6 minute read

Como Sapiranga se tornou a capital do Voo Livre

Trazido do Rio de Janeiro no final dos anos 1970, o esporte embeleza os

Cidade das Rosas e atrai turistas de todas as regiões

Advertisement

Por: Gabriel Stöhr

Há quase 50 anos, o céu de Sapiranga é um dos mais coloridos do Rio Grande do Sul, com voos diários de asa-delta e paraglider partindo diariamente do Morro Ferrabraz. O mesmo morro que, em meados da década de 1960, motivou o professor Muniz Pacheco a intitular Sapiranga como Cidade das Rosas, serviu para que a partir do final da década seguinte o município se tornasse, também, a Capital do Voo Livre.

Quem trouxe o esporte para Sapiranga foi o policial rodoviário Pedro Gilberto, o “Chefia”, no ano de 1977. Ele conta que viu saltos no Rio de Janeiro e teve vontade de praticar também. Pioneiro, Gilberto construiu a primeira fábrica de asa-deltas do Rio Grande do Sul, em São Leopoldo, e fez o primeiro salto a partir do Morro Ferrabraz.

Anos após os primeiros voos de asa-delta, surgem as decolagens com os paragliders, também conhecidos como parapentes. Com a modernização do esporte e dos equipamentos, hoje, em dias sem vento, um voo de paraglider chega na média dos 55 km/h, enquanto, na asa-delta, pode chegar aos 100 km/h.

Associação Gaúcha do Voo Livre

A AGVL foi uma das grandes responsáveis pela qualificação do esporte na região. Fundada em 1978, a associação conta, há dois anos, com o apoio do governo do Estado por meio do Pró-Esporte RS. Com aporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, eles mantêm o projeto Equipe AGVL de Parapente que disputa competições estaduais, nacionais e internacionais.

Da paixão

ao

Alto Rendimento E Competi Es

O atual presidente da AGVL, Luciano Horn, é morador de Sapiranga e apaixonado pelo Voo Livre. “Meu padrinho Rogelio Dri esteve à frente da AGVL desde o início da fundação do clube. Até que um dia meu pai fez um voo duplo de parapente e ficou enlouquecido com o voo. Fez curso, começou a voar. Nem seis meses depois eu já estava voando também”, conta Horn, que sucedeu outro ícone do esporte na presidência do clube, Flávio Pinheiro – atual presidente da Federação Gaúcha de Voo Livre (AGVL).

Há quase 30 anos no esporte, Luciano é atleta e coleciona títulos no parapente. No período, conquistou 10 títulos gaúchos, um título catarinense, três títulos do Sul-Brasileiro e um título do Brasileiro, além de representar o País algumas vezes no Circuito Mundial.

Inclusive, no Campeonato Mundial deste ano, foi o não europeu melhor colocado, conquistando a 24ª colocação.

Cláudio Alves

Locutor e apresentador, comanda o programa

Estação Hamburgo

@claudioalveslocutor

3º Feliz Natal em São Leopoldo

Novo Hamburgo realiza o Natal dos Sinos 2023

A programação do 3º Natal Feliz em São Leopoldo segue até 6 de janeiro. A partir do dia 8 de dezembro até 23 de dezembro, a concentração será na Vila de Natal organizada na Praça 20 de Setembro, com decorações natalinas e diversos shows, espetáculos e atrações, através do Semae

Cultural. Na quinta, 7 de dezembro, às 19 horas, teremos a Carreata do Papai

Noel com o Trenó do Papai

Noel Paulo Heinz, buscando nas casas dos moradores de todas as ruas do bairro Fião donativos para população carente do município. Na sexta, dia 8 de dezembro, às 19 horas, teremos a tradicional Caminhada Luminosa saindo dos bairros com concentração na Heinz Beer em direção à Praça 20 de Setembro onde, às 20 horas, teremos a abertura oficial do 3º Feliz Natal em São Leopoldo com o espetáculo natalino dos corais infantis e adultos da Presto. A programação completa do 3º Feliz Natal em São Leopoldo está no site da prefeitura.

Natal da Integração em Campo Bom

O Natal da Integração 2023 segue até o dia 24 de dezembro, no Largo Irmãos Vetter, no Centro de Campo Bom. Quintafeira, 7 de dezembro, às 19h30, Fanfarra de Natal e Caminhada das Lanternas. Às 20 horas, Coral Infantojuvenil da Escola de Arte-Educação (EAE). Às 20h15, Coral

Vozes da Cidade da EAE e, às 20h30, Coro Júlio Kunz. A abertura oficial do Natal da Integração ocorre dia 8 de dezembro, às 20 horas, com o espetáculo teatral Segredo de Natal e, às 21 horas, banda Baila Baila. No sábado, dia 9, às 18 horas, concerto musical Natal da Lâmpada Mágica. Às 19 horas, dança Folclórica

Alemã. Às 19h30, banda Hipercubo e, às 21 horas, Rainha Musical. Domingo, dia 10, às 16 horas, bandinha Típica Quebra Galho. Às 18 horas, Chão Gaúcho e, às 19 horas, Tchê Guri Natal Gaúcho. Dia 14 de dezembro, às 19h30, Fanfarra de Natal e, às 20 horas, teatro do CAPS Em Busca do Brilho de Natal

A magia do Natal em Novo Hamburgo começou no último dia 2 movimentando a Praça do Imigrante, no Centro, e os bairros com programação se estendendo até o encerramento no dia 21. Esta edição promete proporcionar momentos de muito afeto e empatia. No dia 8 de dezembro, às 19h30, tem show com Acústico Rockfeller e, às 21h, show com Yamandu Costa. No domingo, dia 10, às 19 horas, concerto do Núcleo de Orquestras Jovens e, às 21 horas, espetáculo teatral Auto de Natal, da Cia Luz e Cena. Dia 15 de dezembro, às 19h30, espetáculo Dance da Associação Pró-Dança de Novo Hamburgo e, às 21 horas, show com Rodrigo Soltton. Dia 16, às 18 horas, concerto do Núcleo de Orquestras Jovens e, às 19h30, Meninos Cantores de Novo Hamburgo. Já às 21 horas, espetáculo teatral Cantores Açorianos – Terno de Reis. Dia 17, às 19h30, espetáculo teatral Os Trovadores do Natal e, às 21 horas, show Natal do Sul com Tchê Guri.

BACHARELADO

Cursos

Conceito

Coluna Da Herta

Nosso Natal era assim...

Queriitosss – Não rebarem, as vezes eu troca um pouco os ledras, quer tizer os letras.

Ah, o Natal!

Por: Marina Marques Klein, diretamente de Trier, na Alemanha

Trinta dias antes, preparávamos tudo para a grande noite. (Unser Weihnachtsfest war so!

Dreißig Tage vorher haben wir alles für Weihnachten vorbereitet.)

Como demorava! Hoje é o contrário, o ano passa tão rápido. Nosso Natal já começava trinta dias antes, com a preparação do pátio, limpar tudo e manter tudo limpo, fazer pasto para os bichos, porque na noite do Natal não podíamos trabalhar. Trocar as palhas do colchão, lavar as cortinas, comprar tecido para fazer um vestido novo para a missa de Natal. Para mim, Herta, tinha dois momentos que eu adorava: preparar o pinheiro de Natal (Weihnachtsbaum) e fazer as bolachas, toda família se reunia para estes momentos! Não tinha muita coisa para pendurar na árvore, além de umas bolinhas e barba de pau. Na hora de fazer as bolachas (Weihnachtsplätzchen), todos os irmãos ficavam em volta para lamber as panelas do merengue. Eu adorava colocar as bolachas na lata e guardar no lugar mais alto da casa, para

Fui ver se negociava minha fusqueta

ninguém mexer. Quando chegava o grande dia, íamos à missa de roupa nova e, ao voltar em casa, estavam lá embaixo da árvore de Natal os presentes, embrulhados em um papel colorido. Tirávamos a fita durex, não podia rasgar o papel, o mesmo servia para encapar os cadernos do ano seguinte. Quando abríamos o pacote, a grande surpresa: eram as bolachas que nós mesmos fazíamos. Sete dias depois, íamos na casa da madrinha para pegar os presentes, adivinhem o que nós ganhávamos: mais bolachas de Natal.

Se tem algo que é tão bem comemorado na Alemanha como no Brasil, é o Natal! Diferentemente do Brasil, em dezembro é inverno na Alemanha, o que significa um Natal frio e com neve (infelizmente Trier não é abençoada com esse fenômeno climático). A partir do fim de novembro, várias cidades da Alemanha dão espaço para os “Weihnachtsmarkt”, os mercados de Natal. Eles são cheios de banquinhas, nas quais podemos encontrar artesanatos natalinos e muita comida. Mas, com certeza, a melhor parte dos mercados de Natal é o Glühwein (é quase que o nosso quentão na festa junina). Em todo “Weihnachtsmarkt” que você for na Alemanha, você vai encontrar pessoas com as suas canecas tomando essa bebida deliciosa, até porque ajuda a esquentar.

E Herta… na próxima vez que eu for te visitar, eu já levo junto a receita do Glühwein! Um beijo a todos e um Feliz Natal!

Uma conversa com o padre

Esta semana fui bater um papo com o padre Alexsandro Lemos da Silva, da Igreja Católica São Miguel de Dois Irmãos.

Falamos muito sobre a importância do Natal, seu verdadeiro significado e o quanto estamos vivendo momentos de ansiedade.

Entre os dias 25 e 26 de novembro ocorreu o Feirão de Carros e Motos na Fenac, em Novo Hamburgo. E a convite da JG Serviços e a 88.7, fui lá ver se negociaria minha fusqueta. Mas adivinhem? Não vendi! Obrigado pelo convite.

This article is from: