1 minute read

Um diagnóstico da região

Um mapeamento do setor da Saúde no Vale do Sinos foi feito pela Universidade Feevale a pedido do SebraeRS. O estudo, que teve início em agosto de 2022, buscou identificar os problemas do setor e as oportunidades de negócios.

A pesquisa foi realizada em duas etapas. Inicialmente, foram ouvidos os principais hospitais públicos e privados de 12 municípios do Vale do Sinos. Na sequência, as informações foram cruzadas junto a um universo de cerca de 900 micro e pequenas empresas que atuam na cadeia de fornecedores do setor.

Advertisement

O estudo identificou a cadeia de abastecimento para os grandes players da região, com foco nas dificuldades dos fornecedores de menor porte, como conta a coordenadora da pesquisa e professora da Feevale, Carla Adam. “Fizemos algumas descobertas interessantes. Identi- ficamos que a dinâmica de suprimento de área da saúde está muito centrada em plataformas digitais. Essas plataformas funcionam intermediando a relação entre compradores e fornecedores. Através do recurso, comparamos dois hospitais públicos. No primeiro, que não usa a plataforma, nove pessoas trabalham na área de suprimentos. Já o outro hospital, que utiliza a plataforma e é administrado por um grupo hospitalar, apenas três pessoas fazem a gestão de cinco hospitais”, detalha.

Com o diagnóstico, é possível mapear uma rede de possibilidades de negócios, segundo a coordenadora setorial da Cadeia da Saúde do SebraeRS, Ana Paula Rezende. “Temos uma grande oportunidade de desenvolvimento local a partir do mapeamento e desenvolvimento de fornecedores. Para isso, precisamos pensar em algo diferenciado

This article is from: