Versátil Magazine 03

Page 28

ESPORTE

Por Marcos Garbelini Fotos: Divulgação

A ÁGUA COMO OPÇÃO DE SAÚDE Por ser uma atividade que movimenta todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes no mundo.

E

ste tipo de atividade física era originalmente um meio de sobrevivência dos povos antigos, que precisavam caçar sua alimentação por entre rios e lagos. Ao observar que os animais marinhos podiam mover-se na água sem submergir, os gregos e os romanos imitaram estes seres e adotaram a natação como exercício para treinamento de soldados, pois perceberam que, além de oferecer resistência, era um exercício físico que ajudava a definir os músculos do corpo. Apesar de ser uma prática antiga, ela somente foi difundida pelos alemães e ingleses, juntamente com a França na primeira metade do século XIX e, a partir deste período, progrediu como desporto. O estilo inicial empregado era uma braçada de peito, executada de lado e os pés faziam movimentos de tesoura. Posteriormente, esse estilo foi substituído por movimentos de pernas agitadas na vertical sendo denominados de estilo crawl, semelhantes ao estilo “cachorrinho” hoje em dia. A natação surge no Brasil na cidade do Rio de Janeiro em 1898, através do Clube de Natação e Regatas, que promove o primeiro campeonato brasileiro de 1500m com destaque para Abrão Saliture como o primeiro campeão em nado livre. Em 1935, mulheres como Maria Lenk e Piedade Coutinho entram oficialmente nas competições. Nas décadas seguintes surgem outros vencedores que

28

quebram recordes mundiais e sul-americanos como Ricardo Prado, Fernando Scherer (Xuxa), Gustavo Borges, Patrícia Amorim, Ana Azevedo e, atualmente, o nosso campeão Thiago Pereira. Considerada uma excelente opção para quem deseja sair do sedentarismo, a natação melhora a postura, alonga e fortalece toda a musculatura, oferecendo desta forma, um efeito de completo condicionamento muscular, o que representa uma grande vantagem entre outros esportes – quando está na posição horizontal, nossa coluna fica praticamente isenta da ação da gravidade. Esta atividade pode ainda melhorar nosso desempenho respiratório aumentando a resistência do organismo (fôlego) e ajudando na prevenção e recuperação de algumas doenças, como hipertensão, asma e bronquite. Ela também contribui para aumentar a capacidade cardíaca, além de tornar as artérias mais flexíveis e possibilitar uma melhor circulação sangüínea. A natação melhora também o equilíbrio emocional e psíquico, porque o movimento da água ao redor do corpo provoca uma agradável sensação de prazer ao entrar em contato direto com a pele, pêlos, rosto e partes do corpo sensíveis a estímulos táteis. Quem pratica os quatro estilos de nado (crawl, costas, peito e borboleta), com a devida orientação de um educador físico ou um

médico, pode conseguir também eliminar gordurinhas indesejáveis. Vale ressaltar que o gasto calórico depende muito do metabolismo de cada pessoa. Uma aula de natação de 45 minutos pode consumir cerca de 400 a 600 kcal. Para as mamães, o estilo borboleta é indicado porque reforça a musculatura e diminui os quilinhos extras adquiridos na gravidez. Já os estilos crawl e costas são os mais adequados para pessoas que possuem problemas na coluna. Agora que você já conhece várias contribuições da natação para uma melhor qualidade de vida, o que você está esperando para praticá-la?

Dicas • Alongamento antes e depois da atividade. • Nunca entrar na água com o estômago totalmente vazio (coma pelo menos uma barra de cereais). • Fazer uma avaliação física antes do esporte.

ONDE TREINAR: Sobre as Ondas Rua Núncio Petrella, 305 Vila São Francisco Fone: 3768.2543


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.