Page 1

2ª EDIÇÃO

Saiba como nutrição e suplementação andam juntas no fortalecimento da imunidade

Opção natural para controlar a glicemia e a resistência à insulina

Prescrição nutricional para o combate da obesidade

Novidade na modulação de sabores de fórmulas magistrais 1


ORTIVA P S E

GANHO DE MASSA MUSCULAR

DESEMPENHO ESPORTIVO

RECUPERAÇÃO MUSCULAR

MODULAÇÃO DO ESTRESSE

SAÚDE MITOCONDRIAL

SAÚDE DAS ARTICULAÇÕES

Para todos os momentos:

EMAGRECIMENTO & REDUÇÃO DE MEDIDAS

www.viafarmanet.com.br

SAÚDE GASTROINTESTINAL

CUIDADOS COM A PELE, UNHAS E CABELO

R

IO

VITALIDADE!

@viafarma

ANTIOXIDANTE E REDUÇÃO DA INFLAMAÇÃO

DADE EVI

FISIOLO GIA

LON G

ÍB E Q UIL

/viafarmanet 2


ÍNDICE EDITORIAL

4

SE LIGA!

6

ESPECIAL ZOOMZYME GLU10®

8

Como se cuidar e viver bem com sensibilidade ao glúten não celíaca

CAPA

12

Precisamos falar sobre Burnout

ARTIGOS Rafael Félix: Nutrição, suplementação e fortalecimento imunológico

18

Claudia Luz: Terapias naturais no controle da glicemia e da resistência à insulina

23

Patrícia França: Prescrição nutricional no manejo da obesidade

29

MODULAÇÃO DE SABORES NA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO Como melhorar a experiência sensorial de fórmulas magistrais

37

GUIA DE FÓRMULAS 40 Fisiologia Esportiva

41

Longevidade 52

Equilíbrio 66

EXPEDIENTE Diretora

Colaboradores Científicos

Responsável Técnica

Karina Martinho

Claudia Luz

Claudia Luz

Gerente de Marketing Aline Vazquez

Guilherme Renke Patrícia França Rafael Félix

Projeto Gráfico e Diagramação Agência João

Reportagem e Edição Paula Lopes

3


EDITORIAL

o presente é

digital 4


EDITORIAL

Em sua segunda edição, a Vitalidade em Foco chega até você inteiramente digital, já que o cenário atual deixou o universo online mais presente do que nunca em nosso dia a dia. E por falar nessa nova realidade, o tema da matéria de capa foi escolhido para despertar o debate sobre algo que merece ainda mais atenção nos tempos que vivemos: a Síndrome de Burnout. Confira a reportagem e saiba porque a incidência dessa condição pode aumentar devido à pandemia, tanto em profissionais da saúde quanto naqueles que aderiram ao home office.

Também vale conferir a matéria sobre intolerância ao glúten, que mostra como a combinação de enzimas do Zoomzyme Glu10® pode ajudar quem sofre do desconforto a ter mais qualidade de vida. Esta edição também está recheada de artigos científicos sobre temas atuais do mercado magistral. Especialistas como Claudia Luz, Patrícia França e Rafael Félix falaram de opções naturais para o controle da glicemia e da resistência à insulina, prescrição de ativos magistrais para o manejo da obesidade e suplementação para o fortalecimento imunológico.

Para completar, trouxemos também nosso guia completo e atualizado de formulações, para ajudá-lo na prescrição e manipulação de nossos ativos exclusivos. São sugestões para os mais diversos perfis, com fórmulas que podem ser personalizadas a fim de trazer cada vez mais vitalidade para os seus pacientes! Esperamos que goste!

Boa leitura e até a próxima. Equipe Via Farma

5


SE

LIGA!

online

Sua forma 100% online de aprender!

Nós, da Via, somos apaixonados por ciência e conhecimento, por isso, criamos o Via Educa Online: um novo jeito de aprender, aonde você estiver! São palestras e cursos de atualização sobre os temas mais atuais do mercado magistral, com especialistas que são referência no setor.

Ficou interessado em participar ou gostaria de desenvolver um curso ou palestra de forma personalizada em parceria com a gente? Então entre em contato pelos telefones 0800 775-5718 ou (11) 2067-5718. Aguardamos você no próximo Via Educa Online!

8

6


SE LIGA Você já conhece o canal de podcasts da Via? Se você quer aprender mais sobre nossos produtos exclusivos de forma prática e em qualquer lugar, então nosso canal de podcasts é o lugar certo para você! Lá, é possível encontrar treinamentos sobre nossos ativos e ainda acompanhar as edições do programa Giro Magistral, que traz debates sobre assuntos do mercado, além do +Vitalidade, com diversas dicas de qualidade de vida e bem-estar. Acompanhe todo esse conteúdo no Deezer ou Spotify!

Via Sustentável Para reduzir o consumo de copos descartáveis em suas unidades, a Via lançou o projeto Adote uma Caneca, a fim de reduzir o descarte de plástico na natureza e conscientizar cada vez mais seus colaboradores. A iniciativa faz parte do projeto Via Sustentável, que também conta com a separação adequada de materiais que podem ser reciclados.

Projeto Amigos das Crianças A Via está apoiando o Projeto Amigos das Crianças (PAC), uma organização sem fins lucrativos, que ajuda crianças em situação de vulnerabilidade em São Paulo, SP. A instituição visa promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças, adolescentes e famílias, por meio de ações socioeducativas, culturais e profissionais, buscando o fortalecimento de laços familiares e a conscientização do papel de jovens e crianças na sociedade. Apoie você também essa causa e faça a diferença na vida dessas pessoas!

Para conhecer mais sobre o PAC, acesse www.projetopac.org.br 7


Sensibilidade ao glúten não celíaca:

ESPECIAL ZOOMZYME GLU10®

como se cuidar & viver bem

Com uma dieta adequada e a enzima digestiva certa, é possível se livrar dos desconfortos da SGNC sem passar vontade Texto: Paula Lopes

Segundo estudo da Universidade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, de 0,5 a 6% da população sofre de Sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC), condição mais comumente observada entre meninas, jovens adultos e pessoas de meia-idade. A prevalência específica na população mundial ainda é desconhecida, mas sabe-se que muitos vivem com o distúrbio sem procurar ajuda médica ou receber um diagnóstico. Isso porque, diferente da doença celíaca e da alergia ao trigo, a SGNC pode não causar reações graves no organismo, embora traga alguns desconfortos ao paciente. Sintomas como diarreia intercalada com episódios de prisão de ventre, inchaço e dores abdominais são os mais comuns, mas também podem ocorrer náuseas, dores de cabeça e até mesmo fadiga. “Encontrado no trigo e em outros grãos, como cevada e centeio, o glúten é responsável por dar liga a preparações. No entanto, suas proteínas são de difícil digestão e podem causar reações adversas em algumas pessoas, com sintomas que aparecem logo após a ingestão de glúten e desaparecem com sua retirada da dieta”, explica a nutricionista Claudia Luz, do Departamento de Inovação da Via Farma. O diagnóstico normalmente é feito por eliminação, já que alguns sintomas da SGNC podem ser confundidos com os da doença celíaca e da alergia ao trigo. “Diferente dessas duas condições, a sensibilidade ao glúten não causa reações imunológicas, por isso, o paciente pode contar com a ajuda de enzimas digestivas existentes no mercado, readequando a dieta e estabelecendo níveis seguros de glúten na alimentação”, afirma Claudia. Dessa forma, é possível viver livre de desconfortos, mas sem ter que excluir algumas delícias da dieta, como pães, bolos, pizzas, tortas, entre outros. Com equilíbrio e o auxílio de um médico e nutricionista, dá para conviver bem com a SGNC, melhorando a saúde do intestino e, consequentemente, a saúde do corpo todo.

8


Chega de

ESPECIAL ZOOMZYME GLU10®

INTESTINO CHATEADO :(

Com a ajuda de enzimas digestivas, pacientes com SGNC podem consumir certa quantia de glúten, sempre respeitando os limites tolerados pelo seu organismo. “Mas é importante reforçar que as enzimas não substituem uma dieta especial e que elas não são indicadas para casos de doença celíaca ou alergia ao trigo”, alerta a nutricionista. Se o diagnóstico for de sensibilidade, o médico ou nutricionista podem prescrever uma enzima que auxilie na digestão do glúten, diminuindo o desconforto gastrintestinal. Entre as opções disponíveis no mercado, o Zoomzyme Glu10® destaca-se como a fórmula mais completa, pois conta com uma combinação de enzimas, o que o torna mais eficaz na digestão das proteínas do glúten quando comparado a enzimas isoladas. “Graças à presença de protease, aspergilopepsina, peptidase DPP IV e triglicerídeos de cadeia média, Zoomzyme Glu10® também é capaz de degradar proteínas competitivas, como as do ovo, soja e leite, atuando em ampla faixa de pH”, diz Claudia. Assim, essa combinação de enzimas torna possível viver sem excluir totalmente o glúten da dieta – e o mais importante, sem abrir mão da qualidade de vida e de um intestino livre de gases e desconfortos! * Zoomzyme Glu10® contém enzima DPP IV. Portanto, pacientes com diabetes devem consultar o médico antes de fazer uso.

9


ZoomZyme Glu10®

Blend de enzimas para o glúten Zoomzyme Glu10® é indicado para pacientes com sensibilidade não celíaca ao glúten. É composto por uma combinação de enzimas com eficiência comprovadamente superior às existentes no mercado. Suas enzimas ajudam a quebrar as proteínas do glúten (gliadina) em unidades menores que podem ser absorvidas e usadas pelo organismo adequadamente, evitando sintomas como gases, diarreia e dor abdominal.

ALÍVIO DIGESTIVO REDUÇÃO DE DORES ABDOMINAIS MELHORA DA SENSAÇÃO DE INCHAÇO

10


Diferenciais

Zoomzyme Glu10® • Atua em ampla faixa de pH. • Degrada proteínas competitivas como proteína do ovo, da soja e do leite. • Por se tratar de uma combinação de enzimas que atua em diversos pHs, sua ação é mais eficaz quando comparada à ação de enzimas isoladas. Posologia: 350mg para cada 10g de gliadina

:

* Zoomzyme Glu10® não é recomendado para pessoas portadoras da doença celíaca e alergia ao trigo.

11


CAPA

Precisamos falar sobre Burnout

Síndrome do esgotamento profissional atinge pelo menos 32% dos brasileiros e pode se intensificar no pós-pandemia Reportagem: Paula Lopes

A rotina de trabalho de boa parte da população exige a habilidade de se dividir para dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo: reuniões, prazos curtos, pressão para cumprir metas e sobrecarga de atividades. E embora algumas pessoas sejam mais resistentes ao estresse, não há resiliência que aguente uma rotina assim por muito tempo. O resultado é que um dia, sem aviso, a mente entra em pane e a saúde cobra a sua conta. Esse fenômeno de exaustão relacionada ao trabalho tem nome: Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional – e já está mais presente do que imaginamos.

12


CAPA De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), pelo menos 32% dos brasileiros sofrem de Burnout, o que corresponde a 33 milhões de pessoas. Quando comparado a outros países onde esse tipo de exaustão é mais incidente, o Brasil só fica atrás do Japão, cujo índice é de 70% da população. “Embora a síndrome tenha começado a ganhar mais destaque recentemente, não é um problema novo. Como seus sintomas são parecidos com os de outras desordens mentais, muitas vezes acaba não sendo diagnosticada”, aponta o endocrinologista Guilherme Renke, consultor da Via Farma. E os sinais de que as pessoas estão descansando cada vez menos não param por aí. Seja resultante do trabalho ou de outras atividades diárias, a fadiga prevalece entre a maioria da população. Uma pesquisa feita em 2013 pelo Ibope revelou que 98% dos brasileiros se sentem cansados e 61% deles estão exaustos. “Rotinas intensas, que não respeitam as horas de descanso, podem desregular o ciclo circadiano, prejudicando a saúde física e mental”, aponta Renke. O médico ainda destaca que um sinal de alerta para a procura de um especialista é quando o cansaço persiste mesmo após noites bem dormidas e momentos de lazer. “Esse pode ser um indicativo de fadiga crônica, Burnout ou outras desordens que precisam de investigação médica”, completa.

Cérebro em

combustão

O termo “Burnout” foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger em 1974 e significa “queima completa”. E é exatamente o que acontece: sobrecarregado, o cérebro entra em colapso e a sensação é de que sobraram apenas cinzas – é o esgotamento completo. “Entre os sintomas mais frequentes da síndrome estão os lapsos de memória, dificuldade de concentração, ansiedade, depressão, faltas ao trabalho, agressividade, irritabilidade, falta de produtividade e pessimismo em relação às próprias perspectivas”, elenca Renke. Além dos sinais cognitivos e comportamentais, o corpo também começa a dar sinais físicos de que algo não vai bem: dores de cabeça, crises de enxaqueca, insônia, distúrbios gastrintestinais, dores musculares, sudorese, palpitação, pressão alta e crises de asma podem se tornar frequentes. “Devido à elevação crônica dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, também é comum que o paciente tenha a imunidade suprimida, apresentando quadros recorrentes de doenças infecciosas, como gripes e resfriados”, explica o médico.

13


CAPA

Home office e “fadiga digital” Com a adoção do distanciamento social como forma de frear o avanço da pandemia, boa parte das empresas implantou o trabalho remoto. À primeira vista, o home office pode parecer simples e até mais fácil, mas não é: trabalhar de casa pode ser uma armadilha para a saúde mental de quem não tem um bom planejamento. “Os limites entre o expediente e o horário de descanso podem se misturar e muitas pessoas acabam trabalhando mais do que no escritório. Também é comum que a autocobrança por produtividade e a carga de estresse aumentem, até porque, nesse momento, muitos estão dividindo atenção entre trabalho, educação dos filhos e tarefas domésticas”, diz o médico. “Quem já convive com o Burnout ou tem tendência a desenvolver a síndrome pode sofrer pioras nesse período. Por isso, é importante contar com a telemedicina para não abandonar o acompanhamento do psicólogo e do psiquiatra nessa fase”, destaca. A falta de contato humano também pode pesar com o home office e já estão surgindo novas formas de fadiga relacionada ao trabalho. Batizado de “zoom fatigue”, em referência a uma plataforma de videoconferência, esse tipo de cansaço mental se tornou comum na quarentena. “Para compensar a distância, as reuniões online podem se tornar excessivas, estendendo-se por mais tempo do que o normal. Esse tipo de interação é mais cansativo para o cérebro e pode aumentar os níveis de estresse”, afirma.

Cansaço que contamina os hábitos Outro ponto de atenção para quem luta contra o Burnout são as mudanças negativas que a desordem pode trazer para o estilo de vida. “É comum que o estresse crônico leve ao consumo excessivo de álcool e ao uso de cigarro e outras drogas, como forma de promover relaxamento”, alerta Claudia Luz, nutricionista da Via Farma. “Mas esses hábitos trazem um falso bem-estar, que é momentâneo e altamente prejudicial para a saúde, piorando o quadro já existente”, completa. Tomar café em excesso e recorrer aos doces como forma de aumentar os níveis de energia também não é a solução. “A alimentação saudável é essencial para potencializar os resultados das abordagens terapêuticas adotadas para reverter o quadro. Recomenda-se optar por alimentos orgânicos, fontes de gorduras boas, proteínas de qualidade, alimentos ricos em antioxidantes, vitamina C e do complexo B, além de zinco e magnésio”, indica Claudia.

14


CAPA Para potencializar a recuperação, também é possível contar com a prescrição de alguns fitoterápicos. “Podem ser indicados ativos como Ashwagandha, Rhodiola rosea e Panax ginseng, por exemplo. Uma opção mais recente é o extrato de carvalho francês, conhecido como Robuvit®, que age mais especificamente no alívio dos sintomas do Burnout e também da Síndrome da Fadiga Crônica, reduzindo a fadiga e aumentando os níveis de energia por meio da regeneração das mitocôndrias e do aumento do número de ribossomos” explica a especialista.

Diagnóstico e

tratamento Apesar do crescimento rápido da Síndrome de Burnout, os números ainda não são fiéis à realidade, devido à dificuldade de diagnosticar a desordem. “Diante desse momento que vivemos, é esperado que haja um boom de transtornos mentais, inclusive de Burnout e Síndrome da Fadiga Crônica. Nesse cenário, os médicos que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19 podem ser os mais afetados”, pontua Renke. De acordo com o médico, é preciso um olhar atento do profissional de saúde, principalmente em relação à rotina de trabalho do paciente, já que os sintomas são facilmente confundidos com outros transtornos, como depressão e Síndrome do Pânico. Feito o diagnóstico, pode ser recomendado o tratamento com antidepressivos em associação com psicoterapia, para potencializar a recuperação. Além disso, é indicada a avaliação da troca de trabalho, com a adoção de um estilo de vida mais regrado e livre de estresse excessivo. “Também é importante destacar que nem sempre será necessário um tratamento farmacológico. Muitos pacientes se saem muito bem com a suplementação fitoterápica, que pode reduzir significativamente a fadiga física e mental”, afirma o endocrinologista. “O que as pessoas precisam saber é que existe qualidade de vida após o Burnout ou qualquer outro distúrbio mental. Só é preciso que elas deem o primeiro passo, se livrem de preconceitos e busquem a ajuda de um especialista”, finaliza.

15


Energia vital para o dia a dia Robuvit® é um extrato natural patenteado, proveniente da madeira de carvalho francês, fonte exclusiva de roburinas. É um ativo seguro e livre de cafeína, capaz de trazer mais vitalidade e energia para o dia a dia, reduzindo a fadiga e trazendo mais energia física e mental. Diversos estudos clínicos comprovaram que Robuvit® age no combate da Síndrome da Fadiga Crônica e da Síndrome de Burnout, melhorando sintomas como perda de memória ou concentração, dores musculares, dores de cabeça, sono não revigorante, tontura, alergias e mudanças de humor.

Aumento de 48% nos níveis de energia

Redução de 39% nos níveis de fadiga

Eficaz no combate à Síndrome de Fadiga Crônica e de Burnout

25 estudos clínicos publicados

Resultados em 2 semanas

16


Comprovado cientificamente Diversos ensaios clínicos independentes mostraram que a suplementação diária com Robuvit® ajuda significativamente indivíduos fatigados a recuperarem a energia. Um deles mostrou que 80 indivíduos com Síndrome da Fadiga Crônica, suplementados com Robuvit® (300mg/dia) durante quatro semanas, apresentaram maior capacidade de se recuperarem do quadro. Os participantes do estudo mostraram um aumento de 48% nos níveis de energia e redução de 39% na sensação de fadiga. Outro ensaio clínico, realizado com 108 sujeitos (42 médicos residentes em cirurgia e 66 gestores de empresas) mostrou que a suplementação diária com Robuvit® (300mg/dia) melhorou sintomas da Síndrome de Burnout e a resposta antioxidante. Foi observada uma redução de 23% na exaustão emocional e de 27% na fadiga em gestores. Médicos apresentaram um aumento de 55% na satisfação com a profissão e de 57% no prazer em atender seus pacientes.

Energia aumentada em 48% Fadiga reduzida em 39% Exaustão emocional reduzida em 23% Satisfação com a profissão aumentada em 55% Posologia: 100 a 300mg ao dia

17


Nutrição, suplementação e

fortalecimento imunológico Por Rafael Félix Cabral

O momento que a população mundial vive está deixando cada vez mais evidente a importância da nutrição para saúde e longevidade das pessoas. Após o mundo ser exposto à COVID-19, os estudos se voltaram ainda mais para demonstrarem a eficácia da dieta e dos suplementos alimentares como poderosos contribuintes para o fortalecimento da imunidade. O sistema imunológico é constituído por uma emaranhada rede de órgãos, células e moléculas, e tem a finalidade de manter a homeostase do organismo, combatendo agressões em geral. Atualmente, vivemos uma pandemia de coronavírus, declarada pela OMS em 11 de março de 2020. A doença é facilmente transmissível: até 27 de Agosto de 2020, mais de 3,7 milhões de casos de COVID-19 e mais de 118 mil mortes foram registradas no Brasil, onde esses números estão crescendo exponencialmente. É importante salientar que pessoas com excesso de gordura fazem parte do grupo de risco para o agravamento da doença. Portanto, manter uma boa alimentação e uma composição corporal saudável pode proporcionar maior proteção ou melhor recuperação para essa e outras infecções.

O consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais e nutracêuticos pode impulsionar o sistema imunológico para combater diversas doenças e infecções. Um dos nutrientes mais conhecidos é o ácido ascórbico (vitamina C), que além de reduzir a suscetibilidade a infecções do trato respiratório, desempenha um papel protetor, pois fornece suporte à função imune, auxiliando no desenvolvimento e reparo de todos os tecidos do corpo. 18


ARTIGO Não menos importante, estudos mostram que a suplementação com vitamina D está intimamente ligada ao fortalecimento do sistema imunológico. Níveis baixos de 25-hidroxivitamina D aumentam o risco de desenvolvimento de várias doenças e distúrbios relacionados ao sistema imunológico, incluindo psoríase, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, artrite reumatoide, tuberculose, sepse, infecção respiratória e COVID-19. Embora ainda seja discutível qual seria o nível sérico ideal de 25-hidroxivitamina D, é aconselhável aumentar a ingestão da vitamina e ter exposição à luz solar para manter seus níveis em pelo menos 30 ng/ml, e de preferência a 40-60 ng/ml, para atingir os benefícios gerais para a saúde. Polifenóis naturais, como hesperidina e rutina, demonstraram ser inibidores eficazes da protease principal do COVID-19 (Mpro), que é considerada um potencial alvo de droga terapêutica. Os medicamentos fitoterápicos também podem ajudar no tratamento de doenças virais. Um bom exemplo é o ginseng, que é útil na prevenção de doenças respiratórias virais, como aquelas causadas por cepas de influenza. Outro fitoterápico benéfico é o Astragulus membranaceus, usado para tratar resfriados comuns e infecções respiratórias das vias superiores, além do Pelargonium sidoides, um ativo eficaz para a inibição da replicação dos vírus respiratórios. Hoje temos grande facilidade de acesso a suplementos diferenciados voltados ao reforço imune no mercado magistral, com poderosos ativos que atuam em sinergia entre si. Recentemente, foi lançado o Imunovitae, que possui em sua formulação extratos selecionados, como o de própolis verde (derivado do alecrim-do-campo, considerada a mais eficiente variedade de própolis para efeito antiviral); cogumelo Agaricus blazei (com propriedades imunomoduladoras) e nutrientes especiais, ricos em vitamina C e zinco (que possui papel fundamental na defesa do organismo, influenciando na proliferação e maturação das células de defesa). Essa combinação ajuda especialmente na prevenção e na recuperação de gripes, resfriados e ataques virais. A dosagem recomendada é de 500 a 1000mg, duas vezes ao dia, podendo ser associada a outros ativos para uma proteção ainda maior.

Hoje em dia, apoiar o sistema imunológico está entre as principais metas de saúde dos consumidores em todo o mundo. Pesquisas recentes mostram que quase um em cada cinco consumidores listou o suporte do sistema imunológico como a razão para comprar produtos saudáveis. Após a fase da pandemia, estima-se que as pessoas buscarão cada vez mais produtos para impulsionar seu sistema imunológico.

19


ARTIGO Evidências históricas sobre a prevenção de influenza H1N1 e SARS na população de alto risco indicam que formulações com esses ativos podem fornecer uma abordagem alternativa para reduzir os riscos da COVID-19. Manter um estilo de vida saudável, com a prática de cinco horas semanais de atividade física, uma boa qualidade de sono e uma dieta equilibrada (com a oferta adequada de vitaminas, minerais e antioxidantes) são fatores essenciais para manter uma barreira imune eficiente, além de proporcionarem mais longevidade e qualidade de vida.

Rafael Félix Cabral é nutricionista esportivo ortomolecular e especialista em Nutrição Ortomolecular Nutrigenômica e Metabolismo pela FAPES (SP). É pós-graduando em Nutrição Clínica Esportiva pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e em Fitoterapia pela FAPES (SP). O especialista é professor de pós-graduação do curso de Nutrição Esportiva e Ortomocelular, consultor técnico e atleta. Atua em Salvador (BA), onde fundou a clínica de nutrição Dr. Rafael Félix, especializada em prática ortomolecular e esportiva.

Referências bibliográficas: Galanakis CM. The Food Systems in the Era of the Coronavirus (COVID-19) Pandemic Crisis. Foods. 2020;9(4):523. Published 2020 Apr 22. doi:10.3390/foods9040523 WHO Director-General’s Opening Remarks at the Media Briefing on COVID19—11 March 2020. Available online: https://www.who.int/dg/speeches/detail/whodirector-general-s opening remarks-at-the-mediabriefing- on-covid-19---11-march-2020 (accessed on 13 April 2020). Coronavirus COVID-19 (2019-nCoV). Available online: https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bd7594740fd40299423467b48e9ecf6 (accessed on 16 April 2020). Carr, A.C.; Maggini, S. Vitamin C and immune function. Nutrients 2017, 9, 1211. Charoenngam N, Holick MF. Immunologic Effects of Vitamin D on Human Health and Disease. Nutrients. 2020;12(7):2097. Published 2020 Jul 15. doi:10.3390/nu12072097. Im, K.; Kim, J.; Min, H. Ginseng, the natural e_ectual antiviral: Protective e_ects of Korean red ginseng against viral infection. J. Ginseng Res. 2016, 40, 309–314. Luo, H.; Tang, Q.L.; Shang, Y.X.; Liang, S.B.; Yang, M.; Robinson, N.; Liu, J. Can Chinese Medicine Be Used for Prevention of Corona Virus Disease 2019 (COVID19)? A Review of Historical Classics, Research Evidence and Current Prevention Programs. Chin. J. Integr. Med. 2020, 26, 243–250.

20


Sua imunidade em alta Imunovitae® é uma combinação de ingredientes selecionados, que agem sinergicamente na modulação da imunidade. Sua fórmula possui extrato de própolis verde (derivado do alecrim-do-campo) e de cogumelo Agaricus blazei, além de nutrientes especiais ricos em vitamina C e zinco. Imunovitae® fortalece de forma completa o sistema imunológico, ajudando na prevenção e na recuperação de gripes, resfriados e outras infecções virais.

Fortalece o sistema imunológico

Protege contra a ação dos radicais livres

Composição única e completa

21


Comprovado cientificamente Agaricus blazei: estudos mostraram que a ingestão desse cogumelo favorece o aumento do número de células do tipo Natural Killer (NK), responsáveis por atacar invasores prejudiciais ao organismo, representando cerca de 15% do número de glóbulos brancos presentes no sangue. Própolis verde: diversos estudos internacionais têm mostrado que a própolis verde, extraída do alecrim-docampo, é reconhecida como a mais eficiente variedade para efeito antiviral, pois contém compostos ativos exclusivos, como a artepelina C e a bacarina. Vitamina C: uma

metanálise

indicou

que

a

suplementação de vitamina C é eficaz para melhorar a gravidade e a duração de resfriados comuns, reduzindo também sua incidência. Efeitos benéficos da vitamina C também foram observados na recuperação de pneumonias. Zinco: pesquisas mostram que o zinco é capaz de reduzir significativamente o risco de infecções e fortalecer a função imune. O zinco possui papel fundamental na defesa do organismo, influenciando a proliferação e maturação de células de defesa e contribuindo para a resposta imune inata e adaptativa.

Posologia: 500mg a 1000mg, duas vezes ao dia.

22


Terapias naturais no

controle da glicemia e da resistência à insulina Por Claudia Luz

A insulina é um dos hormônios responsáveis pelo controle dos níveis de glicose no sangue e captação pelos tecidos insulino-dependentes. Fatores como má alimentação, inatividade física, fatores genéticos, composição corporal e envelhecimento podem reduzir a resposta do organismo a esse hormônio, levando à resistência à insulina e hiperinsulinemia. A resistência à insulina pode causar diabetes, hiperglicemia, hipertensão, dislipidemia, inflamação, obesidade e disfunção endotelial (Figura 1). A resistência à insulina também está relacionada com algumas doenças, como a Síndrome Metabólica, Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), e esteatose hepática não alcoólica. Dieta Total de calorias Gordura saturada Gordura trans Açúcares simples

Imunidade física Massa muscular Capacidade aeróbica

Resistência à insulina Hiperglicema

Genética/Fatores ambientais Sinalização da insulina Composição corporal Distribuição de gordura Retardo do crescimento intrauterino

Hipertensão Dislipidemia Obesidade Inflamação

Outros idiomas Idade Medicações

Atividade do sistema nervoso simpático Proteinúria Hiperuricemia

Disfunção endotelial Hipercoagulabilidade

Figura 1- Resistência à insulina

23


ARTIGO

Sinalização da insulina A sinalização intracelular da insulina inicia com sua ligação a um receptor específico de membrana, uma proteína heterotetramérica com atividade quinase intrínseca, composta por duas subunidades alfa e duas subunidades beta, denominado receptor de insulina (IR). A ativação do IR resulta em fosforilação (em tirosina) de diversos substratos, incluindo substratos do receptor de insulina 1 e 2 (IRS-1 e IRS-2). A fosforilação dos substratos IRS cria sítios de ligação para outra proteína citosólica, denominada fosfatidilinositol 3-quinase (PI3q), promovendo sua ativação. A PI3q é importante na regulação da mitogênese, na diferenciação celular e no transporte de glicose estimulado pela insulina. A ativação da PI3q aumenta a fosforilação em serina da proteína quinase B (Akt) e isso permite o transporte de glicose no músculo e no tecido adiposo, através da translocação da proteína GLUT-4 para a membrana celular. Portanto, a ativação da Akt resulta na translocação do GLUT-4 para a membrana, permitindo a entrada de glicose por difusão facilitada (Figura 2).

Figura 2- Via de sinalização da insulina. Adaptado de Bhattacharya S, et al. 2007.

24


ARTIGO

Resistência à insulina A resistência à insulina é uma disfunção metabólica com alterações intracelulares, que resultam em prejuízos na translocação de vesículas, que contêm GLUT-4, para a membrana, diminuindo a capacidade do músculo esquelético e de outros tecidos em captar glicose para as células, causando aumento na produção de glicose hepática e levando a um estado hiperglicêmico, tanto em jejum como pós-prandial. Os mecanismos do desenvolvimento da resistência à insulina relacionados à obesidade são caracterizados por alterações em certas etapas da sinalização da insulina, apresentando redução na concentração e atividade quinase do receptor IR, na fosforilação de tirosina em IRS-1 e IRS-2 e na atividade de PI3q. Fatores como excesso de ácidos graxos livres e citocinas inflamatórias podem comprometer a sinalização intracelular da insulina. Os estados hiperinsulinêmicos promovem a regulação negativa dos receptores de insulina, levando a uma diminuição da remoção de insulina da circulação. A hiperinsulinemia também promove resistência à insulina devido a um loop de feedback negativo que inibe IRS-1/2.

Tratamento Os fármacos utilizados para o tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 e para a Síndrome Metabólica produzem efeitos colaterais, incluindo acúmulo de gordura ou regeneração hepática deficiente. Portanto, está crescendo a procura por produtos que mimetizem a insulina, com estímulo da translocação de GLUT-4 e subsequente captação de glicose sem efeitos colaterais. Os compostos naturais têm sido discutidos como uma alternativa valiosa para drogas terapêuticas sintéticas. Dentre esses produtos que foram considerados com grande potencial, estão incluídas especialmente plantas com alta concentração de compostos polifenólicos e outras substâncias características, como alcalóides ou ácido alfa-lipóico.

25


Portusana®

ARTIGO

é um produto natural, composto por flavonóides, cumarinas e glicosídeo monoterpênico. Em particular, contém dopamina, N-trans-feruloyltyramine, alta concentração de noradrenalina, adenosina e ácido ferúlico. Dentre os efeitos, podemos observar uma redução na glicemia e triglicérides plasmáticos, além de diminuição do colesterol LDL plasmático e da inflamação, bem como aumento da secreção de insulina. O ativo contém muitos compostos biologicamente ativos e é uma fonte de muitos nutrientes, incluindo ácido oxálico, alcalóides, ácidos graxos w-3, cumarinas, flavonóides, glicosídeos cardíacos, antraquinonas, ácido linolênico, glicosídeos mono-terpenos, Ntransferuloil tiramina, vitaminas C e A, oleorresinas I e II, saponinas, taninos, sacarídeos, triterpenóides e glutationa.

Portusana® possui um mecanismo de ação triplo para o controle dos níveis glicêmicos: • Redução da absorção intestinal de glicose. • Aumento da captação de glicose para as células (estímulo da translocação de GLUT-4). • Modulação da sensibilidade à insulina (ativação dos receptores ativados por proliferadores de peroxissoma - PPARy).

Um estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo, foi conduzido para analisar a eficácia, segurança e a tolerabilidade do uso de Portusana® em pacientes com Diabetes tipo 2. O estudo foi realizado com 63 participantes, homens e mulheres, com Diabetes tipo 2, idades entre 35 e 75 anos, com hemoglobina glicada HbA1c 6,2 - 11% e IMC 25-35 kg/m2. Foram excluídos pacientes que estavam em terapia com insulina ou em tratamento com mais de um medicamento hipoglicemiante. A suplementação foi de 3 doses 60 mg/dia de Portusana® (total 180 mg/dia), ou placebo fornecido em cápsulas, por 12 semanas. Após 6 semanas, a hemoglobina glicada melhorou em 80% dos pacientes do grupo Portusana®. Os níveis de hemoglobina glicada apresentaram uma redução significativa, (- 0,81+ 0,4 – 10%), superando o placebo em 44%. A insulina de jejum apresentou uma redução de 21% e o índice HOMA-IR mostrou uma diminuição de 20%. Além disso, uma redução significativa na pressão arterial sistólica foi observada no grupo Portusana®. Claudia Luz é nutricionista do Departamento de Inovação da Via Farma, mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Nutrição Clínica Aplicada a Patologias com Base na Prática Ortomolecular, pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudos na Área de Saúde (FAPES). Referências bibliográficas: FREITAS, M.C. et al. Resistência à insulina associada à obesidade: Efeitos anti-inflamatórios do exercício físico. R. Bras. Ci. e Mov. 2014; 22(3): 139-147 EL-SAYED MI. Effects of Portulaca oleracea L. seeds in treatment of type-2 diabetes mellitus patients as adjunctive and alternative therapy. J Ethnopharmacol 2011;137:643–651 WAINSTEIN,J. et al. Purslane Extract and Glucose Homeostasis in Adults with Type 2 Diabetes.J Med Food 19 (2) 2016, 133–140.

26


A escolha natural no controle da glicemia e da resistência à insulina Portusana® é um extrato patenteado de Portulaca oleracea, capaz de agir de forma tripla na hiperinsulinemia e controle glicêmico. A suplementação desse ativo promove a redução da absorção intestinal de glicose e o aumento da captação de glicose pelas células (estímulo da translocação de GLUT-4). Portusana® também faz a modulação da sensibilidade à insulina, auxiliando no tratamento da Diabetes tipo 2, obesidade e Síndrome Metabólica.

Melhora da sensibilidade à insulina Controle dos níveis glicêmicos Gerenciamento de peso e apetite Auxilia no tratamento da obesidade, Síndrome Metabólica e Diabetes tipo 2

27


Comprovado cientificamente Um estudo duplo cego, randomizado e controlado por placebo, foi conduzido para analisar a eficácia de Portusana® em 63 pacientes com Diabetes Tipo 2 . Não foram considerados aqueles que estavam em terapia com insulina ou com mais de um medicamento hipoglicemiante. A suplementação foi de 3 doses de 60mg de Portusana® (total 180 mg/dia), ou placebo, fornecido em cápsulas, por 12 semanas. Após 6 semanas, a hemoglobina glicada melhorou em 80% dos pacientes do grupo Portusana®. Os níveis de hemoglobina glicada apresentaram uma redução significativa, superando o placebo em 44%. A insulina de jejum apresentou uma redução de 21% e o índice HOMA-IR mostrou uma diminuição de 20%. Também foi observada uma redução significativa na pressão arterial sistólica no grupo que tomou Portusana®.

Resultados dos estudos 80% dos pacientes tiveram redução na hemoglobina glicada Redução de 21% na insulina em jejum Redução de 20% no índice HOMA-IR Posologia: 60mg antes do café da manhã, almoço e jantar.

28


Prescrição nutricional no

manejo da obesidade Por Patricia França

Quando falamos em gerenciamento de peso, precisamos lembrar que a obesidade é uma doença crônica sub-inflamatória (inflamação de baixo grau), de origem endócrina, metabólica e de base genética, com aumento da massa gordurosa e diminuição do gasto metabólico. E para se ter uma ideia do cenário da doença no Brasil, estimativas apontam que sua incidência deva crescer em até 60% nos próximos dez anos. A previsão é preocupante, principalmente se considerarmos o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a população, que passou por meses de isolamento, sem a prática adequada de exercícios físicos e recorrendo aos alimentos como forma de alívio da ansiedade. Em períodos de estresse, os alimentos mais buscados são justamente os que podem interferir de forma significativa na composição corporal, quando consumidos em excesso: ultraprocessados, refinados e doces, entre outros alimentos de alto valor calórico, que passam longe de serem naturais. O resultado é o ganho de gordura abdominal, o tipo que mais concentra substâncias pró-inflamatórias – as chamadas adipocinas. Essa região do corpo é mais sensível à lipólise via catecolaminas e beta-adrenoreceptores, sendo mais resistente à ação da insulina. Na área abdominal, altamente lipolítica, também ocorre maior liberação de ácidos graxos livres, que, em excesso, levam à gênese da resistência à insulina e, consequentemente, ao processo de acúmulo de gordura.

29


ARTIGO Sabe-se que a etiologia da obesidade é multifatorial, já que a doença está associada não só ao estilo de vida, mas também ao desequilíbrio no balanço energético, interferindo na qualidade da microbiota intestinal e nos mecanismos de detoxificação hepática, comprometendo, ainda, o ciclo circadiano como um todo. Entre suas causas, podemos citar o estresse crônico; a privação ou má qualidade do sono; maus hábitos alimentares (principalmente os baseados em gorduras trans e saturadas, carboidratos refinados e açúcar); sedentarismo e exposição a toxinas ambientais – os chamados disruptores endócrinos, nos quais também se encaixam os agrotóxicos, aditivos alimentares, poluentes ambientais e metais tóxicos que prejudicam o balanço hormonal do organismo. Além desses fatores, também é preciso considerar o desequilíbrio orgânico por trás da obesidade, no qual observa-se um balanço energético positivo, inflamação, estresse oxidativo, disbiose intestinal, intoxicação e alterações hormonais que envolvem a insulina, o cortisol, hormônios sexuais e tireoidianos.

Abordagens terapêuticas Todas essas alterações relacionadas à obesidade levam ao que chamamos de metainflamação ou inflamação metabólica. Essa fisiologia integrativa, centrada no excesso de gordura corporal, prejudica não só a qualidade de vida, como também aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças crônicas. Considerando a complexidade das causas e também das alterações geradas pelo excesso de peso no organismo, o tratamento adequado é o multifocal. Assim, o profissional de saúde precisa pensar em uma estratégia terapêutica global, já que não existe um único caminho para tratar o paciente obeso. Um dos caminhos promissores é a combinação de princípios ativos naturais, que auxiliam no gerenciamento de peso (os blends). Com a ajuda dessas fórmulas, que podem ser manipuladas de acordo com a necessidade do paciente, é possível atingir múltiplos alvos terapêuticos. O FourSlim, por exemplo, é uma combinação de quatro fitoterápicos altamente eficazes no combate à obesidade: o manto de senhora (Alchemilla vulgaris L.), oliva (Olea europaea L.), hortelã selvagem (Mentha piperita / Longifolia L.) e sementes de cominho (Cuminum cyminum L.). Graças à ação sinérgica desses componentes, é possível gerenciar o

30


ARTIGO Sistema Nervoso Central (SNC) por meio do controle do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Com a ajuda desses ativos, é possível não só fazer um ajuste fino do SNC, mas também do aspecto glicoinsulinêmico, já que a base da obesidade também consiste na resistência insulínica. FourSlim também age no combate da inflamação característica da obesidade e na melhora do metabolismo basal, por meio de sua ação termogênica. Outra ação importante dessa combinação de ativos é a redução da compulsão alimentar, especialmente por doces. Tomado antes das três principais refeições, a formulação ajuda a reduzir o apetite e pode ser uma ótima opção para pacientes que têm dificuldade para controlar a fome no final do dia – quando, normalmente, observa-se maior procura por momentos de relaxamento associados a alimentos e bebidas que tragam a sensação de recompensa e prazer. Com ação nos principais alvos envolvidos no processo de obesidade (compulsão, inflamação e resistência insulínica), essa combinação de ativos apresenta-se como uma alternativa natural e eficaz. No caso de pacientes com altos níveis de inflamação e gordura visceral, também é possível fazer associações para potencializar o efeito de FourSlim. O Cureit, uma curcumina altamente biodisponível, pode ser associado para agir na secreção de GLP-1, ajudando na redução dos níveis de glicose e aumentando a secreção de insulina, como tem sido demonstrado por diversos estudos. Outro ponto positivo dessa combinação é o controle do processo inflamatório de baixo grau e a melhora do processo de homeostase energética. Em casos de ansiedade e compulsão muito intensas, também é possível prescrever a teanina ou mesmo o extrato de Apocynum venetum, o Venetron®, que age na redução do estresse e da ansiedade, melhorando também a qualidade do sono.

31


ARTIGO Patrícia França é farmacêutica e bioquímica desde 1997, com experiência na área de Marketing Magistral, Nutrição, Dermatologia e Fitoterapia. Possui pós-graduação e especialização em Marketing e Administração pela Universidade Paulista (UNIP). Atua como Gerente de Consultoria Farmacêutica e Novos Negócios na Fórmula & CIA Farmácia de Manipulação e também como coordenadora do curso de pós-graduação em Farmácia e Farmacologia Clínica da FAPES. É professora do curso de pós-graduação em Prática Ortomolecular e Suplementos Alimentares da Universidade Estácio de Sá; professora do curso de pós-graduação em Fitoterápicos e Suplementos Alimentares da Universidade FMU; e professora do curso de pós-graduação em Fitoterápicos e Suplementos Alimentares da Universidade Cruzeiro do Sul. Foi membro honorário de La Asociación Médica Boliviana Ortomolecular e teve artigos publicados em revistas especializadas, além de livros publicados como colaboradora: Vade-Mécum Ortomolecular de A a Z, Visão da Prática Ortomolecular na Obesidade Clínica Ortomolecular e Vade-Mécum Nutrição Magistral.

Referências bibliográficas: FILHO, F.F.R; MARIOSA, L.F; FERREIRA, S.R.G; ZANELLA M.T. Gordura Visceral e Síndrome Metabólica: Mais Que Uma Simples Associação. UNIFESP-EPM. 2006. Weight Loss in Animals and Humans Treated with “Weighlevel”, a Combination of Four Medicinal Plants Used in Traditional Arabic and Islamic Medicine. Evid Based Complement Alternat Med. 2011; 2011: 874538. (Alchemilla vulgaris). Published online 2011 Jun 16. doi: 10.1093/ecam/nen067 Effects of the Olive-Derived Polyphenol Oleuropein on Human Health. Int. J. Mol. Sci. 2014, 15, 18508-18524; doi:10.3390/ijms151018508 Evaluation the effect of 50 and 100 mg doses of Cuminum cyminum essential oil on glycemic indices, insulin resistance and serum inflammatory factors on patients with diabetes type II: A double-blind randomized placebo-controlled clinical trial Curcumin, Cardiometabolic Health and Dementia. Int. J. Environ. Res. Public Health 2018, 15, 2093; doi:10.3390/ijerph15102093 Dietary Curcumin: Correlation between Bioavailability and Health Potential . Nutrients 2019, 11, 2147; doi:10.3390/nu11092147 Curcumin improves glucose tolerance via stimulation of glucagon‐like peptide‐1 secretion. Food & Function: https://doi.org/10.1002/mnfr.201600471 Curcumin alleviates postprandial glycaemic response in healthy subjects: A cross-over, randomized controlled study. SCIENtIfIC ReporTS | (2018) 8:13679 | DOI:10.1038/s41598-018-32032-x

32


Diga adeus à

barriguinha Levemax® é um extrato de amora selvagem, concentrado e padronizado em 80% de antocianinas e 40% de Cyanidin-3-OGlucoside (C3G), a maior concentração do mercado. Sua composição com alto grau de pureza tem efeitos no gerenciamento de peso, combatendo a gordura abdominal, o estresse oxidativo e a inflamação associada à obesidade e à diabetes.

Combate a gordura abdominal

Estímulo da saciedade

Efeito termogênico

Antioxidante

40% C3G

33


Comprovado cientificamente Estudos demonstram que o C3G estimula a biogênese mitocondrial, bem como a expressão de adipogênese relacionada à termogênese (BAT) in vitro, durante a adipogênese marrom. Em estudo conduzido com camundongos db/ db, foi observado que o C3G tem efeito no metabolismo energético, protegendo contra o ganho de peso a partir da terceira semana de suplementação. O C3G também melhorou significativamente a resistência à insulina dos camundongos, promovendo a homeostase da glicose.

Resultados dos estudos Aumento do metabolismo energético Redução da gordura abdominal Manutenção da homeostase da glicose

Posologia: 50 a 200 mg/dia

34


A fome não bate FourSlim é uma combinação de extratos de folhas do manto de senhora (Alchemilla vulgaris L.), oliva (Olea europaea L.), hortelã selvagem (Mentha piperita) e sementes de cominho (Cuminum cyminum L.), com eficácia comprovada na inibição do apetite e na perda de peso. Os componentes de sua fórmula agem sinergicamente na redução do IMC, permitindo a perda de 9 a 12kg em três meses, diminuindo a compulsão por doces e melhorando o trânsito intestinal.

Perda de até 1kg por semana Redução de apetite Inibição da compulsão por doces

Melhora do trânsito intestinal Efeito termogênico

35


Comprovado cientificamente Um estudo foi conduzido com 34 Voluntários (homens e mulheres), para avaliar a eficácia de FourSlim na redução de peso ao longo de três meses. Os voluntários foram divididos em dois grupos: FourSlim e Placebo e foram orientados a tomarem o ativo ou o placebo 30 minutos antes das principais refeições. As medidas de peso foram feitas no início, após 1, 2 e 3 meses de estudo. Os resultados obtidos mostraram que o peso foi reduzido de 93,5 ± 7,9 kg para 84 ± 9,8 kg após 3 meses. No grupo Placebo, não foram observadas variações significativas de peso. Uma melhora significativa também foi vista na redução do apetite e do desejo por doces, além de melhora na motilidade intestinal daqueles que tomaram FourSlim.

Resultados dos estudos Perda de 9 a 12kg em três meses 22% mais saciedade 36% menos compulsão por doces 22% mais motilidade intestinal Posologia: 150mg, 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar.

36


SABOR MAGISTRAL

Modulação de sabores na farmácia de manipulação

Saiba como melhorar a experiência sensorial de fórmulas magistrais e conheça o novo modulador do mercado Texto: Paula Lopes

saboroso Seu suplemento mais

A farmácia magistral tem inovado com tratamentos cada vez mais personalizados – e isso é essencial para que haja maior adesão do paciente ao tratamento, já que o medicamento manipulado pode ser adequado às preferências pessoais de cada indivíduo. Uma suplementação pode ser melhor aceita quando a forma utilizada é um gel, chocolate ou até mesmo um shake, por exemplo. A personalização por meio de uma forma farmacêutica mais atrativa também pode facilitar a administração e ser a solução para aumentar a adesão de crianças e idosos ao tratamento. Para isso, é possível conferir sabor, edulcorar e colorir preparações farmacêuticas orais, optando por diferentes apresentações. Dessa forma, o farmacêutico tem como desafio desenvolver técnicas e recursos para alcançar a harmonia de sabor nessas formulações, melhorando a experiência do paciente com seu tratamento ou suplementação.

Aspectos de uma forma farmacêutica harmônica no sabor • Imediata identidade do sabor • Desenvolvimento rápido e completo do sabor • Sensação bucal aceitável, sem sensações desagradáveis • Menor efeito residual (lingering effect) • Curta sensação de after taste 37


SABOR MAGISTRAL

Novidade em modulação de sabores Moduladores de sabor são imprescindíveis para alcançar uma experiência sensorial equilibrada em formulações diferenciadas de uso oral. Modulex® é uma fórmula única de fitoquímicos naturais, capaz de mascarar sabores residuais de adoçantes, amenizando a adstringência e notas metálicas. Sem restrição de uso, Modulex® requer baixa dosagem e conta com a vantagem de permanecer estável mesmo em altas temperaturas, realçando o sabor do açúcar e reduzindo o after taste. Além disso, pode ser usado em diversas formas farmacêuticas, como sachês, shots, sprays, gomas, chicletes, shakes, drinks, balas, pirulitos, xaropes e muito mais!

Dicas para alcançar o MELHOR SABOR em suas fórmulas Alguns ativos não têm boa solubilidade e palatabilidade. Por isso, é importante que seja feito um teste inicial para adequar a formulação. Ácido cítrico e flavorizantes cítricos, como o limão, podem ser excelentes aliados para auxiliar a mascarar o sabor de algumas formulações. Alguns ativos e adoçantes podem deixar sabor residual. Modulex® é um grande aliado para mascarar o after taste nessas fórmulas.

38


Module o sabor das suas fórmulas Modulex® possui uma mistura única de fitoquímicos naturais da cana-de-açúcar, que auxiliam na modulação e intensificação de sabor. É capaz de mascarar o sabor residual de adoçantes de alta intensidade, adstringência e notas metálicas. Estável em altas temperaturas e com ampla faixa de pH, Modulex® requer baixa dosagem, sendo um grande aliado das farmácias de manipulação na modulação de sabores em formulações diferenciadas, como sachês, shots, sprays, gomas, chicletes, shakes, drinks, gel, balas duras, pirulitos, xaropes e gloss, entre outros.

Mascara sabor residual de adoçantes de alta intensidade Rico em fitoquímicos, minerais e aminoácidos Estável em altas temperaturas Sem restrição de uso

Testado & Aprovado Testes de paladar mostraram que os produtos modulados com Modulex® foram os preferidos. O modulador reduziu notas metálicas e adstringentes, diminuindo o sabor residual de adoçantes e melhorando o corpo e arredondamento na boca.

Concentração recomendada: 0,1% a 0,2% do produto final

39


40


Fisiologia esportiva

A suplementação esportiva personalizada é fundamental para a obtenção de resultados de forma saudável. Nessa categoria você encontra opções de fórmulas com fitoativos capazes de estimular o ganho de massa magra, promover a reparação muscular, aumentar expressivamente a força de treino, potencializar o desempenho esportivo e ainda cuidar dos ossos e articulações.

41


Fisiologia Esportiva

Ganho de massa muscular Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cindura®

800mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular e modulação de testosterona livre

Ashwagandha

100mg

Adaptógeno modulador de estresse

Rhodiola rosea

75mg

Adaptógeno modulador da performance esportiva

L-taurina

75mg

Modulação de estresse

1000mg

Agente anticatabólico

HMB

Modo de usar: Dia de treino: 1 dose 1h antes do treino. Dia de descanso: 1 dose em jejum, junto com o café da manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Lifesolic®

450mg

Estímulo de ganho de massa e redução de catabolismo muscular

Ashwagandha

100mg

Adaptógeno modulador de estresse

Mucuna pruriens

250mg

Aumento dos níveis de dopamina e testosterona

L-citrulina

500mg

Tamponante e vasodilatador

Modo de usar: Tomar 1 dose ao acordar e outra no meio da tarde.

Ativo PhosfaTOR®

Concentração 1,5g

Mecanismo de ação Estímulo de via mTOR para anabolismo muscular

Zinco quelato

20mg

Modulação de testosterona

Vitamina B6

20mg

Cofator enzimático

Aspartato de Potássio

200mg

Promove estímulos na contração muscular

Aspartato de Magnésio

200mg

Modulação de força

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia longe dos treinos.

42


Fisiologia Esportiva

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

1,5g

Estímulo de via mTOR para anabolismo muscular

Leucina

750mg

Estímulo de via mTOR para anabolismo muscular

Vitamina B6

30mg

Cofator enzimático

PhosfaTOR®

Modo de usar: Tomar 1 dose longe dos treinos.

Ativo

Concentração 1,5g

PhosfaTOR®

Mecanismo de ação Estímulo de via mTOR para anabolismo muscular

Magnésio quelato

100mg

Modulação de força

Vitamina B6

30mg

Cofator enzimático

Coenzima Q10

100mg

Redução do estresse oxidativo

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia longe dos treinos.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Lifesolic®

300mg

Estímulo de ganho de massa e redução de catabolismo muscular

Ashwagandha

100mg

Adaptógeno modulador de estresse

L-Taurina

75mg

Modulação de estresse

Modo de usar: Tomar 1 dose ao acordar, no meio da tarde e antes de dormir.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cindura®

800mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular e modulação de testosterona livre

L-Ornitina Alfacetoglutarato

100mg

Aumento de massa muscular

L-Leucina

100mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular

Modo de usar: Dia de treino: 1 dose 1h antes do treino. Dia de descanso: 1 dose em jejum, junto com o café da manhã.

43


Fisiologia Esportiva

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Lifesolic®

450mg

Estímulo de ganho de massa e redução de catabolismo muscular

Magnésio Quelato

100mg

Aumento de força e modulação da contração muscular

Zinco Quelato

15mg

Modulação de testosterona

Picolinato de cromo

200mcg

Aumento da sensibilidade à insulina e favorecimento do anabolismo

Fenilalanina

500mg

Aminoácido essencial

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia longe dos treinos.

Aumento da massa muscular por redução do estresse Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Lifesolic®

300mg

Estímulo de ganho de massa e redução de catabolismo muscular

Phenibut®

20mg

GABA mimético

Griffonia simplicifolia

50mg

Modulação de estresse

L-Theanina

75mg

Modulação de estresse

Modo de usar: Tomar 1 dose ao acordar, no meio da tarde e antes de dormir.

Ativo PhosfaTOR® Lifesolic®

Concentração 1,5g 450mg

Mecanismo de ação Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular Estímulo de ganho de massa e redução de catabolismo muscular

Modo de usar: Tomar 1 dose longe do treino.

44


Fisiologia Esportiva

Aumento de força muscular Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

1,5g

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular

Leucina

750mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular

Magnésio Quelato

100mg

Aumento de força e modulador da contração muscular

Vitamina B6

30mg

Cofator enzimático e favorece absorção da leucina

PhosfaTOR®

Modo de usar: Tomar 1 dose longe dos treinos.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cindura®

800mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular, modulador de testosterona livre

Aspartato de Magnésio

150mg

Modulação de força

Zinco Quelato

20mg

Modulação de testosterona

Vitamina B6

40mg

Cofator enzimático

Modo de usar: Dia de treino: 1 dose 1h antes do treino. Dia de descanso: 1 dose em jejum, junto com o café da manhã.

Ativo

Concentração 2,4g

ZMA®

Mecanismo de ação Modulação de testosterona e massa magra

Modo de usar: Recomenda-se tomar o ZMA com o estômago vazio, de 30 a 60 minutos antes de dormir. * Dose recomendada para homens.

Ativo ZMA®

Concentração 1,6g

Mecanismo de ação Modulação de testosterona e massa magra

Modo de usar: Recomenda-se tomar o ZMA com o estômago vazio, de 30 a 60 minutos antes de dormir. * Dose recomendada para mulheres.

45


Fisiologia Esportiva

Desempenho esportivo Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Enxtra®

300mg

Enxtra bloqueia a ligação da adenosina aos seus receptores e estimula a liberação de dopamina

D-ribose

500mg

Melhora a performance física e a resistência a exercícios, combate à fadiga

Base para shot

qsp

Veículo

Modo de usar: Tomar 1 dose, 1 hora antes do exercício.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Maca Peruana

250mg

Aumento da resistência muscular

Tribulus terrestris

250mg

Aumento da resistência muscular

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Enxtra®

300mg

Bloqueia a ligação da adenosina aos seus receptores e estimula a liberação de dopamina

Cafeína

200mg

Agente estimulante

Modo de usar: Tomar 1 dose, 1 hora antes do exercício.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Booster de NAD+

Beta alanina

500mg

Tamponante muscular

D-ribose

500mg

Reposição energética de rápida absorção

Coenzima Q10

20mg

Redução do estresse oxidativo

Modo de usar: Tomar 1 dose, 30 minutos antes do treino. 46


Fisiologia Esportiva

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cindura®

800mg

Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular

Aspartato de Magnésio

150mg

Modulação de força

Vitamina D3

400-2000UI

Aumento de força muscular

Modo de usar: Dia de treino: 1 dose 1h antes do treino. Dia de descanso: 1 dose em jejum, junto com o café da manhã.

Ativo

Concentração 800mg

Cindura® Viabase chá mate torrado com limão

1,2g

Mecanismo de ação Estímulo da via mTOR para anabolismo muscular Base de chá pronta

Modo de usar: Diluir o conteúdo em 200ml de água. Dia de treino: 1 dose 1h antes do treino. Dia de descanso: 1 dose em jejum, junto com o café da manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

50mg

Melhora do desempenho esportivo (estimula a produção de energia – ATP)

Coleus forskohlii

400mg

Promove o aumento de massa magra

L-Carnitina

500mg

Melhora do desempenho físico e redução da massa gorda

Creatina

1g

Aumento do desempenho físico, aumento de massa muscular, impulsionamento dos níveis de força

BCAA

2g

Promove o anabolismo

D-ribose

300mg

Melhora a performance física e a resistência a exercícios, combate à fadiga

Glutamina

500mg

Ganho de massa, ganho de força

Viabase Shake qsp

10g

Base pronta

Modo de usar: Solubilizar em 200mL de leite ou líquido indicado pela nutricionista, agitar com mixer e tomar antes e após o treino.

47


Fisiologia Esportiva

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Melhora do desempenho esportivo (estimula a produção de energia – ATP)

Acetil-L-Carnitina

1000mg

Metabolismo de ácidos graxos

Tiamina

50mg

Metabolismo dos carboidratos

Ácido Alfa Lipoico

150mg

Coenzima antioxidante

Rhodiola rosea

150mg

Melhora a capacidade de desempenho no exercício

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Melhora do desempenho esportivo (estimula a produção de energia – ATP)

Beta-alanina

500mg

Eleva a concentração de carnosina, podendo aumentar o potencial da performance durante exercícios de alta intensidade

D-ribose

350mg

Melhora a performance física e a resistência a exercícios, combate à fadiga

Coenzima Q10

30mg

Redução do estresse oxidativo

500mg

Ajuda a eliminar a sensação de “queimadura” resultante do acúmulo de ácido láctico, pois aumenta os níveis de bicarbonato (um ácido que atua como um tampão, absorvendo as moléculas de ácido láctico)

L-Citrulina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo PhosfaTOR® HMB

Concentração 1,5g 2g

Mecanismo de ação Estímulo de via mTOR para anabolismo muscular Agente anticatabólico

Vitamina B6

100mg

Cofator enzimático

Vitamina C

500mg

Agente antioxidante

L-Glutamina

5g

WPI qsp

1 dose

Ganho de massa e ganho de força Promove o aumento da massa muscular e previne a perda de massa muscular

Modo de usar: Tomar 1 dose com 200-300ml de água gelada longe do treino. 48


Fisiologia Esportiva

Saúde das articulações Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

HA Powder®

75mg

Lubrificação articular e redução da inflamação

Modo de usar: Tomar 1 dose duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Boswellia serrata

250mg

Modulação da inflamação articular

Modo de usar: Tomar 1 dose duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Terminuric®

250mg

Controle da lesão de isquemia, reperfusão e redução dos níveis de ácido úrico

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

HA Powder®

40mg

Lubrificação articular e redução da inflamação

Modo de usar: Tomar 1 dose duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

HA Powder®

75mg

Lubrificação articular e redução da inflamação Previne o processo inflamatório das articulações

Colágeno Tipo II

40mg

por meio do bloqueio da quebra do colágeno das cartilagens

49


Fisiologia Esportiva

Saúde dos ossos Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Bonolive®

250mg

Estimula a produção e a atividade dos osteoblastos pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea (colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas)

Cálcio Quelato

700mg

Promove a formação de um novo tecido calcificado

Vitamina D3

400-2000UI

Estimula a absorção intestinal de cálcio e estimula a síntese de osteocalcina

Vitamina K2

100mcg

Ativa a osteocalcina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Bonolive®

250mg

Estimula a produção e a atividade dos osteoblastos pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea (colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas)

Magnésio Aspartato

125mg

Desempenho em aumentar a concentração de minerais, como o cálcio, melhorando sua absorção Estimula a absorção intestinal de cálcio e estimula a síntese de osteocalcina

Vitamina D3

400-2000UI

Vitamina K2

100mcg

Boro quelato

2mg

Otimiza o metabolismo do cálcio, potássio, magnésio e vitamina D, influenciando a ação do paratormônio e a eficiência funcional das membranas

Manganês quelato

4mg

Desenvolvimento e manutenção do sistema ósseo

Ativa a osteocalcina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

50


Fisiologia Esportiva

Ativo Bonolive

®

Ácido glutâmico

Concentração

Mecanismo de ação

250mg

Estimula a produção e a atividade dos osteoblastos pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea (colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas)

100mg

Promove a fixação de cálcio Otimiza o metabolismo do cálcio, potássio, magnésio e vitamina D, influenciando a ação do paratormônio e a eficiência funcional das membranas

Boro quelato

1mg

Cálcio quelato

100mg

Promove a formação de um novo tecido calcificado

Magnésio quelato

25mg

Desempenho em aumentar a concentração de minerais, como o cálcio, melhorando sua absorção

Vitamina D3

400-2000UI

Estimula a absorção intestinal de cálcio e estimula a síntese de osteocalcina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

51


Longevidade

Com o aumento progressivo da expectativa de vida, também tornam-se necessários cuidados que ajudem a população a viver com mais qualidade. Pensando nisso, a Via Farma entrou nessa categoria de atuação para trazer produtos capazes de amenizar doenças inflamatórias e autoimunes, melhorar a saúde das articulações, combater o ácido úrico, promover efeito antioxidante, e, ainda, melhorar as funções cognitiva e mitocondrial. Confira nossas sugestões de fórmula com esses ativos!


Longevidade

Antioxidante e redução da inflamação Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Boswellia serrata

300mg

Modulação da inflamação articular

Modo de usar: Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Boswellia serrata

200mg

Modulação da inflamação articular

Fosfolipídeos de caviar

50mg

Modulação da inflamação

Serrapeptidase

10mg

Modulação da inflamação

Modo de usar: Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

50mg

Modulação da inflamação

Vitamina C

150mg

Antioxidante

Zinco quelato

20mg

Antioxidante

Vitamina D3

400-2000UI

Estimula a absorção intestinal de cálcio

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

53


Longevidade

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Colina Bitartarato

50mg

Modulação de homocisteína

Glucosamina Sulfato

100mg

Estimula a produção de cartilagem e também auxilia no controle das enzimas que destroem a cartilagem

Inositol

50mg

Favorece a atividade da serotonina

Magnésio quelato

50mg

Desempenho em aumentar a concentração de minerais, como o cálcio, melhorando sua absorção

Manganês quelato

1mg

Antioxidante

MSM

250mg

Tiamina Vitamina B12

Agente anti-inflamatório, aumenta a permeabilidade das células, tornando mais fácil a excreção de componentes tóxicos. A dor é geralmente causada por acúmulo de toxinas nas articulações, múscu-los e fluídos do corpo, sendo o MSM um poderoso detoxificante

2mg

Agente anti-inflamatório

100mcg

Agente anti-inflamatório

Vitamina C

50mg

Antioxidante

Vitamina E

10UI

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

25mg

Modulação da inflamação

Vitamina B12

400mcg

Agente anti-inflamatório

Vitamina B2

10mg

Agente anti-inflamatório

Manganês Quelato

3mg

Antioxidante

Colágeno Tipo II

40mg

Previne o processo inflamatório das articulações por meio do bloqueio da quebra do colágeno das cartilagens

Cureit®

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

54


Longevidade

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Citrato de Cálcio

250mg

Repositor de cálcio

Magnésio Aspartato

125mg

Aumenta a concentração de minerais, como o cálcio, melhorando sua absorção

Zinco quelato

10mg

Antioxidante

Cobre quelato

1mg

Antioxidante

Boro quelato

1,5mg

Otimiza o metabolismo do cálcio, potássio, magnésio e vitamina D, influenciando a ação do paratormônio, e a eficiência funcional das membranas

Vitamina C

200mg

Antioxidante

Vitamina E

50UI

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Betacaroteno

2,5mg

Antioxidante

Cobre quelato

1mg

Antioxidante

Manganês quelato

1mg

Antioxidante

Selênio quelato

30mcg

Antioxidante

Vitamina C

100mg

Antioxidante

Vitamina E

30UI

Antioxidante

Zinco quelato

10mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

55


Longevidade

Ácido úrico Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Terminuric®

500mg

Redução dos níveis de ácido úrico

Vitamina C

100mg

Antioxidante e Redução dos níveis de ácido úrico

Ácido fólico

400mcg

Redução dos níveis de ácido úrico

Quercetina

250mg

Redução dos níveis de ácido úrico

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Terminuric®

500mg

Redução dos níveis de ácido úrico

Ácido fólico

100mcg

Redução dos níveis de ácido úrico

Boswellia serrata

100mg

Modulação da inflamação articular

Bromelina

50mg

Ação anti-inflamatória

Cobre quelato

1mg

Antioxidante

EPA (ácido eicosapentaenoico)

100mg

Ação anti-inflamatória: auxilia as reações enzimáticas responsáveis pela produção de prostaglandinas E3, substância que faz parte das defesas do organismo contra inflamações, por ajudar a neutralizar a atividade pró-inflamatória de outras moléculas semelhantes

Harpagophytum procumbens

200mg

Atividades anti-inflamatórias, analgésicas e antirreumáticas (possui ação na inibição da síntese de leucotrienos e na inibição da lipooxigenase) Inibição da COMT

Rutina

50mg

Tanacetum parthenium

100mg

Atua na inibição das prostagladinas, inibe a agregação plaquetária e a atividade secretora de plaquetas e leucócitos polimorfonucleares (anti-inflamatório)

Vitamina E

100UI

Antioxidante

Zinco quelato

15mg

Antioxidante

(Catecol-Oxi-Metil-Transferase), permitindo um aumento na duração da ação catecolaminérgica (aumento da resistência vascular)

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia pela manhã. 56


Longevidade

Endometriose Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

50mg

Modulação da inflamação

Vitamina C

100mg

Antioxidante

Betacaroteno

30mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

50mg

Modulação da inflamação

Ácido fólico

1mg

Anti-inflamatório

Vitamina B2

20mg

Agente anti-inflamatório

Vitamina B3

20mg

Sua atividade anti-inflamatória pode estar relacionada à sua ação direta sobre os mediadores da inflamação, como his-tamina, inibição de neutrófilos, supressão da transformação de linfócitos e habilidade em bloquear a liberação de histamina pelos mastócitos

Piridoxal-5-Fosfato

20mg

Atua como cofator de um grande número de enzimas catalisadoras

Metilcobalamina

100mcg

Modulação de homocisteína

Vitamina C Ascorbato

500mg

Antioxidante

Betacaroteno

15mg

Antioxidante

100mcg

Antioxidante

Vitamina E

400UI

Antioxidante

Magnésio quelato

100mg

Modulação de inflamações

Zinco quelato

16mg

Antioxidante

Cobre quelato

1mg

Antioxidante

Selênio Quelato

Ácido alfa lipoico

100mg

Coenzima antioxidante

Picnogenol

80mg

Anti-inflamatório

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

57


Longevidade

Disbiose Ativo

Concentração 50mg

Cureit®

Mecanismo de ação Modulação da inflamação

Lactobacillus acidophillus

1 bilhão UFC

Por meio da produção de ácido lático, o Lactobalcillus acidophilus cria um ambiente desfavorável para o crescimento de fungos e outras bactérias potencialmente patogênicas, inclusive bactérias de putrefação, favorecendo uma flora de característica ácida

Lactobacillus bifidum

1 bilhão UFC

Melhora do funcionamento intestinal: elimina constipação leve e protege contra infecções intestinais

Lactobacillus bulgaricus

1 bilhão UFC

Inibe fortemente os microorganismos indesejáveis e alivia os distúrbios digestivos

Lactobacillus casei

1 bilhão UFC

Lactobacillus rhamnosus

1 bilhão UFC

Reduz a diarreia, modifica a microflora digestiva e ainda realça o sistema imune durante seu trânsito no trato digestivo. Juntamente com as bifidobactérias, aumentam a produção de IgA, fortalecendo a barreira da mucosa intestinal Acidifica e protege o intestino delgado e combate a inflamação intestinal

Modo de usar: Tomar 1 dose em jejum à noite, antes de dormir.

Doença autoimune Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Cureit®

250mg

Modulação da inflamação

Vitamina B6

20mg

Cofator enzimático

Vitamina D3

400-2000UI

Efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico, sobretudo linfócitos T, bem como na produção e na ação de diversas citocinas

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

58


Longevidade

Modulação do estresse Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Magnésio quelato

250mg

Desempenha função relaxante

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Vitamina B6

30mg

Cofator enzimático

Modo de usar: Tomar 1 dose no final da tarde.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

PhosfaTOR®

1,8g

Redução dos níveis de cortisol

Choconutra 54%

10g

Base de chocolate funcional

Modo de usar: Consumir 1 bombom por dia.

Ativo

Concentração 1,8g

PhosfaTOR®

25mg

Venetron®

Mecanismo de ação Redução dos níveis de cortisol Modulação de estresse

Modo de usar: Consumir 1 bombom por dia.

Ativo

Concentração

PhosfaTOR® L-Theanina

1,8g 50mg

Mecanismo de ação Redução dos níveis de cortisol Modulação da produção de serotonina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

59


Longevidade Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

PhosfaTOR®

1,8g

Redução dos níveis de cortisol

Vitamina B5

100mg

Ajuda a regular os hormônios associados ao humor

Ashwagandha

300mg

Adaptógeno modulador de estresse

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo

Concentração 25mg

Venetron® Choconutra 54%

10g

Mecanismo de ação Modulação de estresse Base de chocolate funcional

Modo de usar: Consumir 1 bombom por dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Phenibut®

65mg

GABA mimético

Coenzima Q10

100mg

Redução de fadiga e estresse mental

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, no período pré-menstrual.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Rhodiola rosea

100mg

Redução da liberação de cortisol

Phenibut®

65mg

GABA mimético

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia pela manhã. * Produto de prescrição médica.

60


Longevidade Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Ginseng Coreano

200mg

Relaxante do sistema nervoso central

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia pela manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

L-Taurina

250mg

Modulação de estresse

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia pela manhã.

Ativo

Concentração 25mg

Venetron® Crocus sativus

88,25mg

Citrus aurantium

450mg

Mecanismo de ação Modulação de estresse Modulação da compulsão alimentar Atua na liberação de adrenalina e noradrenalina. O estímulo desencadeia o processo de lipólise. Promove aumento na taxa metabólica (termogênese), queimando quantidade maior de calorias

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, entre o café da manhã e o almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

5-HTP

100mg

Supressão de apetite

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia pela manhã. * Produto de prescrição médica.

Ativo

Concentração

Venetron® L-Triptofano

Mecanismo de ação

25mg

Modulação de estresse

250mg

Supressão de apetite

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã. 61


Longevidade Saúde cognitiva Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Enxtra®

300mg

Aumento do estado de alerta e da concentração

Niagen®

100mg

Redução da fadiga

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, antes das principais atividades que exigem foco e concentração. * Enxtra aumenta o estado de alerta e a concentração por até 5 horas.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Enxtra®

300mg

Aumenta o estado de alerta e a concentração

PQQ

10mg

Estimula a biogênese mitocondrial

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, antes das principais atividades que exigem foco e concentração. * Enxtra aumenta o estado de alerta e a concentração por até 5 horas.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

PhosfaTOR®

400mg

Redução dos níveis de cortisol

Ácido alfa lipoico

54mg

Coenzima antioxidante

Inositol

100mg

Favorece a atividade da serotonina

Coenzima Q10

125mg

Redução da fadiga e do estresse mental

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

400mg

Redução dos níveis de cortisol

Colina bitartarato

500mg

Importante para a formação de acetilcolina, que regulariza, de maneira indireta, a memória e a cognição. Outra função da colina é entrar na formação da esfingomielina, que forma a bainha de mielina

Manganês glicina

10mg

Mineral importante para o funcionamento normal do cérebro e para a própria atividade do sistema nervoso

Zinco histidina

15mg

Envolvido com o desenvolvimento cognitivo. Apesar de o mecanismo exato não ser claro, o zinco é essencial na neurogênese, migração neuronal e sinapses

PhosfaTOR®

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã. 62


Longevidade

Saúde mitocondrial Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Niagen®

100mg

Biogênese mitocondrial e energia

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Booster mitocondrial

Coenzima Q10

50mg

Redução de fadiga e estresse mental

PQQ

10mg

Estimula a biogênese mitocondrial

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

63


Longevidade

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Neuroproteção

Magnésio L-treonato

250mg

Aumento da cognição

L-theanina

100mg

Melhora do aprendizado

Modo de usar: Tomar 1 dose antes de dormir.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Neuroprotetor

Choconutra 54% Cacau

qsp 10g

Base de chocolate funcional

Modo de usar: Consumir 1 bombom ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Neuroprotetor

5-HTP

20mg

Supressão de apetite

Ashwaganda

70mg

Adaptógeno modulador de estresse

Cobre quelato

1mg

Antioxidante

Coenzima Q10

10mg

Redução de fadiga e estresse mental

Magnésio quelato

100mg

Desempenha função relaxante

Vitamina C

100mg

Antioxidante

Vitamina E

90UI

Antioxidante

Zinco quelato

16mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

64


Longevidade

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Niagen®

100mg

Neuroprotetor

Picnogenol

150mg

Superantioxidante que regula a produção de radicais livres

Quercetina

150mg

Antioxidante (papel citoprotetor em situações de risco de dano celular)

Magnésio treonato

200mg

Permite aumento mais expressivo dos níveis de magnésio no cérebro frente aos suplementos convencionais. Eleva a densi-dade e plasticidade sináptica, resultando em melhorias da memória e cognição

L-Theanina

100mg

Melhora do aprendizado

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

65


Equilíbrio

Equilíbrio

A busca por qualidade de vida nunca esteve tão presente – e os fitoativos são grandes aliados de quem quer alcançar o equilíbrio e o bem-estar. Por isso, a Via Farma fez dessa área uma de suas frentes de atuação, com inovações que auxiliam no emagrecimento e até mesmo no cuidado com a pele, unhas e cabelo. Aqui, você encontra formulações para modular o estresse, regular o sono, reduzir os efeitos da TPM, fortalecer a imunidade e aumentar a energia e disposição no dia a dia.

66


Equilíbrio

Antioxidante

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Levemax®

25mg

Antioxidante. Diminuição do nível de expressão de NF-Kβ e COX-2

Vitamina B2

20mg

Antioxidante

Cobre quelato

0,5mg

Antioxidante

2mg

Antioxidante

Selênio quelato

50mcg

Antioxidante

Zinco quelato

10mg

Antioxidante

Vitamina C revestida

100mg

Antioxidante

Vitamina E

200UI

Antioxidante

Manganês quelato

Modo de usar: Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia, no café e jantar.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Levemax®

50mg

Antioxidante. Diminuição do nível de expressão de NF-Kβ e COX-2

Silício orgânico

100mg

Estimula a síntese de fibras de sustentação da pele

Ácido ferúlico

20mg

Antioxidante

Resveratrol

50mg

Antioxidante

Punica granatum

200mg

Antioxidante

Groselha negra

100mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

67


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Levemax®

50mg

Antioxidante. Diminuição do nível de expressão de NF-Kβ e COX-2

Resveratrol

50mg

Antioxidante

Ácido alfa lipóico

100mg

Coenzima antioxidante

Mix de tocoferol e tocotrienol

200mg

Antioxidante

Piridoxal-5-fosfato

10mg

Cofator enzimático

L-glutationa reduzida

10mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

68


Equilíbrio

Emagrecimento e redução de medidas Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Levemax®

25mg

Anti-obesidade, antioxidante e anti-inflamatório

Citrus aurantium

150mg

Termogênico

Capsicum annuum

3mg

Termogênico

Picolinato de cromo

630mcg

Aumento da sensibilidade à insulina

Hibiscus

500mg

Diurético

Modo de usar: Ingerir 1 dose, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Fourslim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Irvingia gabonensis

200mg

Redução da adipogênese

Cassiolamina

150mg

Inibição da lipase

Phaseolus vulgaris

150mg

Reduz absorção de carboidratos

Crocus sativus

50mg

Modulador da compulsão alimentar

5-HTP

50mg

Supressão de apetite

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Gynostemma pentaphyllum

200mg

Redução de gordura visceral

Modo de usar: Ingerir 1 dose ao dia, após o café da manhã.

69


Equilíbrio

Ativo

Concentração 100mg

Alluvia® Crocus sativus

88,25mg

Mecanismo de ação Inibição de lipase pancreática e termogênico Modulador da compulsão alimentar

Modo de usar: Tomar 1 dose antes do almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Sorbitol 70%

100g

Veículo

Choconutra 54%

60g

Base de chocolate funcional

400mg

Alluvia®

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Modo de usar: Consumir junto de frutas.

Ativo

Concentração 100mg

Alluvia® Choconutra 54%

10g

Mecanismo de ação Inibição de lipase pancreática e termogênico Base de Chocolate funcional

Modo de usar: Consumir 1 bombom ao dia.

Ativo

Concentração 100mg

Alluvia® Bala de Goma Base

Qsp

Mecanismo de ação Inibição de lipase pancreática e termogênico Base de goma

Modo de usar: Consumir 1 unidade ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Faseolamina

250mg

Inibidor de α- amilase, inibe a digestão e a absorção do amido

Coleus Forskohlli

250mg

Termogênese induzida pela alimentação. Provém mecanismos de controle da composição corpórea e da massa magra

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, 30 minutos antes do almoço.

70


Equilíbrio Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Venetron®

25mg

Redução da compulsão alimentar

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, antes do almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Lifesolic®

300mg

Aumento de tecido adiposo marrom

Modo de usar: Tomar 1 dose após o café da manhã.

Ativo

Concentração 100mg

Alluvia® Viabase Chá Mate Torrado Limão Água

1,5g 250mL

Mecanismo de ação Inibição de lipase pancreática e termogênico Base de chá pronta Veículo

Modo de usar: Diluir uma dose de 250ml de água gelada e consumir 30 minutos antes do almoço. * Proporção: 0.6g para cada 100ml de água.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Piper nigrum

15mg

Age como termo nutriente, aumentando o processo de absorção de certas substâncias no trato gastrointestinal, por apresentar ação termogênica

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, 30 minutos antes do almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Citrus aurantium

500mg

Atua na liberação de adrenalina e noradrenalina. O estímulo desencadeia o processo de lipólise. Promove aumento na taxa metabólica (termogênese), queimando uma quantidade maior de calorias

Gynostemma pentaphyllum

200mg

Promove ativação de AMPK – proteína quinase ativada por AMP, que auxilia na manutenção do balanço energético

Alluvia®

Modo de usar: Ingerir 1 dose ao dia, 30 minutos antes do almoço. 71


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Citrus aurantium

500mg

Atua na liberação de adrenalina e noradrenalina. O estímulo desencadeia o processo de lipólise. Promove aumento na taxa metabólica (termogênese), queimando uma quantidade maior de calorias

Chá verde

100mg

Ação lipolítica e diurética

Alluvia®

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, 30 minutos antes do almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Citrus aurantium

350mg

Atua na liberação de adrenalina e noradrenalina. O estímulo desencadeia o processo de lipólise. Promove aumento na taxa metabólica (termogênese), queimando uma quantidade maior de calorias

Hibiscus extrato seco

150mg

Coadjuvante na perda de peso

Alluvia®

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, 30 minutos antes do almoço.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Gengibre extrato seco

100mg

Termogênico acelerador do metabolismo e facilitador da queima de gordura corporal

Hibiscus extrato seco

150mg

Coadjuvante na perda de peso

Viabase Chá Mate Torrado Limão

1,5g

Base de chá pronta

Modo de usar: Diluir o conteúdo em 250mL de água e consumir entre o café e o almoço.

72


Equilíbrio

Redução de medidas e da compulsão alimentar Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Modulação do metabolismo de carboidratos e de lipídeos

GABA

100mg

Modulador da excitação cerebral

Passiflora incarnata

100mg

Calmante

Picolinato de Cromo

50mcg

Melhora da sensibilidade à insulina

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café. almoço e jantar).

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Ascophyllum nodosum

200mg

Auxilia na inibição das enzimas α-amilase e lipase e ainda promove ação termogênica

Picolinato de Cromo

50mcg

Melhora da sensibilidade à insulina

Modo de usar: Consumir 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

Ativo

Concentração 150 mg

FourSlim®

Mecanismo de ação Redução de apetite e compulsão alimentar

Capsicum annuum

2 mg

Termogênico

Camellia sinensis

150 mg

Antioxidante

Hibiscus

100 mg

Coadjuvante na perda de peso

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Portusana®

60mg

Translocação de GLUT-4 e melhora da sensibilidade à insulina

FourSlim®

150mg

Redução do apetite e compulsão alimentar

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar. 73


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Portusana®

60mg

Translocação de GLUT-4 e melhora da sensibilidade à insulina

Citrus aurantium

250mg

Termogênico

Camelia sinensis

250mg

Termogênico

Alcaçuz extrato seco

200mg

Ação anti-inflamatória

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Citrus aurantium

250mg

Termogênico

Piper nigrum L.

5mg

Termogênico

Base De Goma

qsp

Modo de usar: Consumir 1 bala, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Hibiscus

250mg

Coadjuvante na perda de peso

100g

Coadjuvante na perda de peso

Urtica dioica

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Hibiscus

250mg

Coadjuvante na perda de peso

Senne

100mg

Ação laxativa

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

74


Equilíbrio Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Coleus forskohlii

100mg

Termogênico

5-HTP

50mg

Modulação do estresse

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar).

Controle dos níveis glicêmicos Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Portusana®

60mg

Translocação de GLUT-4 e melhora da sensibilidade à insulina

Garcinia cambogia

500mg

Redução do apetite e controle da obesidade

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Portusana®

60mg

Translocação de GLUT-4 e melhora da sensibilidade à insulina

Ascophyllum nodosum

100mg

Auxilia na inibição das enzimas α-amilase e lipase e promove ação termogênica

Fucus vesiculosus

250mg

Estímulo da função tireoidiana

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Portusana®

60mg

Translocação de GLUT-4 e melhora da sensibilidade à insulina

Vitamina E

200UI

Antioxidante

Cromo quelato

50mcg

Melhora a sensibilidade à insulina

Zinco quelato

10mg

Antioxidante

Biotina

100mcg

Necessária na função enzimática do transporte de carboxila e na fixação de CO2, na gliconeogênese e na lipogênese

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar.

75


Equilíbrio TPM Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

L-Glicina

500mg

Promove relaxamento

Cimicifuga (black cohosh) 2,5%

40mg

Regulação hormonal durante o climatério

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã. * Produto de prescrição médica.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Piridoxal-5-fosfato

50mg

Atua como cofator de um grande número de enzimas catalisadoras

5-HTP

100mg

Precursor do neurotransmissor serotonina

Magnésio quelato

200mg

Desempenha função relaxante

Rhodiola rosea

200mg

Reduz a liberação de cortisol

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Piridoxal-5-fosfato

50mg

Atua como cofator de um grande número de enzimas catalisadoras

Magnésio quelato

250mg

Desempenha função relaxante

Cromo quelato

100mcg

Diminui as variações de humor

Vanádio quelato

50mcg

Auxilia na manutenção dos níveis de glicemia fisiológicos

5-HTP

100mg

Precursor do neurotransmissor serotonina

Ácido Alfa Lipoico

80mg

Coenzima antioxidante

Rhodiola rosea

200mg

Reduz a liberação de cortisol

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia. 76


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

L-Theanina

50mg

Modulação da produção de serotonina

Aspartato de magnésio

100mg

Promove relaxamento

Vitamina B6

30mg

Cofator enzimático

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Sono Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Phenibut®

65mg

GABA mimético

Modo de usar: Tomar 1 dose antes de dormir. * Produto de prescrição médica.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Phenibut®

65mg

GABA mimético

Magnésio quelato

250mg

Desempenha função relaxante

Modo de usar: Tomar 1 dose antes de dormir. * Produto de prescrição médica.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

Valeriana officinalis extrato seco

100mg

Ação sedativa

Modo de usar: Tomar 1 dose antes de dormir. * Produto de prescrição médica.

77


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

25mg

Modulação de estresse

L-Glicina

500mg

Melhora a qualidade do sono

L-Theanina

150mg

Modulação da produção de serotonina

Magnésio Treonato

250mg

Ativa o sistema nervoso parassimpático, que é responsável pelo relaxamento. Regula os níveis de melatonina no organismo

Vitamina B6

25mg

Cofator enzimático

Modo de usar: Tomar 1 dose antes de dormir.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

50mg

Modulação de estresse

Taurina

150mg

Modulação de estresse

L theanina

200mg

Modulação da produção de serotonina

Ashwagandha

150mg

Adaptógeno modulador de estresse

Modo de usar: Tomar 1 dose à noite, 40 minutos antes de deitar.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Venetron®

50mg

Modulação de estresse

L theanina

200mg

Modulação da produção de serotonina

Valeriana officinalis

100mg

Ação sedativa

Modo de usar: Tomar 1 dose à noite, 40 minutos antes de deitar. * Produto de prescrição médica.

78


Equilíbrio

Redução da flacidez e modelador Flacidez Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Estimula a produção de colágeno na pele

Silício Orgânico

100mg

Estimula a síntese de fibras de sustentação da pele

Opuntia fícus-indica

400mg

Antioxidante e atividade diurética

Hibiscus

200mg

Coadjuvante na perda de peso

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, em associação com o colágeno.

Colágeno

2,5g

Confere firmeza à pele e previne a formação de rugas e linhas de expressão

Modelador Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Sphaeranthus indicus

400mg

Anti-obesidade. Redução dos níveis de proteínas relacionadas com a diferenciação dos adipócitos, reduzindo portanto o acúmulo de gordura

Garcinia mangostana

300mg

Anti-obesidade

Opuntia fícus-indica

500mg

Antioxidante e atividade diurético

Modo de usar: Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

FourSlim®

150mg

Redução de apetite e compulsão alimentar

Lifesolic®

300mg

Modulação de irisina, termogênico

Citrus sinensis

150mg

Termogênico

Modo de usar: Tomar 1 dose, 3 vezes ao dia, antes das principais refeições (café, almoço e jantar). 79


Equilíbrio

Cuidados com a pele, unhas e cabelo Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Chocopowder®

1,6g

Antioxidante

Choconutra® 54%

10g

Base de chocolate funcional

Modo de usar: Consumir 1 bombom ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Alluvia®

100mg

Inibição de lipase pancreática e termogênico

Ácido tranexâmico

250mg

Possui ação inibidora da síntese de melanina, por meio da redução da atividade da tirosinase

Concentração

Mecanismo de ação

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

Ativo Alluvia®

100mg

Estimula a produção de colágeno na pele

Selênio quelato

20mcg

Possui ação protetora na pele contra os raios ultravioleta

Coenzima Q10

10mg

Ação antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo Alluvia®

HA Powder®

Colágeno

Concentração

Mecanismo de ação

100mg

Estimula a produção de colágeno na pele

100mg

Promove a renovação dos queratinócitos (reduzindo rugas e manchas senis), facilitando a cicatrização e regeneração da pele. Hidrata naturalmente a pele do rosto e corpo

5g

Confere firmeza à pele e previne a formação de rugas e linhas de expressão

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia.

80


Equilíbrio

Aumento da energia e redução da fadiga

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial

Coenzima Q10

100mg

Ação antioxidante

PQQ

10mg

Biogênese mitochondrial

L carnitina

500mg

Transporte de ácidos graxos para a mitocôndria

Ácido alfa lipóico

100mg

Coenzima antioxidante

Magnésio glicil glutamina

200mg

Anti-fadiga

Lactoferrina

100mg

Promove a união do ferro às células

Vitamina E

200UI

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, 1 hora antes do café.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

L-Taurina

250mg

Vasodilatação e energia

Coenzima Q 10

100mg

Ação antioxidante

Chá Verde

100mg

Ação lipolítica e diurética

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

81


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Vitamina C

500mg

Antioxidante

Vitamina B5

50mg

Ajuda a regular os hormônios associados ao humor

Zinco quelato

20mg

Antioxidante

Ferro quelato

30mg

Essencial para a formação da hemoglobina

Magnésio quelato

250mg

Cofator

MSM

300mg

Agente anti-inflamatório, aumenta a permeabilidade das células, tornando mais fácil a excreção de componentes tóxicos

Concentração

Mecanismo de ação

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

Ativo Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Panax ginseng (Ginseng Coreano)

250mg

Aumento do vigor por períodos curtos de tempo

Eleutherococcus senticosus (Ginseng Siberiano)

100mg

Aumento da resistência muscular

Rhodiola rosea

100mg

Adaptógeno modulador de cortisol

Ashwagandha

250mg

Adaptógeno modulador de estresse

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

Booster metabólico

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Inositol

50mg

Favorece a atividade da serotonina

L-carnitina

50mg

Melhora do desempenho físico e redução da massa gorda

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã. 82


Equilíbrio

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Robuvit®

100mg

Regeneração mitocondrial e estímulo ribossomal

Quercetina

50mg

Biogênese mitocondrial

Gynostemma pentaphyllum

200mg

Promove ativação de AMPK – proteína quinase ativada por AMP, que auxilia na manutenção do balanço energético

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã.

Booster imunidade Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Vitamina D3

400-1000 UI

Modulação do sistema imunológico

Modo de usar: tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Espirulina

500mg

Modulação do sistema imunológico

Coenzima Q10

100mg

Antioxidante

Modo de usar: Tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Selênio quelato

50mcg

Imunoestimulante

Aspartato de magnésio

250mg

Modulação do sistema imunológico

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

83


Equilíbrio

Ativo

Concentração 500mg

Imunovitae® Glutamina

2,5g

Mecanismo de ação Modulação do sistema imunológico Fonte de energia para o sistema imune

250mg

Aumenta a imunidade em processo virais, como a gripe e o herpes

Concentração

Mecanismo de ação

Lisina Aroma qs Stevia qs Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Geleia real

100mg

Imunoestimulante

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

125mg

Adjuvante terapêutico em infecções de origem viral ou bacteriana

25mg

Antioxidante

Elderberry extrato (Sambucus nigra) Antopure®

Mecanismo de ação

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Cureit®

50mg

Modulação da inflamação

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

84


Equilíbrio Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Imunovitae®

500mg

Modulação do sistema imunológico

Zingiber officinale

100mg

Antioxidante

Cureit®

25mg

Modulação da inflamação

Aroma qs

qs

Stevia qs

qs

Modo de usar: Tomar 1 dose diluída em 50 ml de água, duas vezes ao dia.

Saúde gastrointestinal Ativo

Concentração 500mg

Bowell®

Mecanismo de ação Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

Modo de usar: Tomar 1 dose no período da noite, antes de dormir.

Ativo

Concentração

Zoomzyme Glu10

350mg

Mecanismo de ação Blend enzimático responsável por hidrolisar as proteínas do glúten de forma mais rápida e eficiente

Modo de usar: Tomar 1 dose antes das refeições que contenham glúten.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Silibin Phytosome®

150mg

Hepatoproteção

Vitamina E

200UI

Hepatoproteção

Modo de usar: Tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Ativo

Concentração

Mecanismo de ação

Silibin Phytosome®

240mg

Hepatoproteção

Dl-Metionina

200mg

Hepatoproteção

Modo de usar: Tomar 1 dose pela manhã. 85


0800 775 5718 • 11 2067 5718 @viafarma viafarmanet.com.br

86

Profile for Via Farma

Revista Vitalidade em Foco 2ªEd.  

Advertisement
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded