
Olá Futuro Revendedor! Tudo bem?
Se você decidiu abrir uma revenda de veículos
ÍNDICE

O mercado de veículos seminovos/usados é um dos que mais cresce no Brasil, apesar das crises que enfrentamos. É um mercado desafiador, dinâmico, que possibilita altos ganhos e é exatamente por isso que você precisa estar muito bem preparado para seguir esse caminho.
Para isso elaboramos uma série de e-books com tudo o que você precisa saber para ter uma revenda de veículos legalizada, organizada e com muitas chances de sucesso!
Por onde eu começo?
Seja qual for o motivo que o levou a tomar essa decisão, saiba que uma revenda de veículos, antes de tudo é uma empresa e uma empresa requer planejamento, conhecimento e disciplina para que dê resultados. Não basta apenas gostar da área, ser um apaixonado por veículos ou saber vender muito bem. Se você não tiver o conhecimento necessário para administrar o negócio, gerenciar pessoas e processos e conhecer um mínimo sobre gestão financeira, sua empresa pode acabar entrando para as estatísticas. As más estatísticas!
Segundo o SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecham as portas antes de completarem 2 anos no mercado. Isso acontece, entre outros motivos, principalmente pela falta de informação e conhecimento sobre administração, gestão financeira e marketing, portanto dedique um tempo ao seu aprimoramento. Esse e-book irá abordar os assuntos que você deve saber para abrir sua empresa com sucesso. Vamos à eles!

“Não basta apenas gostar da área, ser um apaixonado por veículos ou saber vender muito bem, se você não tiver o conhecimento necessário para administrar o negócio.”
Passo 1: Planejamento
Quando se fala em empreender, existem muitas coisas que precisamos saber e a mais importante delas é que é preciso antes de tudo, PLANEJAR. Um planejamento deve começar o mais cedo possível e ele não envolve somente “fazer as contas”.
Existem fatores que muitos empresários experientes gostariam de ter descoberto antes, como por exemplo o fato de que aprender com os erros dos outros é mais vantajoso (e barato!) do que aprender com os próprios erros. Por isso aproveite para observar outras empresas e tirar proveito disso sempre que possível. Outro ponto importante é: conheça profundamente seu cliente. Conhecer seu cliente é tão ou mais importante do que conhecer o produto que você vai vender. Afinal, pessoas compram coisas e não o contrário!

Além disso, existem ferramentas técnicas que são igualmente importantes. Por exemplo: a elaboração de uma pesquisa de mercado e de um plano de negócios. Um plano de negócios irá ajudar a enxergar melhor seu empreendimento antes que você faça qualquer investimento nele, aliás ele vai te ajudar a investir melhor seus (futuros) recursos, entre outras coisas. Mais adiante iremos abordar os principais tópicos de um plano de negócios. Para se aprofundar no assunto você pode pesquisar na internet ou recorrer a empresas como o SEBRAE, por exemplo.
1.2 Pesquisa de mercado
Para quem está começando é essencial realizar uma pesquisa de mercado. Todo novo caminho é um desafio para o empreendedor, cheio de incertezas e é aí que a pesquisa de mercado atua. Ela serve para coletar informações que permitam identificar possíveis problemas e a enxergar as melhores oportunidades facilitando as decisões que conduzem o negócio ao sucesso.
Em uma pesquisa de mercado você deve procurar conhecer o perfil do cliente para quem você pretende vender. Conhecer seu estilo de vida, hábitos de consumo, características de comportamento, nível de escolaridade e renda são fatores que podem determinar o tipo de veículo que vai atender às necessidades desse público na região que você pretende atuar.
Outro fator importante é conhecer a concorrência. Conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes vai ajudar você a definir estratégias que o diferencie das outras empresas. Afinal porque um determinado cliente compraria um veículo de você e não do seu concorrente? Pense nisso: qual é o diferencial do seu negócio?
É um ciclo que quando bem dominado gera excelentes resultados.
1.3 Plano de negócios
Todos esses fatores além de orientar seu empreendimento na direção correta irão facilitar a elaboração de futuras ações de marketing para alavancar seu negócio.
Se você acha que um plano de negócios é um documento usado somente para conseguir capital de investidores ou que só é usado para planejar mega empreendimentos está redondamente enganado.
Ficar esperando um bom veículo aparecer na porta da loja para que você possa comprar é uma das coisas mais difíceis que podem acontecer. Sendo assim você precisa conhecer diversas fontes para conseguir comprar veículos com bons preços e, principalmente, qualidade.
Sim! A qualidade é fundamental pois está ligada diretamente ao custo do seu produto. E controlar o custo do seu estoque corretamente é um dos fatores de sucesso de uma loja, e o ponto de partida começa exatamente na escolha de bons fornecedores.
Esse documento deve ser visto como a bússola da sua empresa. É ele quem vai nortear e te ajudar a gerenciar sua revenda e por isso deve ser revisto de tempos em tempos.
Em um plano de negócios você deve colocar todas as suas idéias no papel, inclusive as informações coletadas em sua pesquisa de mercado. Assim você consegue corrigir ou eliminar tudo aquilo que, a princípio, parecia ser uma boa idéia, mas na prática pode ser apenas uma “furada”.

UM BOM PLANO DE NEGÓCIOS DEVE CONTER:
Informações do empreendedor, experiência profissional e o papel de cada um na empresa (inclusive dos sócios, se for o caso);
Descrição da empresa e propósito;
Missão da empresa;
Forma de constituição jurídica (Empresário Individual, EIRELI, LTDA) e enquadramento tributário (Lucro Presumido, Real ou Simples Nacional);
O capital social (valor que será investido no empreendimento);
Fonte de recursos;
Além desses tópicos iniciais seu plano de negócios deve conter as informações da sua pesquisa de mercado, um plano de marketing (ações de marketing, política de preços, etc), o plano operacional (informações sobre a estruturação física da loja, distribuição do espaço, equipamentos, etc) e um plano financeiro (levantamento de capital de giro, fluxo de caixa, se vai trabalhar com capital externo, etc).
Todos esses itens requerem uma profunda pesquisa e um trabalho minucioso. Lembrese que o objetivo deste plano é identificar e corrigir erros no papel, para que eles não sejam cometidos quando seu negócio estiver em andamento. Então dedique-se à ele.

Passo 2: Formalização
Muitos empresários investem tempo e muito dinheiro para realizar o sonho de ter o próprio negócio e, seja por negligência ou desconhecimento, acabam por se complicar pela falta de formalização. E o que era sonho vira um pesadelo.
Existem muitos aspectos burocráticos que você deve se informar e conhecer pois muitos deles variam de município para município. Contrate um bom contabilista para auxiliá-lo nessas questões.
Para formalizar sua empresa, entre outros documentos, você deve providenciar:
Para evitar que isso aconteça é imprescindível que você conheça e entenda o que é necessário para abrir e manter uma empresa. E não adianta reclamar. Essa é uma tarefa que cabe ao futuro empreendedor realizar.
Importante ter em mente que a formalização gera custos que irão incidir sobre o funcionamento do seu negócio, ou seja, procure sempre se manter informado sobre alíquotas e taxas e a legislação vigente.

Cópias de RG e CPF ou CNH (seu e de seus sócios, se houver);
Não caia na tentação de “economizar”, deixando de recolher impostos ou contratando funcionários de maneira informal. Além de não ajudar no crescimento do País nem da sua empresa, você pode se complicar muito correndo o risco de enfrentar problemas com a justiça.
A melhor forma de crescer licitamente é ter um planejamento tributário e financeiro eficiente, onde você saiba exatamente quantos e quais encargos vão incidir sobre a operação do seu negócio e com isso garantir que tenha capital reservado para arcar com esses custos.
Comprovante de endereço; Certidão de casamento; Número do protocolo de entrega da última declaração do Imposto de Renda; Comprovante de propriedade ou contrato de aluguel e cópia do último IPTU do local onde irá funcionar sua empresa;
Um nome para registrar sua empresa;
Passo 3: Marketing

Todas as etapas anteriores são super importantes para que você abra sua empresa de forma correta e planejada, mas existe um tópico em particular que pode fazer toda a diferença entre crescer ou estagnar: o marketing!
eletrônicos, motorização e uma infinidade de informações que faz com o cliente chegue a sua loja sabendo mais do produto que você está vendendo do que você.
Saber como divulgar seu negócio e torná-lo conhecido do público é um diferencial importante para o crescimento. Você já deve ter ouvido o ditado “quem não é visto, não é lembrado” não
é mesmo? Saiba que hoje em dia ser “visto” somente não é sinônimo de vendas certas nem de loja cheia. Com a Internet, as pessoas tem muitas maneiras de se informar sobre um determinado produto, especialmente se esse produto for um automóvel.
A Internet mostra detalhes, características de cada modelo, informações sobre os equipamentos
Sendo assim, suas estratégias de marketing tem que focar em outras possibilidades para atrair clientes. Não adianta tentar “generalizar” a comunicação, promovendo campanhas do tipo “Operação Limpa Pátio”, “Não compre ainda...”, “Tanque cheio grátis”, etc. Se você quer se diferenciar da concorrência, pense diferente.
Não adianta postar anúncios nessas mídias se você só vai responder aos clientes de vez em quando. Se você não puder delegar essa tarefa a uma pessoa ou treinar sua equipe de vendas para um atendimento desse nível, invista em uma empresa especializada que faça isso por você. Caso contrário seus clientes comprarão de seus concorrentes.
Anunciar em mídias digitais (portais especializados, instagram, facebook, etc), é um meio eficiente de alcançar um grande público, mas fique atento ao tempo de resposta. O público da internet requer um atendimento ágil e objetivo.
Quer saber mais?
Agora que você já sabe por onde começar a criar uma revenda de sucesso aproveite para conhecer mais sobre outros temas e se aprofundar em alguns assuntos que falamos aqui.
Reserve um tempo de aprendizado para você regularmente.
Nos siga em nossas redes sociais e acompanhe o lançamento dos nossos próximos e-books

O grande problema das pessoas não é o que elas NÃO sabem, é o que elas acham que sabem.
