
1 minute read
Acaer recebe selo São Leopoldo Sem Racismo
A Associação Criança e Adolescente Ellen Rosa (Acaer) é uma organização não governamental de São Leopoldo que homenageia uma jovem que perdeu a vida vítima de múltiplas violências. Com o intuito de evitar histórias seme- lhantes, a Acaer se dedica a oferecer proteção, apoio e oportunidades a crianças e adolescentes do município. Em 30 de novembro, a entidade recebeu o Selo São Leopoldo Sem Racismo, em atividade conduzida pela titular da Secretaria Muni- cipal de Direitos Humanos (Sedhu), Nadir Jesus.
O selo é uma iniciativa do Departamento de Igualdade Racial que visa eliminar o preconceito na cidade, homologando empresas e organizações que combatem efetivamente o racismo em suas corporações com políticas de igualdade racial. Nadir manifestou o seu posicionamento: “A luta contra o racismo não é da comunidade negra, porque não fomos nós que o criamos. Esta luta é de todos nós, pois são as consequências do racismo que nós sofremos”.
Advertisement
Avaliações escolares em debate
A secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, participou do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoveu o debate sobre as possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras entre 28 e 30 de novembro.
Em Brasília, especialistas discutiram temas e experiências internacionais sobre modelos de itens, tipos de testes e oportunidades de atualização, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que poderão orientar inovações nas avaliações em larga escala no Brasil.
Nana Bernardes na Almurs
A escritora sapiranguense Nana Bernardes assumiu, em 24 de novembro, uma cadeira na Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (Almurs). A cerimônia, que representa mais um marco em sua trajetória dedicada à literatura, à música e à educação, ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Nana, que também é Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Sapiranga, ressalta a importância do título: “Esse é mais um espaço que se abre para divulgar o trabalho e para trocar ideias com outras pessoas que também vivem a literatura.”