
2 minute read
“Acredito numa liderança que inspira e transforma”
Há quanto tempo desenvolve atividade na área imobiliária? Este sempre foi o percurso que quistrilhar? Estou no imobiliário há quase 10 anos. Na minha outra vida, fui diretora executiva de uma clínica médica. Um negócio que herdei dos meus pais, cuja responsabilidade fui obrigada a assumiraos 20 anos. Passados 15 anos, comecei a sentir um apelo à mudança. Esta fase coincidiu, também, com o meu segundo divórcio e passaram-se dois anos até a mudança que tanto desejei acontecer. A minha relação com o imobiliário sempre foi enquanto investidora. No entanto, quis o destino que me apaixonasse pelo meu atual marido, que, já na época, vivia e trabalhava de uma forma intensa e apaixonada no setor imobiliário. Acabou por resultar numa parceria na vida e nos negócios. Hoje afirmo com toda a certeza: foi a melhor coisa que me aconteceu. Apaixonei-me perdidamente por este setor, pelas pessoas e despertei. Descobri em mim novos talentos e desafiei-meem todos os sentidos.
Quais as características que considera fundamentais para conseguir motivar, entusiasmarecapacitara suaequipa?
Advertisement
Eu acredito numa liderança feita através do exemplo, numa liderança que inspira e transforma. O meu maior desafio, hoje em dia, é liderar-me e o meu maior objetivo é trazer coerência, consistência e constância à minha vida, enquanto mulher, amiga, companheira, “mãedrasta” e profissional. Eu não sou a mesma Ana de ontem, mas sou a mesma pessoa na vida e nos negócios. Nessa medida é fundamental trazer harmonia em ambas as áreas. Posto isto, tudo o resto se torna simples. Embora a minha área de formação seja o marketing, ao longo dos anos tenho investido muito em mim e no meu desenvolvimento humano. Fiz e faço muitas formações, cursos, workshops, retiros. Acredito que só existe evolução com autoconhecimento. Quando ganhamos essa consciência, liderar torna-se fácil e muito gratificante.
Como acredita que uma liderança feminina pode fazer a diferença, num mercado laboral onde as posições de liderança ainda são mais ocupadas porhomensdo que pormulheres?
Reconheço uma capacidade de trabalho, acima da média, nas mulheres, no sentido em que se multiplicam entre cuidar delas, dos filhos, da casa, da carreira e, muitas vezes, até dos próprios pais ou avós. No setor imobiliário em particular, as mulheres têm-se afirmado e os resultados falam por si. Na minha agência, somos cerca de 80, top 3 nacional, na categoria single office, há sete anos consecutivos. No nosso top 10 acumulado em volume de negócios, à data, estão cinco mulheres. Para mim é gratificante trabalhar numa área onde posso contribuir para esse equilíbrio e ajudar mulheres a empreenderem. Tenho um outro projeto de empoderamento feminino, com o nome “Women Empowered by Forever”, no Instagram, onde organizo encontros de mulheres para que se superem e aprendam entre todas, dou consultoria pro-bono, para que as mulheres que queiram agarrar novas oportunidades nos seus negócios ou mudar de vida, tenham o apoio que precisam e merecem.
A Remax For.Ever faz 10 anos este ano e, até 2019, o percurso tinha sido de crescimento, quebrado apenas aquando da chegada da pandemia, em 2020. Atualmente, os desafios parecem centrar-se mais no preço dos imóveis e na quantidade de produto. Como se lida com aescassezde produto no mercado imobiliário?
A For.Ever é uma agência premium que se destaca pela excelência no serviço. O nosso foco é o mercado premium. Nessa medida, trabalhamos na escassez e não no volume. Razão pela qual estamos a crescer, à data, 14%, em período homólogo e tudo indica que teremos o nosso melhorsemestrede sempre.