
2 minute read
Portugal Criativo - empreendedorismo e criatividade feminina
Mayra Covarrubias formou-se em Arquitetura e Urbanismo no México, mas atualmente exerce a sua profissão em Portugal, um país pelo qual se apaixonou após uma viagem de um mês. Apesar de considerar que o que faz e a forma como trabalha pode crescer muito, sobretudo considerando as profissões onde as mulheres podiam implementar o seu know-how, admite que construir uma empresa em Portugal foi particularmente difícil.
Mayra Covarrubias com equipa Fundadora e arquiteta
Advertisement
Oque a fez enveredar pela licenciatura em Arquitetura e Urbanismo e, mais tarde, mudar-se para Portugal?
No México, toda a minha família se dedica à Arquitetura e Construção, mas foi o meu avô, Joel Covarrubias, quem me inspirou a estudar Arquitetura e ser uma apaixonada pela criação de novos espaços e construção civil. Mudei-me para Portugal, porque fiquei apaixonada, depois de uma visita de um mês. Decidi trazer os meus filhos e começar novos caminhos neste país maravilhoso.
O percurso de alguém que cria o seu próprio negócio é, pornorma, cheio de obstáculos, mas pode ser ainda mais difícil para as mulheres. O Studio Covarrubias era um projeto que sempre quisconcretizar? Comoodefiniria?
Eu nasci numa família de empresários, por isso sempre tive uma mentalidade empreendedora. Sinto-me muito confortável na área da Arquitetura, mesmo rodeada de homens, pois todos os meus tios são homens e trabalham na área da construção civil. No entanto, criar uma empresa num país que não conhecia foi diferente, é difícil criar algo do zero, sem ter um nomee um espaço no setor.
Para as mulheres, por um lado, e para a sociedade e o próprio mercado laboral, por outro, um maior equilíbrio entre géneros no acesso a posições de liderança é crucial para que a paridade seja possível. Parece-lhe que estamos mais pertode alcançaresteobjetivo?
Não estamos nem perto disso, mas um dos meus propósitos de vida é normalizar o facto de existirem mulheres a trabalhar no mercado da construção civil, dentro das obras, em profissões como pintoras, eletricistas, carpinteiras, canalizadoras, assim como mulheres a fiscalizar obras e que sejam vistas como qualquer um no momento deentrarem qualquerespaço. Sempre contarão com o meu apoio e representação e com toda a minha força para serem reconhecidas.
Atualmente, já não existem áreas “fechadas” às mulheres, mas estas continuam com uma maior responsabilização face às tarefas domésticas ou ao cuidado dos filhos. No seu caso, como consegue equilibrar os lados pessoal, profissional, garantindo tempo de qualidade para famíliae amigos?
Sou mãe divorciada e com dois filhos, de 21 e 22 anos de idade e que foram criados neste ambiente de negócios, liderança e empreendedorismo. Tanto o Darío como o Eliacib são pilares fundamentais no meu equilíbrio emocional e são o meu maior êxito pessoal. Respeitamos a individualidade de cada um, estamos sempre presentes para nos apoiar e crescer juntos. Nunca renunciei ao meu desenvolvimento profissional por ter filhos, mas também nunca deixei os meus filhos em segundo plano. Pelo contrário, sempre comunicámos bastante. Agora que eles estão no seu caminho, continuo a ser um suporte, nesta fase da sua vida. Os amigos são a família que escolhi. Tenho a enorme sorte de ter pessoas maravilhosas ao meu lado e são tratadas como irmãos. Sabem que primeiro estamos nós e depois o trabalho, sempre com aquele compromisso e admiração de estar uns para os outros.
Quais os próximos objetivos que gostaria de concretizar,enquanto profissional?
Estamos com um projeto enorme, “Enchulame la taqueria”. Somos o Studio de arquitetura e design encarregado de realizar os projetos para esta série que será feita para Prime Vídeo, onde conhecemos histórias de proprietários de restaurantes mexicanos e remodelaremos o espaço, com a finalidade de dar um novo começo e uma nova oportunidade aos negócios. Esta primeira temporada será de oito capítulos, que serão gravados em Madrid, Barcelona, Lisboa, Porto e Suíça e estamos focados, neste momento, em criar o novo conceito dos restaurantes mexicanos pelo mundo.