Jornal "em cartaz" - Abril/15

Page 1

Ano III - N º 16 - Abril/2015

Docente é aprovada com nota máxima em tese de doutorado

Estudantes atuam em Campanha de Prevenção à Tuberculose

Projeto DeclarAÇÃO acontece pelo quinto ano consecutivo Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


#Vida Acadêmica

A

Central de Atendimento ao Aluno (CAA) presencial é o setor responsável pelo atendimento do nosso público interno e externo. É o primeiro contato do aluno com a Instituição, criada justamente para atender e informar sobre questões referentes ao meio acadêmico. Pensando em facilitar o acesso e as solicitações com mais comodidade, a CAA também está on-line. Os serviços disponíveis vão além da solicitação de documentos acadêmicos e financeiros. Todos os processos passam por triagem, na qual é realizada a análise minuciosa de cada um, antes de serem liberados para o setor de destino. Se o processo não atender a solicitação, é realizado o cancelamento e o aluno recebe por e-mail as orientações necessárias para que seu pedido seja atendido. Para ter acesso a este canal exclusivo de atendimento ao aluno, o interessado deve acessar a Área do Aluno, com RGM e senha, e, em seguida, clicar em “Serviço” e selecionar a opção “CAA Online”.

A CAA também é on-line

Atendimento On-line Acesse Área do Aluno >> Serviços >> CAA On-line para solicitar serviços, verificar suas notas, faltas, horário de aulas e muito mais. Basta digitar seu RGM e senha.

Atendimento presencial Campus Centro*: funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h. Campus Martim de Sá*: funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h, e das 16h às 22h – não funciona aos sábados. *exceto no período de férias e recesso

escolar, quando o aluno pode obter informações sobre horário de funcionamento por telefone.

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Alunos e egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas abrem empresa de T.I.

ara Morais, Márcio Da esquerda para a direita: May Santos e Cleyson Fernandes

A

cidade de Caraguatatuba recebe uma nova empresa de tecnologia e desenvolvimento de softwares, fundada por dois alunos e três egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Módulo.

A ideia surgiu em novembro de 2014 e a empresa KOPI Agência Interativa foi inaugurada em março de 2015. “O curso de ADS do Módulo foi fundamental para a aplicação dos conceitos de programação, princípios de análise e, principalmente, a gestão empresarial voltada para Tecnologia de Informação.”, relata Márcio Santos, um dos fundadores da agência. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas dura quatro semestres e envolve aulas práticas e situações vivenciais, que visam ao aperfeiçoamento contínuo alinhado às atuais tecnologias, a exemplo do desenvolvimento de aplicações móveis, além de minicursos, workshops e visitas técnicas a empresas e eventos. www.kopi.com.br

Convênio com a Microsoft beneficia alunos de ADS

O

s alunos e professores do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Módulo têm acesso gratuito, dentro e fora da sala de aula, ao pacote de serviço da Microsoft, Dreamspark Premium. Com o serviço, os estudantes podem fazer download de diversas ferramentas atuais da plataforma Microsoft, somando mais de 170 produtos, dentre eles: Sistemas Operacionais cliente e servidor, aplicativos de produção, desenvolvimento e de Banco de Dados.

Os interessados em acessar o Dreamspark devem solicitar ao coordenador do curso a inclusão de dados pessoais para cadastro. A partir daí, o aluno recebe informações adicionais em seu próprio e-mail e passa a ter acesso completo à ferramenta. Além disso, o laboratório que atende aos estudantes do curso, recebeu 25 novos computadores, todos equipados com os melhores programas do mercado.

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


#Fique por dentro

Projeto DeclarAÇÃO acontece pelo quinto ano consecutivo

P

elo quinto ano consecutivo, os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Instituição realizam gratuitamente a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física em parceria com o Poupatempo Caraguatatuba. Ao promover esta iniciativa, o Módulo oferece aos alunos a oportunidade de prestar um atendimento à comunidade, ao mesmo tempo em que colocam em prática o conteúdo obtido em sala de aula. De acordo com o Prof. Ms. Rodrigo Pinto de Camargo, responsável pela supervisão dos alunos durante a ação, os estudantes receberam treinamento para aprender a fazer a declaração do im-

posto de renda no software da Receita Federal, a interpretar os informativo de rendimento e transmitir essas informações aos cidadãos. Os interessados em utilizar o serviço devem apresentar os seguintes documentos: informes de rendimentos do ano de 2014, comprovante de residência recente (até 3 meses), CPF e título de eleitor. No Poupatempo, a ação acontece aos sábados, das 9h às 13h, com entrega de senhas até às 10h30. Este ano, também haverá atendimento no campus Martim de Sá e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Caraguatatuba. Confira a programação completa:

Centro Universitário Módulo Data: dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24/04, das 18h às 19h30 Endereço: Marginal Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000 – Bairro Martim de Sá Poupatempo Caraguatatuba Data: dias 11, 18 e 25/04, das 9h às 13h (senhas até às 10h30) Endereço: Av. Rio Branco, 955 – Bairro Indaiá OAB – Caraguatatuba Data: de 13 a 17 e de 22 a 24/04, das 13h às 17h (senhas até às 14h30) Endereço: Rua Vital Brasil, 44 – Bairro Centro Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Mais um motivo de orgulho! A partir de agora, a Faculdade São Sebastião, a Faculdade Caraguá e o Colégio Objetivo São Sebastião – Centro passam a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional S/A, juntandose ao nosso grupo de Instituições, com o objetivo de consolidar nossa liderança no Litoral Norte de São Paulo. colocação entre os maiores grupos de educação no Brasil em 2015, reforçando ainda mais a sua liderança em reunir os melhores índices acadêmicos em avaliações do MEC e rankings universitários. Com certeza esse passo é motivo de orgulho para todos nós.

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Parceria com Ministério Público Federal beneficia deficientes

O

s alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Direito do Módulo, junto ao Ministério Público Federal, participam do projeto para apuração das condições de acessibilidade em edifícios públicos e privados, a fim de verificar se as edificações conseguem atender pessoas com qualquer tipo de deficiência na mobilidade, conforme a Norma Brasileira de Acessibilidade 9050. O projeto acontece desde o segundo semestre de 2014; este ano, o curso de Engenharia Civil também participa da iniciativa. Serão atendidos os quatro municípios que compõem o Litoral Norte paulista: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Após capacitação, são formadas quatro equipes com três alunos, sendo uma de cada cidade, além da equipe interna, que tem como tarefa elaborar o relatório com base nas informações dos levantamentos realizados. Cada grupo faz os levantamentos, devidamente equipado, com crachá de identificação, máquina fotográfica, trena e prancheta de anotações. Após a finalização do relatório, este é passado para o Ministério Público Federal, para que este convoque os responsáveis pela alteração na edificação. Os alunos interessados em participar do projeto devem procurar a profa. Ms. Tatiane Roselli Ribeiro, no campus Martim de Sá, às terças-feiras, a partir das 19h.

Acesse www.creditouniversitario.com.br/graduacao-modulo e saiba mais!

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


#Acontece

Docente é aprovada com nota máxima em tese de doutorado Professora e egresso de Direito publicam artigo científico

A

professora do curso de Pedagogia, Divina de Fátima dos Santos, foi aprovada com nota máxima em sua tese de doutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A tese, intitulada “Olha pra mim: encontro de gerações intermediado pela escrita de cartas”, deu à professora o título de doutora pelo Programa de Estudos PósGraduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Divina desenvolveu o trabalho entre 2010 e 2014, analisando cartas trocadas mensalmente entre idosos e crianças de Caraguatatuba, observando o quanto o ato de escrever sobre a vida cotidiana está associado a uma melhor autopercepção. Aproximadamente 300 crianças e 250 idosos participaram do estudo. Os resultados desta pesquisa mostraram a importância de uma articulação intersetorial, envolvendo diferentes Secretarias Municipais (como a Secretaria da Educação e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso), para uma maior efetividade na execução de políticas públicas. Com sua tese aprovada, o próximo projeto da professora é escrever um livro sobre a experiência.

A

docente Ms. Dulcilene Aparecida M. Rodrigues e o egresso Magno Aparecido Souza, ambos do curso de Direito da Instituição, publicaram o artigo “Os novos refugiados e (em razão de) sua orientação sexual”. O mesmo contextualiza os direitos humanos, voltados a um grupo particularmente perseguido ao longo da história mundial: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros, também conhecidos pela sigla (LGBTT). O objetivo do artigo é ampliar o estudo desse tema, para que as necessidades da sociedade evoluam e, assim, permitam a inclusão de grupos de indivíduos pertencentes à classe LGBTT, entre outras, como integrantes legítimos dos “grupos sociais” para que se beneficiem do reconhecimento de seu status de refugiados nos países que os acolhem. O estudo foi apresentado no V Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional I, promovido pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal, em outubro de 2014. Além disso, o artigo também foi capítulo do livro: “Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional. Vol. 3 Tomo II”, fruto da pesquisa desenvolvida pelo Programa de Iniciação Científica do Módulo. Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Encontro entre estudantes e profissionais de comunicação

O Da esquerda para a direita – Prof. Ricardo Hiar, Giseli Lencioni, Gustavo Nascimento e Leonardo Rodrigues.

s estudantes do curso de Jornalismo do Módulo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as áreas de assessoria de imprensa e redação de veículos impressos. No início de março, o campus Martim de Sá recebeu os jornalistas Leonardo Rodrigues, editor-chefe do jornal Imprensa Livre, a diretora de jornalismo Giseli Lencioni e o assessor de imprensa Gustavo Nascimento, ambos da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. O professor Ms. Ricardo Hiar mediou o debate entre os estudantes e os profissionais convidados. Estes últimos, por meio de perguntas e de muita interação, compartilharam suas experiências em cada segmento, além de discutirem sobre a ética profissional dentro dos diferentes campos do jornalismo. Para a jornalista convidada Giseli Lencioni foi um prazer participar do debate. “Em meio a uma verdadeira crise moral e ética, foi muito bom ver jovens interessados em discutir o papel da imprensa e a relação que os jornalistas devem ter com as assessorias de imprensa, tanto de órgãos públicos quanto da empresa privada”. A atividade envolveu alunos de todas as turmas do curso e faz parte da programação da disciplina Ética e Legislação, aplicada ao jornalismo. Estudante do 3º semestre do curso Shélica Hortecio, disse que é muito mais fácil ter ideia de como é a profissão, conversando com profissionais experientes no ramo. “Recebemos diversas orientações; entre elas, a de que sempre devemos buscar a verdade, ouvindo todas as partes envolvidas na história”, revelou.

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


S

Estudantes de Enfermagem atuam em Campanha de Prevenção à Tuberculose

egundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 16º lugar no ranking de países com casos de tuberculose. Para conscientizar a população sobre a doença, seus sintomas, o diagnóstico e tratamento, os alunos do curso de Enfermagem da Instituição participaram da campanha “Combate à Tuberculose”, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba. De 02 e 13/03, os estudantes realizaram uma blitz, abordando as pessoas que circulavam pela área externa do Centro de Especialidades Médicas de Caraguatatuba (CEM), com o objetivo de esclarecer dúvidas e explicar as formas de prevenção da doença. Vinte estudantes atuaram na ação, que também buscou convencer indivíduos assintomáticos a realizar o exame BAAR, capaz de identificar o bacilo de

koch (BK), causador do problema. O resultado foi a conscientização de cerca de 1.200 pessoas e a realização de 84 análises de escarro, registrando um caso positivo. Para Carolina Finholdt, do 1º semestre do curso, foi ótimo participar da Campanha. “Eu aprendi a lidar com o público, além de ter sido muito educativo para mim e, acredito, também para o público abordado”, comenta. Em 2014 foram registradas 71.123 novas infecções no país, o que equivale a uma média de 35 pacientes para cada 100 mil habitantes. O bacilo de Koch é transmitido de uma pessoa para a outra pelo ar durante a fala, tosse ou espirro em ambientes fechados. A tuberculose, que tem cura, atinge principalmente os pulmões.

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


#Bem-estar

D

Dengue: a prevenção é o melhor remédio

evido ao aumento de casos de Dengue em nossa Região, é preciso que todos intensifiquem as ações de combate à proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. É necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito em nossas residências.

Evite acumular água em: • Latinhas e tampinhas de garrafa • Embalagens plásticas • Vasos de plantas • Baldes • Bacias • Piscina descoberta • Jarros de flores • Copos plásticos • Tampinhas de refrigerantes

• Pneus velhos • Garrafas Pet • Lonas • Aquário sem uso • Entulhos ou sobra de obras • Sacos plásticos • Tambores • Plantas que acumulam água como: bromélias, babosa e espada de são jorge

Atenção aos seguintes sintomas:

febre alta (acima de 38°C), fraqueza e prostração, dor no corpo e nas juntas, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, sem resfriado ou coriza. A presença de dois destes sinais, combinados com febre alta, é indicação de que deve procurar o serviço médico, principalmente quem está chegando de viagem de região contaminada. Os sintomas da Dengue Clássica como é chamada, acrescida de dor abdominal contínua, suor intenso e queda de pressão caracterizam a Dengue Hemorrágica. Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


#Cruzeiro do Sul Educacional

O

Alunos da Universidade Cruzeiro do Sul realizam Mostra na Subprefeitura de Itaquera www.cruzeirodosul.edu.br

s alunos dos cursos de MBA em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Cruzeiro do Sul, campus São Miguel, realizaram no dia 19 de março, em parceria com a Subprefeitura de Itaquera, a Mostra Ambiental. O evento ocorreu no Auditório da Subprefeitura de Itaquera e teve a apresentação de diversos projetos.

UDF promove Projeto Inclusão Digital para Terceira Idade

www.udf.edu.br

A

coordenação de Tecnologia do UDF, em parceria com a coordenação de Direito da Pessoa Idosa, Órgão vinculado a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Secretaria da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do GDF, promovem o Projeto Inclusão Digital para Terceira Idade. O curso tem como objetivo principal proporcionar a inclusão digital para a população idosa, visando a qualidade de vida.

Coordenador da UNICID é entrevistado pelo portal R7

www.unicid.edu.br

O

coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNICID, Prof. Emérito Wagner Pagliato, concedeu ao portal R7 entrevista sobre a Declaração de Imposto de Renda 2015. Na matéria, o Prof. Wagner Pagliato esclareceu os leitores sobre a necessidade de parentes próximos declararem o imposto de renda de pessoas já falecidas.

O

Pesquisadores da UNIFRAN no Ranking Google Scholar Citation

www.unifran.edu.br

s professores Márcio Luís Andrade e Silva, Wilson Roberto Cunha, Carlos Henrique Gomes Martins e Sérgio Ricardo Ambrósio, pesquisadores da Unifran, provam mais uma vez, que a universidade está produzindo trabalhos científicos qualificados e de excelência; todos tiveram seus nomes citados no Ranking of scientists in Brazilian Institutions according to their GSC.

Campus Virtual em Minutos

www.cruzeirodosulvirtual.com.br

Confira a nova edição do programa em www.youtube.com/universitariomodulo. Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Em Cartaz é uma publicação destinada aos alunos do Centro Universitário Módulo. Produção: Gerência de Marketing & Comunicação. Coordenação Editorial: Janaína Fukai. Edição e Redação: Janaína Fukai. Revisão: Shirley Cabarite. Diagramação: Janaína Fukai. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião deste jornal. www.modulo.edu.br

modulo@modulo.edu.br

Em cartaz - Ano III - N º 16 - Abril/2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.