7 minute read

Atenção Integral à Saúde

�tenção Integral à Saúde

“Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bemestar físico, mental e social.” (CARTA DE OTTAWA, 1986, p.1).

Advertisement

O setor de Saúde Integral da Unimed Inconfidentes tem como objetivos:

Desenvolver, gerenciar e avaliar continuamente as atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças para beneficiários, condizentes com o perfil social e epidemiológico da nossa clientela e com a responsabilidade social da cooperativa.

Desenvolver, gerenciar e avaliar continuamente a assistência aos beneficiários incluídos no Programa de Gerenciamento de Casos Especiais (GCE), de modo a garantir às pessoas e às famílias com dificuldades de acesso aos serviços de saúde, cuidados integrais e equitativos.

Desenvolver, gerenciar e avaliar continuamente a assistência aos beneficiários incluídos no Programa Saúde do Idoso (SI), de modo a garantir a esses beneficiários autonomia e autocuidado.

Desenvolver, gerenciar e avaliar continuamente o Modelo de Atenção Integral à Saúde (MAIS) da cooperativa.

Interagir com os demais setores da Unimed Inconfidentes, de modo a garantir a qualidade de suas ações e a sustentabilidade da empresa através do trabalho em equipe. O ano de 2021 para o setor AIS, foi marcado pelo cenário mundial da pandemia do COVID-19, focamos na monitorização dos nossos beneficiários, sem perder a qualidade da assistência e o cuidado, com a qualidade de vida dos mesmos, prevenindo o agravamento do quadro clínico.

Mesmo neste cenário, não houve esforços para fazer-se necessário o cumprimento das exigências do plano de cuidados padronizados pela Federação Minas, seguindo os requisitos da qualidade de acordo com RN 452, e, o fortalecimento do modelo da Atenção Primária através do Programa MAIS.

Gerenciamento de casos especiais (GCE)

Programa pautado na assistência domiciliar, um ramo da atenção à saúde que envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças no âmbito domiciliar, com foco no atendimento ambulatorial dos beneficiários que apresentem limitação funcional.

Total de benefi ciários atendidos ao longo de 2019, 2020 e 2021

Benefi ciários do Programa Gerenciamento de Casos Especiais - GCE

Total de atendimentos realizados ao longo de 2019, 2020 e 2021

Atendimentos da Equipe Multidisciplinar do Gerenciamento de Casos Especiais-Gce

Intervenção Específi ca

O Programa Intervenção Domiciliar é pautado na assistência domiciliar, um ramo da atenção à saúde, que envolve ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças no âmbito domiciliar. Caracteriza-se pela oferta de ações de saúde por período de tempo delimitado quando existe a expectativa da recuperação total ou parcial do beneficiário. Seus objetivos específicos são:

Propor soluções de saúde (promoção, prevenção e assistência) no ambiente domiciliar;

Oferecer assistência pautada na integralidade do indivíduo;

Oferecer ao beneficiário condição para continuidade ou encerramento do tratamento, em seu ambiente familiar, com conforto e suporte da família;

Permitir a desospitalização, nos casos que exista estabilidade clínica;

Evitar e/ou reduzir o período de internação hospitalar de beneficiários, especialmente os que já são acompanhados no domicílio;

Aumentar a rotatividade nos leitos hospitalares (contribuindo para o aumento do número de leitos disponíveis);

Acompanhar lesões cutâneas agudas ou crônicas que necessitem de cuidado especializado;

Apoiar o beneficiário e sua família através de atividades de orientação, em especial os cuidadores, para a continuidade do cuidado no domicílio.

Segue abaixo a economia gerada ao longo de 2021:

Taxa de economia gerada com a Intervenção Específi ca Atenção Integral à Saúde

Programa MAIS

O modelo de Atenção Integrada à Saúde, foi criado pela Federação Minas para oferecer às singulares do estado de Minas Gerais, suporte para reorientação do Modelo de Atenção à Saúde vigente, tendo como base a atenção primária como coordenadora do cuidado e, a implantação e o desenvolvimento de redes integradas.

Esse programa foi idealizado com o objetivo de melhorar a qualidade e os resultados dos serviços de saúde ofertados, deixando os beneficiários mais satisfeitos e garantir a sustentabilidade das cooperativas.

O objetivo é garantir que o beneficiário tenha sempre uma equipe de referência que poderá auxiliar no acesso aos serviços necessários.

O MAIS é uma proposta de benefício ao cliente, com uma equipe multidisciplinar (médico da família, enfermeira, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga e educadora física), com funcionamento de 2ª a 6ª feira de 8 às 18h. Sem cobrança de coparticipação nas consultas com essa equipe.

Atingimos a meta do primeiro ano de captação (01 equipe = ww750 beneficiários), mas ainda estamos em ascensão. Captamos os beneficiários hiperutilizadores de Pronto Atendimento e os de internações recorrentes.

Oferecemos teleatendimento nos casos de sintomas gripais e COVID positivo, além de educação continuada para o Idoso e Gestante.

Evolução na adesão dos benefi ciários ao programa MAIS

Programa Saúde do Idoso Programa da Gestante: Laços de Amor

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso visa desenvolver ações mais assertivas às necessidades dos beneficiários idosos no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção e gerenciamento de fatores de risco e doenças crônicas, além da manutenção da capacidade funcional e da autonomia.

O objetivo do Programa é oferecer ações que estimulem o autocuidado e a interdisciplinaridade, com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida do idoso.

Em março 2020 as atividades presenciais foram suspensas devido a pandemia do COVID 19, tivemos um recesso nas atividades e em junho retomamos as atividades adaptadas on line, tanto os exercícios físicos, como das oficinas de educação continuada e, o monitoramento telefônico desses beneficiários participantes.

Dedinho de Prosa: as principais atividades desenvolvidas no formato online com os idosos foram: marchinha de carnaval, saúde mental na terceira idade, oficina de páscoa, homenagem pelo dia das mães, consistência alimentar, brincadeira com os netos, saúde do homem, CA de mama e CA de próstata. O Programa de Atenção à Saúde da Gestante foi desenvolvido para atender as gestantes e recém-nascidos, envolvendo ações de promoção à saúde, de prevenção e de tratamento de doenças/complicações e minimizar fatores de risco. Objetivos do Programa: • Pré-natal e pós-parto adequado; • Orientações e treinamentos para uma gestação segura; • Incentivo ao parto humanizado; • Incentivo ao aleitamento materno; • Ser uma rede de apoio às gestantes e à família; • Melhora do IDSS; • Jeito de Cuidar Unimed; • Valorização do cliente Unimed.

Ações do Programa:

• Inscrição pelo site; • Captação pela enfermagem; • Consulta de enfermagem; • Classificação de risco, baseado no protocolo da Federação Minas; • Plano de cuidados; • Consultas individualizadas com a equipe multidisciplinar; • Participação no grupo de orientações (Whatsapp); • Atividades on-line /ao vivo (15/15 dias, temas variados); • Monitoramento telefônico; • Visita Unibaby após o nascimento do bebê.

Ao longo de 2021, 42 gestantes receberam os atendimentos e orientações da nossa equipe.

Pesquisa de satisfação dos benefi ciários atendidos pelo setor de Atenção Integral a saúde

A pesquisa foi realizada durante o mês de maio de 2021 via telefone com 50 be-neficiários do Gerenciamento de casos. Como a maioria são pacientes acamados, o pesquisador utilizou familiares e/ou cuidadores para responder as questões da pesquisa.

O grau de satisfação está acima da meta, mas é necessário reforçar principalmente a finalidade do programa, apesar de ter a explicação na admissão e no termo de consentimento. O setor de Saúde Integral realmente agrega muitos beneficiários, nos diversos públicos, com um plano de cuidados adequado a cada um deles. O modelo de Atenção à Saúde com efetivação do Projeto Mais na Atenção Primária foi iniciado, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado, para mudar paradigmas e construir um modelo centrado na pessoa com sua total integralidade.

Taxa de satisfação dos clientes do Programa de Gerenciamento de Casos Atenção Integral à Saúde

Taxa de satisfação dos clientes do Programa Saúde do Idoso

Atenção Integral à Saúde

Educação Continuada e Treinamentos

• Plano Terapêutico Singular • Registro nos prontuários • Cuidados Paliativos • Sequelas pós COVID • Fáscia na dor e reabilitação • Processo de terminalidade • Consistência alimentar • Suplementação • Doença da placa motora • Biossegurança • Escuta Ativa

This article is from: