
3 minute read
“Ser mulher nunca foi um obstáculo para exercer as minhas funções”
A ACO Shoes iniciou atividade em 1975, pelas mãos de Armindo Costa, que ainda preside à empresa cuja administração está agora nas mãos da filha, Paula Costa. Enquanto líder de uma empresa com fábricas em três localizações distintas e 875 funcionários, a empresária diz nunca se ter sentido discriminada e acredita que a nova geração de mulheres criará um mercado empresarial ainda mais forte.
AACO Shoes iniciou o seu trajeto com 11 trabalhadores, na sua maioria mulheres. De então para cá, a política laboral da empresa é sensível à questão da paridadeentre géneros?
Advertisement
Dos 11 trabalhadores do início da nossa trajetória, em 1975, a maioria eram mulheres Hoje, o grupo ACO Shoes emprega 875 pessoas nas nossas fábricas de Vila Nova de Famalicão, Ponte de Lima e Cabo Verde O número de trabalhadores cresceu, mas a política de contratação permanece inalterada: homens e mulheres têm igualdade de oportunidades, sendo que a grande maioria dos nossos trabalhadores são do sexo feminino, porque a indústria de calçado assim o recomenda
Sente que o seu contributo de líder é influenciado pelo seu género, na medida da existência de algumas características que podem estar mais associadas ao género feminino e contribuir p a r a u m a l i d e r a n ç a diferenciada?
Antes de mais, uma palavra para o meu pai, Armindo Costa, que é o fundador do grupo e que, ainda hoje, com quase 85 anos, continua ativamente a ser o nosso querido presidente. Respondendo à sua questão, não acredito em lideranças influenciadas por características de género Seria perpetuar estereótipos e isso, para as mulheres, atrapalha mais do que ajuda O que acredito que mudou é o acesso às oportunidades Há algumas décadas era muito mais difícil uma mulher ter acesso a cargos e funções de liderança. As mulheres que chegam a posições de liderança têm demonstrado talento e competência.
Quais os desafios que se colocam, de forma particular, às mulheres, no âmbito do desenvolvimento dos seus negócios e da gestão das suas empresas? Alguma vez se sentiu discriminada por ser mulher?
Em Portugal e no mundo já temos grandes empresas lideradas por mulheres A capacidade de gestão e liderança feminina não precisa de dar provas, já está mais que comprovada Além disso, no dia a d i a d e u m ne gó c i o a s características dos gestores importam mais do que o seu género Ainda assim, de tempos em tempos, ficamos a saber de situações desagradáveis Felizmente, nunca passei por n e n h u m a s i t u a ç ã o d e discriminação O grupo ACO Shoes tem três fábricas e exporta para dezenas de países em todos os continentes. O meu dia a dia é preenchido pelo trabalho nas fábricas e contactos com fornecedores e clientes em diversos pontos do mundo. Ser mulher nunca foi um obstáculo para o exercício das minhas funções
Enquanto empreendedora, como caracteriza o contributo da nova geração de mulheres que opta por criar o seu próprio negócio, sempre com base na criatividadee resiliência?
Uma nova geração de mulheres que desde cedo aprendeu a fazer-se ouvir e a fazer-se valer dos seus direitos é mais forte e m a i s e x i g e n t e I s s o , inevitavelmente, reflete-se na sua forma de criar e de gerir um negócio A criatividade e a resiliência fazem parte do dia a dia de todas as mulheres, em todos os nossos papéis sociais. A criatividade é um motor para a inovação e a resiliência ensina a aperfeiçoar o que já existe Acredito que esta nova geração de mulheres vai contribuir para um mercado empresarial ainda mais forte
Que importância pode ter, para o mercado, a chegada de mais mulheres a posições de liderança?
A chegada de mais mulheres a posições de liderança vai significar, em primeiro lugar, que estamos a caminhar, enquanto sociedade, para a igualdade de oportunidades Para além de ser positivo, é benéfico para todos, inclusive para o mercado São as características, as habilidades, a experiência e o conhecimento dos gestores que podem influenciar novos modelos de gestão e negociação Não p o d e m o s f a z e r d i s s o simplesmente uma questão de género O meu posicionamento no mercado é resultado da minha formação pessoal e profissional e de um elevado nível de exigência pessoal constante.
Que mensagem gostaria de deixar a quem está a começar agorao seu percurso?
A nossa força interiorcontagia os outros à nossa volta Não desista nunca. Acredite em si mesma e não esmoreça diante dos obstáculos.