
2 minute read
“As mulheres mudaram o mercado imobiliário”
As mulheres ainda não obtiveram o reconhecimento e a igualdade necessária, na sociedade e no desempenho das suas funções profissionais, para existir uma absoluta paridade entre os géneros. Ana Magalhães, diretora comercial MaisConsultores Digital, avalia, com base nas suas experiências pessoais, o desequilíbrio existente entre mulheres e homens e assume que já viveu situações que não teriam sucedido se não fosse mulher.
Enquanto profissional ligada ao setor imobiliário, como caracteriza o seu percurso até ao momento?
Advertisement
O meu percurso tem sido de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal, adquirindo experiência e competências que foram fundamentais para a evolução na carreira, e também pautado por uma enorme experiência no que diz respeito ao contacto com realidades diferentes. Após 22 anos de gestão na área comercial, num setor alheio ao imobiliário, iniciei este percurso como consultora imobiliária num grande grupo e uma marca de referência mundial. O facto de ter começado por aqui permitiu-me ter uma formação intensiva e contínua, não só teórica como também prática, com colegas e líderes (a quem muito agradeço). O knowhow adquirido, juntamente com o gosto e facilidade em comunicar e negociar, permitiu-me crescer e passar para Diretora de Expansão. Hoje, sou diretora comercial de agência de uma das grandes marcas nacionais do ramo imobiliário, função esta, que é extremamente motivadora e que abrange todas as áreas em que trabalhei. Sou muito feliz no que faço e principalmente gosto de fazer felizes os que comigo se cruzam.
Quais as características que acredita possuir e que são fundamentais para o trabalho quedesempenha?
Sou organizada, muito comunicativa, gosto muito de ensinar e também aprender Transmito confiança, sou focada, empática, muito intuitiva e tenho muita energia Partilho os conhecimentos que tenho e, sobretudo, gosto de pessoas! Também sou formadora certificada. Aprendemos a identificar sinais nos outros, linguagem corporal, gerir o tempo, reagir em situações de stress...
Nos últimos anos, o mercado de trabalho abriu-se muito mais à presença feminina e o caminho para a igualdade tornou-se mais fácil Todavia, segundo uma notícia recente, ainda faltam mais de 100 anos para se atingir a paridade de género. Alguma vez, durante o seu percurso profissional, sentiu particular dificuldade porsermulher?
Apesar de, nos últimos anos, terexistido uma perceção, por parte da sociedade em geral e no mundo empresarial, das competências das mulheres, ainda há um caminho longo a percorrer Profissionalmente, nunca senti dificuldades por ser mulher, não porque não tenham existido bloqueios ou situações menos confortáveis, mas porque, devido à minha personalidade, sempre soube impôr- me de forma que percebessem bem quem eu sou Tive situações constrangedoras na aviação. Na época, não era normal mulheres (jovens) coordenarem um trabalho masculino Mas, tal como já referi, rapidamente perceberam e foi tranquilo. No imobiliário, como consultora, também existiram situações que poderiam ter corrido mal. Refiro-me a tentativas de ludibriar e/ou seduzir, porparte de clientes.
Como lhe parece que o mercado imobiliário se alterou, a partir do momento que as mulheres começaram a estar mais presentes no setor?
Ao longo dos últimos 10 anos, tenho consciência que o setor imobiliário alterou bastante, e pela positiva, com a entrada de muitas mulheres. Até porque há muitos casos de sucesso de mulheres a nível nacional e internacional. A minha perceção é que as mulheres têm uma componente muito forte no que diz respeito à negociação. A forma como olham o negócio, como organizam o espaço para a apresentação aos clientes e a noção de estética são pontos fortes.
Quais os principais problemas que urge combaterpara que a sociedade e o mercado de trabalho se tornem espaços de convivência mais justa e igualitária entre os géneros?
O principal problema que ainda subsiste, na maioria das empresas, é a desigualdade salarial. O que não acontece neste setor, sobretudo o salário e as oportunidades de ascensão na carreira Também nas oportunidades noutras áreas: por exemplo, tenho o sonho de um dia ver uma mulher presidir a um grande clube de futebol Também ao nível político, mulheres como presidentes dos dois maiores partidos portugueses, por forma a serem elegíveis a primeira-ministra.