
3 minute read
PT CRIATIVO - EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE FEMININA “A igualdade começa em casa”
Cláudia Oliveira é a proprietária e administradora da Lusatêxtil, a loja online da LT - Têxteis de Portugal. Nesta entrevista, concedida no âmbito do Dia Internacional da Mulher, esta profissional salienta a importância de alcançar o equilíbrio entre géneros, sem que, para tal, tenha de se recorrer ao extremo do apoio feminista. Para Cláudia Oliveira, a educação para a igualdade começa na casa de cada um, com as gerações mais novas.

Advertisement
sobretudo, uma questão de direitos humanos e de justiça social. Mas a desigualdade social e laboral ainda é gritante, como por exemplo, a multiplicidade de tarefas domésticas e trabalho As mulheres têm menos tempo para cuidar delas próprias e do seu aperfeiçoamento profissional; o desemprego afeta mais mulheres que homens; a violência doméstica afeta sobretudo as mulheres; os salários para as mesmas funções são mais elevados para homens do que para mulheres. Ainda há um árduo caminho a trilhar rumo ao equilíbrio e acredito que um dos maiores contributos que podemos darneste sentido é educar os nossos filhos, homens e mulheres, para a igualdade. A igualdade começa em casa.
Enquanto líder, quais as características que considera essenciais para uma boa gestão?
A Lusat Xtil
Na área têxtil-lar, Portugal tem garantia de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente? O que falta para que este setor se torne ainda uma maior potênciaeconómica?
Está quase a completar seis anos enquanto a dminis tra dora da Lusatêxtil, a loja online da LTTêxteis de Portugal. Que balanço faz deste percurso?
A Lusatêxtil é um projeto profissional, mas também pessoal de modo a proporcionar maior flexibilidade de horário para priorizar o tempo de qualidade para a família Os objetivos pessoais foram alcançados e o profissional ultrapassou as projeções Apesar dos trinta anos de experiência profissional em Marketing e Gestão, foram anos de muita aprendizagem em várias áreas, uma vez que o empreendedor em início de projeto é o “faz tudo”.
Que exemplos reconhece, na sociedade e no mercado laboral, que provam que este ainda não é o momento social para o equilíbrio totalentreos géneros?
A igualdade entre mulheres e homens é,
Primeiro, ser apaixonado pelo que faz, pois um líder sem essa característica dificilmente conseguirá motivar a equipa. Domínio do conhecimento técnico, mas, ao mesmo tempo, humildade para admitir que o processo de aprendizagem é constante I n t e l i g ê n c i a e m o c i o n a l t a m b é m é fundamental. Não é raro vermos “líderes” com grande competência técnica, mas são absolutos analfabetos emocionais, criando um clima organizacional que desmotiva a produtividade.
A presença da mulher no mercado de trabalho, sobretudo em posições de l i d e ra n ç a , c o nt r i b u i p a ra alte ra r significativamente a forma como os negócios são geridos?
A meu ver, os negócios devem ser geridos de forma competente, independentemente do sexo Não sou apologista do discurso banalizado: “mulheres ao poder”. Mulheres competentes ao poder, sim Homens competentes ao poder, sim.
A Lusatêxtil vende para toda a Europa o que de melhorse produz em Portugal Sampedro, Asa, Lameirinho, Piubelle, Gamanatura, Neiper, JFA e Coelima são algumas das marcas parceiras Também trabalhamos com a Pikolin (Espanha) e Belou (França) por produzirem produtos que não encontramos no mercado nacional Nas cadeias de distribuição internacionais existe o reconhecimento quanto à alta qualidade do têxtil-lar português No Harrods - Londres (segmento luxo), pode-se ler nas etiquetas da maioria dos produtos de têxteis-lar: “Made in Portugal”. Mas este reconhecimento precisa ser alargado ao consumidor Para dar o “salto”, penso que falta uma melhor organização corporativa do setor e a criação de uma estratégia de Marketing a grande escala. Internamente, a maioria dos portugueses não faz ideia de que Portugal é um dos melhores produtores de têxteis do Mundo
Considerando o período económico que atravessamos, como antecipa o ano de 2023 para a lojaonline?
A pandemia foi um acontecimento terrível mas, por outro lado, marcou pela positiva o segmento e-commerce A necessidade quebrou resistências e as pessoas habituaram-se a comprar online. Para 2023, o atual cenário económico e as previsões são pouco animadoras, mas também será uma boa prova de resistência para quem aprecia e motiva-se ainda mais com os desafios. Assim como nós na Lusatêxtil.