
3 minute read
VALOR Portugal Criativo - empreendedorismo e criatividade feminina
Como sedescreve,enquanto pessoae profissional?
Tento ser honesta e tratar os outros da maneira que espero ser tratada. É importante para mim que os nossos funcionários e equipas respeitem os valores sobre os quais construímos as nossas empresas. Tento investir tempo na integração de todos os funcionários, da maneira que eles precisam. Penso que a melhordescrição poderia ser kind and firm. Tendo a ser muito atenta aos detalhes, estrutura e processos. Já no foro pessoal, a vida é tão cheia quanto a minha vida profissional. Com um marido com um trabalho muito exigente, dois meninos de dois e quatro anos, cinco cavalos e dois cães. Somos uma família muito ativa, que adora estarcom amigos e familiares. Felizmente a nossa vida é repleta decoisas boas.
Advertisement
Que características possui que acredita terem sido desenvolvidas ao longodos anosdetrabalhoede liderança?
Diria que a característica que mais desenvolvi foi sem dúvida empreender. Iniciar empresas desde fevereiro de 2019 até hoje, estar presente a comprar e vender no mercado automóvel B2B em mais de 20 países. Desenvolvemos soluções AI DATA, agora premiadas, ganhámos o Fleet Europe Innovation Award em 2020 e 2022. Foi muito exigente, mas também muito gratificante. Trabalhar com esta equipa permite-me estar constantemente rodeada de pessoas muito inteligentes e isso molda-me tanto a nível profissional, quanto a nível pessoal. Neste momento assumi a posição de COO e sou responsável pela gestão de várias equipas em Portugal, mas também em mais de 20 países diferentes, com tudo o que isso implica - diferentes culturas, diferentes legislações, outras formas de pensar. Esta forma de trabalharé muito exigente e diferente da forma com que sempre trabalhei. Para administraruma empresa como esta tive de me reinventar e adaptar-me às diferentes formas e estilos que fui conhecendo ao longo dos anos.
Quecaraterísticasconsidera importantes paradescreverum bom líder? Acredito que trabalhar com pessoas é um desafio diário. Nem todos se encaixam e, como gestora, é uma das partes mais importantes a serem observadas. Ser clara, comunicar a estratégia e saber a razão de caminharmos numa direção é fundamental em todo o processo. É muito importante reuniras pessoas certas para que as emoções menos positivas sejam minimizadas. Por mais que sejamos orientados por dados, acreditamos que a gestão certa pode extrair o melhor das pessoas e as emoções positivas são mais do que bem-vindas. Não há nada melhor do quetrabalharnuma equipa com bom ambiente.
Para se alcançarum equilíbrio pleno, é necessário que todas as áreas da vida – pessoal, familiar, profissional – estejam em consonância. Como lhe é possível conciliaro tempo, para conseguirestar presente em todas as áreas?
Ter uma boa base familiar ajuda. Tanto eu quanto o meu marido estamos focados no equilíbrio, trabalhamos juntos há muitos anos e temos uma estrutura muito boa. Trabalhar em conjunto é muito difícil para a maioria das pessoas, mas no nosso caso esta é a melhor solução. Eu tenho as minhas áreas e ele as dele. Ainda assim, às vezes é preciso adaptarmo-nos para obter o equilíbrio certo. Às vezes é o trabalho que precisa de foco, às vezes é a família ou o meu tempo pessoal. A vantagem que tenho como COO é que giro as minhas equipas. Se as minhas equipas estiverem bem estruturadas e tiverem as ferramentas de que precisam, tudo também se torna mais flexível e é mais fácil encontrar tempo para a família, amigos e atividades pessoais.
Enquanto profissional, sobretudo numa área onde os homens ainda são presença maioritária, nunca teve de enfrentar desafios particulares, precisamente devido ao seu género? Se sim, que impacto teve isso em si?
Claro, conheci pessoas com a atitude errada, mas não dou espaço ou permito que se torne um problema para mim ou para qualquer um dos nossos funcionários. Acho que atualmente já começamos a observar uma mudança positiva. Hoje, acredito que a pessoa, com as competências certas, conseguirá o emprego ou a promoção, seja homem ou mulher.
No âmbito do seu caminho profissional e da gestão da sua carreira, este é um projeto aliciante? Qualéovosso foco?
Iniciámos esta empresa em fevereiro de 2019 e hoje temos 19 empresas abertas dentro do grupo. Os nossos clientes são revendedores de automóveis em todos estes países. Desenvolvemos soluções AI DATA para empresas como Hertz e Polestar. Criámos algumas das soluções AI DATA mais inovadoras e ajudamos os nossos clientes a utilizar as vantagens desta tecnologia. Estamos um pouco perplexos com o caminho que percorremos, mas hoje temos a Cars2click, a nossa empresa de comércio de automóveis, a Cars2view, empresa AI DATA, a Cars2transport, empresa de transporte e logística e, por último, mas não menos importante, a Cars2exchange - um serviço que permite oferecer a clientes particulares a venda do seu carro usado antes de comprar um novo online. Na sua envolvência, este é um projeto muito aliciante que, em breve, se expandirá para fora da Europa.
“Por mais que sejamos orientados por dados, acreditamos que a gestão certa pode extrair o melhor das pessoas e as emoções positivas são mais do que bem-vindas.
Não há nada melhor do que trabalhar numa equipa com bom ambiente”.
