GO FOR... IDEAS
COFINANCIAMENTO:
A UNIÃO FAZ A FORÇA! O Crowdfunding nasce a partir de um conceito simples: se pedir muitos milhares a uma só pessoa é difícil, então a solução pode passar por pedir uma só unidade… mas a milhares de pessoas!
O nanciamento coletivo é uma forma simples e transparente de angariação de fundos através de uma comunidade que partilhe os mesmos interesses com foco num projeto ou objetivo comum. Este modelo permite que se nanciem projetos através de doações públicas.
Em tempos de crise e de escassez de nanciamento junto das entidades tradicionais, como a banca, o “recorrer à multidão” poderá ser uma solução alternativa para a captação de fundos. A primeira referência ao conceito foi estabelecida quando os fãs da banda de rock Marillion lançaram uma campanha para a recolha de fundos coletiva para nanciar uma tournée nos EUA. Conseguiram 60 mil dólares e, desde então, as plataformas crowdfunding têm vindo a ser uma tendência crescente entre as comunidades online. Através de pequenos montantes, qualquer pessoa pode ajudar a lançar uma ideia. As recompensas para os apoiantes são variadas, podendo incluir uma participação numa nova empresa, ou simplesmente um desconto na compra do produto, tal como o livro ou o lme que resultam do projeto a co nanciar. Em Portugal o conceito crowdfunding tem vindo a prosperar, como forma de incentivo ao empreendedorismo nacional!
Como funciona? O primeiro passo é selecionar uma plataforma crowdfunding. Em Portugal existem algumas como a Massivemov (a pioneira), a PPL (uma das mais solicitadas) ou a BEScrowdfunding (vocacionada para causas sociais) mas um projeto pode estar associado a qualquer plataforma no mundo inteiro, tais como a Indiegogo e a Kickstarter (dos EUA), e-crowd (da Suiça) ou a Boomerang (da Dinamarca). Qualquer pessoa ou empresa pode recorrer ao co nanciamento. Para tornar visível uma determinada ideia aos olhos dos “investidores” terá de submeter uma candidatura. A partir do momento em que o projeto é publicado, será a “multidão” a decidir se investe e apoia, ou não. Os projetos apenas têm sucesso caso consigam obter o capital na sua totalidade. Se isso não acontecer o valor investido é devolvido aos apoiantes da ideia.
CASOS DE SUCESSO EM PORTUGAL O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) conseguiu, através de uma campanha crowdfunding em 2012, assegurar as duas prestações anuais, para a aquisição dos 17 hectares onde tem vindo a desenvolver as suas atividades de conservação há mais de 25 anos e de onde estava em risco de ser despejado naquele ano. A angariação do dinheiro foi feita através de uma plataforma que a Naturlink fomentou, numa parceria internacional para campanhas na área do ambiente, conservação da natureza e gestão de recursos naturais. 28_GOmag _9