ANÁLISE PROJETUAL
PRODUTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TOYO ITO
PESQUISADORA: VITÓRIA PEREIRA PINHATA
ORIENTADORA: ANJA PRATSCHKE
ALUMINUM HOUSE IN SAKURAJOSUI
ESCRITÓRIO: TOYO ITO & ASSOCIATES, ARCHITECTS



PERÍODO: 1997-2000
LOCAL: SAKURAJOSUI, TÓQUIO - JAPÃO
PROGRAMA: RESIDENCIAL UNIFAMILIAR
ESTRUTURA: FRAME DE ALUMÍNIO
ÁREA DO TERRENO: 183,98 m²
ÁREA CONSTRUÍDA: 86,4 m²
O PROJETO LOCALIZA-SE NUM DISTRITO RESIDENCIAL DE TÓQUIO ALTAMENTE ADENSADO (SCHITTICH, 2012, p.70, tradução nossa), CHAMADO SAKURAJOSUI, CONTIDO NA REGIÃO METROPOLITANA ESPECIAL SETAGAYAKU.

A IMAGEM À DIREITA MOSTRA A ÁREA MAIS IMEDIATA DE SETAGAYA-KU ONDE O PROJETO ENCONTRA-SE, DESTACANDO O ENTORNO IMEDIATO DO PROJETO. SEGUNDO A IMAGEM, A MALHA URBANA DA REGIÃO É EXTREMAMENTE RECORTADA, SEMELHANTE À JUNÇÃO DE VÁRIAS MALHAS DIVERSAS E PERCEBE-SE QUE

O ADENSAMENTO URBANO AINDA É MARCANTE; INTERESSANTE OBSERVAR A PRESENÇA DE EQUIPAMENTOS ESCOLARES NA REGIÃO E MERCADOS HORTIFRUIT, OS QUAIS PROVAVELMENTE, SERVEM ÀS FAMÍLIAS DA ÁREA.
A RELAÇÃO COM O ENTORNO
CONFORME A IMAGEM AO LADO APRESENTA, A QUADRA NA QUAL SE LOCALIZA O PROJETO POSSUI UMA MALHA INTRICADA, COM RUAS DE TRAÇADO IRREGULAR. TEM UM ADENSAMENTO CONSIDERÁVEL. DESTACA-SE A PREDOMINÂNCIA DE RESIDÊNCIAS NESTA QUADRA.
O PROJETO EM SI PARECE BASTANTE
ENCERRADO EM SEU LOTE, APESAR DE DESCRIÇÕES ATESTAREM A TENTATIVA DE DIÁLOGO COM O ENTORNO (SCHITTICH, 2012, p. 70), ATRAVÉS, POR EXEMPLO, DAS ABERTURAS GENEROSAS PARA A RUA VISTAS NAS FOTOS DA PRANCHA ANTERIOR. ASSIM, PODE-SE INTERPRETAR QUE O ARQUITETO RESGUARDOU A PRIVACIDADE DOS CLIENTES ENQUANTO EMPREGAVA SUA IDEIA DE FLUIDEZ ESPACIAL.
A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DO PROJETO PODE SER INTERPRETADA A PARTIR DO ÁTRIO. O ÁTRIO FUNCIONA COMO ELEMENTO SEPARADOR ENTRE A ÁREA SOCIAL (SALA DE ESTAR E COZINHA) E A ÁREA PRIVATIVA (QUARTO E SALA DO TATAMI); ESTA SEPARAÇÃO É CONTINUADA NO PRIMEIRO ANDAR COM O ÁTRIO SEPARANDO O QUARTO DE HÓSPEDES DO TERRAÇO. A ÁREA SOCIAL CONFIGURA A MAIOR PARTE DO TÉRREO, ANALOGAMENTE O TERRAÇO OCUPA A MAIOR PARTE DO PRIMEIRO ANDAR. OS QUARTOS SEGUEM O MESMO EIXO ESTRUTURAL E POSSUEM O MESMO TAMANHO. OS BANHEIROS TAMBÉM SÃO PRATICAMENTE SOBREPOSTOS.


A MODULAÇÃO DA CASA SEGUE O EIXO DOS
ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE ALUMÍNIO
FORMANDO UMA MALHA DE RETÂNGULOS EM PLANTA, OS QUAIS SÃO IGUAIS NAS FAIXAS HORIZONTAIS E FORMAM UM CONJUNTO HOMÓLOGO NAS FAIXAS VERTICAIS, INDICADAS NA PLANTA AO LADO. A PROPORÇÃO DE CORTE ENTRE OS PÉS DIREITOS É QUASE 1:1 E A PROPORÇÃO EM CORTE ENTRE OS CÔMODOS SEGUE A MALHA


ESTRUTURAL EM PLANTA, TOTALIZANDO APROXIMADAMENTE A PROPORÇÃO DE 1:2:1, SENDO O ÁTRIO O CÔMODO COM MAIOR PROPORÇÃO.
DESTE MODO, A CASA PODE SER DIVIDIDA ENTRE TÊS GRANDES ÁREAS A PARTIR DOS EIXOS ESTRUTURAIS QUE REFLETEM A
FLEXIBILIDADE
O PROJETOTEM A PLANTA BASTANTE
DETERMINADA. NÃO É INDICADA A
POSSIBILIDADE DE RECONFIGURAÇÃO DOS
ESPAÇOS. EMBORA O ÁTRIO CRIE UMA
BARREIRA VISUALMENTE PERMEÁVEL CONECTANDO TANTO OS CÔMODOS DE UM
MESMO ANDAR, QUANTO OS ANDARES ENTRE SI.
TAMBÉM SE DESTACA A PERMEABILIDADE
VISUAL ENTRE EXTERIOR-INTERIOR ATRAVÉS


DAS GRANDES PORTAS DE VIDRO, QUE DIALOGAM COM A FLUIDEZ ARQUITETÔNICA
QUE TOYO ITO DEFENDE.
O ALUMINUM HOUSE POSSUI TODA SU ESTRUTURA E VEDAÇÃO EXTERNA EM ALUMÍNIO, ESCOLHA FEITA DURANTE O PROCESSO DE PROJETO, UMA VEZ QUE A ESTRUTURA INICIALMENTE SERIA EM CONCRETO (SCHITTICH, 2012, p.70, tradução nossa).
A MODULAÇÃO DA MALHA ESTRUTURAL É DE 3,6X3,6 M E 1,8X1,8 M NAS BORDAS (SCHITTICH, 2012, p. 70, tradução nossa) E O MAIOR VÃO DA ESTRUTURA É DE 4,2 M, CONSIDERADO PEQUENO (ARAYA; BUN 2014).




OS COMPONENTES ESTRUTURAIS PODEM SER VIZUALIZADOS NA AXONOMETRIA AO L BEM COMO SUAS ESPECIFICAÇÕES E DIMENSÕES.
DETALHAMENTO E INOVAÇÕES TÉCNICAS
ESTE PROJETO PODE SER CONSIDERADO PIONEIRO EM CONSTRUÇÃO COM ALUMÍNIO NO JAPÃO, SENDO REALIZADO NUMA ÉPOCA EM QUE O ALUMÍNIO AINDA NÃO ERA NORMATIZADO COMO MATERIAL ESTRUTURAL (ARAYA; BUNTROCK, 2014).
OS PROJETISTAS UTILIZARAM O ALUMÍNIO DE FORMA RADICAL, EXPLORANDO O ENCAIXE DOS ELEMENTOS DE VEDAÇÃO COM OS ESTRUTURAIS (ARAYA; BUNTROCK, 2014). AS ESTRUTURAS DE ENCAIXE SÃO MOSTRADAS NO CORTE AO LADO, BEM COMO, OS PERFIS METÁLICOS USADOS. OUTRO DESTAQUE É O PERFIL DE PILAR UTILIZADO, MOSTRADO NO DETALHE ABAIXO, CRUCIFORME E FECHADO COM PLACAS DE ALUMÍNIO,TÉCNICA QUE CONTRIBUE NA RESISTÊNCIA A TERREMOTOS (ARAYA; BUNTROCK, 2014).
MATERIALIDADE
SENSORIALMENTE, OS MATERIAIS DO
EXTERIOR E DO INTERIOR DA CASA SE

CONTRAPÕEM: EXTERNAMENTE, SÃO UTILIZADOS COMO VEDAÇÃO OS PRÓPRIOS PAINÉIS ESTRUTURAIS DE ALUMÍNIO (ARAYA; BUNTROCK, 2014); INTERIORMENTE, OS REVESTIMENTOS SÃO FEITOS EM MADEIRA OU TONS CLAROS. COMO AS FOTOS AO LADO DEMONSTRAM, A REFLEXIBILIDADE DA PLACA EXTERNA, CRIA UMA SENSAÇÃO DE DIFUSÃO
INTERESSANTE COMBINADA COM A APARÊNCIA AUSTERA DO MATERIAL BRUTO E AS TONALIDADES DE CINZA MAIS FRIAS DO ALUMÍNIO, CARACTERÍSTICA CONTRÁRIA AO
INTERIOR, QUE PARECE MAIS ACONCHEGANTE COM SEUS TONS MAIS QUENTES. TERMICAMENTE, O PROJETO NÃO É MUITO CONFORTÁVEL. APESAR DE BEM INSOLADO, A CONDUTIVIDADE TÉRMICA DO ALUMÍNIO COMBINADA COM A PEQUENA ESPESSURA DE ISOLANTE CAUSAM UM DESEMPENHO TÉRMICO NÃO SATISFATÓRIO (ARAYA; BUNTROCK, 2014).

DORMITORY FOR SUS COMPANY FUKUSHIMA BRANCH

ESCRITÓRIO: TOYO ITO & ASSOCIATES, ARCHITECTS
PERÍODO: 2004-2005
LOCAL: SUKAGAWA, FUKUSHIMA - JAPÃO
PROGRAMA: DORMITÓRIO COLETIVO
ESTRUTURA: ALUMÍNIO
ÁREA DO TERRENO: 1566,55 m²

ÁREA CONSTRUÍDA: 489,20 m²

A LOCALIZAÇÃO
O PROJETO LOCALIZA-SE NO PERÍMETRO
URBANO DE SUKAGAWA, EM FUKUSHIMA NO JAPÃO. ENCONTRA-SE NUMA ÁREA DISTANTE DO PRINCIPAL NÚCLEO URBANO, PORTANTO, DE ESPRAIMENTO URBANO, ONDE ESTÃO ALOCADOS EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS E DE ATIVIDADES AGRÍCOLAS.

CONFORME DEMONSTRA A IMAGEM DE SATÉLITE, A REGIÃO É BASTANTE ACIDENTADA, FATOR QUE FOI UTILIZADO PELO ARQUITETO A FAVOR DA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO (ITO, 2005, p. 80).

A RELAÇÃO COM O ENTORNO
O DORMITÓRIO FICA NAS CERCANIAS DA FÁBRICA, CANTO ESQUERDO SUPERIOR DA IMAGEM, FACILITANDO A LOCOMOÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO DORMITÓRIO ATÉ O LOCAL DE TRABALHO.
NAS ÁREAS PRÓXIMMAS, ENCONTRAM-SE OUTROS ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS, RESIDÊNCIAS E UM CENTRO CULTURAL, O MUSEU DE CIÊNCIAS MUSHITEC WORLD, PORÉM
O DORMITÓRIO PARECE BASTANTE PRIVATIVO, NÃO APARENTA DIALOGAR DIRETAMENTE COM ESTES ESTABLECIMENTOS.
SALIENTA-SE QUE, SEGUNDO INFORMAÇÕES DO GOOGLE MAPS, O EDIFÍCIO ESTÁ ALOCADO PRÓXIMO A PARQUES.
A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL SE D INTERPOLAÇÃO ENTRE ÁREAS COLE ÁREAS PRIVATIVAS. HÁ UM GRANDE NÚCLEO COLETIVO QUASE CENTRALIZADO EM PL QUE SE ESPRAIA ENTRE AS ÁREAS DE DORMITÓRIO CONFIGURANDO UM ESP COLETIVO CONTÍNUO. CONSIDERA-SE O CONJUNTO DE ESP COLETIVOS COMO O CENTRO ORGANIZ DO PROJETO, POIS OS ACESSOS SÃ CONECTADOS A ESSES ESPAÇOS E A DELES SE DÁ A CIRCULAÇÃO. O GRANDE EI DE ESPAÇOS COLETIVOS FUNCION TRONCO QUE DÁ SUSTENTAÇÃ OS ESPAÇOS PRIVATIVOS, DORMI OS DORMITÓRIOS SÃOTIPOLOGI CONFIGURAÇÕES ANÁLOGAS DE PL DE DIMENSÕES DIFERENTES.

MODULAÇÃO

HÁ A INDICAÇÃO DE UMA MALHA GEOMÉ
A QUAL ENQUADRA O PROJETO, PORÉM A MODULAÇÃO NÃO É CLARA NA ESPA
EM SI. A MAIOR PARTE DAS MEDIDAS SÃ DIVERSIFICADAS, BEM COMO AS ÁREAS. OS DORMITÓRIOS SÃOTIPOLÓGICOS. PODEM SER CONSIDERADOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM O EDIFÍCIO, PORÉM NÃ APRESENTAM UMA UNIDADE CONQU ÁREA E À FORMA, PORTANTO NÃO POSSUEM UMA MODULAÇÃO RÍGIDA.

INTERPRETANDO OS DORMITÓRIOS COMO COMPONENTES É POSSÍVEL IMAGINAR SUA REPLICAÇÃO DE FORMA A EXPANDIR O PROJETO. IMPRESSÃO QUE FICA IMPLÍCITA NA PLANTA, POIS PARECE QUE OS DORMITÓRIOS REALMENTE SE REPRODUZIRAM E ESPRAIARAM SOBRE O TERRENO. A ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL ATRAVÉS DOS ESPAÇOS COLETIVOS, RETOMANDO O IMAGINÁRIO DA ÁRVORE, CORROBORA COM ESSA IDEIA. PORÉM ISSO NÃO É INDICADO PELO ARQUITETO.



COMPONENTES ESTRUTURAIS
NA ÉPOCA, ESTE FOI O QUINTO PROJETO CONSTRUÍDO PELO ESCRITÓRIO EM PARCERIA
COM O ENGENHEIRO MASATO ARAYA EM ESTRUTURA DE ALUMÍNIO (ITO, 2005, p. 60) E O MAIOR DELES (ARAYA; BUNTROCK, 2014). OS PRINCIPAIS COMPONENTES ESTRUTURAIS SÃO AS PAREDES CURVADAS FEITAS DE PLACAS EXTRUDADAS E DELGADAS DE ALUMÍNIO, MOSTRADAS NO DETALHE AO LADO, CUJAS MEDIDAS SÃO 250 MM E 70 MM (ARAYA; BUNTROCK, 2014). AS PAREDES TAMBÉM RECEBEM OS ESFORÇOS DA ESTRUTURA DO TELHADO CONSTITUÍDA DE PERFIS DE ALUMÍNIO EXTRUDADO (ITO, 2005, p. 61), O QUE PODE SER VISTO NO CORTE AO LADO.


O MAIOR DESTAQUE TÉCNICO DESTE PROJETO SÃO AS PAREDES, QUE UTILIZAM DE PLACAS DE DOIS RAIOS DIFERENTES, 5,4 M E 13,5 M, PARA CONFIGURAR A CURVATURA, OS PAINÉIS DE CAIXA FECHADA RESISTEM TANTO AS CARGAS VERTICAIS, QUANTO AS CARGAS LATERAIS PROVENIENTES DOS TERREMOTOS. NESTE PROJETO AS JUNÇÕES FORAM FEITAS POR PARAFUSOS (ARAYA; BUNTROCK, 2014), VISTAS NO DETALHE AO LADO. NO DETALHE TAMBÉM É POSSÍVEL VISUALIZAR A LIGAÇÃO DOS PAINÉIS COM A FUNDAÇÃO,TAMBÉM FEITA ATRAVÉS DE PARAFUSOS (ITO, 2005, p. 60).

MATERIALIDADE
COMO NO ALUMINUM HOUSE,




SENSORIALMENTE, NO EXTERIOR, O PROJETO SE VALE DA PRÓPRIA MATERIALIDADE
REFLEXIVA DO ALUMÍNIO E, NO INTERIOR, DOS TONS MAIS QUENTES DA MADEIRA, PROPRICIANDO UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR, VISTO NAS FOTOS AO LADO. PORÉM EM CONTRAPOSIÇÃO AO ALUMINUM HOUSE, NO DORMITÓRIO O DESEMPENHO TÉRMICO E ACÚSTICO É BOM. O ISOLAMENTO TÉRMICO FOI REALIZADO ATRAVÉS DE UMA CAMADA DE ESPUMA DE 40 MM NAS PAREDES, VISUALIZADA ATRAVÉS DO DETALHE DO CORTE AO LADO, E UMA CAMADA DE 15-20 MM DE ESPUMA DE URETANO PULVERIZADA (ARAYA; BUNTROCK, 2014).
WHITE O
ESCRITÓRIO: TOYO ITO & ASSOCIATES, ARCHITECTS

PERÍODO: 2004-2009
LOCAL: MARBELLA, PUCHUNCAVÍ - CHILE
PROGRAMA: RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

ESTRUTURA: CONCRETO ARMADO
ÁREA DO TERRENO: 2500 m²
ÁREA CONSTRUÍDA: 375 m²
O PROJETO ESTÁ LOCALIZADO NA REGIÃO
COSTEIRA CHILENA DE PUCHUNCAVÍ, NA CIDADE DE MARBELLA.
A REGIÃO LITORÂNEA TEM A COSTA BASTANTE RECORTADA E ENCONTRA-SE PRÓXIMA DE REGIÃO ONDE A TOPOGRAFIA É ACIDENTADA.
A CONCENTRAÇÃO URBANA PODE SER CONSIDERADA DE PEQUENA ESCALA E SUA MALHA É BASTANTE SERPETEANTE. DESTACAM-SE OS ESTABELECIMENTOS
VOLTADOS AOTURISMO OU AO LAZER COMO A MARINA, HOTÉIS E RESTAURANTES CONFORME
FOI AVERIGUADO NA IMAGEM DE SATÉLITE ATRAVÉS DO GOOGLE EARTH. O PRÓPRIO
PROJETO FAZ PARTE DE UM CONJUNTO DE VERANEIO (ITO, 2005, p. 160), ACENTUANDO A PUJANÇA DO SETORTURÍSTICO NA REGIÃO.
A RELAÇÃO COM O ENTORNO
SEGUNDO A IMAGEM DE SATÉLITE AO LADO, O PROJETO LOCALIZA-SE FORA DA ORLA, PRÓXIMO AO CLUBE DE GOLFE DA CIDADE, VISTO À DIREITA NA IMAGEM, ESSA LOCALIZAÇÃO FORNECE VISTAS DAS CADEIAS MONTANHOSAS AO LONGE E DO CAMPO DE GOLFE (ITO, 2005, p. 160).

É IMPORTANTE DESTACAR QUE AO SEU REDOR, NAS DUAS FACES DA RUA, HÁ OUTROS NOVE PROJETOS DE IMPORTANTES ARQUITETOS CHILENOS (JOY, 2006). EM CONJUNTO AO WHITE O , ESSES PROJETOS CONSTITUEM A PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO OCHO AL CUBO, GERIDO PELO DEPARTAMENTO DE ARQUITECTURA DE INTERDESIGN, QUE POSSUI ENTRE SUAS FINALIDADES A EDUCACIONAL (ocho al cubo, 2009).

O ELEMENTO DESTAQUE DE ORGANIZ ESPACIAL É O CORREDOR QUE DÁ À RESIDÊNCIA SUA FORMA; O CORREDOR ORA SE EXPANDE E SE TORNA PARTE DOS CÔMODOS COMO NA SALA DE ESTAR, ORA FUNCION COMO UM ELEMENTO DE LIGAÇÃ TORNA ALGO SEMELHANTE A UM MIRAN TODA FORMA A NOÇÃO DE PROCESSO E CAMINHO PARECE CENTRAL NO PROJE A ORGANIZAÇÃO ESPACIAL TAMBÉM SE D RELAÇÃO AOS NÍVEIS. A CASA POSSUI UM PAVIMENTO SUBTERRÂNEO, APRO SE DA PRÓPRIA ENCOSTA DO TERRENO (I 2005, p. 160) E UM PAVIMENTOTÉRREO COM UM DESNÍVEL PRÓPRIO RESULTADO DO CORREDOR, QUE POSSIBILITA AOS QU MAIOR PRIVACIDADE E SEPARAÇÃ ÁREA SOCIAL E A ÁREA PRIVATIV







FLEXIBILIDADE
DO MESMO MODO QUE O ALUMINUM HOUSE, NO WHITE O NÃO HÁ INDICAÇÃO DE FLEXIBILIDADE


CONQUANTO A RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL. EMBORA HAJA GRANDE PERMEABILIDADE
ESPACIAL E VISUAL ENTRE EXTERIORINTERIOR, CARACTERÍSTICA QUE TRAZ CERTO SENSO DE EXPANSÃO DO CAMPO ESPACIAL.
COMPONENTES ESTRUTURAIS
A ESTRUTURA DO WHITE O É EM CONCRETO
ARMADO, UM DOS REQUESITOS DO PROJETO OCHO AL CUBO (ocho al cubo, 2009), DO QUAL A CASA É UM PRODUTO. NO CORTE AO LADO, PODE VERIFICAR-SE O DETALHAMENTO DA ARMADURA, FEITA COM VIGAS DE PERFIL I (250X250X9X22 MM).
DETALHAMENTO E INOVAÇÕES TÉCNICAS
A CASCA CURVA DE CONCRETO É O DESTAQUE CONSTRUTIVO DESTE PROJETO, VER FOTOS AO LADO. A ESTRUTURA TORNA-SE A PRÓPRIA FORMA ARQUITETÔNICA E PROPORCIONA À




CASA UM HABITAR DINÂMICO, SEJA PELA CIRCULAÇÃO, SEJA PELOS JOGOS DE NÍVEIS E VISTAS. ATENTA-SE AO CUIDADO DADO AOS DETALHES CONSTRUTIVOS QUE VISAM A PRESERVAÇÃO DA CONSTRUÇÃO COMO A PINGADEIRA E O SISTEMA DE ESCOAMENTO DE ÁGUA (VER DETALHES AO LADO).

UM DOS REQUISITOS ESTÉTICOS DO PROJETO
OCHO AL CUBO ERA O EXTERIOR BRANCO (ITO, 2005, p. 160 ), DE MODO QUE NO WHITE O, EXTERNAMENTE, O CONCRETO ESTRUTURAL É BRANCO OU PINTADO DE BRANCO, SEGUNDO DETALHAMENTO EM CORTE. NO INTERIOR, O ACABAMENTO DAS PAREDES E DO TETO É FEITO COM UMA CAMADA DE ESTUQUE DE 15 MM E O ACABAMENTO DO PISO É FEITO DE MADEIRA DE 15 MM, EM CÔMODOS COMO OS QUARTOS, E DE CALCÁRIO DE 20 MM, EM CÔMODOS COMO O ESPAÇO DE ESTAR, E DE 15 MM, EM ESPAÇOS COMO O TERRAÇO. PERCEBE-SE UMA PREOCUPAÇÃO COM O CONFORTOTÉRMICO, POIS É PREVISTO AQUECIMENTO NO PISO. PORQUE O TETO TAMBÉM É ACESSÍVEL, PERCEBE-SE PREOCUPAÇÃO CONTRA INFILTRAÇÃO COM UMA CAMADA DE ISOLANTE DE 30 MM. ESSES DETALHES PODEM SER VISTOS NOS CORTES E FOTOS AO LADO.






PROJETO: ALUMINUM HOUSE IN SAKURAJOSUI
Aluminum House in Sakurajosui. In: Toyo Ito & Associates, Architects (org). Disponível em: < http://www.toyoito.co.jp/WWW/Project_Descript/2000-/2000-p_01/2000-p_01_en.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
ARAYA, Masato; BUNTROCK, Dana. Toyo Ito’s Second Age of Aluminum: Toyo Ito + Masato Araya’s Experiments in the Structural Use of Aluminum. In: OPEN CITIES: The New Post-Industrial World Order, ACSA Press, 2014, p. 365-377. Disponível em: < https://www.acsaarch.org/chapter/toyo-itos-second-age-of-aluminum-toyoito-masato-arayas-experiments-in-thestructural-use-of-aluminum/>. Acesso em 20 jul. 2022.
SCHITTICH, Christian. House in Sakurajosui. In: Japan: Architecture, Constructions, Ambiances. DETAIL, Munique, 2012, p. 70-73. Disponível em: <https://doi.org/10.11129/detail.9783955531676>. Acesso em 20 jul. 2022.
PROJETO: DORMITORY FOR SUS COMPANY FUKUSHIMA BRANCH
ARAYA, Masato; BUNTROCK, Dana. Toyo Ito’s Second Age of Aluminum: Toyo Ito + Masato Araya’s Experiments in the Structural Use of Aluminum. In: OPEN CITIES: The New Post-Industrial World Order, ACSA Press, 2014, p. 365-377. Disponível em: < https://www.acsaarch.org/chapter/toyo-itos-second-age-of-aluminum-toyoito-masato-arayas-experiments-in-thestructural-use-of-aluminum/>. Acesso em 20 jul. 2022.
Dormitory for SUS Company Fukushima Branch. In: Toyo Ito & Associates, Architects (org.). Disponível em: < http://www.toyoito.co.jp/WWW/Project_Descript/2005-/2005-p_05/2005-p_05_en.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
ITO, Toyo. Dormitory for SUS Company Fukushima Branch. In: El Croquis 147: Toyo Ito. El Croquis, Madri, 2009, p.58-69. Disponível em: < https://www.academia.edu/35626615/El_Croquis_147_Toyo_Ito_2005_>. Acesso em 20 jul. 2022.
PROJETO: WHITE O
Etapa 01 marbella. In: ochoalcubo (org). Disponível em: <http://ochoalcubo.cl/etapas/etapa-01-marbella/>. Acesso em 20 jul. 2022. Filosofia. In: ochoalcubo (org). Disponível em: < http://ochoalcubo.cl/filosofia/>. Acesso em 20 jul. 2022.
ITO, Toyo. White O Project. In: El Croquis 147: Toyo Ito. El Croquis, Madri, 2009, p.158-163. Disponível em: < https://www.academia.edu/35626615/El_Croquis_147_Toyo_Ito_2005_>. Acesso em 20 jul. 2022.
JOY, Rick. Casa Marbella: Puchuncaví, Chile. Arq, Santiago, 2009, p. 73-75. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/250371221_Casa_Marbella_Puchuncavi_Chile>. Acesso em 20 jul. 2022.
White O. In: Toyo Ito & Associates, Architects (org). Disponível em: < http://www.toyo-ito.co.jp/WWW/Project_Descript/2005-/2005p_17/2005-p_17_en.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
PROJETO: ALUMINUM HOUSE IN SAKURAJOSUI
Aluminum House in Sakurajosui. In: Toyo Ito & Associates, Architects (org). Disponível em: < http://www.toyoito.co.jp/WWW/Project_Descript/2000-/2000-p_01/2000-p_01_en.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
Back Number. In: Japan Architect (org). Disponível em: < https://backnumber.japanarchitect.co.jp/japanese/2maga/jt/jt2000/jt04/work/jt044f.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
Google Earth Pro. Disponível em: <https://earth.google.com/web/@35.65615174,139.62872203,331.96393548a,0d,35y,27.0383h,30t,0.0001r?utm_source=earth7&utm_cam paign=vine&hl=pt-BR>. Acesso em 20 jul. 2022.
SCHITTICH, Christian. House in Sakurajosui. In: Japan: Architecture, Constructions, Ambiances. DETAIL, Munique, 2012, p. 70-73. Disponível em: <https://doi.org/10.11129/detail.9783955531676>. Acesso em 20 jul. 2022.
PROJETO: DORMITORY FOR SUS COMPANY FUKUSHIMA BRANCH
Dormitory for SUS Company Fukushima Branch. In: Toyo Ito & Associates, Architects (org.). Disponível em: < http://www.toyoito.co.jp/WWW/Project_Descript/2005-/2005-p_05/2005-p_05_en.html>. Acesso em 20 jul. 2022.
Google Earth Pro. Disponível em: < https://earth.google.com/web/@37.29431577,140.46016778,-58405.25144022a,60294.81367134d,35y,0.00041326h,4.5126534t,0r?utm_s ource=earth7&utm_campaign=vine&hl=pt-BR>. Acesso em 20 jul. 2022.
ITO, Toyo. Dormitory for SUS Company Fukushima Branch. In: El Croquis 147: Toyo Ito. El Croquis, Madri, 2009, p.58-69. Disponível em: < https://www.academia.edu/35626615/El_Croquis_147_Toyo_Ito_2005_>. Acesso em 20 jul. 2022.
PROJETO: WHITE O
CASA OCHO AL CUBO TOYO ITO. In: ChileArq (org). Disponível em: < https://www.chilearq.com/gallery/architecture/2664/Casa-Ocho-alCubo-Toyo-Ito/>. Acesso em 20 jul. 2022.
Google Earth Pro. Disponível em: < https://earth.google.com/web/@-32.65725062,-71.43573066,2012.60507054a,0d,35y,0.0008h,3.1392t,0.0003r?utm_source=earth7&utm_c ampaign=vine&hl=pt-BR>. Acesso em 20 jul. 2022.
ITO, Toyo. White O Project. In: El Croquis 147: Toyo Ito. El Croquis, Madri, 2009, p.158-163. Disponível em: < https://www.academia.edu/35626615/El_Croquis_147_Toyo_Ito_2005_>. Acesso em 20 jul. 2022.
White O/Toyo Ito. In: ArchDaily Brasil (org.). Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-102998/white-o-slash-toyo-ito. Acesso em 20 jul. 2022.
White O, Marbella, Chile – Toyo Ito. In: Iwan Baan (org.). Disponível em: < https://iwan.com/portfolio/toyo-ito-white-o-chile/#9545>. Acesso em 20 jul. 2022.