PI 38

Page 57

(35)

CTG com tradição Há 64 anos protegendo a cultura gaúcha, o 35 CTG revolucionou quando a primeira patroa foi eleita, depois de mais de seis décadas de patronagem masculina Texto: Juliana Freitas. Fotos: Bibiana Kranz e Luiz Fernando Vieira

R

Tudo começou por volta de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial. Paixão Côrtes notou uma grande valorização da cultura americana por parte dos jovens, que não cultivavam os hábitos gaúchos. Márcia garante que a presença dos jovens hoje no 35 é intensa. “A porta de entrada são as invernadas de dança, os bailes e os cursos de fandango. Nós favorecemos muito que os jovens estejam presentes. Temos uma participação bem intensa dos jovens nos bailes e nas domingueiras.” Mas nem sempre foi assim. Paixão Côrtes veio de Santana do Livramento, no interior do Rio Grande do Sul. Criou em Porto Alegre o Departamento de Tradições Gaúchas, no Colégio Julio de Castilhos, juntamente com um grupo de jovens que também praticavam a cultura gaúcha. O objetivo era o de não deixar que as tradições do estado se perdessem.

Primeira Impressão | Dezembro/2012 | 57

oupas, gastronomia e música são características marcantes na cultura do Rio Grande do Sul. Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são lugares onde as pessoas que valorizam as tradições do estado se encontram para conversar, dançar e não deixar que a cultura seja esquecida. Eles se originaram há mais de 60 anos. Isso se confirma com a história do CTG mais antigo do Rio Grande do Sul: o 35 CTG. O 35, como é carinhosamente chamado, passou por muitas mudanças. A última foi a mais radical: depois de 63 anos de patronagem masculina, Márcia Borges assumiu como patroa. As mulheres não participaram da criação do 35 CTG, vindo a integrar o centro após sua construção. Isso aconteceu muito tempo depois de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, conhecido no estado apenas como Paixão Côrtes, dar o pontapé inicial para a história do 35.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.