
2 minute read
Sensibilidade e empatia aplicadas à Gestão
Cátia Ribeiro começou o seu percurso profissional na Perfilnorte como Gestora de Sistemas Integrados, Qualidade e Segurança, seguindo-se a função de assistente do Diretor Comercial, até alcançar a posição de Diretora-Geral. Enquanto neta do fundador, José Correia Fernandes, esta líder reconhece que o ideal é um equilíbrio entre a gestão feminina e masculina e acredita que, sem uma equipa comprometida, um líder não consegue evoluir.
Considerando a sua evolução profissional, que análise faz do seu percurso dentro daempresa?
Advertisement
Quando comecei a trabalhar na Perfilnorte, em 2008, foi desafiante. Algumas das minhas funções passavam por estar algum tempo na produção, num “mundo” de homens, e noutros departamentos, mas aos pouquinhos procurei a melhorestratégia para comunicaro meu trabalho, as minhas intenções de mudança nalguns processos, novas ideias, mas sempre sem as impor, numa perspetiva de integração com o trabalho dos outros. Após o primeiro ano, senti que já fazia parte. O meu trabalho é sempre feito com empenho e dedicação, em prol da melhoria e do crescimento da organização. Esse crescimento, foi aparecendo, sempre estimulado pelo fundador, o meu avô, José Correia Fernandes, que sempre me disse que eu era capaz, que acredita no meu trabalho e no meu valor. Quando fui para o departamento comercial, em 2013, acabei por adquirir novas funções, para dar apoio ao Diretor Comercial, com quem aprendi muito do que sei hoje. Mas foi em 2017 que abracei o desafio mais difícil, que me colocou realmente à prova, mas soube encontrar o meu lugar e a minha forma de estaretem corrido bem até agora.
Enquanto líder da empresa, que características desenvolveu que lhe permitem levar a bom portoesta sua nova função?
A resiliência, o querer fazer mais e melhor, mas com humildade, respeitando sempre quem trabalha comigo. A comunicação assertiva, o saber ouvir os outros e valorizar a sua opinião é fundamental. Para mim um líder não faz nada sozinho.
Após cinco anos de funções enquanto diretorageral, que balanço faz deste desafio profissional?
Um balanço positivo, com muito trabalho, espírito de sacrifício e dedicação. Na verdade, é um desafio constante, nem sempre corre tudo bem, temos é que saber olhar para os desafios ou obstáculos de forma proativa, aproveitar para melhorar, mudar. Porvezes as oportunidades vêm das adversidades.
Tendo em consideração a sua função enquanto diretora-geral, como gere o seu tempo de forma aconciliartodas asoutras áreasda suavida? Quando temos uma função que nos exige muito do nosso tempo, é necessário ter alguma capacidade de adaptação. No meu caso, graças ao apoio familiar que tenho, vou gerindo o melhor possível. Este tema é também uma preocupação na empresa, é importante que os nossos colaboradores tenham flexibilidade para conseguirem o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Como vê a cada vez maior presença das mulheres em áreas onde a presença dos homens é, por norma, ainda maior? Que diferença acredita que esta maior presença feminina em áreas industriais, como a perfilagem, pode fazer na forma de levar a cabo a gestãoedesenvolvimentodestas áreas?
Fico entusiasmada e feliz por fazer parte desse número, as mulheres têm conquistado terreno enquanto líderes nas diversas áreas. Somos um exemplo: nas empresas do Grupo temos três mulheres na administração. As mulheres têm algumas características que podem trazer algum impacto, desde a sensibilidade que promove a proximidade e empatia com as pessoas, facilidade para multi task e capacidade de trabalhar sob pressão, que ajuda na tomada de decisão em momentos mais difíceis, capacidade de adaptação às mudanças, tendência para o trabalho em equipa que promove a proximidade das pessoas.
Que mensagem é importante passar para as mulheres que queiram iniciar carreira em áreas culturalmente mais associadas a homens? Há espaço para um maiorequilíbrio entre homens e mulheres nestas áreas?
A mensagem que posso deixar a outras mulheres é que acreditem. As mulheres são tão capazes quanto os homens. Arrisquem, sonhem, com as competências e valores certos tem tudo para dar certo. O equilíbrio entre homens e mulheres, é o ideal. No meu entender, a integração da força e foco do masculino, a gestão inclusiva e participativa, a capacidade de adaptação, a gestão emocional do feminino é uma mais-valia para o sucesso das organizações.

VALOR Mulheres de Valor: sucesso no feminino