3 minute read

“Tem de existir congruência entre o lado pessoal e profissional”

Dina Felgueiras Garcia é advogada e afiliada I HAVE THE POWER. Enquanto mulher e profissional, assume-se enquanto Ser Humano inteiro, emocional, e acredita que só assim consegue desenvolver as suas duas atividades. Quando questionada sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, considera que continua a ser importante, na medida em que ainda há muito a fazer para alcançar a igualdade entre os géneros.

Enquanto advogada e afiliada I HAVE T H E P OW E R , c o m o a v a l i a a impor tância do seu percurso profissional para a sua própriaevolução?

Advertisement

Sendo advogada e afiliada I HAVE THE POWER, tais atividades obrigam-me a trabalhar de forma constante e permanente em mim própria, analisando, refletindo, aprendendo e melhorando.Tanto numa como noutra atividade, existem determinados valores que são a minha espinha dorsal: a lealdade, honestidade, responsabilidade e solidariedade, e também qualidades sem as quais não conseguiria desenvolver qualquer uma das atividades: a autoconsciência, empatia, criatividade e resiliência. Eu não consigo dissociar a Dina, pessoa individual, da Dina profissional Ao longo do meu percurso profissional, que é muito rico, fui melhorando e adquirindo competências que se relacionam com o “eu”. Tem de existir congruência entre quem sou como pessoa e quem sou como profissional.

A inteligência emocional e funcional é fundamental para um bom desempenho profissional Que características considera fundamentais para levar a cabo o seu trabalho?

Tanto uma como outra são indispensáveis. Se pensarmos na inteligência funcional no sentido da capacidade de nos adaptarmos ao meio em que vivemos, temos de nos saber reconhecer, com potencialidades e com limitações; e percebermos o que devemos fazer para nos mobilizarmos numa atitude positiva e ativa Para que exista esta funcionalidade eficaz tenho de mobilizar habilidades emocionais para equilibrar a razão e a emoção e ter maior autocontrolo sobre as minhas ações com parceiros de negócio e/ou clientes Aqui destaco a empatia, autoconsciência, autocontrolo, motivação e habilidade social. Tanto como advogada, como na qualidade de afiliada I

HAVE THE POWER, para atrair, receber, atender e tratar um cliente, é preciso usar todas as habilidades que compõem o quociente emocional e o funcional.

Que ferramentas, como afiliada na área do desenvolvimento pessoal, recomendaria para profissionaisdecarreiraconstituída? Recomendaria uma metodologia, o coaching, e uma ferramenta, a PNL No coaching, a pessoa, dentro do seu processo de desenvolvimento recebe a ajuda e acompanhamento de um coach, por forma a ter acesso aos seus recursos internos e externos, usando-os para se alcançar um ou mais objetivos profissionais ou pessoais. A PNL, enquanto técnica/ferramenta, tem como principal objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo, e através dela, torna-se possível analisar e mudar compor t amentos e hábitos, ressignificando-os ou remodelando-os.

Como analisa o mercado de trabalho existente e a forma como as mulheres já têm acesso às profissões ou à criação do seu próprio negócio?

A possibilidade de acesso à educação, formação, e a financiamento levou a que as mulheres rompessem com diversos paradigmas e preconceitos e demonstrassem que não existem atividades que lhes possam ser vedadas em virtude do género. Para isso, muito contribui a implementação de medidas antidiscriminatórias Já quanto à criação do seu próprio negócio, o que verifico é que as mulheres cada vez mais querem controlar o seu próprio destino, querem usar a sua criatividade e perceberam que o podem fazer através de networking

Dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Ainda lhe parece importante dar destaque a estedia?

Este dia deve ser um dia de reflexão acerca do progresso a nível de direitos humanos, em e s p e c i a l o s d a s m u l h e r e s , d e n o s lembrarmos e honrarmos a coragem e determinação das mulheres que ajudaram e ajudam a redefinir a história, e de lermos a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, para que se compreenda que o que se pretende é a verdadeira igualdade de género entre homens e mulheres. Temos muitos avanços em matéria da almejada igualdade de género e eliminação de algumas formas de discriminação contra mulheres, mas ainda temos muito caminho pela frente.

+351 914488832 (Custo da Chamada: chamada para a rede móvel nacional) www.iamsuccess.pt

Embora as mulheres tenham feito grandes avanços no âmbito profissional ao longo das últimas décadas, ainda há muitos obstáculos que enfrentam na sua evolução profissional

Muitas vezes, esses obstáculos são o resultado de estereótipos de género, bem como outras formas de preconceito que podem dificultar a progressão na carreira, como a falta de reconhecimento pelo trabalho que realizamos, a ausência de apoio estrutural para colmatar a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e a lacuna salarial, são apenas alguns exemplos.

Além disso, as mulheres também podem enfrentar preconceitos no setor em que trabalham, especialmente em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como altos cargos de banca e maioria do tecido empresarial do nosso país Nesses campos, as mulheres muitas vezes têm que trabalhar mais para serem reconhecidas e respeitadas

This article is from: