Marinheiros na umbanda

Page 1

MARINHEIROS NA UMBANDA

Entidade ambígua que se apresenta na Umbanda, os marinheiros ncantam aqueles que os conhecem e os vêem trabalhando. Entendendo que as Entidades da Umbanda, apresentam-se como um “arquétipo”, de um personagem comum na história de nosso país, este artigo procura trazer pistas para compreendermos mais sobre essa entidade singular, passeando um pouco pela história, pelo folclore e por religiões fronteiriças e formadoras da Umbanda. Marinheiros e Marujos na História do Brasil Estudos trazem informações sobre quem eram os marinheiros e marujos pertencentes a nossa história1. A tripulação relativa ao tráfico negreiro, no século XIX, era formada por 53% de portugueses e 24% de africanos de diferentes etnias. Destes, a maioria eram ou tinham sido escravos e quase sempre estavam na condição de marinheiros. Era comum que capitães separassem escravos mais robustos para substituírem os tripulantes que morriam nas viagens. Também alguns capitães sentiam necessidade de ter na tripulação africanos para entender o que os escravos encarcerados estavam pensando ou tramando. A Marinha brasileira formada no tempo do Império recrutou á força inúmeras pessoas. No Relatório do Ministro da Marinha brasileira de 1888, cita-se que, de 1840 a 1888, foram recrutados à força 6.271 homens para o Corpo de Imperiais Marinheiros, e recebidos somente 460 voluntários. Todo homem suspeito de deserção, vadio, arruaceiro, gatuno, capoeira ou órfão poderia ser enviado para a Marinha ou para o Exército. Mendigos, moleques e vadios eram recrutados para o Exército e a Armada. Esse recrutamento era entendido como uma alternativa à superlotação das cadeias e à

1

- Um bom artigo sobre o tema é “Cultura marítima: marinheiros e escravos no tráfico negreiro para o Brasil (sécs. XVIII E XIX)”de Jaime Rodrigues.

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.