruturas, o edifício tem vigilância 24h/24h, estando os escritórios equipados com sistema de ar condicionado a 4 tubos, detecção de incêndios, piso técnico sobre elevado, entre outros. A Commerz Real AG é uma subsidiária totalmente detida pela Commerzbank AG. Com activos sob gestão no valor de cerca de 45 mil milhões de euros, e uma equipa de cerca de 1.000 profissionais em 20 localizações dentro e fora da Alemanha.

Comercialização do Edifício Báltico já arrancou A poucos meses da conclusão das obras, a comercialização do Edifício Báltico já arrancou, num processo liderado pelas consultoras Cushman & Wakefield e Abacus Savills, em regime de co-exclusividade. Promovido pela Mota-Engil Real Estate, no Parque das Nações, este edifício de escritórios deverá ficar pronto no próximo mês de Setembro. O projecto de arquitectura foi assinado por Frederico Valsassina, e desenvolve-se por uma altura de 13 pisos. Conceptualmente, destaca-se pela fachada onde predomina o vidro e o betão, ao passo que no interior dominam acabamentos em pedra natural. No total, contará com uma Área Bruta Locável (ABL) de 13.314 m², com espaços de escritórios disponíveis desde os 153 m² até aos 1.044 m², que serão colocados a preços entre os 17 e os 19,5 euros/m²/mês, a que acresce 2,15 euros/m²/mês de condomínio. O preço do parque é de 115 euros/mês. Para além da componente de escritórios, a oferta imobiliária integra ainda 1.201 m² de área comercial, distribuída por seis lojas, que poderão servir, inclusivamente, para a vertente da restauração.

A Vida Imobiliária é um dos sites de informação imobiliária mais visitados em Portugal, com uma média diária de 1300 visitantes únicos e mais de 130 mil páginas vistas em apenas um mês.

Entre os factores diferenciadores deste empreendimento, o promotor destaca a localização – na avenida D. João II -, as estruturas técnicas e a versatilidade do espaço, além de «um rácio muito interessante em termos de aproveitamento de espaços», exibindo uma relação entre a área bruta locável e a área bruta de construção de 94%.

EDIFÍCIO ATLANTIS EDIFÍCIO ATLANTIS, ZONA 5: RECINTO DO PARQUE DAS NAÇÕES O Edifício Atlantis é um dos mais recentes projectos de escritórios em desenvolvimento na zona do Parque das Nações, em Lisboa. O imóvel está a ser promovido pela Monsanto Investment, SII Lda. filial de IOSA Inmuebles e a sua conclusão está prevista para o último trimestre de 2009. Localizado na principal artéria do Parque das Nações, a Avenida D.João II, junto ao centro comercial Vasco da Gama, o Edifício Atlantis disponibilizará uma área de 8.100 m² de escritórios distribuídos em 7 pisos e ainda 400 m² no piso térreo para a instalação de serviços ou retalho. O edifício oferece ainda 10.100 m² para parqueamento em 3 pisos subterrâneos, com capacidade para 282 viaturas. Este emblemático edifício, da autoria do gabinete de arquitectura Hartmann Associados, foi desenhado para que todos os pequenos detalhes tornem mais eficiente e mais agradável a sua habitabilidade, apresentando uma estrutura interior de elevada flexibilidade, onde os valores estéticos e de conforto se conjugam com os mais exigentes requisitos técnicos e tecnológicos. O edifício é ideal para a instalação de uma sede corporativa. Áreas disponíveis: 260 m² a 8.109 m² Data disponibilidade: Primeiro trimestre de 2010 Preço de arrendamento: 18,50€

Tel. 213 583 222 mariana.seabra@eu.jll.com www.joneslanglasalle.pt


PÁGINA 5

ESTATÍSTICAS

» Lisbon Prime Index JANEIRO '10

Lisboa Novo • LN 25.000 m2

Lisboa Usado • LU

NEWSLETTER

20 €/m2

8.000 m2

20 €/m2

7.000 m

2

20.000 m2

6.000 m2

Volume de absorção de escritórios em 2009 caiu para níveis históricos de 2002 5.000 m2

15.000 m

2

4.000 m2

10.000 m2

15 €/m2

3.000 m2 2.000 m2

5.000 m2

1.000 m2

0 m2

JUL 09

AGO 09

Área

SET 09

Renda Média

OUT 09

NOV 09

15 €/m2

DEZ 09

0 m2

Renda Máximo

O mercado de escritórios de Lisboa transaccionou um total de 118 mil m² no ano de 2009, recuando para o valor mínimo dos últimos sete anos, e inferior aos mínimos históricos de 2002, quando foram colocados 125 mil m². A performance do ano passado ficou assim muito abaixo dos níveis de absorção 2008 e 2007, que foram de 232 mil m² e 201 mil m², O final do ano ficou marcado pelo registo da ocupação de uma das “Natura Towers” em Alvalade e do Edifício Big na avenida 24 de Julho, num total de quase 9 mil m². O ano também foi marcado pelo arrendamento total da Torre Oriente do Colombo que foi o maior negócio de 2009. Numa análise comparativa, com 126 negócios transaccionados, o mercado de usados apresentou uma maior dinâmica de transacções face ao mercado dos novos, Out Town Novo • OTN que apenas contabilizou 25 negócios. m Em 2009 foi registado um 3.000 número ligeiramente inferior de transacções relativamente a anos anteriores, o que 2.500 m a par com a escassez de operações grande dimensão 2.000 m - superiores a 5000 m²-, pôs em evidência um fraco vo1.500 m lume de absorção.

AGO 09

Área

SET 09

OUT 09

Renda Média

NOV 09

DEZ 09

10 €/m2

Renda Máximo

Absorção 25.000 m2

DUO MIRAFLORES PREMIUM

20.000 m2

15.000 m2

10.000 m2

QUINTA DA FONTE - OEIRAS ZONA 6: EIXO DA AUTO-ESTRADA A5 DE MIRAFLORES A PAÇO D’ARCOS

5.000 m2

0 m2

JUL 09

AGO 09

SET 09

OUT 09

NOV 09

DEZ 09

Área

15 €/m2

2

6.000 m2

2

5.000 m2

2

4.000 m2

12 €/m2

2

1.000 m

Inserido no Centro Empresarial Miraflores Premium com uma localização estratégica junto à Auto-Estrada A5, o edifício com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2010 disponibilizará cerca de 8.200m² de escritórios Out Town Usado • OTUpor 11 pisos assim como distribuídos de um parque de estacionamento em €/m cave com capacidade para15 177 lugares e 18 arrecadações. 2

Edifício com boas áreas por piso, elevado nível de acabamentos e excelen12 €/m te flexibilidade espaços.

3.000 m2

2

2.000 m

2

2

500 m

Primeiro projecto com certificação energética Classe A.

1.000 m2

2

0 m2

JUL 09

JUL 09

AGO 09

Área

SET 09

Renda Média

OUT 09

NOV 09

DEZ 09

9 €/m2

Renda Máximo

0 m2

JUL 09

AGO 09

Área

SET 09

OUT 09

Renda Média

NOV 09

DEZ 09

9 €/m2

Renda Máximo

PARTICIPANTES The World of Property

Áreas disponíveis: de 448 m² a 915 m² Data disponibilidade: Imediata Pisos Disponíveis: 10 Preço arrendamento desde: 11,5 €/m² Tel. 211 570 000 bprime@bprime.pt www.bprime.pt

The World of Property

www.escritorios.com.pt

encontre o seu novo escritório


PÁGINA 6

SERVIÇOS

» Empresa em Destaque JANEIRO '10

NEWSLETTER Openline Portugal actua na manutenção e reabilitação de edifício Fundada em 1998, a Openline Portugal é uma empresa de engenharia que actua sobretudo em duas áreas: a manutenção e a reabilitação de edifícios. No currículo conta com inúmeras obras como o edifício da Torre das Antas, o Palácio Atlântico e o Le Meridien Hotel, no Porto, Edifício da sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, o Rua Vera Cruz 42, em Gaia, o Edifício Alfa Trade Center, na Maia, o Grande Hotel da Figueira da Foz, o Edifício Califórnia em Paços de Ferreira, entre outros projectos. A Openline Portugal fornece serviços de manutenção e reabilitação de edifícios, actuando ao nível das redes estruturadas, manutenção eléctrica, manutenção mecânica, serralharia, carpintaria, qualidade do ar interior, automação, auditorias técnicas de eficiência e performance. Fornece ainda produtores de água fria - chiller’s, produtores de água quente - bombas de calor, bombas de circulação, UTA’s - unidades de tratamento de ar, ventiloconvectores, ventiladores, rede de tubagens, condutas, válvulas, acessórios, registos e difusores. Ao nível da manutenção de edifícios, a oferta de produtos-

CAIS OFFICE ZONA 5: RECINTO DO PARQUE DAS NAÇÕES

da Openline centra-se no ar condicionado, ventilação, aquecimento, energia solar, instalações eléctricas, sistemas de energia, sistemas de segurança, isolamento térmico, isolamento acústico, pavimentos em epoxi, sistemas antibird, sistemas antiderrapante, sistemas antigraffiti, revestimentos, engenharia civil, fiscalização de obras e projectos de resolução de patologias.

Edifício comercial de excepção, com localização ímpar entre o Pavilhão do conhecimento e o Oceanário, constituído por três pisos acima do solo e dois pisos inferiores para estacionamentos (118 lugares). A estrutura apresenta espaços de restauração e comerciais no piso 0, escritórios nos pisos 1 e 2. Pavimento técnico, pré-instalação de ar condicionado, sistema de renovação do ar interior. Escritórios com grande área de iluminação natural. Possibilidade de arrendamento ou venda do edifício - 4.400m² (área de construção).

CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA É UMA DAS APOSTAS Além da manutenção e reabilitação de edifícios, a Openline Portugal também centra a sua actividade na área da certificação energética e qualidade do ar interior, implantando soluções integradas de eficiência energética assegurando redução de custos e o cumprimento dos Decreto-Lei 78, 79 e 80 de 4 de Abril de 2006. Esta área vem complementar as necessidades dos edifícios no âmbito da sua manutenção e reabilitação no campo das novas exigências na área de energia em edifícios.

Desde a certificação energética de edifícios e da qualidade do ar interior, eficiência energética, estudos e projectos, energias renováveis, isolamento térmico, sistemas mecânicos até aos sistemas eléctricos, engenharia e AVAC, a OpenLine Portugal fornece um conjunto de serviços no campo da energia que responde às exigências da nova legislação. Ao nível da reabilitação de edifícios, a empresa disponibiliza também pavimentos industriais, isolamentos especiais, correcção de patologias, pinturas especiais, revestimentos, engenharia civil e fiscalização de obras, entre outros.

www.escritorios.com.pt

Áreas disponíveis: de 467m² a 3.203 m² Data disponibilidade: imediata Estacionamentos: 118 Preço arrendamento desde: 12,9 €/m² Tel. 213 170 577 jvargas@abacusproperty.pt www.abacusproperty.pt

encontre o seu novo escritório


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.